16 found
Order:
See also
Eduardo Luft
Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul
  1.  14
    Concretude e Virtualidade Nossas Liberdades na Era da Internet.Eduardo Luft & Rosana Pizzatto - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (2):544-574.
    Como qualquer outra sociedade humana, as comunidades virtuais enfrentam questões éticopolíticas. Discussões sobre os direitos humanos dos internautas, especialmente os relativos à liberdade humana, e sobre a legitimidade de modelos de regulamentação estão sempre presentes nos fóruns internacionais da Internet. A disputa contemporânea pela verdadeira concepção da liberdade ainda coloca na arena os herdeiros de Kant e de Hegel. Seguindo a via dialética, vemos como um dos principais desafios de nossa época desvelar o conceito de liberdade que emerge de uma (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  34
    Ontologia deflacionária e ética objetiva: Em busca dos pressupostos ontológicos da teoria do reconhecimento.Eduardo Luft - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (1):82-120.
    O presente estudo tem por objetivo contribuir para o projeto de reatualização da Filosofia do Direito hegeliana inaugurado por Axel Honneth, mas de um modo indireto: meu interesse aqui não é investigar tópicos específicos da Filosofia do Direito, nem mesmo examinar a teoria do reconhecimento como proposta por Honneth, mas iniciar uma caminhada no sentido de tornar explícitos os pressupostos ontológicos carregados por tal projeto de reatualização.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  3.  12
    A síndrome da casa tomada.Eduardo Luft - 2013 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 58 (2):295-307.
    To overcome the paradoxical situation in which the modern subject finds itself, on conceptualizing nature in such a way that its very presence in nature becomes inconceivable, modernity supplied at least four alternatives: a) the first is to defend dualism ; b) the second option is to support a monism of nature ; c) the third alternative is to defend a monism of subjectivity ; d) the fourth and last alternative is to support a dialectical monism. It is well known (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  22
    Apresentação.Agemir Bavaresco & Eduardo Luft - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):5-8.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Expediente Exclusivo nº. 3/2011 vol. 56.Agemir Bavaresco, Eduardo Luft & Thadeu Weber - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3):5-8.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    Apresentação.Agemir Bavaresco, Eduardo Luft & Thadeu Weber - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  1
    A insuficiência na razão.Eduardo Luft - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (160):769-778.
    Este trabalho trata da necessidade derepensar a idéia de sistema na Filosofia, levandoem consideração as críticas feitas após o IdealismoAlemão contra uma tal tentativa. Se a razãopretende se elevar a um sistema, ela necessariamentedeve incluir dentro de si a sua própria insuficiência.A razão deixaria de se apresentar, então,com a rigidez dos sistemas construídos na modernidade,alguns deles fortemente baseados no paradigmada Matemática.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Die lebendige Substanz und das vermittelte Wissen.Eduardo Luft - 2007 - Hegel-Jahrbuch 2007 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  16
    Duas questões pendentes no idealismo alemão.Eduardo Luft - 2003 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (2):181-185.
    O artigo apresenta duas questões filosóficas centrais legadas pelo Idealismo Alemão sem resposta. De um lado, as tentativas reiteradas de determinar o Múltiplo a partir da unidade ordenadora de uma subjetividade incondicionada resultaram em perspectivas dualistas e metafisicas inflacionárias. De outro lado, a meta do estabelecimento de uma filosofia capaz de se elevar para além da oposição sujeito/objeto, reconciliando natureza e liberdade, tornou-se refém da teleologia do incondicionado. Uma resposta a tais desafios pode brotar da problematização do idealismo contemporâneo e (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  8
    Notas para Uma ontologia relacional deflacionária ou não contramão da história: De Schelling a platão.Eduardo Luft - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (4):701-708.
    As filosofias de Platão e Schelling têm como traço comum o projeto de construção de uma ontologia relacional. Sua grande divergência reside na compreensão do princípio filosófico capaz de fundar tal ontologia. A Filosofia da Identidade do jovem Schelting estã ancorada na atividade de autodesdobramento da subjetividadeabsoluta. A critica a esta teleologia do incondicionado exigirá um renovado diálogo com a filosofia platônica. O autor encontra no Filebo platônico a inspiração para o desenvolvimento de uma possível ontologia deflacionária.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Notas sobre idealismo absoluto.Eduardo Luft - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):891-912.
    O objetivo deste artigo é apresentar o Idealismo Absoluto - em parte como o próprio Hegel o havia concebido - como Filosofia Crítica, que busca superar a cisão entre as dimensões empírica e transcendental do saber. Procura ainda levantar objeções contra o modo de justificação dos princípios no "sistema do dever ser" e alertar para o risco de retorno a uma ontologia dogmática.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Notes towards an aesthetics of thought.Eduardo Luft - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (2):e33871.
    Based on the previous results of the immanent critique of Hegel’s Logic that led to the system project of evolutionary idealism, the author seeks an aesthetics of thought prior to any theory of the beautiful, even if not without consequences for a future approach in this direction.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Problemas de método na filosofia de Fichte.Eduardo Luft - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (2):223-235.
    A riqueza da filosofia de Fichte reside justamente em seus excessos. O presente artigo visa explicitar os impasses metódicos decorrentes dessa forma extremada de idealismo subjetivo. As soluções aventadas por Fichte para enfrentar tais dificuldades influenciaram decisivamente o posterior desenvolvimento do Idealismo Alemão.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  14.  20
    Plato or Platonism. A topic in descending dialectic.Eduardo Luft - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):407-427.
    ***Platão ou Platonismo. Um tópico em dialética descendente***A ontologia dialética pode ser reconstruída percorrendo dois caminhos complementares. A via ascendente parte da influência da ontologia de Platão, mediada por Nicolau de Cusa, sobre Bertalanffy, o fundador da teoria de sistemas. Esta abordagem teórica, uma vez convergindo com o darwinismo, dará nascimento à teoria dos sistemas adaptativos complexos e logo se espalhará pelas diversas ciências, transmudando-se de uma ontologia regional em parte relevante de uma nova ontologia geral. O caminho descendente, a (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  4
    Sobre O & 81 da enciclopédia E o conceito de contradição em Hegel.Eduardo Luft - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (164):657-669.
    O autor mostra a especificidade do conceito de contradição em Hegel, a partir da análise do & 81 da Enciclopédia. Em primeiro lugar, demonstra a importância deste conceito para a compreensão efetiva do método dialético. Em segundo lugar, a contradição dialética é apresentada como um conceito complexo, que não pode de modo algum ser confundido com o uso deste termo em lógica formal. Além de conter um elemento pragmático, tal contradição é constituída por três modos diferentes de manifestação, acompanhados de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    The concept of freedom in Hegel’s ​ Logic.Eduardo Luft - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38541.
    Although it is fully developed in ​ Philosophy of the Spirit, more precisely in the ​ Philosophy of Right, the concept of freedom is rooted in the ​ Science of Logic, namely, in the very core of the Hegelian system. And it could be no different, since Logic finds its high point in the Doctrine of Concept and Concept is conceived as the “realm of subjectivity or of freedom”. Disagreeing with the contemporary attempts at thematizing the concept of freedom disconnected (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark