Results for 'Sade, Epiktet, želja, volja, prohairesis, um, užitek'

984 found
Order:
  1.  14
    Anleitung Zum Glücklichen Leben / Encheiridion: Griechisch - Deutsch.H. G. Epiktet - 2006 - De Gruyter.
    Eine Ethik des Glücks Um ein glückliches Leben führen zu können, sollte der Mensch gemäß Epiktet frei von Affekten und unabhängig gegenüber allen Dingen der Außenwelt sein. Er sollte Haltung bewahren und nicht zu viel erwarten. "Die Meinung der anderen muss dir gleichgültig sein! Lass dich nicht aus der Fassung bringen! Wahre das rechte Maß!" Das kleine "Handbuch der Moral" hatte große Wirkung auf das frühe Christentum und das Denken der Menschen in byzantinischer Zeit. Goethe schätzte den Autor mehr als (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Pequeno esboço sobre a prohairesis e a dignidade humana em Epiteto.Janyne Sattler - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:113-120.
    Fazendo parte de uma pesquisa mais abrangente e mais ambiciosa sobre a possibilidade de uma releitura do conceito wittgensteiniano de ‘sujeito da vontade’ a partir do complexo conceito de ‘prohairesis’ em Epiteto, o presente trabalho visa proceder a uma análise preliminar de ‘pessoa moral’ e de ‘dignidade humana’ tal como dados por algumas das observações dos Discursos. Para além de uma leitura do próprio Epiteto, nos serviremos igualmente dos paralelos traçados por Dragona- -Monachou entre o filósofo estoico e Wittgenstein e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  5
    Sade e Schopenhauer: matéria e metafísica.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (3).
    Sade e Schopenhauer são filósofos que pensaram a matéria ao mesmo tempo em que descartaram o criacionismo. Schopenhauer pensa a matéria e suas formas no interior de sua metafísica da vontade, enquanto Sade é um materialista propriamente dito, que parte da física e leva a sua concepção de matéria às últimas consequências. Em ambos os autores, o que é inerente ao mundo material é o conflito e o desgaste, o horror e a banalidade do mal, bem como a indiferença cósmica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Sade republicano. Republicanismo e sanção da lei na França Revolucionária.Maria das Graças Souza - 2023 - Dois Pontos 20 (2).
    Examinarei aqui dois textos políticos de Sade que propõem um procedimento a ser instituído na elaboração das leis de tal modo que se possa efetivamente fazer da lei a expressão da soberania popular, como queria a constituição republicana francesa de 1793. Os textos em questão são a Adresse au roi des français, de 1791, antes da proclamação da constituição daquele mesmo ano, e Idée sur le mode de la sanction des lois, de novembro de 1792, e que, portanto, precede a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  17
    Sade, para além da cruz e da espada.Francisco Verardi Bocca - 2019 - Discurso 49 (2).
    Também em relação à política Sade foi um enigma, particularmente porque nunca foi sincero sobre ela. Além disso, considerações imprecisas de biógrafos e comentadores contribuem. Esclarecê-lo demanda uma investigação atenta, que espero ter realizado nas obras Sade contre l’Être Suprême e La philosophie dans le boudoir, redigidas durante o período de instalação da primeira República francesa. Por meio delas revelo Sade tão pouco monarquista quanto republicano. Em acréscimo, em La nouvelle Justine e Histoire de Juliette, revelo sua filosofia política construída (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  9
    Kommentar zu Epiktets Encheiridion.Ulrike Brandt - 2015 - Heidelberg: Universitätsverlag Winter.
    English summary: Contrary to the prevailing view that the 'Encheiridion' is a second rate summary of the 'Diatribai', this commentary makes clear the unique significance of this so-called handbook on stoic morality, which must rank as one of the first philosophical handbooks ever to be published. The commentary places the most popular work of this Stoic of the Roman Empire in the overall context of Epictetus's thought and discusses its significance in Stoic schools as well as with regard to both (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    A Natureza em Sade.Clara Castro - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (3).
    a proposta deste artigo é analisar a ideia de natureza na obra clandestina de Sade, mais especificamente, nas histórias de “Justine” e de “Juliette”. O exame recairá sobre a fala de dois narradores e de cinco personagens. Pretende-se estudar quatro noções diferentes de natureza a fim de demonstrar que tais noções formam, na verdade, um único raciocínio, desenvolvido em uma gradação regressiva. Tudo começa em uma natureza onipotente e amoral. Esta se transforma em noção imoral, menos poderosa e que necessita (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Die Gebetslehre Epiktets: Form, Inhalt und Funktionen der Gebete Epiktets im Kontext der antiken Gebetstradition.Katrin Maria Landefeld - 2020 - Münster: Aschendorff Verlag.
