A razão unidimensional e as razões para a transformação da história: a arte entre Hegel e Marcuse

Intuitio 4 (2):183-196 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente trabalho constrói uma ponte teórica entre Hegel e Marcuse, com intento de demonstrar a possibilidade de transformações históricas concretas, oferecida pela experiência estética. Tendo como paradigma a sociedade administrada, procurou-se estabelecer, a partir de Marcuse e Hegel, um caminho que demonstra como o indivíduo plasma a razão na história, o que pressupõe uma ação libertadora consciente. Todavia, em uma sociedade unidimensional, não há abertura para outras dimensões e, portanto, a razão unidimensional se torna totalitária, paralisando a história. Nesse sentido, buscou-se demonstrar a saída para a dimensão estética, que propicia uma negação da unidimensionalidade da razão moderna. O indivíduo bidimensional, ie, que está aberto para a realidade e para a dimensão estética, pode plasmar a razão na história e, portanto, transformar o mundo.

Links

PhilArchive

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Estética y liberación en H. Marcuse, en el centenario de su nacimiento.María López Sáenz - 1999 - Contrastes: Revista Internacional de Filosofía 4:201-211.
Arte E Revolução Em Theodor Adorno E Herbert Marcuse.Paulo Fernandes - 2008 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 13:93-107.
O “caso De Necessidade” Na Ordem Política.Diogo Aurélio - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
Hegel, la belleza artística o el ideal.Alejandra Ríos Ramírez - 2009 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 7:119-133.

Analytics

Added to PP
2017-06-15

Downloads
208 (#92,141)

6 months
40 (#90,951)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Francisco Luciano Teixeira Filho
Universidade Estadual Do Ceará

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references