Results for ' Ação instrumental'

979 found
Order:
  1.  40
    Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR.Alvori Ahlert - 2013 - Horizonte 11 (32):1571-1588.
    Título Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR (Communicative action and ethics on the access and sustainable use of water: the experience of rural sanitation of Marechal Cândido Rondon – Paraná, Brazil. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1571 Resumo O texto apresenta um estudo/pesquisa sobre a ética e os recursos hídricos, problematizando a relação entre a ética e o uso sustentável da água, tendo como modelo referencial aproximações na (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Ação pedagógica, ação comunicativa e Didática.Alexandre Zaslavsky - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):69-81.
    O presente artigo aborda a interdependência entre o conceito de ação pedagógica e o campo de estudos da Didática. A Didática enquanto disciplina representante da Pedagogia moderna instaura o conceito de ação pedagógica e o novo enfoque acerca dos meios da educação como objeto científico. A ação pedagógica nasce atrelada à Didática e, ao mesmo tempo, ao caráter instrumental desta. O problema da ação pedagógica é a “caixa preta” da escola: o ponto de grande interesse (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  7
    O Significado da ação política em Hannah Arendt.José Eronides de Sousa Pequeno Junior - 2021 - Perspectivas 6 (2):176-189.
    O presente artigo apresenta as principais distinções feitas por Arendt em torno do seu conceito de ação, assim como debate as críticas a respeito da irrelevância do conceito de ação, e seu distanciamento da política real. As críticas ao conceito de ação política debatidas no artigo partiram de Jürgen Habermas e Martin Jay. O primeiro acusa Arendt de equiparar a ação estratégica à instrumental, e, portanto, situá-la fora do âmbito político, o segundo autor vai mais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Pesquisa com corpora de aprendizes de russo: estado da arte e apelo à ação.Olesya Kisselev - 2023 - Bakhtiniana 18 (1):8-31.
    ABSTRACT With the increase in availability and user-friendliness of Russian language corpora and corpus-analytic tools, the field of Russian language education has recently begun to employ corpus linguistics as an approach to understanding the dynamic of language development in users of Russian as a second and heritage language. The paper provides a brief overview of the current state of learner corpus research as a field and explores the benefits of application of corpus linguistics methods and instruments to the study of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Racionalidade Comunicativa Como Pressuposto Na Formação Continuada de Gestores de Educação Especial.Allana Ladislau Prederigo, Letícia Soares Fernandes & Mariangela Lima de Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:212-227.
    O trabalho tem como objetivo geral evidenciar a formação continuada de profissionais da educação a partir das contribuições dos pressupostos habermasianos no tocante à racionalidade comunicativa. Advoga-se acerca da necessidade de pensar novas formas de realizar ações formativas com os profissionais da educação, que os tomem como autores da sua própria prática e sujeitos ativos de conhecimento, por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica e da ação comunicativa de Habermas. Constitui-se como um recorte de um trabalho de conclusão de curso, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  12
    On the adaptive value of moralized revulsion from an evolutionist perspective.María Natalia Zavadivker - 2014 - Ideas Y Valores 63 (154):243-269.
    Se aborda, desde una perspectiva evolucionista, el papel desempeñado por el "asco moralizado", entendido como repulsión emocional ante individuos y prácticas sociales que consideramos objeto de evaluación moral. Se parte de un análisis general de la emoción de asco y sus desencadenantes. A continuación, se abordan dos posiciones opuestas en relación con la confiabilidad y valor instrumental del asco para promover juicios morales "adecuados" e incitar a la acción moral. Se propone una reinterpretación del problema desde un enfoque evolucionista, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  37
    Human condition and freedom.Joelma Lúcia Vieira Pires - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (3):25-42.
    RESUMO:O objeto de estudo deste artigo é a condição humana. Qual a possibilidade de existência da condição humana fundamentada na liberdade? O objetivo é relacionar esfera pública, política, liberdade e condição humana. A elaboração teórica considerou obras de Etienne de La Boétie, Hannah Arendt, Cornelius Castoriadis, entre outros. Na atualidade, ocorre a supressão da condição humana, pois a esfera pública tem a ingerência da esfera privada, predominando a razão instrumental e a lógica do mercado, e o homem é afastado (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Ensino da filosofia.Leandro Cisneros - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:19-30.
