Results for 'atitude religiosa'

990 found
Order:
  1.  14
    Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique.André Raúl Sibinde - 2018 - Horizonte 16 (49):413-414.
    Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face da convivência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Ascesis, Gnosis, Praxis: La Sabiduría Religiosa frente al Mal.José Gómez Caffarena - 2001 - Revista Portuguesa de Filosofia 57 (3):459 - 483.
    As religiões podem ser consideradas como sistemas simbólicos mediante os quais os seres humanos ao longo da sua história sempre procuraram encontrar sabedoria em ordem a enfrentar o mal Um olhar pela história das religiões oferece-nos dados que podem ser compreendidos a partir de três tipos ideais de atitude básica em relação ao problema: Ascese, Gnose, Praxis. O Budismo originário, o Maniqueísmo e a religião bí-blico-cristã são exemplificações disso mesmo. Mais do que uma opção pela exclusão, os membros da (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Il ruolo Del diavolo nella drammatica.Del Medioevo Religiosa - 2006 - Mediaevalia 27:93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  21
    A Presença de Deus no Ser Humano segundo Heschel.Maria Gloria Hazan & Luiz Felipe Pondé - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):121-149.
    O artigo explora a relação do ser humano com o inefável e quais os caminhos para a presença de Deus na consciência religiosa, de acordo com Abraham Heschel, através da visão bíblica de mundo, nas seguintes categorias: sublime, maravilhoso, mistério, temor e glória. O resgate desses sentimentos dentro da religião é fundamental para a experiência da fé.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  12
    Racionalidade e Credibilidade da Religiosidade Monoteísta.Reiner Wimmer - 2006 - Revista Portuguesa de Filosofia 62 (2/4):739 - 761.
    O ponto de partida do presente artigo consiste na afirmação de que as religiões originárias do Próximo Oriente - Judaísmo, Cristianismo, e Islamismo - contêm em si mesmas inconsistências práticas e teóricas. Mais ainda, o autor afirma que estas religiões estão em contradição umas com as outras no que diz respeito a aspectos teológicos essenciais, para além de que entre elas existe um passado de guerra e de conflito. Ora estas são precisamente as razões pelas quais o autor considera que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  10
    Secularização, teísmo e pluralismo religioso nas sociedades ocidentais contempor'neas.Lisete S. Mendes Mónico - 2015 - Horizonte 13 (40):2064-2095.
    Os fenómenos religiosos ocupam um lugar central na vida dos crentes, na dinâmica dos grupos, na coesão das comunidades locais e na ordenação global das sociedades nacionais e transnacionais. Incidindo sobre a dimensão ideológica da religiosidade, o presente artigo pretende contribuir para um entendimento mais alargado da secularização, seus contornos sociais e consequências individuais nas sociedades ocidentais contemporâneas. Nele se revisita a tese weberiana da Secularização e seus efeitos ao nível da significação religiosa, dos estatutos/papéis religiosos e da extensão (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  12
    Pierre Bayle e a reflexão sobre a imagem do ateu virtuoso na modernidade.Marcelo de Sant’Anna Alves Primo - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):337-353.
    Circunscrevendo o âmbito no qual o ateísmo pode ser compreendido, a saber, na esfera dos costumes, convenções religiosas, políticas e teológicas, e até mesmo no campo dos temperamentos e caracteres, desde os Pensées diverses sur la comète até a Continuation des Pensées sur la comète e a Réponse aux quéstions d’un Provincial Bayle erige, fundamenta e radicaliza o vínculo entre ateísmo e virtude, entendendo aqui ateísmo sob um enfoque de caráter prático, ou seja, em relação à atitude daqueles que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Interfaces Entre Ecologia e Moralidade: Um Ensaio Filosófico-Teológico.Luis Biasoli & Giorlando Laranjeira Barbosa - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):283.
    Em tempos em que os sistemas humanos aceleram as esferas de descuido, de caos, faz-se necessário buscar novos princípios que fundamentem as bases essenciais da existência e das relações humanas. Nesse viés, a reflexão sobre o caminho da pessoa que busca entender-se como ser de Cuidado torna-se cada vez mais urgente, haja vista que pode promover uma compreensão profunda sobre as próprias atitudes e ações em relação ao todo da vida existente. Dessa forma, toda ação humana para ser boa deve (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  49
    Humildade e Diálogo.Catherine Cornille - 2008 - Horizonte 7 (13):161-179.
    Ao considerar o diálogo inter-religioso como a única alternativa construtiva em face da atitude tradicional de rivalidade religiosa, a autora destaca neste texto a importância da humildade para que ele aconteça em um ambiente de verdadeiras reciprocidade e mutualidade. De fato, a virtude da humildade desempenha um papel central na maioria das tradições religiosas e, nas religiões monoteístas, a atitude da humildade define uma determinada relação com Deus, que uma vez concebido como um Deus Criador, fonte de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  15
    Islam e Occidente nel nome dell’umanesimo.Carmela Baffioni - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    O presente artigo compara algumas características bem conhecidas do humanismo ocidental com aquelas do assim chamado “humanismo muçulmano” dos séculos X-XII. A “idade de ouro” muçulmana, em suas várias facetas, construiu-se sobre uma consistente, apesar de multifacetada, base religiosa. Razões históricas e culturais demonstram sempre que a ética não é suficiente a fim de estabelecer uma base comum para o diálogo com o Islã, e que é preciso aproximar- se dele principalmente pelo viés do pensamento religioso. O re-pensar do (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    Discursos religiosos e sociedade democrática.Alberto Paulo Neto & Ildo Perondi - 2017 - Horizonte 15 (47):828-854.
    O artigo investiga a pertinência dos discursos religiosos para a construção da sociedade democrática. A contemporaneidade filosófica tem observado que as religiões podem contribuir para a realização do objetivo de fraternidade e solidariedade entre os cidadãos com distintas orientações axiológicas. A teoria do discurso de Jürgen Habermas analisa que as sociedades contemporâneas estão vivenciando o processo de pós-secularização e o ressurgimento das religiões na esfera pública. O filósofo alemão considera que as instituições religiosas têm o conteúdo normativo e a legitimidade (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  16
    Educação: Um serviço da igreja.Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):22-44.
    Igreja e Educação, tema que se constrói e se manifesta como realização da missão evangelizadora pedida por Jesus Cristo, quando da sua subida aos céus. Ao assumir a educação, a Igreja percebe o mundo como uma realidade em contínua transformação e acredita que o ser humano pode, com suas atitudes, alterar os rumos da sociedade por meio da vivência solidária e da luta por um mundo melhor. Sendo os elementos-chave do processo educacional, a igualdade, a solidariedade, a autonomia, a cidadania (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Hume e as teorias morais vulgares.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2011 - Princípios 18 (29):321-338.
    Quais sáo as teorias vulgares da moralidade criticadas por Hume na famosa passagem is-ought ? Quais eram seus defensores? Neste ensaio, trato de algumas diferenças entre Hume e Hutcheson que podem iluminar algumas respostas. Hume, ao contrário de Hutcheson, combateu toda forma de separaçáo da natureza humana em componentes naturais e divinos. O conceito de simpatia cumpre uma funçáo essencial nesse aspecto. Há bons indícios de que o jovem Hume adotou no Tratado uma estratégia abertamente crítica a todas as teorias (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Homo patiens: implicações filosófico-teológicas da experiência do sofrimento.Cláudia Maria Rocha de Oliveira - forthcoming - Horizonte:738.
    Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir de uma leitura de Paul Ricoeur, a experiência do sofrimento como enigma para a razão e desafio para a fé. Os males éticos e religiosos, compreendidos como transgressão e pecado, estão relacionados a uma atitude ativa, a um fazer. O sofrimento inocente, ao contrário, deve ser pensado a partir da perspectiva da vítima. Como justificar a dor de inocentes vítimas de catástrofes, de doenças incuráveis, de violência? É possível, por exemplo, conferir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Uma teocracia pentecostal? Considerações a partir da conjuntura política atual.João Décio Passos - forthcoming - Horizonte:1109.
    As igrejas e indivíduos de tendência pentecostal que hoje ocupam o poder no governo brasileiro pensam e agem a partir de uma teologia política teocrática. Essa perspectiva pré-moderna superada pelas filosofias políticas antropocêntricas persiste como visão que se traduz em discursos, em atitudes e em políticas públicas. Trata-se da busca de um fundamento religioso capaz de superar a crise pela qual estariam passando o Estado e a sociedade brasileira. A afirmação de que Deus está no comando da política por meio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  93
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    Trânsito religioso e reinvenções femininas do sagrado na modernidade.Sandra Duarte de Souza - 2006 - Horizonte 5 (9):21-29.
    O trânsito religioso é indicador de que os “modelos oficiais e religião” têm sido substituídos, ou coexistem com oferenciais religiosos cambiantes, respondendo à demanda dos sujeitos de fé. Os anseios de significação imediata dos sujeitos de fé encontram na “vagabundagem religiosa” sua atitude mais coerente. A vagabundagem semântica dos crentes infiéis é o elemento dinamizador do campo religioso moderno. No presente texto nos propomos a discutir o trânsito religioso de mulheres, suas motivações e as implicações dessa “andança (...)” para a concepção que estas têm a respeito do sagrado. Para tanto nos utilizamos e dados de nossa pesquisa de campo realizada para a Universidade Católica de Goiás no ano 2000 em Alto Paraíso – GO, bem como de dados obtidos em pesquisa que realizamos para a Universidade Metodista de São Paulo na cidade de São Bernardo do Campo – SP em 2003, como parte do projeto intitulado: “Religiosidade caleidoscópica – nomadismo espiritual: implicações de gênero”. Os resultados da pesquisa indicaram um trânsito maior das mulheres por força das representações de gênero. Palavras-chave: Trânsito religioso; Secularização; Gênero. ABSTRACT Religious transit indicates that ‘official models of religion’ have been replaced, or coexist with mutable religious references, answering the believers’ demand. Their desire for immediate signification finds their most coherent attitude in ‘religious nomadism’. Unfaithful believers’ semantic nomadism is the dynamic element of modern religion. This text discusses women’s religious transit, their motivations and the implications of that ‘religious walk’ to their conception of the sacred. The date used are from a field research for the Universidade Católica de Goiás, developed in Alto Paraíso - State of Goiás, in 2000, and from a research for the Universidade Metodista de São Paulo, carried out in São Bernardo do Campo – State of São Paulo, in 2003, as part of a research project entitled: “Kaleidoscopic religiosity – spiritual nomadism: gender implications”. The results indicate women’s broader transit due to gender representations. Key words: Religious transit; Secularization; Gender. (shrink)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  20
    A libertação desdobra-se em diálogo?! Teologia da Libertação e diálogo inter-religioso.Gilbraz de Souza Aragão - 2013 - Horizonte 11 (32).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  20
    Eça de Queirós versus Papa Leão XIII: questões alimentares (Eça de Queirós versus Pope Leo XIII: food issues) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1363. [REVIEW]Antonio Augusto Nery - 2012 - Horizonte 10 (28):1363-1379.
    O artigo “Encíclica Poética” foi publicado por Eça de Queirós (1845 -1900) na Revista Moderna em 20 de outubro de 1897 e coligido postumamente no volume Notas Contemporâneas , em 1909. Eça versa sobre uma epístola que o Papa Leão XIII (1810-1903) escreveu e dedicou a certo Fabricius Rufus, seu conterrâneo romano, com o intuito de sugerir o que seria uma nobre alimentação cristã. O pontífice, grande conhecedor do latim e adepto de passatempos literários, dava indicações “politicamente corretas” de como (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  49
    Os sem religião nos censos brasileiros: sinal de uma crise do pertencimento institucional (The without religion in Brazilian census: sign of a crisis of affiliation) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n28p1130. [REVIEW]Denise dos Santos Rodrigues - 2012 - Horizonte 10 (28):1130-1153.
