Results for 'Promessas'

64 found
Order:
  1. La promessa della dignità umana: La dignità dell'uomo nella cultura giuridica tedesca.Hasso Hofmann - 1999 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 76 (4):620-650.
    H. HOFMANN, La promessa della dignità umana. La dignità dell’uomo nella cultura giuridica tedesca.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Cooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes.Wladimir Barreto Lisboa - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):242-249.
    Ao apresentar a estratégia dos agentes racionais na situação do estado de natureza em Hobbes como de não coordenação, tem-se como resultado uma situação em que a melhor escolha individual alcança o pior resultado em termos coletivos. Hampton pretende mostrar que a melhor estratégia para resolver essa aporia consiste em eliminar, na argumentação de Hobbes, o uso de conceitos jurídicos, como o de obrigação ou contrato. Desse modo, é possível resgatar a coerência argumentativa hobbesiana a partir simplesmente da ideia de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    La promessa delle sirene: filosofia dell'opera lirica.Andrea Panzavolta - 2019 - Roma: InSchibboleth.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da inf'ncia na filosofia de Henri Bergson.Magda Costa Carvalho - 2021 - Educação E Filosofia 34 (71):565-580.
    Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson Resumo: Numa passagem da obra Évolution Créatrice, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do élan vital. Estas referências (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    La promessa come immagine dell'eternità Tonalità agostiniane in Borges.Massimo Parodi - 2003 - Doctor Virtualis 2:45-59.
    Borges pronuncia giudizi molto severi su Agostino, considerato soprattutto come il pensatore della grazia e della predestinazione. Il pensiero agostiniano viene irrigidito in formule che ne fanno il campione di un preteso realismo medievale. Ma Borges è più vicino di quanto non creda ad Agostino che in realtà sa perfettamente che un senso alla vita dell’uomo viene non dalla impossibile conquista della felicità, ma dalla sua incessante ricerca.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  39
    O perdão E a promessa na teoria da ação de Hannah Arendt: Remédios para a agonia contingencial da ação política.Carlos Fernando Silva Brito - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):25-39.
    Este trabalho possui como mote apresentar a importância dos conceitos de perdão e promessa para a teoria da ação em Hannah Arendt. Possui como base as obra de Hannah Arendt, principalmente A condição humana. Num primeiro momento apresentaremos brevemente os conceitos de ação, pluralidade e natalidade e sua relação com a irreversibilidade e imprevisibilidade no interior do pensamento de Arendt, e em um segundo momento se fará a exposição do importante diagnóstico que a pensadora realiza sobre a situação da tradição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  21
    A obrigação da promessa em Hume.André Klaudat - 2011 - Kriterion: Journal of Philosophy 52 (124):429-445.
  8. La persona come «eterna promessa» nel pensiero di Gentile.Mc Travaglini - 1990 - Studium 86 (5):723-732.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. La parola promessa.Paolo Bonari - 2008 - Humana Mente 2 (7).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Una fenomenologia analitica della promessa.Giuseppe Lorini - 1999 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 76 (2):285-316.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. L'immagine e la promessa: Letture della verità.S. Nosari - 1996 - Filosofia 47 (1):143-145.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Programas e promessas: sobre o (ab-) uso do jargao computacional em teorias cognitivas da mente.W. P. Mendonça - 1989 - Manuscrito. Revista Internacional de Filosofia 12 (1):91-108.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. L'a priori della promessa in Adolf Reinach.Giuliana Stella - 1986 - Rivista Internazionale di Filosofia Del Diritto 63 (3):392-408.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Formas de cronotopo e de exotopia nas adaptações de O Pagador de Promessas.Igor Sacramento - 2013 - Logos: Comuniação e Univerisdade 20 (1).
    O objetivo deste artigo é mostrar como as reconfigurações na estrutura de significação da peça O Pagador de Promessas no cinema e na televisão permitiram diferentes fusões dos indícios temporais e espaciais (cronotopo), novas “zonas de contato” com a realidade cotidiana, novas imagens do indivíduo e do espaço e um novo tipo de acabamento axiológico do herói pelo autor (exotopia).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  7
    Da necessidade de um proceder divino nos assuntos humanos: esquecimento, perdão e promessa como redenção aos infortúnios da ação humana.Pedro Lucas Dulci - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):349-372.
    O presente trabalho buscará fazer uma breve fenomenologia da ação humana tendo como ponto de inflexão a concepção de trágico na ação, isto é, pensar a ação humana como portadora de aspectos trágicos que exigem de nós respostas e atitudes que geralmente os sistemas éticos clássicos não conseguem proporcionar. Esta concepção pode ser apresentada a partir de vários autores de épocas e lugares bastante distintos. Todavia, optaremos por buscar em dois, dos três grandes tragediógrafos gregos, uma perspectiva trágica da ação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Un passaggio obbligato: tempo e promessa.Luigi Bagolini - 1998 - Filosofia Oggi 21 (82):167-168.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  13
    Entre a memória e a promessa. A dialética idem X ipse na cobertura dos Jogos Pan-americanos.Ada Cristina Machado Silveira & Camila Esteves - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (2):137-150.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  38
    Identidade pessoal e ética em Paul Ricoeur: da identidade narrativa à promessa e à responsabilidade.Cláudio Reichert do Nascimento - 2011 - Études Ricoeuriennes / Ricoeur Studies 2 (2):48-62.
    Cet article expose le problème de l’identité personnelle chez Paul Ricoeur, à partir de Temps et récit et Soi-même comme un autre , en abordant, succinctement, des positions philosophiques qui affirment ce que Ricoeur caracterise comme identité en tant que permanence dans le temps (mêmeté), au contraire de l’identité en tant que mutable et diverse dans le temps (ipséité), qui va à la rencontre de sa thèse de l’identité narrative. Ensuite, nous indiquons la limitation de la narrative pour rendre compte (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    John Rawls Refutou o Intuicionismo?Andréa Luisa Bucchile Faggion - 2024 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 69 (1):e45448.
    Em Uma Teoria da Justiça, John Rawls explicou o intuicionismo como a doutrina que professa o pluralismo irredutível de princípios morais, princípios estes cujos conflitos não poderiam ser resolvidos de maneira principiológica. Segundo Rawls, não se pode oferecer um argumento abstrato que prove que o pluralismo moral é falso. Mas seria possível mostrarmos aquilo que o intuicionista nega existir: o princípio moral mais fundamental, que sistematiza nossas obrigações morais. Este princípio, de acordo com Rawls, seria o princípio da equidade. Neste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    A excepção Derrida – O “eleito secreto” dos animais A veia onto-antropo-teo-lógica em questão.Fernanda Bernardo - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):303-344.
    «A excepção Derrida – o “eleito secreto” dos animais» pretende sobretudo evidenciar três questões fundamentais de todo interligadas: 1.) Sem a reificar numa filosofia teórico-sistemática, destacar a Desconstrução de Derrida como um “idioma filosófico” – o da différance ou da alteridade absoluta – dotada de pressupostos “teóricos” específicos (khôra, messiânico); 2.) Destacar e esclarecer o significado da “excepção derridiana” no tocante à questão do animal e da animalidade no contexto da sacrificialista ocidentalidade filosófico-cultural; 3.) Destacar a relevância da questão do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  42
    O princípio responsabilidade, a esperança em Ernest Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty.Lenise Moura Fé Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  16
    Ensaio sobre a dialética do esclarecimento: reflexões e provocações educativas.Renata Peres Barbosa - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019036.
    Na obra Educação e Emancipação, ao propor um novo imperativo categórico, “que Auschwitz não se repita”, Theodor W. Adorno incita a reflexão sobre a cumplicidade entre Auschwitz e os processos históricos que o tornaram possível, e revela as contradições contidas nas promessas da modernidade. Adorno apresenta a vinculação do esclarecimento com o princípio de dominação, expondo o quanto está entrelaçado com progresso e regressão, o que resulta na constituição patológica da sociedade e dos indivíduos que acolhem as condições para (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Ciência, magia e filosofia em Eric Weil.Judikael Castelo Branco - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):44-57.
    Este artigo compreende relações entre os termos elencados no título a partir do texto “Science, magie et philosophie” de Eric Weil. Para tanto, ele se estrutura em três diferentes momentos. No primeiro, procuramos os fundamentos dos argumentos de Weil ao recolocar a relação entre ciência e magia como visões de mundo que coincidem naquilo que uma mantinha como promessa e que a outra alcançou como realização. Depois, vemos a passagem da theôria da ciência antiga à teoria das ciências modernas e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  19
    A influência da concepção de educação grega na constituição histórica da paideia cristã.Charles Lamartine de Sousa Freitas - 2018 - Filosofia E Educação 10 (2):287-309.
    Neste artigo, pretendemos abordar os elementos educacionais da Grécia antiga, fundamentais tanto para a formação e o desenvolvimento da cultura ocidental como para a constituição da paideia cristã da antiguidade. Destacamos como a idealização do épos deu lugar à formação do cidadão a partir do ideal de uma areté política que, no período helenístico, tendo seu apogeu na pólis grega, vai ser alternado por outros valores mais ligados à individualidade. Nesse sentido, consideramos que a paideia grega, em seus diferentes momentos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  42
    G.E.M. Anscombe: guida alla lettura di Intention.Elisa Grimi - 2018 - Roma RM, Italia: Carocci.
    L’opera più importante per la filosofia dell’azione dopo l’Etica di Aristotele: così Donald Davidson ha definito il libro di Gertrude Elizabeth Margaret Anscombe, Intention, che Elisa Grimi ci presenta oggi attraverso questa preziosa guida alla lettura, il primo testo di questo genere in lingua italiana. dalla Prefazione di Cyrille Michon. Che cosa sia un’intenzione, quale sia il ruolo che essa svolge all'interno di un’azione, se vi si possa trovare traccia della vera intenzione del soggetto guardando l’azione che compie: questi e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  27
    Politics and aesthetics in Rancière and lévinas: Scene of dissensus, face and constitution of the political subject.Ângela Salgueiro Marques & Frederico Vieira - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):7-33.
    RESUMO Neste artigo pretendemos refletir acerca da constituição do sujeito político a partir de dois conceitos específicos: rosto e cena de dissenso. Nosso argumento pretende evidenciar como, ao “aparecerem”, os indivíduos produzem uma cena polêmica de enunciação na qual se desencadeia um processo de subjetivação política e de criação de formas dissensuais de comunicação e performance que inventam modos de ser, ver e dizer, configurando outras interfaces entre experiência estética e política. Tal processo potencializa a invenção de novas visualidades e (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  10
    Transhumanismo: imortalidade e a questão da longevidade.Leonardo Moreira Gomes - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: O artigo enfoca duas questões abordadas pelo transhumanismo: imortalidade e longevidade. A primeira parte apresenta alguns contornos do programa transhumanista e a sua motivação. A segunda discute até que ponto a promessa de imortalidade não pode ser cumprida pela ideia de fazer o upload do cérebro na internet. A terceira parte se concentra na longevidade e mostra por que o programa transhumanista para idosos falha. Palavras-chave: Transhumanismo. Imortalidade. Longevidade. Upload de cérebro na internet.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Filosofia das Tecnociências: com quantas mãos se faz uma plantação?Ronei Clécio Mocellin & Débora Aymoré - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Se na filosofia e história do corpo os posicionamentos são agrupados entre os que consideram haver substância única (Espinosa) ou dupla (Descartes) que conformam diferentes aspectos dos indivíduos (alma/mente – corpo), na filosofia da ciência nos confrontamos com a o terceiro excluído nestes dualismos com consequências existenciais: trata-se da técnica ou, para utilizarmos um termo mais preciso, das tecnologias. Neste sentido, a máquina é um corpo, não do tipo que nasce naturalmente: as máquinas nascem de um parto artificial, emergem a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    A dialética do fim da arte em Adorno: repressão e resgate da sensibilidade recalcada.Bruno Guimarães - 2018 - Doispontos 15 (2).
    Embora Adorno tenha abordado predominantemente o problema do “fim da arte” como um processo repressivode liquidação da arte levado adiante pela dominação da indústria cultural, ele viu uma possibilidade promissora parao conceito de desartificação em sua Teoria Estética. Ali, ele reconheceu uma tendência evolutiva desseconceito pela intensificação do tremor de uma subjetividade fixa através da experiência da não‑identidade e deuma possível reconciliação com uma natureza não inteiramente submetida à exploração. O objetivo deste trabalhoé examinar a articulação de duas teses em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  16
    Deleuze: Uma filosofia para além da dívida.Milla Benicio - 2015 - Synesis 7 (2):110-118.
    Gilles Deleuze se apropria do conceito nietzschiano de dívida, ou, em alemão, Schuld, em sua dupla dimensão de promessa e culpa, para criar uma filosofia da potência, da pluralidade e dos agenciamentos. Aqui, não apenas o universo conceitual deleuziano é marcado pela demanda de emancipação da dívida, com noções como rizoma, desterritorialização ou corpo sem órgãos: a própria irreverência dessa filosofia investe na descontinuidade e no devir.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Derrida e Kant.Fernanda Bernardo - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):951-1005.
    Seguindo de perto o traço deixado em aberto pelo pensamento de Jacques Derrida, a autora do presente artigo começa por sublinhar os limites da hospitalidade universal (der allgemeine Hospitalität) de Kant. Com efeito, o artigo pretende demonstrar até que ponto estes limites, apesar do espírito das Luzes que inspira Kant, lhe advêm dos seus próprios fundamentos ontoteológicos e jurídico-políticos, em virtude dos quais essa hospitalidade universal deixou de corresponder às urgências do nosso hoje cataclísmico. Num segundo momento, a autora tenta (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    O Lobo Vegetariano e o Cordeiro No Banquete de Forragem: A Utopia de Superação Do Antagonismo Entre Capital e Trabalho.Hilda Baião Ramirez Deleito - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):58.
    A reforma trabalhista vem sendo normalmente apresentada como uma ruptura neoliberal com a tradição de protecionismo da Justiça do Trabalho e da legislação referente ao tema. Existe, todavia, um elemento de continuidade, que é a persistência na promessa da paz perpétua. A CLT apresenta a fraternidade entre as classes como imposição cristã. A Reforma Trabalhista insiste na superação dos conflitos como imposição da democracia, uma vez removida a intervenção estatal representada pela justiça do trabalho. Trata-se de uma utopia, uma vez (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Lives from philosophers. Philosophy and Autobiography.Libera Pisano, Marco Carassai & Simone Guidi (eds.) - 2013 - Roma RM, Italia: Lo Sguardo.
    Chi è quel soggetto che nell’autobiografia dice “io”? Raccontarsi non è già diventare altro? L’autobiografia è un esercizio filosofico in cui l’identità si scopre tramata da altre vite e l’io emerge soltanto perché dislocato nei suoi segni. Sono forse proprio le condizioni di impossibilità di un’autopresentazione trasparente e definitiva che rendono possibile una soggettività autobiografica. Scrivere di sé infatti è già trascendenza: insinua il sospetto di un’alterità, di un’alterazione e turba la rigida identità, che si presume autonoma e precedente alle (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  14
    Consequências de modelos formativos: entre o moderno e o pós-moderno // Consequences of formative models: between modern and post-modern.Leoni Maria Padilha Henning & Genipo Soares de Oliveira Neto - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020029.
    O presente artigo pode ser justificado como um breve panorama do debate entre modernidade e pós-modernidade em suas implicações ao campo da educação e formação humana, diante da emergência de nova humanidade, fruto do capitalismo tardio, com suas promessas não cumpridas, diante da colonização de todas as esferas, inclusive da própria educação. Assim, este trabalho visa a traçar alguns contornos do complexo liame entre modernidade e pós-modernidade, bem como a concepção de homem decadente, por um lado, e de homem (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  4
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  37
    Kierkegaard's Postscript in Light of Fear and Trembling: Eschatological Faith.John J. Davenport - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):879 - 908.
    There is a single unified conception of religious faith in Kierkegaard's Fear and Trembling and Concluding Unscientific Postscript: existential faith is absolute trust in an eschatological promise, i.e. a miraculous realization of ethical ideals that is beyond all human power to accomplish or even predict. Faith in this sense has the precondition of "infinite resignation," which is a purified state of ethical willing in which the agent accepts her/his own inability to actualize the ethical, outwardly or inwardly. This condition is (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  37.  17
    "Quem tem razão, Kant ou Stendhal?" uma reflexão sobre a crítica de Nietzsche à estética de Kant.João Constâncio - 2013 - Kriterion: Journal of Philosophy 54 (128):475-495.
    O artigo é uma reflexão sobre o modo como, na "Genealogia da Moral", Nietzsche repensa "o problema estético" a partir da oposição entre a concepção kantiana do belo como predicado de um juízo "desinteressado" e a concepção stendhaliana do belo como efeito de uma "cristalização" e uma "promessa de felicidade". A chave do pensamento de Nietzsche neste contexto está no conceito de "embriaguez" , por um lado, como termo-chave para designar a "pré-condição fisiológica" da arte, mas, por outro, como um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38.  21
    Evangélicos fundamentalistas e política: uma análise da conjuntura brasileira.Breno Martins Campos - forthcoming - Horizonte:1162.
    Este artigo reconhece que nunca se falou tanto em fundamentalismo em nosso país como agora; e que o uso ampliado do conceito poucas vezes vem associado ao espectro do protestantismo definido pela hermenêutica literal das Escrituras, como nos primórdios do movimento fundamentalista. No Brasil contemporâneo, grosso modo, fundamentalista qualifica o evangélico conservador ou reacionário, quase sempre pentecostal, e com inserção na mídia e na política. Assim, é urgente que a ação de evangélicos fundamentalistas no espaço público-político brasileiro seja compreendida pelas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar.Antônio Chizzotti & Alipio Marcio Dias Casali - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):193-222.
    Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  28
    In Punta di Parole.Rita Messori - 2015 - Chiasmi International 17:239-255.
    La recente pubblicazione delle note di corso Recherches sur l’usage littéraire du langage sono una conferma del ruolo giocato dal linguaggio poetico in Merleau-Ponty in quell’ambizioso e incompiuto progetto perseguito dal 1951 Sur la phénoménologie du langage. La convinzione che il linguaggio sia la questione cruciale per la fenomenologia avvicina le ricerche di Merleau-Ponty a quelle che Ricoeur svilupperà negli anni Settanta: è nella parola, nel discorso pronunciato, che avviene non solo il rapporto tra soggetti, ma anche quello con le (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  7
    Educação e emancipação na teoria crítica da sociedade de Theodor W. Adorno.Cleidson de Jesus Rocha - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (2):194-217.
    Este artigo apresenta a contribuição de Theodor W. Adorno para a configuração de uma educação capaz de enfrentar os irracionalismos contemporâneos, por meio de uma retomada da definição da dialética como crítica do pensamento filosófico. Este tem, modernamente, se limitado a enlevar a racionalidade à máxima potência, sem se debruçar sobre os efeitos de suas promessas não cumpridas. A obra de Adorno é reconhecida por uma propugnação segundo a qual cabe à filosofia a tarefa da reflexão crítica e do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    Frege's two notions of "extension".Araceli Velloso - 2023 - Philósophos - Revista de Filosofia 28 (1).
    Nosso objetivo é responder a uma questão proposta por Richard Heck no artigo “Formal Arithmetic Before Grundgesetze”. Heck indaga a respeito das razões pelas quais Frege levou quase oito anos para honrar suas promessas de concluir seu grandioso projeto de fundamentar a matemática na lógica. Embora Heck tenha fornecido algumas respostas, pensamos que uma discussão filosófica mais adequada ainda pode ser oferecida. Este artigo tentará preencher essa lacuna apresentando o que entendemos ser o problema central enfrentado por Frege em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  33
    O princípio responsabilidade, a esperança em Ernst Bloch E o orgulho nacional: Uma simétrica oposição entre a heurística do medo em Hans Jonas E a esperança social em Richard Rorty.Lenise Moura Fé de Almeida - 2014 - Cadernos Do Pet Filosofia 5 (10):12-19.
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma comparação direta entre a ética da futurologia jonasiana e o neopragmatismo rortyano no que diz respeito ao tema da esperança na prática política. Este tema foi amplamente discutido por Ernest Bloch que propõe um princípio esperança capaz de ser o impulso basilar para que o homem transcenda o presente em direção ao futuro. Por sua vez, Richard Rorty aborda este tema enquanto esperança social, que diz respeito à manutenção do orgulho nacional capaz (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  9
    Nacionalismo e Pluralidade: uma interface entre o Pensamento Político de Hannah Arendt e a Psicanálise de Freud.Roseane Torres de Madeiro - 2023 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 4 (8).
    Este trabalho se situa na interface entre a Filosofia Política e a Psicanálise, sendo seu objetivo investigar o conceito de nacionalismo, contrapondo-o ao de pluralidade, enquanto uma condição do humano, tomando como fundo os processos identificatórios. Para desenvolver o objetivo proposto, nos debruçamos sobre a obra de Hannah Arendt, visando os conceitos de nacionalismo e pluralidade, bem como compreender o modo como tais conceitos compuseram o pensamento de sua filosofia política. Dentro deste contexto, os conceitos de massa e identificação foram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    A questão da guerra: Entre Carl Schmitt e Hannah Arendt.Mário Sérgio de Oliveira Vaz & Maria Fernanda dos Santos - 2022 - Princípios 29 (60):190-212.
    O artigo apresenta uma reflexão sobre a guerra a partir de Carl Schmitt e Hannah Arendt. Para tanto, realiza-se um recorte na obra de cada autor. De Carl Schmitt, discute-se o livro O conceito do político (2009) que contém ainda A teoria do Partisan. De Hannah Arendt, restringe-se a Sobre a violência (2001), A promessa da política (2020), e alguns ensaios contidos em Entre o passado e o futuro (2009). Neste sentido, Carl Schmitt permite discutir o papel da inimizade para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  44
    Uma “possibilidade impossível de dizer”: O acontecimento em filosofia E em literatura, segundo Jacques Derrida.Osvaldo Fontes Filho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (2):143-161.
    Este artigo focaliza certa “possibilidade impossível de dizer o acontecimento”, motivo fértil nos últimos escritos de Derrida. A expressão “a possibilidade do impossível”, emprestada do pensamento heideggeriano da Ereignis, concorre a uma ética aporética que repensa as figuras da responsabilidade face à “inapropriabilidade do que acontece”. Nos lugares bem conhecidos da lógica derridiana da aporia – a justiça rebelde à regra, o “fantasma do indecidível” em cada acontecimento de decisão, a ilegalidade de toda invenção –, uma ética da alteridade propõe (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    The Philosopher’s Truth in Fiction.Amy A. Foley & David M. Kleinberg-Levin - 2019 - Chiasmi International 21:75-101.
    This interview with David Kleinberg-Levin, Professor Emeritus in the Department of Philosophy at Northwestern University, concerns his recent trilogy on the promise of happiness in literary language. Kleinberg-Levin discusses the relationship between and among philosophy, phenomenology, and literature. Among others, he addresses questions regarding literature’s ability to offer redemption, its response to suffering and justice, literary gesture, the ethics of narrative logic, and the surface of the text.Cet entretien avec David Kleinberg-Levin, Professeur émérite au département de philosophie de la Northwestern (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Descolonizar os Indesconstruíveis: espectrologia, fideísmo e messianidade em Jacques Derrida.Moysés Pinto Neto - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    O texto investiga os “indesconstruíveis” na filosofia de Jacques Derrida e sua relação com espectrologia, fé e messianidade. Partindo de uma imagem de ziguezague, ela própria presente em diversos ensaios derridianos, aproxima e desaproxima os indesconstruíveis (justiça, perdão, promessa, dom etc.) das ideias de indecidível e decisão, místico e espectral e, finalmente, imanente e transcendente. A partir do debate sobre a Era Axial, pergunta-se, então, se os indesconstruíveis derridianos podem mesmo postular a universalidade, apresentando como contraponto o tratamento da fé (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    Figure dell’assenza tra Salomon Maimon, Emmanuel Lévinas e Walter Benjamin.Massimiliano Polari - 2014 - Nóema 5 (2).
    Il presente testo intende proporre una riflessione lungo il cammino teoretico proposto da Salomon Maimon ed Emmanuel Lèvinas, prendendo spunto dall’aporia filosofica del dialogo Parmenide di Platone riguardante il tema dell’ exaìphnes. Certamente entro le riflessioni di Lèvinas che in Maimon agisce fortemente una vis giudaica, che ne ispira i temi: per Maimon la risoluzione completa dell’empirico può aver luogo solo nella terra promessa dell’intelletto infinito, per Lèvinas il chiasmo tra l’assolutamente Altro, che si manifesta sottraendosi al tempo stesso nel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    Agente moral expressivista em Nietzsche e avaliação de juízos práticos perfeccionistas.Jorge L. Viesenteiner - 2020 - Cadernos Nietzsche 41 (2):145-189.
    Resumo O objetivo do texto é relacionar a abordagem expressivista do agente moral em Nietzsche com as condições de sucesso de avaliação de juízos práticos perfeccionistas. Como locus da transformação, o agente moral se exprime por meio do potencial transformativo que consegue produzir, e não como entidade por trás das ações. Duas condições podem ser usadas, regulativamente, para avaliar o sucesso de juízos de caráter perfeccionista: por um lado, a maximização de conexões e interrelações no espaço, bem como o endosso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 64