Results for 'Sujeitos informacionais'

999 found
Order:
  1.  6
    Proposta teórico-metodológica para o estudo de sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais virtuais.Ruleandson do Carmo Cruz - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):71-88.
    Revisa os conceitos de sujeitos informacionais, práticas informacionais, redes sociais, e sites voltados à formação de redes sociais virtuais. Destaca a importância contemporânea dos sites de redes sociais no contexto informacional. Apresenta proposta teórico-metodológica para o estudo dos sujeitos informacionais usuários de sites de redes sociais e das práticas informacionais por eles performadas em tais sites. Considera a dificuldade de se encontrar modelos para o estudo social dos sujeitos em contexto virtual.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Usuário e recuperação da informação.Oswaldo Francisco de Almeida Junior & Rodrigo Rabello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:482-495.
    No âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação o usuário é visto, em teoria, como a direção, como o norteador de todas as ações desenvolvidas pelos equipamentos informacionais. Esse é apenas um discurso, destoante da prática do profissional bibliotecário em seu trabalho com a informação. O usuário, a partir dessa concepção, é entendido como o sujeito principal do processo não só de referência, mas abrangendo todas as ações das bibliotecas ou, ampliando, dos equipamentos informacionais. Um pretenso encobrimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O sujeito discursivizado como empresa no Youtube: trabalho e condições (digitais) de produção.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2023 - Leitura 76 (1):313-329.
    Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, gerenciamento e divulgação de uma empresa associada à plataforma de vídeos do YouTube. O objetivo é investigar os modos de imbricação e/ou separação entre o sujeito e a empresa. Para construir os procedimentos analíticos, delimitamos as seguintes perguntas: Como as formas imaginárias do sujeito (o “eu”, a identidade e a individualidade) estão relacionadas com a criação e o funcionamento de uma empresa (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O SUJEITO DISCURSIVIZADO COMO EMPRESA NO YOUTUBE: TRABALHO E CONDIÇÕES (DIGITAIS) DE PRODUÇÃO.Guilherme Adorno & Luciana Nogueira - 2020 - Anais Do SEAD 9:1-7.
    Autogestão, autoempreendedorismo, infotrabalho, trabalho intermitente, criptomoeda, uberização, proletariado de serviços e servidão digital delineiam uma série de designações indicativas das mudanças das condições de (re)produção do Capital nas suas formas contemporâneas. Grandes corporações como Google, Facebook e Amazon participam desse processo tanto no eixo da infraestrutura econômica, quanto na produção discursiva que sustenta ideologicamente as relações de trabalho determinadas pelo Aparelho Digital. Essa pesquisa elege como material específico de análise uma sequência de cursos oferecidos pelo “YouTube Academy” para a criação, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade.Joel Birman - 2012 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Segundo a obra, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionando então as linhas de força do seu mal-estar. É no quadro estrito desse contraste que se inscreve a espinha dorsal deste livro. Sem deixar de levar em conta a situação socioeconômica e cultural, mas focalizando nas formas de mal-estar que assaltam o sujeito, Birman faz uma análise acurada das linhas de forças em jogo nesta passagem de um sujeito da modernidade para o sujeito.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Sujeito metafísico e sujeito empírico: a presença de Schopenhauer na filosofia de Wittgenstein.Edimar Brigido - 2019 - Cognitio 20 (1):13-30.
    A presença de outros filósofos na atividade filosófica de Wittgenstein sempre foi muito discreta. O filósofo evitou em diversos momentos fazer menção às possíveis fontes que lhe serviram de inspiração. Ainda assim, este artigo ambiciona apurar a influência que o pensamento de Schopenhauer exerceu sobre a filosofia de Wittgenstein, de modo pontual no que diz respeito à distinção entre sujeito metafísico e sujeito empírico. Pretendemos demonstrar que, em decorrência do influxo schopenhaueriano, tanto o realismo empírico quanto o solipsismo transcendental encontram (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Espaço, sujeito e existência.Eguimar Felício Chaveiro, Ademir Batista Castorino & Rosana Maria Ribeiro Borges (eds.) - 2016 - Goiânia: Editora da PUC Goiás.