    Este artigo apresenta a evolução e a consolidação da categoria de pessoas que se declaram sem religião nos recenseamentos brasileiros desde a década de 1960. Embora este grupo tenha sido apresentado como se fosse homogêneo, os resultados de nossa pesquisa revelaram um grupo claramente heterogêneo, composto por tipos diferenciados de indivíduos e atitudes: daqueles aparentemente secularizados àqueles que misturam diferentes modelos de religiosidade, reproduzindo algumas das principais tendências dos tempos atuais, movidos por uma intensa reflexividade que desafia os dogmas e (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  30
    Fundamentalismo ateu contra fundamentalismo religioso (Atheist Fundamentalism against Religious Fundamentalism) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p9. [REVIEW]Scott Randall Paine - 2010 - Horizonte 8 (18):9-26.
    Resumo O fundamentalismo é um fenômeno relativamente recente, pelo menos como posição articulada e autoconsciente. O presente artigo apresenta, de início, uma reflexão sobre o surgimento do termo fundamentalismo, em breve resgate histórico. A seguir, identifica e analisa as características principais dessa atitude, tanto na sua configuração psicológica (subjetivismo fechado), como na sua teoria epistemológica implícita (fideísmo radical, fé ou submissão a uma autoridade religiosa como fonte exclusiva ou predominante de certeza epistemológica), na sua hermenêutica (liberalismo na interpretação (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  24
    Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.M.-J. Alvarez & A. Marques-Pinto - 2012 - Revista Aletheia 38:8-24.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes ..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    As atitudes de Francis Bacon mudaram em relação ao papel da matemática na filosofia natural entre 1605 e 1623?Ünsal Çimen - 2019 - Filosofia Unisinos 20 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    A atitude fenomenológica e o “caminho do guerreiro”: aprendendo a “ver”.Rudinei Cogo Moor - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):86-99.
    A fenomenologia, como método filosófico, consiste primeiramente numa mudança de atitude, do “olhar natural” para o “ver essencial”. O caminho fenomenológico se inicia quando um fenômeno se mostra para a consciência segundo algum modo descritivo. Com a redução dos pressupostos ou interpretações, a fenomenologia se propõe a descrever o dado puro, a essência do que se dá em aparição. Numa descrição literária, podemos entender esse objetivo fenomenológico como a descrição do conhecimento da feitiçaria, ordenada por Carlos Castaneda em suas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  10
    Atitude crítica, luta política e vida democrática: uma análise para além do pensamento de Michel Foucault.Cesar Candiotto - 2023 - Dois Pontos 19 (3).
    No presente artigo pretendo apontar, primeiramente, a relação entre diagnóstico do presente e atitude crítica a partir do pensamento de Michel Foucault. Na sequência, indicarei que a noção de atitude crítica é ao mesmo tempo parceira e adversária da governamentalidade, no sentido de que ela designa uma arte plural de não ser governado de determinada maneira e pelos mesmos agentes, sem, contudo, se posicionar fora do jogo governamental. Mostrarei ainda que as lutas políticas contra a saturação do jogo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  13
    Foucault: atitude crítica e seu lugar na modernidade.Lara Pimentel Figueira Anastacio - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  8
    A Atitude de J. Wisdom em relação à Metafísica.Pierre Dubois - 1958 - Revista Portuguesa de Filosofia 14 (2):171 - 182.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.Maria J. Alvarez & Alexandra Marques Pinto - 2012 - Aletheia: Revista Interdisciplinar de Psicologia E Promoção da Saúde 38.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes gerais sobre a ES, o conhecimento, o conforto e a disponibilidade para a ensinar, a importância atribuída a diversos tópicos de ES e o nível de escolaridade em que devem ser introduzidos. Os professores revelaram (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    Cultura religiosa: fenômeno religioso, religiões, revelação, temas éticos.Irineu Wilges - 1974 - Porto Alegre: Escola Superior de Teologia São Lourenço de Bríndes : distribuidora, Livraria Sulina. Edited by Olírio Plínio Colombo.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    Complejidad religiosa y cosmogónica del pueblo araucano.L. Cabrero - 1992 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España]:783.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  14
    Experiências Religiosas/Espirituais: dissociação saudável ou patológica?Letícia Oliveira Alminhana & Adair Menezes Jr - 2016 - Horizonte 14 (41):122-143.
