Results for 'determinação'

176 found
Order:
  1.  8
    A determinação de um novo modo de vida em Espinosa e em Pascal.Gabriel Frizzarin de Souza - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:203-245.
    Espinosa e Pascal, respectivamente no proêmio do Tratado da Emenda do Intelecto e no opúsculo Sobre a conversão do pecador, colocam em cena a explicação de um processo que implica a instituição de um novo modo de vida e que representa, para a alma ou para a mente humana, uma profunda renovação de valores. Nessa explicação, ambos os autores abordam temas como a consideração por um bem verdadeiro, a perturbação entre tal consideração e a estima pelo que até então era (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  29
    Determinação e diferença: considerações sobre a razão suficiente segundo Leibniz.Nuno Ferro - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Entre os muitos textos em que Leibniz introduz e apresenta o princípio de razão suficiente está, como se sabe, o do parágrafo 7 dos Princípios da Natureza e da Graça. O texto diz: "Jusqu'icy nous n'avons parlé qu'en simples Physiciens : maintenant il faut s'elever à la Metaphysique, en nous servant du Grand Principe, peu employé communement, qui porte que rien ne se fait sans raison suffisante, c'est à dire que rien n'arrive, sans qu'il soit possible à celuy qui connoitroit (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  12
    Necessidade, determinação E liberdade na criação do mundo de acordo com a filosofia de Leibniz.Simone Bernardete Fernandes - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:191.
    Neste artigo, pretende-se fazer uma breve exposição dos conceitos de necessidade física e metafísica em relação à criação do mundo, conforme presentes na filosofia leibniziana. Esta exposição discorrerá sobre seu vínculo com o princípio de razão suficiente e com as perfeições física e moral do mundo criado. Para tal, será explicitado por que a necessidade física do mundo deve derivar da necessidade metafísica e quais as decorrências disto. A questão da liberdade divina também será problematizada, na medida em que tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    Determinação E ceticismo: Algumas considerações, a partir do problema do ceticismo, sobre Hegel, suas compreensões de determinação E sua interpretação da filosofia de espinosa.Lucas Nascimento Machado - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:115.
    Resumo: Em nosso artigo, compararemos, a partir do problema do ceticismo, as diferentes compreensões que Hegel tem, em sua juventude e em sua maturidade, do que seja determinação e de como sua concepção de determinação se afastaria ou não da concepção de Espinosa. De fato, como pretendemos mostrar, uma dimensão pouco explorada e, contudo, fundamental para compreender como o Hegel de maturidade pretende distinguir a sua concepção de determinação daquela de Espinosa, é o esforço hegeliano de oferecer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  13
    Os sentidos da ''determinação'' em Espinosa: afirmação, negação e constituição do finito.Arion Keller - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:175-213.
    Este estudo tem como principal objetivo uma análise do conceito de determinação em Espinosa. Historicamente, o pensamento de Espinosa foi assimilado a uma filosofia acosmista, isto é, uma filosofia que nega a realidade das coisas finitas em um mundo onde apenas Deus ou a substância seria real. Tal interpretação se consolida a partir das considerações hegelianas em suas Lições sobre a História da Filosofia e na Ciência da Lógica, em que Hegel lê todo o sistema de Espinosa a partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Problemas selecionados em determinação social do pensamento.Elcemi Paço Cunha - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O artigo objetiva discutir alguns problemas avançados em determinação social do pensamento a partir das contribuições deixadas por J. Chasin tendo em vista a profícua fundamentação em Marx e Lukács. Tais problemas selecionados são apresentados assumindo como fio condutor as possibilidades da pesquisa científica de objetos ideológicos.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Autonomia e determinação completa na Fundamentação da metafísica dos costumes.Marilia Espírito Santo - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):105-119.
    RESUMOPretende-se sustentar que para compreender o princípio da autonomia como princípio supremo da moralidade na Fundamentação, isto é, como a fórmula que contém em si as outras fórmulas do imperativo categórico, é preciso interpretá-la mediante o princípio da determinação completa. Conforme a indicação de Kant de que ocorre uma progressão entre as fórmulas, segue-se o fio condutor das formas lógicas da quantidade em direção às categoriasda quantidade, tal como estabelecido na Crítica da razão pura. Ora, se a concepção kantiana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Teoria da determinação reflexiva: tópica, lógica ou sinonímica?Dirk Westerkamp - 2018 - Revista de Filosofia Aurora 30 (51).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    J. Chasin e a determinação ontonegativa da politicidade.Sabina Maura Silva - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    O presente texto tem por objetivo expor a tematização de J. Chasin acerca da natureza da política em Karl Marx. Segundo Chasin, a crítica marxiana à política tem caráter ontológico, permitindo conhecer o significado maior do ideário marxiano: a distinção necessária entre revolução política e emancipação humana. Tema de fundo que permeia diretamente os propósitos marxianos de revolver e transformar a anatomia da sociedade civil na direção da emancipação humana. Em outras palavras, segundo Chasin, a problemática nodal do pensamento marxiano (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    Reflexão e determinação práticas em Kant.Vinicius de Figueiredo - 2008 - Discurso 38:119-144.
    É comum resumir a experiência moral kantiana à adesão do agente à lei que sua própria razão lhe impõe. O valor incondicional da autonomia aparece, desse modo, como elemento suficiente para uma doutrina normativa do agir, mesmo sob o risco de tornar o agente que segue a razão alguém alheio à experiência em que se inscreve efetivamente. Contra essa leitura, procura-se mostrar aqui que, para Kant, (i) a determinação da vontade pela razão traz consigo uma reflexão sobre as condições (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Que tipo de determinação é compatível com que tipo de liberdade? – Uma resposta a Marcelo Fischborn.Gilberto Gomes - 2019 - Filosofia Unisinos 2 (20):113-127.
    While agreeing with Fischborn’s (2018) contention that, according to one traditional definition of compatibilism, my position should be classified as that of a libertarian incompatibilist, I argue here for a different view of compatibilism. This view involves, on the one hand, local probabilistic causation of decisions (rather than universal strict determinism) and, on the other, free will conceived as involving decisions generated by a decision-making process carried out by the brain, which consciously contemplates different alternatives and could in principle have (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Contextualismo, Pragmatismo e Determinação do Sentido: Contextualism, Pragmatism and Determination of Meaning.André Leclerc - 2010 - Cognitio 11 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Liberdade e (in)determinação em Grande sertão: veredas.Claudia Campos Soares - 2021 - Perspectivas 5 (2):20-31.
    Este trabalho buscou discutir aspectos da relação entre liberdade e destino conformese apresentam em Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa. Para isso, recorreu,principalmente, à ideia de evento, ou acontecimento, conforme pensada por Jacques Derrida.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Normatividade e Determinação nas Investigações Filosóficas.Giovane Rodrigues - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (1):137-154.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  36
    Sobre a determinação do objecto e o escopo da Wissenschaft der Logik de Hegel.Manuel Moreira da Silva - 2008 - Revista Filosófica de Coimbra 17 (33):295-321.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Reflexão e determinação práticas em Kant.Vinicius De Figueiredo - 2008 - Discurso 38:119-144.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  84
    Entre Aristóteles e a fé: Guilherme de Ockham e a determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente.Carlos Eduardo de Oliveira - 2010 - Doispontos 7 (1).
    O artigo trata da análise ockhamiana do tema da determinação da verdade nas proposições sobre o futuro contingente, segundo a formulação proposta por Aristóteles em De interpretatione, cap. 9, e de sua relação com o que é proposto sobre este assunto, segundo o próprio Ockham, “de acordo com a verdade e a fé”. A esse respeito, três pontos geralmente são levantados como possíveis decorrências desta leitura de Aristóteles: a assunção de que Ockham discordaria efetivamente da solução aristotélica, porque errônea; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A Determinaçao heideggeriana de Fenomeno em Sein und Zeit como supera ao do cepticismo metodico in Martin Heidegger no Centena'rio do seu Nascimento 1889-1989. [REVIEW]J. C. Das Neves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (3):379-402.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    O Isso e a determinação inconsciente das doenças org'nicas: a contribuição de Georg W. Groddeck à psicanálise.Georgina Faneco Maniakas - 2016 - Doispontos 13 (3).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    SOBRE A DETERMINAÇÃO CONTEXTUAL DO QUE É DITO Uma comparação de duas versões do contextualismo radical.Eduardo Marchesan - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):173-194.
    RESUMO Duas versões contemporâneas do contextualismo radical em filosofia da linguagem, uma defendida por François Recanati e outra por Charles Travis, centram sua crítica à distinção tradicional entre semântica e pragmática na categoria de dito, tal como descrita por Paul Grice. Ambas as versões se contrapõem à ideia de que o que é dito é determinado plenamente pelo significado convencional da sentença proferida acrescido da fixação do valor de elementos indexicais. Ambas sustentam, a partir desta crítica, que uma enunciação não (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  13
    Sobre a determinação contextual do que é Dito.Eduardo Marchesan - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (145):173-194.
