Entre deuses e bestas: Heidegger, Sloterdijk e os paradoxos do humanismo

Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Com passar do século XX, o conceito de humanismo perdeu forças em virtude das diversas calamidades que evidenciaram seus paradoxos. Diante disso, um ano após o fim da Segunda Guerra Mundial, Martin Heidegger respondeu uma carta do teórico Jean Beaufret a respeito da necessidade de se manter ou não o termo “humanismo”. Em 1999, Peter Sloterdijk pronunciou uma conferência que consistia em uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Ambos se amparam nos paradoxos que subjazem o conceito, mas suas teses tem implicações diversas. Considerando tal divergência, este artigo tem por objetivo articular as duas respostas, inserindo-as em seus contextos e evidenciando em que pontos elas se confrontam e quais posturas elas implicam. Para isso, nos é necessário primeiro a colocação do texto de Heidegger em seu contexto e, posteriormente, a abordagem da conferência de Sloterdijk, parte em que se evidenciará o aporte crítico desse último frente a algumas das principais teses heideggerianas, como a recusa à noção de pastoreio e a necessidade de se abordar o problema ontológico do humano a partir da perspectiva antropológica da domesticação do homem pelo homem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

El humanismo a debate.Agustín González Gallego - 2006 - Thémata: Revista de Filosofía 36:231-238.
Lectura de la carta sobre el humanismo de Heidegger.Jacinto Choza Armenta - 2004 - Thémata: Revista de Filosofía 32:37-82.
Metaphysik als Traumatologie – Zu Heidegger und Sloterdijk.Bernhard Sylla - 2015 - Revista Portuguesa de Filosofia 71 (2-3):495-514.
Transhuman Education? Sloterdijk's Reading of Heidegger's Letter on Humanism.Long Fiachra - 2017 - Journal of Philosophy of Education 51 (1):177-192.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
24 (#642,030)

6 months
7 (#418,426)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Maurício Fernando Pitta
Universidade Estadual de Londrina

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Antologia de Textos Filosóficos.Jairo Marçal - 2009 - Curitiba, Brazil: Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Add more references