Results for 'São Marcos'

999 found
Order:
  1. Introdução à perspectiva ficcionalista na filosofia da matemática.Marco Aurélio Sousa Alves & José Henrique Fonseca Franco - 2022 - Perspectivas 7 (2):330-346.
    O ficcionalismo, geralmente classificado como um tipo de nominalismo, apresenta como perspectiva precípua a tese de que os entes matemáticos são ficções. Para o ficcionalista, o discurso matemático é desprovido de conteúdo. Hartry Field, que é o principal defensor dessa concepção ontológica da matemática, contesta, em Science Without Numbers, a utilização de entes matemáticos na redação de teorias da física, alegando que a defesa mais plausível do realismo ontológico matemático é o argumento da indispensabilidade de Quine-Putnam. O ficcionalismo defendido por (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Cddi 149.94 logicism: Fregean and neo-Fregean'marco Ruffino.Largo de Sao Francisco de Paula - 1998 - Manuscrito 21:149.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  24
    Experimental and interdisciplinary approaches in philosophy: Methodological caveats.Marco Antonio Azevedo & Jairo Othero - 2015 - Dissertatio 41 (S2):94-118.
    Filósofos, especialmente aqueles que se autodenominam como naturalistas, parecem cada vez mais interessados em realizar pesquisas empíricas. Um caso típico é o da Filosofia Experimental, um campo emergente que faz uso de dados empíricos colhido por meio de inquéritos seguindo os mesmos métodos empregados nas ciências empíricas, nomeadamente na psicologia, a fim de apresentar provas em pesquisas ou argumentos filosóficos. Outro exemplo é oferecido pela participação ativa dos filósofos em grupos de pesquisa interdisciplinares nas neurociências. No entanto, os filósofos não (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  23
    Análise da eficiência do objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 15).Marcos Aurélio Brambilla & Thaise Moser Teixeira - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:201-220.
    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) abrangem diversas questões socioambientais e são aplicáveis a todos os países. O ODS 15, Vida Terrestre, visa proteger os ecossistemas terrestres, conservar a biodiversidade e reduzir a perda de biodiversidade, e o estado do Paraná é um dos estados com uma das maiores proporções de área de remanescentes florestais do Brasil e conta com uma política de preservação ambiental. Em vista disso, o estudo tem como objetivo analisar a eficiência dos municípios paranaenses no atendimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  19
    Cidade inteligente e governamentalidade algorítmica: liberdade e controle na era da informação.Marco Antônio Sousa Alves - 2018 - Philósophos - Revista de Filosofia 23 (2).
    Partindo das reflexões de Michel Foucault no final dos anos 1970 e da noção desenvolvida mais recentemente de “governamentalidade algorítmica”, entendida como um novo regime de poder e saber baseado na coleta, mineração e cruzamento de grandes volumes de dados, o presente artigo pretende analisar criticamente as chamadas “cidades inteligentes”, nas quais a infraestrutura e os serviços são interligados de maneira supostamente mais racionalizada e eficiente, oferendo finalmente o sonhado bem-estar e a vida feliz. Essa utopia de organização social será (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  14
    Relação Mente-Corpo.Marcos Antonio Alves & Heder da Silva Almeida - 2023 - Princípios 30 (62).
    A relação mente-corpo é um dos problemas componentes da agenda da filosofia. Na modernidade, Renê Descartes foi um dos que trataram da questão, adquirindo bastantes adeptos e críticos. Ele defende uma abordagem dualista substancial, segundo a qual mente e corpo são entes substancialmente distintos. Uma visão oposta a essa é defendida pelas perspectivas fisicalistas reducionistas, segundo as quais, de modo geral, toda a realidade é ou pode ser reduzida, ontológica e/ou epistemologicamente ao físico, de modo a dissolver o problema da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    O leitor como sujeito meditante: a maneira de demonstrar e o estilo de escrita das meditações metafísicas de René Descartes.Marcos Alexandre Borges - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):295-307.
