Results for 'expressão'

431 found
Order:
  1.  28
    A expressão literária em Merleau-Ponty.Leandro Neves Cardim - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 17:44-56.
    This article aims to show the way that Merleau-Ponty discusses the subject of the creative expression on literature. In order to do that, we shall analyze the texts of the intermediary period to point out the creative literature is due to arrangement of the own signs of the common language.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    A expressão do real: estética e hermenêutica das imagens.Rogério de Almeida & Marcos Beccari - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):7.
    O objetivo deste artigo é explorar a relação de complementaridade entre o real e o imaginário, com foco no aspecto estético-hermenêutico que constitui a expressividade das imagens. Partimos da problematização do estatuto epistemológico da imagem no pensamento ocidental, recorrendo a autores que privilegiam a imagem como expressão do real. Por fim, discutirmos a prevalência da “imagem estética”, por meio da qual o mundo explicita-se como aparência de mundo no cenário contemporâneo. Por este caminho, propomos uma abordagem da imagem que (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Expressão como fundamentação.Rodrigo Duarte - 1995 - Kriterion: Journal of Philosophy 36 (91):45-66.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4. O problema da expressão leibniziana segundo Fernando Gil.Sofia Araújo - 2016 - Cultura 35 (2):45-62.
    O presente artigo incide sobre o conceito de expressão no âmbito do pensamento leibniziano, pretendendo, a partir da sua análise, expor a crítica que Fernando Gil lhe tece, nomeadamente no que diz respeito à ideia de “causalidade expressiva”. Passando por vários conceitos leibnizianos como “substância simples”, “força”, “apetição” ou “entre-expressão”, o que se pretende analisar é a reflexão de Fernando Gil relativamente àquilo que o autor considera “a aporia da expressão leibniziana”, e, ainda, a sua reabilitação da (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  6
    Leibniz: expressão e característica universal.Tessa Moura Lacerda - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:87.
    A crítica de Leibniz à prova a priori da existência de Deus, retomada de Anselmo por Descartes, resume-se à observação de que, antes de admitir a existência de um ser perfeitíssimo, é preciso provar a possibilidade d noção de um tal ser; e, para isso, é preciso mostrar a compatibilidade entre as perfeições divinas. A prova é correta, mas incompleta. Leibniz jamais completou essa prova, com exceção de um texto escrito em 1676, porque, para isso, precisaria lançar mão de sua (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  6.  12
    A expressão da modularidade.César Ades - 2009 - Scientiae Studia 7 (2):283-308.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7. A Expressão do Indizível: Estudos sobre Filosofia e Psicologia.Marta Helena Freitas & Nuno Venturinha (eds.) - 2005 - Brasília: Universa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  5
    Verdade, expressão e contingência em Leibniz.Chaianne Maria Faria - 2015 - Cadernos Espinosanos 31:117.
    O trabalho pretende abordar as relações entre a doutrina coerentista da verdade tal como concebida por Leibniz e os limites que esta aparentemente impõe à possibilidade de se dizerem contingentes os eventos que têm lugar no universo e o próprio mundo enquanto sistema geral de fenômenos. Nosso principal objetivo será analisar como é possível compatibilizar esses dois aspectos capitais da filosofia leibniziana a partir da teoria da expressão, uma vez que precisamente nesta teoria reside a principal condição de constituição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Expressão e comunicação na linguagem da música.Sérgio Magnani - 1989 - Belo Horizonte: Editora Ufmg.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  5
    Expressão e significação: influxos e dissidências acerca da teoria da significação nas investigações lógicas de Edmund Husserl.Devair Gonçalves Sanchez - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):127-139.
    O presente artigo pretende deslindar o cenário teórico da primeira investigação de Logische Untersuchungen, refazendo o percurso de Husserl na fundamentação da teoria da significação. Obstina-se, ainda, apontar os elementos fulcrais que possibilitarão a fundamentação da fenomenologia, bem como os embates de Husserl com alguns eminentes pensadores da tradição lógica.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Uma expressão formal da noção kantiana pré-crítica de oposição.Frank Sautter - 2008 - Filosofia Unisinos 9 (3):214-227.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  7
    Arquitetura reflexiva entre expressão e desenho na estética de Kant.Miguel Gally - 2023 - Discurso 53 (2):146-157.