    Contexto: Algumas experiências religiosas e/ou espirituais apresentam um caráter dissociativo. Há carência de estudos que indiquem critérios diferenciais entre a dissociação patológica e saudável em contexto religioso. Objetivo: Este estudo pretende observar as experiências dissociativas sob diferentes perspectivas: uma ligada à psicopatologia e a outra, à saúde. Método: Ensaio temático com a literatura disponível sobre o assunto. Bases de dados: Pubmed e PsychINFO. Também foi feita busca manual de artigos relacionados ao assunto. Resultados: 1. Historicamente, alguns autores se debruçaram sobre (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Emociones religiosas: fenomenología, cognición y valor.Íngrid Vendrell-Ferran - 2023 - In Rubén Sánchez (ed.), Filosofía y religión. Problemas y enfoques contemporáneos.
    Tener miedo del más allá, sentirse amado incondicionalmente por un ser superior, avergonzarse de la condición imperfecta del ser humano, son algunos ejemplos de emociones que no dudaríamos en calificar como religiosas. Ahora bien ¿Cómo describir su estructura? ¿Por qué llamamos a estas emociones “religiosas”? ¿Cuálos son los rasgos distintivos que sirven para diferenciarlas de las emociones “no religiosas”? En este artículo se examinan los rasgos distintivos de las emociones religiosas. Para ello, se analizan tres elementos cruciales de la experiencia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Esperienza religiosa e coscienza filosofica.Antonio Banfi - 1967 - Urbino,: Argalìa. Edited by Giovanni Maria Bertin.
    L'esperienza religiosa nel pensiero di Antonio Banfi.- La riforma e il pensiero europeo (da "Conscientia") - Altri scritti per "Conscientia." - Appendice: L'esperienza religiosa da Kierkegaard a Barth. La filosofia dell'esistenza. Per il Congresso del libero cristianesimo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  8
    A Atitude de Platão a Respeito do Mito.Luc Brisson - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):71-79.
    Platão foi o primeiro a utilizar o termo mito no sentido que continuamos a dar a esse termo nas linguas modemas. Utilizando mito Platão descreve um certo tipo de discurso, fabricado pelos poetas na sociedade onde ele vive, a fim de substituí-lo por um outro, o Aóyos produzido pelos filósofos. Mesmo se mostrando muito crítico a respeito dos poetas que fabricam os mitos, Platão reconhece que os filósofos não podem viver sem os mitos. Assim, ele se inspira nos poetas para (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  26
    A atitude de platão a respeito do mito.Luc Brisson - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):71-79.
    Platão foi o primeiro a utilizar o termo mito no sentido que continuamos a dar a esse termo nas linguas modemas. Utilizando mito Platão descreve um certo tipo de discurso, fabricado pelos poetas na sociedade onde ele vive, a fim de substituí-lo por um outro, o Aóyos produzido pelos filósofos. Mesmo se mostrando muito crítico a respeito dos poetas que fabricam os mitos, Platão reconhece que os filósofos não podem viver sem os mitos. Assim, ele se inspira nos poetas para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    A atitude de Nietzsche em face da lei.Herman Siemens - 2012 - Cadernos Nietzsche 31:71-85.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    Religiosas en América Latina: memorias y contextos.Juliana Neri Munhoz - forthcoming - Horizonte:e206115.
    Resenha do livro SUÁREZ, Ana Lourdes; CARRANZA, Brenda; FACCIOLA, Mariana; e Fastuca, Lorena Fernandez. Religiosas en América Latina: memorias y contextos. Buenos Aires: IICS, Universidad Católica Argentina, 2020. 480 p. www.uca.edu.ar/lecturassociales1.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  13
    Tendências religiosas entre a população universitária: um estudo de caso.Pedro de Assis Ribeiro de Oliveira & Roberlei Panasiewicz - 2014 - Horizonte 12 (36):1160-1189.
    Religion continues to attract people's attention in the current Brazilian society. Pluralism and religious transit seem to be present in today's market for symbolic values. Here live affection and disaffection to religious institutions. And specifically in the university environment, how religions are present? Mean something in their lives? This article analyzes the answers of 1446 undergraduate students of PUC-Minas to a questionnaire about their personal and academic life, with focus on the religious dimension of their life. The results are presented (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Perspectivas religiosas e críticas da “tradição”.Steven Joseph Engler - forthcoming - Horizonte:206113-206113.
    Este artigo discute formas de analisar criticamente o conceito de _tradição_. _Tradição_ é frequentemente sinônimo de _religião_. Isto aponta para dimensões ideológicas da suposta relação entre a religião e o passado. Uma discussão sobre “a invenção da tradição” leva a três recomendações metodológicas para o estudo crítico da tradição: _tradição_ é relacional, enquadrada com pares de conceitos opostos; é vista como independente de ações intencionais; e sua relação com o passado é uma reivindicação estratégica e ideológica, não como uma característica (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  89
    Identidad religiosa y existencia. Libro de las memorias de las cosas, de Jesús Fernández Santos.José Paulino Ayuso - 2005 - 'Ilu. Revista de Ciencias de Las Religiones 10:107-126.
    Jesús Fernández Santos (1926-1988) es un escritor que atiende al fenómeno religioso como determinante de la vida íntima de los individuos y de sus relaciones sociales. Este trabajo analiza una de sus novelas más significativas que tiene como referencia a un grupo cristiano evangelista, ajeno a la tradición católica española, del cual se relaciona su historia y la evolución de algunos personajes individualizados. Incluye el autor una parte de su experiencia personal y una mirada a la historia de España como (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Esperienza religiosa e pratiche doxastiche.Daniele Bertini - 2017 - Hermeneutica 2017:211-236.
    My paper argues for the claim that religious experience may provide evidential reasons in support of religious beliefs. I name such a claim epistemic view of mystical experience (EM). In the first section, I sketch two approaches to EM. Swinburne, Alston and Plantinga (among others) develop a notable defense of EM. On the contrary, seminal works by Feuerbach and Bultmann offer the opposite account. I briefly show how to resist to the criticism of EM. In light of such line of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  9
    Minorias religiosas em Portugal: uma revisão bibliográfica.José Pereira Coutinho - forthcoming - Horizonte:765.
    Este artigo sobre as minorias religiosas em Portugal tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos qualitativos de cariz sociológico e/ou antropológico sobre as mesmas, contribuindo, assim, para reunir e analisar os estudos referidos, para além de avaliar, no final, o estado da arte. Para o efeito, realiza-se uma análise exaustiva dos catálogos das bibliotecas das universidades, dos sites dos centros de investigação e das plataformas de dados curriculares, para se coligir as obras de cada autor doutorado, optando-se, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  9
    Experiência religiosa na pós-modernidade. O evento da subjetividade como caminho de nossa humanização.Cleusa Caldeira - 2020 - Franciscanum 62 (173):1-21.
    Descreve-se a ruptura epistemológica entre a racionalidade moderna e a racionalidade pós-moderna, no que tange à experiência religiosa e o evento da subjetividade a partir do pensamento teológico de Carlos Mendoza Álvarez. Se a concepção do sujeito autônomo implicou a negação da alteridade e o abandono das metáforas de transcendência para a salvação, a irrupção da subjetividade pós-moderna marca a impossibilidade de conceber a humanidade fora da religação com o outro e com a transcendência. Nesse novo contexto, o fenômeno (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Experiência religiosa.Waldir Souza, Marcia Regina Chizini Chemin & Márcio Luiz Fernandes - 2023 - Horizonte 21 (64):216414-216414.
    Seres humanos têm necessidade perene de encontrar respostas significativas para a sua vida: as respostas implicam a espiritualidade/religiosidade/religião e as experiências culturais. Nesse contexto objetiva-se discutir na perspectiva ético-fenomenológica a atuação pública das pessoas que detêm conhecimento teológico em vista de colaborar para a vida na sociedade plural do século XXI. A literatura escolhida para pensar crítico-reflexivamente a questão tem base fenomenológica, teológico-moral, e a perspectiva pública da Teologia. Observa-se que medo e culpabilidade estão ligados às “falsas imagens” de Deus; (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Ambigüedad religiosa, diversidad y racionalidad.Carlos Miguel Gómez Rincón - 2017 - Ideas Y Valores 66 (164):55-77.
    Se explora la relación entre las dimensiones proposicional y no proposicional de la creencia religiosa para mostrar que la última dirige el proceso de justificación y representa su límite. Se defiende que la no proposicional también tiene valor cognitivo, porque constituye una suerte de elección epistémica preteórica que no es exclusiva de la fe religiosa. Se explora la noción de ambigüedad religiosa, tanto a nivel intelectual como experiencial, y se sostiene que la relación entre la dimensión proposicional (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  46.  17
    Creencias religiosas superficiales, clérigos hipócritas y control secular de la Iglesia. Tres elementos del pensamiento de Hume.Gerardo López Sastre - 2011 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 52:173-188.
    hay una importante contradicción en el pensamiento de Hume. Por una parte sostiene que las creencias religiosas son en el fondo bastante débiles, pero por otra parte se las hace responsables de importantes males a nivel social. Esto se complementa con una teoría donde se insiste en la hipocresía de la profesión eclesiástica. El resultado de la confluencia de estas tesis es una propuesta de tolerancia y de control secular de la Iglesia, porque es en ese contexto donde las creencias (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Ética e atitude filosófica em Epicteto.Diogo Da Luz - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (29).
    O objetivo deste artigo é demonstrar como a ética proferida por Epicteto se relaciona com uma postura filosófica, mais precisamente com uma atitude filosófica. Essa atitude não é especificamente uma exigência prévia para pensar a ética filosoficamente, pois não se trata de tê-la para então começar a filosofar, mas trata-se da manifestação de autenticidade daquele que se diz filósofo, porque evidencia a real assimilação das opiniões e teorias que defende. Para Epicteto, o progresso do filósofo necessariamente está unido (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Hacia Una Educación Religiosa Intercultural. Notas Echusíacas.Cristina Borges - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:67-78.
    Embora a interculturalidade na escola seja uma necessidade urgente no Brasil, a educação intercultural não parece ter a importância adequada. Isto é, o que podemos ver quando olhamos para a educação brasileira, que ainda está adormecida em um sonho colonial. Entretanto, a luta histórica de setores marginalizados da sociedade contra a opressão colonial, como o movimento negro, obteve algum sucesso. As leis 10639/2003, 12.711/2012 e o fato de a Educação Religiosa brasileira ter a interculturalidade como fundamento teórico e pedagógico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  4
    Conciencia religiosa en el proceso de independencia de Latino-América.Francisco Martín Hernández - 1991 - Salmanticensis 38 (3):299-317.
  50.  9
    Educación religiosa y antropología: ayudar a crecer en libertad e intimidad personal.Juliana Peiró-Pérez, Elda Millán-Ghisleri & Alberto-I. Vargas-Pérez - forthcoming - Studia Poliana:73-98.
    En este artículo se profundiza en la dimensión religiosa de la persona humana y cómo ésta debe ser educada, a partir de los hallazgos de la antropología de Leonardo Polo. Se explica en qué sentido se puede decir que la religiosidad responde al núcleo mismo del ser personal desde la realidad de la filiación existencial. También se aborda la estrecha conexión que hay entre la educación religiosa y el crecimiento de la libertad, de acuerdo con la orientación global (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 990