Results for ' concepções de desenvolvimento'

1000+ found
Order:
  1.  43
    Polaridade, alma cósmica, graus de desenvolvimento da natureza: o nascimento da Naturphilosophie de Schelling.Jair Barboza - 2001 - Discurso 32:249-288.
    O artigo mostra como se originou a Naturphilosophie , filosofia-da-natureza, de Schelling a partir do seu confronto crítico com a biologia de Kielmeyer, as concepções de natureza de Goethe e sobretudo com a teoria do organismo da Terceira Crítica de Kant.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  33
    Karl Marx como John Dewey: o marxismo pragmatista de Sidney Hook.José Crisóstomo De Souza - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (1):48-69.
    Entre os anos 1920 e 1940, aproximadamente, Sidney Hook, filósofo universitário e ativista político norte-americano, procurou desenvolver e aplicar uma leitura pragmatista e revolucionária das concepções de Marx, sob a influência do “instrumentalismo” de John Dewey, defendendo a ideia de uma coincidência essencial e de uma complementaridade – digamos, compensatório – entre as duas linhas de pensamento. O artigo trata de apresentar tal projeto filosófico hookiano, com referências histórico-biográficas, desde seus primeiros ensaios até o ápice de sua realização, passando (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Direitos.... bem viver, desenvolvimento, espaço urbano e identidade sociopolítica - processos de transformação e produção de vida.Andreia Rosalina Silva - 2023 - Odeere 8 (3):29-43.
    O presente artigo tem origem em pesquisa de doutorado[1] sobre a presença de Quilombolas na Pós-graduação em quatro universidades públicas do Brasil – duas do Centro-oeste e duas do Nordeste, tendo em vista as considerações de seus interlocutores a respeito da luta por cidadania e afirmação de direitos - ao território, seu bem estar e à cidade/universidade. A partir da discussão sobre concepções como pertencimento, bem viver, cidade cognitiva e educação, o artigo traz à reflexão o contexto urbano marcado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    O que é, afinal, conhecimento cumulativo?Amélia de Jesus Oliveira - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):822-855.
    Depois dos anos 60, e especialmente depois da repercussão da obra kunhiana, tornou-se comum a distinção entre o ponto de vista continuísta e o descontinuísta na avaliação do desenvolvimento científico. Kuhn passou a ser visto como o grande descontinuísta ao lado de Koyré e Butterfield e foi considerado o causador de uma grande mudança no modo de se conceber o desenvolvimento da ciência. Em diversas abordagens, a noção de continuidade tem sido, muito frequentemente, equiparada à acumulação, que implica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  10
    Do paradigma físico, às lutas e campo simbólico na Ciência da Informação.Alessandra Nunes de Oliveira & Jetur Lima de Castro - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 8 (2):116-129.
    Considerando as concepções epistemológicas do paradigma físico da CI, constituindo-o como o dominante na gênese da CI, baseando-se nas relações das Ciências Empírico-Analíticas sistematizadas em regras técnicas do conhecimento empírico e constituindo os demais paradigmas cognitivo e social, o paradigma físico da CI é problematizado produzindo simbolicamente obstáculos epistemológicos ao conceito de informação no campo científico, como é discutido por Bourdieu (1989), Capurro (2003) e Gonzalez de Gomez (2000). Além disso, destaca-se a concepção central no texto de Gonzalez de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    A díade virtù-fortuna na fundação e manutenção da ordem em Niccolò Machiavelli.Jean Felipe De Assis - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):309-331.
    O par Fortuna-Virtù é discutido nas diversas análises críticas do pensamento de Machiavelli e, embora tais termos possuam origens e tradições bem determinadas ao longo do pensamento latino, principalmente específicas considerações antigas e medievais em algumas recepções durante o humanismo cívico, suas características elusivas ao longo das argumentações de Machiavelli são mantidas, possibilitando inúmeros debates acadêmicos. Diante da ambivalência e da ambiguidade da ideia de Virtù perante relevantes e variadas tradições, contínuas buscas por clarificação são feitas ao longo do corpus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    FORMAÇÃO: uma responsabilidade social.Marina Patrício de Arruda - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (5):49-52.
    O presente artigo busca tecer algumas considerações sobre o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado que se propõe a estudar como o periódico vem garantindo a construção de concepções e práticas relativas à formação do cidadão e do trabalhador. Essa investigação volta-se para a extensa divulgação de cursos de formação para o trabalho que mostram as ações e estratégias desencadeadas pela sociedade, comprometida com a inserção profissional.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Africanidade Nas Escolas Públicas Do Município de Manaus: Avanços e Desafios Para o Desenvolvimento de Uma Educação Integral Antirracista.Soraya Monteiro Neves - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    Resumo: A Lei 10.639/03 depositou diante do universo docente o desafio de propalar o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, numa perspectiva contrária a visão eurocêntrica predominante até então. Cabia às Secretarias de Educação subsidiar as escolas, o que exigia formação de equipes aptas ao processo, bem como compreensão da lei e mudanças nas concepções de currículo e práxis dos/as educadores/as. O presente artigo vem apresentar justamente a caminhada da Secretaria Municipal de Educação no Município de Manaus/SEMED/MANAUS (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Autorreflexão e pesquisa ação-crítica.Rafael Queiroz, Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes, Gustavo Falcão Santana & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:184-196.
    O conhecimento tem sido objeto de reflexão e estudo em várias áreas do saber, bem como elemento-chave nas grandes transformações enfrentadas pela humanidade. Assim, a autorreflexão, conforme aponta Jürgen Habermas refere-se a um processo de análise crítica e autorreflexiva realizado por indivíduos e pela sociedade como um todo. A autorreflexão também está associada ao desenvolvimento do entendimento crítico, o que permite que os sujeitos, de modo coletivo avaliem constantemente suas próprias ações e instituições em relação aos padrões de justiça, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Experiências Perturbadoras.Ana Paula Patrocínio Holzmeister - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação:55-65.
    Esse ensaio tem por finalidade discutir a abertura instaurada no debate educacional a partir da introdução do conceito de Duração produzido por Bergson, aproximando-o aos estudos deleuzianos sobre pensamento e aprendizagem. Partindo destes conceitos, procuro captar outros modos de atualização de processos educativos engendrados nos cotidianos escolares. Assim, tomando a prática docente como trabalho com matéria em movimento e não mais como ensino-transmissão de conhecimento, busco, de modo provisório, analisar as práticas de aprendizagem inventivas (Kastrup, 1999/2009) instauradas em meio aos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  56
    O Movimento Nacional Fé e Política: história, concepções, estratégias de atuação e desafios.Geraldo Agostinho Teixeira - 2019 - Horizonte 16 (51):1436.
    A necessidade de homens e mulheres de fé esclarecida e bem fundamentada na política tornou-se preponderante na contemporaneidade. Vive-se em um contexto em que muitos perderam a esperança e não acreditam mais na política. Na perspectiva cristã, a fé se traduz na prática do amor e é alimentada pela esperança. Não é possível sonhar com uma qualidade de vida melhor, em âmbito pessoal e coletivo, se não houver pessoas de fé na política, imbuídas dessa missão. O Movimento Nacional Fé e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  5
    Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática.Iuri Kieslarck Spacek, William Casagrande Candiotto & Ademir Damazio - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):53-82.
    Um esboço sobre a natureza dos objetos da matemática Resumo: A natureza dos objetos da Matemática é um dos temas que reflete posicionamentos distintos em relação ao processo de ensino da disciplina. A partir dessa premissa, o presente texto tem como objetivo discutir o processo histórico-lógico de desenvolvimento da Matemática, na especificidade de seus objetos, a partir de concepções realistas e antirrealistas. Além disso, atenta para as manifestações de uma inversão metafísica da compreensão desses objetos. Esse objetivo surgiu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Constituição de impulsos lúdicos pela educação estética de docentes: um olhar schilleriano // Processes of constitution of ludic impulses through aesthetic education of pedagogues in the university: a schillerian look.Ana Cristina Moraes & Luis Távora Furtado Ribeiro - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020028.
    Este texto reflete sobre possibilidades de educação estética na universidade como necessidade premente à formação inicial de docentes, mais especificamente de pedagogos, no sentido da ampliação e do aperfeiçoamento de sua percepção estética, aliadas ao desenvolvimento de uma postura atenta aos contextos sócio-históricos vivenciados. Nessa direção, problematiza sobre quais dispositivos pedagógicos podem ser acionadores de impulsos lúdicos na formação de docentes, sob a luz das concepções de Schiller. Dentre outras contribuições teóricas, o texto cita ainda Freire, que tece (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  10
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  1
    A influência de Raymond Williams para a construção do conceito de cultura na ciência da informação no Brasil.Ísis Trindade da Silva Cunha, Rafael Silva da Câmara & Leilah Santiago Bufrem - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):72-87.
    Análise diacrônica das contribuições históricas expressas nos artigos científicos de pesquisadores bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para o debate embasado em Raymond Williams no campo da Ciência da Informação, mais especificamente no interdomínio relacionado aos aspectos culturais. Apresenta a concepção adotada como fundamento do estudo, investigando a influência de Williams para as pesquisas sobre cultura na área. Identifica a produção científica dos agentes que constituem o grupo de pesquisadores de produtividade em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. O homo sacer de Agamben E a perspectiva biopolítica sobre Heidegger.Itamar Soares Veiga - 2017 - Synesis 9 (1):80-97.
    Resumo : este artigo analisa a apropriação que Agamben faz das concepções heideggerianas de facticidade e Ereignis. Esta apropriação é analisada dentro do escopo da obra Homo Sacer. O desenvolvimento destas duas seções busca responder a seguinte pergunta: como se explica a passagem da ontologia para dentro da filosofia política em Agamben? Para responder esta pergunta, na primeira seção, busca-se compreender uma ampliação possível dos problemas da dominação da técnica. Na segunda seção, estes problemas são submetidos a uma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  40
    Entre a Pragmática Linguística e a Hermenêutica Filosófica: Hegel e os Desafios de uma Estruturação Linguística da Experiência.Erick Lima - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (3):59-86.
    RESUMO: Gostaria aqui de contribuir tanto à compreensão das concepções de Hegel acerca da linguagem quanto para uma apreciação da interlocução entre essas concepções e alguns desenvolvimentos na filosofia pós-hegeliana. O tema mais geral consiste em evidenciar os esforços de Hegel para estabelecer uma relação intrínseca entre experiência e linguagem. Primeiramente, tomando como ponto de partida questões diretivas da epistemologia moderna, gostaria de compreender traços da concepção hegeliana de linguagem no contexto de uma tematização intersubjetivista da validade objetiva. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos cerca (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  8
    O valor da Ciência: O debate entre a concepção epistêmica e o reducionismo utilitarista na Filosofia da Ciência de Illka Niiniluoto.Vinicius Carvalho da Silva - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):1.
    No presente artigo analisamos o debate entre duas concepções de ciência. De um lado, temos o que vamos chamar de imagem epistemicista, conforme a qual a ciência possui um valor intelectual e cultural intangível, e por isso é um fim em si mesmo. Tal concepção pode ser atacada como cândida, como se defendesse uma imagem de ciência como “Torre de Marfim”. Do outro temos uma imagem de ciência que reduz a pesquisa científica a um meio para alcançarmos fins práticos, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  43
    Concepções de profissionais de saúde sobre humanização no contexto hospitalar: reflexões a partir da Psicologia Analítica.Kátia Ovídia José de Souza & Renata Fabiana Pegoraro - 2009 - Revista Aletheia 29:73-87.
    Esta pesquisa tem como objetivo discutir, com fundamentação teórica na Psicologia Analítica de C. G. Jung, as concepções de médicos e psicólogos sobre o processo saúde-doença e a formação do profissional para atuar em contexto hospitalar. A partir de uma pesquisa em campo qualitativa-descritiva, est..
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Sustentabilidad a dos tiempos.María Evelinda Santiago Jiménez - 2009 - Polis: Revista Latinoamericana 24.
    Este trabajo revisa los hechos y documentos de organismos mundiales que conformaron el discurso del desarrollo sustentable. Así también, describe cómo el desarrollo sustentable cobra bajo dos lecturas o concepciones muy diferentes efectos, en la sociedad y en el planeta, muy distintos: una construida desde los conceptos desarrollistas y otra que construye un discurso alternativo que toma en cuenta las representaciones sociales y modos de producción de las comunidades originarias donde se hallan los recursos naturales. Los dos discursos nacen de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. A teoria óptica de Hobbes.Cláudio R. C. Leivas - 2007 - Princípios 14 (21):39-53.
    la82 12.00 Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 O presente artigo procura apresentar as linhas gerais da teoria óptica de Hobbes. Antes de examinarmos o desenvolvimento de seus estudos ópticos, porém, faremos um breve resumo de concepções ópticas anteriores na tentativa de situar o leitor no contexto da história da óptica.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  4
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de Reforma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  9
    Os Manuscritos de 1844 de Karl Marx e a retomada da economia política no pensamento pós-hegeliano.Douglas Rafael Dias Martins - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):301-329.
    Nosso artigo visa um estudo sobre os cadernos intitulados como “Manuscritos econômico-filosóficos” de Karl Marx, do ano de 1844, tendo em vista a posição privilegiada que o texto ocupa no desenvolvimento do pensamento do autor. Do mesmo modo, os manuscritos guardam os primeiros estudos teóricos da economia política de um jovem Marx e seu pensamento precoce – anterior àquele de “O capital” –, ao mesmo tempo que também representou o aprimoramento das “armas da crítica” pela “crítica das armas” contra (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  23
    Husserl e Wittgenstein leitores de James: a questão do tempo.Denis Perrin - 2004 - Dois Pontos 1 (1):59-97.
    resumo Este artigo parte da constatação de que a análise jamesiana da consciência do tempo constituiu uma fonte comum fundamental das meditações husserlianas e wittgensteinianas relativas ao tempo, o specious present engendrando tanto o ursprüngliche Zeitfeld de Husserl quanto o fliehende Gegenwart do Wittgenstein de 1929. Em seguida, examino a possibilidade de apreender a articulação entre as concepções do tempo de Husserl e de Wittgenstein no nível de suas respectivas apropriações da análise de James. Respondendo de modo afirmativo, sustento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Prática pedagógica de professores que ensinam matemática para alunos surdos.Rosenida Rocha Bueno Rose - 2021 - Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación 6 (1):1-9.
    O artigo socializa os resultados de uma pesquisa concluída em 2019 que teve como objetivo investigar a prática pedagógica de professores que ensinam Matemática para alunos surdos do Ensino Médio de uma Escola da Rede Estadual de Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Portanto foi necessário: identificar as concepções dos professores sobre a prática pedagógica; descrever a compreensão dos professores sobre a aprendizagem dos alunos surdos; evidenciar quais procedimentos metodológicos os docentes utilizavam para ensinar aos alunos surdos. Destacam- se, as contribuições (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  15
    As concepções de liberdade em Locke e Sidney.Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (1):57-78.
