Results for 'Contradição'

140 found
Order:
  1.  11
    O conceito de contradição em Hegel e a Logica Difusa.Michele Borges Heldt - 2024 - Aufklärung 10 (3):101-108.
    Em minha tese de doutorado defendi que, para compreender como Hegel articula a passagem da contradição dialética à lógica, o conceito hegeliano de contradição deve ser analisado sob a perspectiva de uma antinomia. Para sustentar este argumento, propus uma atualização deste conceito a partir de uma estrutura antinômica. Essa atualização, porém, trouxe um outro problema: nessa reconstrução, a contradição, em Hegel, continua a se desenvolver de maneira gradativa, ao passo que a lógica tradicional trabalha apenas com valores (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Contradição e oposição dialética em Kant.Enrico Berti - 2011 - Revista Opinião Filosófica 2 (1).
    O artigo objetiva resolver uma tensão em Kant entre oposição, oposição real e contradição, que se desenvolve no curso de sua Crítica da Razão Pura e que por não ter sido bem observada por filósofos posteriores ensejou críticas ao princípio da não contradição de modo equívoco, como por exemplo as críticas feitas por Hegel à Kant e ao princípio da não contradição.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Não contradição ou terceiro excluído? Avicena e o primeiro princípio da metafísica.Alfredo Storck - 2010 - Dois Pontos 7 (1).
    Em sua paráfrase da Metafísica de Aristóteles, Avicena parece adotar um primeiroprincípio diferente do adotado pelo filósofo grego para essa ciência. De fato, alguns intérpretesconsideram que ele prefere o princípio do terceiro excluído em vez do princípio denão contradição. Como discordo dessa tese, proponho-me analisar aqui a formulação deAvicena do primeiro princípio.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  1
    Hegel e a contradição na natureza.Luiz Fernando Barrére Martin - 2015 - Doispontos 12 (2).
    A contradição é um conceito central para que se compreenda o desenvolvimento dialético da filosofia de Hegel. Desde a Antiguidade é debatido pelos filósofos se a contradição seria ou não uma anomalia a ser combatida quando se pensa na possibilidade da constituição de um discurso acerca das coisas e qual o seu alcance. No que se refere a Hegel, a contradição não está presente apenas no domínio dos conceitos, mas também na natureza. O que pretendemos aqui é (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    O pluralismo eclesial: da contradição à afirmação do Evangelho.Elias Wolff - forthcoming - Horizonte:1544.
    O artigo objetiva analisar o pluralismo eclesial no mundo cristão, as tensões e os conflitos que aí existem, mas também as possibilidades de encontro no testemunho do Evangelho. Pelo método da análise qualitativa da bibliografia pertinente ao tema identifica, de um lado, fatores socioculturais e teológicos do pluralismo que são expressões de contradição na compreensão e vivência da fé cristã. De outro lado, aponta para elementos que podem favorecer a superação das divisões. Mostra que para isso se faz necessário (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Não contradição ou terceiro excluído? Avicena e o primeiro princípio da metafísica.Alfredo Storck - 2010 - Doispontos 7 (1).
    In his paraphasis of Aristotle’s Metaphysics, Avicenna seems to adopt a first principle distintc form the one adopted by the Greek philosopher for this science. In fact, some interpreters consider him as prefering the principle of third excluded instead of the principle of non contradiction. Since I desagree with this thesis, I propose to analyse here Avicenna’s formulation of the first principle. In order to do that, I propose, first, to clarify the meaning of the first principle by looking to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  2
    A contradição do projeto hegeliano de liberdade a partir da relação entre cidadão e Estado.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2010 - Kinesis 2 (4).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  3
    Contradição entre o fundamento da produção burguesa (medida-valor) e seu próprio desenvolvimento. Máquinas etc., de Karl Marx.José Arthur Giannotti - 1998 - Cadernos de Filosofia Alemã 4:80-87.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  6
    Nietzsche: ciência, contradição e nuance.Eder Corbanezi - 2024 - Cadernos Nietzsche 45 (1):e184478.
    Scholars point out contradictions in Nietzsche’s philosophy. An example would be his po itions on science, object of praise and criticism. If so, Nietzsche would make contradictory remarks about a domain that, on principle, seeks to rid itself of contradictions. From the perspective of Nietzschean philosophy, would attributing contradiction to it mean an objection? Would Nietzsche’s praise and criticism of science be incompatible? After trying to answer these questions, we will aim to show that the philosopher’s considerations on science reveal (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  77
    Princípio da Não-Contradição e Semântica da Predicação em Aristóteles.Lucas Angioni - 1999 - Analytica. Revista de Filosofia 4 (2):121-158.
    My object is Aristotle's discussion of principle of non-contradiction in the first stretch of Metaphysics IV.4. My main focus rests on the connections between Aristotle's discussion of the principle and some key notions of his (explicit or implied) semantics.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   26 citations  
  11.  6
    Existência e Contradição.Edelcio Gonçalves de Souza - 2003 - Cognitio 4 (1):80-86.
    Resumo: No presente artigo, discutiremos os aspectos filosóficos de teorias de conjuntos paraconsistentes. A fim de ilustrar nossas considerações de modo mais concreto, abordaremos uma nova teoria de conjuntos baseada em um sistema bem conhecido de Quine e em um cálculo paraconsistente.Palavras-chave: existência, contradição, lógica e paraconsistência.: In the present paper we deal with the philosophical aspects of paraconsistent set theories. In order to illustrate our points more concretely, we will discuss new paraconsistent set theory based both on Quine's (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  28
    A Transformação da Doutrina Hegeliana da Oposição e da Contradição Por Marx.Christian Iber - forthcoming - Revista Dialectus.
    Marx desenvolve sua teoria da oposição e da contradição em uma discussão crítica com Hegel no seu escrito Crítica da filosofia do direito de Hegel, de 1843. Para delinear seu projeto de transformação da teoria hegeliana da oposição e da contradição, procedo, em forma de teses, em quatro momentos: primeiramente, analiso o contexto da teoria de Marx da oposição e da contradição. Em um segundo momento, a teoria da oposição e da contradição de Marx é discutida (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Notas À Interpretação de Cirne-Lima Do Conceito de Contradição Em Hegel.Jaaziel de Carvalho Costa - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):53-67.
    O texto visa, a partir do último livro de Cirne-Lima, Depois de Hegel , produzir uma crítica à interpretação deste autor brasileiro quanto ao conceito de contradição na filosofia hegeliana. Para isso, tomamos como base de nossa argumentação o próprio texto de Hegel - Wissenschaft der Logik - no original.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    O transcendentalismo de Kant E a ética: Um cepticismo que busca a superação na contradição.Américo José Pinheira Pereira - 2015 - Synesis 7 (1):1-20.
    A experiência é apenas um estado instantâneo de impressão sensível nisso que tem a experiência. Esta expressão resume a substância epistemológica do que constitui a posição empiricista polarizada na forma de pensamento paradigmatizada por David Hume e acriticamente aceite por Immanuel Kant. Tal posição, ao invés da tese aristotélica, impede qualquer modo trans-sensível, logo, trans-material de pensamento. A metafísica torna-se impossível. Kant procura ultrapassar esta impossibilidade através da criação de uma construção lógico-epistemológica que designa como arquitectónica transcendental. O mundo em (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Uma suposta contradição na ciência inglesa do século XVII: divulgação x sigilo.Ana Maria Alfonso-Goldfarb - 2000 - Discurso 31:347-364.
    Estudos recentes vêm revisando a composição da literatura que, ao longo do século XVIII serviu como base às ciências em território britânico. Segundo esses estudos, os seiscentistas de fala inglesa dedicaram-se a duas linhagens de texto, originadas em concepções de ciência muito distintas. Uma dessas linhagens tinha como fonte principal a antiga “literatura do segredo” que incluía desde velhos e sigilosos manuais de ofício até os milenares e proibidos tratados de hermética, literatura antes reservada a poucos. Diferente dessa, a outra (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  10
    Representação e Democracia: Uma Contradição?M. C. P. Pissar - 2013 - Páginas de Filosofía 5 (2):3-20.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  39
    A diferença e a contradição. A crítica deleuzeana à dialética e as questões da dialética a Deleuze.Vladimir Safatle - 2016 - Discurso 46 (2):123-160.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Quando a Escuridão Aparece: Visão, Pensamento e Contradição na Ciência da Lógica de Hegel.Ryan Johnson - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (2).
    Este é um conto sobre visão, pensamento e contradição, bem como sobre o papel que desempenham na primeira metade da Ciência da Lógica de Hegel. A Lógica começa com uma descida, nesse caso, uma queda do Ser ao Nada. Posteriormente, aproximadamente na metade de cada texto, há um certo paradoxo em que tudo está em jogo, a categoria da contradição. Nesse exato momento, o pensamento ao mesmo tempo falha e é renovado em um viés especulativo. Nessa seção, nos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  4
    Sobre O & 81 da enciclopédia E o conceito de contradição em Hegel.Eduardo Luft - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):657-669.
    O autor mostra a especificidade do conceito de contradição em Hegel, a partir da análise do & 81 da Enciclopédia. Em primeiro lugar, demonstra a importância deste conceito para a compreensão efetiva do método dialético. Em segundo lugar, a contradição dialética é apresentada como um conceito complexo, que não pode de modo algum ser confundido com o uso deste termo em lógica formal. Além de conter um elemento pragmático, tal contradição é constituída por três modos diferentes de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. A vedação à capacidade eleitoral passiva do analfabeto E a contradição constitucional diante dos princípios fundamentais do estado democrático de direito.Lucas Bezerra Vieira & Didier Pironi Evaristo Almeida - 2014 - Revista Fides 5 (1):118-130.
    A VEDAÇÃO À CAPACIDADE ELEITORAL PASSIVA DO ANALFABETO E A CONTRADIÇÃO CONSTITUCIONAL DIANTE DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Espaços de Contradição/Lugares de Cristalização: Os Jardins de William Morris.Maria Isabel Monteverde - 2007 - E-Topia: Revista Electrónica de Estudos Sobre a Utopia 6.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. O pós-marxismo eo fetiche do trabalho: sobre a contradição histórica na teoria de Marx.Robert Kurz - 1995 - Krisis 15.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Notas sobre o Princípio de Não Contradição em Aristóteles.Marco Zingano - 2003 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 13 (1).
    One crucial part of the Aristotle´s discussion of the principle of non-contradiction in Metaphysics IV 4 is his notion of semainein hen, which must be carefully distinguished from the closely connected notion of semainein kath´ henos. The Aristotelian proof is located at 1006b28-34 and it is argued that it does not suppose any bit of essentialism nor does it contain any petitio principii; some improvements are further proposed to the current translations.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  24. Considerações Sobre o Princípio da Não-Contradição na Perspectiva Aristotélica: Linguagem, Ontologia e Lógica.Rodolfo Denk Neto - 2018 - Ágora Filosófica 18 (2):109-136.
  25.  7
    A Dialética Negativa da Moralidade e a Resolução Especulativa da Contradição da Consciência Moral Moderna.Marcos Lutz Müller - 1996 - Discurso 27 (1):83-116.
    Neste artigo, mostramos que a apresentação da constituição da consciência moral moderna, em Hegel, resultante da reformulação dialético-especulativa da autonomia moral kantiana, é essencialmente crítica e se condensa numa "dialética negativa".
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  45
    Gottfried Köthe. Sobre a não contradição da matemática. Gazeta de matemdtica, vol. 15 no. 58 , pp. 1–5.N. C. A. da Costa - 1975 - Journal of Symbolic Logic 40 (2):241.
  27.  4
    Costa Newton Carneiro Affonso da. Nota sôbre o conceito de contradição. Portuguese, with English summary. Anuário da Sociedade Paranaense de Matemática, ser. 2 vol. 1 , pp. 6–8.Costa Newton Carneiro Affonso da. Nota sôbre a lógica de Brouwer-Heyting. Portuguese, with English summary. Anuário da Sociedade Paranaense de Matemática, ser. 2 vol. 1 , pp. 9–10.Costa Newton Carneiro Affonso da. Uma questão de filosofia da matemática. Portuguese, with English summary. Anuário da Sociedade Paranaense de Matemática, ser. 2 vol. 1 , pp. 21–27. [REVIEW]Hugo Ribeiro - 1960 - Journal of Symbolic Logic 25 (2):160-160.
  28.  2
    Review: Newton Carneiro Affonso da Costa, Nota Sobre o Conceito de Contradicao; Newton Carneiro Affonso da Costa, Nota Sobre a Logica de Brouwer-Heyting; Newton Carneiro Affonso da Costa, Uma Questao de Filosofia da Matematica. [REVIEW]Hugo Ribeiro - 1960 - Journal of Symbolic Logic 25 (2):160-160.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    Review: Gottfried Kothe, Sobre a Nao Contradicao da Matematica. [REVIEW]N. C. A. Da Costa - 1975 - Journal of Symbolic Logic 40 (2):241-241.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    Contradições da democracia e opinião pública.Agemir Bavaresco, Francisco Jozivan Guedes de Lima & Teresa Cristina Schneider Marques - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34188.
    Este artigo consiste numa análise interdisciplinar com o auxílio de teorias filosóficas, sociológicas e políticas sobre as contradições da democracia e sua relação com a opinião pública a partir de três perspectivas: num primeiro momento aborda os modelos normativos de democracia diagnosticados por Habermas em Inclusão do Outro, e sua proposta de procedimento deliberativo com vistas a superar os limites dos modelos liberal e republicano; depois de expor um diagnóstico basilar dos modelos democráticos, apresenta alguns pontos concernentes às contradições da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  21
    O platonismo de Simone Weil.Fernando Rey Puente - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):735-749.
    O presente texto tem por finalidade mostrar a influência de Platão na obra da pensadora francesa Simone Weil. Procuramos esclarecer a exegese que ela faz de um passo do sexto livro da República, no qual ela identifica a contradição essencial que rege a existência humana, a saber, aquela que há entre o Bem, inacessível a nós mas a que todos aspiramos, e o necessário, que tiranicamente a todos acomete. Mostramos, por fim, de que modo é precisamenteessa dialética entre o (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. A demonstração elêntica em Aristóteles.Thiago Silva Freitas Oliveira - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23):193-214.
    O presente trabalho constitui-se de uma breve análise dos trechos que vão de 1005b 35 à 1006a 27 do capítulo quatro do livro Gama da Metafísica de Aristóteles e pretende fornecer uma leitura alternativa àquela feita pela tradição acerca da defesa do princípio de não-contradição elaborada nesse texto por Aristóteles. Com a ideia de um roteiro refutativo, pretendemos mostrar que argumentação em defesa do princípio encontra seu sucesso no seguimento desse roteiro provando, via demonstração elêntica, a validade e universalidade (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  10
    Conhecimento, Conteúdo e Utopia.Maria Angélica Cezario - 2023 - Educação E Filosofia 37 (79):505-528.
    Resumo: O presente texto tem como objetivo expor uma visão sobre como o conhecimento, o conteúdo e a utopia são concebidos dentro das filosofias de Platão (2000; 2016) e Theodor Adorno (2009). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que busca articular as ideias dos autores mencionados por meio de um diálogo de considerações que passa, especialmente, pelas ideias platônicas de justiça e verdade, como também pelas ideias adornianas de contradição e não identidade. Este estudo compreende que tais conceitos são importantes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  25
    Idealismo Realista ou Realismo Idealista: Hegel & Marx.Agemir Bavaresco - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):355-375.
    O tema do idealismo e realismo é abordado por Hegel e Marx de um modo específico. De um lado, Hegel entende que toda a verdadeira filosofia é um idealismo. De outro, Marx defende que o verdadeiro pensamento inicia com o realismo. Nós entendemos que as abordagens não são excludentes, pois, trata-se de pontos de partida diferentes. Os diagnósticos têm na contradição o motor da história; e na dialética o método de descrever e analisar o real. A partir das categorias (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Revolução Francesa segundo Kant.Aylton Barbieri Durão & Javier García Medina - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):161-179.
    Existe uma aparente contradição entre a negação kantiana do direito de resistência expressa na filosofia do direito e a sua apologia à Revolução Francesa abordada na história filosófica. No entanto, esta contradição se dissolve tão logo se compreende que Kant considerou que a Revolução Francesa não constitui precisamente uma revolução, uma vez que isto implicaria que o povo retornasse ao estado de natureza com relação ao soberano deposto, mas uma reforma constitucional empreendida involuntariamente pelo próprio rei Luis XVI (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  36.  4
    Estética da contradição.João Ricardo Moderno - 1997 - Rio de Janeiro: Editora Moderno.
    'Estética da contradição' tem como objetivo constituir o corpo crítico da contradição no seio da história da estética em seus mais significativos momentos. O conceito de contradição estética é um universo autônomo, simultaneamente constituído e integrado.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    Liberdade e dinâmica psicológica em Sartre.Daniela Ribeiro Schneider - 2006 - Natureza Humana 8 (2):283-314.
    O artigo aborda a contradição entre o fato de o homem ser ontologicamente livre, mas, ao mesmo tempo, experimentar-se psicologicamente "determinado", como se fosse compelido a certos comportamentos indesejados. Como é possível compreender tal paradoxo? Para tanto, o artigo aborda: 1) a proposta de Sartre, de uma nova perspectiva para a psicologia clínica, estabelecida a partir de interlocuções com a psicanálise freudiana; 2) a história de um indivíduo, que utilizaremos como "estudo de caso" no transcorrer de nossa explanação, especificamente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  1
    Tomás de aquino E o otimismo cristão: A presença do Mal no mundo como evidência da bondade divina/thomas Aquinas and the Christian optimism: The presence of evil in the world as evidence of the divine goodness.Daniel Athayde Quelhas - 2013 - Synesis 5 (2):42-62.
    O presente artigo apresenta a solução de Tomás de Aquino ao problema do mal natural. Ao resolver o problema, o Aquinate circunscreveu a origem do mal natural às coisas criadas, às causas segundas, e coordenou tal solução com as doutrinas teológicas da providência, da criação e da bondade divina. Desse modo, a existência de Deus não entra em contradição com a presença do mal no mundo, mas esta se torna uma evidência da bondade divina.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Idéias dos Sentidos Segundo Descates.Ethel Rocha - 2009 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 19 (1).
    O objetivo desse artigo é examinar o conceito de falsidade material das idéias introduzido por Descartes na Terceira Meditação das Meditações Metafísicas. A hipótese a ser defendida é a de que o que determina a falsidade material das idéias é o fato destas envolverem uma contradição em seu conteúdo representativo. Isto é, no lugar da interpretação tradicional segundo a qual o que caracteriza as idéias materialmente falsas é o fato destas envolvem um erro categorial ao exibirem modos da alma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  10
    Sobre o significado das sensações de prazer e desprazer em Schopenhauer e Freud.Guilherme Marconi Germer - 2023 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (1):e85569.
    Propomos comparar as respostas de Schopenhauer e Freud à questão do significado do prazer e desprazer, dadas por eles, respectivamente, em A ordem da salvação (W II) e Além do princípio do prazer. Ambos lhe respondem concordantemente, pois assinalam que a conduta humana ou os processos psíquicos se dilatam entre a busca do prazer e a fuga da dor (em Schopenhauer, a partir da afirmação da Vontade, e em Freud, conforme o princípio de prazer), e a busca da dor e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    Sobre a imagem rousseauniana da lei acima dos homens.Thomaz Kawauche - 2008 - Trans/Form/Ação 31 (2):97-118.
    Entre o verbete sobre economia política, de 1755, e o Contrato social, de 1762, a noção rousseauniana de lei passa de “voz celeste” para “declaração da vontade geral”. Pretende-se defender aqui a proposição de que tal mudança na definição de lei de um escrito para o outro não implica contradição. Para tanto, será analisada a presença da imagem da “lei acima dos homens” em diversos textos do Cidadão de Genebra, sobretudo no capítulo “Do legislador” no livro II do Contrato, (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  42.  7
    A persistência de formas da vida religiosa na modernidade (The persistence of forms of the religious life in modernity).Breno Martins Campos - 2012 - Horizonte 10 (27):1028-1041.
    O processo de desenvolvimento da história (e demais ciências) das religiões, com objeto e metodologia próprios, pode ser analisado por meio das discussões que aprofundaram as relações entre a defesa do caráter racionalista do homem ocidental e a persistência de formas religiosas de expressão no transcorrer dos séculos XIX e XX (bem como neste início de século XXI). Por meio do estudo da história da teologia e das religiões, são estabelecidos critérios para o julgamento das convergências entre movimentos religiosos, também (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. A Discreta Antinomia Da Razão Pura Prática De Kant Na MetafísicaDos Costumes.Heiner Klemme - 2008 - Cadernos de Filosofia Alemã 11:11-32.
    NA PRIMEIRA PARTE DO PRESENTE ARTIGO, COMEÇO POR UM ESBOÇO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LIBERDADE, MORAL E MUNDO EM KANT. NA SEGUNDA PARTE DISCUTO OS EXEMPLOS DE CHRISTIAN WOLFF E CHRISTIAN AUGUST CRUSIUS COMO DUAS VERSÕES MODERNAS DO INDIFFERENTISMUS MORAL. NA TERCEIRA PARTE, PROPONHO A IDÉIA DE QUE A CONCEPÇÃO DE DEVER MORAL, EXPLICITADA POR KANT NOS ANOS 1780 E 90, PRESSUPÕE A LIBERDADE HUMANA DE PODER ESCOLHER ENTRE UMA AÇÃO POR DEVER, UMA AÇÃO CONFORME AO DEVER E UMA CONTRÁRIA (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  4
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de Reforma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  31
    A abordagem contratualista de "a theory of justice" entre método E objetivos. Algumas observações a partir Das últimas críticas de Onora O'Neill.Emanuele Tredanaro - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):65-86.
    RESUMO O objetivo do presente trabalho é propor, mediante o papel que a relação entre método e objetivos desempenha em "A theory of justice", uma possível leitura da abordagem contratualista sui generis adotada por Rawls em sua obra-prima. De modo particular, aproveitaremos, como ponto de partida, duas críticas que Onora O'Neill apresenta em uma de suas últimas intervenções sobre o pensamento de Rawls. Tentaremos mostrar, então, como tais críticas padecem de certa inconsistência, na medida em que for enfatizada a complementaridade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  8
    Kierkegaard and the Limits of Reason: Can There Be a Responsible Fideism?C. Stephen Evans - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):1021 - 1035.
    This paper argues that Kierkegaard is not an irrationalist, but a "responsible fideist." Responsible fideism attempts to answer two important philosophical questions: "Are there limits to reason?" and "How can the limits of reason be recognized?" Kierkegaard's account of the incarnation as "the absolute paradox" does not see the incarnation as a logical contradiction, but rather functions in a way similar to a Kantian antimony. Faith in the incarnation both helps us recognize the limits of reason and also to a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  47.  10
    O cosmopolitismo exclui a guerra? Leibniz crítico da ideia de paz perpétua.Paul Rateau & Abel Beserra - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:65-128.
    O objetivo deste artigo é examinar a natureza do cosmopolitismo leibniziano e os fundamentos sobre os quais ele repousa. Procura-se resolver a aparente contradição entre, por um lado, a defesa de um cosmopolitismo científico e teológico-moral e, por outro, um certo “realismo” político, orientado pelo conhecimento preciso das relações internacionais, com a consideração dos interesses particulares dos Estados e a preocupação de preservar o “equilíbrio da Europa”. O artigo busca mostrar como esse cosmopolitismo não implica uma rejeição, por princípio, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    A crítica de Hegel aos postulados da razão prática como deslocamentos dissimuladores.Marcos Lutz Müller - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):927-959.
    Este artigo apresenta a crítica radical de Hegel na Fenomenologia do Espírito à teologia moral dos postulados da razão pràtica kantiana. Hegel os reconstrói como projeções resultantes da contradição da consciência moral, que, ao termo da experiência que ela perfaz de si mesma mediante a sua objetivação na "visão moral do mundo'', é compelida a confessar a sua hipocrisia. Depois de uma caracterização sucinta da antinomia e dos postulados da razão pràtica, bem como das principais teses da sua reconstrução (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  17
    Regime de informação polifônico.Gerson Moreira Ramos Junior & Patrícia Veronesi Batista - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:349-359.
    O intuito do presente trabalho é discutir o uso do termo desinformação pelo campo da Ciência da Informação (CI). A palavra, desinformação, passou a ser utilizada nos últimos anos – mais notadamente após a eleição de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos da América, cargo que ocupou entre os anos de 2016 a 2020 - para caracterizar um comportamento pautado no compartilhamento de notícias falsas via redes sociais digitais, majoritariamente, e, por meio de técnicas de comunicação que almejam fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  10
    Evidências e circunst'ncias- Ludwig Wittgenstein e a certeza.Arturo Fatturi - 2015 - Dissertatio 41 (S1):92-102.
    Neste ensaio apresento algumas considerações quanto à determinada passagem da obra On Certainty de Ludwig Wittgenstein. Meu objetivo ao apresentar estas considerações é analisar o argumento de Wittgenstein quanto às diferenças entre evidências para a verdade de uma afirmação. Wittgenstein usa como exemplo para discutir a relação entre evidências e circunstâncias o caso de contradição entre George Moore e que ele denomina por "os católicos". O interessante nesta discussão é que Wittgenstein afirma que Moore seria contraditado pelos católicos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 140