    O sujeito e a linguagem -- Geografia e literatura -- A experiência do sujeito -- A escrita desburocratizada -- Referências notáveis.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Impactos das tecnologias informacionais de comunicação na conduta: contribuições da teoria peirciana de informação.Max Rogério Vicentini, Valdirene A. Pascoal & Maria Eunice Q. Gonzalez - 2020 - Cognitio 20 (2):429-445.
    O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão acerca de relações existentes entre informação e ação, no contexto das tecnologias informacionais de comunicação. O problema central que guiará o artigo pode ser assim formulado: Qual é a influência da informação disponível nas TICs na ação autônoma? O direcionamento de pesquisas em relação ao conceito de informação possui geralmente uma orientação técnica, não focalizando questões éticas, ontológicas e epistemológicas, que são igualmente relevantes ao se tratar desse conceito. Em contraste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    O Sujeito Desaparecido Na Teoria Marxiana.Hans-Georg Flickinger - forthcoming - Revista Dialectus.
    “Marx na Universidade!” Esta palavra de ordem sinalizou as reivindicações do Movimento Estudantil, que agitou as universidades alemãs há mais do que cinco décadas, refletindo sobre a missão político-social da formação universitária. O fato de, naquele tempo, a indicação de uma aula sobre a teoria de Karl Marx ter sido sacrificada pela censura dos órgãos políticos da universidade tornou-se incompreensível em nossos dias.[1] Pelo contrário, depois da preocupação intensa com a teoria marxiana nas décadas passadas, o interesse nela parece ter (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  8
    Pedagogia, sujeito e resistências: verdades do poder e poderes da verdade.Ana Godoy, Gláucia Figueiredo & Nildo Avelino (eds.) - 2013 - Curitiba: Editora Appris.
    Fundado em 14 de janeiro de 1933 como remanescente das associações culturais criadas pelo movimento anarquista e anarco-sindicalista nas primeiras décadas do século XX, o Centro de Cultura Social de São Paulo tem por objetivo o aprimoramento intelectual, a prática pedagógica e os debates públicos. Nesse intuito, organiza palestras, cursos, seminários, filmes, peças teatrais, entre outros, além de manter um acervo de arquivo e biblioteca voltada principalmente para os estudos. Desenvolve formas de ação e formação de militantes e de livres (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O sujeito, o prazer e o gozo na pós-modernidade uma leitura a partir de Montaigne e Freud.Fabiano de Mello Vieira & Rogerio Miranda de Almeida - 2019 - Sofia 7 (2):305-321.
    Estas reflexões se propõem analisar a questão do sujeito e suas relações com o prazer, o desprazer e o gozo na pós-modernidade a partir das perspectivas de Montaigne e Freud. Com efeito, estes dois exploradores da mente e do comportamento humanos revelam várias similitudes entre si, apesar dos mais de trezentos anos que os separam e das diferenças de método de que se serviram para elaborarem suas descobertas. Montaigne centra suas análises sobre os motivos e os móbeis do agir humano (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Sujeito Laborans: Uma Narrativa Sobre a Identificação Do Sujeito da Psicanálise Confrontado Pelo Trabalho.Bruno Costa Alvares & Kamayra Gomes Mendes - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):172.
    A pesquisa pretende fazer uma narrativa, à luz da teoria de Jacques-Alain Miller, sobre o sujeito em dialética com as formas jurídicas do trabalho. Considerando a dinâmica social transpassada pela mercantilização, buscou-se uma elucidação sobre a formação e relação do sujeito com a linguagem e o ’Outro’, não concebida no entendimento do sujeito de direito tradicional. Como resultado, notou-se que a desconsideração da subjetivação do trabalhador é uma lacuna no mundo jurídico, que viabiliza sua reiterada sujeição e descaracteriza a proteção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  1
    Sujeito, desejo e gozo: para uma terapia da concepção de linguagem de Lacan.João José R. L. Almeida - 2006 - Dois Pontos 3 (1).
    resumo Focado num trecho de “Position de L’inconscient”, este artigo faz a descrição gramatical das figuras de sujeito e de linguagem ali empregadas. A intenção é exclusivamente terapêutica – não se trata de propor novas teses, mas provocar o olhar para aspectos negligenciados da prática psicanalítica. palavras-chave Lacan - Wittgenstein - Linguagem - Subjetividade.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    O conceito de sujeito em Kant.Clélia Aparecida Martins - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):195-204.
