Results for ' Não consciente'

991 found
Order:
  1.  3
    Da possibilidade de responsabilização moral do agente por resultados não desejados no curso de uma ação intencional: Estudo sobre ações intencionais e ações moralmente imprudentes conscientes no 'mbito da filosofia da mente.Antonio Sanches Sólon Rudá - 2023 - Aufklärung 10 (2):177-186.
    In this work, I investigate some questions pertaining to intentional actions and consciously morally reckless actions, seeking to answer the question whether it is possible to morally hold the agent responsible morally for the unwanted results arising from his intentional actions. The first conclusion reached was that the result of an action that was not the object of the agent's intention is a mere consequence of the main action, however, the action that provoked it can be characterized as a consciously (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  42
    A construção da mente consciente: Uma análise a partir da perspectiva de António Damásio.Thiago Rezende de Deus Cardoso & Leonardo Ferreira Almada - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):65-83.
    Neste artigo pretendemos discutir a noção de construção da mente consciente a partir da perspectiva de Antonio Damásio. Para isso, centraremos nossa análise em Self comes to Mind. Em um primeiro momento é necessário delimitarmos o conceito de consciência na visão de Damásio, visando, com isso, a evitarmos equivocidades, na medida em que há várias definições de consciência. Acreditamos que, para uma melhor compreensão acerca do surgimento da mente consciente, é necessário levarmos em consideração os processos evolutivos aos (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  25
    É a colônia de formigas um organismo consciente?Anderson Luiz do Vale Fonseca - 2023 - Griot 23 (1):70-86.
    A semelhança entre o padrão de interação dos neurônios do cérebro humano e a colônia de formigas torna esta última objeto da hipótese de ser uma estrutura apta a ter uma consciência. Assim, neste artigo, a definição de Thomas Nagel da consciência como algo que é ser para um organismo se torna basilar para o exame dela como um possível sujeito experiencial. A colônia de formigas, se considerada um organismo, poderia ser um sujeito apto a ter experiências internas. Por isso, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    Utopismo e antiutopismo, em Bloch e Jonas.Antonio Valverde - 2020 - Revista de Filosofia Aurora 32 (57).
    Aos quarenta anos de O Princípio Responsabilidade, de Hans Jonas, o ensaio1 procede à sondagem exploratória e à análise da tensão ético-política acerca das concepções de utopia e de antiutopia, dispostas e posicionadas pelas filosofias blochiana e jonasiana. Se para Bloch o que tem movido — e, por certo, seguirá movendo — a humanidade recebe sua identidade da docta spes, sob a forma utopia concreta, fundada na ontologia do "ainda-não consciente"; para Jonas, ao contrário, é necessário suplantar a mentalidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Os sonhos acordados E a obra de arte: Freud no percurso de Ernst Bloch.Ubiratane de Morais Rodrigues - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):825-844.
    RESUMO O objetivo desde artigo é demonstrar como Ernst Bloch se apropria das reflexões de Freud sobre os sonhos acordados para sua filosofia. A partir de uma fenomenologia dos sonhos acordados, Bloch constrói sua hermenêutica da obra de arte de caráter utópico. Isso é possível desde a desvinculação ontológica entre sonhos noturnos e sonhos acordados. Dessa operação, pode-se concluir que os sonhos acordados na filosofia de Bloch é uma chave hermenêutica que inquire o sentido das obras de arte desde um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    As representações sem consciência em Kant.Luís Eduardo Ramos de Souza & Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):292.
    Kant desenvolve o tema das representações sem consciência, obscuras e inconscientes de forma fragmentária e dispersa ao longo das suas obras. Por essa razão, este trabalho tem por objetivo, primeiramente, identificar e agrupar diversas passagens em que Kant trata desta matéria em vários dos seus textos, e, posteriormente, analisar e relacionar suas ideias a fim de formar uma visão global e articulada acerca desta classe especial de representações. As posições defendidas neste texto são as seguintes: primeira, indicar que Kant compreende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  40
    An issue for Wegner’s theory about the conscious will: the Readiness Potential does not conclusively represent preparation for an action.Beatriz Sorrentino Marques - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):860.
    O papel da vontade consciente na produção de ações tem recebido bastante atenção tanto da filosofia como da neurociência. Wegner afirma que o que ele chama de vontade consciente não desempenha nenhum papel na produção causal das ações humanas, e que a mesma é apenas uma ilusão. Será argumentado no presente artigo que a afirmação de Wegner está equivocada, porque a sua defesa da suposta ilusão está fundamentada em como ele concebe o que o Potencial de Prontidão representa (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Autonomia versus heteronomia: o princípio da moral em Kant e Levinas // Autonomy versus heteronomy: the principle of morality in Kant and Levinas.Keberson Bresolin - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):166-183.
    Não apenas distantes no tempo, Kant e Levinas são distantes em suas respectivas propostas de ética. Este trabalho visa analisar reflexivamente os princípios morais dos dois autores com o intuito de introduzir o acadêmico aos conceitos fundamentais em dois grandes expoentes da ética. Desta forma, Kant propõe uma moral baseada na razão (pura prática), livre de toda inclinação sensível. Nada alheio a razão pode fundar uma lei. Por conseguinte, o único princípio da determinação da vontade é a lei moral, de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  59
    A estrutura fundamental da eucaristia. Verheul, ambroos. São Paulo: Paulinas, 1982. Isbn 82-1440.Antonio Wardison C. Silva - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):p - 133.
    A reforma litúrgica, ocasionada pelo Concílio Vaticano II, provocou inúmeras mudanças no interior da ação celebrativa. Todas elas buscaram garantir uma participação ativa, consciente e frutuosa do povo na celebração. No entanto, ainda que plausível tal tentativa, a liturgia não se tornou claramente conhecida e operada. A presente obra A estrutura Fundamental da Eucaristia, de Ambroos Verheul, procura resgatar os valores básicos da teologia eucarística, no seu aspecto bíblico e litúrgico-sacramental. E, com isso, apresentar o que de fato constitui (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    A sexualidade entre a psicanálise freudiana e a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty.Diego Luiz Warmling - 2017 - Perspectivas 2 (1):77-93.
    Dos estudos que Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este projeto versará sobre os modos como a relação entre sexualidade e existência pode ser compreendida à luz de uma reinterpretação ontológica e fenomenológica da psicanálise freudiana. Com efeito, a partir de Três Ensaios sobre e Teoria da Sexualidade, veremos, num primeiro instante, como os atos humanos não são determinados apenas por um inconsciente falho e involuntário; dado que as produções do inconsciente do outro influem sobre as fontes do inconsciente subjetivo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  3
    ´Lógica e imaginação.Flávio R. Kothe - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 2:29-39.
    Pascal assegura que acima de tudo ele preza a honestidade, mas tem um pensamento curto que diz “poète, et non honnête homme”. A ficção seria uma desonestidade. Outro pensamento comenta o provérbio latino “in vino veritas”, dizendo que é preciso não haver vinho demais nem vinho de menos para buscar a verdade. Se o vinho é o acesso ao subconsciente, isso significa que é preciso ampliar a racionalidade para além do âmbito consciente. Será que Pascal, saindo da ciência e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  49
    Misrepresentation and mental appearance.David Rosenthal - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):49-74.
    I begin by discussing an objection often lodged against higher-order theories of consciousness. The objection is that those theories do not preclude consciousness from misrepresenting the mental properties of our conscious states. I argue that there are several reasons why this objection cannot succeed. Sam Coleman agrees that the objection fails, but sees it as pointing to a related objection, which he argues poses difficulties the higher-order theorist cannot avoid. His solution is a variant theory of consciousness that invokes mental (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  13.  14
    Entre o pragmatismo e a animal linguístico.Robert E. Innis - 2018 - Cognitio 19 (1):133-147.
    Este artigo compara e contrapõe a abordagem naturalista pragmatista para a peculiaridade da linguagem, exemplificada, principalmente, mas, não exclusivamente, por John Dewey, com a extensa abordagem de Charles Taylor em seu O animal linguístico. Taylor, inspirado pelas obras de Hamann, Herder, e Humboldt, conta com recursos filosóficos e conceituais diferentes para o delineamento do que ele denomina de ‘a forma’ da capacidade linguística humana. Porém, Dewey e Taylor chegam a posições que se sobrepõem sem se identificar: a linguagem é a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    Pragmatismo e percepção sensorial: é a teoria de Peirce, Dewey e Mead idêntica à de Aristóteles?Renato Schaeffer - 2000 - Cognitio 1:102-116.
    Resumo: Percepção sensorial: até hoje um grande mistério filosófico. O presente trabalho divide-se em duas partes. A primeira sintetiza a crítica ao modelo representacionista intracerebral predominante, e enuncia um argumento que prepara o terreno para a segunda parte do trabalho. Nesta, a teoria pragmatista da percepção é equiparada à de Aristóteles, em De Anima. Eis, grosso modo, o argumento: percepção resulta de fatores causais da natureza inerentes à transação organismo ambiente; tais fatores não podem ser encontrados entre os elementos ontológicos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    Expression, description, and conscious belief.Javier Vidal - 2014 - Ideas Y Valores 63 (154):85-106.
    Se trata de revisar el expresivismo respecto a emisiones de la forma "Creo que p". El expresivista sostiene que una emisión de "Creo que llueve" es una expresión, y no una descripción, de la creencia de que llueve. Se propone una variación del expresivismo según la cual una emisión así expresa la creencia consciente de que llueve, en el sentido de la teoría de la conciencia de Brentano: una creencia consciente de que llueve tiene el contenido de que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Visão Crítica da Biotecnologia.Ana Paula Mattos Arêas - 2016 - Santo André, Brasil: NTE - UFABC.
    As ciências médicas, biomédicas, humanas e sociais têm avançado de forma frenética nos últimos anos. Com isso, se faz cada vez mais necessário o debate ético que visa contemplar o respeito à dignidade humana, animal e ao meio ambiente. A bioética se dedica a esse debate e se propõe a estendê-lo a setores não acadêmicos, como sociedades de proteção dos animais, dos direitos humanos e até grupos religiosos. Essa diversidade de opiniões não só é interessante, mas necessária, uma vez que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  20
    Heidegger and Psychoanalysis?William J. Richardson - 2003 - Human Nature 5 (1):9-38.
    Este ensaio examina o relacionamento possível entre o pensamento de Martin Heidegger enquanto emerge no Zollikon Seminaire na sua troca de idéias com Medard Boss e a perspectiva da psicanálise como aparece através do prisma da releitura de Freud oferecido por Jacques Lacan. Heidegger entende Freud como vítima de uma compreensão positivista da ciência que procura explicar o comportamento humano patológico por um complexo de causas discerníveis conscientemente. Quando determinados fenômenos não podem ser explicados desta maneira, Freud postula um jogo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  18.  25
    O tri'ngulo geral de Locke e a consideração parcial de Berkeley.Bento Prado Neto - 2004 - Dois Pontos 1 (2).
    São variadas as interpretações da crítica berkeleyana às idéias abstratas, mas elas costumam concordar na tese de que essa crítica gira em torno da natureza das “idéias”. Isto é, se “idéia” for o mesmo que “imagem”, então a abstração lockeana é impossível, caso contrário, não. Neste artigo eu procuro mostrar que essa crítica não depende de idéia ser ou não uma imagem e que Locke está parcialmente consciente do problema levantado por Berkeley. Locke's general triangle and Berkeley's partial consideration (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    A Educação Como Ferramenta Emancipadora Em István Mészáros.David Machado de Oliveira, Kananda Vasconcelos Nascimento & Roberta Liana Damasceno Costa - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):173-185.
    O presente trabalho expõe de que forma a educação pode ser utilizada como ferramenta emancipatória para a superação do capital, tendo como base teórica o pensamento de István Mészáros. O principal objetivo dos que lutam contra a sociedade mercantil, a alienação e a intolerância, é a emancipação humana. Objetivo este alcançado quando o ser humano finalmente compreende, seja teoricamente ou na prática, todas as características de funcionamento de sua sociedade e de seu gênero, de tal forma que a luz científica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  13
    Two paradoxes of projection.Whit Blauvelt & Clare E. Mundell - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):183-198.
    : Recently developed projective models of consciousness and its contents challenge received schemas in which all contents of consciousness are held to be well contained in the skull. Working our way into this from several angles, it becomes evident that there are inconsistencies in how we frame classes of mental contents which are arguably equivalent in being. Particular examples of imagery, of dancing and of words, are brought forward to highlight the clash in our apprehensive assumptions, focusing on possible cognitive (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A crítica de Hume ao argumento do desígnio.José Oscar de Almeida Marques - 2004 - Dois Pontos 1 (2):129-147.
    A Crítica de Hume ao Argumento do Desígnio José Oscar de Almeida Marques Dep. de Filosofia – UNICAMP -/- RESUMO: É comum considerar que o chamado “argumento do desígnio” (o argumento a posteriori para provar a existência de Deus a partir da ordem e funcionalidade do mundo) teria sido refutado ou seriamente abalado por Hume. Mas a natureza e o alcance dessa alegada refutação são problemáticos, pois Hume muitas vezes expressou suas críticas através de seus personagens e evitou assumi-las diretamente (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. The role of revision in Dewey's inquiry and ethics: O papel da revisão na investigação e ética em Dewey.Pierre Livet - 2002 - Cognitio 3.
    : According to Dewey inquiry proceeds from uncertainty to integration and control. Even if Dewey pays attention to the incompleteness of nature, to the modification and revision of primary generalizations by more elaborated conceptions, to the necessity of introducing changes in the world in order to carry an experimental inquiry, to the possibility of re-determine the interdependent constituents in a "transaction", he seems not to be aware of the instability that this process of revision implies: we do not know in (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  18
    Como duas mentes podem conhecer uma única coisa.Sofia Inês Albornoz Stein & Camila von Holdefer Kehl - 2023 - Cognitio 24 (1):e57240.
    “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos que Wil-liam James (1842-1910) pretendia reunir sob o nome de Ensaios sobre empirismo radi-cal, embora nunca tenha chegado a ver o projeto concluído. Trata-se da obra tardia do autor, quando este passou a desenvolver algumas das ideias que já se encontravam, em muitos casos de forma embrionária, no monumental Princípios de psicologia. “Como duas mentes podem conhecer uma única coisa” é um dos textos mais importantes desse esforço, uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. O esforço como presença na experiência temporal docente // Effort as presence in-teaching temporal experience.Sandrelena da Silva Monteiro & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):51-63.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Esforço intelectual, esforço de atenção, esforço de recordação ou de atualização, esforço de contração ou de retenção, esforço criador, esforço de vontade, estes são alguns usos encontrados para a ideia de esforço ao longo da obra de Henri Bergson. Conhecer estes usos e suas implicações no âmbito da ação docente constitui o objetivo primeiro deste trabalho. As ações cotidianas exigem (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    O argumento da segurança na atuação do poder judiciário brasileiro.Daniel Arruda Nascimento & Carolina Bittencourt de Oliveira - 2019 - Perspectivas 3 (1):3-21.
    Em um ambiente onde as razões de segurança roubaram o lugar da razão de Estado, uma vez que não se questiona mais se é o Estado necessário ou não, e não está mais em jogo se o Estado pode lançar mão de todas as suas potencialidades para conservar a sua própria existência, estabelecemos as considerações que se seguem. Como sublinha o filósofo italiano Giorgio Agamben, nossa principal referência teórica no presente artigo, estamos diante de um processo em curso que faz (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  17
    Ações para conscientização e prática da educação ambiental na cidade de Patos / PB/ Brasil.Carina Cristina Agnes Calegari, Leandro Calegari, Alana Candeia de Melo, Edevaldo Da Silva & Joedla Rodrigues de Lima - 2020 - Ágora – Revista de História e Geografia 22 (1):58-77.
    A pesquisa resgata atividades desenvolvidas junto ao projeto de extensão Florestal Recicla que compõe o Programa de Ações para a Sustentabilidade Socioambiental, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Patos. Este trabalho teve como motivação inicial a experiência profissional da autora, sob orientação dos coautores, atuando como educadora e geógrafa na iniciativa de oferecer contribuições relevantes às questões socioambientais, pela busca do consumo consciente e sustentável através da educação formal e não formal junto às comunidades, escolas e aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  28
    A double face view on mind-brain relationship: the problem of mental causation.Jonas Gonçalves Coelho - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):197-220.
    : Interpreting results of contemporary neuroscientif studies, I present a non-reductive physicalist account of mind-brain relationship from which the criticism of unintelligibility ascribed to the notion of mental causation is considered. Assuming that a paradigmatic criticism addressed to the notion of mental causation is that presented by Jaegwon Kim’s analysis on the theory of mind-body supervenience, I present his argument arguing that it encompasses a formulation of the problem of mental causation, which leads to difficulties by him pointed. To ask (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  24
    “Ite, eunte omnes docete”, ou seja, “Ide, ensinai a todos os povos”: paradigma da concepção de educação para todos – atitude democrática que diferencia a Paidéia Grega da Paidéia Cristã.Valdirene Pereira Costa - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):37-57.
    O artigo busca delinear a posição da Paidéia Grega na história da Educação e evidenciar a diferença existente entre a Paidéia Grega e a Paidéia Cristã. Mostra-se que a educação é o esforço consciente do conhecimento; que esta não é uma propriedade individual, mas pertence à comunidade que imprime seu caráter em cada um de seus membros; que toda educação, portanto, é resultado da consciência viva que rege uma comunidade humana, quer se trate: de uma família, de uma classe, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Epistemologia da Percepção.Eros Carvalho - 2022 - In Rogel Esteves de Oliveira, Kátia Martins Etcheverry, Tiegue Vieira Rodrigues & Carlos Augusto Sartori (eds.), Compêndio de Epistemologia. Editora Fi. pp. 268-286.
    Tomamos como certo que os nossos sentidos nos colocam em contato com o ambiente ao nosso redor. Enquanto caminhamos em uma rua, vemos obstáculos que temos de contornar ou remover. Mesmo de costas, podemos ouvir a bicicleta que se aproxima e dar passagem. Em suma, por meio de experiências perceptivas (visuais, auditivas, olfativas etc.), ficamos conscientes de objetos ou eventos que estejam ocorrendo ao nosso redor. Além disso, com base no que percebemos, podemos formar e manter crenças acerca do ambiente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    An Epistemic Non-Individualistic Conception of Reflection: An Essay.Waldomiro José Silva Filho - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (153):731-756.
    RESUMO Este ensaio visa motivar uma concepção epistêmica não individualista sobre a reflexão. A proposta é não individualista porque (a) não considera apenas o desempenho metacognitivo individual; (b) refere-se a uma situação em que duas ou mais pessoas estão em desacordo dialógico sobre o mesmo assunto ou alvo da proposta; (c) essas pessoas realizam uma disputa com base no espaço de conversação e têm o direito legítimo de esperar umas das outras o compromisso com a busca da verdade, evitar os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  7
    Humilhação da presunção e interiorização da lei moral em Immanuel Kant.Reginaldo Oliveira Silva - 2022 - Griot 22 (3):116-127.
    Na _Crítica da razão prática_, Kant desenvolve o fundamento da lei moral em seus aspectos objetivo e subjetivo. Depois de afirmar ser plausível postular a determinação da vontade tão somente por meio da razão pura em seu uso prático, foi necessário ao filósofo demonstrar como ela se torna consciente e aceitável para o agente moral. Neste passo, ele examina o sentimento de prazer e desprazer, ao qual associa, de início, a humilhação da vontade entregue ao agrado dos sentidos, de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  4
    Integrando Peirce e TII: como a teoria da informação integrada e a semiótica peirciana enredam-se com respeito aos sistemas da consciência.Steven Skaggs - 2018 - Cognitio 18 (2):313.
    A teoria da informação integrada, proposta inicialmente por Giulio Tononi em 2004 e atualizada em 2014, pretende explicar a experiência consciente por meio do entendimento das ações de elementos dentro de um sistema experimental tal como o cérebro, e o estabelecimento de princípios e operações de mensuração que podem ser utilizados para decidir níveis de consciência. Alguns dos postulados da TII têm muito em comum com a semiótica peirciana. Entre esses estão a presença de operações hierarquizadas recursivamente, a importância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O Argumento Probabilístico Em Favor Da Existência De Deus A Partir Da Consciência.Richard Swinburne - 2004 - Episteme 18.
    O artigo sustenta que, a fim de dar uma descrição completa do mundo, precisamos listar não apenas os eventos cerebrais que ocorrem, mas também os eventos mentais e analisálos como estados de uma substância imaterial, a alma. Com base nesse dualismo de substância, defende-se que a ciência física não tem como explicar a existência de vida consciente. O artigo conclui que, levando-se em conta a estrutura de argumentação formalizada no Teorema de Bayes, podemos dizer que o fenômeno da vida (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  20
    Pampsiquismo.Anderson Luiz do Vale Fonseca - 2023 - Cognitio 24 (1):e60528.
    O presente artigo traduzido de Thomas Nagel, originalmente, foi publicado pelo autor no livro Mortal Questions (1979), obra em que se encontra alguns dos seus principais escritos. No entanto, somente após a publicação de The Conscious Mind, em 1996, de David Chalmers, colocar o Pampsiquismo no cerne da discussão envolvendo o problema da consciência, que o artigo de Nagel parece ter ganho notoriedade. Desde então, a leitura deste texto se tornou essencial para examinar o Pampsiquismo e suas premissas, como as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. A subjetividade na “Ciência da Lógica”.Konrad Christoph Utz - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):116-129.
    O artigo tenciona explicar o conceito da subjetividade na Ciência da Lógica (CdL) a partir de sua forma inicial, diferentemente da maioria dos vários estudos sobre a temática, que discute as formas já mais desenvolvidas, que ocorrem dentro da Lógica do Conceito. Porém, como essa última, desde início, é “Lógica Subjetiva”, a subjetividade precisa ser constituída antes ou no ponto do começo dela. Essa subjetividade inicial e mínima explica-se por primeiro pela identificação de subjetividade e liberdade, por segundo, pela compreensão (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  40
    Cognições corporais: o sentido do olfato e a experiência do sabor.Rosalia Cavalieri - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022037.
    Há longo tempo considerado um dos sentidos menores e mais fracos nos animais humanos, o olfato na realidade assume na nossa modalidade de existência uma função bem menos marginal, antes central, nos comportamentos socio-emocionais, na evocação das memórias e na comunicação não verbal, e não último na nossa vida quotidiana, especialmente pelo seu papel na percepção do sabor dos alimentos. Graças aos progressos que a pesquisa alcançou nas últimas décadas, a ponto de justificar entre outras coisas o nascimento de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. O triângulo geral de Locke e a consideração parcial de Berkeley.Bento Prado Neto - 2005 - Doispontos 1 (2).
    São variadas as interpretações da crítica berkeleyana às idéias abstratas, mas elas costumam concordar na tese de que essa crítica gira em torno da natureza das “idéias”. Isto é, se “idéia” for o mesmo que “imagem”, então a abstração lockeana é impossível, caso contrário, não. Neste artigo eu procuro mostrar que essa crítica não depende de idéia ser ou não uma imagem e que Locke está parcialmente consciente do problema levantado por Berkeley. Locke's general triangle and Berkeley's partial considerationThere (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. A razão unidimensional e as razões para a transformação da história: a arte entre Hegel e Marcuse.Francisco Luciano Teixeira Filho - 2011 - Intuitio 4 (2):183-196.