    Die Diatriben und das Encheiridion des Stoikers Epiktet (spätes 1. bis frühes 2.Jh.n.Chr.) erfreuen sich eines bleibenden Interesses in der Forschung. Dies belegen zahlreiche Einzeluntersuchungen sowie neuere Kommentare und Übersetzungen zu ausgewählten Kapiteln seines Werkes. Als Stoiker weist Epiktet insofern eine Besonderheit auf, als er die theologischen Aspekte in seiner Philosophie besonders betont. Die vorliegende Arbeit beschäftigt sich mit einem wichtigen Teil der Theologie Epiktets: seiner Gebetslehre. Epiktet integriert in sein Werk Gebetstexte, die er seinen Schülern als Vorbild- und Übungstexte (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    O Radicalismo de Sade à Luz da Filosofia Marginal de E. de Condillac e La Mettrie.Rodrigo Grobe Navarro Luiz - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (1).
    A fundamentação filosófica permeada na obra literária do Marquês de Sade está intimamente ligada às teses materialistas, em especial, às obras dos filósofos E. de Condillac e La Mettrie que exerceram tamanha influência sob o Marquês. Nos diálogos dos personagens de Sade, encontramos o desmembramento radical das teses propostas por La Metrrie, em principal, quando adere a uma fisiologia muscular, na qual está relacionada a noções de irritabilidade muscular e de sensibilidade nervosa, bem como a tese central de Condillac, quando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Da organização cartesiana à desorganização sadiana: Sade e o conceito de organização nos séculos XVII e XVIII.Clara Carnicero de Castro - 2018 - Doispontos 15 (1).
    "Organização" é um conceito amplamente empregado nos romances filosóficos de Sade. O sentido do termo, contudo, parece mudar conforme a teoria do personagem. Tal polissemia não é uma invenção de Sade, pois pode-se discernir, em obras filosóficas dos séculos XVII e XVIII, pelo menos cinco significados diferentes para a palavra: um sinônimo de máquina cartesiana, uma disposição específica da matéria que possibilita a vida, a forma com que a matéria viva se dispõe num todo contínuo, um mero arranjo geométrico de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  13
    A irredutibilidade ética do sujeito: Lacan entre Kant e Sade.Tatiane De Andrade & Joel Birman - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Escrito em 1963, três anos depois do seminário sobre A ética da psicanálise, o texto de Jaques Lacan, Kant com Sade, possibilita férteis discussões a respeito da prática analítica. Quais os limites desta prática? Qual é a razão que a sustenta? A prática analítica é um saber, uma ética ou uma terapêutica? Quais os pressupostos que orientam a sua ação? É evidente que não dispomos de condições necessárias e suficientes para respondermos a tais perguntas no limite de um artigo, tampouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    Zizek com lacan em: kant sem Sade. Liberdade como Reapropriação do Gozo.Fernando Facó de Assis Fonseca & Hildemar Luiz Rech - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):165-186.
    Resumo: Neste artigo, pretendemos trabalhar, a partir de uma leitura de Zizek e Lacan, a perspectiva radical de liberdade como superação da dialética entre a Lei moral kantiana e o gozo sádico. Para isso, procuramos primeiramente mostrar como Lacan articula a relação de Kant com Sade, para, em seguida, pensar como, segundo Zizek, o psicanalista encontra uma saída para o princípio de liberdade kantiana, a partir da ética do desejo puro, o que nos permitirá pensar um Kant sem Sade.: In (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    A Política na Alcova: Ecos Espinosanos em Sade.Mario Videira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):9-22.
    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo investigar a recepção do Tratado Teológico-Político de Espinosa, bem como sua crítica da religião pelo Marquês de Sade, numa obra bastante peculiar e que desafia todas as tentativas de classificação: La Philosophie dans le Boudoir. Em seu "Quinto Diálogo", Sade insere um texto intitulado "Franceses, mais um esforço se quereis ser Republicanos". Através do emprego desse artifício metalinguístico - um livro dentro de um livro - a política é agora introduzida na alcova e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  42
    The Idea of Progress in Sadean Thought: notes on La Philosophie Dans le Boudoir.Poliana dos Santos - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (2):147-166.
    Este artigo pretende, por meio da análise literária e da leitura de Freud , investigar a concepção de progresso em Sade, tomando como objeto de estudo o romance A filosofia na alcova . Defende-se que a ficção sadeana resulta de um conflito entre indivíduo e sociedade, de cujo resultado depende a felicidade humana. Esta seria alcançada com a superação dos obstáculos impostos pela educação, pela cultura e pela abertura da sociedade para a satisfação de todos os prazeres do sentido. The (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  41
    Schopenhauer and Wittgenstein: Assessing the Buddhist influences on their conceptions of ethics.Milan Vukomanovic - 2004 - Filozofija I Društvo 2004 (24):163-187.
    In the first part of this essay, the author discusses certain aspects of the Hindu and Buddhist philosophical and religious conceptions that could have made some impact on the European ethics before Schopenhauer. In the second part, he deals with various channels of possible Buddhist influence on Schopenhauer's ethical thought. Finally, in discussing Buddhist-Wittgenstein relationship, one is confronted with convergent, yet independent, responses to similar sets of problems. Independently, and less systematically than Buddhist philosophical schools, Wittgenstein indicates the way of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  10
    Entre sintomas e textos literários: a Psicanálise e a escolha dos nomes literários.Eladio C. P. Craia - 2019 - Revista Natureza Humana 21 (3).
    o presente artigo analisa a singularidade epistemológica que implica a utilização, tanto por parte do âmbito médico-psiquiátrico-, quanto, - e especialmente-, da psicanálise, dos nomes próprios de Sade e de Sacher-Masoch, autores oriundos da literatura não da medicina, nas suas tabelas sintomatológicas. Os nomes de Sade e Masoch identificam determinadas condições psíquicas bem conhecidas, assim como ajudam a organizar uma taxonomia do campo das perversões: o sadismo e o masoquismo. O texto aborda dois tópicos conceituais que se derivam desta escolha (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Interpasivnost.Mladen Dolar - 1997 - Filozofski Vestnik 18 (3).
    Tekst razvija idejo interpasivnosti, novega koncepta, oblikovanega po modelu interaktivnosti in ki pokriva vrsto pojavov, v katerih subjekt delegira svojo pasivnost in užitek na drugo osebo ali stvar. Izhodišče je tekst, ki gaje leta 1874 napisal Villiers de 1'Isle-Adam in ki nemara lahko velja za rojstno mesto te ideje. Ta tekst razvija pojem la claque, in predlaga njegovo razširitev, tako da bi ga pretvorili v mehanični aparat. Pričujoči tekst skuša pokazati, daje ta claque mogoče vzeti za vzorec za delovanje (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  6
    Was ist wahre Freiheit?: Diatribe IV 1. Epictetus & Samuel Vollenweider - 2013 - Tübingen: Mohr Siebeck. Edited by Samuel Vollenweider, Manuel Baumbach, Eva Ebel, Maximilian Forschner, Thomas Schmeller & Epictetus.
    Bei Epiktets Unterredung Über die Freiheit handelt es sich nicht nur um einen exemplarischen Text eines authentischen Stoikers (um 100 n. Chr.), sondern um ein Programm antiker Lebenskunst. Freiheit als "Leben, wie man will" wird interpretiert als Unterscheidung des "Fremden" vom "Eigenen" und als "sich an Gott anschließen.".
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Verheissungen des Glücks: Studien zur Rechts- und Sozialphilosophie des Fortschritts.Michael W. Fischer - 1982
    Stets war der Begriff «Fortschritt» von Glücksverheissungen begleitet. In der Renaissance, vollends dann in der Aufklärung wandelt er sich zum wissenschaftlichen Fortschritt. Die Rechtswissenschaften und die frühen Formen der Sozialwissenschaften stehen ganz im Bann dieser Utopie der Vernunft. Die Geheimbünde versuchen erstmals, wissenschaftlichen Fortschritt zu «institutionalisieren», Utopismus und Aufklärung sind um eine «Kodifikation des Fortschritts» bemüht. De Sade unternimmt erste ideologiekritische Schritte, indem er die Vernunft als beliebig einsetzbares Rechtfertigungsinstrument entlarvt. Die Traditionszusammenhänge des 19. Jahrhunderts ebnen den Weg für das (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  16
    Reason and ethos: Consequences of their separation and necessity of their unity.Mihailo Marković - 2003 - Filozofija I Društvo 2003 (21):19-32.
    Iako je tek u Kantovoj kritickoj filozofiji pojam "uma" dobio precizno znacenje i jasno omedjeno podrucje svog vazenja, ovaj termin ima dugu genezu u evropskoj duhovnoj istoriji. Koreni pojma uma nalaze se u grckom pojmu logosa i mogu se svesti na sest osnovnih znacenja kojima se oznacava logicka struktura ljudskog misljenja i racionalna struktura sveta. Anaksagora je sveopsti duhovni princip nus smatrao izvorom svekolike racionalnosti. Kod filozofa Stoe izraz logos spermaticos predstavlja aktivni princip koji deluje na pasivnu materiju da bi (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Kleine Schriften zur Religion und Philosophie.Blaise Pascal & Ulrich Kunzmann - 2008 - Meiner, F.
    Das literarische Werk Blaise Pascals (1623-1662) zählt zu den großen Klassikern der französischen Literatur. Es umfaßt neben den Lettres provinciales und den Pensées bedeutende kleinere Schriften zur Religion und Philosophie, die in dieser Ausgabe vollständig und zum Teil erstmalig in deutscher Übersetzung vorgelegt werden. Dazu gehören so wichtige Texte wie die Methodenschrift "Betrachtungen über die Geometrie im allgemeinen - Vom geometrischen Geist und Von der Kunst zu überzeugen", die wissenschaftstheoretischen Überlegungen der "Vorrede zu einer Abhandlung über die Leere" oder das (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Popper e a Falsificabilidade do Evolucionismo Darwinista.Francisco Abreu - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):351 - 389.
    Objectivo principal do presente artigo é mostrar até que ponto o evolucionismo darwinista inclui proposições centrais testáveis, para além de várias proposições acessórias também elas testáveis. Nesse sentido, o autor constrói um argumento no sentido de mostrar que as alegações de Karl Popper, segundo as quais não pode ser concedido estatuto de cientificidade ao darwinismo, carecem de fundamento. O autor defende também a necessidade de um questionamento firme em relação a todo e qualquer argumento fornecido pela ciência, pois nem a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  32
    Begründung einer strengen Implikation.Wilhelm Ackermann - 1956 - Journal of Symbolic Logic 21 (2):113-128.
    Die Gründe, die C. I. Lewis [5], [6] bewogen haben, neben der gewöhnlichen Implikation eine strikte Implikation einzuführen, sind bekannt. In der vorliegenden Arbeit wird aus ähnlichen Gründen eine strenge Implikation eingeführt, die jedoch einen engeren Begriff darstellt als die strikte Implikation. Mit einer Arbeit von Arnold Schmidt [7] hat meine nur geringe Berührungspunkte, da der Verfasser sich mit der strikten Implikation beschäftigt. Für diese wird ein relativ einfaches Axiomensystem angegeben und gezeigt, wie man durch geeignete Definitionen von Notwendigkeit und (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   48 citations  
  24.  22
    A partire da Rashômon: Riflessioni filosofiche sulla credenza in Pascal e Kierkegard.Isabella Adinolfi - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (2/4):1067 - 1098.
    O argumento do filme Rashômon de Akira Kurosawa suscita de um modo provocatório o problema a que o presente artigo pretende dar uma resposta. Como é possível discernir, em relação a um facto histórico, o verdadeiro do falso? Existe um saber capaz de nos ajudar a regular e a orientar o nosso juízo nas experiências humanas? Mostra-se, com efeito, que tanto para Pascal como para Kierkegaard existe um saber específico que tem por objecto o mundo histórico; este saber é a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  6
    Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais.Miriam Aguiar - 2018 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (3).