    RESUMO Duas versões contemporâneas do contextualismo radical em filosofia da linguagem, uma defendida por François Recanati e outra por Charles Travis, centram sua crítica à distinção tradicional entre semântica e pragmática na categoria de dito, tal como descrita por Paul Grice. Ambas as versões se contrapõem à ideia de que o que é dito é determinado plenamente pelo significado convencional da sentença proferida acrescido da fixação do valor de elementos indexicais. Ambas sustentam, a partir desta crítica, que uma enunciação não (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  5
    Da crítica ao politicismo à determinação ontonegativa da politicidade.Ester Vaiman & Vânia Noeli Ferreira de Assunção - forthcoming - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas.
    Este artigo tem por propósito expor as análises realizadas pelo filósofo J. Chasin em relação ao tema da política no âmbito da formação social brasileira, cuja determinação central, nos seus termos, é ter-se constituído pela via colonial. Intentamos, inicialmente, mostrar a interrelação entre as pesquisas chasinianas sobre o pensamento de K. Marx especialmente a crítica à política (consubstanciada na expressão determinação ontonegativa da politicidade), e suas descobertas sobre a sociabilidade nacional. No interior dessa relação de potencialização recíproca, destacamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  19
    A crítica de Ernst Cassirer à antropologia moderna e a determinação do ser humano como “animal symbolicum”.Tobias Endres & Rafael R. Garcia - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):411-429.
    O artigo examina os trabalhos completos de Cassirer, assim como seus escritos póstumos com relação à tese de Heinz Paetzold de que a filosofia de Cassirer sofre uma transformação em direção à antropologia em seu trabalho tardio, assim como a tese de Guido Kreis de que tal transformação da filosofia dos símbolos não é possível porque não pode garantir seu próprio fundamento. O autor demonstra uma continuidade no pensamento de Cassirer com relação ao tema da antropologia, segundo a qual Cassirer (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  47
    A teoria kantiana do respeito pela lei moral e da determinação da vontade.Julio Esteves - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (2):75-89.
    Este artigo tem por objetivo examinar uma tensão existente no interior da teoria kantiana do respeito pela lei moral. Originalmente, na Fundamentação, o respeito é concebido por Kant como um mero efeito ou subproduto da imediata determinação da vontade pela lei moral. Na segunda Crítica, contudo, Kant parece conceder um papel mais positivo ao respeito, dando a ele a tarefa de enfraquecer a influência exercida pelas inclinações, o que contaria como uma promoção da influência da lei moral sobre a (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Hegenberg Leonidas. Determinação de silogismos legítimos. Revista Brasileira de filosofia, vol. 7 , pp. 201–204.Hegenberg Leonidas. A negação. Revista Brasileira de filosofia, vol. 7 , pp. 448–457.Hegenberg Leonidas. Semiótica e axiomática. Revista Brasileira de filosofia, vol. 9 , pp. 66–85. [REVIEW]Hector-Neri Castañeda - 1960 - Journal of Symbolic Logic 25 (3):265-265.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  26.  13
    Review: Leonidas Hegenberg, Determinacao de Silogismos Legitimos. [REVIEW]Hector-Neri Castañeda - 1960 - Journal of Symbolic Logic 25 (3):265-265.
  27.  35
    O problema da individuação na biologia à luz da determinação da unidade de seleção natural.Karla Chediak - 2005 - Scientiae Studia 3 (1):65-78.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  32
    Leibniz: a afirmação da liberdade como determinação contingente.Tessa Lacerda - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 2:05-18.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Neurofenomenologia e Meditação: Breves Apontamentos Para o Diálogo Entre Práticas Contemplativas e as Ciências Cognitivas Enativistas No Século XXI a Partir da Noção Emergentista de Determinação Descendente.Leonardo Ferreira Almada - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (13):119-140.
    From an investigation of the theoretical, structural, methodological, and conceptual rudiments of the neurophenomenology, such as developed by Francisco Javier Varela, I seek, at first, to investigate the possibility of a theoretical model whose purpose consists in the integration between the subjective experience and the cerebral dynamic. To the study of the fundamental diagnosis of neurophenomenology — namely, the interpretation which Varela offers to the theoretical and methodological position of Chalmers’ ‘hard problem’ of consciousness —, I will associate the conception (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Os preconceitos do “último homem” - Sobre a nova determinação da humanidade em Aurora.David Simonin - 2023 - Cadernos Nietzsche 44 (2):15-40.
