O Artifício Estético da Narrativa Política: Uma Interpretação da Representatividade Democrática À Luz Do Pensamento Maquiaveliano

Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30) (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A discussão em torno da fundamentação da democracia apresenta divergências tanto na questão substancial quanto na forma. Malgrado as diferenças conceituais, na atualidade parece ser uma tese comum a de que, para governar, é indispensável a aquiescência do povo. Desde cedo, percebe-se que as fissuras sociopolíticas não poderiam ser contidas exclusivamente com a força. De mais a mais, tudo sugere que esta esteja do lado dos governados, restando ser imprescindível aos governantes conquistar o coração e o pensamento do povo, a fim de incutir certas crenças que lhes permitissem conservar o domínio do poder exclusivo para si. Desse modo, quando se coloca em evidência a política, percebe-se que ela é protagonizada, de um lado, pelos políticos e, de outro, pelos espectadores, o que a torna parecida com o teatro e permite ao político recorrer à ilusão e à fraude para perseguir seus objetivos particulares, enquanto finge servir ao bem-estar coletivo. Como o teatro, a política esconde as reais motivações que ocorrem nos bastidores do poder. A peça A Mandrágora, de Maquiavel, mostra como a fraude é utilizada para conquistar um fim e, ao mesmo tempo, não ferir os valores dominantes. A pretexto de causar o cômico, o florentino mostra o trágico da política, o que, em si, talvez seja uma lição ao povo para entender como os governantes perseguem seus propósitos. Nesse sentido, este escrito pretende mostrar que A Mandrágora é uma obra que, ao seu modo, introduz o pensamento político de Maquiavel, evidenciando, no caso, que a política usa a fraude como ferramenta.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,075

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Opacidade literária como conhecimento literário.Washington Morales Maciel - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40357.
MacIntyre para Teólogos/MacIntyre to Theologians.Elton Vitoriano Ribeiro - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (11):85-100.
Feeling the Gaze: Narrative Empathy in A Time to Kill.Tanya Rodriguez - 2013 - Revista Portuguesa de Filosofia 69 (3-4):701-716.

Analytics

Added to PP
2023-01-09

Downloads
4 (#1,625,946)

6 months
2 (#1,202,487)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references