    Fruto de um estudo comparativo entre Brasil e França, este artigo analisa as mudanças em curso no mercado de vinhos finos, resultantes do processo de globalização e ajustes às novas realidades sociais e contextos diferenciados nos quais o produto se insere. A comunicação sobre o vinho, atualmente ampliada e diversificada pelas tecnologias digitais, multiplica consumidores e contribui para a formação de uma opinião especializada de contornos particulares. Aspectos como o perfil singular do mercado, a sensualidade e notoriedade associadas ao consumo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Hannah Arendt e o malogro do espírito revolucionário.Odílio Alves Aguiar - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):274-287.
    O texto examina o conceito arendtiano de revolução presente na obra Sobre a Revolução, focalizando, especialmente, a questão do malogro do espírito revolucionário. Nossa leitura guia-se pela hipótese de que a relação entre a necessidade e a liberdade atravessa a obra da autora e ilumina a compreensão arendtiana de revolução. A opção pela necessidade, pelo econômico, por um lado, e pela formalidade jurídica, por outro, em detrimento da liberdade, está na origem, segundo Hannah Arendt, do malogro do espírito revolucionário no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  28
    Husserl y el antirrealismo (¿o realismo?) científico.Juan Carlos Aguirre-García - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):287-308.
    O presente artigo se propõe a confrontar uma leitura antirrealista da obra do fenomenólogo Edmund Husserl e a sugerir que ela pode ser interpretada mais adequadamente como marco do realismo científico. Para tanto, primeiramente, será exposto um dos mais recentes e elaborados projetos nos quais Husserl se relaciona ao Empirismo Construtivo de Van Fraassen. Posteriormente, serão assinaladas as dificuldades encontradas para interpretar algumas teses de Husserl desde o marco antirrealista, enfocando, principalmente, a discussão sobre os inobserváveis, mostrando como a sua (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  28.  18
    Influência da Religiosidade Na Compreensão de Evolução Por Ouvintes da Mesa-Redonda “Desmistificando o Ensino de Evolução”.Luciana Aguilar-Aleixo & Luiz Alberto Machado de Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:307-320.
    A Evolução Biológica é considerada um eixo unificador da Biologia, por estabelecer conexões entre diferentes áreas, tornando o conhecimento biológico mais coerente e inteligível. A Evolução frequentemente é considerada polêmica, com mal-entendidos historicamente difundidos que dificultam sua compreensão. Embora não seja objetivo da Evolução deslegitimar a fé, a religião foi abalada pela publicação de “A Origem das Espécies”. Com o intuito de aproximar o conhecimento evolutivo do cotidiano das pessoas, o programa de extensão “Evolução Para Todos” realiza divulgação científica abordando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Injustiça e banalidade do mal em Hannah Arendt.Odilio Alves Aguiar - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 11 (22):1.
    Na ausência de uma teoria explícita da justiça, em Arendt, iremos abordar o assunto através de um desvio: tomaremos os campos de concentração como ponto de partida; abordaremos os conceitos de mal radical e banalidade do mal; e mostraremos que, nessa autora, o antídoto para a injustiça reside na concepção de justiça significando julgamento e não ao modo pensado pela tradição: virtude e valor. Essa discussão se dá dentro da tentativa arendtiana de recuperar o sentido originário da política, o mundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  26
    Leibniz Y la filosofía de la religión en Nishida kitarô.Z. Agustín Jacinto - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (133):207-232.
    ABSTRACT This paper is an analysis of the manner Nishida Kitarô, in the process of construction of his own philosophy of religion, enters into dialogue with Leibniz's thought concerning Pre-established Harmony. Although the philosophy of religion is an important theme and Nishida goes back to Leibniz at some points in his textual career, there are relatively few studies that touch on the relationship between these two thinkers. I study Nishida's approach under three headings. The first section concerns ten main aspects (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  8
    Os pressupostos da ética de Peirce que influenciaram Karl Otto-Apel na construção da ética do discurso.Francisco Brandão Aguiar & Luís Alexandre Dias do Carmo - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):305-315.
    Neste artigo analisaremos como a filosofia de Charles Sanders Peirce influencia o pensamento de Karl-Otto Apel na elaboração da sua ética do discurso. Pretendemos mostrar que Apel compreende que Peirce elabora uma transformação da filosofia transcendental kantiana, substituindo o “eu penso” por um “eu argumento”, neste viés Peirce demonstrou a existência de um acordo mútuo intersubjetivo dentro da comunidade científica. Sendo que, este acordo é mediado pela linguagem, e se dá em função da garantia da verdade das proposições. Conclui-se que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  14
    Pierrre Bourdieu E as regras do Campo literário.Vera Teixeira de Aguiar - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):237-241.
    Este estudo apresenta as principais ideias de Pierre Bourdieu referentes à análise sociológica da literatura, quando discute as seguintes questões: as relações entre a literatura e a ciência, as possibilidades de análise sociológica da literatura, a definição do campo literário, as relações do campo literário com o campo econômico e os demais campos do espaço social, as relações de oposição no interior do campo, a análise das obras literárias considerando as relações entre o código literário e os que se referem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  18
    Proteção de civis na operação de paz da ONU no Sudão do Sul: o emprego conjunto de militares e policiais.Sergio Luiz Cruz Aguilar & Joel Henrique Fonseca De Ávila - 2020 - Dialogos 24 (2):397-416.
    A guerra civil iniciada no final de 2013 no Sudão do Sul causou, pela primeira vez na história das Nações Unidas, um afluxo gigantesco de deslocados internos para o interior de bases da Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, em busca de proteção. Assim, foram criados os Protection of Civilian Sites. Com a chegada de dezenas de milhares de pessoas em poucas semanas, houve um enorme crescimento nas demandas humanitárias e de segurança. Para prover a necessária proteção, foi (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. The influence of Western culture on the Central Asian States’ and Kazakhstan’s science.Sanat Ainakulov, Mereke Tulekova & Nurzhamal Oshanova - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (3):e02400186.
    Resumo: A relevância do estudo deve-se ao fato de que a cultura da Ásia Central é de grande interesse para a ciência sociológica moderna, enquanto objeto de estudo da interação intercultural, como um fenômeno multifacetado, complexo, controverso e dinâmico. O tópico da influência da cultura e da filosofia ocidentais na ciência das regiões mais orientais, de acordo com os autores, tem sido bastante negligenciado. O objetivo do artigo é estudar a influência da cultura ocidental na ciência dos estados da Ásia (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    A relação entre arte e vida no longa-metragem Gabbeh, de Mohsen Makhmalbaf: a perspectiva bakhtiniana em cena.Natassia D’Agostin Alano - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):154-180.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo realizar um ensaio-análise do longa-metragem Gabbeh, do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, promovendo reflexões que possam, em alguma medida, contribuir para o aprofundamento de questões que envolvem o campo da arte e da vida. As bases teórico-epistemológicas que sustentam esta análise são os estudos bakhtinianos em diálogo com a perspectiva vigotskiana. A análise parte de algumas cenas do filme e busca estabelecer uma relação entre alguns conceitos bakhtinianos - como dialogismo, cronotopo, polifonia, exotopia - e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Beruhigung und Beunruhigung. Über den Umgang mit Unsicherheit bei Epikur und in der Philosophie der Orientierung.Ben Alberts - 2016 - In Andrea Bertino, Ekaterina Poljakova, Andreas Rupschus & Benjamin Alberts (eds.), Zur Philosophie der Orientierung. Boston: Walter de Gruyter. pp. 33-48.
    Epikurs Philosophie ist Ausdruck seines Ringens um Orientierung. Es geht ihm nicht um ein abstraktes, theoretisches, auf Wahrheiten basierendes Lehrsystem, sondern um die Praxis eines gelingenden Lebens. Durch nüchterne Planung und Einsicht in die Abläufe der Natur will er Ängste vermeiden und eine sichere Orientierung auch im Umgang mit dem Ungewissen gewährleisten. Der Epikureismus lässt sich mit grundlegenden Begriffen und Konzepten der Philosophie der Orientierung deuten, darunter Vertrauen, Autorität, Plausibilität, Paradoxien, Orientierung in Routinen und Orientierung durch Achtung und Planung. -/- (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  10
    udolf Eucken's Kampf um einen neuen Idealismus. [REVIEW]Clifford Allbutt - 1911 - Ancient Philosophy (Misc) 21:478.
  38. Verantwortung vor der Tradition oder Verantwortung für die Gegenwart? Die EKD im Ringen um das Ehe- und Familienbild seit 1971.Nicola Madeleine Aller - 2019 - In Christian Albrecht & Reiner Anselm (eds.), Aus Verantwortung: der Protestantismus in den Arenen des Politischen. Tübingen: Mohr Siebeck.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    A alienação como processo de des-naturação do indivíduo e sua nova existência social em Jean-Jacques Rousseau.Juliana Fischer de Almeida - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 15 (1):60-74.
    O presente artigo pretende investigar de que forma a alienação social acarreta o processo de desnaturação do indivíduo e propugna pela formulação de uma nova existência. O “eu” social é corrompido pelo meio no qual vive sendo impossível viver solitariamente. A “luz” da razão acarreta a decadência moral, proporcionando um desequilíbrio entre razão e sentimento. A dicotomia entre aparência e autenticidade realizada por Rousseau será analisada sob o ponto de vista antropológico e suas consequências políticas.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  32
    A categoria Luz na Biblioteca Copta de Nag Hammadi (The category "Light" in the Coptic Nag Hammadi library) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n27p983. [REVIEW]Maria Aparecida de Andrade Almeida - 2012 - Horizonte 10 (27):983-1011.
    Em 1945, uma coleção de manuscritos em língua copta foi encontrada por camponeses egípcios, próxima à cidade de Nag Hammadi. Esta coleção, contendo treze códices feitos de papiro e cobertos com couro, recebeu o nome de Biblioteca Copta Nag Hammadi . Uma importante descoberta para a língua copta, para a história da filosofia antiga e para o cristianismo primitivo, pois esta biblioteca abre-nos uma nova janela sobre o período formativo do cristianismo por fornecer tratados de teologia sistemática, obras exegéticas, epístolas, (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  12
    A Cultura, o Estado e a Educação nos "escritos trágicos" de Nietzsche.Rogério Miranda de Almeida - 2014 - Filosofia E Educação 6 (1):110.
    Estas reflexões têm como objetivo principal mostrar as críticas e os ataques que Nietzsche move contra a civilização contemporânea e, particularmente, contra a civilização alemã das últimas décadas do século XIX. Nas suas invectivas, o filósofo mira principalmente os chamados filisteus da cultura, a ciência e a diversidade de suas especializações, a imprensa e a ingerência do Estado prussiano na educação e na cultura do povo alemão. Ao mesmo tempo, Nietzsche coteja constantemente a civilização alemã, que ele vê como decadente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  9
    Ação e Narrativa: Reflexões a partir de Hannah Arendt e Karen Blixen.Vanessa Sievers de Almeida - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (17):105.
    Neste artigo analiso alguns aspectos dos conceitos de ação e narrativa no pensamento de Hannah Arendt. Enfatizo a metamorfose operada pela narrativa que, na retrospectiva e por meio da imaginação, transforma a ação em estórias. Em especial, busco compreender por que Arendt afirma que as estórias são posteriores à ação e que é um equívoco tentar inverter essa ordem, sob a pena de eliminar a liberdade da ação. Baseio-me no capítulo sobre ação na obra “A condição humana” de Arendt e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    A educação pública em Rousseau.José Benedito Almeida Júnior - 2012 - Filosofia E Educação 4 (2):125-151.
    O objetivo deste artigo é refletir sobre a educação pública em Rousseau e verificar em que medida se relaciona com a proposta da educação doméstica. Os dois modelos são irremediavelmente paradoxais: enquanto a máxima de um é “seguir a natureza”, do outro é “desnaturar”. Apesar disto, a educação pública descrita no modelo para a Polônia apresenta uma série de elementos comuns ao Emílio o que indica que, de certa forma, a educação da natureza pode contribuir para com as especificidades da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  11
    Argumentação e Sentido no Sermão da Sexagésima.Aníbal Alves - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (3):435 - 457.
    Reconhecendo o valor exemplar permanente, enquanto comunicação e enquanto linguagem, da oratória sagrada do Pe. António Vieira, pretende este artigo de homenagem, no 3° centenário da sua morte, propor uma leitura do Sermão da Sexagésima enquadrada por uma perspectiva teórica particular: a teoria linguística e semântica de O. Ducrot e mais especificamente a concepção argumentativa do discurso. Ao tentar ler e interpretar o texto de Vieira à luz, parcial e limitada, da teoria argumentativa do sentido, acalentamos um duplo desejo: testar, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  18
    A Filosofia da Matemática em Wittgenstein.Vitorino de Sousa Alves - 1989 - Revista Portuguesa de Filosofia 45 (2):161 - 188.
    O autor analisa a crítica que fez Wittgenstein aos fundamentos de Matemática na dupla fase do seu pensamento lógico e filosófico. Começa por situá-lo em relação às 3 Escolas que discutiam sobre a fundamentação lógica da matemática: o logicismo, o intuicionismo e o formalismo. Na 1.a fase do Tractatus, vê-se que Wittgenstein é logicista. Mas é original porque não deriva a aritmética do cálculo de classes, como fazia Russell, mas do cálculo proposicional, que generaliza. Considera a matemática como um simples (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  9
    A força de trabalho como forma de ser: protoforma da individualidade do Capital em Marx.Antônio José Lopes Alves - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):153-231.
    No presente artigo se apresenta uma análise do conceito marxiano de força de trabalho como uma categoria, um referente ideal geral de natureza teórica, cuja elaboração por Marx potencialmente faculta o rastreamento de traços essenciais para a compreensão crítica do caráter particular assumido pela individualidade nos contornos das formas de sociabilidade do capital. Nesse sentido, a discussão dos textos marxianos, bem como de obras de outros autores que abordam o tema ou questões conexas a este, tem como objetivo enumerar analiticamente, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Entre a filosofia e as ciências sociais.Alessandro Cavassin Alves - 2019 - Basilíade - Revista de Filosofia 1 (2):09-21.
    O presente artigo busca pensar os limites entre Filosofia e Ciências Sociais, e que, apesar de serem conhecimentos distintos, estão muito mais imbricadas do que separadas, devido ao seu caráter reflexivo e lógico sobre os temas que intrigam a humanidade. Um problema conjunto é o próprio caráter do que fundamentaria a sociedade. Tal motivação provém de um exemplo particular, que é pensar a existência de um ente superior e anterior aos indivíduos, capaz de dar sentido à existência, mas também de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Filosofia e Religião no Criacionismo de Leonardo Coimbra.Ângelo Alves - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (1):87 - 120.
    O artigo começa por apresentar o quadro formal das relações entre Filosofia e Religião, que pode reduzir-se atrês hipóteses: Filosofia religiosa, Religião filosóficaeFilosofiadaReligião.Completa este quadro com a definição de Religião defendida por Juan Martín Velasco e a concepção dialéctica de experiência religiosa de Cario Cantone. Descreve seguidamente o tratamento dado à Religião e o lugar que ela ocupa no sistema criacionista de Leonardo Coimbra, que é, gnosiologicamente, um idealismo sintético e dialéctico e, ontologicamente, uma monadologia espiritualista, uma metafísica moral e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  17
    Modelos de Ordem: Os Direitos do Homem e o Futuro do Sistema Estatal de Organização Política.Carlos E. Pacheco Amaral - 2003 - Revista Portuguesa de Filosofia 59 (1):201 - 219.
    Este artigo começa por proceder à caracterização do Estado soberano, perspectivando-o como forma concreta e historicamente situada de organização política e inserindo-o no contexto dos demais modelos que o precederam. De seguida, constata a profunda crise que sobre ele se abateu, manifesta na incapacidade que apresenta, seja para explicar os fenómenos políticos com que nos deparamos diariamente, seja para constituir matriz adequada para a compreensão e explicação do mundo em que vivemos. Por último, lembra os direitos do homem desenvolvidos na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    La Creazione dell' Universo.Vincenzo Arcidiacono - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (1):37 - 58.
    A ciência não pode por si só resolver o problema cosmogónico de modo a esclarecer decisivamente o conceito de "criação". O início do muindo deve ser concebido como um acontecimento de natureza não física, que levou ao aparecimento da matéria a partir do nada, com uma massa crescente. Tal deve ter sido a origem daquela que os físicos chamam "the primeval flreball". Esta explicação concilia os princípios fundamentais da física com as instâncias mais óbvias da razão cosmológica, ao mesmo tempo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 984