    Resumo O objetivo deste texto é cotejar as concepções de liberdade natural e de liberdade civil de John Locke e de Algernon Sidney. Se ambos escreveram seus tratados em resposta ao panfleto de Robert Filmer, Patriarcha, or the naturall power of kings defended against the unnatural liberty of the people, com críticas muito parecidas, as concepções de liberdade apresentadas, apesar das semelhanças, revelam nuanças significativas, com relevantes implicações em alguns casos, como na possibilidade de o governo deter a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  26
    Husserl e Wittgenstein leitores de James: a questão do tempo.Denis Perrin - 2005 - Dois Pontos 1 (1).
    Este artigo parte da constatação de que a análise jamesiana da consciência do tempo (The Principles of Psychology, XV-XVI) constituiu uma fonte comum fundamental das meditações husserlianas e wittgensteinianas relativas ao tempo, o specious present engendrando tanto o ursprüngliche Zeitfeld de Husserl quanto o fliehende Gegenwart do Wittgenstein de 1929. Em seguida, examino a possibilidade de apreender a articulação entre as concepções do tempo de Husserl e de Wittgenstein no nível de suas respectivas apropriações da análise de James. Respondendo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Subjetividade e concepções de linguagem: freudismo, lacanismo e pragmatismo.João José Rodrigues Lima de Almeida - 2003 - Princípios 10 (13-14):137-156.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Concepções de inf'ncia E a educação Das crianças da classe trabalhadora: Uma crítica benjaminiana ao projeto escola sem partido.Luciana Helena Monsores & Ligia Maria Motta Lima Leão de Aquino - 2018 - Childhood and Philosophy 14 (31):609-624.
    En el presente artículo buscamos sistematizar algunas contribuciones del filósofo Walter Benjamin con la intención de pensar las infancias y la educación de la clase trabajadora en el contexto en que se formulan proyectos de ley, como Escuela Sin Partido, en Brasil. Son proyectos elaborados en los últimos años, que guardan un fuerte cuño conservador y de control ideológico. Buscamos en Benjamin la noción de experiencia y cómo ésta entra en relación con la infancia y el área de la educación, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  13
    Imaginação E potencialidades tecnológicas: Uma aproximação entre Andrew Feenberg E Richard Rorty.Ruan Pedro Gonçalves Moraes - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):40-51.
    O presente artigo propõe analisar as concepções de Andrew Feenberg e de Richard Rorty em suas críticas antiessencialistas. Feenberg tem seu foco numa crítica às posições substantivistas e deterministas das tecnologias. Para ele, as tecnologias não são pré-determinadas por alguma natureza ou essência própria. Sua crítica coloca o modelo atual de produção e desenvolvimento tecnológico enquanto limitado pelos valores exaltados por grupos dominantes e que excluem a multiplicidade de valores em jogo numa sociedade. Já Rorty parte do pragmatismo (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  7
    A tensão indissolúvel: Habermas e a tese da neutralidade sistêmica do capitalismo.Luiz Repa - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    O artigo pretende discutir o conceito de capitalismo tardio em Habermas tendo em vista a questão sobre seu lugar em Facticidade e validade. Procura-se defender que um dos principais traços do conceito habermasiano de capitalismo, denominado de tese da neutralidade sistêmica, enfraquece-se nessa obra em função da análise da esfera pública como arena de disputa entre diferentes formas de poder. Em primeiro lugar, o artigo pretende delinear o sentido da tese da neutralidade sistêmica a partir de certas contraposições da teoria (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  26
    “a Vida É Apenas Um Espelho” – O Conceito Crítico De Vida De Schopenhauer.Matthias Kossler - 2012 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 11 (2):17-30.
    Schopenhauer é considerado o precursor ou o primeiro representante da filosofia da vida, desenvolvida posteriormente por Dilthey, Nietzsche, Bergson e outros. Em contraste com a filosofia clássica da vida e com as concepções éticas a ela relacionadas, a vida em Schopenhauer não é vista como um fim, mas como um meio para um outro fim, ou seja, para a ética, que culmina na negação da vontade de vida. Já nas primeiras anotações manuscritas, Schopenhauer usa diversas metáforas para caracterizar a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    John Locke e a liberdade como fundamento da propriedade.Adriano Eurípedes Medeiros Martins - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):315-323.
    A base de todas as discussões políticas de John Locke é o conceito de direito natural; e o desenvolvimento das suas ideias políticas é acompanhado pelas interpretações que ele nos deu deste conceito, em especial daquelas que norteiam as suas concepções de liberdade e propriedade. Locke argumenta que não é a força nem a tradição, mas somente o “consentimento” expresso dos governados que se constitui como a única fonte de um poder político que se quer legítimo. Tal consentimento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  61
    As políticas educacionais hegemônicas na industrialização tardia do Paraná: a proposta de Erasmo Pilloto, matrizes, alcances e contradições.Adálcia Canedo da Silva Nogueira - 2011 - Filosofia E Educação 3 (2):p - 56.
    As políticas educacionais materializam as ideias dominantes de uma determinada época e tempo histórico, no campo da Educação. A tradição educacional e pedagógica denominada Educação ou Escola Nova, em sua implementação ou ordenamento identitário próprio, tal como se constituiu na realidade do Brasil, emergente a partir dos anos 1930, quando se estrutura um novo modelo de economia e sociedade no país, constituído a partir da superação das relações pré-capitalistas e da construção da hegemonia das relações orgânicas de natureza capitalista, urbano-industriais, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  6
    A Import'ncia Do Ensino de Filosofia Em Uma Escola Do Campo Fruto Do Processo de Reforma Agrária.Michele Barcelos Corrêa - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (3):113.
    O objetivo do estudo consiste em abordar a importância e contribuições do ensino de Filosofia a educação no/do campo para o processo de formação de cidadãos. A escolha da escola para o desenvolvimento das observações se deve ao contexto de ameaça de fechamento de escolas em áreas rurais por parte do governo do Estado do Rio Grande do Sul, fazendo-se preciso evidenciar a qualidade e a importância da educação do campo como forma de resistência na defesa da educação pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    A pobreza a partir da perspectiva utilitarista de Singer e da ética kantiana em O’Neill | Poverty from Singer's utilitarian perspective and O'Neill’s Kantian ethics.Milene Tonetto & Sandra Eloisa Pisa Bazzanella - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo analisa as concepções desenvolvidas por Peter Singer e Onora O’Neill sobre o alívio da pobreza. Para atingir esse objetivo, são apresentadas possíveis formas de entender a pobreza, seguidas de uma comparação das visões dos autores. As proposições de Singer são examinadas à luz do utilitarismo de preferências, visando compreender o desenvolvimento da teoria do autor até a elaboração do altruísmo eficaz. A revisão da teoria de O’Neill, por sua vez, é feita a partir da ética (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  29
    Migração, identidade e políticas de desenvolvimento: configurações da formação social em uma cidade da Amazônia Legal Brasileira.Natália Araújo de Oliveira - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):80.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. As concepções de homem na psicologia clínica: um estudo com base em programas de ensino.Rita P. Teixeira & Maria Lúcia T. Nunes - 2001 - Episteme 12:61-76.
    Este estudo tem como objetivo conhecer as concepções de homem presentes na bibliografia utilizada pelas disciplinas de Psicologia Clínica das universidades gaúchas. Com esse intuito procedeu-se, inicialmente, a uma revisão bibliográfica sobre as formas de concepção de homem ao longo da história da humanidade, chegando-se à Idade Moderna e ao advento da Psicologia como ciência. Através da análise qualitativa dos planos de ensino de 11 universidades gaúchas, pode-se inferir que a concepção de homem predominante na Psicologia Clínica, como disciplina (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Subjetividade e concepções de linguagem: freudismo, lacanismo e pragmatismo.João José Rodrigues Lima de Almeida - 2003 - Princípios 10 (13):137-156.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Três Concepções de Liberdade.Alberto Ribeiro - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O artigo pretende apresentar as três concepções de liberdade que têm norteado o debate político contemporâneo entre liberais, comunitaristas e neorrepublicanos. A principal intenção é discutir se a concepção de liberdade como ausência de dominação, proposta nas últimas décadas por Quentin Skinner e Philip Pettit, é capaz de superar a dicotomia entre liberdade negativa e liberdade positiva, enunciada por Isaiah Berlin em seu ensaio Two concepts of liberty.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Concepções de Ciências da Educação Em Alguns Autores Colombianos.Adolfo Ramos Lamar & Jacson Raul Tiedt - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19:103-119.
    No Brasil, diversos grupos de pesquisa apresentam interesse em aprofundar a Educação em outros países latinoamericanos. A presente pesquisa forma parte do grupo “Filosofia e Educação” (Educogitans), Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil, que tem interesse em aprofundar a problemática epistemológica educacional latino americana. Colômbia é um dos países com uma expressiva produção sobre a referida problemática. Assim, o objetivo da presente pesquisa é identificar e analisar algumas concepções de cientificidade no pensamento epistemológico da educação na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  6
    Duas concepções de estado de natureza: Rousseau e Buffon.Mauro Dela Bandera Arco Júnior - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):61-70.
    Em muitos textos, Buffon mostra-se partidário da ideia da existência de um laço conjugal natural entre homem e mulher, retomando, assim, as concepções de Locke sobre o assunto. Por sua vez, Rousseau surge como um grande crítico desta ideia. Ele imagina um estado no qual homens e mulheres viveriam em determinadas condições que não os colocariam em relação uns com os outros e, por conseguinte, não os coagiriam a obrigações e deveres recíprocos, um estado de dispersão e de isolamento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  18
    Origem da vida e origem das espécies no século XVIII: as concepções de Maupertuis.Maurício de Carvalho Ramos - 2003 - Scientiae Studia 1 (1):43-62.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Prova Brasil/Saeb-Matemática em escolas Municipais de Campo Grande, MS: contextos e concepções de professores.Maria Aparecida de Souza Perrelli & Erika de Rezende - 2011 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 13 (1):p - 63.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Concepções de ciência de um curso de licenciatura em ciências biológicas.Kleber Vinicius Gonçalves Feio & Carlos Paixão - 2020 - Filosofia E Educação 11 (2):342-354.
    Este artigo tem por objetivo analisar excertos de entrevistas com professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará, com a finalidade de estabelecer um panorama analítico balizado por reflexões de caráter introdutório, sobre as concepções de ciência explícitas e tácitas presentes nas respostas desses docentes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. A título de Conclusão, está investigação nos remete ao entendimento de que, existe no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  28
    Gastronomia como vetor de desenvolvimento: um resgate histórico no município de São Borja.Camila Nemitz Oliveira Saraiva, Flávia De Araújo Pedron, Aline Prestes Roque & Lurdes Marlene Seide Froemming - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 18 (1):87.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Concepções de história dos primeiros cronistas régios portugueses: Intelectuais e história.Susani Silveira Lemos - 2001 - História 20:117-134.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. A fenomenologia entre o idealismo e a história: Ideias II e Teoria das Concepções de Mundo.Sanqueilo de Lima Santos - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (1).
    Neste artigo, pretende-se mostrar que a fenomenologia husserliana, em sua fase transcendental, dos anos vinte, e a hermenêutica de Dilthey enfrentam dificuldades comuns, com recursos similares, apesar das diferenças quanto ao método e em relação às propostas centrais da corrente que cada autor estabeleceu na história do pensamento contemporâneo. As diferenças e as convergências entre os autores, no que tange à epistemologia das ciências do espírito, têm como ponto de fuga a problemática do sentido. Será defendido, aqui, que esse tema (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    A educação para o Patrimônio Cultural como estratégia de desenvolvimento local.Tassiane Mélo De Freitas - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):32.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000