    Nas páginas finais das Segundas Respostas, Descartes fala sobre a maneira pela qual as teses apresentadas nas Meditações Metafísicas são demonstradas e sobre o estilo de escrita por ele adotado para esta obra. A maneira de demonstrar é a análise; o estilo de escrita é a meditação. A leitura das Meditações depende, fundamentalmente, do entendimento sobre essas duas coisas, bem como sobre a relação existente entre elas. Com o presente artigo pretendemos, em primeiro lugar, analisar o modo como Descartes entende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    Curso de Geografia de Jean-Jacques Rousseau.Marcos Saiande Casado & Marcos Antonio de Carvalho Lopes - 2024 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (39):360-371.
    Curso de Geografia de Jean-Jacques Rousseau integra o X volume da edição de OEuvres complètes de Jean-Jacques Rousseau, Édition thématique du Tricentenaire, Slatkine/Honoré Champion (2012), subintitulado Escritos Científicos. Para esta tradução, além do texto consagrado na edição do tricentenário, também utilizamos a edição norte-americana dos textos de Rousseau organizada por Christopher Kelly, intitulada Autobiographical, scientific, religious, moral, and literary writings (2007). Preservamos, integralmente, as indispensáveis notas ao texto em língua francesa, que são de autoria de Christophe Van Staen.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    A floresta e a escola em Milton Hatoum.Marcos Reigota - 2003 - Utopía y Praxis Latinoamericana 8 (23):117-124.
    Milton Hatoum was born in 1952 in Manaus. His family was Lebanese. He studied architecture at São Paulo University and literature in Barcelone and Paris. He is a French literature professor at Amazonas University. His two novels: Relato de um certo Oriente (1989) and Dois Irmãos (2000), won the pr..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  11
    A Técnica Com Uma Ameaça À Vida: Uma Leitura a Partir de Hans Jonas.Marcos Alexandre Alves & Tatiane de Fátima da Silva Pessôa - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):1-10.
    As facilidades proporcionadas pela tecnologia moderna representam maior liberdade ao indivíduo, pois aumentam as possibilidades de ação. Contudo, os olhares se voltam para ações do homem na sociedade contemporânea, as direções das pesquisas são conduzidas pelo homem, no entanto o uso para o bem ou mal não está na técnica e sim centrada nas escolhas do ser humano. A tecnologia moderna possui rapidez na difusão do conhecimento, bem como proporciona a possibilidade de melhoramento e aperfeiçoamento da técnica, porém com esse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  64
    O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica.Marco Aurélio Werle - 2005 - Doispontos 2 (2).
    Embora a reflexão de Kant sobre a especificidade do juízo estético seja tomada pelos intérpretes de sua obra como não tendo o propósito de constituir uma nova possibilidade de pensar a arte e o fazer artístico, não se pode, todavia, negar sua contribuição, particularmente para o reconhecimento da estética como disciplina filosófica. Filósofos aparentemente tão diversos como Hegel, Schelling e Schopenhauer, bem como críticos de literatura e de arte, como os irmãos românticos August e Friedrich Schlegel são unânimes quando se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  40
    As Categorias de Aristóteles e a doutrina dos traços do ser.Marco Zingano - 2013 - Dois Pontos 10 (2).
    Neste artigo, propõe-se uma leitura das categorias no tratado aristotélico homônimo como um primeiro esboço de uma ontologia regional, centrada nas substâncias sensíveis. Tendo por foco substância, quantidade, qualidade, relativo, agir e sofrer, este trabalho busca expor as duas estratégias principais que Aristóteles parece empregar para chegar a uma lista das categorias: (a) características básicas, cuja satisfação ou não satisfação de cada uma determina a natureza categorial de cada item e (b) a propriedade única que caracteriza cada categoria em contraste (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  6
    Res occultas: Lucrécio e o invisível.Marco Antonio Valentim - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):58-80.
    O ensaio trata do problema da invisibilidade da matéria e do vazio em Dererum natura Como é possível a Lucrécio sustentar, por um lado, que o ânimo ématerial e que o conhecimento é sensível, e, por outro, que os primórdios dascoisas, bem como o vazio e os simulacros dos corpos, são invisíveis e, no limite,inacessíveis aos sentidos? O problema é desenvolvido mediante um comentário aotexto de Lucrécio que retoma criticamente a interpretação de Deleuze em Lógica dosentido com foco na relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  15
    Foucault: o estatuto biopolítico da terapêutica/ Foucault: The biopolitical status of therapeutics.Marcos Nalli - 2014 - Natureza Humana 16 (1).
    Resumo: O artigo tem por objetivo apresentar como, a partir da analítica foucaultiana da biopolítica, podem-se interpretar as práticas terapêuticas. Para isso, faremos uma apresentação de como Foucault concebe a biopolítica como uma política que inverte o princípio de soberania, buscando garantir a vida da população e, a partir daí, enfocar como as práticas terapêuticas são criadas e agenciadas no intuito de caucioná-la com um sentido muito mais preciso de doença em seu fundo biossocial do que de um ponto de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    Tomás de aquino E a essência absolutamente considerada.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):95-105.
    O presente artigo propõe uma interpretação deflacionista para a doutrina da essência absolutamente considerada , apresentada por Tomás de Aquino no opúsculo "De ente et essentia". O norte do trabalho é a análise das expressões reduplicativas que são constantemente utilizadas pelo Doutor Angélico para designar as EAC's. Portanto, pretendo mostrar que a EAC é a consideração dos predicados essenciais, que se predicam das expressões reduplicadas, diferentemente da noção acidental de existência. Por isso, a EAC não existe nem no intelecto nem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  16.  4
    Sobre Interdisciplinaridade e Diferença.Marcos Villela Pereira - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:108-128.
    O presente ensaio tem por propósito a recolocação em cena do debate sobre a interdisciplinaridade, tomando como campo de referência as contribuições da filosofia da diferença. A interdisciplinaridade será entendida como uma estratégia e como um expediente de subjetivação, definindo o modo como o sujeito e sua prática ocupam uma posição no mundo. O termo será analisado em termos conceituais, levando-se em consideração alguma produção já existente e oferecendo uma abordagem pautada no entendimento do que são os modos e processos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  21
    A crítica de Hegel aos postulados da razão prática como deslocamentos dissimuladores.Marcos Lutz Müller - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):927-959.
    Este artigo apresenta a crítica radical de Hegel na Fenomenologia do Espírito à teologia moral dos postulados da razão pràtica kantiana. Hegel os reconstrói como projeções resultantes da contradição da consciência moral, que, ao termo da experiência que ela perfaz de si mesma mediante a sua objetivação na "visão moral do mundo'', é compelida a confessar a sua hipocrisia. Depois de uma caracterização sucinta da antinomia e dos postulados da razão pràtica, bem como das principais teses da sua reconstrução crítica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  18. A importância da literatura antiga para a formação do professor.Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio - 2020 - In Marcos Sidnei Pagotto-Euzebio & Rogério de Almeida (eds.), O Mundo Antigo, o Livre Falar e o Livre Pensar. São Paulo: FEUSP - Coleção GALATEA. pp. 132-148.
    "Tentarei, neste texto, apresentar argumentos não só para recomendar os estudos da Antiguidade em educação, mas para deixar claro o quanto esses estudos são fundamentais para a formação do professor. Meus argumentos serão de dois tipos: em primeiro lugar, apresentarei a Antiguidade — e por esse nome eu me refiro à literatura dos antigos gregos e romanos — como uma herança que está à nossa disposição. Depois, quero apontar, sumariamente, a conexão necessária entre a presença dessa literatura e o vocabulário (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Marx Selvagem?Marcos de Almeida Matos - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38555.
    Resenha de Tible, Jean. Marx Selvagem. Quarta edição, São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  7
    São felizes os espinosanos? A felicidade em Espinosa – na teoria e na prática.Marcos Ferreira de Paula - 2021 - Cadernos Espinosanos 44:109-132.
    Some authors objected to the practical possibility of achieving happiness as Spinoza conceives it in Part v of Ethics. This article seeks to refute such objections. It shows that they stem essentially from the same image that common sense makes about happiness. After eliminating these objections, the article describes what would be a practical experience of Spinoza’s happiness.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    As Pessoas Em Situação de Rua e a Bio-Necropolítica Como Política de Estado.Marcos Vinicius Oliveira Santana - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):213.
    A partir de uma correlação entre os conceitos de biopolítica de Michel Foucault e necropolítica de Achille Mbembe, objetiva-se demonstrar, por meio de um estudo bibliográfico, que os atos governamentais de descaso estatal para com as pessoas em situação de rua incluem-se na prática de deixar morrer. Sendo assim, longe de ser algo involuntário, isto é, não intencional, trata-se de um projeto político de eliminação, pautado em mecanismos racionais. Além disso, discute-se a visão ideológica inerente ao capitalismo que segrega os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  36
    Igreja Nossa Senhora da Consolação por Maximilian Emil Hehl : ecletismo na arquitetura sacra paulistana com predomin'ncia do neorrom'nico.Marcos Eduardo Melo dos Santos & Susana Aparecida da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):151-159.
    This article presents the recent literature about the church Nossa Senhora da Consolação, considered through the prism of the study of sacred art. After a historical overview about the neighborhood and the ancient temple of Consolation, will be highlighted some most relevant artistic aspects of architecture and works of art gathered in the sacred building, designed by German engineer Maximilian Emil Hehl, whose inspiration reports to the formal and stylistic features of Romanesque architecture as well as the influences of eclecticism (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  13
    Editorial v.34 n.72–2020: O fim dos periódicos pode ser dito de muitas maneiras.Marcos César Seneda - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1041-1049.
    Muito se tem falado acerca de avaliação unitária do que é publicado, mas pouco se tem discutido acerca dos veículos que asseguram todo o processo de avaliação. Trata-se de um interesse ingente da época – e interesse parece uma roupa bem mais leve para encobrir a palavra moda – que recai sobre a cientometria, que é o Cíclope que domina e percorre o grande domínio da produção científica atual. Sua ingente tarefa é metrificar essa produção científica pelo número de citações. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Elogio da beleza atlética, de Hans Ulrich Gumbrecht.Marcos Silva - 2010 - Princípios 17 (28):309-319.
    Resenha: Gumbrecht, Hans Ulrich. Elogio da beleza atlética . Trad. Fernanda Ravagnani. Sáo Paulo: Companhia das Letras, 2007.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Filosofias da matemática, de Jairo José da Silva.Marcos Silva - 2009 - Princípios 16 (26):285-297.
    Resenha do livro de: SILVA, Jairo José da. Filosofias da matemática . Sáo Paulo: Editora UNESP, 2007.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  5
    Satz als Bild und Satz als Maßstab: Sobre o desenvolvimento normativo de uma metáfora.Marcos Silva - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):84-102.
    Neste artigo investigamos o desenvolvimento normativo da metáfora de réguas (Maßstäbe) no período intermediário da filosofia de Wittgenstein. Esta metáfora foi apresentada marginalmente no Tractatus para ilustrar como determinamos o sentido de proposições. Contudo, a partir de 1929, após alguns problemas lógicos acerca do estatuto da necessidade e da exclusão em alguns domínios linguísticos (comona atribuição de cores a pontos visuais), a metáfora de réguas toma gradualmente a centralidade da discussão. Aqui, nós examinamos como e por que esta metáfora acompanhou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  22
    Context and quantifier domain.Marco Ruffino - 2009 - Manuscrito 32 (1):283-307.
    There are some salient explanatory models for the semantic phenomenon known as quantifier domain restriction. Each of these models sees the context of utterance as playing a different role. A particularly clear and helpful way of organizing the issue is offered by Stanley and Szabó , who distinguish three kinds of approaches, and argue for one of them in particular . In this paper, I argue that neither Stanley and Szabó’s arguments against the rival approaches nor their arguments for the (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  19
    A dialética Das duas cidades na teologia/filosofia da história de santo agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 1998 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 43 (4):1053-1069.
    Em sua obra A Cidade de Deus, Santo Agostinho procura definir e relacionar dialeticamente os conceitos de Cidade de Deus e Cidade terrena, considerando a origem, natureza, desenvolvimento e fins das duas cidades. É aí que encontramos a sua teologia-filosofia da história, que nos faz identificar as duas cidades com certas realidades históricas: Cidade de Deus como sendo a Igreja, Cidade terrena como sendo o Império Romano. Contudo, Agostinho adverte que estes termos não são sinônimos.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  34
    Philosophiae portus e arx philosophiae: apropriação e superação agostiniana da tradição filosófica Grego-Romana em relação à felicidade.Marcos Roberto Nunes Costa - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (3):131-142.
    Mantendo-se na linha de São Justino, o qual, apesar de valorizar a Filosofia Grego-Romana, defende ser o Cristianismo a "verdadeira filosofia", Agostinho fundamenta ou alicerça seu conceito de felicidade na tradição filosófica que o antecedeu, a qual é concebida por ele como um philosophiae portus . Entretanto, como pensador cristão, buscando superar o eudaimonismo grego-romano, ao distinguir sabedoria e Verdade, sendo esta última identificada com Deus, faz da Fé Cristã o arx philosophiae , a que chama de "nossa Filosofia Cristã", (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  5
    O libertarianismo de Jonathan Lowe.Marco Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 14 (2):358-374.
    O objetivo deste artigo é apresentar a versão libertariana de Jonathan Lowe acerca da vontade livre. Ações intencionais são explicadas ao mencionarmos as razões pelas quais os agentes adotaram certos cursos de ações. Uma característica essencial dessas ações seria a capacidade de um agente de deliberar sobre as circunstâncias de um determinado curso de ação, antes de decidir o que fazer. A questão, na Filosofia da ação, é abordada por deterministas e seus opositores. Enquanto deterministas apresentam críticas contra a noção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  29
    The epidemic of misconduct in science: the collapse of the moralizer treatment.Marcos Barbosa de Oliveira - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):867-897.
    RESUMO O tema do artigo é a proliferação de más condutas na ciência que vem ocorrendo nas últimas décadas, designada ao longo do texto pelo termo "a epidemia". As más condutas são violações de normas éticas da ciência, sendo os tipos mais importantes as várias modalidades de fraude, e de falsidades autorais. O artigo divide-se em seis seções. Na primeira, apresenta-se o tema e alguns esclarecimentos terminológicos. Na segunda, são expostas as evidências que corroboram a existência da epidemia. A terceira (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  55
    Pode o conhecimento dar alguma alegria? Uma interpretação da "Melancolia I ", de Albrecht Dürer, a partir da "Ética" de Spinoza.Marcos Ferreira de Paula - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (130):597-618.
    Este artigo busca interpretar a gravura "Melancolia I", do renascentista alemão Albrecht Dürer, segundo o pano de fundo filosófico do pensamento de Spinoza. A ideia central é a de que, nessa gravura, haveria uma intuição artístico-filosófica pela qual Dürer foi levado a associar a tristeza melancólica à ideia de um conhecimento confuso e turvado pela imaginação. Tal intuição se completaria numa outra gravura, criada no mesmo ano, o "São Jerônimo em seu gabinete", na qual a melancolia do "homem de cultura" (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  8
    A intuição categorial, o problema das categorias e a doação do ser.Marcos Aurélio Fernandes - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    Este texto pretende expor o significado da descoberta fenomenológica da intuição categorial, feita por Husserl, para o tradicional problema das categorias e para o novo encaminhamento da questão do ser, que se deu com a investigação e meditação de Heidegger. Expõe o contexto em que a descoberta foi realizada: o do esclarecimento do conhecimento em referência ao modo de captação do ente em seu ser, a partir da sensibilidade e do entendimento. Indica como o método fenomenológico transcendental, através da tematização (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  24
    Ordem, Harmonia e Perfeição do Universo na Filosofia da Natureza de Santo Agostinho.Marcos Roberto Nunes Costa - 2008 - Revista Portuguesa de Filosofia 64 (1):195 - 207.
    Partindo do princípio judaico-cristão de que Deus, Ser supremo, criou todas as coisas a partir do nada mediante um acto livre de amor (creatio ex nihilo), o artigo mostra como Santo Agostinho defende que no universo físico, criado e governado por Deus, não há espaço para a desordem ou imperfeição (o mal), mas que a natureza é perfeitamente ordenada e harmoniosa, não havendo, portanto, senão o bem. Desta forma, mostra-se de que modo para Santo Agostinho, existir, ser e Bem são (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  35.  50
    A Catedral Metropolitana de São Paulo por Maximilian Emil Hehl : História, arte e ecletismo na arquitetura sacra paulistana. [REVIEW]Marcos Eduardo Melo dos Santos - 2014 - Revista de Teologia 8 (13):4-15.
    This article presents the recent literature about Cathedral of See considered from the History of Arts perspective in São Paulo. After highlight some functional, stylistic and historical data about the building idealized by Brazilian Archbishop Dom Duarte Leopoldo e Silva and designed by German engineer Maximilian Emil Hehl , will be highlighted the most important artistic aspects of architecture and Works of Art gathered in the paulist sacred buildings. The article also highlights the Cathedral in its connection with the history (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  7
    Novas Tecnologias, Virtualização e Inteligência Coletiva: Impactos Na Educação Segundo Pierre Lévy.Eder Fernando Kegler & Marcos Alexandre Alves - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (30):1-10.
    O avanço tecnológico envolve e faz parte do cotidiano de todas as pessoas, e a sua influência pode ser direta ou indireta. O que se faz são up-grades com o propósito de conseguir participar deste universo digital. As Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem provocado alterações na humanidade, no modo de viver, de se relacionar, aprender, pensar e ensinar. Propõe-se um estudo bibliográfico, baseado em duas grandes obras de Pierre Lévy, um dos grandes pensadores da era da informação: O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  14
    (In)Visibilidades: população em situação de rua, questões raciais e pandemia.Marcos Antonio Batista da Silva - 2023 - Odeere 8 (2):141-164.
    O artigo tem por objetivo discutir acerca da população em situação de rua no que tangencia o debate racial no contexto da pandemia do coronavírus covid-19, à luz da teoria das relações étnico-raciais (raça e racismo). No campo metodológico utiliza-se a hermenêutica de profundidade de J. B. Thompson e complementado por sete relatos de pessoas em situação de rua, heteroatribuídas e/ou autodeclaradas negras, localizados na página do Facebook (SP invisível), entre os anos de 2021 e 2022. Os relatos localizados sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    Narrativas socioconstrutivistas e seus problemas.Marcos Rodrigues da Silva - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:210-217.
    De modo a explicar o sucesso das realizações científicas, as abordagens tradicionais em filosofia da ciência empregam critérios epistemológicos; abordagens socioconstrutivistas, a) também utilizam critérios epistemológicos, porém o fazem sem o rigor das abordagens tradicionais, b) quando empregam conceitos socioconstrutivistas, eles não são tão bem definidos quanto os critérios epistemológicos, e c) investem muito mais em narrativas do que propriamente em reconstruções conceituais. Temos assim portanto uma diferença metodológica entre as abordagens tradicionais e o socioconstrutivismo., diferença essa que será o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Sonho, Imagem e Sensação Na Teoria da Percepção Sensível de Epicuro.Marcos Roberto Damásio da Silva - 2022 - Prometeus: Filosofia em Revista 39.
    Esboça-se, a partir da compreensão dos parágrafos 32 e 51 do Livro X de Diógenes Laércio: Vida e doutrinas dos filósofos ilustres, uma teoria da percepção sensível e da imagem no pensamento de Epicuro. Contudo, buscando demonstrar o processo epistêmico das sensações (αἰσθήσεις), iniciado nas “projeções imagéticas” (φανταστικὰς ἐπιβολὰς), ou seja, no desprendimento das superfícies dos corpos compostos mediante o movimento (κίνεσις) constante dos átomos, Epicuro, despretensiosamente, fundamenta a natureza do “sonho” (ὄναρ) como uma derivação das imagens (εἴδωλα) dos entes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    Imaginar ou conceber O universo Infinito.Marcos Ferreira de Paula - 2020 - Cadernos Espinosanos 42:151-167.
    O Renascimento é, dentre muitas outras coisas, a redescoberta do Infinito. Nela, o filósofo e mago Giordano Bruno ocupa, no século XVI, o centro do debate. Mas já no século seguinte, o astrônomo Johannes Kepler irá refutar a noção renascentista de infinito, com base nos pressupostos da ciência empírica nascente. Este artigo busca estabelecer uma aproximação do primeiro e um distanciamento do segundo em relação à ideia de Infinito em ato de Espinosa. Aproximação e distância que marcam, aqui, a diferença (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    O que é espiritualidade e como podemos abordá-la no ambiente escolar.Marco Aurélio Corrêa Martins - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1257-1276.
    O conceito de espiritualidade laica pode permitir um espaço na educação escolar para tratar de questões que, por serem públicas e de foro privado, envolvem a vida cotidiana nas mais diversas facetas, incluindo a política, as relações sociais e culturais, por isso precisam ser convenientemente tratadas. Ensaiar, pois, uma abordagem educacional dessa relação é importante em nosso momento histórico no qual a vida social e política são assaltadas por certa religiosidade ou crença. A partir da leitura de um historiador e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. CHARLES, Sébastien. Cartas sobre a hipermodernidade ou O hipermoderno explicado às crianças. São Paulo: Barcarolla, 2009. [REVIEW]Marco Antonio Gonçalves - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Somente Rastros na Areia: Foucault, Kant e a Questão (Filosófica) da Antropologia SARDINHA, Diogo (org.). Revue Rue Descartes (dossiê Kant/Michel Foucault et le renouveau de la philosophie antropologique). Paris (France), 2012/3, no 75: 1-125. [REVIEW]Marcos Nalli & Tiaraju Dal Pozzo Pez - 2013 - Trans/Form/Ação 36 (2).
    As coletâneas não são concebidas para reunir pensadores diversos em torno de uma temática, mas fundamentalmente para, a partir dessa diversidade de autores em torno de uma unidade temática, fazer com que nós, leitores, exerçamos uma experiência de pensamento. A nosso ver, foi dessa forma que foi concebida a coletânea, publicada em 2012 (e que agora propomos apresentar aqui), pela revista francesa Rue Descartes, cujo tema versa sobre Kant, Foucault e a renovação da antropologia filosófica, e organizada por Diogo Sardinha, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    Ética, sustentabilidade e sociedade: desafios da nossa era.Marie Agnes Chauvel, Marcos Cohen & Alessandra de Mello da Costa (eds.) - 2009 - Rio de Janeiro, RJ: Mauad X.
    'Ética, sustentabilidade e sociedade - desafios da nossa era' reúne estudos de diferentes áreas do conhecimento - Filosofia, Administração, Geografia - que tem em comum o foco nas questões éticas, como a corrupção no meio político e a crise ambiental planetária. Entre a violação à ética na política brasileira e o desafio de sobrevivência do planeta, variados temas são discutidos. Os pesquisadores também se defrontam com outras vertentes comportamentais, como as relacionadas ao ambiente e ao consumo sustentável.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Hume e as teorias morais vulgares.Marco Antonio Oliveira de Azevedo - 2011 - Princípios 18 (29):321-338.
    Quais sáo as teorias vulgares da moralidade criticadas por Hume na famosa passagem is-ought ? Quais eram seus defensores? Neste ensaio, trato de algumas diferenças entre Hume e Hutcheson que podem iluminar algumas respostas. Hume, ao contrário de Hutcheson, combateu toda forma de separaçáo da natureza humana em componentes naturais e divinos. O conceito de simpatia cumpre uma funçáo essencial nesse aspecto. Há bons indícios de que o jovem Hume adotou no Tratado uma estratégia abertamente crítica a todas as teorias (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  37
    A Solution To The Problem Of Radical Translation.Marcos Barbosa de Oliveira - 1987 - Trans/Form/Ação 9:9-13.
    This paper consists in an attempt to refute Quine's principle of the indeterminacy of radical translation. The structure of the argument is as follows. The demonstration of the principle in Quine's work rests on certain conception of the process of radical translation. This conception can be maintained only if certain presuppositions are made concerning the nature of language and its speakers. However, if those presuppositions are adopted, there is no reason for not accepting also other presuppositions, which would invalidate Quine's (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  35
    Cognitivism and cognitive science.Marcos Barbosa de Oliveira - 1990 - Trans/Form/Ação 13:85-93.
    The aim of the paper is to characterize a school of thought-cognitivism -and the discipline to which it gave rise. After a brief summary of the origins of cognitivism, the ontological and methodological principles which define it are described. The relationship that exists between computers and the functionalist idea of considering the mind as a system whose elements are characterized by their functions, and not by their material make-up is then presented. The paper concludes with a discussion about the nature (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A sogra: A comédia dos erros de terêncio.Marco Antonio Abrantes de Barros Godoi - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):81-88.
    A Sogra (Hecyra) é uma comédia de Terêncio que trata dos desencontros entre personagens que constituem dois grupos familiares: a família de Laques, constituída de seu filho Pânfilo, sua nora Filumena, sua esposa Sóstrata. A família de Filumena, cujo pai é Fidipo e sua esposa Mírrina. A trama gira em torno de desencontros, convenções sociais que sobrepujam os sentimentos entre os parentes e a presença de uma prostituta de nome Báquis. Trata-se de uma peça com base em dramas burgueses que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  8
    A Universalidade da Democracia no Enfoque da Cultura Argumentativa para a Emancipação Humana: a Complementaridade entre a Abordagem Pragmática de Amartya Sen e Pragmática Formal de Habermas.José Marcos Miné Vanzella & Lino Rampazzo - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    O presente ensaio tem por objetivo contribuir com o debate sobre o valor e universalidade da democracia para a emancipação humana. Propõe pensar a compreensão da universalidade da democracia no enfoque abrangente da cultura argumentativa, a partir de Amartya Sen e Jürgen Habermas. Entende que as abordagens metodológicas, pragmática de um e pragmática formal do outro dos autores são complementares. Nesta perspectiva procura demonstrar que a democracia, além de suas raízes institucionais modernas, vincula-se também a expressões culturais da Índia, África (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Nihilism and Reality in Akira Kurosawa's Rashomon (1949 movie).Marcos Wagner Da Cunha - manuscript
    This essay is part of a doctoral dissertation presented to the Department of Philosophy, University of São Paulo, in 1993, named 'Genealogy of the Real' . Its core idea is a Nietzschean approach to a masterpiece among philosophical inspired movies, namely, Akira Kurosawa's Rashomon, which surely touches deep groundings of the concept of truth and reality.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999