9 found
Order:
  1.  58
    Apresentação.Ricardo Monteagudo - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):9-10.
    A revista Trans/Form/Ação recebeu para este fascículo 69 propostas. Depois das 25 propostas de São Paulo, que é afinal onde fica a Unesp, as propostas de Minas Gerais foram as mais numerosas (10), seguidas do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, com seis cada, do Paraná (4), Bahia, Ceará, Sergipe e Santa Catarina, com três cada. Do Nordeste recebemos 12 propostas e do exterior, três (França, Bélgica e Portugal). Por outro critério, recebemos proporcionalmente menos propostas de áreas (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  22
    Apresentação.Ricardo Monteagudo - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):9-10.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Apresentação.Ricardo Monteagudo - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (2):9-10.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  49
    Filosofia e paradigma em Cícero.Ricardo Monteagudo - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):53-65.
    : Cícero é uma das poucas fontes críticas de textos do pensamento helenístico durante o período da Roma republicana. Ele atualiza a filosofia grega e, concomitantemente, reconhece a superioridade do direito romano. O espírito prático e guerreiro do povo romano afastava a filosofia, mas a emergência de novos problemas exigia reflexão. Nas disputas políticas e jurídicas, a retórica era um instrumento indispensável. O reaparecimento de estudos retóricos no século XX permitiu que alguns comentadores reconsiderassem a relação entre a retórica e (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5.  63
    Habermas as a reader of Rousseau.Ricardo Monteagudo - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (s1):195-204.
    Pretendemos mostrar um aspecto pelo qual a leitura que Habermas faz de Rousseau, em Mudança estrutural da esfera pública (1962), é levemente revisada em Direito e democracia (1992). Essa pequena mudança, por sua vez, reestrutura toda a concepção habermasiana da política de Rousseau. We intend to show how Habermas' reading of Rousseau in The Structural Transformation of the Public Sphere (1962) is slightly revised in Between Facts and Norms (1992). This small change restructures the entire Habermasian conception of Rousseau's politics.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  69
    Habermas Leitor de Rousseau.Ricardo Monteagudo - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (1):195-204.
    Pretendemos mostrar um aspecto pelo qual a leitura que Habermas faz de Rousseau, em Mudança estrutural da esfera pública (1962), é levemente revisada em Direito e democracia (1992). Essa pequena mudança, por sua vez, reestrutura toda a concepção habermasiana da política de Rousseau.
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  30
    Philosophy and paradigm in Cicero.Ricardo Monteagudo - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):53-65.
    Cicero is one of the sources of texts of Hellenistic thought in the period of the Roman Republic. He updates Greek philosophy and, at the same time, recognizes the superiority of Roman right. The practical and bellicose Roman spirit took distance from philosophy, but new problems demanded reflection. In political and judicial disputes, rhetoric was an essential instrument. The 20th century revival of rhetorical studies allowed some commentators to reconsider the relationship between rhetoric and philosophy, leading to new reflections about (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  38
    Rousseau existencialista.Ricardo Monteagudo - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):51-59.
    Segundo Rousseau, no estado de natureza o homem é solitário e independente e, ao se sociabilizar, converte-se num ser moral. Para Sartre, a angústia caracteriza a existência subjetiva do homem ao tomar decisões. Em ambos, o despertar da intersubjetividade depende do reconhecimento do outro e é determinante para a moral.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  48
    Rousseau existencialista Rousseau existentialist.Ricardo Monteagudo - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (1):51-59.
    Segundo Rousseau, no estado de natureza o homem é solitário e independente e, ao se sociabilizar, converte-se num ser moral. Para Sartre, a angústia caracteriza a existência subjetiva do homem ao tomar decisões. Em ambos, o despertar da intersubjetividade depende do reconhecimento do outro e é determinante para a moral. According to Rousseau, in the state of nature man is isolated and independent, but as he becomes a social being, he becomes also a moral being. Sartre thinks that anguish caracterizes (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark