11 found
Order:
Disambiguations
Tessa Moura Lacerda [11]Tessa Lacerda [4]
  1.  7
    Leibniz: o infinito no corpo org'nico.Tessa Moura Lacerda - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:28.
    O corpo orgânico é concebido como uma unidade e pode ser pensado como substância corpórea. A relação entre alma e corpo não é apenas uma relação de harmonia preestabelecida entre uma mônada dominante e infinitas mônadas, mas também um vínculo substancial entre mônadas. A união substancial e a harmonia preestabelecida são duas explicações possíveis e compatíveis a respeito do mesmo. Embora a explicação do “vínculo” só compareça na correspondência entre Leibniz e Des Bosses, as grandes teses a respeito do corpo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  11
    O século XVII e o debate contra a misoginia: história, violência e resistência.Tessa Moura Lacerda - 2023 - Discurso 53 (1).
    Trata-se de refletir sobre o apagamento do nome das filósofas na narrativa canônica da Filosofia do século XVII. Essa opressão de gênero faz parte de um conjunto mais amplo de opressões derivadas da organização do capitalismo naquele momento. A chamada “querela das mulheres” (querelle des femmes), debate entre feministas e misóginos iniciado no século XV, mas reforçado no XVII, evidencia as opressões de gênero, mas deve ser posto em relação com a violência colonial que caracterizou o século XVII. A resistência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    A imaginação no diálogo entre Leibniz E Sophie Charlotte.Tessa Moura Lacerda - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:77-97.
    A imaginação é um sentido interno que reúne as impressões dos sentidos externos, afirma Leibniz em uma carta à rainha Sophie Charlotte. Esta é uma das únicas definições da imaginação formulada explicitamente por Leibniz. Não temos as cartas escritas por SophieCharlotte, o que é uma marca do silenciamento imposto às mulheres ao longo de séculos, por isso propomos um exercício de imaginação para reconstituir a importância desse diálogo. Outras raras ocorrências do termo “imaginação” em textos de Leibniz mostram a importância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  32
    Leibniz: a afirmação da liberdade como determinação contingente.Tessa Lacerda - 1997 - Cadernos de Filosofia Alemã 2:05-18.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  21
    Leibniz: A infinitude divina E o Infinito em nós.Tessa Moura Lacerda - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:39-63.
    O verdadeiro infinito, afirma Leibniz em seus Novos ensaios, não é um modo da quantidade, é anterior a qualquer composição e não é formado pela adição de partes. O infinito, para Leibniz, é atual e é propriedade de todas as coisas. Como criaturas finitas conhecem o infinito? Neste artigo, investigamos que tipo de relação pode ter o infinito matemático, quantitativo, para o conhecimento da infinitude divida e do infinito atual que existe no mundo. A ordem ideal da matemática instrui sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Lefort: democracia e direitos humanos.Tessa Moura Lacerda - 2018 - Discurso 48 (1):221-229.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Leibniz: expressão e característica universal.Tessa Moura Lacerda - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:87.
    A crítica de Leibniz à prova a priori da existência de Deus, retomada de Anselmo por Descartes, resume-se à observação de que, antes de admitir a existência de um ser perfeitíssimo, é preciso provar a possibilidade d noção de um tal ser; e, para isso, é preciso mostrar a compatibilidade entre as perfeições divinas. A prova é correta, mas incompleta. Leibniz jamais completou essa prova, com exceção de um texto escrito em 1676, porque, para isso, precisaria lançar mão de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  19
    Leibniz: liberdade e verdade.Tessa Moura Lacerda - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Não há, para Leibniz, separação entre uma esfera ética, na qual seriam consideradas as ações voluntárias dos homens e sua busca pelo bem, e uma esfera epistemológica, pela qual se explicaria a busca pela verdade. Procuramos mostrar, primeiro, em que sentido se pode dizer que o conhecimento é uma ação voluntária; e, segundo, como a ação moral só é verdadeiramente livre se fundamentada no conhecimento do verdadeiro, por isso o modelo de homem livre é o homem sábio.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Singular.Tessa Moura Lacerda - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:89-105.
    O trabalho da obra de Marilena Chaui, em seu A nervura do real – volume ii, é espinosano no sentido pleno do termo: como Espinosa, Marilena Chaui precisa desconstruir um discurso cristalizado e mostrar que a substância única espinosana gera, em uma complexa rede causal, seres singulares. Os seres singulares existem como efeitos da substância única e como efeitos da série infinita de causas da Natureza. A coisa singular é resultado, portanto, de uma dupla causalidade, e se não se pode (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  25
    Sobre O segundo volume de a nervura do real, de Marilena chaui.Luís César Oliva & Tessa Moura Lacerda - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:271-278.
    Este artigo aborda uma das contribuições mais relevantes do livro A Nervura do Real, vol. 2, de Marilena Chaui: sua análise da noção de modelo da natureza humana apresentada no Prefácio da parte iv da Ética de Espinosa. Chaui entende este conceito como uma noção comum, afastando-se tanto dos intérpretes que o veem como uma construção puramente imaginária, quanto daqueles que o veem como um exemplo de racionalidade normativa.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Cartas de Gottfried W. Leibniz a Pe. des Bosses 1-3.Beatriz Cardoso Silveira, Sacha Zilber Kontic & Tessa Moura Lacerda - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:305-337.
    Tradução das três primeiras cartas de Leibniz a des Bosses.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark