Results for 'conhecimento de fundo.'

1000+ found
Order:
  1.  56
    Pode o conhecimento dar alguma alegria? Uma interpretação da "Melancolia I ", de Albrecht Dürer, a partir da "Ética" de Spinoza.Marcos Ferreira de Paula - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):597-618.
    Este artigo busca interpretar a gravura "Melancolia I", do renascentista alemão Albrecht Dürer, segundo o pano de fundo filosófico do pensamento de Spinoza. A ideia central é a de que, nessa gravura, haveria uma intuição artístico-filosófica pela qual Dürer foi levado a associar a tristeza melancólica à ideia de um conhecimento confuso e turvado pela imaginação. Tal intuição se completaria numa outra gravura, criada no mesmo ano, o "São Jerônimo em seu gabinete", na qual a melancolia do "homem de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    O fundo obscuro da alma: Baumgarten e os fundamentos metafísicos da Estética.Douglas Chaves de Souza - 2024 - Aufklärung 10 (3):37-54.
    Este artigo propõe um estudo sobre algumas reflexões filosóficas feitas por Alexander Baumgarten no contexto dos desdobramentos do racionalismo escolástico de Leibniz. Investigarei as teses metafísicas, sobretudo as que explicam a estrutura do conhecimento sensível, a psicologia empírica e as faculdades da gnosiologia inferior. Além disso, veremos de que maneira Baumgarten retoma as teorias clássicas da retórica e da poética para criar seu sistema das artes, examinando o papel das percepções da alma na produção e contemplação da beleza. Por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  6
    A perspectiva habermasiana na investigação científica E a construção do conhecimento.Marilú Fontoura de Medeiros - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):281-290.
    Na presente comunicação pretendemos refletir a produção de nossos objetos de pesquisa, tendo a Teoria da Ação Comunicativa como pano de fundo. Com base no desafio de desenvolvimento da autonomia e a construção socioindividual da liberdade - por si só um tema extenso e de complexidade, lançamos o debate acerca dos pressupostos habermasianos em áreas como formação de professores, universidade, avaliação e educação ambiental..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  11
    A origem da antropologia kantiana.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2022 - Griot 22 (3):230-243.
    A origem da Antropologia de Kantiana aponta para a coerência do projeto de filosofia deste autor: a proposição de padrões para a resolução de problemas humanos segundo uma finalidade prática da experiência social. Assim, este artigo tem como pano de fundo a ideia que apesar de Kant iniciar a sua filosofia crítica buscando as condições de possibilidade de cientificidade da metafísica, ele flexionou seu projeto, após 1793, em vista do principal objeto de qualquer teoria filosófica moderna, o homem, sendo a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    abordagem informacional de conhecimento em Dretske.Isabele Vieira Salsmam & Marcos Antonio Alves - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):174-196.
    No limiar do século XX, a humanidade vivencia significativo avanço nas tecnologias de informação e de comunicação. Neste período, diversos campos do saber adotam como pano de fundo abordagens informacionais, em suas pesquisas, assumindo metodologias interdisciplinares, em suas investigações. Surgem novas disciplinas, como a Filosofia e Ética da Informação, buscando compreender, dentre outras coisas, o que é a informação, seu estatuto ontológico e epistemológico, seus efeitos nas ações humanas. Um dos problemas clássicos da filosofia, investigado com o auxílio dessas novas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  16
    Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal // Education and emancipation in the production of knowledge beyond abystal thought.Susane da Costa Waschinewski, Alex Sander da Silva & Monalisa Pivetta da Silva - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020031.
    O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência e da produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  73
    O uno e o ser no pensamento de Meister Eckhart.Matteo Raschietti - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):79-98.
    O problema de fundo da especulação eckhartiana é a verdade do ser uno enquanto Deus e divino ligada à questão do seu conhecimento. Operando uma síntese da tradição neoplatônico-agostiniana e do pensamento do Pseudo-Dionísio Areopagita, o mestre dominicano funda os alicerces da sua teologia unitiva na teoria do ser.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    Leibniz leitor de anselmo: Um Caso exemplar de deslize filosófico.Eliakim Ferreira Oliveira - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:339-369.
