Results for 'Si mesmo'

1000+ found
Order:
  1.  27
    Ser si-mesmo: uma abordagem fenomenológica à autenticidade e inautenticidade.Philippe Cabestan - 2010 - Natureza Humana 12 (2):1-15.
    Nous prendrons pour point de départ la célèbre distinction de Winnicott entre un vrai soi et un faux soi ou, en d'autres termes, empruntés à la phénoménologie, entre un soi authentique et un soi inauthentique . Mais le soi est une notion qui ne va pas sans soulever bien des difficultés, y compris aux yeux des spécialistes de l'œuvre de Winnicott, ne serait-ce que dans son rapport au moi. Il nous semble cependant possible d'élucider certaines d'entre elles grâce à l'élaboration (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  19
    Filosofar enquanto cuidado de si mesmo: um exercício espiritual ético-político.Luiz Rohden & Leonardo Marques Kussler - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):93-112.
    Resumo: O texto que tecemos e aqui apresentamos constitui, em síntese, uma resposta à provocante pergunta de Platão o que é cuidar de si? As respostas que oferecemos consistem em traços da nossa proposta de compreensão de filosofia que se efetiva enquanto um exercício espiritual, que, por sua vez, sustenta a hipótese do filosofar enquanto um modo de viver. Para tanto, da filosofia grega, explicitaremos o exercício do cultivo de si corporificado em Sócrates e, por parte da filosofia oriental, analisaremos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  12
    A propriedade de si mesmo e propriedade em Robert Nozick.Keberson Bresolin - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    O presente artigo trabalha com algumas das principais teses desenvolvidas por Robert Nozick na obra Anarchy, State and Utopia. Inicia-se com a construção da tese basilar dos direitos individuais invioláveis fundamentados sobre a segunda formulação do imperativo categórico kantiano. Em seguida, visa-se demonstrar a tese da Self-Ownership e sua extensão para a legitimação da propriedade. Além de formular críticas as teses nozickeanas durante a exposição delas, far-se-á, como terceiro tópico, algumas críticas sobre a tese da Self-Ownership e a ideia da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot.Miguel da Silva Rossetto - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019033.
    O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem frente à condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da Filosofia Antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” enquanto um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Pensar por si mesmo: as considerações de Schopenhauer sobre estilo e escrita no contexto da dedução transcendental das categorias.Lucas Ribeiro Vollet - 2012 - Revista Opinião Filosófica 3 (2).
    O objetivo deste artigo será discutir as semelhanças e analogias entre os escritos de Schopenhauer compilados sob o nome de A arte de escrever, e a consagrada dedução transcendental das categorias na Crítica da Razão Pura de Kant.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  33
    O autor de si mesmo: Machado de Assis leitor de Schopenhauer.Rosa Maria Dias - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):382-392.
  7.  26
    O autor de si mesmo: Machado de Assis leitor de Schopenhauer.Rosa Maria Dias - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):382-392.
  8.  10
    Tímese Parabólica Intersubjetiva: A Corporeidade No Reconhecimento e Promoção da Perfeição Teleológica Do Si Mesmo e Do Outro.Leandro Bertoncello - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):79-98.
    Segundo o conceito de tímese parabólica formulado pelo filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos, quando um ser humano responde com uma intensidade maior que a dos estímulos recebidos, ele compara sua situação atual com aquela que é capaz de alcançar. A comparação com uma perfeição virtual mostra ao homem algo melhor a ser feito e o estimula a buscar a melhoria de algo ou situação, ou mesmo de si mesmo e de outra pessoa. Quanto ao próprio ser humano, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    “Nós, deuses no exílio!”: Heine, Nietzsche e os “erros” do homem sobre si mesmo.Sebastian Kaufmann - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (1):83-103.
    Resumo A partir da concepção de que filosofia, para Nietzsche, é a arte da transfiguração, o texto analisa como Nietzsche incorpora e transfigura Os deuses no exílio, de Heinrich Heine. Nietzsche teria invertido a perspectiva do problema posto por Heine, bem como o seu procedimento expositivo: se o poeta traz o que seria uma humanização e aburguesamento dos antigos deuses como ato de degradação cósmica pelo qual a ascensão do cristianismo seria culpada, Nietzsche analisa a equivocada autodivinização do homem por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Da mnemotécnica à antropotécnica: uma exposição filosófico-antropológica do trabalho do homem sobre si mesmo, de Nietzsche a Sloterdijk.Mizael José de Oliveira Filho Martins - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):65-83.
    Este artigo promove uma leitura sobre noções de alguns pensadores da Contemporaneidade que levam em consideração as “práticas do homem sobre si mesmo”, tendo por limites as teses de mnemotécnica de Nietzsche e de antropotécnica de Sloterdijk, as quais apresentam o intuito de mostrar como ocorreu a “adaptação” humana a estatutos sociabilizantes ao longo de milênios, mas percebida de maneira intensiva somente a partir do século XIX. Processos de contenção, cuidado do homem para com o homem e domesticação são (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  26
    A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo.Jose Aparecido de Oliveira Lima & Junot Cornélio Matos - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):9-22.
    O falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  4
    Cada qual é o mais distante de si mesmo.Nicolas Quérini - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):67-92.
    In this essay, we would like to question the recovery and inversion of Terence's formula "I am the closest to myself", in Nietzsche's terms: "Jeder ist sich selbst der Fernst (Each one is to himself the farthest)", found in the first paragraph of the Preface to the Genealogy of Morals. Taking into account the context in which it appears, we propose below a commentary of this paragraph alongside an interpretation of this formula. We would like to question the way Nietzsche (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Constituição do outro e do si mesmo. A partir da Einfünhlungem Edith Stein.Etelvina Pires Lopes Nunes - 2019 - Ideas Y Valores 68 (171):105-121.
    A empatia, em Edith Stein, é uma vivência que permite o conhecimento do outro, mastambém do “sujeito empatizante”. Pela teoria “do vivenciar completo”, alcança-se nãoapenas um conhecimento da vivência do outro, mas também dos valores subjacentesà sua ação. Através desta teoria, pretende-se responder à proposta levinasiana deuma responsabilidade total, por um lado, e, por outro, de P. Ricoeur, que apresenta anecessidade de uma relação que pense ao mesmo tempo a reflexividade do si mesmo.A empatia permite um modo de (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    O Homem do Homem e o Eu de Si-Mesmo.Márcio Suzuki - 1999 - Discurso 30:25-62.
    Este ensaio procura reconstruir o modo como Kant lê dois filósofos que desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento crítico, David Hume e Jean-Jacques Rousseau. O foco principal da reconstrução que aqui se faz não é o conteúdo doutrinal dessas filosofias, mas o processo reflexivo de leitura, por meio do qual Kant acaba chegando à descoberta da dialética própria ao método crítico.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15. Kierkegaard E a transformação do sujeito em si mesmo: Entre a vertigem da liberdade E o paradoxo absoluto da fé.Luiz Carlos Mariano da Rosa - 2018 - REVELETEO – Revista Eletrônica Espaço Teológico 12 (21):68-86.
    Atribuindo à ironia a possibilidade de exercício e desenvolvimento da liberdade subjetiva, Kierkegaard sublinha a negatividade absoluta como característica do referido processo em Sócrates, convergindo para assinalar o absoluto e irredutível valor do indivíduo em um movimento que implica o início absoluto da vida pessoal entre criar-se e deixar-se criar. Dessa forma, contrapondo-se à dissolução da existência humana nas fronteiras da pura conceituação intelectual, Kierkegaard assinala a tensão inaplacável entre existência e transcendência em um movimento que implica a interioridade e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. A tirania na "República": o outro em si mesmo.Rachel Gazolla - 2008 - Revista de Filosofía de la Universidad de Costa Rica 46 (117):87-93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    A arte de conhecer a si mesmo de Arthur Schopenhauer.Bernardo Alves - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (1):106-107.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  7
    O Encontro como categoria teológica a partir da obra “Em Si Mesmo como Um Outro" em Paul Ricoeur.Maria Alves Viana - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):222-231.
