Results for 'Conteúdo'

546 found
Order:
  1. Os conteúdos de sociologia nos vestibulares E no enem: Uma discussão sobre conhecimento prévio.Thiago Oliveira Lima Matiolli & Alexandre Barbosa Fraga - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):183-200.
    Em trabalhos anteriores, analisamos as formas pelas quais a sociologia vem sendo cobrada nos vestibulares de algumas universidades em diferentes regiões brasileiras e no ENEM. Além do entendimento de que formas são essas, uma das conclusões a que chegamos foi a de que, no ENEM, dificilmente há o acionamento de conhecimento sociológico prévio para a resolução da prova. Entendemos que, por mais que a cobrança na redação e de modo interdisciplinar traga algum reconhecimento ao saber sociológico, a construção de questões (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  10
    Conhecimento, Conteúdo e Utopia.Maria Angélica Cezario - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):505-528.
    Resumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Conteúdo e objeto em Frege, Stout e Moore.Mario Ariel González Porta - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):6-15.
    É bem sabido que a discussão das relações entre conteúdo e objeto é um tema central na escola de Brentano após o decisivo ensaio de Twardowski de 1894. Todavia, pouco sabido é o fato de que esta discussão também tem lugar fora da escola mencionada e que a distinção entre conteúdo e objeto já está presente em outros autores antes de 1894.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Conteúdos educativos e ficções geográficas: ensaio vicinal/Educational content and geographical fiction: vicinal testing.Wallace Pantoja - 2017 - Revista Do Instituto Histórico E Geográfico Do Pará 3:1.
    The essay approaches the relationship between education, didactic content and transamazonic geography. Objective to question the sharing of the sensitive present in the current format of geocartographic contents in the textbooks, as well as to express, in an embryonic state, the possibility of another sharing, centered in the emerging geography of the places on the verge of the Transamazonica Paraense, especially students and teachers in vicinal , Valuing localized expressions as paths of educational geocartography. Methodologically, the text is part of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Conteúdo informativo e sentido em Frege.Araceli Velloso - 2010 - O Que Nos Faz Pensar:69-87.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Conteúdos não conceituais kantianos.Roberto de Sá Pereira - 2010 - O Que Nos Faz Pensar:25-50.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  32
    Conteúdo não conceitual, holismo e normatividade.Ernesto Perini-Santos - 2004 - Kriterion: Journal of Philosophy 45 (110):238-263.
  8.  13
    A força como único conteúdo da política. O capitalismo segundo Hannah Arendt.Jordi Carmona Hurtado - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (1):163-183.
    In this paper we argue for the existence of a critical analysis of capitalism on Hannah Arendt's work, more specifically in some fragments belonging to the book on Imperialism, from The origins of totalitarianism, and even more specifically in a certain interpretation of Hobbes. According to Arendt's understanding, with differs in some fundamental positions from the classical Marxist view, the fact of believing that capitalism is a global and necessary logic is in itself a social illusion promoted by the political (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O Triplo Sentido de Conteúdo Intencional.Sérgio Fernandes - 2010 - Phainomenon 20-21 (1):43-62.
    The content of a mental act- a pivotal element of a theory of intentionality- has a threefold meaning: as a logical concept, is the ideal signification, as a psychological concept, is the core of a noema (i.e., the instantiation of an ideal and as an ontological concept, is the object (real or unreal) intented by the nucleus. We can make a parallel between this Husserlian threefold distinction and the Fregean sense/”reference” distinction, reducing it to the sense/object distinction. This paralleism is (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  33
    Theodor Adorno: filosofia de conteúdos e modelos críticos.Ricardo Musse - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):135-145.
    Procura-se destacar aqui, a partir da relação de mútua dependência entre o concreto e o especulativo em Theodor Adorno, algumas características próprias de sua exposição filosófica. A recusa de definições, a busca de constelações, a construção de “modelos críticos” tornam-se mais inteligíveis quando examinadas à luz da relação entre os conceitos e o não-conceitual. Pretende-se assim esclarecer melhor a relação entre verdade e história no pensamento de Adorno.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Uma Teoria Fisicalista do Conteúdo e da Consciência - D. Dennett e os debates da filosofia da mente.Sofia Miguens - 2002 - Campo das Letras.
  12.  10
    Self e conteúdo não conceitual da percepção: a perspectiva anti-representacionista acerca da experiência perceptiva do reconhecimento de lugar.Juliana Moroni - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):285-302.
    O presente trabalho está voltado à investigação epistemológica acerca da relação entre Self não conceitual, conteúdo não conceitual da percepção, prontidão para ação e reconhecimento de lugar, no contexto da perspectiva ecológica gibsoniana. Tendo em vista este propósito investigativo, nossos objetivos são: 1- caracterizar o conteúdo não conceitual da percepção no contexto anti-representacionista e 2 - questionar se é necessário a consciência para os organismos agirem no ambiente e adquirirem experiências perceptivas como o reconhecimento de lugar. Argumentaremos em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  30
    Para que precisamos do conteúdo disjuntivo?Ernesto Perini-Santos - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
    A idéia que existe um conteúdo comum à percepção e à mera aparência da percepção parece natural: ter uma ilusão não é outra coisa senão ter uma experiência que é subjetivamente indistingüível da percepção, e isto pode ser explicado pela identificação do conteúdo comum aos dois casos. Contra a postulação de um estado mental comum à percepção e à ilusão, alguns autores como P. Snowdon e J. McDowell propuseram uma teoria disjuntiva do conteúdo sensorial. Se um sujeito (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  36
    Brentano, Twardowski, Husserl: esboço de uma teoria fenomenológica do conteúdo.J. Nicolas Kaufmann - 2000 - Manuscrito 23 (2):133-161.
    Neste texto, o autor persegue dois objetivos: Examinar o de-senvolvimento da doutrina fenomenológica do conteúdo dos estados intencionais representacionais, isto é, dos estados mentais, partindo da concepção brentaniana do conteúdo intencional, examinando a contri-buição de Twardowski pela tripla distinção entre ato, conteúdo e obje-to, e apresentando as críticas que Husserl formulou a propósito dos dois predecessores, na análise do conteúdo intencional das Logische Un-tersuchungen e no contexto da doutrina da intencionalidade como corre-lação noético-noemática; Mostrar como a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. 03 programação E conteúdos Das aulas dia/mês conteúdo.Dias Das Aulas Presenciais - 2012 - Princípios 20:03.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    As Formas do Conteúdo, de Umberto Eco.Maria Lucia Del Farra - 1974 - Discurso 5 (5):155-160.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  34
    A antinomia e seu conteúdo.Gérard Lebrun - 2005 - Discurso 35:239-276.
    A leitura que Hegel faz da antinomia em Kant permite entender que as considerações deste não estão isentas de pressupostos antropológicos e de que, portanto, ele estuda a finitude das categorias nelas mesmas, mas em sua pertinência ao "sujeito", que, no final das contas, é um sujeito "psicológico". Eis o interesse que há em retormar os textos de Hegel para fazer jus à "arte de ler" hegeliana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    A gramática e os conteúdos da percepção.Daniel Debarry - 2020 - Principia: An International Journal of Epistemology 24 (2).
    O presente artigo tem o objetivo de discutir criticamente posições representacionistas e antirepresentacionistas no que se refere à experiência perceptual – ao mesmo tempo em que procura tomar posição em favor da primeira em detrimento da segunda. Tendo como ponto de partida o chamado “Debate entre John McDowell e Charles Travis”, pretendemos, no intuito de contornarmos as pressões antirepresentacionistas de Travis, defender aquelas que poderiam ser duas noções de ver como/que : de um lado, a ideia mcdowelliana de que conteúdos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Singularidade fenomênica e conteúdo perceptivo.Marco Aurélio Sousa Alves - 2018 - Manuscrito 41 (1):67-91.
    The most prominent theories of perceptual content are incapable of accounting for the phenomenal particularity of perceptual experience. This difficulty, or so I argue, springs from the absence of a series of distinctions that end up turning the problem apparently unsolvable. After briefly examining the main shortcomings of representationalism and naïve realism, I advance a proposal of my own that aims to make the trivial fact of perceptually experiencing a particular object as such philosophically unproblematic. Though I am well aware (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Filosofia Sem Filósofos: análise de conceitos como método e conteúdo para o ensino médio.Daniel Durante Pereira Alves - 2012 - Filosofia No Ensino Médio: Desafios E Perspectivas.
    Este artigo propõe a adoção do método da análise de conceitos conforme apresentada por John Wilson, como metodologia pedagógica e principal conteúdo para a disciplina de filosofia no ensino médio.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  87
    Análise de conteúdo; Content analysis.Berta Weil Ferreira - 2000 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 11:13-20.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Uma Defesa da Concepção Existencial do Conteúdo da Percepção.Sá Pereira Roberto Horácio - 2012 - Doispontos 9 (2).
    The aim of this paper is twofold: to consider in detail the objections against the existentialist view of the content of visual experience and to develop and defend a version of it that avoids these objections, solving, specifically, the so-called "particularity problem." The main thesis is that the existential content of visual experience must be understood as relativized, incomplete content (rather than a classical, complete proposition), modeled as a function of the sextuple of object, agent, time, location, causal relation, and (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    A estrutura e o conteúdo da verdade.D. Davidson - 2005 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. "Weltanschauungen" e modos-de-ser dos entes intramundanos: o conteúdo concreto do "In-der-welt-sein" do "Dasein".José Fábio da Silva Albuquerque - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):461-482.
    Resumo O presente artigo trata do conceito heideggeriano In-der-Welt-Sein. O objetivo, por sua vez, é o esclarecimento do significado e da função do artigo “der” que encontramos na referida expressão. Para tanto, o artigo foca predominantemente nos modos-de-ser dos entes intramundanos e no fenômeno da Weltanschauung, tomando-os como os elementos fundamentais para uma compreensão satisfatória e global do evento do In-der-Welt-Sein, enquanto sinônimo geral da existência do Dasein. Desta forma, tanto os modos-de-ser dos entes intramundanos como a estrutura da Weltanschauung (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    Jonas, Heidegger e o gnosticismo: entre a apropriação do método e a crítica do conteúdo.Jelson Roberto de Oliveira - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    O presente artigo analisa a herança heideggeriana do pensamento de Hans Jonas. Para tanto, utiliza-se do conceito de gnosticismo e do trabalho inicial de Jonas que tentou estabelecer um “princípio gnóstico” presente tanto nas mitologias quanto nas filosofias místicas dos primeiros séculos da era cristã. Para tanto, analisa-se a apropriação feita por Jonas do método da analítica existencial heideggeriana e, por outro lado, da crítica do conteúdo filosófico desenvolvido por Heidegger. Evidencia-se, afinal, como o “princípio responsabilidade” pode ser reconhecido (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  56
    Fisicismo Não-Reducionista: Uma atitude sem conteúdo congnitivo? Sobre o desafio de Bas Van Fraassen.Wilson Mendonça - 2007 - Principia: An International Journal of Epistemology 11 (2):171-186.
    De acordo com a concepção dominante de causação, eventos espácio-temporalmente localizáveis que podem ser designados por termos singulares e descrições definidas são os únicos relata genuínos da relação causal. Isto dá apoio e é apoiado pela dicotomia aceita entre a explicação causal, concebida como uma relação intensional entre fatos ou verdades, e a relação natural e extensional da causação. O ensaio questiona este modo de ver e argumenta pela legitimidade da noção de causação por fatos: os relata de muitas relações (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Um possível diálogo entre a Escola dos Annales & a análise de conteúdo em pesquisas históricas.Fabrícia Carla de Albuquerque Silva, Elione Maria Nogueira Diógenes & Deyvid Braga Ferreira - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):324-341.
    O questionamento que norteia este estudo pode ser assim delineado: Como dialogam Escola dos Annales e a Análise de Conteúdo em pesquisas de caráter histórico? A partir dessa questão, a estrutura narrativa traz aproximações epistemológicas entre ambas as escolhas metodológicas e tece problematizações relativas às desconfianças e resistências no entorno das mesmas. Foram consultados estudiosos que tratam da Interdisciplinaridade, Pesquisa em Educação, Análise de Conteúdo, Método e Teorias Históricas. A discussão compreendeu: O lugar da pesquisa histórica/historiográfica; Escola dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Projeto de trabalho: uma forma de organizar os conteúdos escolares.Dáugima Maria Santos Queiroz - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    Linguagem e Enativismo: uma resposta normativa para a objeção de escopo e o problema difícil do conteúdo.Marcos Silva, Iana Valença & H. R. Mota - 2020 - Prometeus: Filosofia em Revista 33:129-160.
    Language does not have to be held as a problem for radical enactivists. The scope objection usually presented to criticize enactivist explanations is a problem only if we have a referentialist and representationalist view of the nature of language. Here we present a normative hypothesis for the great question concerning the hard problem of content, namely, on how linguistic practices develop from minds without content. We carry representational content when we master inferential relations and we master inferential relations when we (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  22
    Demografia e religião nos últimos 30 anos: uma análise de conteúdo da Revista Brasileira de Estudos de População.Paula Miranda-Ribeiro, Raquel Zanatta Coutinho, Rodrigo Caetano Arantes & Andréa Branco Simão - 2014 - Horizonte 12 (36).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    A tese da transparência e o representacionismo perceptivo.Karla de Almeida Chediak - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):245-258.
    Resumo: Abordo, neste artigo, a forma pela qual o representacionismo perceptual compreende a tese da transparência, comprometendo-a, principalmente, com uma concepção indireta da experiência perceptual. Defendo, a partir de uma análise das perspectivas de Fred Dretske e Michael Tye, que é possível vincular-se representacionismo e a tese da transparência com uma concepção direta da experiência perceptual, cujo conteúdo é singular.Abstract: In this paper, I intend to review the way in which perceptive representationalism understands the thesis of transparency and its (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  12
    A biblioteconomia brasileira na década de 1980: um olhar discursivo a partir dos artigos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília.Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Gabriela Batista da Silva & Rita de Cássia Gomes de Oliveira - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):178-198.
    Os discursos da Biblioteconomia brasileira são objeto de estudo desta pesquisa, que se concentrou nos artigos publicados durante a década de 1980 na Revista de Biblioteconomia de Brasília. Essa revista, cujo primeiro número foi publicado em 1973, encerrou suas atividades em 2001 e teve como foco as áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação, Arquivologia e afins. Com a intenção de discutir sobre dois conceitos centrais da Biblioteconomia - o de biblioteca e o de bibliotecário - analisamos as produções que versavam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  1
    Técnica da Aliança.Rosalvo Schutz - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85625.
    Segundo Ernst Bloch, o fato de grande parte das técnicas atualmente disponíveis tratarem a natureza apenas como objeto de dominação seria a consequência de uma relação instrumental e alienada da nossa sociedade com a natureza, resultando em uma tecnologia da violação, da destruição e da repressão. Daí a importância de se entender essa alienação fundamental, que estaria na base das catastróficas tendências ambientais da atualidade, a fim de se conceber, filosoficamente, uma técnica sem violação, também denominada de Técnica da Aliança (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  40
    Some remarks on Perry’s reflexive content and cognitive significance.Filipe Martone - 2017 - Philósophos - Revista de Filosofia 22 (1):67-83.
    Neste artigo, apresento e discuto a solução oferecida por John Perry para o Problema de Frege em termos do conteúdo reflexivo de elocuções. Em primeiro lugar, discuto sua solução para a versão indexical do Problema de Frege, e argumento que o conteúdo reflexivo não pode explicar a trivialidade de certas e locuções. Se isso está correto, então o conteúdo reflexivo não é o tipo de coisa que explica adequadamente o valor cognitivo. Depois, discuto a solução de Perry (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  44
    Mente, mundo e autoconhecimento: uma apresentação do externalismo.Waldomiro José da Silva Filho - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):151-168.
    Este texto faz considerações introdutórias sobre o argumento externalista no contexto do debate filosófico atual. Não é um resumo, um retrato fiel ou uma história do externalismo, mas uma apresentação a partir de um certo ângulo, traçando um cenário precário onde o problema da subjetividade (e os temas a ela associados, como conhecimento e racionalidade) remete à pergunta sobre qual a relação entre a mente e seus conteúdos e o mundo físico-social-lingüístico circundante.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A sociologia contemporânea como perspectiva para O ensino Das ciências sociais no ensino médio.Fernanda Feijó - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):149-164.
    Este trabalho discute os resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi propor um modo de trabalhar a sociologia no ensino médio através de uma de suas vertentes contemporâneas: a de Zygmunt Bauman. Tal perspectiva foi escolhida devido à complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade, que impacta fortemente as sociedades contemporâneas. A maneira como Bauman revisa a contemporaneidade pode ser um caminho profícuo para que os estudantes compreendam melhor os seus próprios dilemas na medida em que possam relacionar (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  21
    Três considerações sobre autoconhecimento E a transparência do mental.Waldomiro Silva Filho - 2009 - Philósophos - Revista de Filosofia 14 (2):163-181.
    Este ensaio apresenta as seguintes três breves considerações sobre autoconhecimento e transparência : a) a transparência do conteúdo mental é um traço característico do autoconhecimento; b) o tratamento epistemológico da transparência do conteúdo tem obscurecido a noção de autoconhecimento e o lugar que essa noção ocupa na imagem que temos de pessoa e da ação humana e; c) quando digo ter uma crença, a transparência não é um traço lógico ou epistêmico do discurso de primeira-pessoa, mas antes é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Sobre Ur-intencionalidade.Ludovic Soutif & Carlos Márquez - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):79-99.
    Iniciando pela caracterização clássica de intencionalidade proporcionada por Brentano, nós fazemos uma revisão crítica da proposta enativista radical com relação à cognição básica no intuito de mostrar que o pressuposto de que nada ficaria perdido com a remoção dos compromissos representacionalistas da teleosemântica é injustificado. Argumentamos que algumas características importantes da cognição básica ficam perdidas com a RE(C)tificação da teleosemântica, as quais resgatamos pelo esboço de uma alternativa cunhada atributivismo-de-conteúdo livre de compromissos metafísicos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Qualquer Coisa a Ver Com a Cegueira: A Desconstrução da Autoridade Do Olhar Em Memórias de Cego, de Jacques Derrida.Bárbara Tortato - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O conteúdo do presente texto refere-se ao (re)pensar a experiência artística, tanto de criação quanto de percepção, sob a proposta da desconstrução da autoridade do olhar sobre a obra de arte, motivando-se, para tal, no livro Memórias de Cego, de Jacques Derrida. A obra em questão nos guia a uma nova hipótese do modelo ótico: Derrida nota que se estabelece uma relação com a obra de arte apenas dentro da possibilidade de relação entre alteridades, o que nos encaminha a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  11
    Introdução ao direito e ao discurso legitimador.João Baptista Machado - 1983 - Coimbra: Livraria Almedina.
    Conteúdo - A realidade Social como Realidade Historicamente "Instituída". O Direito como Realidade Social; Para uma noção de Direito; Grandes linhas estruturais do Sistema Jurídico; A Tuela do Direito e a Garantia dos Direitos; Fontes de Direito e Vigência das Normas; Interpretação e Integração da lei; A Aplicação da Lei no Tempo e no Espaço; O Direito e as Ciências Sociais; Prolegómenos do Discurso Legitimador; A Ciência Jurídica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  46
    Direitos, deveres não: o teor cognitivo da moral moderna.Delamar José Volpato Dutra - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):108-124.
    O conteúdo normativo da modernidade fundamenta a distinção entre moral e ética, bem como, no âmbito da teoria da justiça, a prioridade do justo sobre o bom. A normatividade assim concebida parte do pluralismo incomensurável de doutrinas e concepções de bem. O direito à liberdade que sustenta o edifício do consenso liberal não é uma base suficiente para dar conta de decisões aceitáveis por todos em questões de bioética. Por isso, duas alternativas são possíveis, aquela de um modus vivendi (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Entre lugares transamazônicos: uma cartografia da inexistência?/In-Between Transamazonic: a cartography of inexistence?Wallace Pantoja - 2015 - Anais Do 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação E Pesquisa Em Ambiente E Sociedade.
