Ética Originária, Hermenêutica e (Bio)Tecnologia: Notas sobre a possibilidade de uma Ética para a sociedade (Bio)Tecnológica em Hans-Georg Gadamer

Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):110 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Vivemos uma época expressivamente marcada pelo avanço sem precedentes de intervenções tecnocientíficas como resultado de um desenvolvimento histórico de visões naturalistas auto-objetivadoras do homem nos moldes físico-matemáticos das Ciências Naturais. Hans Georg Gadamer nos apresenta em vários momentos da arquitetônica de seu pensamento uma compreensão da experiência hermenêutica como uma proposta ao cientificismo objetificador, fundando-a no mundo-da-vida e reconhecendo-a na prática cotidiana das relações intersubjetivas ultrapassando o campo metodológico da ciência moderna. Analisaremos nas páginas que se seguem a posição de tal autor diante da tecnologia e sua contribuição ao debate contemporâneo acerca da possibilidade de uma ética para uma sociedade marcada pelo progresso técnico, partindo da compreensão da dimensão ética da hermenêutica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Gadamer e a situação da filosofia na sociedade.Gustavo Freitas Pereira - 2014 - Pensando - Revista de Filosofia 4 (8):31.

Analytics

Added to PP
2021-05-13

Downloads
5 (#1,562,871)

6 months
1 (#1,516,603)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references