Results for 'Mauricio SuÁ'

1000+ found
Order:
  1.  6
    Ética dialética da Interpretação: A hermenêutica rom'ntica de Friedrich Schleiermacher.Mauricio Mancilla - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (3):179-200.
    Resumo: O artigo a seguir tem como objetivo expor o pensamento hermenêutico de Friedrich Schleiermacher, levando em conta o contexto germinativo fértil de sua obra e sua influente posição filosófica, no âmbito do “primeiro romantismo alemão”. Schleiermacher renuncia a um importante fundamento transcendental a-histórico, em favor de uma compreensão situada, a qual se configura através do diálogo. A hipótese central deste artigo alerta que o desenvolvimento paralelo e sistemático das lições sobre ética, dialética e hermenêutica, em Schleiermacher, não é mera (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  4
    Exegese et dialectique chez Plotin: quelques remarques methodologiques.Mauricio Pagotto Marsola - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):14-33.
    No tratado 10 (V 1), 8, ao examinar a questão da constituição das hipóstases inteligíveis, Plotino observa que tais teses não são novas, mas há muito enunciadas pelos filósofos anteriores e notadamente por Platão. De tal modo, sua investigação acerta de tais temas constitui-se como uma exegese dos antigos e dos diálogos platônicos. No início da interrogação acerca da eternidade e do tempo no tratado 45 (III 7), Plotino observa a necessidade de examinar o que os antigos filósofos disseram acerca (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Fictions in Science: Philosophical Essays on Modeling and Idealization.Mauricio Suárez (ed.) - 2008 - New York: Routledge.
    Science is popularly understood as being an ideal of impartial algorithmic objectivity that provides us with a realistic description of the world down to the last detail. The essays collected in this book—written by some of the leading experts in the field—challenge this popular image right at its heart, taking as their starting point that science trades not only in truth, but in fiction, too. With case studies that range from physics to economics and to biology, _Fictions in Science_ reveals (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   42 citations  
  4. Domingos Maurício, Sua contriçao para o estudo do pensamento filosófico português.Francisco Gama Caeiro - 1991 - Revista Portuguesa de Filosofia 47 (4):619-649.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Um ensaio de um “anti-orfeu”: perspectivismo cosmológico como contraponto à esferologia de Sloterdijk.Maurício Fernando Pitta - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):177-196.
    Este artigo problematiza o antropocentrismo na “esferologia” de Peter Sloterdijk, com sua narrativa da antropogênese como construção imunológica da “casa do ser”, na qual o humano, rompendo a “jaula” animal, constrói esferas, ilhas imunológicas de coexistência humana. O mito de Orfeu simboliza para Sloterdijk a imunologia: ao perder a amada, Orfeu reconstrói imunologicamente o complemento, neutralizando o espectro ausente como linguagem. Propomos um experimento filosófico, o “Anti-Orfeu”, no qual o perspectivismo cosmológico de Viveiros de Castro e Tânia Stolze Lima, pensado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  6.  20
    The transanimal in man: on the question of animality in Hans Jonas.Maurício Chiarello - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (4):173-196.
    RESUMO: Ao procurar promover a reconciliação do homem com a natureza, ensejando recompor a ordem da criação fraturada com o advento da modernidade, o movimento dominante do pensamento de Hans Jonas consiste em buscar restaurar a dignidade da natureza animal, nela reconhecendo atributos humanos, como o âmbito da interioridade. Embora louvável, a visão joniana da animalidade insiste em definir claramente o próprio do homem, o que termina por comprometer o efetivo acolhimento de direitos morais específicos à natureza animal. Além disso, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  5
    Ética Originária, Hermenêutica e (Bio)Tecnologia: Notas sobre a possibilidade de uma Ética para a sociedade (Bio)Tecnológica em Hans-Georg Gadamer.Maurício Fernandes - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):110.
    Vivemos uma época expressivamente marcada pelo avanço sem precedentes de intervenções tecnocientíficas como resultado de um desenvolvimento histórico de visões naturalistas auto-objetivadoras do homem nos moldes físico-matemáticos das Ciências Naturais. Hans Georg Gadamer nos apresenta em vários momentos da arquitetônica de seu pensamento uma compreensão da experiência hermenêutica como uma proposta ao cientificismo objetificador, fundando-a no mundo-da-vida e reconhecendo-a na prática cotidiana das relações intersubjetivas ultrapassando o campo metodológico da ciência moderna. Analisaremos nas páginas que se seguem a posição de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    Cidade e modernidade em Benjamin e Virilio.Mauricio Mancilla - 2023 - Griot 23 (2):227-240.
    Este ensaio aborda, a partir das obras de Walter Benjamin (1892-1840) e Paul Virilio (1932-2018), o sistema complexo que configura a cidade e como este molda a vida cotidiana. A cidade é o centro de gravidade na reflexão de ambos os autores, que examinam as consequências da rápida industrialização e urbanização, do desenvolvimento de novas tecnologias e da emergência de uma cultura de massas. A primeira parte examina, a partir de Benjamin, a transformação da cidade moderna em uma mercadoria que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    Força versus representação: o legado de Nietzsche na filosofia de Gilles Deleuze.Maurício Mangueira & Eduardo Maurício da Silva Bonfim - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):619-635.
    É inegável a influência que a obra de Nietzsche exerceu na filosofia de Deleuze. Inaugurando, de certo modo, um novo estilo de pensamento na cultura do Ocidente, Nietzsche conferiu novas interpretações a certos conceitos filosóficos considerados imutáveis e eternos, como os conceitos de verdade, de essência e de força. Utilizando-se da tipologia de forças nietzschianas, Deleuze nos mostra como o saber do Ocidente se funda em um pensamento que o filósofo francês denominará de representacional, em oposição a um pensamento da (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  7
    Razão crítica e emancipação no contexto da Educação do Campo: contribuições filosóficas.Maurício Fernandes - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:258-273.
    O conceito de emancipação é central à práxis formativa da Licenciatura em Educação do Campo e expresso em seus documentos fundacionais, ainda no marco das exigências dos movimentos sociais. A Educação possui potenciais emancipatórios que apresentam dificuldades nas sociedades contemporâneas devido a uma reificação gradativa da própria Educação, porém, aqui defendemos que, no âmbito da Educação do Campo, esses potenciais permanecem não reificados e latentes, dadas a condição de irrupção de uma subjetividade campesina e a relação intrínseca entre uma razão (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Natureza e artefato: laboratório como teatro de operações e manipulações materiais.Maurício Ramos & Ronei Clécio Mocelin - 2015 - Doispontos 12 (1).
    resumo: Neste artigo propomos abordar a relação entre os conceitos de natureza e de artefato a partir de uma racionalidade química e alquímica. Pretendemos mostrar que essa racionalidade é originariamente tecnocientífica e apontar o modo como alquimistas e químicos construíram um quadro conceitual ancorado no laboratório do químico e no laboratório do orgânico. Nosso propósito é explicitar as transgressões e a capilaridade tecnocultural dos materiais criados nos laboratórios, bem como da existência de um estilo químico de raciocinar com suas particularidades (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Visão, Ação e Enação: O Ponto de Vista de Alva Noë Acerca da Visão e Do Uso de Prótese Tátil-Visual.Maurício da Rosa Vollino - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):99-131.
    O presente artigo trata de uma investigação acerca da teoria do filósofo Alva Noë sobre a percepção visual e como ela responde à seguinte questão: “o cego realmente vê com o uso do sistema de substituição tátil-visual?”. Conhecido como TVSS em inglês, é uma prótese construída nos anos 70 pelo neurocientista Bach-y-Rita capaz de recuperar a capacidade visual de cegos ao transformar dados sensoriais táteis em visuais com o uso de uma câmera e eletrodos conectados à uma parte do corpo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  38
    Ensino de filosofia: Onde reside O problema?Mauricio Silva Alves - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (14):72-79.
    Desde a aprovação da Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008, as questões sobre o Ensino da Filosofia tem tomado amplamente diversos âmbitos teóricos. De um lado tem-se a abordagem de autores que defendem o ensino de filosofia numa perspectiva filosófica e não pedagógica. O que se quer dizer aqui, é que o Ensino de Filosofia no Ensino Médio em sua essência não é intelectualmente inferior à docência universitária, já que ambos possuem suas técnicas e aportes teóricos específicos. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Alan Sokal: Demolidor de Barracas... Inclusive a Própria.Maurício Guerrieri - 2001 - Episteme 12.
    O presente artigo analisa o livro Imposturas intelectuais, de Alan Sokal e JeanBricmont, procurando mostrar como os referidos autores, queprotagonizaram uma grande polêmica sobre o uso da ciência em elaboraçõesfilosóficas e sociológicas, revelam ter uma visão bastante frágil sobre oconhecimento científico. Colocando-se no campo de batalha onde se situam os próprios autores, o artigo recolhe exemplos na história das ciências que contestam as proposições epistemológicas de Sokal e Bricmont, além de levantar questionamentos sobre a solidez de sua crítica. Embora concordando (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  20
    A fascinação da compulsão tecnológica: sobre a racionalidade científica em Hans Jonas.Maurício Chiarello - 2015 - Scientiae Studia 13 (2):369-395.
    ResumoEm que medida a proposta de uma nova ética para a civilização tecnológica, elaborada por Hans Jonas, possuiria o condão de convocar os cientistas para o efetivo exercício de sua responsabilidade perante à natureza ameaçada? O esclarecimento, que sua obra pretende levar a termo a respeito dos crescentes perigos associados ao progresso técnico-científico, não procura fundamentalmente refrear, em caráter emergencial, a cega compulsão de aplicação tecnológica, com os perversos efeitos associados à tecnolo gização e à mercantilização da ciência em nossos (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Epidemia da insônia: Kopenawa e a equivocidade do esquecimento.Maurício Fernando Pitta - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (2):199-220.
    Friedrich Nietzsche dizia que a transcendência e a negação da vida, próprias do niilismo reativo que caracteriza a autofagia do Ocidente, eram subprodutos do excesso de memória, plasmado em ressentimento e “espírito de vingança”. Por outro lado, o xamã yanomami Davi Kopenawa, liderança indígena e autor, junto ao antropólogo Bruce Albert, do livro _A queda do céu_, responsabiliza o esquecimento dos brancos por sua própria derrocada — derrocada que leva todos os povos não-brancos consigo, em um vertiginoso cataclisma ambiental e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  17.  4
    As Duas Faces Do Marxismo de Walter Benjamin: Análise Sobre a ‘Paradoxal Reversibilidade Recíproca’ (Umschlagen).Maurício Sérgio Bergamo - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    O artigo detém-se em mostrar algumas das principais considerações de Walter Benjamin à história, apresentadas em seu texto - Sobre o conceito da história - escrito e publicado em alemão, originalmente, no mesmo ano de seu suicídio, em 1940. A frente do desencadeamento dos movimentos totalitaristas da Europa do século XX, Benjamin propõe um projeto intelectual, voltado a despertar nas classes subalternas o sentimento de revolução e de interrupção do continnun histórico. Para ele, a história sempre é contada do ponto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  27
    Entre deuses e bestas: Heidegger, Sloterdijk e os paradoxos do humanismo.Maurício Fernando Pitta - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27).
    Com passar do século XX, o conceito de humanismo perdeu forças em virtude das diversas calamidades que evidenciaram seus paradoxos. Diante disso, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, Martin Heidegger respondeu uma carta do teórico Jean Beaufret a respeito da necessidade de se manter ou não o termo “humanismo”. Em 1999, Peter Sloterdijk pronunciou uma conferência que consistia em uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Ambos se amparam nos paradoxos que subjazem o conceito, mas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    O espectro do co-imunismo”: Questões críticas acerca Das propostas de Sloterdijk ao antropoceno.Maurício Fernando Pitta - 2022 - Kriterion: Journal of Philosophy 63 (151):143-167.
    RESUMO Este artigo busca levantar algumas questões a respeito da proposta do filósofo alemão Peter Sloterdijk ao Antropoceno, termo em debate que define a época na qual o ser humano se configurou como um agente de transformação geológica e climática. O debate faz-se pertinente por conta da proximidade de Sloterdijk com nomes como Bruno Latour e Yuk Hui, autores que, de forma central ou tangencial, se debruçam sobre este problema. Neste artigo, começaremos trazendo alguns dos principais conceitos sloterdijkianos de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Justiça E força em trasímaco.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):165-186.
    RESUMO Em nosso artigo, pretendemos verificar as teses de Trasímaco sobre a justiça e se estas são consistentes entre si. Para isso, há de se observar a relação da justiça com o governo e a força que a determina. O intuito é reavivar as discussões hodiernas sobre as teses de Trasímaco dentro da filosofia platônica, assim como demonstrar sua importância para o âmbito da filosofia política. ABSTRACT This article aims to verify Thrasymachus' theses on justice and whether they are consistent (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  68
    Anorexia e bulimia, suas interfaces com a histeria e o discurso psicanalítico.Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, Viviana Carola Velasco Martinez, Fabrício Otoboni dos Santos & Mauricio Cardoso da Silva Junior - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 23 (23):101-111.
    Este trabalho discute as possíveis relações entre a histeria e os chamados distúrbios alimentares que, na atualidade, ganharam um caráter epidêmico. Os discursos dos autores sobre a anorexia e a bulimia são apresentados e organizados em categorias temáticas que abordam as definições de anorexia e bu..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  47
    A filosofia da existência de Roger Garaudy.José Mauricio de Carvalho - 2005 - Cultura:301-314.
    Roger Garaudy é um filósofo francês que muda de uma posição inicialmente marxista para outra existencialista. A sua aproximação com o existencialismo se dá na década de 70 quando o pensador foi expulso do Partido Comunista Francês por discordar dos rumos do marxismo de então. Ao mesmo tempo ele descobre no existencialismo a chave teórica que justifica sua preocupação humanista. Da fase marxista, o filósofo preserva os elementos éticos e as preo­cupações sociais que ele transfere para sua filosofia existencial. Garaudy (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  52
    Ortega y Gasset, a vida como realidade metafísica.José Mauricio de Carvalho - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (1):167-186.
    Neste artigo, estudamos as características que o filósofo espanhol Ortega y Gasset atribuiu à vida. Mostramos que o essencial de sua meditação girou em torno do assunto. No entanto, o tema ganhou densidade metafísica somente no final dos anos 1920, quando suas considerações foram inseridas na tradição filosófica do ocidente. Foi quando ele apontou a insuficiência do realismo e do idealismo na abordagem do fundamento pretendido pela Filosofia e apresentou a filosofia da razão vital como um passo adiante das duas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  13
    Trasímaco e a téchne do governo.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2019 - Trans/Form/Ação 42 (2):9-30.
    RESUMO: Ao associar governo à téchne, Trasímaco estabelece que o governo também exige um conhecimento específico. Esse saber permitiria que o governante pudesse beneficiar-se dos governados, tirando proveito deles. Em sua definição de governo, ele aproximará essa téchne do governo ao governante injusto, mais especificamente o tirano. Neste trabalho, pretende-se analisar a relevância dos argumentos de Trasímaco para a filosofia política. ABSTRACT: By associating government with téchne, Thrasymachus states that government requires specific knowledge. This knowledge allows the ruler to benefit (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  22
    A consistência das teses de Trasímaco sobre a justiça no livro I da República de Platão.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03001.
    A discussão entre Trasímaco e Sócrates no Livro I da República de Platão dá vigor à questão da justiça iniciada com Céfalo. Trasímaco é um personagem importante da obra, pois vai relacionar a justiça ao governo da cidade. Isso faz com que a justiça saia da esfera individual e entre na esfera pública. Em nosso artigo, pretendemos verificar as teses de Trasímaco sobre a justiça e se estas são consistentes entre si. O problema da consistência das teses é antigo entre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    A mec'nica do vírus: perspectivas filosóficas.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):139.
    Desde o final do ano de 2019, o novo coronavírus vem preocupando a população global devido ao crescente aumento de casos de pessoas infectadas e de mortes causadas pelo vírus. Independentemente do resultado da pandemia, é certo que o mundo não mais será como antigamente. Mas que mundo se formará após a epidemia viral? Esse trabalho tem o intuito de discutir as capacidades que temos para construir o porvir. Isto é, os mundos possíveis ainda não explorados e suas perspectivas diante (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  17
    Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (3):477-491.
    Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Hildegarde Von Bingen, a exemplaridade do feminino no filme de Margarethe Von Trotta.Luiz Vadico & Maurício Monteiro - forthcoming - Horizonte:206103-206103.
    No presente artigo analisaremos o filme Visão: A vida de Hildegarde Von Bingen, 2009, verificando o esforço da cineasta alemã Margarethe Von Trotta para estabelecer um modelo exemplar de feminino a partir da vida da visionária Hildegarde Von Bingen, tendo como pano de fundo a sua carreira ligada à questão do Feminismo. A exemplaridade surge como um dos pontos altos dos filmes de Vida de Santo, ou hagiografia fílmica, por essa razão verificaremos sua estética, estrutura e finalidade. Bem como traçaremos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  12
    Esteves Pereira e a História das ideias.José Mauricio de Carvalho - 2017 - Cultura:391-402.
    Neste artigo encontra-se resumido e comentado o método de estudo da história das ideias desenvolvido por José Esteves Pereira. Mostra-se o diálogo que ele estabeleceu com nomes importantes da cultura portuguesa, como Silva Dias, Miranda Barbosa, Joaquim de Carvalho, e anglo-americana, resumida na leitura crítica e interpretação do livro The History of Ideas. An introduction to Method. Também se comenta o afastamento da chamada Nouvelle Histoire e a proximidade do método desenvolvido com aspectos da filosofia culturalista brasileira e da segunda (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  80
    Miguel Reale, from Integralism to Social Liberalism: the Defence of Freedom.José Mauricio de Carvalho - 2013 - Cultura:349-360.
    Neste trabalho examinamos o modo como Miguel Reale concebe a liberdade política e a forma como ao longo da vida a considerou. Ao pensá-la em sociedade, o pensador trata o problema como manifestação de um pensamento filosófico construído a partir do eixo subjetividade encarnada, ou circunstanciada. É este eixo que une suas posições integralistas da juventude com as posições liberais da maturidade. A questão se torna o grande desafio dos últimos trabalhos de Miguel Reale e fica para os seus herdeiros (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  20
    Ethics and politics in the thought of Vicente Ferreira da Silva.José Mauricio de Carvalho - 2006 - Cultura:305-318.
    Neste trabalho examinamos as idéias de Vicente Ferreira da Silva sobre ética e política. Partindo do entendimento de que se vivia num tempo de crise porque o homem deixou de lado suas pos­sibilidades, propõe uma rejeição ao que o sustentava: o individualismo abstrato, a fragilidade das instituições, o imanentismo, o materialismo, o tecnicismo, o positivismo, o marxismo e o autoritarismo. Com alternativa propõe uma educação que leve em conta a dimensão mítica e lúdica da vida capaz de liberar as potencialidades (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  13
    Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação.Mauricio Bueno Da Rosa & Rosana Silva De Moura - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):217-227.
    Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  26
    Resenha "La fé filosofia" de Karl Jaspers.José Maurício de Carvalho - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (15):77-83.
    Por originar-se de uma reunião de conferências, inicialmente publicadas em alemão com o título _DerphilosophischeGlaube_ e, em 2003, traduzidas pelo editor espanhol, o livro não tem o formato propriamente de um livro. Falta-lhe não somente o aspecto formal mas uma unidade bem alinhavada. Contudo, percebe-se uma continuidade nas conferências e um esforço de aprofundamento das questões propostas. Da primeira à última o filósofoquer esclarecer o que é a fé filosófica numa verdade transcendente. Jaspers a apontacomo a marca da Filosofia em (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. ORTEGA Y Gasset, José. Unas Lecciones De Metafísica. Obras Completas. V. Iii. Madrid: Fundación Ortega-Marañon; Taurus, 2010. [REVIEW]José Mauricio de Carvalho - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (3).
    O livro de Ortega y Gasset foi escrito em quatorze lições às quais o editor espanhol agregou dois apêndices, que haviam sido inicialmente publicados, separadamente, em 1965, na Revista do Ocidente. Sua origem foram os manuscritos deixados pelo filósofo e usados num curso ministrado em 1932/33, na Universidade de Madrid, cujo título oficial era Princípios de metafísica segundo a razão vital. O curso reúne as meditações de Ortega y Gasset como professor de metafísica naquela Universidade e insere na tradição ocidental (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  21
    O conceito de romanização do catolicismo brasileiro e a abordagem histórica da Teologia da Libertação (The concept of Romanization of Brazilian Catholicism and the historical approach of the Liberation Theology) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1485. [REVIEW]Maurício de Aquino - 2013 - Horizonte 11 (32):1485-1505.
    A criação da Comisión para el Estudio de la Historia de la Iglesia en Latino América (CEHILA), no ano de 1973, na cidade de Quito, Equador, está umbilicalmente ligada ao nascimento da Teologia da Libertação em face da qual se apresenta, duplamente, como fundamento e expressão. Considerando essa premissa, este artigo apresenta, problematiza e demonstra as relações entre a Teologia da Libertação e a história renovada da Igreja produzida pelo grupo CEHILA desde a análise histórica de livros considerados referenciais e, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    Pesquisa e produção de conhecimento sobre quilombos: entrevista com José Maurício Arruti.Benedito Eugenio & Wesley Santos de Matos - 2020 - Odeere 5 (9):23.
    A pesquisa sobre quilombos tem se ampliado consideravelmente nos últimos anos, incorporando diferentes referenciais teóricos. Dentre os pesquisadores que têm contribuído para a renovação dos estudos sobre comunidades quilombolas está José Maurício Arruti, doutor em Antropologia Social e professor da Universidade Estadual de Campinas. O professor Arruti pesquisa comunidades quilombolas e povos indígenas, em especial sobre os temas Políticas de Reconhecimento, Território, Memória e Educação. Apresentamos, a seguir, a entrevista por ele concedida, em que discute aspectos de sua trajetória de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  34
    Cognitive representation of “musical fractals”: Processing hierarchy and recursion in the auditory domain.Mauricio Dias Martins, Bruno Gingras, Estela Puig-Waldmueller & W. Tecumseh Fitch - 2017 - Cognition 161 (C):31-45.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  38.  11
    Dieu sans la puissance. Dunamis et Energeia chez Aristote et chez Plotin.Maurício Pagotto Marsola - 2007 - Journal of Ancient Philosophy 1 (2).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Do we represent intentional action as recursively embedded? The answer must be empirical. A comment on Vicari and Adenzato.Mauricio D. Martins & W. Tecumseh Fitch - 2015 - Consciousness and Cognition 38:16-21.
  40.  12
    Argumentative justification and intuitive subtlety in the realization of ethical action.José Barrientos Rastrojo - 2014 - Ideas Y Valores 63 (154):215-242.
    Se analizan las bases hermenéuticas de toda decisión ética. La normatividad moral exige una comprensión de las circunstancias, porque solo desde su intelección se puede realizar un buen juicio ético. Si, para Peter Singer, las herramientas para tal aprehensión son de tipo racional, Mauricio Beuchot las amplía por medio de la intuición y la sutileza. Se discute si las pretensiones argumentales de Singer se actualizan en sus obras. The article analyzes the hermeneutical bases of all ethical decisions. Moral norms (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. 1. Preface Preface (p. vii).Michael Dickson, Don Howard, Scott Tanona, Mathias Frisch, Eric Winsberg, Arnold Koslow, Paul Teller, Ronald N. Giere, Mary S. Morgan & Mauricio Suárez - 2004 - Philosophy of Science 71 (5).
  42.  34
    Phronesis in administration and organizations: A literature review and future research agenda.Maria Clara Figueiredo Dalla Costa Ames, Maurício Custódio Serafim & Marcello Beckert Zappellini - 2020 - Business Ethics 29 (S1):65-83.
    Phronesis is essential for good decision‐making and actions. This literature review shows how phronesis has been discussed and related to elements of the field of administration and organizations. A search in the database systems Scopus, EBSCO, Web of Science, and Scielo, based on eligibility criteria, resulted in 43 theoretical and 14 empirical works. The analysis of these studies showed the most significant empirical contributions, the most cited authors, methods, journals, and central themes addressed in studies on phronesis to understand ethics (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  43.  66
    Manipulating the Alpha Level Cannot Cure Significance Testing.David Trafimow, Valentin Amrhein, Corson N. Areshenkoff, Carlos J. Barrera-Causil, Eric J. Beh, Yusuf K. Bilgiç, Roser Bono, Michael T. Bradley, William M. Briggs, Héctor A. Cepeda-Freyre, Sergio E. Chaigneau, Daniel R. Ciocca, Juan C. Correa, Denis Cousineau, Michiel R. de Boer, Subhra S. Dhar, Igor Dolgov, Juana Gómez-Benito, Marian Grendar, James W. Grice, Martin E. Guerrero-Gimenez, Andrés Gutiérrez, Tania B. Huedo-Medina, Klaus Jaffe, Armina Janyan, Ali Karimnezhad, Fränzi Korner-Nievergelt, Koji Kosugi, Martin Lachmair, Rubén D. Ledesma, Roberto Limongi, Marco T. Liuzza, Rosaria Lombardo, Michael J. Marks, Gunther Meinlschmidt, Ladislas Nalborczyk, Hung T. Nguyen, Raydonal Ospina, Jose D. Perezgonzalez, Roland Pfister, Juan J. Rahona, David A. Rodríguez-Medina, Xavier Romão, Susana Ruiz-Fernández, Isabel Suarez, Marion Tegethoff, Mauricio Tejo, Rens van de Schoot, Ivan I. Vankov, Santiago Velasco-Forero, Tonghui Wang, Yuki Yamada, Felipe C. M. Zoppino & Fernando Marmolejo-Ramos - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
  44.  19
    Hierarchical Structure in Sequence Processing: How to Measure It and Determine Its Neural Implementation.Julia Uddén, Mauricio Jesus Dias Martins, Willem Zuidema & W. Tecumseh Fitch - 2020 - Topics in Cognitive Science 12 (3):910-924.
    Spoken language consists of a linear sequence of units, from which the existence of particular underlying hierarchical processing mechanisms is inferred. Uddén et al. use graph theory to provide a framework for describing the possible structural relationships that may underlie a linear output sequence. Being more explicit in defining different structures can help identifying and testing for such structures in AGL experiments, as well as help showing how behavioral and neuroimaging data reveals signatures of hierarchical processing in humans.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  45. El tiempo y el "hay".Alvaro Fernández Suárez - 1955 - Madrid: [Indice].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Indice Del volumen XXXVII.Octavio N. Derisi, Carlos I. Massini, William R. Daros, Alberto Caturelli, Juan Cruz Cruz, Alfonso Garcia Marques, Mauricio Beuchot-Jose, Jaime Guerrero, Juan A. Casaubon & Julio R. Mendez - 1982 - Sapientia 143:319.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    Interaction Between Stress and Addiction: Contributions From Latin-American Neuroscience.Angélica Torres-Berrio, Santiago Cuesta, Silvia Lopez-Guzman & Mauricio O. Nava-Mesa - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  48.  20
    23rd Workshop on Logic, Language, Information and Computation.Jouko Väänänen, Ruy de Queiroz, Mauricio Osorio Galindo, Claudia Zepeda Cortés & José R. Arrazola Ramírez - 2017 - Logic Journal of the IGPL 25 (2):253-272.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Filosofía, retórica e interpretación.Helena Beristáin & Mauricio Beuchot (eds.) - 2000 - México: Universidad Nacional Autónoma de México.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  33
    Secuenciación de próxima generación Y su contexto eugenésico en el embrión humano.Elias Bermeo-Antury & Mauricio Quimbaya - 2016 - Persona y Bioética 20 (2).
    The advent of omic technologies and, more specifically, the progress made with specific second- and third-generation sequencing technologies, gives us the possibility of knowing the particular sequence of individual genomes at a relatively affordable cost. In the not too distant future, these sequencing technologies combined with specific functional analysis will be used, at a genomic level and with a much finer degree of detail than the old molecular diagnostic tests, to identify the diseases associated with each person’s genetic map. New (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000