    The Meeting, as a theological category from Paul Ricoeur’s book causes a reflection on the Being. The identity that is built on otherness in relation to the other which meets another deeper himself and the understanding of himself requires acceptance of himself as hopelessly another. The meeting is a key experience that enables the growth of the being through the other, it is dialogue experience, donation and constitutive reception of the history of being, which refers to the search for the (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    O Relativismo Acerca da Verdade Refuta-se a Si Mesmo?Rodrigues José Gusmão - 2013 - Revista Portuguesa de Filosofia 69 (3-4):777-806.
    Resumo Nas secções que se seguem, primeiro explorarei várias questões conceptuais e de enquadramento teórico, como o que se entende por relativismo e como o relativismo acerca da verdade se distingue de outros tipos de relativismo, uma elucidação da ideia de verdade relativa e, finalmente, em que sentidos se pode dizer que uma dada tese é auto-refutante e como se classificam os vários argumentos designados para provar que o relativismo se refuta a si mesmo nesses tipos de auto-refutação. Nas (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Pode o homem ainda encontrar a si mesmo? /Can man still encounter himself?Alexandre de Oliveira Ferreira - 2013 - Natureza Humana 15 (1).
    O artigo busca discutir as concepções de ciência nos pensamentos tardios de Heidegger e Heisenberg. Ambos, o físico e o filósofo, sugerem que o mundo técnico-científico nos impõe a tarefa de repensar o posicionamento humano em meio às coisas, sustentando que tal tarefa não poderia ser executada apenas pelo ser humano, devendo antes ser guiada por uma instância mais original da verdade. Entretanto, enquanto Heisenberg acredita que a ciência pode alcançar aquilo que ele denomina de “ordem interna do mundo”, Heidegger, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Do Conhece-Te a Ti Mesmo Ao Habita-Te Em Ti Mesmo. A Perspectiva Ontológica Do Conhecimento de Si Enquanto Ser Para a Existência. O Testemunho de Sêneca.Ronaldo Amaral - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):299.
    O conhecimento de si há que se referir, necessariamente, a um si para o conhecimento. Não obstante, em âmbito metafísico e ontológico, o si a ser conhecido deveria ser o mesmo que buscaria conhecer-se. Isto quer dizer que o ser que se deveria conhecer seria anterior ao seu próprio ser enquanto já constituído por este seu conhecimento, ou ainda, seria tal pelo encontro entre o próprio ser em si, bondoso e virtuoso ele mesmo, com aquele que ainda é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  40
    O mesmo, os outros e o "eles" algumas notas sobre os §§ 25-27 de Sein und Zeit.Vasco Baptista Marques - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (2):129-141.
    As palavras que se seguem constituem uma tentativa de explorar os diversos sentidos que revestem a figura do «com» [mit], tal como surge configurada ao longo dos §§ 25–27 de Sein und Zeit 2 . Escutaremos atentamente aquilo que Heidegger tem a dizer a respeito da necessária determinação do ser-no-mundo [in-der-Welt-sein] como ser-com [Mitsein] e veremos, depois, em que medida a sua analítica existencial faz (ou não) depender a constituição do ser-si-mesmo [Selbstsein] da figura do outro. Por último, e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  11
    A insustentável leveza do si: a ipseidade entre a existência e a narrativa.Vítor Hugo Dos Reis Costa - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):94-113.
    O presente artigo tem como objetivo apresentar a pertinência do recurso da narração tanto na representação quanto da própria constituição da ipseidade. Para realizar esse intento, optou-se por uma estratégia comparativa entre uma posição antinarrativista e uma narrativista no que concerne aos poderes da narração em apreender e compor o domínio das identificações. Em um primeiro momento será realizada uma reconstrução das posições de Jean-Paul Sartre acerca da narração tendo por base a ontologia fenomenológica de O ser e o nada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    Lê-te a ti mesmo: Imaginação, razão e autoconhecimento em Hobbes.Thomaz Spolaor - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    No Leviathan, Hobbes se vale da injunção Délfica nosce teipsum (conhece-te a ti mesmo) como marca do início de uma investigação das paixões humanas. Nesta passagem, contudo, o estatuto do autoconhecimento proposto pelo autor soa obscuro. Ele pode tratar-se de um conhecimento racional capaz de explicar causalmente as paixões humanas; por outro lado, ele pode tratar-se de um conhecimento empírico, referente à deliberação dos meios apropriados para os fins particulares da ação. Defenderei que o autoconhecimento se refere a ambos: (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Aprender a cuidar de si: Sêneca E o ócio criativo.Luizir de Oliveira - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (3):12-23.
    O modo como os homens conduzem suas vidas em meio às atribulações cotidianas, deixando-se levar por um sem-número de atividades que, em vez de lhes trazerem satisfação, acabam por torná-los ainda mais afastados de si mesmos segue sendo uma preocupação no mundo “pós-moderno”. Contrariamente ao fast living, reforça-se uma atitude slow down, não como um mero afastamento sistemático dos afazeres cotidianos, mas como um modo de vida que procure ressaltar a importância de se dedicar ao otium: uma vida quantitativamente menos (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  34
    Cuidado de si e escolha ética em Marco Aurélio.Rachel Gazolla - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):124-137.
    Este estudo visa expor suas noções básicas do pensamento do estóico Marco Aurélio que nos falam ainda de perto na modernidade: o pertencimento a si mesmo e o cuidado de si. Elas estão intimamente relacionadas com a physis e a Ética estóicas. Pretende-se mostrar o aparente paradoxo da afirmação estóica sobre nossas ações éticas fundarem-se na determinação cósmica, ao mesmo tempo em que há uma abertura possível para deliberar particularmente a partir desta determinação universal.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  50
    O cogito como representação e como presença: duas perspectivas da relação de si a si em Descartes.Telma De Souza Birchal - 2000 - Discurso 31:441-462.
    O artigo enfoca duas maneiras possíveis, não necessariamente excludentes, de se compreender o “'penso, logo existo" cartesiano: a primeira, enquanto representação de si, decorre de uma compreensão do eu como sujeito , quer dizer, de um sujeito diante de um objeto e se remete a uma consciência refletida de si; a segunda, como presença a si mesmo, é relativa a uma compreensão do ego como ser ou existência, dados numa experiência originária se remete a uma consciência imediata de si. (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    O ser em si e a poesia: Sartre leitor de Francis Ponge.Cristiano Perius - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):397-407.
    Tomando por fio condutor o ensaio de Jean-Paul Sartre sobre Francis Ponge, “O homem e as coisas”, publicado em Situações I, este artigo visa problematizar o lugar da poesia como “voz das coisas”, isto é, a tentativa de neutralização do para si em benefício do ser em si. Fundado na metáfora da “petrificação” poética, o efeito das imagens visa a renovação da linguagem a partir do contato originário entre as palavras e as coisas. Entre as iniciativas poéticas que merecem maior (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  1
    Ren shi jian.Si Yang - 1986 - Xianggang: Tu po chu ban she.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    A criação de si entre a parrêsía E a hipocrisia: Etopoiêtica do cuidado de si.Gustavo Bezerra do Nascimento Costa - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (137):351-371.
    RESUMO Esboça-se neste artigo uma possível via de interpretação ao problema ético-estético, ou ainda ético-poiêtico da criação de si, a partir de uma reavaliação da noção de hipocrisia, enquanto arte do engano e arte do ator, reaproximando-a da hypókrisis [ὑπόκρισις] grega. Para tanto, procura-se estabelecer um diálogo, ou mesmo um contraponto, com aqueles pensadores que, nas preleções de Foucault, conformaram na antiguidade clássica e helenística os elementos para se pensar, por meio do discurso parrêsiástico e da prática da áskêsis, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  21
    Foucault E Gadamer: Entre a hermenêutica E a ética do cuidado de si.Rodrigo Diaz de Vivar Y. Soler - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):1-11.
    Nosso ensaio procura explorar as relações entre o cuidado de si e a experiência de uma ética originária no contexto da hermenêutica. Num primeiro momento apresentamos os desdobramentos do cuidado de si e os exercícios espirituais da filosofia antiga a partir das contribuições dos pensamentos de Foucault e Hadot. Esses dois intelectuais elaboram uma contextualização desse princípio como uma relação entre o cuidado de si e os exercícios espirituais compreendidos como um trabalho do sujeito sobre si mesmo no que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Do esquecimento de si ao chamado da consciência em Heidegger.José Reinaldo Felipe Martins Filho - 2022 - Franciscanum 64 (178).
    Este artigo se dedica ao conceito de consciência, ou melhor, de chamado da consciência, tal como delineado por Heidegger na segunda seção de Ser e Tempo. Ao mesmo tempo em que se mostra como um conceito intransponível para a compreensão da condição de autenticidade do ente Dasein, a discussão sobre a consciência também estabelece a relação de Heidegger com a tradição fenomenológica de maneira mais abrangente, como ruptura de um fluxo interpretativo e sedimentação de uma nova acepção. A noção (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  91
    Considerações sobre a constituição do sujeito do cuidado de si no pensamento de Michel Foucault.João Paulo Ayub da Fonseca - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto pretende discutir a maneira como Foucault trabalha o problema da constituição do sujeito do cuidado de si – tema que tomou conta de seus últimos livros, cursos, entrevistas e conferências. A problematização deste sujeito e das “técnicas de si” que o constitui surgem na obra do autor a partir do momento em que Foucault reorienta as suas pesquisas sobre as relações de poder ao final dos anos 70, dando início às investigações sobre as formas de governar (governo dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  91
    Nietzsche, O eterno retorno E a ética do cuidado de si.Lucas Villa - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):41-49.
    Este artigo busca analisar as interpretações mais correntes do conceito nietzschiano do eterno retorno, bem como apresentar uma nova leitura do mesmo enquanto consumação da perspectiva niilista e proposta de um modelo ético baseado no princípio grego do cuidado de si.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  30
    Considerações sobre a constituição do sujeito do cuidado de si no pensamento de Michel Foucault.João Paulo Ayub da Fonseca - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (1).
    O texto pretende discutir a maneira como Foucault trabalha o problema da constituição do sujeito do cuidado de si – tema que tomou conta de seus últimos livros, cursos, entrevistas e conferências. A problematização deste sujeito e das “técnicas de si” que o constitui surgem na obra do autor a partir do momento em que Foucault reorienta as suas pesquisas sobre as relações de poder ao final dos anos 70, dando início às investigações sobre as formas de governar. Procura-se mostrar (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo enquanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  18
    Perspectivas de formação: diálogo entre crescimento e o cultivo de si.Thaís Ferreira Ali, Lúcia Schneider Hardt & Rosana Silva de Moura - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):143.
    O artigo apresenta o pensamento de Dewey sustentando a tese de que formação é crescimento em função de uma efetiva relação com a vida: o humano é exigido pela vida a desenvolver-se, a crescer em direções muito diversas para então ocupar um espaço na sociedade. No intuito de gerar uma reflexão sobre o dilema da formação humana, o texto introduz outro autor, como coadjuvante, pondo em diálogo duas perspectivas implicadas pelo mesmo tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  5
    A Ética Do Cuidado de Si Em Michel Foucault e Os Projetos-de-Vida: A Leitura de Clássicos Gregos Na Fundamentação de Projetos-de-Comunidade.Gabriel Chaves Amorim - 2021 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 14 (28):1-18.
    Este ensaio teórico tem por objetivo analisar criticamente os confrontos entre uma filosofia do uso ou da apropriação, das coisas e da vida, através da leitura da História da sexualidade II: O uso dos prazeres de Michel Foucault. Surgem possibilidades ético-políticas da potência do uso para constituir projetos-de-vida a partir da teorização do uso, que abarca a reflexão acerca do momento oportuno de uso, do comedimento ao uso e da sua relação com a liberdade e a verdade. Por necessidade, momento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Concepts and Theorems Implied by the Concept of Being in On the Stanislaw Ignacy Witkiewicz Centenary.Si Witkiewicz - 1985 - Dialectics and Humanism 12 (2).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Freedom and Self-Government: Ham Seok-heon’s Readings of Zhuangzi.Si-Cheon Kim - 2023 - THE JOURNAL OF ASIAN PHILOSOPHY IN KOREA 60:119-148.
