Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática

Perspectivas 7 (2):330-346 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido por Field nos permite, de acordo com Shapiro, classificá-lo no grupo filosofia-primeiro, ou seja, entre os filósofos que defendem que a filosofia deve ser responsável por legislar a respeito da prática matemática. Dessa forma, podemos considerar Field um revisionista epistemológico. Como se sabe, a dependência da ciência moderna em relação ao discurso matemático coloca a tese ficcionalista em xeque. Ainda assim, se partirmos dos pressupostos filosóficos da vertente formalista da filosofia da matemática, que concebe a matemática como constituída de um conjunto de regras sem significado que podem ser manipuladas de maneira puramente sintática, poderemos traçar importantes analogias entre matemática e ficção, tal como também entre metamatemática e metaficção. Para um formalista simpático à tese ficcionalista, o estatuto ontológico da matemática é semelhante ao das regras de um jogo de xadrez.

Similar books and articles

Empoderamento docente e educação matemática crítica.Mariana Dos Santos Cezar - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
Wittgenstein on Mathematical Progress.André Porto - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
Educação Matemática colorida e fora do armário.Igor Mohr & Paula Andrea Grawieski Civiero - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:602-612.

Analytics

Added to PP
2023-06-01

Downloads
147 (#127,698)

6 months
80 (#71,299)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marco Aurelio Sousa Alves
Federal University Of Sao Joao Del-Rei (UFSJ), Brazil

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The Indispensability of Mathematics.Mark Colyvan - 2001 - Oxford, England: Oxford University Press.
.Michèle Friend - 2013 - Les Cahiers D'Ithaque.
Russell's Mathematical Logic.Kurt Gödel - 1944 - In The Philosophy of Bertrand Russell. Northwestern University Press. pp. 123-154.

Add more references