Results for 'evolução humana'

999 found
Order:
  1.  3
    Evolução humana: estudos filosóficos.Paulo Abrantes - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):75.
    Verifica-se um fértil intercâmbio entre filósofos e biólogos, de modo especial nas investigações contemporâneas sobre a evolução humana. Avalio, inicialmente, o compatibilismo como postura filosófica, que coloca em evidência a possibilidade de que hábitos de interpretação, com base numa psicologia de senso comum, tenham desempenhado um papel na evolução em nossa linhagem. Essa hipótese pode lançar luz sobre dilemas que surgem na construção de uma teoria que pressuponha a interação entre modalidades genética e cultural de herança. Para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Uma Reflexão a Respeito da Evolução Humana e a Natureza da Linguagem.Alfredo Pereira Jr - 2007 - Abstracta 3 (2):138-161.
    In this paper I discuss scientific and philosophical issues related to the interdisciplinary area of Neurolinguistics, focusing on the origin and nature of human language. What kind of evolutionary process leads to the emergence of language? I propose that this process began with the adoption of bipedalism, triggering the co-evolution of new brain structures and forms of social organization. This process created a context that favoured the emergence of articulated vocalization using a combinatorial linguistic system. The identification of sufficient conditions (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    A psicologia de senso comum em cenários para a evolução da mente humana.Paulo Abrantes - 2006 - Manuscrito 29 (1):185-257.
    A evolução humana é objeto de pesquisas comprometidas com diferentes agendas. Neste artigo discute-se cenários que concedem à psi-cologia de senso comum um papel central em tentativas de se retraçar tal evolução, colocando em relevo o que nos distinguiria de outras mentes animais: habilidades especiais para representar e, sobretudo, para inter-pretar. Essa perspectiva leva a sério a imagem – central a muito do que se faz em filosofia e nas ciências sociais – de que somos agentes constituí-dos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  4.  4
    Evolução, religião e ambiente (Evolution, religion and environment) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p109.Martin Lindsey Christoffersen - 2010 - Horizonte 8 (17):109-124.
    Neste Ano Internacional da Biodiversidade, reflito sobre as responsabilidades crescentes das entidades religiosas no contexto atual da Crise Ambiental. Faço uma retrospectiva sobre a origem evolutiva das religiões no contexto da evolução cultural do homem. Em seguida, menciono algumas dimensões ecológicas do pensamento religioso, significativas para os problemas ambientais. Paradigmas religiosos se originam de forma semelhante aos das ciências. As doutrinas sociais das igrejas, especialmente a igreja católica, estabelecem compromissos com os excluídos e promovem o desenvolvimento integral da pessoa (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    A teoria da dupla herança e a evolução da moralidade.Fábio Portela Lopes Almeida & Paulo César Coelho Abrantes - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (1):1-32.
    http://dx.doi.org/10.5007/1808-1711.2012v16n1p1 A teoria darwinista tem contribuído para a discussão de problemas nos mais diversos campos filosóficos, entre os quais se inclui a ética e a teoria moral. A sociobiologia e a psicologia evolucionista elucidaram muitos aspectos do comportamento social de diversas espécies animais, a partir de mecanismos como a seleção de parentesco e o altruísmo recíproco que, contudo, são insuficientes para explicar a cooperação no caso humano. Como alternativa, a teoria da dupla herança busca explicar o comportamento humano considerando tanto (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Racionalidade e natureza humana na visão da epistemologia evolutiva.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Princípios 14 (21):105-123.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;} A epistemologia evolutiva é uma corrente que tenta explicar o conhecimento humano em conformidade com a descriçáo feita dele pelas ciências biológicas. Deste ponto de vista a seleçáo natural concorre como causa da presença, no ser humano, da atitude (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    A gênese e a evolução do capitalismo no ideário de Roberto Campos.Wanderson de Melo - 2019 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 25 (2):253-286.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  1
    A naturaleza humana: obsoleta ou civilizada?Daniel Serrao - 2012 - Revista Portuguesa de Filosofia 68 (3):483-504.
    Resumo Ensaio expositivo e interpretativo das perguntas sobre a natureza humana e das respostas que o pensamento moderno, em Merlin Donald e outros, vai dando. A perspetiva fisicalista, neurobiológica, é analisada a partir de Joseph LeDoux, e outros, comentando as suas teses principais. É dada ênfase particular à evolução das capacidades da mente humana na transição da cultura mimética para a cultura oral, a criação mítica e o advento da escrita e das outras formas de cultura exterior (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  56
    A História Nos Marcos Da Natureza Humana.Adriano de Brito - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:7-23.
    Resumo: O texto reconstrói as bases teleológico-morais para a constituição da moderna ciência da história. A chave dessa reconstrução é o escrutínio da idéia kantiana de plano da natureza, idéia que é investigada nas obras de Adam Smith, Hegel e Marx. Para criticar essa idéia, argui-se o pensamento de Fukuyama e defende-se que a ligação entre democracia e economia liberal é melhor explicada pela natural inclinação humana para a simetria do que pela noção de reconhecimento. O argumento é que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Cognição por meio de descriç'o e a evolução de linguagem.John Bolender - 2015 - Dissertatio 42:231-260.
    É surpreendente que o ser humano possa formar representações mentais de objetos e propriedades que os seus órgãos dos sentidos não foram projetados pela seleção natural para registrar. Isto não é apenas referência deslocada, uma capacidade partilhada com algumas outras espécies. Afinal, referência deslocada pode ser referência para observáveis. Defendo a plausibilidade de desenvolver um programa de pesquisa para explorar como essa capacidade se refere o conhecimento por descrição em um sentido mais ou menos russelliano. Como tal, é um desdobramento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  2
    Alma e política: um regime para seu partidarismo.Nilton Bonder - 2018 - Rio de Janeiro, RJ: Rocco.
    Autor de mais de uma vintena de livros, entre eles o bestseller A alma imoral, o rabino Nilton Bonder reflete, no inédito Alma & política, sobre o lugar da política na evolução humana e o sectarismo presente no cenário político atual, no Brasil e no mundo, a partir da sabedoria judaica. Traçando um paralelo entre dois antigos conceitos da tradição judaica – Mekil, mais brando e flexível, e Machmir, mais intransigente – e as duas linhas preponderantes de pensamento (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    O homem de Piltdown e o ceticismo organizado na ciência // Piltdown man and organized skepticism in science.Guilherme Brambatti Guzzo & Valderez Marina do Rosário Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020038.
    Em 1912, um conjunto de fragmentos de crânio, mandíbula e dentes foi apresentado na Inglaterra como pertencente a um ancestral do Homo sapiens. A nova espécie, batizada de Eoanthropus dawsoni – o “Homem de Piltdown” –, foi tratada como uma das descobertas mais extraordinárias da antropologia até então: finalmente, um hominídeo havia sido encontrado em solo inglês, e seu status era ainda maior por ser uma espécie da qual a nossa teria supostamente se originado. Quatro décadas depois, no entanto, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Notes on Mead's presence in the work of Habermas.Luciana Aparecida de Araújo Penitente - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):205-220.
    Habermas pensa a questão da individuação e da socialização a partir dos estudos de George Hebert Mead, que, na sua concepção, foi o primeiro a refletir substancialmente sobre um modelo de eu produzido socialmente. Mead oferece todo subsídio teórico para o desenvolvimento de uma teoria da evolução humana que envolve o processo de individuação e de socialização. Pelo paradigma de intercompreensão, ou seja, da relação intersubjetiva de indivíduos que se socializam por meio da comunicação e se reconhecem mutuamente, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    Notas Sobre a Presença de Mead na Obra de Habermas.Luciana Aparecida de Araújo Penitente - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):205-220.
    Habermas pensa a questão da individuação e da socialização a partir dos estudos de George Hebert Mead, que, na sua concepção, foi o primeiro a refletir substancialmente sobre um modelo de eu produzido socialmente. Mead oferece todo subsídio teórico para o desenvolvimento de uma teoria da evolução humana que envolve o processo de individuação e de socialização. Pelo paradigma de intercompreensão, ou seja, da relação intersubjetiva de indivíduos que se socializam por meio da comunicação e se reconhecem mutuamente, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak.Leno Francisco Danner, Fernando Danner & Julie Dorrico - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):74-104.
    Neste artigo, desenvolveremos a crítica de Ailton Krenak à modernidade-modernização ocidental como uma monocultura de ideias que se constitui como uma estrutura autorreferencial, autossubsistente, endógena, autônoma e autossuficiente, não necessitando do outro da modernidade em termos de ajuda e de crítica. Utilizando a ideia de colonialismo como teoria da modernidade, identificaremos cinco problemas fundamentais apresentados pela teoria da modernidade-modernização ocidental de Jürgen Habermas que justificam a crítica de Ailton Krenak, a saber: a modernidade como uma sociedade-cultura marcada por uma singularidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Avarte: Uma Alternativa Pedagógica À Exclusão Digital // Avarte: A Pedagogical Alternative To Digital Exclusion.Elisabeth Brandão Schmidt & Michelle Coelho Salort - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):59-71.
    O presente texto aborda o conceito de cultura como sendo toda a produção artística e científica, além dos costumes e crenças conservadas, de uma geração para outra. Traz como elemento fundamental da evolução humana a constituição da linguagem como forma de comunicação, discutindo as manifestações das tecnologias da inteligência como artefatos que servem de elementos constitutivos de nosso desenvolvimento. Revela que a cultura digital instaurada em nossos dias só pode ser concebida a partir de uma construção histórica que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  60
    Externalizando a Reflexão.Ernesto Perini-Santos - 2021 - Trans/Form/Ação 44:127-150.
    A principal crítica do internismo a teorias externistas é que elas parecem fazer o conhecimento o resultado de processos que permanecem inacessíveis ao sujeito. Epistemologias externistas buscaram acomodar esta exigência, como é o caso da epistemologia de Sosa. A incorporação das exigências internistas não se faz sem tensões – no caso de Sosa, os mecanismos reflexivos podem ser inacessíveis ao sujeito. Na medida em que buscamos compreender como podemos conhecer e refletir sobre nossas próprias crenças, encontramos mecanismos externos ao sujeito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Externalizando a Reflexão.Ernesto Perini-Santos - 2021 - Trans/Form/Ação 44:127-150.
    A principal crítica do internismo a teorias externistas é que elas parecem fazer o conhecimento o resultado de processos que permanecem inacessíveis ao sujeito. Epistemologias externistas buscaram acomodar esta exigência, como é o caso da epistemologia de Sosa. A incorporação das exigências internistas não se faz sem tensões – no caso de Sosa, os mecanismos reflexivos podem ser inacessíveis ao sujeito. Na medida em que buscamos compreender como podemos conhecer e refletir sobre nossas próprias crenças, encontramos mecanismos externos ao sujeito (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Sobre a origem da linguagem de Herder, o seu legado e a inevitável reflexão a fazer no hipotético quadro de singularidade tecnológica.Paulo Alexandre E. Castro - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):237-254.
    Johann Gottfried Herder, like his contemporaries, reflected on language and in 1772 published the Treatise on the Origin of Language, which in the previous year had earned the distinction of the Berlin Academy for best essay. However, even today, much of his thought is unknown, ignoring the fact that some of the modern approaches of contemporary philosophy, philosophical anthropology or even sociobiology are already stated there, namely in the narratives resulting from the enunciation of the four natural laws. More than (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  20.  87
    O espaço social da dúvida - Negacionismo, ceticismo e a construção do conhecimento.Ernesto Perini-Santos - 2023 - Estudos de Sociologia 28 (1):1-23.
    À primeira vista, pode-se pensar que toda restrição à dúvida é contrária à progressão do conhecimento e antidemocrática. Este argumento é utilizado por diferentes sabores de negacionismo. No entanto, um exame do modo como funcionam dúvidas nos mostra que existem exigências epistêmicas para a legitimidade da dúvida que não são satisfeitas pelos negacionismos. Uma consequência deste argumento é que a normatividade epistêmica não é absorvida pela normatividade política. A especificidade da normatividade epistêmica, que explica porque a dúvida de negacionistas não (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    Robôs de conversação e o ethos.Edio Roberto Manfio - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e33174.
    Com a evolução da tecnologia, é cada vez mais comum encontrar robôs de conversação com maior capacidade de argumentar em um diálogo. Embora estejam muito longe de se igualarem a seres humanos nesse quesito, há vários desses robôs com performances significativas ao realizar essa tarefa. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo discutir basicamente o conceito de ethos em máquinas que simulam personalidades humanas pré-determinadas. O estudo baseia-se em consulta bibliográfica interdisciplinar voltada às áreas de Linguística, Discurso, Retórica, Processamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. Teoria crítica E educação: Educação para a emancipação.Vital Ataíde Silva - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (6):13-28.
    Esse artigo traz uma discussão sobre a educação emancipatória a partir dos textos tardios de Adorno e Horkheimer . Eles revelam um significativo olhar sobre realidade e uma valiosa contribuição para o tema da emancipação vinculado à teoria crítica da sociedade, além de uma importante reflexão sobre a educação crítica e emancipatória. Nessa perspectiva, são enfocados textos da última fase de Adorno e Horkheimer que mantêm uma vinculação com o projeto emancipatório da teoria crítica, sobressaindo os temas da formação cultural, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Human rights under the constitucional prism: a kantian look in relation to freedom.Silmares Sonia Michelin - 2013 - Synesis 5 (2):182-196.
    Os princípios e objetivos fundamentais da Constituição Federal de 1988 serviram de bases para que os Direitos Humanos ocupassem grande relevância na sociedade Brasileira. Assim, esses direitos se alargaram internacionalmente através da Declaração Universal dos Direitos Humanos e demais documentos positivados para resguardar essa evolução histórica. Atualmente ocupam grande espaço na sociedade e são de responsabilidade do Estado, que deve propagá-los através de Políticas Publicas eficientes. A máxima kantiana sobre a liberdade trás estreita relação com os direitos fundamentais abrangidos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Sobre a clivagem antropocêntrico/ecocêntrico na filosofia ambiental.Dante Carvalho Targa - 2023 - Griot 23 (2):210-226.
    A filosofia ambiental surge na década de 1970 movida pelo ímpeto de reflexão sobre a iminência de uma crise ecológica e suas causas mais profundas. E a questão central que motivou os trabalhos pioneiros neste campo foi a crítica ao centramento humano em termos de valor moral, isto é, a assunção de que o _homo sapiens_ constitui o único _locus_ de valor frente às demais espécies e à natureza mais que humana como um todo. A demanda por uma nova (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Philosophical perspective on artistic development and historic animation thinking.Zhi Wang - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (5):e02400159.
    Resumo: No contexto da “era da leitura de imagens”, a animação também é um produto moderno, e a animação chinesa sempre foi uma “transmissão de imagens por meio de imagens”. Os autores acostumaram-se a pegar emprestado desenhos animados de países, como o Japão ou países europeus, e sua criatividade no pensamento de animação foi bastante suprimida, o que é um golpe devastador. Ao rastrear a origem do pensamento de animação, a partir de uma perspectiva filosófica, a evolução do pensamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  9
    Gilbert Simondon e uma filosofia biológica da técnica.Wendell Evangelista Soares Lopes - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):307-334.
    ResumoO presente artigo visa mostrar o significado da filosofia biológica da técnica em Gilbert Simondon. Essa rubrica coloca em ação uma leitura da filosofia da técnica do filósofo francês como uma ontologia regional no interior de sua ontologia geral ontogenética, que, nesse regime específico, baseia-se em um modelo do orgânico. Para tanto, mostraremos que a individuação dos objetos técnicos, sua concretização marcada pela superdeterminação funcional, obriga-nos a pensá-los em sua organicidade e desde uma organologia geral. Ademais, os conceitos de adaptação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  17
    Reverse engineering and cognition panglossian memories?Jonathan Echeverri Álvarez & Liliana Chaves Castaño - 2014 - Ideas Y Valores 63 (155):145-170.
    Daniel C. Dennett ha dedicado una parte considerable de su obra a concebir una aplicación de la ingeniería inversa y el adaptacionismo para explicar la evolución de la mente humana. Dennet considera esta perspectiva como una posibilidad prometedora en el desarrollo de una psicología científica, en contraposición al "materialismo eliminacionista" de la neurociencia. En este artículo se expone una aproximación conceptual y se examina un antecedente filosófico en las discusiones sobre el adaptacionismo en biología y psicología evolutiva: la intencionalidad (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  8
    Avaliação da educação: o uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no contexto escolar.Sandra Lúcia Ferreira & Luiz Dalmacir da Silveira - 2021 - Conjectura: Filosofia E Educação 26:021039.
    A proposta que se insere neste artigo é a de ampliar a discussão sobre a presença da Filosofia na Educação Básica, a partir das formulações propostas pela Base Nacional Comum Curricular, instituídas a partir do Parecer CNE n. 15/2017 e da Resolução CNE n. 2/2017 e suas relações com o Exame Nacional do Ensino Médio, realizado, anualmente, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão vinculado ao Ministério da Educação e aplicado a estudantes e egressos do sistema (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  17
    Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas.Marsiel Pacífico & Luiz Roberto Gomes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (2):383-401.
    Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação destas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação desta tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, na falência do plano moderno do esclarecimento pautado no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    The Spirit of Einstein and Teilhard in 21st Century Science: The Emergence of Transdisciplinary Unified Theory.Ervin Laszlo - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):129 - 136.
    Paradigm-shifts, termed scientific revolutions, occur periodically in the course of science's development The twentieth century witnessed a number of revolutions, first by Albert Einstein and then by Niels Bohr in physics, and subsequently in biology, cosmology and, through the pioneering work of Pierre Teilhard de Chardin, in the transdisciplinary area that includes human mind and consciousness. But scientific development did not come to a standstill: while the spirit of Einstein and Teilhard is as present as ever, their specific theories are (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. A Pesquisa Científica e a Psicologia.Michel Foucault & Marcio Miotto - Tradutor - 2010 - Espaço Michel Foucault.
    As múltiplas psicologias que pretendem descrever o homem dão a impressão de ser tentativas desordenadas. Elas pretendem se construir a partir das estruturas biológicas e reduzem seu objeto de estudo ao corpo ou o deduzem das funções orgânicas; a pesquisa psicológica não é mais que um ramo da fisiologia (ou de um domínio dela): a reflexologia. Ou então elas são reflexivas, introspectivas, fenomenológicas e o homem é puro espírito. Elas estudam as diversidades humanas e descrevem a evolução da criança, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  1
    O erudito em tempos de crise política: notas a partir de 'O Destino do erudito' de Fichte.Ronaldo Tadeu de Souza - 2020 - Discurso 50 (1).
    O texto apresenta algumas reflexões sobre qual o papel do erudito nas sociedades humanas. De maneira mais específica procura-se verificar o que os eruditos podem fazer em momentos de crise política como a que a sociedade brasileira atravessa por exemplo. A obra chave para este texto é O destino do erudito de Fichte, articulada com algumas considerações históricas sobre a universidade e qual o estatuto do erudito na sua evolução.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    O que houve com o sujeito histórico na arqueologia de Michel Foucault? um debate com Sartre e a tradição.Tiago Hercílio Baltazar - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):141-153.
    Jean-Paul Sartre e Michel Foucault travaram acirrado debate em torno de suas concepções acerca do que é a História. No presente artigo examinaremos o debate entre esses dois autores privilegiando as contribuições que fizeram a partir de suas obras principais nos anos 60. Na Crítica da Razão Dialética Sartre explicita uma noção de História que tem como perspectiva geral a superação e a transformação de estruturas pela práxis humana, determinando assim um lugar fundamental para a atividade do sujeito e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    A origem de Deus no imaginário dos homens.Frederico Rochaferreira - 2016 - Multifoco.
    A bela manhã de sol era um convite a visitar meus pensamentos mais distantes, assim, absorto em minhas reflexões caminhava a passos lentos, sem perceber a presença de Alina, que observava sorrindo aquele meu ritual. Alina: Esse caminhar kantiano me diz que buscavas algo, ou melhor; alguma resposta. Estou certa? Lancio: Alina, que bom vê-la! É verdade. Caminhar estimula a circulação e os neurônios, consequentemente, é ótimo para raciocinar e ir em busca de respostas para delas obter perguntas, contudo é (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    Lingüística de interações moleculares.Romeu Cardoso Guimarães - 1991 - Trans/Form/Ação 14:123-137.
    The most interesting biological molecules are long polymers. In analogy with human alphabetic languages, they can be called texts and analysed, as to the primary structure, as sequences of letters or of words . It is considered that the study of words, in a linguistic approach, may contribute positively to the understanding of molecular interactions . The molecular and human languages and dialects are contrasted. The molecular one is peculiarly distinct from the human, for instance, by its use of a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  36. O sentido da existência em T. de Pascoaes.Maria de Fátima Rezende Gomes - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (1):71-96.
    Sem abandonar a existência, onde se encontra comprometida, a especulação filosófica de T. de Pascoaes articula respostas que tentam satisfazer as dúvidas sobre o sentido da vida humana e a sua radicação num mundo cuja essência é proporcional à interioridade anímica. Escrever, articulando a visão que caracteriza o Poeta e o valoriza, é esforço de ser, colaboração activa na evolução espiritual da Natureza. Ontologia, Antropologia e Hermenêutica expressam as suas íntimas ligações mostrando a impossibilidade de um pensar verdadeiro (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    Informação no ‘mundo 3’ de popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação.José Claudio Matos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:463-481.
    Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da ciência da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Igreja Católica, direitos reprodutivos e direitos ambientais.José Eustáquio Diniz Alves & Suzana Cavenaghi - 2017 - Horizonte 15 (47):736-769.
    O objetivo deste texto é apresentar e debater alguns pontos de interseção da esfera dos direitos humanos com o campo da religião, abordando, em especial, os encontros e desencontros referentes às doutrinas da Igreja Católica sobre os direitos reprodutivos e os direitos ambientais. Para tanto, reconstituímos uma narrativa histórica e relacional do debate sobre as origens e a evolução da transição demográfica e dos direitos humanos, desde a época da Revolução Francesa. Por meio de uma análise comparativa e contextualizada, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Instinct and reason in human nature in David Hume and Charles Darwin.José Claudio Morelli Matos - 2007 - Scientiae Studia 5 (3):263-286.
    Esta discussão pretende mostrar pontos relevantes de uma comparação entre a obra de David Hume e de Charles Darwin, no que toca às capacidades cognitivas humanas e de outros animais. Hume tem uma teoria que explica o conhecimento causal em termos de um instinto natural – o hábito. A presença de tal instinto pode ser entendida remetendo-se a uma teoria geral da natureza, onde o mundo é entendido como governado por leis e regularidades constantes, e sem a suposição da interferência (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  3
    Christian Theism and the Philosophical Meaning of Cosmic Evolution.Joseph M. Zycinski - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (1):211 - 223.
    Interpreting John Paul II's message to the Pontifical Academy of Sciences in the context of the new scientific discoveries concerning the mitochondrial DNA, one can argue that the human species emerged in Africa some 200,000 years ago. The very problem of the emergence of the human soul in the process of biological evolution represents a subject outside the cognitive competence of science. Attempts can be undertaken to explain this issue in the epistemological perspective of philosophy and theology. In traditional versions (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das três tradições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Simpatia, moral e conhecimento na filosofia de Hume.Lívia Guimarães - 2007 - Dois Pontos 4 (2).
    Neste ensaio, pressuponho que, enquanto no Tratado da Natureza Humana (1739-40) Hume apresenta-se exclusivamente como investigador newtoniano, em sua obra posterior, a partir dos Ensaios Morais e Políticos (1741-42), numa evolução que culmina na História da Inglaterra, ele passa a se considerar um moralista, procurando não apenas compreender, mas também promover a virtude e felicidade. Com essa intenção, Hume confere uma posição central ao conceito de ‘simpatia’ que assume um importante papel, em primeiro lugar, na constituição das sociedades (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  5
    Influéncia sa filosofia francesa nos escritos filosóficos de antero (Breve Apontamento).Maria Do Céu Patrão Neves - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (2):375 - 385.
    Antero nos seus escritos foi-se afastando progressivamente da influência germânica ficando a depender cada vez mais da filosofia francesa, embora não de maneira estruturante. Podemos reduzir a três os traços fundamentais dessa dependência: o eclectísmo, de espírito superior, que se estrutura a partir do ponto de vista superior do espírito; o espiritualismo queacompemhaa evolução da natureza de sentido finalista projectando-se para uma dimensão metafísica; o realismo da consciência -humana - em que a natureza e o espírito convivem, o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  5
    Princípio do prazer como regulador de uma civilização em declínio.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):123-152.
    Resumo: Neste artigo, recusa-se o frequente pessimismo de Freud, tantas vezes denunciado por seus leitores, em relação à vida dos homens e aos destinos da humanidade, recusa auxiliada pela distinção, em sua obra, entre o domínio da metapsicologia e o da clínica. O primeiro domínio, fortemente associado à sistematização da psicanálise, admite um determinismo naturalista que, em seus termos, não prevê a autodeterminação do homem, da civilização e seus destinos, isto é, não tem a liberdade como uma noção operatória, caso (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Samuel Butler: Sobre a Mente Consciente na Natureza.Manuel Curado - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (4):931 - 944.
    Samuel Butler foi um dos primeiros autores a compreender que o evolucionismo de Darwin precisa de ser completado com urna reflexão sobre a evolução das máquinas. Esta comunicação procura mostrar como a reflexão sobre a evolução das máquinas é importante para compreender um aspecto difícil da teona da evolução de Darwin: a evolução da mente senciente. Sāo os seguintes os aspectos a abordar nesta comunicação: a dificuldade em distinguir entre humano e máquina; a consciência surge na (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  1
    Ética nos esportes: revisitando a questão do doping à luz do debate sobre aprimoramento humano.Marcelo de Araújo - 2016 - Prometeus: Filosofia em Revista 9 (20).
    O uso de certas drogas e de certos procedimentos para fins de melhoramento do desempenho nos esportes é banido pelas autoridades esportivas. Mas como pretendo mostrar neste artigo, alguns dos principais argumentos contra o uso de tecnologias para aprimoramento nos esportes são problemáticos. Autores como, por exemplo, Michael Sandel se comprometem com uma concepção metafísica de natureza humana na defesa da manutenção das regras que proíbem o uso de doping. Essa concepção de natureza humana, como procuro mostrar no (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Analogia técnica e seleção natural. Darwin e Hume.Pedro Paulo Pimenta - 2018 - Doispontos 15 (1).
    Pretende-se oferecer uma reconstituição do argumento de Darwin no capítulo 6 da Origem das espécies contra a ideia de finalidade como princípio de explicação das partes funcionais dos seres vivos, de modo a elucidar sua dívida, deliberada ou não, em relação à crítica do finalismo exposta na parte 3 dos Diálogos sobre religião natural. A ideia é situar o ponto preciso em que a teoria de Darwin se vincula à filosofia de Hume, desfazendo, ao mesmo tempo o mal-entendido que encontra (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    Semiótica do absurdo e do sem-sentido: uma perspectiva lotmaninana.Aleksei Semenenko - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):157-169.
    RESUMO Absurdo e falta de sentido são geralmente estudados como categorias filosóficas e/ou lógicas. Este artigo examina o absurdo como um fenômeno semiótico e como parte dos mecanismos de geração de significado. Argumenta que o problema do absurdo e do significado como um todo é, acima de tudo, um problema textual. Esta abordagem se fundamenta no legado do semioticista e estudioso da literatura Iúri Lótman, especialmente em seus conceitos de explosão e nas noções de “não-texto” e “menos- dispositivo”. O conceito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Alcanzar el ser de las cosas, hasta el mismo esse subsistens (III).Octavio N. Derisi & Capacidad de la Mente Humana - 1991 - Sapientia 180:159.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. mático» sin ser necesariamente un libro sistemático de corte escolar (p. XIs.). El primer capítulo estudia—a modo de introducción—la historia general de la cuestión acerca de Dios. Así pone de relieve que la problemática acerca del. [REVIEW]Textos Notas & Experiencia Humana - 2001 - Pensamiento 57 (217-219):125-137.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999