    O artigo procura apresentar as modificações do clássico argumento da existência de Deus feitas por Leibniz nos textos _Novos ensaios sobre o entendimento humano _e _Meditações sobre o Conhecimento, a Verdade e as Ideias_. Defende-se que já há em Leibniz uma leitura "ontologizante" de Anselmo, cuja razão bem pode ser a apropriação cartesiana do argumento. O plano de fundo dessa discussão é a maneira como os filósofos, quando leem outros, na medida em que possuem suas próprias agendas filosóficas, cometem, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    50 anos de Abralin: memórias e perspectivas.Miguel Oliveira Jr & Aryon Rodrigues (eds.) - 2019 - Campinas: Pontes.
    O que o leitor encontrará neste volume são 25 primorosos testemunhos do percurso que a Associação Brasileira de Linguística, a Abralin, percorreu nesses 50 anos, tendo, como pano de fundo, a criação no país dos cursos especializados de graduação e pós-graduação em Linguística; a emergência de novos temas e novas metodologias de pesquisa; as inovações tecnológicas; a atuação política das associações científicas como lugar de resistência democrática e o seu papel na busca do conhecimento e do bem do homem. (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Temporalidades na Vida de Professoras // Temporalities in the life of teaching.Luciana P. Marques & Gabriel - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (3):74-87.
    Nossos estudos na área da Educação e Diversidade no/do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, têm sido direcionados à compreensão das diferenças, tanto no que se referem aos fundamentos históricos, filosóficos, sociológicos que implicam a atualidade de outra forma de homens e mulheres serem, estarem e se relacionarem no e com o mundo, como também nos reflexos de toda essa mudança na e para (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  26
    “a Vida É Apenas Um Espelho” – O Conceito Crítico De Vida De Schopenhauer.Matthias Kossler - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (2):17-30.
    Schopenhauer é considerado o precursor ou o primeiro representante da filosofia da vida, desenvolvida posteriormente por Dilthey, Nietzsche, Bergson e outros. Em contraste com a filosofia clássica da vida e com as concepções éticas a ela relacionadas, a vida em Schopenhauer não é vista como um fim, mas como um meio para um outro fim, ou seja, para a ética, que culmina na negação da vontade de vida. Já nas primeiras anotações manuscritas, Schopenhauer usa diversas metáforas para caracterizar a vida (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  34
    Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  59
    Being and the one in the thought of Meister Eckhart.Matteo Raschietti - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):79-98.
    O problema de fundo da especulação eckhartiana é a verdade do ser uno enquanto Deus e divino ligada à questão do seu conhecimento. Operando uma síntese da tradição neoplatônico-agostiniana e do pensamento do Pseudo-Dionísio Areopagita, o mestre dominicano funda os alicerces da sua teologia unitiva na teoria do ser. The fundamental problem of Eckhartian speculation is that of the connection between the truth of the unique being as God and the question of His knowledge. By creating a synthesis of (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    Conhecimento de Fenômenos Psíquicos em Brentano.Johannes L. Brandl & Joelma Marques de Carvalho - 2021 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 9 (2):51-77.
    O objetivo principal deste artigo é esclarecer como Brentano define a relação entre (a) o conhecimento de nossos próprios fenômenos de consciência e (b) o conhecimento de fenômenos de consciência de outros sujeitos. Por um lado, Brentano argumenta, seguindo a tradição moderna, que o conhecimento dos próprios atos mentais é absolutamente fundamental. Ao mesmo tempo, porém, ele quer mostrar com sua Psicologia do ponto de vista empírico uma clara alternativa ao introspeccionismo. Mostraremos como Brentano busca unir estes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  87
    Rationality and Methodological Change: Dudley Shapere's Conception of Scientific Development.Kólá Abímbólá - 2006 - Principia: An International Journal of Epistemology 10 (1):39-65.
    Over the last 4 or so decades, Dudley Shapere has developed a rich and interesting alternative to the Kuhnian “relativist” account of science and its development. This paper is a review of this alternative viewpoint. It is a critical evaluation of Shapere’s arguments in support of the claim that radical methodological change can be allowed in science without thereby embracing relativism (and without ending with an irrational account of scientific change).
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    Reinado de Nossa Senhora do Rosário: a constituição de uma religiosidade mítica afrodescendente no Brasil (Nossa Senhora do Rosário's Reign: the establishment of a mythical afro-descendent religion in Brazil) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n21p268. [REVIEW]Vânia Noronha - 2011 - Horizonte 9 (21):268-283.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Resumo O Reinado de Nossa Senhora do Rosário (também conhecido como Congado), manifestação católica, típica dos negros, festa popular e importante no Estado de Minas Gerais funda-se em uma narrativa mítica em torno da Santa de mesmo nome e constitui o imaginário de seus devotos. Compreender como esta religiosidade mítica foi constituída no Brasil é o objetivo desse artigo. Os dados são partes integrantes de tese de doutoramento que adotou a teoria da complexidade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    O mercado no fórum: uma teoria econômica da demagogia.Fernando Haddad - forthcoming - Kriterion: Journal of Philosophy (50).
    A partir de uma análise crítica da teoria econômica da democracia de Downs, examinam-se, em termos do problema da "seleção adversa" de Ackerlof, os efeitos da assimetria de informação entre candidatos (com taxas diferentes de demagogia) e eleitores (com níveis diferentes de conhecimento), contra o pano de fundo da relação entre divisão de trabalho e democracia.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Quando Hayden White encontra Sebald: Austerlitz entre o fardo da história e o passado prático | When Hayden White meets Sebald: Austerlitz between the burden of history and the practical past.Edmo Videira Neto - 2021 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 3 (2):117-135.
    O objetivo deste ensaio é promover um encontro entre as ideias sobre a história de Hayden White e os caminhos históricos e traumáticos traçados por Sebald em Austerlitz. Neste sentido, partimos do pressuposto de que o personagem homônimo ao título do livro do escritor alemão funciona como um pêndulo entre o fardo da história e o passado prático, não coincidentemente, dois dos principais textos do historiador norte-americano. Para que possamos chegar minimamente a esse objetivo, abordaremos Austerlitz enquanto uma saga em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    The modern knowledge women’s dilemma and vision: a feminist view on Drabble’s novels.Guicang Li - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (2):e02400182.
    Resumo: Margaret Drabble é uma famosa escritora britânica. Seus romances são baseados em suas experiências de vida pessoal e fornecem uma representação tridimensional das dificuldades de sobrevivência e das perspectivas de desenvolvimento das mulheres do conhecimento moderno, a partir de uma perspectiva literária. Ela investiga a identidade social e o posicionamento do papel das mulheres, tentando encontrar uma saída para o conhecimento moderno das mulheres, na nova era da sociedade. Os romances de Drabble constroem um discurso narrativo literário (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Verdade e decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva.Gabriel Ferreira da Silva - 2013 - Revista Guairacá 28 (1):9-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos dizer que a filosofia (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Entre lugares transamazônicos: uma cartografia da inexistência?/In-Between Transamazonic: a cartography of inexistence?Wallace Pantoja - 2015 - Anais Do 7º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação E Pesquisa Em Ambiente E Sociedade.
    O artigo tem foco central na relação entre conhecimento científico e realidade do lugar, bem como as repercussões geopolítica desta relação, haja vista que o debate sobre o impacto das representações geográficas sobre os espaços, pode auxiliar no esclarecimento de como são pensadas as estratégias de desenvolvimento para os mesmos. Objetivo problematizar o saber geográfico que informa o ambiente e a vida humana à beira da Transamazônica. Parto de uma metodologia de base fenomenológica para dar visibilidade à fragilidade do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  6
    A (im)possibilidade do “conhecimento” de Deus em Kant: o Sumo Bem, objeto necessário da razão.Luiz Rohden & Valdinei Vicente de Jesus - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (3):440-455.
    O sumo bem, tal qual apresentado na CRPr, consiste na união da moralidade com a felicidade. Como esta ligação não pode ser assegurada necessariamente pelo próprio homem durante a sua finita e imperfeita existência, resta que se existe uma síntese; a mesma apenas pode ser elucidada em um suposto juízo sintético a priori que possa unir a vida terrena virtuosa com a felicidade post mortem que é o que parece exigir uma síntese desta natureza. Frente a esta questão, defendemos que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  21
    A relevância do conhecimento de deus para O homem.Ilmário de Souza Pinheiro - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 94.
    This article offers to reflect the matter of knowledge of God in contemporary, while marked by a predominantly secular context. Our theoretical assumption is the human condition, always in search of a vital sense. In principle, we will do an explanation of the foundations of God’s knowledge, a second time, we will discourse on a critical analysis of the speech of God in contemporary times, and finally reflect on the challenge of today's man to know God, even when thought to (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  31
    Imaginação, pensamento e conhecimento de si no Comentário Jesuíta Conimbricense à psicologia de Aristóteles.Mário Santiago de Carvalho - 2010 - Revista Filosófica de Coimbra 19 (37):25-52.
  26.  11
    Traços do proprium cultural africano e sua relação com o sagrado (Features of African culture and conceptions of the sacred) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p88. [REVIEW]Antonio Geraldo Cantarela - 2013 - Horizonte 11 (29):88-108.
    Na esteira da conquista colonial de África, desencadeada na segunda metade do século XIX, alguns antropólogos e missionários europeus, que estabeleceram longa convivência com sociedades de diferentes regiões do continente africano, lograram realizar as primeiras recolhas e sistematizações acadêmicas do imaginário cultural de comunidades tradicionais. Tomando tal contexto como pano de fundo e contraponto, o artigo destaca algumas vozes de teóricos “nativos” (Ki-Zerbo, Hampaté Bâ, Honorat Aguessy), com vistas a explicitar e discutir alguns traços do proprium cultural africano. Na concepção (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  20
    Declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter Benjamin. [REVIEW]Altair Alberto Fávero & Marcelo José Doro - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):459-476.
    Walter Benjamin fala da experiência como sendo o tipo de sabedoria que resulta do encontro de práticas individuais com o horizonte de sentido fornecido pela vida comunitária. Mas esse encontro tem se tornado mais difícil a partir do desenvolvimento da sociedade capitalista moderna. As novas dinâmicas de trabalho, somadas ao ritmo acelerado da vida urbana, favorecem o isolamento dos indivíduos e deturpam sua capacidade de filtrar, significativamente, os eventos que se acumulam no cotidiano. Muitas coisas acontecem, mas muito pouco permanece (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  14
    O Papel da Teoria Do Conhecimento de Locke Para Seus Escritos Políticos.Vinicius De Souza Faggion - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Resumo: A obra política de John Locke foi um estudo de como se justifica a existência de um governo baseado na vontade geral, aspirando proteger os direitos naturais de liberdade, igualdade e propriedade. Acredita-se que todo esse pensamento se iniciou não apenas nos seus escritos políticos, mas em O Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Tal obra retrata o modo pelo qual se adquire conhecimento, um aspecto fundamente que baseará as premissas da vontade geral e dos direitos naturais do homem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  18
    Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    A teoria de Rawls foi e é criticada às vezes como uma aceitação do status quo capitalista dominante: sua prioridade das liberdades básicas seria vazia numa sociedade marcada pela apropriação privada dos meios de produção e crescente concentração da riqueza produzida nas mãos dos proprietários. Essa crítica, porém, não é procedente para o caso de Rawls. Neste trabalho vou apresentar e discutir a idéia de justiça de fundo (background justice) como uma das respostas de Rawls a esta crítica. Com tal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  9
    O papel do conhecimento de si na apologética de Pierre Charron.Ricardo Vinícius Ibañez Mantovani - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):46-57.
    No presente artigo pretendemos detalhar o papel do conhecimento de si no Les Trois Vérités de Pierre Charron. Por tratar-se de um autor ainda pouco conhecido em nosso país, iniciaremos nosso estudo com uma pequena biografia sua. Isto feito, procederemos a uma análise do status do autoconhecimento nos Ensaios de Michel de Montaigne, mais para demarcar as diferenças do que para assinalar as continuidades existentes entre os dois autores. Na sequência, exporemos a concepção de conhecimento de si charroniana (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  16
    O irracionalismo na teoria do conhecimento de Schopenhauer e na epistemologia de Paul Feyerabend.Antunes Ferreira da Silva & Thalyta De Paula Pereira Lima - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):207.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  48
    Conhecimentos práticos e tradição gestual: um estudo sobre os manuais de encadernação.Fernanda Kelly Silva de Brito - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 25:58.
    A permanência da tradição gestual da encadernação, expressa na presença das imagens utilizadas em textos ao longo de séculos, mostram indícios de uma tradição que perdura, mesmo com a adaptação do ensino de um ofício para a formação de trabalhadores para a indústria. Nossa hipótese é que a tradição gestual da encadernação permanece representada em imagens impressas nos manuais utilizados para ensino ainda no século XX, mas seu significado enquanto arte se modifica, ao se configurar como ofício. O objetivo deste (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    Crenças e Conhecimento Científico – Resenha Do Livro Ciência e Pseudociência: Por Que Acreditamos Apenas Naquilo Em Que Queremos Acreditar (Contexto, 2018), de Ronaldo Pilat.João Paulo Maciel de Araujo - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):210-218.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Tecendo redes E construindo conhecimentos: Caminhos para O ensino de sociologia na educação básica.Rogerio Mendes de Lima & Fátima Ivone de Oliveira Ferreira - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):165-182.
    Este artigo discute o papel da Sociologia na escola básica brasileira, que a despeito do arcabouço científico construído em sua trajetória, ainda consolida o seu espaço enquanto disciplina escolar. Nos últimos anos, com a obrigatoriedade da presença da Sociologia nos currículos escolares, novos desafios vêm sendo enfrentados pela disciplina. Um deles é fazer da Sociologia uma ferramenta para que os estudantes e a comunidade escolar possam ter um papel ativo no debate e na construção da realidade social, no que nos (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  25
    A ciência E o conhecimento humano como construção de modelos.Luiz Henrique de Araújo Dutra - 2006 - Philósophos - Revista de Filosofia 11 (2):247-286.
    In this paper, I try to argue that both science, as a specific kind of knowledge, and human knowledge in general are activities of constructing models. In the first part, I present my conception according to which scientific models are abstract entities, and that scientific theories may be interpreted as classes of models as abstract replicas of real settings, in which certain laws apply. In the second part, I try to extend that same conception to ordinary human knowledge, particularly to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  28
    O conhecimento quilombola e as plantas medicinais como recurso didático para o ensino de ciências.Wagner De Jesus Silva & Milene Maria Da Silva-Castro - 2019 - Odeere 4 (8):364.
    A utilização das plantas pela espécie humana ocorre das mais variadas maneiras, principalmente, na alimentação, vestimenta, no tratamento e cura de doenças. Dentre os grupos culturais que usam as plantas medicinais, encontram-se os povos remanescentes dos quilombos. O conhecimento que os quilombolas possuem é baseado em valores, símbolos, crenças e mitos. Hábitos e costumes estão diretamente envolvidos com o ambiente e esta relação permitiu que estas comunidades acumulassem conhecimentos. Deste modo, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Linguagem, Conhecimento e Religião: os diversos sentidos de ‘acreditar’. Wittgenstein e a especificidade da crença religiosa/Language, knowledge and religion: the various meanings of 'believe'. Wittgenstein and specificity of religious belief.Eduardo Gomes de Siqueira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):188.
    O objetivo do texto é mostrar a pertinência da discussão do conceito de crença religiosa tanto quanto à especificidade deste tipo de crença quanto ao modo de fazê-lo, desde um ponto de vista wittgensteiniano, na interface entre a teoria do conhecimento e a filosofia da religião. Abordando a questão pelo ângulo da filosofia da linguagem do segundo Wittgenstein, procuramos mostrar alguns problemas semânticos e pragmáticos envolvidos na significação da palavra ‘crença’, um termo psicológico essencialmente vago, mas indispensável tanto para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  23
    Comissão de Terras e Colonização de Passo Fundo e Palmeira: atuação nos toldos indígenas sob suas jurisdições.Kalinka De Oliveira Schmitz & Rosani Maria Martinelli Nunes - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):05.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Do Conhece-Te a Ti Mesmo Ao Habita-Te Em Ti Mesmo. A Perspectiva Ontológica Do Conhecimento de Si Enquanto Ser Para a Existência. O Testemunho de Sêneca.Ronaldo Amaral - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):299.
    O conhecimento de si há que se referir, necessariamente, a um si para o conhecimento. Não obstante, em âmbito metafísico e ontológico, o si a ser conhecido deveria ser o mesmo que buscaria conhecer-se. Isto quer dizer que o ser que se deveria conhecer seria anterior ao seu próprio ser enquanto já constituído por este seu conhecimento, ou ainda, seria tal pelo encontro entre o próprio ser em si, bondoso e virtuoso ele mesmo, com aquele que ainda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  2
    A teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer à luz do idealismo transcendental kantiano.Isabella Nobrega Gomes Stencel - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo, pretende-se descrever os pontos de maior relevância à teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer, levando em consideração a farta influência do idealismo transcendental kantiano em sua produção filosófica. No que diz respeito à formulação do conhecimento empírico, bem como às faculdades e princípios envolvidos no processo, busca-se promover a comparação entre os elementos pertinentes aos sistemas elaborados pelos respectivos filósofos, a fim de tornar explícitos os momentos em que Schopenhauer alinha-se ao idealismo transcendental kantiano e, igualmente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Intencionalidade e pano de fundo: Searle e Dreyfus contra a teoria clássica da inteligência artificial.Teodor Negru - 2013 - Filosofia Unisinos 14 (1).
  42. Redes de poder e conhecimento na governação do Império Português.Maria de Fátima Silva Gouvêa, Gabriel Almeida Frazão & Marília Nogueira dos Santos - 2004 - Topoi 5 (8):96-137.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  10
    Rawls E a justiça de fundo "background justice".Alcino Eduardo Bonella - 2001 - Philósophos - Revista de Filosofia 6 (1/2).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Redes de poder e conhecimento na governação do império português, séculos XVI e XVII.Maria de Fátima Silva Gouvêa, Gabriel A. Frazão & Marília N. Nogueira - 2004 - Topoi 5 (8).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  17
    Sobre a filosofia como pedagógica do sagrado: uma abordagem decolonial.Bruno Santos Alexandre - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022024.
    Trata-se, neste artigo, de investigar as noções de filosofia, pedagogia e espírito à luz dos debates decoloniais. Neste sentido, a partir de um diálogo que procuro estabelecer com Enrique Dussel, Catherine Walsh e M. Jacqui Alexander, desenvolvo três hipóteses. Em primeiro lugar, apresento certa noção de pedagogia como constitutiva da própria filosofia (portanto, a ideia de pedagogia para além de mero instrumento, meio ou termo acessório à filosofia). Em segundo lugar, argumento que essa dita pedagógica-filosófica precisará ser entendida como a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  6
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino.Gabriele de Sousa Lins Mutti - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1623-1658.
    Interdisciplinaridade, totalidade e a construção do conhecimento em artigos das áreas de Educação e Ensino Resumo: Neste artigo interrogamos: O que se mostra sobre a interdisciplinaridade e totalidade, tomadas sob a ótica do materialismo dialético, nos artigos de periódicos das áreas de Educação e Ensino, disponibilizados no Google acadêmico? Por meio da análise de conteúdo realizada em 27 pesquisas. Os resultados revelaram que ainda que não exista na literatura uma concepção única do que vem a ser a interdisciplinaridade, há (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito do (...) que se encontra em vias de desagregação. Para nos aprofundarmos na proposição benjaminiana, adentramos a importante topografia conceitual presente nas Passagens, passando pelos temas da linguagem, do sonho, do despertar e das imagens dialéticas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    O Feminino e o Místico como identidade de Guiné-Bissau na poética de Odete Semedo “NO FUNDO DO CANTO”.Alexandre António Timbane & Antônia Valdilene Rocha De Souza - 2022 - Odeere 7 (1):09-31.
    O lugar da mulher na cultura e nas tradições africanas, especialmente dos povos bantu tem sido um desafio, uma vez que por um lado temos a ancestralidade que se manifesta pela cultura e por outro a modernidade trazida pelo ocidente por meio da colonização ou da interação com outros povos. Esta pesquisa tem como objeto o estudo do livro “No Fundo do Canto” de Odete Semedo, com a finalidade de analisar a representação do feminino e do místico como identidade cultural (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Nota sobre os conhecimentos do ‘o que é’ e do ‘por que’ no livro II dos Segundos Analíticos de Aristóteles.Wellington Damasceno de Almeida - 2017 - Dissertatio 46:121-129.
    I examine the difficulties involved in the Aristotelian proposal to identify the knowledge of “what it is” and “why it is”, in order to better understand the outlines that delimit it. I propose that the connections by which Aristotle links definition and explanation, and hence essence and cause, depend on the mutual convertibility between nominal expressions and predicative sentences.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Educação Superior e sociedade do conhecimento: entre as orientações econômicas e pedagógicas do Banco Mundial na década de 90.Cezar Luiz de Mari - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (1):167-190.
    A década de 90 e o início do século XXI estão marcados por reformas que atingem as estruturas do Estado brasileiro e com ela também a Educação Superior. Reformas que recambiam a noção de direito público à educação, ao conhecimento, à função do Estado, aos financiamentos, regidas pela agência Banco Mundial (BM). Nesse movimento, a terminologia sociedade do conhecimento emerge como fundamento epistemológico condicionando à universidade o papel de produtora de conhecimentos de valor econômico e de consenso. Mobiliza-se, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000