    The aim of this essay is to seek out the prototype of the last man in Dawn, Thoughts on the Presumptions of Morality (1881) and to present them in the light of the critique of prejudices as it is carried out in this work. In the third book, in particular, one can find an exact representation of the last man. Under the features of modern humanity and its prejudices, it is first and foremost the aporia of a certain type of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  32
    Ainda a questão de gênero – determinação ou luta Por reconhecimento?Helgis Torres Cristófaro & Ronaldo Manzi Filho - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):29-42.
    Este texto pretende apresentar algumas posições sobre o problema do gênero, na modernidade. Partindo do diagnóstico de Foucault de que os processos de constituição e de produção do sujeito implicariam ter um modelo de autodeterminação de si, buscamos pensar o problema do gênero por duas vertentes: por um lado, uma proposta de Butler, em que a sexualidade não poderia ser determinada, pois ela sempre resistiria a qualquer forma de normatização; por outro, uma luta por reconhecimento da individualidade que procura incluir (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    Ainda O sujeito – Nota sobre O conflito determinação X subjetividade em Jacques lacan.Léa Silveira Sales - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):99.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    A imagem do “jardim de adônis” E a reflexão sobre a escrita como paradigma para determinação do lógos no fedro de platão (276b1-277b3). [REVIEW]Fábio Fortes - 2021 - Kriterion: Journal of Philosophy 62 (150):705-722.
    RESUMO O trecho entre 276b1 e 277b3 do diálogo Fedro tem sido usado como indício de uma dicotomia entre oralidade e escrita, que seria, por sua vez, signo de uma inconciliável relação entre a dialética e a escrita. Ambas são associadas, respectivamente, a uma atividade séria e a uma brincadeira ou jogo. Em nossa leitura, pretendemos mostrar não ser possível subscrever tal associação, tendo em vista que, por um lado, a passagem deve ser lida como uma espécie de síntese de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  33
    Cuidado de si e escolha ética em Marco Aurélio.Rachel Gazolla - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):124-137.
    Este estudo visa expor suas noções básicas do pensamento do estóico Marco Aurélio que nos falam ainda de perto na modernidade: o pertencimento a si mesmo e o cuidado de si. Elas estão intimamente relacionadas com a physis e a Ética estóicas. Pretende-se mostrar o aparente paradoxo da afirmação estóica sobre nossas ações éticas fundarem-se na determinação cósmica, ao mesmo tempo em que há uma abertura possível para deliberar particularmente a partir desta determinação universal.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    Essência e Existência: Duas Ordens de Causalidade, Dedução Dos Modos Finitos e a Liberdade Em Espinosa.Giorgio Ferreira - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:41-74.
    O presente artigo tem por meta analisar a possibilidade de conciliação entre a determinação e a liberdade em Espinosa. Dessa maneira, o artigo iniciará tratando das duas séries causais indicadas por Espinosa no §100 do TIE: a “série das coisas fixas e eternas” e a “série das coisas singulares mutáveis”. A abordagem dessas duas séries causais tem por meta compreender o que as distingue e as implicações dessa distinção para a filosofia de Espinosa. Em seguida analisar-se-ão as noções de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    The Reemergence of Schiller in Peirce’s Reminiscences of the Æsthetic Letters: A Critical Addendum to D. Dilworth’s Account of the Provenance of Peirce’s Categories in Schiller.Alessandro Topa - 2018 - Cognitio 18 (2):326.
    A determinação da profundidade e âmbito da influência que as Cartas Estéticas de Schiller exerceu sobre a filosofia de Peirce revelou-se como uma desafiadora tarefa interpretativa. Tanto o entendimento de sua necessidade quanto a consciência de suas dificuldades apenas surgiram gradativamente na obra de gerações de estudiosos. O objetivo deste trabalho é delinear a situação hermeneutica atual em relação à ‘questão-Schiller-Peirce’ e executar a sub-tarefa de interpretar um grupo de passagens que, até agora, não receberam a atenção e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  67
    Of empty thoughts and blind intuitions Kant's answer to McDowell.Günter Zöller - 2010 - Trans/Form/Ação 33 (1):65-96.