    What does it mean to read Ham Seok-heon in the 21st century? Furthermore, what does it mean to read the ‘East-Asian Classics’ through him? In this article, I would like to raise a few issues that existing discussions on the relationship between Ham Seok-heon and the East-Asian Classics have not paid attention to, in order to point out the points that we should give more weight to in the hermeneutics of Ham Seok-heon’s ‘Chewing on Old Classics’. First, Ham’s should be (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    ʻIlm al-kalām al-jadīd: ishkālīyāt al-mawḍūʻ wa al-manhaj.Balqāsim Wanīsī - 2021 - Tūnis: GLD.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A ontologia do agir de Paul Ricoeur: alteridade e pluralidade.Sabrina Ruggeri - 2013 - Revista Inquietude 4 (2):72-87.
    Este trabalho pretende acompanhar o trajeto ricoeuriano em O si- mesmo como um outro em busca de uma interpretação ontológica dos resultados alcançados com a hermenêutica do si-mesmo. A ontologia de Paul Ricoeur possui como centro o agir humano, ainda que pretenda preservar a polissemia do ser, isto é, manter-se plural em meio aos muitos modos de dizer o si. Acompanhamos, deste modo, a proposta ontológica de Paul Ricoeur dotada de um caráter fragmentário que passa por filosofias como (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  1
    Majmūʻah-i maqālāt-i barguzīdah-i nukhustīn Hamāyish-i Bayn al-Milalī-i Maktab-i Falsafī-i Iṣfahān.ʻAlī Karbāsī (ed.) - 2013 - Tihrān: Muʼassasah-i Pizhūhishī-i Ḥikmat va Falsafah-i Īrān.
  44.  10
    Usûl-i cedîde zübdesi: (inceleme - metin).ʻAbd Allāh ibn ʻAbd al-Raḥmān Kilīsī - 2016 - Fatih, İstanbul: Türkiye Yazma Eserler Kurumu Başkanlığı. Edited by İbrahim Çapak, Mesud Öğmen & Abdullah Demir.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  6
    Between Usefulness and Uselessness: The Paradox of Uselessness and its Philosophical Implications in the Zhuangzi.Si-Cheon Kim - 2019 - Journal of the Society of Philosophical Studies 60:1-22.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Inch'ŏn ŭi itch'yŏjin Sirhakcha Sonam Yun Tong-gyu.Si-ŏp Kim (ed.) - 2022 - Kyŏnggi-do P'aju-si: Kyŏngin Munhwasa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  4
    Sunam An Chŏng-bok.Si-ŏp Kim - 2015 - Sŏul-si: Parhaengch'ŏ Simsan Ch'ulp'ansa.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  4
    The Friends on the Way - the Friendship and its Meaning in the Philosophy of Chuang-tzu -.Si Cheon Kim - 2019 - EPOCH AND PHILOSOPHY 30 (2):43-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Zindagī va kār va andīshah va rūzgār-i Pūr Sīnā.Saʻīd Nafīsī - 1954 - Tihrān: Kitābkhānah-i Dānish.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  29
    Characterizing alternative food networks in China.Zhenzhong Si, Theresa Schumilas & Steffanie Scott - 2015 - Agriculture and Human Values 32 (2):299-313.
    Amid the many food safety scandals that have erupted in recent years, Chinese food activists and consumers are turning to the creation of alternative food networks to ensure better control over their food. These Chinese AFNs have not been documented in the growing literature on food studies. Based on in-depth interviews and case studies, this paper documents and develops a typology of AFNs in China, including community supported agriculture, farmers’ markets, buying clubs, and recreational garden plot rentals. We unpacked the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
1 — 50 / 1000