    Este artigo pretende expor e ampliar de que modo a arquitetura bela ou reflexiva pensada por Immanuel Kant inclui uma crítica à tradição vitruviana. Partindo das interpretações de Paul Guyer (1977, 2011) sobre um sentido de expressão e do lugar histórico assumido por Kant na filosofia da arquitetura, tentaremos incluir nesse debate a importância teórica do projeto arquitetônico (desenho), visando, com isso, uma compreensão mais ampla da arquitetura reflexiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  9
    Toler'ncia, liberdade de expressão e a esfera pública em Habermas.Bárbara Batalha Silva & Marcelo Campos Galuppo - 2022 - Dois Pontos 18 (2).
    Este artigo analisa a concepção de esfera pública segundo o paradigma procedimental, associando-a à ideia de tolerância recíproca em Habermas, com intuito de compreender como os sujeitos podem se expressar e participar da construção dos sentidos do mundo. Também explora a arquitetura comunicativa da esfera pública sob o foco da práxis argumentativa, analisando os pressupostos pragmáticos que a rege. Ao interpretar essa dinâmica em consonância com a ideia de tolerância, Habermas entende que a liberdade de expressão na esfera pública (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  8
    Liberdade de Expressão e Censura Judicial: Uma Análise da Internet.Peterson Pedro Souza Sousa & Jose Claudio Monteiro Brito Filho - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 6 (2):38.
    A pesquisa analisou a liberdade de expressão e a censura judicial no contexto inserido pela internet. Por meio do estudo bibliográfico e jurisprudencial, buscou-se definir o conteúdo do direito à liberdade de expressão e o seu exercício através da internet. Em seguida, passou-se a examinar o polêmico Inquérito das “fake news” (4.781 DF), do qual emanaram-se decisões colidentes com as garantias conferidas à liberdade de expressão. Por fim, após a discussão dos resultados, buscou-se evidenciar os perigos da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  5
    Dialética como liberdade de expressão.Rodrigo Duarte - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):1041-1051.
    Neste artigo, o autor aborda questõesda liberdade de expressão, restrita não somentepor elementos políticos e religiosos, mas tambémpor leis lógicas impessoais, supostamente internasao próprio pensamento. Em sua abordagem,o autor discute com as posições de Wittgensteine Adorno.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  13
    A representação na mônada: expressão e ideias inatas em Leibniz.Sacha Zilber Kontic - 2017 - Discurso 47 (2):127-143.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  8
    Liberdade como expressão de perfeição em Spinoza.José Fernando Da Silva - 2015 - Cadernos Espinosanos 32:99.
    O artigo examina a concepção spinozista de liberdade. Ele mostra que ela é inseparável das noções de realidade e perfeição. Primeiro, o artigo examina a concepção de essência que a obra de Spinoza propõe. Em seguida, ele mostra o sentido que Spinoza atribui à noção de perfeição e seu vínculo interno com a noção de realidade. Na conclusão, mostra como a liberdade humana é expressão da plenitude da realidade e perfeição do indivíduo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  59
    Os limites da expressão. Linguagem e realidade em Schopenhauer.Jair Barboza - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (1):127-135.
    Este texto procura mostrar como a concepção de linguagem de Schopenhauer implica uma delimitação para o poder da razão na teoria do conhecimento. Noutras palavras, a investigação da estrutura da linguagem jamais pode expressar o sentido do mundo. PALAVRAS-CHAVE – Schopenhauer. Schelling. Linguagem. Expressão. Verdade. Realidade. ABSTRACT This text aims to show how the language conception of Schopenhauer implies a delimitation for the power of reason in the theory of knowledge. In other words, the investigation of language’s structure never (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  33
    Tecer imagens artísticas: Aparência, expressão.Caio Russo - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (139):55-76.
    RESUMO A fim de nos aproximarmos da singular constelação conceitual que nos permite falar de uma noção de imagem artística na estética adorniana - ainda que na margem do seu pensamento e muito menos manifesta do que na escrita de Walter Benjamin - partimos da conexão entre os conceitos de “aparência” e “expressão”, remetendo-nos à própria materialidade das obras de arte, da literatura à música, para uma maior nitidez teórico-crítica. O intuito de ressaltar a importância do conceito de imagem (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    A arte como expressão da vida como vontade de poder em Friedrich Nietzsche.Ricardo Evangelista Brandão - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (2):190-201.
    O presente artigo pretende investigar a arte como um emblemático exemplo da vida como vontade de poder, segundo a perspectiva de Friedrich Nietzsche. Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação. A arte na perspectiva do artista está (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Multinaturalismo e teoria da expressão.Maurício Fernando Pitta - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240005.
    Starting with the characterization of Baruch Spinoza’s work as a “theory of expression” and with the influence that Gilles Deleuze’s philosophy has on multinaturalist perspectivism, this article speculates on the possibility of a theory of expression for multinaturalism. First, one proceeds to raise some Deleuzian considerations on Spinozist ontology to articulate the influence Deleuze has on the manner in which multinaturalist anthropology dialogues with indigenous mythologies and cosmologies. At last, with the help of some descriptions of Yanomami cosmology, as articulated (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  22. O rosto como expressão na filosofia de Emmanuel Lévinas.José Joaquim Gomes Neto - 2011 - Revista Inquietude 2 (1):146-161.
    Lévinas é conhecido como pensador da alteridade, propõe um resgate à subjetividade e responsabilidade por outrem. Propomos nessa pesquisa analisar o “rosto” levinasiano, um dos elementos mais originais de sua filosofia. O rosto é a base de sua ética da alteridade. O rosto é a abertura para o infinito do ser, é discurso, é nudez, é expressão. A expressão do rosto é palavra viva, é o modo como Outro se apresenta a mim, nu e indigente. A expressão (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O Rosto Como Expressão Na Filosofia De Emmanuel Lévinas.Jose Neto - 2011 - Inquietude 2 (1):146-161.
    Lévinas é conhecido como pensador da alteridade, propõe um resgate à subjetividade e responsabilidade por outrem. Propomos nessa pesquisa analisar o “rosto” levinasiano, um dos elementos mais originais de sua filosofia. O rosto é a base de sua ética da alteridade. O rosto é a abertura para o infinito do ser, é discurso, é nudez, é expressão. A expressão do rosto é palavra viva, é o modo como Outro se apresenta a mim, nu e indigente. A expressão (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Teleontologia: a expressão metafísica da modernidade tardia.Henrique Azevedo - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240078.
    This text represents our first attempting to offer a Metaphysic model to interpret the late modernity (which emerges in the middle of the 18th century and goes along until the end of the IIWW) through the concept of Teleontology. Thus, Teleontology means the procedure of the spirit of the late modern age to shift its paradigms from ontology (an investigation about the being as being, in which existence means an attribute) to teleology, in which essence must be conquered and revealed (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  12
    acerca da expressão 'Das Nichts nichter' (Uma leitura analítica).Julio Cabrera - 1998 - Philósophos - Revista de Filosofia 3 (2):61-96.
    O autor toma a famosa frase de Heidegger para analisá-la dentro da concepção heideggeriana de linguagem e confrontá-la com alguns representantes da filosofia analítica.O autor quer provar que há em Heidegger um registro marcado pelo arcaísmo e que é a partir dele que se deve entender sua proposta de linguagem.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Relações Especiais de Sujeição e Direitos Fundamentais: A Liberdade de Expressão Dos Agentes Públicos Militares.Carlos Pinna de Assis Junior & Lucas Gonçalves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):82.
    O estudo analisa a compatibilidade das relações especiais de sujeição com os direitos fundamentais, examinando, em especial, o alcance da restrição à liberdade de expressão dos agentes públicos militares prevista no artigo 166 do Código Penal Militar. Defender-se-á que tal limitação justifica-se apenas quando efetivamente prevalentes interesses institucionais ou públicos, reforçando, assim, o sistema hierárquico e disciplinar com vistas à salvaguarda da própria sociedade. Para tanto, invoca-se a necessidade de utilização das técnicas da proporcionalidade e ponderação na análise casuística. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  13
    Wittgenstein e a expressão de convicções.Diogo de França Gurgel - 2022 - Dissertatio 53:186-205.
    Em um artigo intitulado “Whether certainty is a form of life”, Elizabeth Wolgast ataca por duas vias diversas a concepção witgensteiniana de proposição gramatical desenvolvida no Da Certeza. Ela acusa Wittgenstein de contradizer certas teses centrais das Investigações Filosóficas, ao estabelecer como significativas proposições sem uso em nossos jogos de linguagem correntes, e denuncia a precariedade da tese, supostamente presente no Da Certeza, de que proposições gramaticais descrevem nosso sistema de crenças. Procuro refutar ambas as objeções por meio de uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  26
    O riso como expressão de um modo de entendimento: do bergsonismo à antropologia.Messias Basques - 2011 - Scientiae Studia 9 (1):105-128.
  29.  3
    O diálogo Humanizante como Expressão de Cuidado.Fernando Bento - 2016 - Childhood and Philosophy 12 (24).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Itinerário da problemática da expressão na filosofia merleau-pontyana: continuidades e descontinuidades.Marcos José Müller - 2002 - Revista Latinoamericana de Filosofia 28 (1):55-79.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  2
    A Consciência e Sua Expressão.David Rosenthal - 2018 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 10 (14):37-59.
    A full description of the emotions does inevitably make reference to their intentional content. States such as joy, fear, anger, astonishment, sorrow, delight, and disappointment are all about things, and they all represent those things as having certain properties. The emotions, like cognitive states, do have intentional content, but it is equally plain that the emotions are not just special cases of propositional attitudes, but are distinctive types of mental state. What is it, then, that distinguishes the emotions from cognitive (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  94
    A restituição do espetáculo do mundo na arte: dimensões ontológicas da percepção, expressão e instituição nos ensaios de Merleau-Ponty sobre pintura.Gabriel Herkenhoff Coelho Moura - 2022 - Sofia 11 (2):p. 1-25.
    Ao longo da trajetória intelectual de Merleau-Ponty, as reflexões sobre arte cumprem um papel crucial em sua preocupação de restituir o espetáculo do mundo, através da volta ao brotamento do sentido do ser na experiência antepredicativa do ser humano dada na percepção. Um sinal disso é que, em cada um dos momentos de seu pensamento, ele escreveu um ensaio no qual o tema central é a contribuição da expressão artística para uma reflexão filosófica interessada na abertura humana corporal no (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  5
    O profundo e sua expressão: a relação entre filosofia e mística em Bergson/La profondeur et son expression: les relations entre philosophie et mystique chez Bergson.Rildo Da Luz Ferreira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):243.
    Nosso estudo não consistirá unicamente no exame do pensamento religioso de Bergson. E também não será uma reflexão específica sobre sua filosofia da natureza ou ainda sobre sua filosofia da ciência. Nosso objetivo se situa na junção das ideias bergsonianas sobre o natural e o sobrenatural, sobre o filosófico e o religioso, sobre a ciência e a metafísica. Mas tal empreitada corre um grande risco: o de justapor, em um primeiro momento, estes diferentes campos de reflexão para, em um segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Vivência e expressao de Eros em Sófocles, Traquínias (Tradiçao e Novidade).María Do Ceu Fialho - 2002 - Humanitas 54:49-62.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Consideraçoes sobre a expressao nec per somnium cogitant da Carta.Emanuel Angelo da Rocha Fragoso - 2012 - Revista de Filosofía (México) 44 (133):33-56.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  94
    O corpo como fio condutor: Notas a propósito de uma expressão.Rogerio Lopes - 2014 - In Scarlett Z. Marton, Mayer Branco Maria João & João Constâncio (eds.), Nietzsche e a Modernidade: Sujeito, Décadence e Arte. Tinta da China. pp. 99-142.
    A hipótese que procuro defender neste ensaio é a seguinte: a famosa expressão " Am Leitfaden des Leibes", que surge nos póstumos de 1884 e desaparece um ano depois, contabilizando pouco mais de dez ocorrências no conjunto dos fragmentos póstumos e nenhuma na obra publicada, é uma expressão cujo sentido e intenção devem ser desvendados tendo como pano de fundo o crescente interesse de Nietzsche, na virada da primeira para a segunda metade dos anos oitenta, na reabilitação da (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    “Dá glória e receba!”: a expressão mítico-ritual nos “corinhos de fogo” no culto [neo]pentecostal. de AlbuquerqueValdevino Jr - 2016 - Horizonte 14 (44):1657-1658.
    ALBUQUERQUE JR., Valdevino. “Dá glória e recebe”: a expressão mítico-ritual nos “corinhos de fogo” no culto [neo]pentecostal. 2014. Dissertação – Mestrado em Ciência da Religião, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  10
    Pensamento indígena brasileiro como crítica da modernidade: sobre uma expressão de Ailton Krenak.Leno Francisco Danner, Fernando Danner & Julie Dorrico - 2019 - Griot : Revista de Filosofia 19 (3):74-104.
    Neste artigo, desenvolveremos a crítica de Ailton Krenak à modernidade-modernização ocidental como uma monocultura de ideias que se constitui como uma estrutura autorreferencial, autossubsistente, endógena, autônoma e autossuficiente, não necessitando do outro da modernidade em termos de ajuda e de crítica. Utilizando a ideia de colonialismo como teoria da modernidade, identificaremos cinco problemas fundamentais apresentados pela teoria da modernidade-modernização ocidental de Jürgen Habermas que justificam a crítica de Ailton Krenak, a saber: a modernidade como uma sociedade-cultura marcada por uma singularidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  41
    Festa da Ouriçada e devoção a Santa Luzia na praia de Suape-PE: expressão sincrética e simbólica da biodiversidade e do território de pescadores artesanais (Sea Urching Festival and the devotion to Santa Lucia, on the beach of Suape, Pernambuco).Juana de Oliveira Santos & Maristela Oliveira de Andrade - 2013 - Horizonte 11 (30):545-571.
    Festa da Ouriçada e devoção a Santa Luzia na praia de Suape-PE: expressão sincrética e simbólica da biodiversidade e do território de pescadores artesanais (Sea Urching Festival and the devotion to Santa Lucia, on the beach of Suape, Pernambuco) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n30p545 Este artigo busca compreender o simbolismo da Festa da Ouriçada em sua fusão com a Festa de Santa Luzia, realizada todo dia de 13 de dezembro, enquanto manifestação da cultura e da religiosidade popular de uma comunidade de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    A literatura apocalíptica: o gênero como expressão.Dionísio Oliveira Soares - 2008 - Horizonte 7 (13):99-113.
    A literatura chamada de “apocalíptica” tem recebido uma renovada apreciação nos últimos anos. Entretanto, percebe-se certa confusão terminológica que, por fim, leva a uma classificação equivocada do gênero de certos escritos. O presente artigo tem por finalidade analisar as conceituações e as expressões literárias da apocalíptica, com o intuito de se chegar a uma definição mais clara do tema, distinguindo apocalipse enquanto gênero literário e apocalíptica enquanto mentalidade , com as formas básicas de expressão literária do gênero e seus (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A literatura como marca da expressão filosófica brasileira.Daniel Benevides Soares - 2021 - Perspectivas 6 (2):443-457.
    Nosso propósito é utilizar a figura do literato-filósofo cunhada por Margutti para a compreensão do específico da filosofia brasileira, cujo caso-exemplo tomado por nós no presente artigo é Machado de Assis. Para tanto, o trabalho será dividido em três momentos. No primeiro faremos a apresentação de outras formas de expressão filosófica que não a forma tradicional de sistema, estabelecendo assim uma primeira relação entre filosofia e literatura. O segundo consiste na caracterização geral da filosofia brasileira tendo por premissa a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  22
    A escolha de Hércules: o problema artístico da expressão do moral na tradição shaftesburiana.Laurent Jaffro - 2014 - Dois Pontos 11 (1).
    Segundo Shaftesbury e seus sucessore (James Harris, Adam Smith, Gotthold Ephraim Lessing), uma obra de arte imitativa, corretamente produzida, exprime um conteúdo moral no sentido geral do termo (mental, intelectual, bem como ético). O que esses autores têm no espírito é a expressão não somente enquanto função geral da arte, mas também e sobretudo enquato estrutura particular de cada obra. A expressão não é somente o objetivo de uma obra de arte, mas também a maneira segundo a qual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    A Unidade da Filosofia e a Pluralidade de Correntes Filosóficas: Expressão da Potencialidade Criadora Do Pensamento, Prova de Autodesqualificação da Filosofia Ou Problema Solúvel/Insolúvel?Lorenz Bruno Puntel - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):197.
    O tema da pluralidade de correntes filosóficas sempre ocupou a filosofia desde seu início. Hoje ele tem uma atualidade extraordinária devido ao fato inegável de que a filosofia está presente em todos os países dotados de uma cultura e língua com caráter suprarregional. Com exceção de alguns exímios filósofos como Hegel e Heidegger, o tópico foi em geral ignorado e/ou é apenas parcial e inadequadamente abordado. O presente ensaio propõe-se elaborar as grandes linhas de uma tematização sistemática deste complexo fenômeno. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    Comentário a “Multinaturalismo e teoria da expressão”: há limites na expressão ilimitada?Benito Eduardo Araujo Maeso - 2024 - Trans/Form/Ação 47 (1):e0240034.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    A experiência estética como uma expressão da Alteridade do não idêntico.Renata Guadagnin - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38976.
    Procuramos pensar um entrelaçamento possível, ou, ao menos, uma aproximação entre a Estética de Adorno e a Ética de Levinas, especialmente a partir do não idêntico e da experiência estética como uma experiência do encontro com o Outro. Veremos que o instante da realização da obra é o seu instante ético. Aquele que a obra se desprende daquele que a coloca no mundo e abre caminhos para outras subjetividades se formarem. Por isso, estamos as voltas com o movimento estético que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. A responsabilidade civil pelo abuso do direito à liberdade de expressão em conflito com os direitos da personalidade: Uma análise do Caso Das biografias não autorizaDas.Elizângela Isidoro da Silva & Renan Emanuel Alves Pinto - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A RESPONSABILIDADE CIVIL PELO ABUSO DO DIREITO À LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM CONFLITO COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE DO CASO DAS BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  18
    O drama do gênio na metafísica do belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no "Torquato Tasso" de Goethe.Iasmim Martins - 2014 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 5 (2):52.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  9
    Leitura Merleau-pontyana da teoria fenomenológica da expressão.Marcos José Müller - 2000 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 45 (2):213-222.
    A tese de Husserl - segundo a qual,os signos haveriamde encarnar nossos pensamentos - forneceuo ponto de partida ao projeto merleau-pontyanode restituição "filosófica" de nosso contato com omundo da percepção. Porquanto seriam gestosinstituídos por nosso corpo, os signos remeteriam a reflexãofilosófica à experiência sensível e, conseqüentemente,ao mundo da percepção revelado por essaexperiência. Mais do que isso, os signos esclareceriam a origemsensível dos pensamentos. O que acabaria porsuspender a própria tese fenomenológica de queos pensamentos seriam o desdobramento dosatos de uma consciência (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Dialética Singular-Particular-Universal e Sua Expressão Na Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações.Juliana Campregher Pasqualini - 2020 - Simbio-Logias Revista Eletrônica de Educação Filosofia e Nutrição 12 (17):01-16.
    Preliminary approximations between the singular–particular–universal dialectics and the historical-critical pedagogical theory are elaborated in this paper, based on the exposition of the categories of singularity, universality and particularity articulated to the demands that the materialistic historical-dialectical method places as a condition for the production of knowledge capable of apprehending reality in its concreteness. It is argued that historical-critical pedagogy carries in its formulation the movement of these categories, formulating notes related to the concept of educational work, the problem of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Literatura e fabulação: Deleuze ea política da expressão.E. Pellejero - 2008 - Polymatheia- Revista de Filosofia 5 (4):61-78.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 431