19 found
Order:
Disambiguations
Homero Santiago [23]Homero Silveira Santiago [1]
  1.  9
    Introdução a Uma Leitura de Espinosa.Homero Santiago - 2020 - Discurso 50 (1).
    Ao longo de décadas, a filósofa brasileira Marilena Chaui produziu uma das mais vigorosas e importantes interpretações da filosofia espinosana. Nossa intenção é propor uma introdução a essa leitura. Queremos mostrar como, ao mesmo tempo em que seus passos iniciais vinham na esteira da redescoberta francesa de Espinosa nos anos 60, essa interpretação, segundo relato da própria autora, foi elaborada nos anos 70 “sob o signo da crítica da ditadura”, de tal forma que, ali, a história da filosofia fosse praticada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  2
    Entre Servidão E Liberdade.Homero Santiago - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:11.
    Nosso propósito é delimitar um campo problemático que, na falta de melhor designação, pode-se dizer situado entre servidão e liberdade. É nesse terreno que tais categorias, que não devem ser tomadas como absolutas, podem assumir um sentido concreto, vinculado às variadas formas como os homens buscam a sua felicidade, umas vezes com êxito, outras com grande fracasso.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  3. Tem-se A Polícia Que Se Merece.Homero Santiago - 2006 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 9:147-177.
    Resumo: O propósito deste texto é um comentário crítico de Les policiers français sous l'occupation de Jean-Marc Berlière.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O Compêndio de Gramática Hebraica de Espinosa é uma obra more geometrico demonstrata?Homero Santiago - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2):23-44.
    No prefácio das Obras póstumas de Espinosa, o inacabado Compêndio de gramática da língua hebraica é apresentado como um trabalho que, segundo a intenção do autor, quando concluída, assumiria a forma de uma exposição more geometrico da gramática hebraica. Nos estudos espinosanos, muitas vezes se buscou determinar o aspecto geométrico do trabalho, sobretudo em comparação com a Ética , ou então renegá-lo, afirmando a incongruência de aplicar-se tal método a um objeto, um idioma, inapreensível à geometria. A partir da reconsideração (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  2
    Carta sobre Espinosa.Friedrich Nietzsche & Homero Santiago - 2007 - Cadernos Espinosanos 16:131.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  6.  53
    Spinoza and Merleau-Ponty: Convergences?Homero Santiago - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):19-26.
    In Merleau-Ponty’s reflections on classical ontology and his understanding of being one can discern some issues which approximate his philosophy to that of Spinoza’s. By showing that, I hope to establish at least the convenience of an investigation about the relationship between the ideas of the two philosophers.A partir das reflexões do último Merleau-Ponty sobre a ontologia clássica e sua compreensão do ser, particularmente n’O visível e o invisível, podemos descobrir certas questões que aproximam sua filosofia da de Espinosa. Ao (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  44
    A recusa do trabalho (a experiência revolucionária de Porto Marghera).Homero Santiago - 2011 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 19:249-265.
    A recusa do trabalho Comitato Operaio di Porto Marghera (tradução de Homero Santiago).
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Entre servidão e liberdade.Homero Santiago - 2021 - São Paulo: Edítora Politeia.
    Nos textos aqui reunidos, o professor de filosofia da USP Homero Santiago explora um campo situado entre servidão e liberdade. A partir da pergunta de Espinosa retomada por Deleuze e Guattari - por que lutamos por nossa servidão como se lutássemos por nossa liberdade? -, o livro compreende servidão e liberdade como essencialmente correlativos e avessos a qualquer sentido absoluto: servidão remete a impotência, liberdade remete a potência; ora uma predomina, ora outra. Aqui aparece o problema ético fundamental: como passar (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  78
    Espinosa e Merleau-Ponty: convergências?Homero Santiago - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):19-26.
    A partir das reflexões do último Merleau-Ponty sobre a ontologia clássica e sua compreensão do ser, particularmente n? O visível e o invisível , podemos descobrir certas questões que aproximam sua filosofia da de Espinosa. Ao repassar algumas delas, esperamos mostrar ao menos a pertinência de uma investigação acerca das relações entre espinosismo e merleau-pontysmo.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  35
    O filósofo espinosista precisa criar valores?Homero Santiago - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):127-149.
    Tanto Espinosa quanto Nietzsche promoveram uma análise crítica da moral vigente; ambos terminam por descobrir a falsidade da concepção de valores transcendentes. No caso específico de Nietzsche, tal operação o conduz a determinar a criação de valores como uma tarefa imperativa aos novos filósofos. O mesmo poderia ser dito de Espinosa? Não encontraríamos no espinosismo algo que se aproximasse de uma necessidade de criar valores? Buscamos responder a tais questões mediante uma análise do início do Tratado da emenda do intelecto.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  11.  21
    O Pensamento Político de Marilena Chaui: A Invenção Do Método.Homero Santiago - 2017 - Cadernos Espinosanos 36:57-87.
    Nos vários textos em que se debruça sobre a realidade brasileira, especialmente suas manifestações ideológicas, Marilena Chaui serve-se de um método particular de análise que envolve três operações distintas: 1) a preocupação com a singularidade dos objetos estudados; 2) a compreensão da luta de classes como determinante desses objetos; 3) a prática do contradiscurso. Nosso propósito é detectar o momento de invenção desse método nos Apontamentos para uma crítica da Ação Integralista Brasileira, texto publicado em 1978 e que sintetiza muito (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  19
    Sobre a análise da situação, de Gottfried Wilhelm Leibniz.Homero Santiago - 1999 - Cadernos de Filosofia Alemã 5.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  4
    Ética espinosana E filosofia da educação.Homero Santiago & Fernando Bonadia de Oliveira - 2020 - Cadernos Espinosanos 43:15-53.
    O objetivo do texto é apresentar o interesse e algumas possibilidades do diálogo entre a ética espinosana e a filosofia da educação. Para tanto, propõe-se uma apresentação da filosofia espinosana com ênfase em certos aspectos que possam ser úteis ao estabelecimento desse diálogo, por exemplo o lugar privilegiado da figura da criança em algumas passagens da Ética. Por fim, trata-se de sugerir uma articulação entre o conceito espinosano de alegria e a prática pedagógica, discutindo o problema central do devir ativo.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  7
    O Estado: Segurança E Insegurança.Homero Santiago - 2016 - Discurso 45 (2):307-334.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  2
    Ou Deus Ou Nada.Homero Santiago - 2015 - Cadernos Espinosanos 33:95.
    A partir da análise das críticas de Kant a um uso desmedido e acrítico da razão contidas em Que significa orientar-se no pensamento?, ensaio que marca a intervenção do autor na célebre Querela do panteísmo, pretendemos: 1) discernir a operação kantiana de assimilação entre pensamento e comunicação contra o denunciado subjetivismo de seus adversários; em seguida, 2) destacar que o criticismo em momento algum se propõe a inovar em assuntos morais, mas sim 3) exige uma fundamentação intersubjetiva da moralidade tal (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  1
    Proêmio sobre a interpretação da natureza - Francis Bacon.Homero Santiago - 2012 - Cadernos Espinosanos 26:173.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  1
    Três notas sobre a relação entre filosofia e forma textual nos Ensaios de Bacon.Homero Santiago - 2007 - Cadernos Espinosanos 17:58.
    Nosso propósito é tratar dos Ensaios de Francis Bacon e de sua significação filosófica a partir da consideração de alguns aspectos de sua forma textual: o inacabamento da obra, a variação de seus fins, suas construções classificatórias. Embora à primeira vista tais características possam sugerir uma fraqueza teórica, em verdade exprimem a formação de um novo ideal de filosofia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  1
    Antonio Negri Revisita Seu Livro "a Anomalia Selvagem".Mario Marino & Homero Santiago - 2019 - Cadernos Espinosanos 41:379-390.
    Entrevista concedida por Antonio Negri a Homero Santiago e Mario Marino por ocasião do lançamento da segunda edição da tradução brasileira de A anomalia selvagem: poder e potência em Espinosa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    Da superstição ao autoritarismo segundo a lógica das paixões: o exemplo de Alexandre no prefácio do Tratado teológico-político.Homero Santiago - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:15-38.
    Tomando por mote o exemplo das viradas supersticiosas de Alexandre o Grande que Espinosa dá no prefácio do Tratado teológico-político, tentaremos mostrar que o percurso entre a propensão à superstição que acomete todos os seres humanos e o estabelecimento de um regime autoritário, entendido o autoritarismo como exacerbação da autoridade e da violência política, pode ser inteiramente compreendido no interior de uma “lógica das paixões”. O principal pressuposto para isso é a tese, tomada a Marilena Chaui em sua tese de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark