Técnica da Aliança

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85625 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Segundo Ernst Bloch, o fato de grande parte das técnicas atualmente disponíveis tratarem a natureza apenas como objeto de dominação seria a consequência de uma relação instrumental e alienada da nossa sociedade com a natureza, resultando em uma tecnologia da violação, da destruição e da repressão. Daí a importância de se entender essa alienação fundamental, que estaria na base das catastróficas tendências ambientais da atualidade, a fim de se conceber, filosoficamente, uma técnica sem violação, também denominada de Técnica da Aliança (Allianztechnik). Trata-se de uma concepção de técnica que pressupõe uma natureza e uma sociedade em horizontes abertos, integrados e vivos, para além do tolhimento burguês dela. Bloch concebe a Técnica da Aliança a partir da unidade originária, viva e coprodutiva entre natureza e sociedade. A superação da hodierna relação entre seres humanos e natureza requer, por isso, uma reconceitualização filosófica da própria natureza e de nossa relação com ela. Uma práxis social adequada poderia, inclusive, desbloquear conteúdos utópicos objetivamente já latentes na técnica atual, além de viabilizar novas possibilidades.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,774

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ernst Bloch: esperança por uma aliança entre história e natureza.Rosalvo Schütz - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34619.
“O brilhar da natureza é uma parusia superior”.Daniel Rodrigues Ramos - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 26 (2).

Analytics

Added to PP
2024-05-23

Downloads
1 (#1,722,932)

6 months
1 (#1,912,481)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Ernst Bloch: esperança por uma aliança entre história e natureza.Rosalvo Schütz - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34619.
A concepção multifacetada de natureza em Kant.Rosalvo Schütz - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1):238-256.

Add more references