Results for ' segurança'

82 found
Order:
  1. A questão do sentido na filosofia atual 3.Uma Teoria Integrada Sobre O. Carisma, Expansionismo Soviético E. Segurança Continental, E. TÉCNICA, A. Corte Interamericana Dos Direitos Humanos & Gilberto Freyre - 1980 - Convivium: revista de filosofía 23.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Segurança e liberdade: Espinosa e a construção da paz.Marilena Chaui - 2005 - Discurso 35:143-166.
    Analisando o que se poderia chamar de "sistema medo-esperança" das paixões humanas e seu papel na constituição das sociedades, este estudo busca mostrar que, para Espinosa, a paz é virtude política, porque é a capacidade de enfrentar a contigência e dobrá-la a favor dos homens. Pode-se esboçar, assim, uma resposta a um problema apontado com frequência entre os intérpretes: a finalidade da vida política seria a liberdade, como quer o Tratado teológico-político, ou segurança, como mostra o Tratado político?
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  35
    Segurança vs. dignidade – o problema da tortura revisitado pela criminologia do reconhecimento.Giovani Saavedra - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):90-106.
    The crucial problem the proposed paper tries to shed light upon is especially the link between the concept of recognition, dignity of human persons. These problems are analyzed from the perspective of a critical criminology. The thesis of the paper is that Axel Honneth’s work on recognition offers a fruitful framework to those who want to criticize functional approaches to criminal law, for those who want to develop a critical criminology and a negative foundation of the dignity of the human (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4. Liberdade, segurança e polícia.Fabiana Amaro de Brito - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):204-215.
    O presente artigo aborda a instituição de órgãos de polícia como representantes do poder e da autoridade do Estado sob a ótica da filosofia, sobretudo no contexto do contrato social, fundamentada em revisão bibliográfica. Ainda que o homem tenha preterido sua liberdade natural em prol de uma liberdade assistida, e sendo a polícia um dos órgãos responsáveis por essa assistência, não há como afirmar que esse trabalho está correspondendo aos anseios da sociedade, sobretudo ao se analisar os índices de violência (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    Hobbes e a segurança.Delmo Mattos Da Silva - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O objetivo deste artigo é problematizar a questão da segurança em Hobbes. Para tanto, discute-se a função do medo como um elemento fundamental para a obtenção da vida agradável, demonstrando o vínculo entre o medo e a razão instrumental como requisito fundamental na obtenção dos meios adequados para a instauração da segurança, a garantia das coisas que são necessárias para o estabelecimento da vida agradável. A hipótese que se pretende evidenciar é aquela segundo a qual a obtenção da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  8
    Segurança Alimentar e Nutricional Em Tempos de Covid-19: Impactos Na África, América Latina e Portugal.Maitu Abibo Buanango, Lilian Fernanda Galesi-Pacheco, Yudi Paulina Garcia Ramirez, Cristina Amaro da Costa, Jaqueline Sgarbi Santos, Ana Pinto de Loura & Carla Maria Vieira - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (16):100-117.
    Economic and sanitary crises have great repercussions on access to food and the health of the population. In this context, austerity policies can have devastating effects on social rights. The purpose of this essay is to reflect on the impact of various types of crises on the Human Right to Adequate Food and Nutrition (DHANA) and on Food and Nutritional Security (SAN) of vulnerable populations and to identify of public policies, programs and actions developed based on the relief of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    POLÍTICAS PÚBLICAS REGULATÓRIAS NO CONTROLE DE BARRAGENS DE MINERAÇÃO: Desafios na governança de um sistema descoordenado de segurança.Eder Marques de Azevedo - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 9 (1).
    Na sequência de desastres com barragens de megacorporações como o grupo Samarco/Vale/BHP é certo ocorrer a exigência imediata de respostas públicas, cujos vieses cognitivos, ao conferir notoriedade aos efeitos recentes, não dão aos riscos passados ou desconhecidos a abordagem adequada à sua condição de causa. Como reação instantânea à distorção de foco as políticas ambientais, no setor minerário, têm dado protagonismo a mudanças regulatórias criadas a toque de caixa, preocupadas muito mais em dirimir a consternação social do que em resolver (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    O argumento da segurança na atuação do poder judiciário brasileiro.Daniel Arruda Nascimento & Carolina Bittencourt de Oliveira - 2019 - Perspectivas 3 (1):3-21.
    Em um ambiente onde as razões de segurança roubaram o lugar da razão de Estado, uma vez que não se questiona mais se é o Estado necessário ou não, e não está mais em jogo se o Estado pode lançar mão de todas as suas potencialidades para conservar a sua própria existência, estabelecemos as considerações que se seguem. Como sublinha o filósofo italiano Giorgio Agamben, nossa principal referência teórica no presente artigo, estamos diante de um processo em curso que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  35
    A tensão entre autonomia política E segurança política no pensamento de Kant.Charles Feldhaus - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 20:158-176.
    Esse estudo procura mostrar que existe uma relação de concorrência no pensamento político jurídico de Kant entre autonomia política e segurança jurídica. Que ele está preocupado com a legitimidade das normas é algo não controverso; não obstante, a preocupação com o que atualmente denominamos de segurança jurídica é menos evidente. Defende-se aqui que essa preocupação evidencia-se quando ele procura garantir a separação dos poderes e exige a precisão matemática na aplicação das regras jurídicas. Além disso, argumenta-se que essa (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  27
    Hobbes e a pandemia hipotética no Leviatã: entre a liberdade e a segurança.Jairo Rivaldo Silva - 2020 - Investigação Filosófica 11 (2):05.
    O aparecimento do coronavírus fez ressurgir um antigo debate no âmbito da filosofia política: o debate entre liberdade e segurança. A maioria dos países atingidos precisou adotar medidas que restringiram a liberdade dos cidadãos para conter o avanço da doença. Esse artigo tem o objetivo de apresentar a posição do filósofo inglês, Thomas Hobbes exposta no _Leviatã_, para enfrentar esse problema. O texto está dividido em três partes. Em um primeiro momento, apresento a tese de Hobbes sobre a (...) e contra a liberdade irrestrita para evitar o estado de natureza. Em um segundo momento, apresento a tese de Hobbes sobre a liberdade limitada no estado político. Por fim, apresento uma possível solução para conjugar liberdade e segurança a partir do conceito hobbesiano de razão pública. (shrink)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    O Estado: segurança e insegurança.Homero Santiago - 2016 - Discurso 45 (2):307-334.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Reducing social inequality: the capabilities on the maintenance of human security / Reduzindo as desigualdades sociais: as capacidades na manutenção da segurança humana.Rodrigo Cid - 2010 - Páginas de Filosofía 2 (2):107-137.
    This text is the result of academic research aimed at achieve the goal of finding viable ways to reduce social inequalities in the Brazilian context through the education. Our main focus was the pursuit of reducing violence through education and the ways in which education can promote development and security human in general. In order to achieve this goal with clarity and consistency, I address theoretical and practical issues. The part theory clarifies the essential concepts and establishes the background for (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Mídia, violência simbólica E direitos de nacionalidade: Por que os cinco maiores campeões olímpicos são também os membros permanentes do conselho de segurança da onu?Andrei Cesário de Lima Albuquerque - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    MÍDIA, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E DIREITOS DE NACIONALIDADE: POR QUE OS CINCO MAIORES CAMPEÕES OLÍMPICOS SÃO TAMBÉM OS MEMBROS PERMANENTES DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU?
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Os olhos do regime militar brasileiro nos campi. As assessorias de segurança e informações das universidades.Rodrigo Patto Sá Motta - 2008 - Topoi. Rio de Janeiro 9 (16):30-67.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  15.  13
    Reduzindo as Desigualdades Sociais: As Capacidades na Manutenção da Segurança Humana.R. R. L. Cid - 2010 - Páginas de Filosofía 2 (2):107-137.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  19
    O ressentimento bate à porta: masculinidades e violência em um hospital de trauma.Helen Barbosa dos Santos & Henrique Caetano Nardi - 2021 - Hybris, Revista de Filosofí­A 12:45-74.
    Nesta pesquisa etnográfica, analisamos a intersecção entre práticas de saúde e de segurança pública dirigida aos homens vítimas de conflitos violentos em dois hospitais de trauma no município de Porto Alegre/Brasil. Parte do campo consistiu em acompanhar as narrativas e as interações entre masculinidades criminalizadas e profissionais da segurança pública. Os operadores conceituais centrais são inspirados nos estudos sobre o dispositivo de segurança, Economia moral e no campo das masculinidades e violência. Para homens marcados como sendo do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  27
    The paradox of Justice in Epicurus.Leonor Santa Bárbara - 2012 - Cultura:101-113.
