Order:
  1.  12
    A Política na Alcova: Ecos Espinosanos em Sade.Mario Videira - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (s1):9-22.
    RESUMO: O presente artigo tem por objetivo investigar a recepção do Tratado Teológico-Político de Espinosa, bem como sua crítica da religião pelo Marquês de Sade, numa obra bastante peculiar e que desafia todas as tentativas de classificação: La Philosophie dans le Boudoir. Em seu "Quinto Diálogo", Sade insere um texto intitulado "Franceses, mais um esforço se quereis ser Republicanos". Através do emprego desse artifício metalinguístico - um livro dentro de um livro - a política é agora introduzida na alcova e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  53
    Eduard Hanslick e o Belo Musical.Mário Videira - 2007 - Discurso 37:149-166.
    Os estudos acerca da estética musical de Eduard Hanslick geralmente enfatizam sua tese negativa, causadora de inúmeras controvérsias e discussões. A investigações de sua tese positiva é geralmente deixada de lado pelos musicólogos. Neste artigo são discutidos não apenas os fundamentos da tese negativa, mas também os da tese positiva, bem como as noções de forma, conteúdo e Conteúdo espiritual. Ao mesmo tempo, examinamos em que medida os pontos de vista de Hanslick são tributários das concepções de alguns autores franceses (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  3.  30
    Filosofia E literatura no iluminismo alemão: A questão da tolerância religiosa no Nathan der Weise, de Lessing.Mario Videira - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (s2):57-74.
    O presente artigo aborda a questão da tolerância religiosa no Iluminismo alemão, por meio da análise e interpretação de trechos selecionados da peça Nathan der Weise (1779), de Lessing. Pretende-se mostrar que essa obra tem sua origem intimamente ligada ao debate teológico (“Fragmentenstreit”) entre Lessing e o pastor Johann Melchior Goeze, de Hamburgo, podendo ser lida como uma reação e uma resposta às críticas e objeções deste último.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark