Análise sobre a concepção de vida nua: por uma política vital

Investigação Filosófica 11 (1):93 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O texto a seguir é uma análise sobre a concepção de _vida nua_ presente no livro _Homo Sacer, o poder soberano e a vida nua I_ do filósofo italiano Giorgio Agamben. Salientamos que o tema não se reduz a este livro sendo possível um entendimento mais preciso sobre o mesmo em obras posteriores, mas como se trata de um estudo introdutório, nos ateremos na obra supracitada conscientes de que o termo central “poder soberano e vida nua” não se restringe a este momento da construção filosófica de Agamben. O trabalho será desenvolvido em dois momentos, primeiro apresentaremos sinteticamente o conceito de _vida nua_ para o pensador romano, considerando a sua leitura do termo a partir de Walter Benjamim. Destacaremos como o pensador italiano, parte do filósofo alemão, para desenvolver a concepção de _homo sacer, _situação na qual, o _estado de exceção_ é sempre constante na modernidade; perpassaremos os seus estudos sobre o tema proposto, desde a Antiguidade até a sua expressão na política moderna. No segundo passo, vislumbramos mostrar como é possível extrair do estudo sobre a _vida nua_, uma possibilidade de repensar a função da política na vida atual. Embora já sejam de conhecimento geral, delinearemos algumas situações contemporâneas que são reflexo de uma política sustentada na concepção do homem como _sacer, _como corpos_ matáveis e sacrificáveis. _Destacaremos a necessidade de reaproximação entre política e vida, considerando que o direito e política só têm valor se existirem para dignificar e qualificar a existência humana, que por si só, sem as interferências controladoras e ensimesmadas da vida pública institucional, já é bastante complexa de ser vivida.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Quem é o animal laborans de Hannah Arendt?Adriano Correia - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):199.
La in-acción política como comunidad de saber: una lectura de La vida contemplativa de Filón.Emmanuel Taub - 2017 - Las Torres de Lucca: Revista Internacional de Filosofía Política 6 (10):215-239.
Morte e vida do lugar: experiência política da paisagem.Eduardo Marandola Jr - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (16):33-50.
Niilismo E política em Leo Strauss.Evaldo Sampaio - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (1):115-136.
Notas sobre o estatuto da morte na concepção freudiana de vida.Pedro Fernandez de Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):152-174.
ORÍGENES: concepção do saber, plano e método.João Lupi - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (3):475-482.

Analytics

Added to PP
2021-02-11

Downloads
8 (#1,291,989)

6 months
2 (#1,240,909)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references