    Em busca da felicidade do indivíduo, Epicuro aborda os diversos aspectos que considera contribuírem para ela: prazer, quietude, conhecimento, segurança, amizade, justiça. Neste texto pretendemos, de forma sucinta, mostrar de que modo estes vários elementos se relacionam entre si e, sobretudo, de que modo o conceito de justiça deste filósofo contribui para a felicidade humana, não sendo um conceito tradicional.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. A formação do Campo de estudos da violência no brasil: Estrutura E habitus nas ciências sociais da Nova república.Paulo César Ramos - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):95-112.
    O presente artigo apresenta uma descrição da formação do subcampo acadêmico dos estudos sobre violência, crime, direitos humanos e segurança pública nas ciências sociais no Brasil, baseado num livro de entrevistas “as ciências sociais e os pioneiros nos estudos sobre crime, violência e direitos humanos no Brasil”, de 2011. Nossa análise ancorou-se nas formulações de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo acadêmico, subcampo, habitus, entre outros que compõe o repertório do sociólogo. A peça forjada no livro concentra-se em (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    Um problema para a epistemologia anti-sorte de Pritchard.Lucas Roisenberg Rodrigues - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):683-704.
    Este artigo propõe uma crítica à epistemologia anti-sorte, tal como defendida por Duncan Pritchard. A teoria de Pritchard é uma das mais bem desenvolvidas explorações do conceito de sorte, e da sua significação epistêmica. Ele julga possível derivar uma condição que exclua a sorte epistêmica a partir de uma análise modal do conceito de sorte. A cláusula epistêmica resultante é uma condição denominada princípio de segurança. Após apresentar a teoria e algumas de suas motivações, argumento que ela não consegue (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Biopolítica Na Perspectiva de Giorgio Agamben: Dispositivos e a Vida Nua Dos Povos Indígenas Brasileiros.Thayse Edith Coimbra Sampaio & Flávia de Ávila - 2018 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (1):97.
    O presente artigo busca compreender as manifestações de poder que conduzem o indígena à vida sacra. Todo o aprofundamento acerca da política moderna parte de fragmentos do pensamento agambiano: dispositivo, força-de-lei, iustitium; vida nua e Povo – povo. A análise se inicia com a “suspensão de segurança”. Esta escolha se explica pelo papel paradigmático que desempenha na temática indigenista, conduzindo os autóctones a um vazio normativo. Indaga-se: a aplicação do instituto da suspensão de segurança, pelos tribunais de justiça (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    Políticas de vidas e dívidas.Regiane Lorenzetti Collares & Luis Celestino França Jr - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    Foucault no curso Segurança, Território e População, proferido entre janeiro e abril de 1978, dedica boa parte de suas aulas a fazer um exame do que identifica como poder pastoral. Em qual contexto surge esta problematização? De que maneira o poder pastoral se implicaria a estratégias de governamentalidade direcionadas por proposições econômicas? E, ampliando o horizonte de questionamento, cabe-nos examinar quais os vestígios do poder pastoral que poderíamos encontrar nas relações entre credores e devedores, em relações vinculadas à constituição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    A analítica do poder pastoral na genealogia das artes de governo em Foucault.Helrison Silva Costa - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 18 (2):421-434.
    No curso de 1978 Segurança, Território, População Foucault toma como objeto de análise o poder pastoral desenvolvido e ampliado pela Igreja Católica do século III ao século XVI. Como podemos situar esse estudo no percurso foucaultiano? Pensamos que a analítica do poder estendida ao âmbito pastoral serve à realização da genealogia da governamentalidade moderna, de modo que a arte de governar cristã é inserida no interior da história das práticas políticas racionalizadas. Procuramos demonstrar a tese do autor de que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  10
    medo como marca da tirania no "De Clementia" de Sêneca.Taynam Santos Luz Bueno - 2024 - Perspectivas 8 (3):196-206.
    Procura-se apontar, neste texto, o papel do medo enquanto marcador da legitimidade do princeps. Isto é, a partir da leitura do De Clementia, pretende-se demonstrar que, para Sêneca, tão distinta quanto a virtude da clemência é para o bom governante, o medo é para o tirano. Se a clemência revela a natureza racional e pacífica do governante, de modo inverso, o aparecimento do medo no corpo político revela a natureza destemperada e violenta dos tiranos. Assim, alinhado com os ensinamentos estoicos, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  18
    A Pesquisa Científica Na Educação e a Imersão de Novos Paradigmas: Possibilidades Para Metodologias Significativas.Hildegard Susana Jung, Idio Fridolino Altmann & Fabiana Moreno das Neves - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023003.
    O objetivo do presente artigo consiste em apresentar uma reflexão sobre os paradigmas existentes e emergentes frente a um contexto teórico-científico e a necessidade de mudança devido aos desafios enfrentados em determinados momentos. Assim, o texto, de abordagem qualitativa e caracterizado como uma revisão bibliográfica, contextualiza acerca deste braço da filosofia que trata da natureza da pesquisa científica, do conhecimento no campo educacional, não somente do âmbito da epistemologia, mas também da fundamentação dos paradigmas das ciências e da educação, e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  11
    A Liberdade política em O Espírito das leis de Montesquieu.Céline Spector - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    A leitura liberal de Montesquieu não evoca apenas sua concepção de checks and balances, ela insiste na distância tomada por Montesquieu em relação à concepção republicana da liberdade. Montesquieu exprimiria sua escolha em favor da “república moderna”, representativa e comerciante à inglesa, em detrimento da “república participativa” dos antigos e da monarquia absolutista à francesa. O Espírito das leis faria do modelo inglês o regime mais conforme à natureza humana, aquele que garantiria melhor a segurança dos indivíduos. Caso se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Regulação de Org'nicos e Agroecológicos: A Relev'ncia Das Relações Sociais Campesinas e Do Controle Social da Produção.Gabrielle Jacobi Kölling, Cristina Aguiar Ferreira da Silva & Gernardes Silva Andrade - 2023 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 8 (2):22.
    Este manuscrito objetiva analisar, no âmbito do direito transnacional, do direito nacional e das convenções estabelecidas no mercado, características atinentes à certificação de orgânicos, tema extremamente relevante para a segurança alimentar. Desde 1970, o movimento orgânico se apresenta como um modelo alternativo em contestação aos impactos ambientais gerados pela agricultura industrial e pelos ditames da Revolução Verde. É nesta conjuntura que a Federação Internacional de Agricultura Orgânica (IFOAM) instaura um marco regulatório (certificação por auditoria) de abrangência global para este (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Inveja em Hobbes: Leviatã como rei dos soberbos.Delamar José Volpato Dutra - 2023 - Dois Pontos 20 (3).
    O texto defende que afetos tais como orgulho, vaidade, inveja, busca de honra e glória, são estruturantes para a argumentação hobbesiana. Sustenta-se que sem tais afetos o estado de natureza não seria um estado de guerra, mas um estado de paz e concórdia, como defendido por Locke. Ademais, sem a consideração de tais afetos, o design do Leviatã seria fundamentalmente diferente, visto que as leis naturais que devem configurá-lo, só são compreensíveis em seu conteúdo se se pressupuser a autoconservação de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  6
    Narrativas silenciadas.Andrey de Farias Martins Silva, Gabriel Cerqueira de Mello Farias, Paulo Ricardo Silva Lima, Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Anderson de Alencar Menezes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:48-60.
    A sociedade brasileira no que diz respeito a sua estrutura de relações sociais como conhecemos, tem início no Brasil colônia a qual a instituição de maior força era a escravagista. Nesse sentido, as formações e interações de classes da sociedade brasileira foram arregimentadas pelo racismo, sendo ele escancarado no passado, com leis e naturalização das práticas de disciminação racial, e mantendo grande influência atualmente com a utilização de “máscaras” que encontram para legitimar sua atuação na sociedade contemporânea. Nesse contexto, nos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  6
    Política em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 2003 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Apresenta as reflexões do filósofo Espinosa sobre a liberdade política, analisando dois dos principais alvos de seu pensamento: o primeiro é a determinação do regime político mais favorável à paz, à segurança e à liberdade dos cidadãos ; O segundo é o exame dos principais obstáculos a esse regime.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Produção de narrativa e autoria.Neiva Maria Tebaldi Gomes - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):65-75.
    Este artigo constitui-se do relato de um projeto de produção de narrativa que vem sendo desenvolvido, semestralmente, com alunos ingressantes no curso de Letras, na disciplina de Língua Portuguesa. O projeto consiste em um processo de produção, leitura e reescritura de pequenas narrativas com as quais, ao fim do semestre, cada aluno organiza e confecciona artesanalmente o seu próprio livro. A proposta surgiu como estratégia para tentar solucionar problemas relacionados à pouca familiaridade com a escrita e à ausência de marcas (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  53
    Potência de ação e ordem: o poder e a razão segundo Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.Wolfgang Kersting - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):133-146.
    O autor apresenta aborda, primeiramente, a relação entre poder e razão no pensamento político de Maquiavel. Num segundo momento, apresenta, no pensamento de Hobbes, a trajetória que se estende da razão impotente do estado de natureza até à razão poderosa do Estado, dispensador de segurança. PALAVRAS-CHAVE – Maquiavel. Hobbes. Poder. Razão. ABSTRACT The author analyses in a first moment the relationship between power and reason in the political thought of Machiavelli. In a second moment, he exposes, according to Hobbes’s (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  28
    Kierkegaard and the Phenomenality of Desire: Existential Phenomenology in the First Edifying Discourse.Jeffrey Bloechl - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):909 - 920.
    Against expectations, Kierkegaard turns out to have sometimes been a phenomenologist. Specifically in his "Edifying Discourses," though perhaps elsewhere, one finds a style of thinking and the interpretive rigor both close to some features of Husserlian and Heideggerian thought, and more capable of handling religious phenomena. Where is a matter of purity of heart and willing one thing, it is of course a matter of desire. One may read the first of the "Edifying Discourses" as a phenomenological approach to various (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    A dimensão climática nos conflitos sudaneses: desafio para a estabilidade de Darfur.Luis Haroldo Pereira dos Santos Júnior & Guilherme Ziebell - 2024 - Astrolabio: Nueva Época 32:187-213.
    O presente trabalho tem como tema a influência das mudanças climáticas nos conflitos do Sudão, em especial em Darfur. Desde a conquista da independência, em 1956, o Sudão teve de lidar com disputas tanto na região Sul (que culminou com a separação do Sudão do Sul, em 2011), quanto em Darfur, resultando em um conflito aberto em 2003. Nos últimos dois decênios, as mudanças climáticas passaram a ser consideradas crescentemente como potenciais fatores de exacerbação dessas tensões locais. Diante disso, busca-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  13
    Guiana Francesa, uma região ultraperiférica da União europeia: Questões e desafios no século XXI.Rosuel Lima-Pereira - 2020 - Dialogos 24 (2):125-163.
    As regiões ultraperiféricas, RUP, são fronteiras externas da União europeia, UE. Essas fronteiras se situam na região do Caribe, no Oceano Atlântico e no Oceano Índico. Este estudo propõe abordar o lugar da Guiana como região ultraperiférica francesa sob três aspectos. Do ponto de vista jurídico, quais são os tratados, convenções, protocolos adotados pela União europeia, e por conseguinte pela França, em que a Guiana como Região ultraperiférica está incluída. Sob o aspecto econômico e da segurança nacional, quais são (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  74
    A Racionalização das Tradições na Modernidade: o Diálogo Entre Anthony Giddens e Jürgen Habermas.Caroline Kraus Luvizotto - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):245-258.
    Partindo das reflexões de Habermas e sua concepção de modernidade, compreendida como um projeto inacabado, Giddens salienta que, em todas as sociedades, a manutenção da identidade pessoal e sua conexão com identidades sociais mais amplas é um requisito primordial para a segurança ontológica. Para alcançar a segurança ontológica, a modernidade teve que (re)inventar tradições e se afastar de "tradições genuínas", isto é, aqueles valores radicalmente vinculados ao passado pré moderno. Este é um caráter de descontinuidade da modernidade - (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  57
    The rationalization of traditions in modernity: the dialogue between Anthony Giddens and Jürgen Habermas.Caroline Kraus Luvizotto - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):245-258.