    O presente trabalho constrói uma ponte teórica entre Hegel e Marcuse, com intento de demonstrar a possibilidade de transformações históricas concretas, oferecida pela experiência estética. Tendo como paradigma a sociedade administrada, procurou-se estabelecer, a partir de Marcuse e Hegel, um caminho que demonstra como o indivíduo plasma a razão na história, o que pressupõe uma ação libertadora consciente. Todavia, em uma sociedade unidimensional, não há abertura para outras dimensões e, portanto, a razão unidimensional se torna totalitária, paralisando a história. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Modelo libertário de educação como encontro entre liberdade e responsabilidade.André Chirindza, Alberto Constâncio Langa & Gimo Arnaldo Facela - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:160-171.
    O objetivo do trabalho consiste em apresentar o modelo libertário de educação como um encontro entre a liberdade e a responsabilidade. Para tanto, usou-se o método hermenêutico, que permitiu uma análise das interfaces entre a Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e o Princípio da Responsabilidade de Hans Jonas. O método dialético permitiu um diálogo entre os dois modelos, investigando as relações entre a liberdade e a responsabilidade. Essas relações entre os dois modelos surge do fato de que não se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  11
    Análise sobre a concepção de vida nua: por uma política vital.Enock Da Silva Peixoto - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):93.
    O texto a seguir é uma análise sobre a concepção de _vida nua_ presente no livro _Homo Sacer, o poder soberano e a vida nua I_ do filósofo italiano Giorgio Agamben. Salientamos que o tema não se reduz a este livro sendo possível um entendimento mais preciso sobre o mesmo em obras posteriores, mas como se trata de um estudo introdutório, nos ateremos na obra supracitada conscientes de que o termo central “poder soberano e vida nua” não se restringe a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  16
    Critique phénoménologique d’une approche neuronale de la conscience.Jean-Luc Petit - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):75-100.
    Résumé: La conscience est toujours conscience de quelque chose, généralement une chose autre qu’elle-même - mais quelle sorte de chose est donc la conscience, considérée en et pour elle-même? Naguère redoutable paradoxe qu’une science sérieuse abandonnait volontiers aux philosophes, la conscience a-t-elle été ramenée finalement à la condition d’un objet de science parmi les autres? Le développement d’une nouvelle «neuroscience de la conscience» depuis une vingtaine d’années est souvent présenté comme une avancée naturelle pour une science forte de son succès (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    Percepção, autoconsciência E continuidade em Leibniz.Edgar Marques - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:15-38.
    De acordo com o Princípio da Continuidade, adotado por Leibniz, toda mudança ocorre gradativamente, havendo sempre um grau intermediário entre dois estados quaisquer. Esse princípio parece ser, contudo, incompatível com a doutrina leibniziana acerca da natureza da autoconsciência, uma vez que Leibniz, ao menos prima facie, sustenta haver uma diferença de natureza – e não apenas de grau – entre percepções inconscientes e conscientes, fornecendo esta distinção a base para a diferenciação ontológica das mônadas entre puras enteléquias, almas e espíritos. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  33
    Psychogenic amnesia: implications for diachronic sense of self.Beatriz Sorrentino Marques - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (3):129.
    Tradicionalmente, a questão da identidade pessoal é considerada a questão a respeito ao que faz uma pessoa ser a mesma ao longo do tempo. Recentemente, porém, atenção à experiência fenomênica trouxe uma nova perspectiva ao debate. À luz dessa mudança de perspectiva, Klein sugere que indivíduos com amnésia episódica retrógrada retêm uma noção de quem são, além de terem senso de continuidade. Ele, portanto, argumenta que a memória episódica não é necessária para se ter sensação de si mesmo diacrônica. Desafiamos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  19
    Carl Gustav Jung y la Realidad del Mal.Eckhard Frick - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (4):819 - 833.
