Results for 'Filosofia da Matemática'

1000+ found
Order:
  1.  13
    Educação matemática crítica e projetos de trabalho.Breno Cézar da Costa, Bruno Damien, Jefferson Oliveira & Maria Luiza Ferreira - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:720-730.
    Este trabalho constitui um recorte de um projeto de Iniciação Científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, Campus Santos Dumont (IF Sudeste MG-Santos Dumont), realizado por alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática. Por meio do levantamento bibliográfico, buscou-se responder à pergunta: quais os caminhos percorridos pelas pesquisas em educação matemática crítica no Brasil nos últimos 22 anos? Para tal, consideramos exclusivamente artigos, publicados em periódicos da área de Educação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    A abstração matemática de Tomás de Aquino.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo é voltado à recepção da questão matemática na filosofia aristotélica de Tomás de Aquino. O _Comentário ao tratado da Trindade de Boécio_ é o texto de Tomás que permite uma maior reflexão deste tema. Particularmente, a geometria era o paradigma de prática matemática. Ora, tanto na demonstração quanto na definição matemática, o conceito de forma é central, daí a denominação abstração da forma. A tese principal do artigo é que a abstração matemática (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  14
    Percursos Formativos a Caminho da Descolonização Didática: quais Enfrentamentos No Ensino Das Ciências Na Educação Básica?Rosiléia Santana Da Silva & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):134-150.
    Neste artigo buscamos apresentar um relato de experiência vivenciada numa formação continuada, em 2019, entre docentes de história, biologia, química, física e matemática da Rede de Ensino do Estado da Bahia. A formação é parte da tese de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, que tem como sentido potencializar a descolonização de saberes científicos e do fazer didático no ensino das ciências da educação básica. Mesmo diante (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  10
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Os Moxihatëtë Thëpë e a Educação Matemática?Michela Tuchapesk da Silva, Carolina Tamayo & Elizabeth Gomes Souza - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:421-442.
    A floresta amazônica é um espaço disputado por diferentes atores, que possuem distintas formas de entendimento e relações com a floresta. Essas diferenças se tensionam, pois se de um lado, a terra e seus seres naturais são entendidos como ‘recursos’ que podem ser explorados a partir de uma lógica privada, por outro lado, para o povo Moxihatëtë thëpë da amazônia - povo Yanomami-, os seres humanos são coabitantes da terra-floresta, entendida como um ser vivo composto de incontáveis seres vivos. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Por uma educação matemática para além da reprodução.Luciano Feliciano de Lima & Maria Francisca da Cunha - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:432-442.
    Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  20
    Alberto Magno e a recepção árabo-latina de Euclides.Marco Aurélio Oliveira Da Silva - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O século XIII de Alberto Magno é um período no qual começa a circular mais intensamente a recepção das traduções completas dos Elementos de Euclides, que foram feitas por Adelardo de Bath, Roberto de Chester e João de Tinemue, além da tradução de Gerard de Cremona ao comentário feito pelo matemático árabe Al-Nayrizi ao geômetra alexandrino. O objetivo deste artigo é apresentar como Alberto incorpora as traduções arabo-latinas de Euclides com a visão latina da prática geométrica.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    As Filosofias da Matemática de Wittgenstein: Intensionalismo Sistêmico e a Aplicação de um Novo Método (Sobre o Desenvolvimento da Filosofia da Matemática de Wittgenstein).Mauro Engelmann - 2009 - Doispontos 6 (2).
    This essay intends to identify intentionalism (infinity given by rules, not by extensions) and the idea of multiple complete mathematical systems (several “mathematics”) as the central characteristics of Wittgenstein’s philosophy of mathematics. We intend to roughly show how these ideas come up, interact to each other, how they develop and, in the end, how they are abandoned in the late period. According to the Tractatus Logico-Philosophicus, infinities can only be given by rules and there is a single numerical system (the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Filosofias da matemática, de Jairo José da Silva.Marcos Silva - 2009 - Princípios 16 (26):285-297.
    Resenha do livro de: SILVA, Jairo José da. Filosofias da matemática . Sáo Paulo: Editora UNESP, 2007.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    A harmonia mecanicista em Mersenne.Paulo da Silva - 2007 - Discurso 37:75-102.
    A relação entre música e ciência é um capítulo importante na história da ciência e da filosofia. Este artigo procura discutir alguns aspectos das investigações de Marin Mersenne sobre a música e a acústica, tendo em vista o desenvolvimento da teoria da coincidência da consonância e seu compromisso com uma visão mecânica da natureza, pela qual ele estabeleceu as propriedades físicas do som e proporções matemáticas dos intervalos musicais.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  51
    A coherence theory of truth/Uma teoria coerentista da verdade.Newton da Costa, Otávio Bueno & Steven French - 2007 - Manuscrito 30 (2):539-568.
    In this paper, we provide a new formulation of a coherence theory of truth using the resources of the partial structures approach − in particular the notions of partial structure and quasi-truth. After developing this new formulation, we apply the resulting theory to the philosophy of mathematics, and argue that it can be used to develop a new account of nominalism in mathematics. This application illustrates the strength and usefulness of the proposed formulation of a coherence theory of truth.Neste artigo, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  24
    A filosofia da matemática de Frege no contexto do neokantismo.Gottfried Gabriel, Sven Schlotter, Lucas A. D. Amaral & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):363-376.
    Há muitos pontos de concordância entre Frege e os neokantianos. Isso vale especialmente para os representantes do neokantismo da teoria do valor ou do Sudoeste alemão na tradição de Hermann Lotze. Não discutiremos aqui todos os aspectos dessa proximidade; de acordo com o tema que propomos, ficaremos restritos à filosofia da matemática. A primeira parte do artigo tratará da relação entre aritmética e geometria, mostrando surpreendentes semelhanças entre Frege e o neokantiano Otto Liebmann. A segunda parte discutirá as (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Educação matemática: diálogos teóricos e metodológicos.Marger da Conceição V. Viana - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 3:34-43.
    A coletânea Educação matemática: diálogos teóricos e metodológicosresulta dos cinco eventos promovidos pelo Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA/UFVJM, em parceria com o Curso de Licenciatura em Matemática e colaboradores, o primeiro dos quais realizado nas dependências da Fundação Educacional do Nordeste Mineiro – FENORD.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Un acercamiento al platonismo absoluto de Cantor.Ricardo Da Silva - 2013 - Apuntes Filosóficos 22 (42).
    Hacia finales del siglo XIX se llevó a cabo una gran revolución conceptual y metodológica en la matemática. En tal revolución se empezaron a emplear conceptos, métodos y técnicas que dejaban de lado la antigua forma de hacer matemática, propia del siglo XVIII y principios del siglo XIX, y a su vez proponían un Hacer abstracto, es decir, una forma abstracta de ocuparse del ente matemático. Pero no sólo se trataba de un cambio metodológico, sino que la pregunta (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Sobre uma Existentiel-Videnskab: O conceito de Inter-Esse no Pós-Escrito.Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Pensando - Revista de Filosofia 2 (4):85-101.
    Em uma entrada dos Papirer, situada entre os anos de 1842-1843, cujo título é “Sobre os conceitos de Esse e de Inter-esse ”, Kierkegaard faz uma consideração metodológica fundamental: as diversas ciências deveriam ser ordenadas e constituídas a partir do acento que colocam sobre o ser. Assim, a ontologia e a matemática, por se desenvolverem a partir de um solo de fundamental unidade entre o pensamento e o ser, constituem um determinado tipo de ciência com características epistemológicas bem delimitadas. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Apresentação.Rodrigo da Costa Araújo - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Em síntese, este décimo primeiro volume de Leituras em Educação que ora se apresenta trata de questões contemporâneasque avultam na produção pedagógica pós-moderna. Por meio de reflexões fundamentadas em estudos teóricos e analíticos, problematizam-se os diálogos da educação com a literatura infantojuvenil, com as tecnologias digitais e as metodologias ativas, com aexclusão social no contexto do ensino remoto, o uso do cinema como ferramenta pedagógica, a matemática na educação básica ea formação permanente do educador. Em especial, reflete-se sobre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Observações sobre a filosofia da matemática de Ludwig Wittgenstein.Gustavo Augusto Fonseca Silva - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):97-113.
    No ensaio “Wittgenstein on mathematics”, publicado no Oxford Handbook of Wittgenstein, Michael Potter procura não apenas analisar por que a filosofia da matemática de Wittgenstein é tão controvertida entre filósofos e matemáticos como justificar essa situação. Com esse intuito, Potter enfatiza o caráter inacabado das reflexões de Wittgenstein sobre a matemática. Neste artigo, tem-se por objetivo explicitar algumas inconsistências e contradições no pensamento matemático de Wittgenstein que ratificam as críticas que esse autor vem recebendo há décadas, mas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    A Filosofia da Matemática em Wittgenstein.Vitorino de Sousa Alves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):161 - 188.
    O autor analisa a crítica que fez Wittgenstein aos fundamentos de Matemática na dupla fase do seu pensamento lógico e filosófico. Começa por situá-lo em relação às 3 Escolas que discutiam sobre a fundamentação lógica da matemática: o logicismo, o intuicionismo e o formalismo. Na 1.a fase do Tractatus, vê-se que Wittgenstein é logicista. Mas é original porque não deriva a aritmética do cálculo de classes, como fazia Russell, mas do cálculo proposicional, que generaliza. Considera a matemática (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Resenha de Filosofias da matemática de autoria de Jairo José da Silva (Unesp, 2007).Jonas Arenhart & Fernando Moraes - 2010 - Manuscrito 33 (2):531-550.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    Teses e conceitos de Newton da Costa.Katia Cilene da Silva Santos - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:173-184.
    Neste texto, exploramos algumas das teses mais importantes desenvolvidas por Newton da Costa, ao longo da sua carreira filosófica. Apresentamos conceitos e ideias de suas obras, que reúnem contribuições no campo da lógica e da filosofia da ciência. A atenção será voltada aos trabalhos Sistemas formais inconsistentes, Ensaios sobre os fundamentos da lógica e O conhecimento científico, dos quais explicitaremos as temáticas e alguns dos conceitos e resultados alcançados pelo filósofo. Objetivamos com essa apresentação ressaltar a originalidade de seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. As dizimas periódicas na filosofia da matemática de Wittgenstein.André Porto - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (2).
    O presente artigo tem como tema as extensas discussões de Wittgenstein sobre uma das formas mais simples e elementares de infinitude em matemática: as dízimas periódicas. Tentamos organizar os vários argumentos do autor em uma única exposição continuada. No final do artigo, introduzimos, ainda que de forma breve, o famoso argumento sobre “execução de regras” de Wittgenstein, bem como a idéia de interpretações nãostandard de processos infinitos.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática.Marco Aurélio Sousa Alves & José Henrique Fonseca Franco - 2022 - Perspectivas 7 (2):330-346.
    O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Microagressões raciais nas ciências exatas.Ronaldo André Lopes & Guilherme Henrique Gomes da Silva - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:389-399.
    Neste artigo apresentamos resultados de uma pesquisa em que buscamos identificar as experiências de estudantes da área de Ciências Exatas com microagressões raciais. O público-alvo da pesquisa foi composto por estudantes beneficiários de ações afirmativas matriculados em cursos da área de Ciências Exatas da Universidade Federal de Alfenas (n=390) que responderam um instrumento denominado Escala de Experiências Acadêmicas, Sociais e de Sobrevivência no âmbito das Exatas (EASS-Exatas). Para a análise, utilizamos correlações e Spearman, teste de significância qui-quadrado e Análise de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Pessoas constituindo-se como sujeitos sociais na apropriação de práticas de numeramento.Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca & Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    Neste texto, discutimos disposições teórico-metodológicas do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN), na busca de compreender os modos como pessoas, em suas singularidades, mas como sujeitos sociais, se apropriam de práticas matemáticas, tomadas como práticas discursivas. A pesquisa, a formação docente e a atuação do GEN em contextos educativos diversos inserem-se nos campos da Educação Matemática e do Letramento, pois buscam conhecer sujeitos da Educação (crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas), que, vivendo em sociedades ‘grafocêntricas’ e ‘quanticratas’, movidos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    O tempo E a física.Solon Pereira da Cruz Filho - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):323-331.
    A principal proposta desse trabalho é mostrar a relatividade do tempo. Inicialmente, o ponto de vista clássico é explorado: a) a entropia do universo crescendo como uma medida de tempo; b) o tempo como algo independente do observador. Depois de um experimento muito especial, a velocidade da luz - ideia introduzida por Einstein - como uma simples matemática, a relatividade do tempo é mostrada. Finalmente, o conceito de "continuo" tempo-espaço é apresentado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  39
    Signo e sentido interno na filosofia da matemática pré-crítica.Ernesto Maria Giusti - 2005 - Dois Pontos 2 (2).
    resumo Este artigo defende que, na Investigação sobre os princípios da teologia natural e da Moral, o conceito de “sentido interno” é central à reflexão kantiana sobre a matemática. Ele não deve ser entendido em sua acepção crítica, mas corresponde antes àquela derivada de Locke, pelo intermédio de Crusius, e se resume a uma reflexão mental sobre figuras e conceitos matemáticos. Ao incluir no sentido interno a dimensão simbólica do conhecimento matemático, Kant podia ainda ignorar um dos problemas centrais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    PEIXOTO, Adão José. (Org.) Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goi'nia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. [REVIEW]Sandra Maria Glória da Silva & Maria Aparecida da Silva - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54):761-764.
    PEIXOTO, Adão José. Fenomenologia: diálogos possíveis. Campinas: Editora Alínea; Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2011. 221p. O livro Fenomenologia: diálogos possíveis, organizado por Adão José Peixoto, reúne artigos que abordam a aplicação dessa teoria do conhecimento como referencial para pesquisa nas áreas de Educação, Psicologia, Matemática, Enfermagem e Literatura. Apresenta os fundamentos da Fenomenologia e os procedimentos para aplicação do método fenomenológico em situações contemporâneas. Os autores propõem a ampliação do diálogo entre a Fenomenologia e outras áreas do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    Formas no Tractatus Logico-Philosophicus.Luiz Henrique da Silva Santos - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e04.
    O objetivo deste artigo é elucidar a ideia tractariana de forma lógica. Partimos da identificação de diferenças conceituais significativas entre ocorrências do termo “forma” no texto do Tractatus. Estas diferenças permitem a obtenção de dois conceitos distintos. O primeiro deles é a forma dos objetos; o segundo, a forma de afiguração. No interior desta última noção, é possível ainda identificar a ideia de uma forma lógica de afiguração, a qual é distinta da forma de afiguração devido à sua generalidade. Argumentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Para onde nos conduz o giro prático na filosofia da matemática contempor'nea? A de outro modo talvez improvável convergência de José Ferreirós e Martin Heidegger.Gabriel Henrique Dietrich - 2023 - Revista Ética E Filosofia Política 1 (26):103-128.
    Da metade do século passado em diante, a filosofia da matemática passou por uma importante inflexão que conduziu gradativamente suas linhas de pensamento para o centro das práticas matemáticas. Genericamente, este movimento ficou conhecido na literatura especializada como o giro prático, do qual resultaram diversas expressões de filosofias da matemática prático-orientadas. Dentre estas, consta a de José Ferreirós, que conforme apresentada em The Mathematical Knowledge and the Interplay of Practices (2016), tem como eixo reflexivo e analítico o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  15
    Leituras Em Educação Volume Onze.Cremilda Barreto Couto, Rodrigo da Costa Araújo & Tânia Cristina da Conceição Gregório - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Em síntese, este décimo primeiro volume de Leituras em Educação que ora se apresenta trata de questões contemporâneasque avultam na produção pedagógica pós-moderna. Por meio de reflexões fundamentadas em estudos teóricos e analíticos, problematizam-se os diálogos da educação com a literatura infantojuvenil, com as tecnologias digitais e as metodologias ativas, com aexclusão social no contexto do ensino remoto, o uso do cinema como ferramenta pedagógica, a matemática na educação básica ea formação permanente do educador. Em especial, reflete-se sobre a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Aritmética e conhecimento simbólico: notas sobre o Tractatus Logico-Philosophicus e o ensino de filosofia da matemática.Gisele Dalva Secco - 2020 - Perspectiva Filosófica 47 (2):120-149.
    Departing from and closing with reflections on issues regarding teaching practices of philosophy of mathematics, I propose a comparison between the main features of the Leibnizian notion of symbolic knowledge and some passages from the Tractatus on arithmetic. I argue that this reading allows (i) to shed a new light on the specificities of the Tractarian definition of number, compared to those of Frege and Russell; (ii) to highlight the understanding of the nature of mathematical knowledge as symbolic or formal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    Resenha: The dialogical roots of deduction.Mayk Silva & Marcos Antônio da Silva Filho - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 40.
    Filosofia, História, Psicologia, Ciências Cognitivas e Práticas Matemáticas: este é o horizonte investigativo muito seminal no qual o livro The Dialogical Roots of Deduction se encontra situado. Catarina Dutilh-Novaes, por meio dessa obra, buscou defender a tese de que a dedução tem raízes dialógicas. Mais que isso, a lógica estaria ligada às práticas humanas, interações sociais, cultura e sociedade. Não estando, assim, vinculada com algum âmbito de formas platônicas, de representações da mente ou do sujeito transcendental. A lógica tem, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Redes sociais: espaço de aprendizagem digital cooperativo // Social networks: collaborative digital learning space.Marcus Vinícius de Azevedo Basso, Aline Silva de Bona, Cristina Maria Pescador, Cristiane Koehler & Léa da Cruz Fagundes - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (1):135-149.