    This paper examines the relation between intuition and concept in Kant in light of John McDowell's neo-Kantian position that intuitions are concept-laden.2 The focus is on Kant's twofold pronouncement that thoughts without content are empty and that intuitions without concepts are blind. I show that intuitions as singular representations are not instances of passive data intake but the result of synthetic unification of the given manifold of the senses by the power of the imagination under the guidance of the understanding. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  38.  6
    Política em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 2003 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Apresenta as reflexões do filósofo Espinosa sobre a liberdade política, analisando dois dos principais alvos de seu pensamento: o primeiro é a determinação do regime político mais favorável à paz, à segurança e à liberdade dos cidadãos ; O segundo é o exame dos principais obstáculos a esse regime.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Phenomenology of vertigo and dizziness.Joan González Guardiola - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):221-242.
    O que surge de uma descrição fenomenológica das experiências de tontura e vertigem para uma teoria fenomenológica geral da constituição do mundo? O que surge dessa contribuição para o projeto geral de uma fenomenologia da dor? Neste artigo, tentamos responder a ambas as perguntas, mostrando as suas ligações íntimas. Para isto, será necessário fazer uma descrição fenomenológica de ambos os fenómenos que permita mostrar as possíveis limitações de respetiva determinação clínica, recentemente estabelecidas por autores como Bisdorff, Von Brevern, Lempert (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Um círculo virtuoso: Uma chave para a validade indutiva no "Velho" problema da indução.Renata Maria Santos Arruda - 2009 - Prometeus: Filosofia em Revista 2 (3).
    O objetivo desse trabalho é apresentar a proposta do filósofo Nelson Goodman para adeterminação da relação de confirmação válida entre hipóteses e enunciados de prova a partir dotratamento de David Hume para seu problema da indução. Goodman reconhece, no que ele chama de“velho” problema de Hume, uma possibilidade de se superar um grande desafio enfrentado pela filosofiada ciência: o de distinguir as inferências indutivas válidas das inválidas. Com a indicação do hábitocomo o responsável pela nossa confiança em certas inferências indutivas, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  9
    Boécio de dácia sobre O Bem supremo.Luis A. De Boni - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (163):559-563.
    Para toda a espécie de ente existe um supremo bem possível. Como o homem também é ente de uma certa espécie, deve haver também um certo bem supremo que lhe seja possível. Não me refiro ao bem supremo em sentido absoluto, mas o supremo bem para o homem, visto que os bens possíveis ao homem têm um fim e não procedem ao infinito. Investiguemos pela razão qual seja este supremo que é possível ao homem. Deve ser ele um bem que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  13
    Heidegger e Leibniz: a abertura do conceito de Mônada.Cristiano Bonneau - 2009 - Cadernos Espinosanos 21:130.
    Este texto trata da reflexão heideggeriana sobre o conceito de mônada em Leibniz e suas determinações. Os apontamentos de Heidegger sobre o ser a partir do pensamento leibniziano promovem uma abertura fundamental da mônada, trazendo entre outras conseqüências, o perspectivismo e a idéia do ente enquanto pulsão. A limitação ontológica da mônada e sua capacidade de movimentar-se a partir de si mesma resultam em uma noção de representação e delineiam os contornos do ente. Esta discussão intenta demonstrar as possibilidades de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Autonomia versus heteronomia: o princípio da moral em Kant e Levinas // Autonomy versus heteronomy: the principle of morality in Kant and Levinas.Keberson Bresolin - 2013 - Conjectura: Filosofia E Educação 18 (3):166-183.
    Não apenas distantes no tempo, Kant e Levinas são distantes em suas respectivas propostas de ética. Este trabalho visa analisar reflexivamente os princípios morais dos dois autores com o intuito de introduzir o acadêmico aos conceitos fundamentais em dois grandes expoentes da ética. Desta forma, Kant propõe uma moral baseada na razão (pura prática), livre de toda inclinação sensível. Nada alheio a razão pode fundar uma lei. Por conseguinte, o único princípio da determinação da vontade é a lei moral, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  16
    O Nascimento do inquérito na tragédia de "édipo-Rei": Uma leitura foucaultiana.Fabiano Incerti - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):545-564.
    RESUMO Michel Foucault considera a tragédia de "Édipo-Rei" como uma história de saber-poder da qual emerge, no nascente direito grego, a prática do inquérito. Para ele, a trama discorre acerca da repressão que pesa sobre os sistemas ocidentais de verdade. Se de alguma maneira há uma determinação edipiana no Ocidente, esta não está no nível do desejo, como acredita a psicanálise, mas se encontra no interior do sistema de coações que sustenta, desde a Grécia, o discurso sobre a verdade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  10
    Temas aristotélicos en La determinación autoperceptiva de la Nada (1932), de Nishida Kitarô.Agustin Jacinto Zavala - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1139-1187.
    Temas aristotélicos en La determinación autoperceptiva de la Nada, de Nishida Kitarô Resumen: El texto que ahora presento es un examen del diálogo continuado de Nishida con Aristóteles según lo podemos ver en el volumen VI de las Obras completas de Nishida Kitarô. El resultado nos permite ver la especial atención que en 1932 Nishida presta a cinco temas básicos que se desarrollan en 16 puntos de la siguiente manera: la expresión, la autopercepción, la base del conocimiento, los universales y (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Reconhecimento e autorrealização: um caminho para a construção da liberdade em Hegel.Thadeu Weber & Kassius Kirsten - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):121-135.
    O presente estudo tem por objetivo demonstrar uma via de interpretação na qual o conceito de Reconhecimento, como abordado por Axel Honneth a partir da obra hegeliana, é uma engrenagem fundamental no processo de determinação da Liberdade na obra de Hegel. Para isso, é necessário que se caminhe para além da fronteira erigida na tradição, a qual liga o conceito de Reconhecimento à dialética do senhor e do escravo na Fenomenologia. Dado que os trabalhos de Honneth se fundam nos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  7
    Eudaimonia, Razão e Contemplação na Ética Aristotélica.Marco Zingano - 2018 - Analytica. Revista de Filosofia 21 (1):9-44.
    Resumo: Neste artigo, intento reconstruir o argumento aristotélico da felicidade como necessariamente envolvendo duas etapas. Na primeira, se trata de determinar que a razão (prática) tem uma função central na determinação das ações morais que levam à felicidade. No segundo passo, Aristóteles tenta mostrar que a contemplação, por satisfazer em máximo grau as propriedades das ações morais que levam à felicidade, é ela própria causa da felicidade primeira, introduzindo deste modo uma hierarquia entre a vida contemplativa e a vida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Traços conceituais da repetição e do hábito em Gilles Deleuze.Gonzalo Montenegro - 2022 - In Alex Fabiano Correia Jardim (ed.), Deleuze e Guattari. Pensar em veredas que se bifurcam, Vol I, 2022. CRV. pp. 245-259.
    Considerando traços da conceptualização das noções de “repetição” e “hábito”, presentes em Empirisme et subjectivité (DELEUZE, 1953, em diante ES), esperamos fazer algumas anotações acerca do percurso que leva até Différence et répétition, tese que Deleuze apresenta em 1968 (doravante DR), cujo capítulo II se debruça na constituição da síntese do presente. Para tanto, será necessário estabelecermos duas etapas na determinação desse percurso. Na primeira etapa, abordaremos a forma em que Deleuze descreve o hábito como princípio complementar ao princípio (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Caracterização da demanda de atendimento psicológico na pandemia.Samanta Benzi Meneghelli & Ana Paula Parada - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:244-261.
    Caracterizar a demanda de atendimento psicológico e compreender a experiência dos profissionais que atuaram na pandemia do COVID-19, em uma plataforma de atendimento psicológico on-line. Realizou-se uma análise documental e entrevista semiestruturada com 20 psicólogos que atuaram no mínimo 6 meses na plataforma entre mar/2020 à dez/2022, em que foram atendidos um total 15.963 pacientes. Dentre as demandas, prevaleceram ideação suicida com planejamento, ansiedade e depressão. O perfil prevalente dos pacientes atendidos na pandemia corresponde à literatura, em períodos não pandêmicos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  65
    Maquiavel, a república e o desejo de liberdade.Helton Adverse - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):33-52.
    O objetivo do artigo é compreender alguns aspectos do republicanismo de Maquiavel concedendo atenção à sua teoria dos humores. Mais especificamente, trata-se de entender qual a natureza do desejo do povo e seu papel na vida política. A principal hipótese deste trabalho é a de que a função que Maquiavel atribui ao povo, o guardião da liberdade, exige, para seu cumprimento, a participação ativa do cidadão nos afazeres cívicos, isto é, sua inscrição no espaço público como agente político. Essa inscrição (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
1 — 50 / 176