    Jung trata do problema do mal enquanto médico-analista que utilize métodos empíricos. O seu ponto de partida consiste básicamente na tomada de consciência da sombra, ou seja, dessa parte essencialmente inconsciente da psique e recalcada pelo eu consciente. Ampliando o conceito de sombra até ao arquetípico e transpessoal, Jung propõe conceitos de índole transcendental. Ele atreve-se igualmente a criticar a imagem de Deus na tradição judaico-cristá. A sua linguagem metafísica reduz-se por vezes a certas formas de explicar o conceito (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  20
    "El temps de la distinció ha passat, el sistema l'a vençut": A propòsit del motto, el pròleg i la introducció d'El concepte d'angoixa de Søren Kierkegaard.Dolors Perarnau Vidal - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):1001 - 1020.
    O presente artigo tem por objectivo fazer uma reflexão sobre o motto, o prólogo e a introdução a O conceito de Angústia (1844) de Søren Kierkegaard. Longe de serem meros preâmbulos, estes textos constituent importantes chaves de leitura para a obra que encabeçam. Na verdade, a distinção socrática entre o que se sabe e o que não se sabe do motto de O conceito de angústia transforma-se no argumento propriamente dito da obra. A partir desta distinção, Kierkegaard desenvolve a sua (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    A enfermidade do amor em Lucrécio e Catulo.José Carlos Silva de Almeida - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:264-275.
    O presente artigo aponta que tanto Lucrécio quanto Catulo entendem o amor passional como uma enfermidade, assim como coincidem nas descrições de tal doença em todas as suas etapas. O que é então que os separa? Onde está a confrontação entre eles? A resposta se encontra na atitude que cada um adota diante da enfermidade. Enquanto Lucrécio considera o amor passional como algo reprovável e que há de ser evitado ouvindo a razão, Catulo, ainda que esteja consciente dos efeitos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Teologia, Direitos Humanos e Pensamento Decolonial.Carlos Alberto Motta Cunha - 2017 - Horizonte 15 (47):697-718.
    No livro _ Se Deus fosse um ativista dos direitos humanos _, Boaventura de Sousa Santos defende a ideia de que o diálogo entre os direitos humanos e as teologias progressistas é uma boa possibilidade para o desenvolvimento de práticas interculturais e emancipadoras. Como a teologia pode contribuir para a reconstrução da humanidade dos direitos humanos? A contemporaneidade com toda a sua complexidade reclama a construção de uma teologia consciente da pluralidade cultural e religiosa capaz de abraçar dentro de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  9
    Darcy Ribeiro e o Povo Brasileiro.Sidinei Pithan da Silva, Celso José Martinazzo & Hedi Maria Luft - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:180-188.
    O presente estudo configura-se como uma leitura da obra de Darcy Ribeiro, intitulada O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. É investigado, por meio dela, o tema da formação e do sentido do Brasil. O estudo é de caráter bibliográfico, com enfoque hermenêutico. Trata-se de uma abordagem que busca compreender o enfoque teórico-metodológico utilizado por Ribeiro na produção da escrita historiográfica, bem como analisar o próprio conteúdo desta produção em relação à caracterização da sociedade brasileira. Compreende-se, com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    Nós temos livre-arbítrio?Ângelo Roberto Ilha Da Silva & Daison Nelson Ferreira Dias - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38524.
    Adotei uma abordagem experimental para essa questão. Atos de vontade livre são precedidos por uma mudança elétrica específica no cérebro 3, que inicia 550 milissegundos antes do ato. As pessoas tomaram consciência da intenção de agir 350-400 milissegundos depois do início do RP e 200 milissegundos antes do ato motor. O processo volitivo é, portanto, iniciado inconscientemente. Mas a função consciente ainda poderia controlar o resultado; pode vetar o ato. O livre-arbítrio não é, portanto, excluído. Essas descobertas impõem restrições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991