Results for 'coração'

64 found
Order:
  1.  11
    Coração: uma leitura secular e sua presença no Brasil.Eliana Rela, Neiva Senaide Petry Panozzo & Juliane Petry Panozzo Cescon - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022008.
    Este artigo é um recorte do projeto de pesquisa “Leitura de imagens no ensino de História: um estudo sobre mudanças e permanências nas prescrições, livro didático e representações culturais”. Ele apresenta uma análise, dentre as muitas possíveis, da condição leitora na obra Cuore, escrita por Edmondo De Amicis, traduzida para o português brasileiro com o título Coração. Centenário, o livro teve sua primeira edição publicada no ano de 1886, na Itália, e tornou-se um grande sucesso editorial, principalmente por ter (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  66
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã (The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary...) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p109. [REVIEW]Helmut Renders - 2013 - Horizonte 11 (29):109-132.
    O coração como atributo hagiográfico de São Benedito do Rosário: hipótese sobre a sua origem e seu modelo subjacente da vida cristã The heart as hagiographic attribute of Saint Benedict of the Rosary: hypothesis on its origin and its underpinned understanding of Christian life Neste artigo, investiga-se uma variação incomum dos atributos hagiográficos clássicos de São Benedito: o São Benedito do Rosário com coração. Procura-se explicar tanto a relativa raridade de figuras com esse atributo adicional como a sua (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    O Que Vê o Coração. Pascal e a distinção das ordens.Jean-Luc Marion - 2024 - Revista Portuguesa de Filosofia 79 (4):1759-1774.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  7
    Não conhece o coração.Igor Costa do Nascimento - 2023 - Controvérsia 19 (2):89-110.
    Enquanto muitos autores interpretaram o ceticismo como um desafio filosófico e científico genuíno, como por exemplo Descartes, Stanley Cavell entende-o como um problema existencial com consequências éticas. Duvidar do mundo ou da existência de outras mentes não seria uma tese puramente filosófica, mas envolveria uma posição diante de nossa vida. Tal interpretação se funda em como Cavell lê a filosofia moderna e a ruptura da mesma com modelos anteriores de pensamento. Expandindo esse diagnóstico, Cavell vê em Shakespeare uma manifestação dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    As razões do coração: as (prováveis) características da afetividade na psicologia; The reasons of the heart: the (probable) characteristics of affectivity in psychology.Fausto Eduardo Menon Pinto - 2002 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 16:129-135.
  6.  4
    FOGEL, Gilvan. Do coração máquina – A técnica moderna como compaixão do homem pelo homem. Rio de Janeiro: MAUAD X, 2022, 216p. [REVIEW]Francisco Wiederwild - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (2):189-193.
    Em seu mais novo livro intitulado Do Coração Máquina – a Técnica Moderna como Compaixão do Homem pelo Homem, Gilvan Fogel presta uma contribuição significativapara o cenário filosófico brasileiro, ao abordar um tema fundamental de nossa época: a questão da técnica moderna. Trata-se de um tema fundamental, pois, atualmente vige o imperialismo da técnica, que determina os modos de ser do homem contemporâneo. Por isso, o fundamental se revela como tema atual de interesse e, por conseguinte, o progresso da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  51
    Blaise Pascal: os limites do método geométrico e a noção de "coração".João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):39-59.
    Este estudo pretende pensar o problema do conhecimento em Blaise Pascal, atentando para sua concepção do método geométrico aplicado ao conhecimento da natureza e das técnicas e para seu esforço por uma outra forma de conhecimento que possa ser aplicada às realidades “sobrenaturais” (a fé, o homem, a moral, os costumes, a política). Para tanto, o presente estudo articula uma análise dos ensaios pascalianos Préface. Sur le Traité du vide, De l’e.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  31
    Rumi e o jardim secreto do coração.Mário Guimarães Werneck Filho & Heliane Miscali de Oliveira - 2005 - Horizonte 4 (7):95-109.
    O presente artigo pretende traçar alguns aspectos concernentes à importância do conceito de coração na mística Islâmica (sufismo), tendo como base a obra de Rumi, intitulada Masnavi. O coração, como conceito técnico no sufismo, possui uma gama vasta de significados que compõem como que um mosaico para a apreensão do conhecimento místico. Purificar o coração é torná-lo órgão de recepção dos mistérios do Amado, é purgá-lo de tudo aquilo que obscureça o conhecimento. Palavras-chave: Masnavi; Rumi; Coração; (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Unidade cordial da pessoa humana e da comunidade: o símbolo do coração nos escritos e na recepção artística de Agostinho de Hipona.Davi Chan Ribero lin & Anthony Dupont - 2021 - Franciscanum 63 (175):1-22.
    Este artigo irá examinar a concepção de Agostinho de Hipona sobre o coração humano, visto que, ocupando o lugar de um cardiologista, Agostinho prescreve um tratamento terapêutico intensivo. Serão considerados três movimentos essenciais do cor agostiniano. Primeiramente, Agostinho propõe uma busca pelo coração, a câmara secreta, o centro vital interior que necessita ser reencontrado. Uma vez localizado o coração, somos levados a um segundo movimento: o retorno ao coração. Depois de diagnosticar sua própria doença cardíaca, um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  32
    Entre o estudo, as orações e o aprendizado do trabalho: uma abordagem do cotidiano das internas do Asylo Coração de Maria de Rio Grande/RS.Hardalla Santos do Valle & Giana Lange do Amaral - 2018 - Dialogos 22 (3):61.
    Este texto tem por objetivo abordar a educação de meninas, órfãs ou em situação de vulnerabilidade, que era efetivada no Asylo Coração de Maria, na cidade do Rio Grande/RS. Entre os elementos discutidos, estão a fundação da instituição e a sua rotina escolar. Como suporte teórico-metodológico evoca-se a História Cultural, visando a análise documental de jornais, livros de matrícula, regimentos e relatórios. Conclui-se que existiam tensões entre as normas e as práticas institucionais, bem como que o incentivo do ensino (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Lévinas e Derrida “Um contacto no coração de um quiasma”.Fernanda Bernardo - 2008 - Revista Filosófica de Coimbra 17 (33):39-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  12
    Fontes para a iconografia teresiana no convento do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela.Sandra Costa Saldanha - 2005 - Cultura:101-126.
    O antigo convento do Santíssimo Coração de Jesus à Estrela encerra um interessante conjunto de painéis de azulejos alusivos à vida de Santa Teresa de Jesus, cujas composições foram concebidas a partir da cópia directa de dez gravuras do álbum Vita S. Virginis Teresiae a Iesv. Série biográfica impressa pela primeira vez em Amberes em 1613, a sua concretização coube aos célebres gravadores Adriaen Collaert e Cornelis Galle. Convertidas num modelo corrente para inúmeras obras de arte ao longo dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. O ensino misto como prática escolar nos primeiros anos de funcionamento do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS // The blended learning as a school practice in the first years of the Colégio Sagrado Coração de Jesus.Julia Poletto & Kreutz - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):15-37.
    Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o Colégio Sagrado Coração de Jesus, localizado no Município de Bento Gonçalves/ RS, uma instituição educativa particular e católica. Como recorte temporal, contempla o período de 1956, data da criação do colégio, até 1972, ano em que a instituição apresentou interessantes mudanças em seu processo educativo, em virtude dos reflexos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 5.692/1971. Esta investigação apresenta uma análise sobre a prática do ensino misto presente na (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    LIBERMAN, Arnoldo. Gustav Mahler. Um coração angustiado. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.Rodrigo Coppe Caldeira - 2011 - Horizonte 9 (23):932-934.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  10
    Religio Cordis: um estudo comparado sobre a concepção de coração em Ibn ´Arabi e Joao da Cruz.Carlos Frederico Barboza Souza - 2008 - Horizonte 7 (13):219-219.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  14
    Rumi eo jardim secreto do coração.Mário Guimarães Werneck Filho & Heliane Miscali de Oliveira - 2005 - Horizonte 4 (7):95-109.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Tudo que é humano ressoa no coração da fé: discernir a missão universitária à luz dos sinais dos tempos.Pedro Rubens - 2015 - Horizonte 13 (40):2115-2136.
    O Concílio Vaticano II evidenciou a importância de discernir os “sinais dos tempos” para definir a missão cristã no seio do mundo e para exercer o próprio labor teológico. Ao celebrarmos, em 2015, o cinquentenário do concílio Vaticano II e da declaração Gravissimum educationis, bem como o vigésimo quinto aniversário da Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae, uma tarefa importante recai sobre a teologia fundamental, a saber: como discernir e redefinir a missão das universidades católicas no seio das novas situações humanas? (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    O diálogo inter-confessional às vésperas da V conferência.Dom Oneres Marchiori & Pe Marcial Maçaneiro - 2007 - Revista de Teologia 1:40-44.
    Muitas expectativas povoam nosso coração de discípulos e missionários, às vésperas da Conferência de Aparecida. Uma delas diz respeito ao diálogo inter-confessional nas suas duas vertentes: ecumênica (com as Con) ssões cristãs) e inter-religiosa (com as demais religiões). Alguns, convictos do valor desta importante diretriz do Concílio Vaticano II, indagam se o diálogo estará devidamente presente nos debates da V Conferência.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Marxist foundation and historical development: interpretation and practice in China’s new era.Meixu Chen - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (4):e0240048.
    Resumo: O curso obrigatório de Filosofia Marxista na nova era, ministrado pelo professor Chen Xianda, interpreta teoricamente a teoria do socialismo com características chinesas na nova era e nos informa, de forma simples, a base filosófica marxista da teoria do socialismo com características chinesas na nova era. Ele quer nos ensinar a compreender, de forma abrangente e profunda, a teoria do socialismo com características da nova era, com base na leitura do original, no aprendizado do original e na compreensão dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  26
    Kierkegaard and the Phenomenality of Desire: Existential Phenomenology in the First Edifying Discourse.Jeffrey Bloechl - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):909 - 920.
    Against expectations, Kierkegaard turns out to have sometimes been a phenomenologist. Specifically in his "Edifying Discourses," though perhaps elsewhere, one finds a style of thinking and the interpretive rigor both close to some features of Husserlian and Heideggerian thought, and more capable of handling religious phenomena. Where is a matter of purity of heart and willing one thing, it is of course a matter of desire. One may read the first of the "Edifying Discourses" as a phenomenological approach to various (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    Descolonizando o currículo escolar e o ensino de história: Agudás, os retornados a África.Ana Lúcia Da Silva & Teresa Kazuko Teruya - 2020 - Odeere 5 (10):41-69.
    O objetivo deste artigo é analisar a letra do samba-enredo: “Agudás: os que levaram a África no coração e trouxeram para o coração da África, o Brasil”. Que contribuição este enredo oferece ao ensino de História da África e cultura afro-brasileira? Oferece uma memória histórica inédita ao carnaval carioca, dando visibilidade ao povo negro que retornou à África antes da abolição da escravidão no Brasil em 1888. Assim, propõe desconstruir o paradigma eurocêntrico e construir caminhos para a descolonização (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  6
    Sapientia: uma arqueologia de saberes esquecidos.Christoph Wulf & Norval Baitello (eds.) - 2018 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC.
    Fruto de um seminário ocorrido no Sesc Consolação em 2015, este livro traz reflexões de intelectuais brasileiros e alemães sobre o tema da sabedoria no mundo contemporâneo. Educar para sabedoria, a relação entre saber e não saber, a sabedoria frente ao poder da economia, a sabedoria e o futuro e a sabedoria do coração são alguns dos temas abordados nesta obra, que pretende resgatar e qualificar uma discussão passível de aguçar nossa capacidade de discernimento em um cotidiano inundado pelo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Cícero, Plutarco e Galeno: sobre a possibilidade de uma therapeia das paixões.Miriam Peixoto - 2008 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 21:153-177.
    Examinamos as respostas apresentadas por Cícero, Plutarco e Galeno, representantes da filosofia da época imperial, à pergunta pela possibilidade e legitimidade de uma therapeia das paixões. Tomando como ponto de partida uma reflexão sobre a natureza da alma e o estatuto das paixões, eles reacenderam o debate que remonta à poesia épica, na cena em que Aquiles se vê às voltas com o apelo de Atena para que acalme seu coração. Para tanto elegemos os seguintes textos: de Cícero, o (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    A Filosofia Política e o Problema da Obediência.Fabio Barros Silva - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:62-82.
    Mediante análise da proposta curricular do Estado de Minas Gerais para o ensino de Filosofia e do pressuposto, sugerido por Isaiah Berlin (1909-1997), de que no coração da filosofia política reside o problema da obediência, o artigo discute de que modo a identificação e a formulação de um problema filosófico pode remeter professores e estudantes a outras questões, temas e conceitos filosóficos elaborados historicamente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Como trabalhar o repertório cultural dos alunos e a comunicação conforme proposta da BNCC a partir da cultura afrodescendente?Eliane Alves De Oliveira - 2020 - Odeere 5 (9):457.
    A real necessidade de adequar o currículo escolar às chamadas aprendizagens essenciais citadas na Base Nacional Comum Curricular tem sido destaque em discussões e capacitações na área educacional em todo o país. A escola do século XXI, apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda está presa a livros didáticos cuja proposta é a transmissão de conteúdos que supostamente serão cobrados em exames oficiais. Muitas dessas propostas pedagógicas não levam em consideração o aluno como um ser integral com cabeça, (...) e mãos. O foco é simplesmente o aspecto cognitivo. Talvez seja essa a razão pela qual muitos educadores em atuação em sala de aula têm a impressão de estarem falando sozinhos. Os alunos não demonstram a mínima motivação para aprender. Este relato de experiência foi realizado por intermédio de uma intervenção, desenvolvida durante um trimestre no Colégio Dom Bosco de Ipiaú - Ba, com base num conjunto de atividades mediadas por coordenadores, professores e, principalmente, os alunos que, conforme proposta da BNCC, atuaram como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Isso foi o que proporcionou o projeto interdisciplinar motivado pelo livro África e Brasil: história e cultura da Editora FTD, cujo autor é Eduardo D’Amorim. A escola deixa de lado o trabalho mecânico de conteúdos, ressignifica a aprendizagem envolvendo temas como racismo, fome, miséria, preconceitos, direitos humanos, e todo o repertório artístico dos alunos. Tudo isso atrelado a conteúdos das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, com foco em duas competências propostas pela Base: o repertório cultural e a comunicação. Palavras-chave: Cultura Afrodescendente; Repertório Cultural; Base Nacional Comum Curricular; Alunos; Comunicação. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    O Conceito de “Subst'ncia” na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles / The concept of substance in Metaphysics and Categories of Aristotle.Paulo Alexandre E. Castro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020005.
    Resumo: Procurar analisar um conceito como o de Substância é, por si mesmo, entrar no coração da metafísica. Quando este conceito se situa no Corpus Aristotelicum a tarefa ganha outra dimensão pois implica uma leitura conjunta das suas obras principais, a saber, As Categorias e a Metafísica. Tal leitura conjunta levanta desde logo vários problemas: a autenticidade, a articulação entre os seus próprios livros, e sobretudo, a questão fundamental: se é possível fazer uma tal leitura. O propósito do nosso (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Soberania sob julgamento: crise na teologia política de Agostinho de Hipona, entre Carl Schmitt e Erik Peterson.Martin Grassi - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:111-123.
    Neste artigo argumento que o conceito de crise está no coração da Teologia Política, focalizando o trabalho principal de Agostinho de Hipona, A Cidade de Deus. A estratégia de Agostinho é reunir os significados médicos e teológicos da crise para defender a soberania única do Único Deus, o único que decide e julga ao longo do curso crítico da história e o Único que porá fim a tudo com Seu Juízo Final. O foco no tratado de Agostinho também mostrará (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Algumas Observações sobre as Vermischte Bermerkungen.Bento Prado Júnior - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Este trabalho visa mostrar que as Vermischte Bemerkungen não ocupam lugar marginal na obra de Wittgenstein. Pelo contrário, constituiriam, com as reflexões sobre cultura, arte e religião, uma chave essencial para a compreensão do núcleo lógico ou gramatical dessa filosofia. Para além das notórias transformações ou diferentes fases da ou na concepção da linguagem, poderiam também dar a ver algo como uma profunda continuidade do pensamento ou da obra de Wittgenstein. O caráter essencialmente indireto da linguagem e do trabalho (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Maneiras trágicas de lidar com Uma mulher.Tatiana Bernacci Sanchez - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):61-68.
    Majoritariamente, as peças de Eurípides trazem nomes de personagens femininas, e tal escolha – já que, em geral, suas personagens centrais e seus coros são, de fato, femininos e apresentam-se de maneira complexa – rotulou-o como misógino. Entendemos, contudo, que se trata de uma atitude vanguardista, que caminha em outra direção, na de expor o coração humano, expor a paixão e o conflito, na medida em que suas personagens não se mantêm lineares, mas oscilam ao longo do drama. Pretendemos, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  18
    A investigação sobre ética e política na dinâmica da pesquisa em educação no Brasil e sua importância para a formação do educador.Dermeval Saviani - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 7.
    O texto resgata os fundamentos históricos e conceituais de Ética na tradição cultural ocidental. Define os pressupostos políticos da Ética e indica a proeminência do ponto de partida teórico-metodológico, consubstanciando os elementos que sinalizam a direção em que se movem os conteúdos da ética e da política. Faz um inventário crítico das principais teorias éticas e políticas e destaca as fontes a serem analisadas nesse campo investigativo da Filosofia e da Educação. Articula os projetos históricos de integração entre Ética e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    O conceito de essência humana a partir da concepção antropológica de Ludwig Feuerbach.Jéfferson Luiz Shafranski da Silva & Charles Feldhaus - 2018 - Revista Dialectus 12 (1).
    O presente artigo busca apresentar a concepção de essência humana materialista antropológica de Feuerbach. Ao longo de seu pensamento, Feuerbach, procura esclarecer que pensar o homem, significa pensá-lo dentro dos limites da condição humana material sensível e física. Portanto é enfatizado que Feuerbach sustenta que o acesso a nossa essência está relacionado com a maneira como acessamos a nossa consciência e que a maneira como acessamos essa última tem uma condição estritamente material e, portanto, deveríamos abordá-la exatamente dessa maneira e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  5
    Hobbes sensualista: uma leitura diderotiana da Natureza humana.Clara Carnicero de Castro - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O sensualismo é comumente atribuído a Condillac. O tratado sobre a Natureza humana (1650) de Hobbes traz, porém, um século antes do Tratado das sensações (1754) de Condillac, as marcas mais características dessa corrente filosófica: o desenvolvimento das faculdades e das operações mentais unicamente por meio das sensações, de modo que todo pensamento seja algum tipo de modificação da sensação. A Natureza humana foi traduzida para o francês por d'Holbach em 1772, proporcionando uma sorte de revelação hobbesiana em Diderot. Ainda (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  34
    O Sonho.Henri Bergson - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):93-109.
    O Instituto Psicológico me convidou para tratar de um assunto tão complexo, o qual suscita tantos problemas, alguns psicológicos, outros fisiológicos e mesmo metafísicos, assunto que requereria tão longos desenvolvimentos – e temos tão pouco tempo – que peço a permissão para suprimir todo preâmbulo, afastar o acessório e me colocar logo no coração da questão.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    Carolina e Clarice: aproximações entre fenomenologia heideggeriana, feminino e literatura.Danielle de Gois Santos Caldeira - 2021 - Odeere 6 (1):233-256.
    A literatura mundial reconhece Carolina de Jesus e Clarice Lispector como escritoras reflexivas e críticas à sociedade brasileira do século XX e ao feminino. Este artigo expõe uma leitura hermenêutica inspirada em Martin Heidegger, a respeito de Quarto de Despejo e Perto do Coração Selvagem, clássico literários, entendendo-os como horizontes de encontro para compreender o feminino desde a circularidade de sentido envolvendo entes humanos e existenciais heideggerianos. A apropriação da linguagem das escritoras estreou modos de libertação do feminino, desvelamentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  12
    Dialética, paradoxo E o enigma do homem em Pascal.Antonio Mauro Muanis de Castro - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):979-983.
    Este artigo aborda a questão da dialética nos paradoxos enunciados por Blaise Pascal. Após fazer alusão ao início da dialética na Grécia antiga, o trabalho se desenvolve com a tematização das categorias utilizadas por Pascal, tais como: coração-razão, infinito-finito, grandeza- miséria, que apontam, em última instância, para o caráter insolúvel do enigma sobre o mundo, a vida e o ser humano.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  16
    Foucault e a arqueologia do impensado: paragens fenomenológicas.Claudinei Aparecido De Freitas da Silva - 2016 - Revista de Filosofia Aurora 28 (45):859.
    Foucault inscreve a fenomenologia num movimento de desconstrução da racionalidade. Esse registro será arqueologicamente operado em As Palavras e as Coisas como signo de uma subversão radical vinda a lume pela “modernidade” em franca oposição à “idade clássica” da cultura no Ocidente, tendo como pano de fundo algo que se revela aquém do cogito: o “impensado”. O que emerge, aqui, é a dimensão mais profunda da razão e da epistémê, ou seja, a camada subterrânea pela qual o acontecimento e a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  31
    Fé E razão: Intellectus fidei E ratio fidei.Renato Tarcísio de Moraes Rocha - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 40.
    Objetiva-se com este artigo uma breve investigação sobre a relação existente entre Fé e Razão, especificamente no que toca à compreensão do intellectus fidei e da ratio fidei enquanto desdobramento temático. De acordo com a Carta Encíclica Fides et Ratio, a Fé e a Razão se assemelham a duas asas com as quais o espírito humano se eleva à contemplação da verdade. O desejo de conhecimento da verdade e, por conseguinte, de Deus e de si próprio é apontado como uma (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  19
    Vita spirituale e riflessione filosofico-teologica: Bonaventura e il paradigma francescano e antoniano della riedificazione mediante le virtù.Andrea Di Maio - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):73-103.
    Ponto de partida do artigo é a consideração de que o problema da relação entre Filosofia e Espiritualidade, ainda que problemático, é filosoficamente pensável e pode ser historicamente reconstruído. Com efeito, o artigo mostra de que modo o problema foi objecto de uma sistematização paradoxal, ainda que coerente e exemplar, por parte de S. Boaventura, cuja reflexão, tematizando a espiritualidade minorítica, radica em S. Francisco de Assis, ainda que também através da mediação de Santo António de Lisboa. Segundo S. Boaventura, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  36
    Considerations on hope in Rousseau’s thought.Telmir de Souza Soares - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):163-172.
    RESUMO:A Carta a Voltaire representa, entre outras coisas, a resposta de Rousseau às críticas feitas pelo filósofo francês ao Segundo discurso. Se o Discurso, segundo Voltaire, deveria ser considerado como uma peça contra o gênero humano, o Poema sobre o terremoto de Lisboa poderia ser lido, segundo Rousseau, como um libelo contra a providência. Nesse sentido, a Carta oportuniza ao pensador genebrino afirmar sua crença na providência e no otimismo, elementos fundamentais que são a base da esperança. A esperança, em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  17
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    Os nomes da história em perspectiva: Nietzsche, Emerson, Roux.Arnaud Sorosina - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (3):17-44.
    Resumo: em 1881-1882, o pensamento de Nietzsche o levou a elaborar seu conceito de vontade de potência e a ideia do perspectivismo, mesmo que o termo ainda não apareça sob sua pena. No presente artigo nós pretendemos mostrar que a ideia de pôr em perspectiva diversas idiossincrasias intelectuais está no coração mesmo da compreensão nietzschiana do perspectivismo, precisamente uma vez que ele reflete sobre a natureza da história no confronto com Emerson e sobre a natureza da evolução ao que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  8
    Nós Não Temos Um Corpo, Nós Somos Uma Sutil Configuração.Adelma Pimentel - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Ensaio sobre a compreensão do corpo baseada em autores que dialogam com a fenomenologia e a gestalt-terapia. Crítica ao distanciamento entre vida cotidiana, senso comum e ciência baseada no modelo natural. Na concepção fenomenologica o conceito de “mundo da vida” permite diferenciar um corpo vivo, um Leib, de um corpo não vivo Körper. E o corporar é um dos modos de ser do Dasein. Em Gestal-terapia o conceito de todo aplicado a percepção e a vivência do corpo contribui para a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Ler com o corpo, escrever na pele: um caso de blast over com literatura, ilustração, edição e tattoo dentro.Cláudia Sousa Pereira - 2024 - Bakhtiniana 19 (3):e61283.
    ABSTRACT Inspired by the concept used in the “tattoo scene” of blast over, which designates the use of spaces between tattoos to add others, without hiding or disguising the previous ones, we propose an exercise of analysis of an artist’s book, Coração com Estrela-do-mar Dentro [Heart with Starfish Inside] by Filipe Homem Fonseca (2019). The concept emerged from one of the pages of the book to become a target of questions of literary reading, from a pragmatic perspective as well. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  8
    Agamben e o Castelo Kafkiano/Agamben and the Kafkian Castle.Daniel Arruda Nascimento - 2013 - Pensando - Revista de Filosofia 3 (6):1.
    As linhas que se seguem são dedicadas à análise de um dos romances mais conhecidos de Franz Kafka: O castelo. Nosso fio condutor será o esforço de interpretação que Giorgio Agamben tributa ao romance em seu Nudità, publicado em 2009. Serão três os momentos do texto: antes de escutarmos o filósofo italiano, um capítulo introduz a discussão pelo viés da questão dos símbolos e dos gestos. O segundo explora então a tese de Agamben confrontando-a com outras leituras. O terceiro enfrenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    O Artifício Estético da Narrativa Política: Uma Interpretação da Representatividade Democrática À Luz Do Pensamento Maquiaveliano.Nilo Henrique Neves dos Reis - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    A discussão em torno da fundamentação da democracia apresenta divergências tanto na questão substancial quanto na forma. Malgrado as diferenças conceituais, na atualidade parece ser uma tese comum a de que, para governar, é indispensável a aquiescência do povo. Desde cedo, percebe-se que as fissuras sociopolíticas não poderiam ser contidas exclusivamente com a força. De mais a mais, tudo sugere que esta esteja do lado dos governados, restando ser imprescindível aos governantes conquistar o coração e o pensamento do povo, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Segredos & enigmas revelados.Frederico Rochaferreira - 2016 - Rio de Janeiro: Multifoco.
    Apesar de ter florescido no século XII, a tradição do Graal, remonta ao século VI, com a história da “Destruição e Conquista da Bretanha”, escrita pelo clérigo Gildas, que não parece querer retratar mais do que fatos da época envolvendo líderes locais com status de Rei, lutas pelo poder, batalhas e assassinatos em família, todavia, se alguma tradição subterrânea (prática comum entre os judeus) havia, envolvendo esses personagens, sobre isso, Gildas, nada falou. -/- A memória desses homens guerreiros volta à (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Individualidade Matemática em Charles Sanders Peirce.Susanna Marietti - 2005 - Cognitio 6 (2):201-207.
    Peirce considera a matemática uma ciência informativa realmente capaz de aumentar nosso conhecimento. Isso significa que a matemática não é limitada à análise conceitual, mas possui um objeto real de investigação. O coração da visão peirciana da matemática é que o raciocínio matemático não é desenvolvido somente por meio de conceitos gerais, mas lida com um inevitável elemento de individualidade. A conclusão de uma inferência indutiva pode conter informação que não está absolutamente presente nas suas premissas, podendo vir a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    La memoria como interpretación de sí en la obra autobiográfica de Nélida Piñon.Yuly Paola Martínez Sánchez - 2021 - Humanitas Hodie 3 (1):H31a5.
    Este artículo propone un acercamiento a la obra autobiográfica de la escritora brasilera Nélida Piñon, específicamente a los trabajos Coração andarilho y Livro das horas, desde la noción de identidad narrativa de Paul Ricoeur. El objetivo es demostrar el modo en que la autora emplea el recurso de la memoria para narrar el proceso de interpretación de sí que implica la escritura autobiográfica. El uso de la memoria le permite asignar una condición de tránsito al yo autobiográfico en la (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Medellín: à luz do Vaticano II, qual é a missão da Igreja dentro do continente latino-americano?André Luiz Massaro - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):160-166.
    Esta pesquisa tem como objetivo, apresentar a resposta que Medellín deu ao continente americano sob a luz do Vaticano II, em relação aos graves problemas que caracterizam a vida de seu povo. Por um lado, a miséria, opressão, dependência econômica, política e cultural, e, de outro, um desejo e clamor de misericórdia e libertação, de um povo impaciente por mudanças e transformações. O homem e a mulher são sujeitos da transformação do continente, como a Igreja pode ajudá-los; qual é a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  13
    A solidão em tempos sombrios.Cleriston Petry & Filipi Vieira Amorim - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):977-1004.
    Trata-se de um estudo que apresenta uma interpretação sobre o livro de Carson McCullers, intitulado O coração é um caçador solitário, com base no argumento de que a referida obra traz consigo elementos literários e filosóficos. Com isto em mente, objetivou-se compreender a solidão para além de um dilema que a encerra em si mesma, mas, sobretudo, compreendê-la inserida no contexto dos tempos sombrios, fenômeno epocal em que se manifesta o ódio e a intolerância (a exemplo de manifestações machistas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 64