    O artigo tem foco central na relação entre conhecimento científico e realidade do lugar, bem como as repercussões geopolítica desta relação, haja vista que o debate sobre o impacto das representações geográficas sobre os espaços, pode auxiliar no esclarecimento de como são pensadas as estratégias de desenvolvimento para os mesmos. Objetivo problematizar o saber geográfico que informa o ambiente e a vida humana à beira da Transamazônica. Parto de uma metodologia de base fenomenológica para dar visibilidade à fragilidade do diálogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    ... Entre O filosófico, O ético, O antropológico..Roberto Goto - 2017 - Filosofia E Educação 9 (3):1.
    Vário é o conteúdo da presente edição de Filosofia e Educação, não sendo possível estabelecer uma unidade temática, embora entre os textos possam ser vislumbrados aspectos e elementos comuns. Daí o título múltiplo, compósito, reticente...
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos cerca (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2023 - Leitura 76 (1):313-329.
    Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, gerenciamento e divulgação de uma empresa associada à plataforma de vídeos do YouTube. O objetivo é investigar os modos de imbricação e/ou separação entre o sujeito e a empresa. Para construir os procedimentos analíticos, delimitamos as seguintes perguntas: Como as formas imaginárias do sujeito (o “eu”, a identidade e a individualidade) estão relacionadas com a criação e o funcionamento de uma empresa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  48
    Misrepresentation and mental appearance.David Rosenthal - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):49-74.
    I begin by discussing an objection often lodged against higher-order theories of consciousness. The objection is that those theories do not preclude consciousness from misrepresenting the mental properties of our conscious states. I argue that there are several reasons why this objection cannot succeed. Sam Coleman agrees that the objection fails, but sees it as pointing to a related objection, which he argues poses difficulties the higher-order theorist cannot avoid. His solution is a variant theory of consciousness that invokes mental (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  47. A ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem: relações entre a construção de formalizações e a criação de novidades.Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar & Sílvia Meirelles Leite - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):133-148.
    O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como sobre sua (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Sequencialidade do Sentido e Formas Cognitivas.Edmundo Balsemão Pires - 2018 - Riga: OmniScriptum/Novas Edições Académicas.
    O conhecimento está limitado a representações de sistemas psíquicos e às suas contrapartes linguísticas? O significado deve ser restrito aos conteúdos proposicionais? "Sequencialidade doSentido e Formas Cognitivas" desafia os pressupostos tradicionais em redor das respostas a estas questões. No presente trabalho caracterizam-se os sistemas que recorrem a formas cognitivas, a partir dos seus elementos e dos tipos de operações que concretizam. Estes sistemas são Sistemas baseados no Sentido nos seus elementos e nas operações que articulam tais elementos. Trata-se de sistemas (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Esboço de uma teoria sem'ntica da informação.Yehoshua Bar-Hillel & Rudolf Carnap - 2021 - Analytica. Revista de Filosofia 23 (2):134-198.
    Neste artigo, Bar-Hillel e Carnap apresentam pela primeira vez as ideias básicas de uma teoria da informação semântica. O conceito de informação, baseado em sentença declarativa em uma dada linguagem, é definido pelo conteúdo descritivo expresso pelas sentenças. A quantidade de informação é calculada com base em um conjunto de funções lógicas probabilísticas sobre conjuntos de conteúdos descritíveis. Esta teoria tem aplicabilidade dedutiva e indutiva, significando um marco para o desenvolvimento das teorias filosóficas da informação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Liberdade e religião: Reflexões Kantianas sobre a não coercitividade, a veracidade e a publicidade na relação entre religião e política.Joel Thiago Klein - 2015 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 14 (2):222-251.
    De acordo com a filosofia kantiana existem três princípios que deveriam regular a forma como a política se relaciona com a religião, quais sejam, o princípio da não coercitividade da crença religiosa; a exigência moral da veracidade nas profissões de crença e a incapacidade de máximas com conteúdo religioso se conformarem com o princípio político-jurídico da publicidade. O objetivo deste artigo é apresentar, explicar e justificar a aplicação desses três princípios com relação à religião e indicar como eles poderiam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 546