Results for 'suposições idealizadoras'

30 found
Order:
  1.  42
    Os silogismos e as suposições contraditórias de Raimundo Lúlio como métodos resolutivos de inconsistência.Guilherme Wyllie - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):209-224.
    No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae , desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem , ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    O papel das idealizações na interpretação pragmatista da tradição da Teoria Crítica.Antonio Frederico Saturnino Braga - 2020 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (2):28-49.
    O objetivo deste artigo é analisar a interpretação pragmatista da tradição da Teoria Crítica, e o papel que as idealizações neokantianas assumem nesta interpretação. Tentaremos mostrar que, em uma interpretação pragmatista, o cerne da Teoria Crítica consiste em uma tensão argumentativa vinculada à estruturação comunicativo-discursiva típica das sociedades democráticas contemporâneas, como estruturação que confere às discussões práticas um papel primordial na dinâmica social concreta. Partindo de uma análise das diferenças entre as perspectivas antiga e moderna de compreensão da discussão prática, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O fardo e a benção da mortalidade.Hans Jonas & Wendell Evangelista Soares Lopes - 2009 - Princípios 16 (25):265-281.
    O texto apresentado a seguir é uma traduçáo da conferência intitulada “The Burden and Blessing of Mortality” ( The Hastings Center Report , 22, n. 1, jan-fev. 1992, p. 34-40), que foi apresentada à Fundaçáo do Palácio Real [The Royal Palace Foundation], em Amsterdam, no dia 19 de março de 1991. Esta conferência foi traduzida para o alemáo por Reinhard Löw e revisada pelo próprio Jonas, aparecendo com o título “Last und Segen der Sterblichkeit” em Scheidewege 21, 1991/92, p. 26-40, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  4. O "Melhor" no âmbito da ação humana – Ética Eudêmia I 8.Raphael Zillig - 2012 - Dissertatio 36:299-316.
    Neste trabalho, pretendemos investigar como deve ser compreendida a questão “o que é o melhor?”, enunciada por Aristóteles no início de Ética Eudêmia I 8. Pretendemos, com isso, determinar quais são as suposições a partir das quais Aristóteles aborda essa pergunta em I 8, qual o tipo de resposta que a ela deve ser fornecida e como essa questão insere-se na investigação desenvolvida nos capítulos anteriores. Sustentaremos que, em I 8, Aristóteles pretende dar continuidade à tarefa que é iniciada em (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  5. O Colégio de Aplicação da Ufrgs e suas precursoras: memórias apagadas // The Ufrgs School of Application and its precursors: memories deleted.Doris Bittencourt Almeida & Lima - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):141-163.
    Neste estudo, busca-se historicizar os primeiros tempos do Colégio de Aplicação, importante espaço educativo em Porto Alegre/RS, Brasil, considerando seus entrelaçamentos às Faculdades de Filosofia e de Educação, valorizando o papel de Graciema Pachedo e Isolda Holmer Paes, professoras idealizadoras da instituição na década de 1950. A produção de memórias de instituições de ensino permite que se teçam interconexões entre as diferentes histórias vividas pelos sujeitos em termos políticos, sociais e educacionais, fomentando assim reflexões sobre as condições materiais nas (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Cosmovisões e Realidades: a filosofia de cada um. (3rd edition).Roberto Arruda (ed.) - 2023 - São Paulo: Terra à Vista.
    Não é pensando que criamos mundos. É compreendendo o mundo que aprendemos a pensar. Cosmovisão é um termo que deve significar um conjunto de fundamentos dos quais emerge uma compreensão sistêmica do Universo, seus componentes como a vida, o mundo em que vivemos, a natureza, o fenômeno humano e suas relações. Trata-se, portanto, de um campo da filosofia analítica alimentado pelas ciências, cujo objetivo é esse conhecimento agregado e epistemologicamente sustentável sobre tudo o que somos e contemos, que nos cerca (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Properties and truth: response to Richard Vallée.O. Chateaubriand - 2008 - Manuscrito 31 (1):507-510.
    I agree with Richard Vallée that predicates like ‘big’, ‘tall’, etc., are comparatives, and that there are no properties of being big, or tall, etc., simpliciter. I also agree that sentence-types are not the primary carriers of truth, and, with one qualification, I too reject the three main assumptions - critically examined by him.Concordo com Richard Vallée que predicados como ‘grande’, ‘alto’, etc., são comparativos, e que não há propriedades de ser simplesmente grande, ou alto, etc. Concordo também que sentenças-tipo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  7
    A recepção dos ensaios cartesianos e algumas críticas à hipótese da matéria sutil.Paulo Tadeu da Silva - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:63-83.
    Após a publicação do Discurso do método e seus ensaios, Descartes inicia uma campanha de divulgação da obra com o objetivo de introduzir suas ideias no ambiente filosófico e acadêmico. Seu maior interesse era obter a aprovação e o reconhecimento das suposições e explicações presentes em Os meteoros e em A dióptrica. Esse interesse vincula-se ainda ao seu desejo de ver seus ensaios discutidos e ensinados nos colégios jesuítas. Neste artigo discuto a recepção de algumas ideias contidas nesses ensaios, particularmente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  9
    The Crisis of European Social Sciences: The Case of Money.Joan González Guardiola - 2014 - Investigaciones Fenomenológicas 4:197.
    Our aim in this article is to put into practice, in the field of social sciences, the principles that Husserl displayed in his book from 1936, "The crisis of European sciences and transcendental phenomenology”. In that seminal work, Husserl reflected on the mathematization of nature and produced an historical meditation on the essence of geometry. Here we will try to extend the reach of Husserlian postulates in order to deal with economics and, more specifically, with the theory of money. We (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Descartes et l’idée de l’homme.Pierre Guenancia - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1055-1076.
    Descartes e a ideia de homem. Imperfeição e perfeição do homem Resumo: O autor nota, por um lado, que Descartes se refere a uma compreensão muito larga, mas também comum e corrente, do homem e, por outro, que o homem não pode ser identificado nem ao corpo, nem à alma, nem mesmo à união do corpo e da alma. Quando falamos da natureza humana, ela evoca o caráter de uma perfeição limitada, cuja particularidade é sua capacidade de ter o livre-arbítrio. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    É possível defender a ciência contra as ideologias?Bruno Hümmelgen - 2021 - Filosofia E Educação 13 (1):2172-2196.
    Este trabalho busca identificar a possibilidade de existir uma ciência objetiva, livre de ideologias, no sentido comumente atribuído às ciências físicas. As ideologias podem ser utilizadas, primordialmente, de duas formas distintas: reforçar os interesses ou crenças individuais; ou confrontar as suposições ideológicas contrárias. Assim, mesmo que um campo da ciência possa ser construído sobre ideologias ou suposições teóricas enviesadas, os testes rigorosos pelos quais as teorias são submetidas aproximam as teorias da verdade e podem levar à rejeição daquelas contrárias as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. “Uma Grande e Honesta Colmeia”: a Subversão do Apiário Clássico em Mandeville.Daniel J. Kapust & Brandon P. Turner - 2024 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (3):113-136.
    Bernard Mandeville construiu sua obra-prima de dois volumes, A fábula das abelhas, em torno de um poema largamente ignorado originalmente publicado em 1705, sua "A colmeia resmungona". Esse poema tenta proporcionar o contexto literário para a escolha feita por Mandeville da metáfora apiana. Examinamos exemplos antigos e modernos de teoria social e política informados e articulados por referência à organização e estrutura dos apiários e seus habitantes. A consideração desse contexto, conforme argumentamos, demonstra de uma nova maneira o caráter subversivo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Termos psicológicos disposicionais.Filipe Lazzeri & Jorge M. Oliveira-Castro - 2010 - Princípios 17 (28):155-183.
    Este artigo tem como objetivo principal apresentar uma reconstruçáo lógico-conceitual e avaliaçáo de três argumentos de Skinner para a tese de que os termos psicológicos comuns sáo, em geral, inadmissíveis em análise do comportamento (a tese da inadmissibilidade). Começamos fazendo uma revisáo da abordagem de tais termos sustentada por Skinner, particularmente sua abordagem das categoriais de termos psicológicos disposicionais. Muito dela é aqui aceito, mas adotamos, como hipótese de trabalho, um desacordo com a premissa de Skinner de que eles sejam (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    El lógos bifacial: las sendas de "Éros y Thánatos".Vicente Llamas Roig - 2015 - Madrid: Editorial Sindéresis.
    La bifacialidad de la hipóstasis nodal (noûs, psyché) en el régimen de emanación neoplatónico, recabada en clave antropológica, impregna el pensamiento occidental como expresión de la doble faceta de la razón: facies cognoscitiva/ad infra e idealizadora/ad supra. El noúmeno se erige en límite ideal de conocimiento para la progresión de la razón hacia lo incondicionado, con valor, entonces, no cognoscitivo sino regulativo. Sobre esa tesis kantiana versal, la irrealidad de lo cognoscible en su comisión objetiva (la objetualidad de lo sólo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  23
    Jevons e o Papel da Analogia na Arte da Descoberta Experimental: o Caso da Descoberta dos Raios x e sua Investigação Pré-Teórica.Roberto de Andrade Martins - 1998 - Episteme 6:222-249.
    This paper discusses the role of analogy in pre-theoretical experimental research, studying a particular historical case (the discovery and early investigation of X rays) and using the methodological ideas of William Stanley Jevons. The historical data and Jevons’ analysis suggest that the discovery of a completely new phenomenon is due to chance, but soon afterwards it is necessary that some assumptions provide a guidance to the research – otherwise, observations and experiments would occur at random, and that would sendom lead (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    Dependência e Resistência.Daniel Cardozo Severo - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):69-78.
    O presente trabalho pretende apresentar mais uma das faces destrutivas (pulsão de morte) que vivemos na pandemia. Além do negacionismo, que estabelece uma relação específica com o conhecimento (ou vínculo ou elo do conhecimento, K) pautado na arrogância, leituras grupais ampliam essa visão. Elas nos permitem perceber outros vínculos importantes e o modo como determinadas lideranças chegam ao poder devido à conexão que estabelecem com os indivíduos – ou seus eleitores. Bion (1961/1975) nos instrumentaliza a essa leitura com suas experiências (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    Deveres intergeracionais: como defini-los a partir da filosofia?1.Geraldo Alves Teixeira Júnior & Marijane Vieira Lisboa - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (1):31-60.
    Resumo: Conhecer os deveres que temos em relação às gerações futuras é cada vez mais urgente, diante da degradação individual, social e ambiental que a humanidade enfrenta. O presente artigo pretende mostrar, de início, a complexidade filosófica dessa questão, indicando que, nos enunciados sobre o assunto, há três pressuposições filosoficamente problemáticas: 1) haverá gerações futuras; 2) nossas ações são contingentes; e 3) somos responsáveis por nossos impactos sobre as próximas gerações. Discutimos essas suposições, por meio das questões sobre a eternidade (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Arquétipos Morais: ética na pré-história.Roberto Thomas Arruda (ed.) - 2020 - Terrra à Vista.
    A tradição filosófica das abordagens da moral tem predominantemente como base conceitos e teorias metafísicas e teológicas. Entre os conceitos tradicionais de ética, o mais proeminente é a Teoria do Comando Divino (TCD). De acordo com a TCD, Deus dá fundamentos morais à humanidade desde sua criação e por meio de revelações. Assim, moralidade e divindade seriam inseparáveis desde a civilização mais remota. Esses conceitos submergem em uma estrutura teológica e são principalmente aceitos pela maioria dos seguidores das três tradições (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  37
    How to investigate perceptual projection: a commentary on Pereira Jr., “The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology”.Max Velmans - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):233-242.
    : This commentary focuses on the scientific status of perceptual projection-a central feature of Pereira’s projective theory of consciousness. In his target article, he draws on my own earlier work to develop an explanatory framework for integrating first-person viewable conscious experience with the third-person viewable neural correlates and antecedent causes that form conscious experience into a bipolar structure that contains both a sense of self and a sense of the world. I stress that perceptual projection is a psychological effect and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  17
    Para Ler Parmênides: Uma Breve Introdução À Questões Estruturais Do Texto.Raul Mendes de Barros - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):300-319.
    Como é possível extrair filosofia de um texto de quatro ou cinco páginas, arbitrariamente montado ao longo de mil anos de citações na Antiguidade, cujo tamanho original se desconhece, e suas partes, precariamente conectadas, juntam-se a partir de critérios e suposições tardias? Normalmente, nem se quer refletimos sobre questões desse tipo quando tratamos de estudar o pensamento de um autor, pois é comum que o estudo de um filósofo não passe pela história da obra em questão, quando e de que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  16
    Estrutura predicativa e significatividade.Celso Reni Braida - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):533.
    O objetivo é apresentar e discutir algumas propostas de explanação da estrutura predicativa por meio da explicitação da estrutura de papéis temáticos a partir de conceitos semânticos primitivos. A sugestão será a de retomar a teoria dos papéis temáticos para justificar a estrutura predicativa, e assim recuperar a noção de conteúdo semântico estruturado, fundamentando-a no plano pragmático. Para isso, será necessário recusar duas suposições gerais comumente aceitas: que a significatividade das expressões linguísticas baseie-se na conceitualização prévia do mundo, e que (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22.  13
    Two paradoxes of projection.Whit Blauvelt & Clare E. Mundell - 2018 - Trans/Form/Ação 41 (s1):183-198.
    : Recently developed projective models of consciousness and its contents challenge received schemas in which all contents of consciousness are held to be well contained in the skull. Working our way into this from several angles, it becomes evident that there are inconsistencies in how we frame classes of mental contents which are arguably equivalent in being. Particular examples of imagery, of dancing and of words, are brought forward to highlight the clash in our apprehensive assumptions, focusing on possible cognitive (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Fundamentos Metafísicos da Ciência Moderna: Uma análise/Metaphysical Fundaments of Modern Science: An Analysis.Filicio Mulinari - 2015 - Pensando: Revista de Filosofia 6 (12):69-80.
    A visão da ciência enquanto um saber puramente objetivo e, por isso, livre de suposições metafísicas, ainda persiste na contemporaneidade, seja no âmbito ordinário do senso comum, seja nos meios científicos universitários. Sob essa perspectiva, percebe-se que há certo olhar que prevalece como uma máxima: a ciência moderna suplantou a metafísica. Noutros termos, ainda hoje se acredita que, após as descobertas da Revolução Científica, com Copérnico, Galileu, Newton, entre outros, o discurso metafísico foi extinto da ciência. Embora essa visão sobre (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Fundamentos Metafísicos da Ciência Moderna: Uma análise/Metaphysical Fundaments of Modern Science: An Analysis.Filicio Mulinari - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):69.
    A visão da ciência enquanto um saber puramente objetivo e, por isso, livre de suposições metafísicas, ainda persiste na contemporaneidade, seja no âmbito ordinário do senso comum, seja nos meios científicos universitários. Sob essa perspectiva, percebe-se que há certo olhar que prevalece como uma máxima: a ciência moderna suplantou a metafísica. Noutros termos, ainda hoje se acredita que, após as descobertas da Revolução Científica, com Copérnico, Galileu, Newton, entre outros, o discurso metafísico foi extinto da ciência. Embora essa visão sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  3
    Da História da Linguagem à Crítica da Metafísica em Condillac.Fernão de Oliveira Salles - 2019 - Analytica. Revista de Filosofia 22 (1):63-80.
    O presente artigo pretende examinar as linhas gerais da crítica de Condillac à metafísica, tentando indicar os elos entre sua recusa dos grandes sistemas do século XVII e sua concepção de linguagem. Para tanto, parte-se do Tratado dos sistemas, onde essa crítica é empreendida de maneira intensiva e detalhista, para se chegar à teoria dos signos linguísticos, apresentada pelo filósofo no Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos e retomada em obras subsequentes. A tese fundamental aqui é a de que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  14
    A adocicação do saci na cultura brasileira ou O saci: oralidade, escrita, cultura de massa.José Carlos Sebe Bom Meihy - 2017 - Odeere 1 (2):90-100.
    Pensando a figura “folclórica” do Saci, a proposta deste texto visou dar forma a tantas ideias soltas, hipóteses formuladas ao longo de anos de suposições sobre a dinâmica de nossa identidade, brasileira, filtrada pelo saber popular, expressa pela indústria cultural. Também buscou-se explicar as transformações do personagem, visto como produto manipulado assumido pelo exercício de transposição de tradições transmitidas oralmente, mas que foram apropriadas como oficiais por meio de longo processo de filtragem de narrativas escritas e ilustradas, e assim, transformadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  47
    Suppositions and contradictory syllogisms as Lullian methods of inconsistency resolution.Guilherme Wyllie - 2012 - Trans/Form/Ação 35 (s1):209-224.
    No início do século XIV, Raimundo Lúlio, contrapondo-se aos mestres em Artes por ele identificados como averroistae, desenvolveria não menos que dois métodos resolutivos de inconsistência, a fim de refutar aquelas teses filosóficas que divergem da fé cristã. Um deles serve-se de silogismos contraditórios capazes de expressar a estrutura de um argumento ad hominem, ao passo que o outro nada mais é do que uma reductio ad impossibile elaborada com base em suposições contraditórias. In the early fourteenth century, Ramond Lully, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Existência.João Branquinho - 2015 - Compêndio Em Linha de Problemas de Filosofia Analítica.
    Neste ensaio, discutem-se cinco questões acerca da existência: 1. É a existência representável em termos de quantificação? 2. É a existência um predicado" real", de primeira ordem? 3. É existir o mesmo que ser? 4. Existe tudo? 5. Qual é a forma lógica de afirmações de existência? São introduzidas e examinadas algumas das mais salientes posições acerca destas questões, em especial a concepção Frege-Russell da existência e diversas concepções recentes neo-Meinongianas. Defendemos as seguintes três teses acerca daquilo que deve ser (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Inexistência e Obstinação.João Branquinho - 2013 - In Adriana V. Serrão, Carla M. Simões, Elisabete M. De Sousa, Filipa Afonso, Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Pedro Calafate Simões & Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (eds.), Poética da Razão: Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. pp. 385-397.
    Queremos neste ensaio introduzir um esboço de uma semântica simples e adequada para uma classe importante de predicações singulares de inexistência, ou frases existenciais singulares negativas. Frases deste género, como “Sócrates (já) não existe” e “O pássaro Dódó não existe”, são usualmente tidas como de algum modo paradoxais e semanticamente problemáticas. O modelo semântico que vamos delinear para tais frases, que desejavelmente se caracteriza pela simplicidade e pela economia, depende no entanto de duas importantes e substantivas suposições de partida, e, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Distúrbios de linguagem e de aprendizagem em crianças canhotos // Language and learning disorders in hander children.Antonino Bucca & Arcoraci - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (1):13-22.
    Normal.dotm 0 0 1 135 770 111111 6 1 945 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Normal.dotm 0 0 1 161 922 111111 7 1 1132 12.0 0 false 14 18 pt 18 pt 0 0 false false false Eles são há muito conhecidas algumas suposições sobre a relação entre a assimetria do cérebro e/ou indecisão hemisférica funcional que, por vezes, caracteriza os indivíduos canhotos e distúrbios de aprendizagem específicas. Até hoje, no entanto, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark