Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique

Horizonte 16 (49):413-414 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face da convivência inter-religiosa e das condições de injustiça social prevalecentes na sociedade Tsonga-Changana, esta pesquisa examina a possibilidade de o diálogo inter-religioso, no nível ético, entre as duas tradições religiosas – Igreja Católica e Religião Tradicional Tsonga-Changana – contribuir para o aprimoramento de suas identidades e atuações. A dissertação compõe-se, basicamente, de Introdução; Descrição da experiência religiosa no Sul de Moçambique: Religião Tradicional Tsonga-Changana e Cristianismo Católico; Diálogo Inter-Religioso: uma necessidade; Tradições religiosas Tsonga-Changana e Cristã Católica ante a necessidade de humanizar a sociedade tsonga-changana; e Considerações finais.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Humildade e Diálogo.Catherine Cornille - 2008 - Horizonte 7 (13):161-179.
Cristianismo E gnosticismo: A recepção de elementos do helenismo religioso.Pedro Paulo Alves dos Santos - 2013 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (26):15-30.
A aversão do cristianismo à natureza em Feuerbach.Eduardo Ferreira Chagas - 2010 - Philósophos - Revista de Filosofia 15 (2):57-82.
Sociedade justa: palco para o progresso moral do homem em Kant.Celso de Moraes Pinheiro - 2004 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 3 (2):145-162.

Analytics

Added to PP
2018-05-17

Downloads
12 (#1,025,624)

6 months
1 (#1,459,555)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references