    Partindo das reflexões de Habermas e sua concepção de modernidade, compreendida como um projeto inacabado, Giddens salienta que, em todas as sociedades, a manutenção da identidade pessoal e sua conexão com identidades sociais mais amplas é um requisito primordial para a segurança ontológica. Para alcançar a segurança ontológica, a modernidade teve que (re)inventar tradições e se afastar de "tradições genuínas", isto é, aqueles valores radicalmente vinculados ao passado pré-moderno. Este é um caráter de descontinuidade da modernidade - a (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  37
    A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral.Luiz Antônio Pinheiro - 2008 - Horizonte 7 (13):115-126.
    Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Em busca do dossel sagrado.Rodrigo Portella - 2006 - Horizonte 4 (8):77-96.
    O objetivo deste artigo é apresentar algumas teorias de base sociológica que possam explicar o surgimento, em nossa época, de movimentos eclesiais católicos de cunho tradicional, que resgatam estilos de vida religiosa identificados com o passado, ou melhor, com características de uma igreja anterior ao Concílio Vaticano II. A tese central, ainda que como conclusão provisória, é que, num mundo fragmentado e secularizado, pessoas, especialmente jovens, buscam orientação de vida e fé em formas religiosas identificadas com o passado, pois estas (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  23
    O comentário ao liber de causis de santo Tomás de aquino tradução do proêmio Das proposições I, II, III, VI, XV, XXI, XXXI E XXXII.Carlos Frederico Silveira - 2012 - Synesis 4 (2):186-220.
    O Comentário ao Liber De Causis pertence à última fase das obras de Santo Tomás. Foi escrito, com toda segurança, no primeiro semestre de 1272, em Paris, como testemunha uma cópia parisiense da obra. O De Causis trata das primeiras causas das coisas, que estão constituídas em três ordens, e da distinção e dependência das causas entre si. O texto de Santo Tomás segue passo a passo as proposições em que a obra se divide, que são trinta e duas. (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  20
    Por uma educação matemática para além da reprodução.Luciano Feliciano de Lima & Maria Francisca da Cunha - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:432-442.
    Reflete-se sobre como a produção de vídeos envolvendo problemáticas do cotidiano pode contribuir para ler o mundo por meio dos conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de aula. Os participantes foram 15 licenciandos/as em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, integrantes do Programa de Residência Pedagógica, em Morrinhos (GO). As reuniões com os/as licenciandos/as ocorreram semanalmente, cada uma com 1 hora e 30 minutos de duração. Nelas foram discutidos textos sobre Educação e Educação Matemática. Paralelamente à discussão dos textos, debateu-se possibilidades (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Humanist, Civic Education and Attitude in Gilberto Monteiro.Margarida Barahona Simões - 2008 - Cultura:57-76.
    Gilberto Monteiro foi médico municipal da freguesia de Carnaxide de 1921 a 1961, Chefe dos Serviços Clínicos da extinta fábrica dos Fermentos Holandeses (F.P.F.H.), sediada na Cruz Quebrada, de 1934 a 1962 e, durante a II Guerrra Mundial, exerceu no Hospital Militar de Belém, na qualidade de tenente médico miliciano. Amante do desporto e desportista, G. Monteiro foi um dos fundadores do Sport Algés e Dafundo (SAD), instituição onde, enquanto membro da sua primeira Comissão Cultural, criou a Biblioteca, organizou conferências, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  67
    O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):7-27.
    O curso de filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas – análoga ao “exercício de escuta”, no sentido psicanalítico – que lhe permita a experiência da “dominação intelectual”: da posse, ainda que provisória, de uma “língua da segurança” que coloque em “suspensão” os “lugares de conversa ção”. Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de filosofia – seja na universidade, no (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  43. Uma apologia da filosofia / An apology for philosophy (Book: Against Socrates / Contra Sócrates).Rodrigo Reis Lastra Cid (ed.) - 2019 - Porto Alegre: Editora Fundação Fênix.
    This book talks about the city's reception of philosophy. The purpose of this chapter is to show that philosophy is essential for the maintenance of human security in our cities. The importance of this apology for philosophy is precisely to undo a common but erroneous conception of the nature and disadvantages of this discipline and to politically base its existence. To do this, we will present a characterization of philosophy and some of the most important criticisms of its development within (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Dispositivi della Normatività.Augusto Jobim Do Amaral & José Luís Ferraro - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40228.
    O presente texto constitui-se como resenha do livro Dispositivi della Normatività, de Antonio Tucci, professor da Università degli Studi di Salerno, Itália. Ao longo da obra, Tucci joga luzes sobre a questão da norma, da normalização e dos dispositivos de segurança, inserindo temas como o da soberania — referente às questões fronteiriças —, da identidade e da cidadania —, ao abordar questões relacionadas aos processos de subjetivação e à necessária reespacialização do espaço político, em um panorama da governamentalidade biopolítica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  31
    The teaching of philosophy: the reading, the interpretation and the event.Ricardo Nascimento Fabbrini - 2005 - Trans/Form/Ação 28 (1):7-27.
    The Philosophy Course must develop in the student a technical ability for the interpretation of different discursive modalities - analogue to the "suspended atention", in the psychoanalytical sense - which will provide the student with the experience of "intelectual mastering", of ownership, however provisional, of a "language of safety", which holds in "suspension" the "places of conversation". By breaking the barrier between genres of discourses, between different subjects and between the various interlocutors, the course of philosophy - whether it is (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  46.  5
    O desencanto das utopias: rupturas entre política e poder.Aloirmar José da Silva - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1703-1717.
    O texto consiste em uma resenha da obra Retrotopia, de Zygmunt Bauman, publicada pela Editora Zahar em 2017. A obra percorre os labirintos da história da utopia e chega a retrotopia, cujo surgimento se dá devido ao divórcio, cada vez mais acentuado, entre poder e política, e o desencanto com ideias, ideais e promessas de futuro. [...]. O autor Zygmunt Bauman, sociólogo e filósofo polonês, tornou-se um dos mais importantes analistas de temas hodiernos, dedicando sua vida ao estudo da condição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Produção de narrativa e autoria.Neiva Maria Tebaldi Gomes - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2).
    Resumo Palavras-chave Keywords : Narrative production. Authorship. Language. Memory. Identity. : This article comprises a detailed report on a project of narrative production, which is being conducted, every semester, with students entering the Languages course, on the Portuguese Language subject.The project consists of a process of production, reading, and rewriting of small narratives, which, at the end of the term, are gathered and organized by each student in order to assemble their own book craftily. The proposal came forth as a (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    A ética no Direito.José Henrique Rodrigues Torres - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 37.
    O artigo debate o alcance da conceituação de ética no campo social e na área jurídica. Analisa as transformações sociais e políticas da sociedade capitalista mundial e as peculiaridades dos movimentos sociais e políticos do Brasil recente. Destaca como fundamental desafio ético do Direito, diante da prevalência da ideologia capitalista dominante a necessidade de aproximar o Direito da realidade social e garantir, no plano material, os direitos existentes no plano meramente formal. Debate a necessidade de formação dos agentes sociais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  15
    A soberania da reta razão.João Batista Valverde - 2002 - Philósophos - Revista de Filosofia 7 (1).
    Este artigo tenta mostrar que as paixões naturais não dão conta, por si sós, da passagem da natureza ao Estado, por mais que o medo seja importante no começo da sociedade. A soberania da reta-razão em Hobbes parece ser necessária à criação do Estado civil. A razão natural, mediante as leis de natureza, apenas proíbe a um homem destruir sua vida ou privar-se dos meios necessários para preservá-la. Só uma razão geométrica, reta, que calcula segundo regras razoáveis, pode operar a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  12
    As Novas Ameaças no Contexto da Nova Ordem Mundial.Sheila Baptista - 2022 - Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):36-53.
    O pós-guerra fria propiciou a instauração da Nova Ordem Mundial onde o mundo passa a ser multipolar, verificando-se o surgimento de novas ameaças devido ao enfraquecimento das instituições, promovido pelas crescentes desigualdades sociais, dependência dos Países periféricos em relação aos centrais aliada a revolução tecnológica e globalização. Este artigo tem como objectivo abordar o surgimento e causas de novas ameaças e possíveis soluções. O estudo foi baseado nas teorias neorrealista, construtivista e teoria da Escola de Copenhague; e usado os métodos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 82