    No presente trabalho propõe-se continuar o diálogo sugerido por Alejandro Cerletti (2008), frisando o eixo kantiano e salientando suas implicações políticas. O Sapere aude (KANT, 1999) aparece como proposta para a irrupção do pensamento do outro, o que não se limita ao mero conhecimento, pois a Aufklärung é também um projeto filosófico-político (Kant, 1989). Esse é o primeiro ponto de discussão, pois entendo que esse singular projeto é o modo proposto por Kant tanto para o exercício do pensar como para (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  30
    The agent's role in the causation of action: Is Michael Smith's causal theory of action in trouble?Lucas Mateus Dalsotto - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):143-164.
    ABSTRACT The goal of this paper is to find out if Michael Smith's version of the causal theory of action is able to solve David Velleman's agency par excellence challenge. Smith has claimed that his theory can deal with the challenge insofar as the exercise of the capacity to be instrumentally rational plays the intermediating role which Velleman thinks of the agent as playing in the causation of action. However, I argue Smith misunderstands the challenge at hand, thereby failing to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Sábios segundo a carne.Leno Francisco Danner & Fernando Danner - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):481-538.
    Reconstruiremos a crítica de Olavo de Carvalho à modernidade, à ciência e aos intelectuais públicos, a partir da sua proposta (a) de um dualismo-maniqueísmo ontológico-antropológico sob a forma de autoexclusão de espírito e matéria enquanto representando o drama humano ante o universo e a eternidade, e (b) de uma perspectiva metodológica dinamizada como intuicionismo personalista, privatista, espiritualista e interiorizado, o qual, como postura anti-estrutural e antissistêmica, capacitaria cada indivíduo humano, independentemente de mediações institucionalistas, cientificistas e tecnicistas, a acessar diretamente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  58
    Habermas: os fundamentos do estado democrático de direito.Aylton Barbieri Durão - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):119-137.
    O estado democrático de direito constitui-se por meio de uma tensão interna entre direito e política, pois, além de suas funções próprias, uma vez que o direito deve regular os conflitos interpessoais ou coletivos de ação, enquanto a política deve elaborar os programas coletivos de ação, cada um deve desempenhar funções recíprocas para o outro, já que a política, como polo instrumental, deve dotar as normas jurídicas de capacidade de coação, enquanto o direito, como polo normativo, deve (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    A teoria habermasiana em um movimento formativo realizado durante a pandemia de covid-19 : as funções mediadoras em foco.Letícia Soares Fernandes, Allana Ladislau Prederigo & Mariangela Lima de Almeida - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:496-510.
    Considerando a importância dos processos de formação continuada de profissionais da educação, objetiva-se analisar um movimento formativo de Gestores de Educação Especial no ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, por meio das funções mediadoras da relação teoria e prática, sustentada no referencial teórico de Habermas e os autores Carr e Kemmis. Realiza-se uma análise documental de cunho qualitativo do Grupo de Estudo-Reflexão: Gestão de Educação Especial enquanto processo formativo. Os grupos de estudo-reflexão estão alicerçados na pesquisa-ação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  31
    Motivação eclesial luterana e inserção social entre comunidades quilombolas: a força da oralidade (Lutheran ecclesial motivation and social insertion among quilombolas communities: the power of orality) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p593. [REVIEW]Tarcísio Vanderlinde - 2013 - Horizonte 11 (30):593-606.
    O artigo emerge de resultado da pesquisa sobre a inserção socioeconômica do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) em territórios de remanescentes de quilombos no extremo sul do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. O Capa se caracteriza como uma entidade mediadora, que nasce de motivações eclesiais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) ao final dos anos de 1970. Seu objetivo é disseminar sistemas agroecológicos entre populações de pequenos agricultores a fim de criar possibilidades (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    A felicidade da política: ou sobre a importância de a política democrática se rejuvenescer (The importance of the rejuvenation of democratic politics) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p937. [REVIEW]Leno Francisco Danner - 2012 - Horizonte 10 (27):937-958.
    Defende-se que a felicidade, no sentido de realização pessoal e de bem-estar coletivo, pode – e deve – ser alcançada por meio da ação política, na medida em que ela nos desafia enquanto sujeitos construtores de nossa própria vida e de nossa própria sociedade, aproximando-nos dos demais cidadãos. Na práxis política, os indivíduos encontram-se ligados por laço de solidariedade, de cooperação, de respeito mútuo e de recíproca consideração dos interesses, laço que adquire importância fundamental no que diz respeito a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Instrumental Reasons.Instrumental Reasons - unknown
    As Kant claimed in the Groundwork, and as the idea has been developed by Korsgaard 1997, Bratman 1987, and Broome 2002. This formulation is agnostic on whether reasons for ends derive from our desiring those ends, or from the relation of those ends to things of independent value. However, desire-based theorists may deny, against Hubin 1999, that their theory is a combination of a principle of instrumental transmission and the principle that reasons for ends are provided by desires. Instead, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Valores estéticos, acervos imagéticos e procedimentos estruturados: ampliando e descolonizando a reflexão filosófica sobre a tecnologia.Cristiano Cordeiro Cruz - 2021 - Trans/Form/Ação 44 (spe):207-230.
    ABSTRACT: Since the 1980s, technical-scientific knowledge, instrumental and cognitive values as well as ethical-political values are acknowledged as constitutive parts of technology and its development. However, a fourth category of elements that shapes design continues to be largely neglected or unknown: image collections, aesthetical values, and structured procedures. Disregarding such elements impose limits on the technical development. In this manuscript, I present this fourth category elements, its impact on the designing practice, and a way of pluralizing its contents. I (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  17. Study Guide for Final Bokulich PH 100.Instrumental Good - unknown
    You should be specific, but also explain the context and relevance of the term. (Each ID is worth 5 points).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Imploding the System: Kagel and the Deconstruction of Modernism.Instrumental Predecessors - 2002 - In Judith Irene Lochhead & Joseph Henry Auner (eds.), Postmodern Music/Postmodern Thought. Routledge. pp. 4--263.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. Razão e Democracia — Uso Público da Razão e Política Deliberativa em Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1).
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativado uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação sobre (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  23
    Afinidades entre marxismo e cristianismo da libertação: uma análise dialético-compreensiva.Flávio Munhoz Sofiati, Allan da Silva Coelho & Rodrigo Augusto Leão Camilo - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (4):115-134.
    Resumo: As apropriações de conceitos da teoria marxista por parte de teólogos da libertação podem ser consideradas incoerentes, seja pela histórica relação de condenação mútua entre marxistas e clérigos, seja pela distinção entre religião e economia-política, típica da modernidade. Diante disso, o conceito de afinidade eletiva de Weber, na interpretação do sociólogo franco-brasileiro Michael Löwy, possibilita renovar os estudos dos fenômenos sociais nos quais o marxismo e a teologia cristã parecem fundir-se em uma crítica social radical, como teologia da libertação. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  30
    Philosophy and paradigm in Cicero.Ricardo Monteagudo - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):53-65.
    Cicero is one of the sources of texts of Hellenistic thought in the period of the Roman Republic. He updates Greek philosophy and, at the same time, recognizes the superiority of Roman right. The practical and bellicose Roman spirit took distance from philosophy, but new problems demanded reflection. In political and judicial disputes, rhetoric was an essential instrument. The 20th century revival of rhetorical studies allowed some commentators to reconsider the relationship between rhetoric and philosophy, leading to new reflections about (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  8
    Fanon, jornalista da justiça social e da libertação, e suas aproximações com a Bioética global de Potter.Anor Sganzerla, Ivo Pereira de Queiroz & Rodolfo Stancki Silva - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):185-206.
    Resumo: As grandes corporações de comunicação, no Brasil, operam como construtoras de sentidos, por meio de narrativas sintonizadas com os interesses de grupos e atores sociais, com desprezo para as demandas e os direitos dos setores populares. Uma prática semelhante de comunicação foi vivenciada por Frantz Fanon, na África. No entanto, o ativista conseguiu fazer da sua práxis jornalística um instrumento a serviço da justiça e da libertação de povos africanos oprimidos. Essa prática libertária de Fanon identifica-se com os ideais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  70
    Razão e democracia: uso público da razão e política deliberativa em Habermas[ign] [title language="en"]Reason and democracy[ign]: [subtitle]Public use of reason and deliberative politics in Habermas.Denilson Luis Werle - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):149-176.
    O objetivo do artigo é examinar como Habermas, orientado pela intuição normativa do uso público da razão, reconstrói uma concepção procedimental de democracia deliberativa, que, sem desconsiderar da dimensão estratégica e instrumental da esfera pública e da política, reformula a dimensão epistêmica da democracia: a aceitabilidade racional dos acordos políticos. Inicialmente, apresento brevemente a análise sociológica e histórica do conceito de esfera pública crítica, realizada em Mudança Estrutural da Esfera Pública (1962), para, em seguida, expor duas linhas de argumentação (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  16
    The linguistic turn and the immediate data of consciousness.Evaldo Sampaio - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):47-70.