    Este artigo propõe-se a discutir a possibilidade de utilizar as tecnologias digitais online e as redes sociais como espaço de aprendizagem digital de uma maneira que favoreça a aprendizagem cooperativa entre os estudantes, alicerçado na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este estudo foi baseado em uma pesquisa-ação, nas aulas de Matemática, realizada com estudantes do ensino médio integrado em informática do IFRS – Campus Osório (RS), em 2011 e 2012-1. Os estudantes demonstraram apropriação deste espaço de aprendizagem digital, como (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  33
    Costa Newton Carneiro Affonso da. Nota sôbre o conceito de contradição. Portuguese, with English summary. Anuário da Sociedade Paranaense de Matemática, ser. 2 vol. 1 , pp. 6–8.Costa Newton Carneiro Affonso da. Nota sôbre a lógica de Brouwer-Heyting. Portuguese, with English summary. Anuário da Sociedade Paranaense de Matemática, ser. 2 vol. 1 , pp. 9–10.Costa Newton Carneiro Affonso da. Uma questão de filosofia da matemática. Portuguese, with English summary. Anuário da Sociedade Paranaense de Matemática, ser. 2 vol. 1 , pp. 21–27. [REVIEW]Hugo Ribeiro - 1960 - Journal of Symbolic Logic 25 (2):160-160.
  35. Review: Newton Carneiro Affonso da Costa, O Estado Atual da Filosofia da Matematica; Newton Carneiro Affonso da Costa, Sobre a Teoria Logica da Linguagem. [REVIEW]Hugo Ribeiro - 1959 - Journal of Symbolic Logic 24 (3):272-273.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Review: Newton Carneiro Affonso da Costa, Nota Sobre o Conceito de Contradicao; Newton Carneiro Affonso da Costa, Nota Sobre a Logica de Brouwer-Heyting; Newton Carneiro Affonso da Costa, Uma Questao de Filosofia da Matematica. [REVIEW]Hugo Ribeiro - 1960 - Journal of Symbolic Logic 25 (2):160-160.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  5
    Em Defesa da Matemática.Wesley Barbosa - 2020 - Perspectivas 5 (1):15-38.
    O presente artigo pretende fazer uma defesa da matemática, em especial, da matemática pura. Partindo de problemas colocados por Kant no que concerne às condições de um pensamento puro a priori, seguindo por indagações promovidas por Leibniz no sentido da construção de uma linguagem artificial capaz de acessar de forma mais segura o mundo, e atormentados pela desconexão estrutural entre a linguagem humana natural e o mundo, elencada pelo debate da Filosofia da Linguagem promovida pela Tradição Analítica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática.Iuri Kieslarck Spacek, William Casagrande Candiotto & Ademir Damazio - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):53-82.
    Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática Resumo: A natureza dos objetos da Matemática é um dos temas que reflete posicionamentos distintos em relação ao processo de ensino da disciplina. A partir dessa premissa, o presente texto tem como objetivo discutir o processo histórico-lógico de desenvolvimento da Matemática, na especificidade de seus objetos, a partir de concepções realistas e antirrealistas. Além disso, atenta para as manifestações de uma inversão metafísica da compreensão desses objetos. Esse objetivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    As atitudes de Francis Bacon mudaram em relação ao papel da matemática na filosofia natural entre 1605 e 1623?Ünsal Çimen - 2019 - Filosofia Unisinos 20 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  76
    Lakatos como filósofo da matemática.Jorge Alberto Molina - 2001 - Episteme 13:129-153.
    O objetivo do presente artigo é discutir algumas das características da Filosofia da Matemática de Lakatos. Na primeira parte do artigo, o pensamento de Lakatos sobre a Matemática é situado dentro do quadro geral da Filosofia da Matemática do século XX. Na segunda parte, é discutida a interpretação oferecida por Lakatos do método de análise e síntese na Geometria e na Filosofia Moderna. Essa interpretação é comparada com outras interpretações desse mesmo método. Na terceira (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  19
    Operar e Exibir: Aspectos do Conhecimento Simbólico na Filosofia Tractariana da Matemática.Gisele Dalva Secco & Pedro Maggi Rech Noguez - 2017 - Revista Portuguesa de Filosofia 73 (3-4):1463-1492.
    We offer a reading of some passages from Wittgenstein’s Tractatus Logico-Philosophicus in which, dealing with the symbolic constructions of arithmetic, Wittgenstein puts in motion the most outstanding features of Leibniz’s concept of Symbolic Knowledge: the computational and the “ecthetic” functions of the notion of Symbolic Blind Though. We begin with a brief presentation of some conceptual distinctions proposed by Oscar Miguel Esquisabel in his investigation about the Leibnizian origin of the tradition of Symbolic Knowledge. We then contrast these topics with (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  11
    Centralidade e Seletividade da Matemática: Da Paideia Platônica À Contemporaneidade.Milena Fontana & Vicente Zatti - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11.
    Nesse trabalho apresentamos os resultados obtidos na pesquisa “A centralidade da Matemática no currículo: um estudo sobre as origens a partir da paideia platônica”. Partimos do estudo bibliográfico da paideia platônica, com o objetivo de demonstrar que a Matemática é central no sistema educacional platônico na medida em que possui a função de instrumentalizar o pensamento e formar homens aptos a guiarem-se pela razão em todos os aspectos da vida. Caberia à Matemática, dada sua dificuldade, o papelde (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  29
    O que é filosofia da psicanálise?Luiz Roberto Monzani - 2008 - Philósophos - Revista de Filosofia 13 (2):11-19.
    A questão que se põe é: o que se entende pela expressão Filosofia da Psicanálise? Pode-se, em primeiro lugar, ficar espantado com essa pergunta, porque, ao menos, genericamente, essa expressão deve possuir um significado muito aparentado às expressões tais como: filosofia das matemáticas, filosofia da física, filosofia da biologia etc, a respeito do que não faltam exemplos de trabalhos sérios e bem sucedidos. Pensando as coisas assim, a filosofia da psicanálise, assim como a filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Etica do discurso e filosofia da libertação: modelos complementares.Antonio Sidekum & Seminário Internacional: A. Etica Do Discurso E. A. Filosofia Latino-Americana da Libertação (eds.) - 1994 - São Leopoldo, RS, Brasil: Editora Unisinos.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Book Review - Por construção de conceitos: em torno da filosofia kantiana da matemática[REVIEW]Tamires Dal Magro - 2019 - Revista Portuguesa de Filosofia 75 (3):1997-2006.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  15
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana.Eduardo Antônio Pitt - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1339-1377.
    A metafísica de 'Os Princípios da Matemática' de Russell e a controvérsia à respeito da suposta semelhança entre essa metafísica e a ontologia meinongiana Resumo: No presente artigo, objetiva-se apresentar as principais características da metafísica do realismo lógico, desenvolvido por Russell em Os Princípios da Matemática, de 1903, e, principalmente, analisar a controvérsia sobre se os princípios dessa metafísica podem realmente ser interpretados como semelhantes aos princípios da ontologia meinongiana. São comparados os pontos de vista opostos dessa controvérsia (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Apontamentos em Filosofia da Lógica.Gilson Maicá de Oliveira - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (1):101-120.
    Neste artigo discutimos alguns aspectos da lógica nos dias atuais. O propósito central é mostrar a evolução dessa disciplina. Começamos com uma breve introdução onde especificamos o que queremos dizer com o termo “lógica”. A seguir, exporemos e discutiremos o que consideramos ser algumas das principais áreas de investigação da lógica atual. Concluímos o artigo com algumas observações sobre lógicas não clássicas e seus impactos sobre a filosofia. Ao final do texto se encontram mais detalhes que apontam para um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  51
    Matemática como Ciência mais Geral: Forma da Experiência e Categorias.Cassiano Terra Rodrigues - 2007 - Cognitio-Estudos.
    Este artigo tem como objetivo geral apresentar alguns aspectos básicos da filosofia da matemática de Charles Sanders Peirce, com o intuito de suscitar discussão posterior. Especificamente, são ressaltados: o lugar da matemática na classificação das ciências do autor; a diferença entre matemática e filosofia como cenoscopia; a relação entre as categorias da fenomenologia e matemática; o conceito de experiência e sua formalização possível; a distinção geral entre lógica, como parte da investigação filosófica, e (...). (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Mímesis e Razão Comunicativa, Editora da Univer.Amarildo Luiz Trevisan & Filosofia da Educação - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):137-140.
1 — 50 / 1000