    Resumo: Trata-se de pensar o estatuto dos dados imediatos da consciência após a virada linguística na Filosofia contemporânea. O problema aqui é se pode haver algum conhecimento direto do vivente quanto aos seus estados psicológicos ou se estes seriam desde sempre condicionados pela estrutura da linguagem. Minha hipótese é que, mesmo que se admita uma relação estreita entre o pensamento e a linguagem, disto não se segue necessariamente que haja ali uma correspondência nem que os estados psicológicos se reduzem à (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  19
    Drones, imagem-tempo e o fim do poder soberano.Ulysses Pinheiro, Leonardo Monteiro Crespo de Almeida & Deyvison Rodrigues Lima - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (1):213-244.
    Resumo: O artigo trata da especificidade de um dos produtos tecnológicos de vigilância e de ataque aéreos mais importantes em uso atualmente, os drones, mostrando em que sentido essa nova tecnologia traça um marco decisivo na evolução do domínio dos ares e, portanto, como sugere Carl Schmitt, na transformação do campo teológico-político das sociedades contemporâneas. A imanência radical do campo político proposta pelo liberalismo, diagnosticada por Schmitt, terá nos drones um de seus instrumentos mais exemplares. Para caracterizar a especificidade dos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  34
    The representation of love in the portrayal of the passions: from theatre criticism to the arduous consent of the novel.Luciano da Silva Façanha - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):57-70.
    RESUMO:Na Carta a d’Alembert, Rousseau se coloca contra a ideia de um teatro enquanto instrumento de educação moral, porém, o posicionamento do filósofo não está em colocar essa atividade lúdica de ordem moral na categoria de atividade imoral, mas na de atividade artificial, e, talvez, isso gerasse efeitos imorais. Todavia, é preciso observar os verdadeiros efeitos do teatro, a partir de alguns argumentos que Rousseau resolve construir e analisá-los, contudo, apenas se trouxesse à tona a crítica de Rousseau ao romance, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  41
    Way of aesthetic knowledge and world in Schopenhauer.Jair Barboza - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):33-42.
    This text aims to show that the way of aesthetic knowledge in Schopenhauer functions as a critic to the instrumetnal rationality of the science under the regency of the principle of suffciente reason.O presente texto intenta mostrar que o modo de conhecimento estético em Schopenhauer funciona como um poder de crítica à racionalidade instrumental da ciência regida pelo princípio de razão.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  63
    The aesthetics of the body in the philosophy and art of the Middle Ages: text and image.Ricardo Luiz Silveira da Costa - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):161-178.
    A ideia de beleza - e sua consequente fruição estética - variou conforme as transformações das sociedades humanas, no tempo. Durante a Idade Média, coexistiram diversas concepções de qual era o papel do corpo na hierarquia dos valores estéticos, tanto na Filosofia quanto na Arte. Nossa proposta é apresentar a estética do corpo medieval que alguns filósofos desenvolveram em seus tratados (particularmente Isidoro de Sevilha, Hildegarda de Bingen, João de Salisbury, Bernardo de Claraval e Tomás de Aquino), além de algumas (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    A filosofia contempor'nea brasileira e a questão da autoralidade: paradigmas e métodos.Ivan Domingues - 2023 - Trans/Form/Ação 46 (spe1):251-270.
    This paper focuses on Brazilian contemporary philosophy and aims to introduce [i] the conceptual tools on the philosophical-theoretical plan, emphasizing the problem of the nature of Brazilian philosophy and taking the ideas of authoriality / originality as a starting point; [ii] the analytical tools on the epistemic-methodological plan, when associating the metaphilosophical methods, operating and giving expression to the philosophical ratio, and the intellectual history methods, when operating and giving expression to philosophy’s historical realization and the philosophical intelligentsia. The discussions (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  21
    A Relação entre Arte e Sociedade à Luz do Conceito de Autonomia Estética de Adorno.Sinésio Ferraz Bueno & Karina Constancio Sanitá - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):155-172.
    RESUMO: Sob a ótica do conceito adorniano de autonomia estética, analisamos aqui de qual forma se dá a relação entre sociedade e arte, passando por discussões quanto à separação entre teoria e práxis, quanto à lógica interna da obra de arte, quanto ao poder de integração da indústria cultural, em relação às obras de arte, e quanto à impossibilidade de controlar os seus efeitos sociais, seja ela autônoma, seja engajada. Trata-se, ainda, de demonstrar o caráter ilusório da proposição segundo a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    As Noções de Stimmung em uma Série Histórica: entre Disposição e Atmosfera.Arlenice Almeida da Silva - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):53-74.
    RESUMO: A relação entre arte e filosofia é examinada com base na noção de Stimmung, que surge no século XVIII, na teoria musical, como relação de proporção entre tons ou instrumentos, sendo, em seguida, transposta para a estética, no final do século, com Kant e Fichte. Em Kant, a Stimmung refere-se à disposição das faculdades de conhecimento para um conhecimento em geral, isto é, como o pressuposto da apresentação estética, por meio da qual se preserva a noção de proporção entre (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  39
    The rupture of the social contract in Sade's thought.Mônica Guimarães Teixeira do Amaral - 1992 - Trans/Form/Ação 15:65-83.
    The works of Sade portray the corrupt and libertine practices at the time of Louis XV's despotic regime, invariably referring to the boudoir as a privileged place for the transformation of mind and body as well as for philosophical production. The actuality of Sade's thought lies in the fact that he reveals - as do modem trends - the narcissic constitution of subjectivity that, in its social-political aspect, leads to political conformism. This article aims at presenting Sade's thought as a (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  42
    Modo de conhecimento estético e mundo em Schopenhauer.Jair Barboza - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):33-42.
    O presente texto intenta mostrar que o modo de conhecimento estético em Schopenhauer funciona como um poder de crítica à racionalidade instrumental da ciência regida pelo princípio de razão.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  21
    «Conduire à cela qui est refusé au mot» Walter benjamin ou la critique de l'idéologie de la communication.Marc Berdet - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):45-66.
    Resumé: Walter Benjamin est de plus en plus présent dans les départements de communication aujourd'hui, et parfois même utilisé dans le discours des communicants eux-mêmes. Pourtant, quelque chose en lui résiste à cette instrumentalisation: c'est que, dans son œuvre, le langage ne sert pas à communiquer un sens prédéfini, mais à exprimer cela même qui est refusé au mot. Le philosophe allemand va jusqu'à liquider la posture révolutionnaire de l'artiste encore pris dans l'idéologie de la communication: il ne s'agit ni (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Сe beeby.Education as an Instrument Of Change - 1980 - Paideia 8:193.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. John whethamstede, Abbot of st. Alban s, on the.Why Were Astronomical Instruments Or - 2008 - Mediaevalia 29:109.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  39
    Sobre Jürgen Habermas e Michel Foucault.Oswaldo Giacoia Junior - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):19-32.
    O objetivo principal deste artigo é desenvolver uma reflexão a respeito das relações entrea arqueogenealogia das relações entre verdade, poder e discurso, tal como a pratica Michel Foucault,por um lado, e a teoria crítica da sociedade, da Escola de Frankfurt, por outro lado. Essa aproximaçãoé feita por meio de uma reconstrução da crítica de Jürgen Habermas a Michel Foucault, no livro ODiscurso Filosófico da Modernidade.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Defending the purely instrumental account of democratic legitimacy.Richard J. Arneson - 2003 - Journal of Political Philosophy 11 (1):122–132.
  39.  39
    The limits of instrumental rationality in social explanation.Doug Mann - 1999 - Critical Review: A Journal of Politics and Society 13 (1-2):165-189.
    Abstract The goal of social explanation is to understand human action, both individual and collective. To do so successfully we must explain action on three distinct (but intertwined) levels: the actors? intentions, the meaning that actors and interpreters ascribe to action, and the structural ideals that govern action. Each level of explanation has certain types of rationality associated with it. Only on the level of intentionality does instrumental rationality assume a prime importance, yet even there it must compete with (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40. Work and Instrumental Action: On the Normative Basis of Critical Theory.Axel Honneth - 1982 - Thesis Eleven 5 (1):162-184.
  41. Against All Reason? Scepticism about the Instrumental Norm.Stephen Finlay - 2009 - In Charles R. Pigden (ed.), Hume on Motivation and Virtue. Palgrave-Macmillan.
    Some of the opponents of desire-based views of normativity seek to undermine them by arguing that even the existence of instrumental normativity (reasons to pursue the means to your ends) entails the existence of a desire-independent rational norm, the instrumental norm. Once we grant the existence of one such norm, there seems to be no principled reason for not allowing others. I clarify this alleged norm, identifying two criteria that any satisfactory candidate must meet: reasonable expectation and possible (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  42. A New Argument for the Non-Instrumental Value of Truth.Veli Mitova - 2021 - Erkenntnis 88 (5):1911-1933.
    Many influential philosophers have claimed that truth is valuable, indeed so valuable as to be the ultimate standard of correctness for intellectual activity. Yet most philosophers also think that truth is only instrumentally valuable. These commitments make for a strange pair. One would have thought that an ultimate standard would enjoy more than just instrumental value. This paper develops a new argument for the non-instrumental value of truth: (1) inquiry is non-instrumentally valuable; and (2) truth inherits some of (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  43.  20
    Evidence that instrumental conditioning requires conscious awareness in humans.L. I. Skora, M. R. Yeomans, H. S. Crombag & R. B. Scott - 2021 - Cognition 208 (C):104546.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   11 citations  
  44. A lineage explanation of human normative guidance: the coadaptive model of instrumental rationality and shared intentionality.Ivan Gonzalez-Cabrera - 2022 - Synthese 200 (6):1-32.
    This paper aims to contribute to the existing literature on normative cognition by providing a lineage explanation of human social norm psychology. This approach builds upon theories of goal-directed behavioral control in the reinforcement learning and control literature, arguing that this form of control defines an important class of intentional normative mental states that are instrumental in nature. I defend the view that great ape capacities for instrumental reasoning and our capacity (or family of capacities) for shared intentionality (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45.  19
    Goal Slippage: A Mechanism for Spontaneous Instrumental Helping in Infancy?John Michael & Marcell Székely - 2019 - Topoi 38 (1):173-183.
    In recent years, developmental psychologists have increasingly been interested in various forms of prosocial behavior observed in infants and young children—in particular comforting, sharing, pointing to provide information, and spontaneous instrumental helping. We briefly review several models that have been proposed to explain the psychological mechanisms underpinning these behaviors. Focusing on spontaneous instrumental helping, we home in on models based upon what Paulus :77–81, 2014) has dubbed ‘goal-alignment’, i.e. the idea that the identification of an agent’s goal leads (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  46.  49
    A Paradox Perspective on Corporate Sustainability: Descriptive, Instrumental, and Normative Aspects.Tobias Hahn, Frank Figge, Jonatan Pinkse & Lutz Preuss - 2018 - Journal of Business Ethics 148 (2):235-248.
    The last decade has witnessed the emergence of a paradox perspective on corporate sustainability. By explicitly acknowledging tensions between different desirable, yet interdependent and conflicting sustainability objectives, a paradox perspective enables decision makers to achieve competing sustainability objectives simultaneously and creates leeway for superior business contributions to sustainable development. In stark contrast to the business case logic, a paradox perspective does not establish emphasize business considerations over concerns for environmental protection and social well-being at the societal level. In order to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   42 citations  
  47.  5
    Self-Efficacy Between Previous and Current Mathematics Performance of Undergraduate Students: An Instrumental Variable Approach to Exposing a Causal Relationship.Yusuf F. Zakariya - 2021 - Frontiers in Psychology 11.
    PurposeSelf-efficacy has been argued theoretically and shown empirically to be an essential construct for students’ improved learning outcomes. However, there is a dearth of studies on its causal effects on performance in mathematics among university students. Meanwhile, it will be erroneous to assume that results from other fields of studies generalize to mathematics learning due to the task-specificity of the construct. As such, attempts are made in the present study to provide evidence for a causal relationship between self-efficacy and performance (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  48. Evidential Support and Instrumental Rationality.Peter Brössel, Anna-Maria A. Eder & Franz Huber - 2012 - Philosophy and Phenomenological Research 87 (2):279-300.
  49.  67
    The Sources of Political Normativity: the Case for Instrumental and Epistemic Normativity in Political Realism.Carlo Burelli & Chiara Destri - 2021 - Ethical Theory and Moral Practice 25 (3):397-413.
    This article argues that political realists have at least two strategies to provide distinctively political normative judgements that have nothing to do with morality. The first ground is instrumental normativity, which states that if we believe that something is a necessary means to a goal we have, we have a reason to do it. In politics, certain means are required by any ends we may intend to pursue. The second ground is epistemic normativity, stating that if something is true, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  50.  85
    An artifact is to use: an introduction to instrumental functions.Jesse Hughes - 2009 - Synthese 168 (1):179-199.
    Because much of the recent philosophical interest in functions has been motivated by their application in biology and other sciences, most of the ensuing discussions have focused on functional explanations to the neglect of the practical role of functional knowledge. This practical role is essential for understanding how users form plans involving artifacts. We introduce the concept of instrumental function which is intended to capture the features of functional claims that are relevant to practical—in particular, instrumental—reasoning. We discuss (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
1 — 50 / 979