    Porque Kant não definiu explicitamente o papel dos diversos sujeitos ligados entre si, pode-se verificar, como atual consequência, que alguns autores concebem o sujeito transcendental como um mediador entre mundo sensível e mundo inteligível, pelo que deixam de considerar que a ponte entre ambos mundos é estabelecida pelo juízo reflexionante. Com este texto é exposto que a lacuna deixada por Kant – o fato de ele não ter acentuado a ligação do homem em sua totalidade, ligação pela qual ele (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  12
    O sujeito político: entre razão e subjetividade.Rita de Cássia Ferreira Lins E. Silva - 2011 - Griot : Revista de Filosofia 4 (2):124-136.
    Pretende-se centrar um argumento em torno da constituição do sujeito político a partir da reflexão desenvolvida por Rousseau impressa na vontade geral. A leitura que aqui se faz é no sentido da incorporação das noções traçadas pelo filósofo que permitem um delineamento da subjetividade enquanto elemento essencial à formação do político numa perspectiva da relação do ‘Eu’ com o ‘Outro’. Perspectiva que perpassa pelo entendimento que o autor expõe acerca da razão e dos sentimentos de humanidade e virtude em contraposição (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  4
    O sujeito disciplinar: uma análise das Regras para a Direção do Espírito.Beatriz Laporta & Érico Andrade - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:49-81.
    Tomando a obra Regras para a Direção do Espírito de Descartes, buscamos entender no presente artigo como a noção de disciplinaridade, desenvolvida a partir da questão de orientação do espírito na busca de conhecimentos certos, pode ser interpretada como fundante do projeto de modernidade calcado na autonomia do sujeito de disciplinar o próprio corpo. Assim, desenvolvemos a possível interpretação de sujeição política através da reflexão sobre a sujeição de todas as faculdades do espírito ao entendimento a partir do disciplinamento que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. O sujeito anímico e o sujeito espiritual em Ideias II.Nathalie de la Cadena - 2021 - Revista de Abordagem Gestáltica 27 (3):339-347.
    Neste artigo pretendo evidenciar como a relação entre sujeito anímico e sujeito espiritual é fundamental para a compreensão da intersubjetividade e do mundo da vida (Lebenswelt). Em Ideias II, Husserl explica como, a partir do eu, sujeito e objeto são constituídos no mundo: natureza, alma e espírito. Estes três estratos do sendo são conhecidos a partir da atitude teorética e da atitude espiritual e, no processo, se dá a explicitação do eu. Numa atitude teorética, temos constituição da natureza, para o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  8
    Sujeito E objeto, E novas paragens.Gerd Bornheim - 2002 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 47 (1):35-39.
    O presente trabalho aborda a questão da relação da arte contemporânea com dois referenciais: o referencial do objeto e o da subjetividade. O autor mostra que, após a morte de todos os absolutos, a hegemonia de sujeito e objeto, tão duramente conquistada, revela-se também insuficiente.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. O sujeito complexo.Jean Tellez - 2013 - In Maria da Conceição de Almeida Moura & Alex Galeno (eds.), Ensaios de complexidade 3. Natal: EDUFRN, Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  8
    Sujeito Pronominal e a Gramática Comunicativa.Jovino Pizzi & Delamar José Volpato Dutra - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:124-126.
    PIZZI, Jovino; DUTRA, Delamar José Volpato. O sujeito pronominal e a gramática comunicativa: elementos para uma gramática da justiça. In: COLÓQUIO HABERMAS, 11.; COLÓQUIO DE FILOSOFIA DA INFORMAÇÃO, 2., 2015. Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: Salute, 2016. Disponível em: https://coloquiohabermas.files. wordpress.com/2016/03/anais-xi-coloquio-habermas-e-ii-coloquio-de-filosofia-da-informacao1.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  5
    Sujeito, Identidade e Pessoa.Marcelo Prates - 2021 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2).
    O objetivo deste artigo é mostrar como na filosofia de Sartre o processo de personalização coaduna com o processo de singularização. Para isso explora-se a tese da transcendência do ego e a ideia de identidade na filosofia de Sartre, tendo como fundo a discussão sobre a liberdade e alienação. Em seguida mostra como pela noção de vivência foi possível reinterpretar tal jogo. Por fim afere à singularização como tessitura própria do sujeito livre.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Sujeito epistémico e sujeito psíquico na filosofia platónica.José Trindade Santos - 2006 - Phainomenon 11 (1):45-59.
    This text aims to show how the inclusion of sense-perceptions in cognition reformulates Plato’s “canonical version of the theory of Forms” (TF). Knowledge is no longer understood as the activity of a formal, epistemic, subject, but of a psychological one. In those dialogues dedicated to the exposition of the TF Plato’s view of cognition is based on the identification of epistêmê with Forms (according to the model of anamnesis). In the Theaetetus, however, sense-perceptions are related to knowledge in a way (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. O sujeito no conhecimento. Sobre Fernando Gil.Paulo Tunhas - 2011 - Phainomenon 22-23 (1):275-301.
    Fernando Gil’s last philosophy, as exemplified in The Conviction, deals with the distinction between belief and conviction, as well as with the common features they both share. Such distinction relates to other distinctions: and ideology and truth, etc. Fernando Gil’s main aim is the explanation of intricate connections between the epistemic and the epistemological that is the relations the subject entertains with his beliefs and the relations those entertain with reality. In other words: his enquiry deals with the place of (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Sujeito e Representação: o Conceito Cartesiano de Idéia.Lia Levy - 1999 - In Edgar Marques, Ethel Rocha, Marcos A. Gleizer, Lia Levy & Ulysses Pinheiro (eds.), Verdade, Conhecimento e Ação. Ensaios em Homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Landim Filho. São Paulo: Edições Loyola. pp. 233-246.
    The Cartesian notion of idea is the focal point of this paper, which aims to determine whether this concept entails (a) the proposition that ideas are the immediate objects of perception, or (b) the proposition that ideas are the immediate perception of objects, or (c) both. Merely examining the Cartesian texts raises this question, as there are passages that seem to support all these positions. This discussion is not original, as it delves into one of the key questions that Cartesian (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. O sujeito como estrutura do curto-circuito. A partir de uma concepção psicanalítica do sujeito: Lacan, Fichte, Platão.Charlotte Coulombeau - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo É possível distinguir ao menos três etapas principais nas abordagens filosóficas da noção de sujeito: na etapa metafísica a estrutura do sujeito é pens a da em termos de substância; na etapa transcendental , o sujeito é visto como polarida de unificadora de horizontes; na etapa psic a na l í t ica, o sujeito é de f i n ido como estrutura vazia. O sujeito tra ns c e nde ntal é uma estrutura para o mu ndo, enqua (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Sujeito perceptivo e mundo em Merleau-Ponty.Marcus Sacrini A. Ferraz - 2008 - Dois Pontos 5 (1).
    resumo Neste artigo, pre t e ndemos mostrar como a concepção de Merleau- Po nty acerca das relações ent re sujeito perceptivo e mu ndo muda no decorrer de sua obra. Em seu livro Fenomenologia da Percepção, public a do em 1945, Merleau- Ponty atribui a tal sujeito a capacida de de assimilar ade q ua da mente o ser do mu ndo. No ent a nto, no início dos ano s cinqüenta, seu estudo da obra do psicólogo Kurt Koffka (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Sujeito antropológico e metafísica do amor em Binswanger et l'Analyse Existentielle.Marcio Miotto - 2021 - Revista Ideação 44 (1):107-140.
    O presente trabalho enfoca as relações entre antropologia e verdade nos escritos de Foucault dos anos 1950, tendo sob alvo o lançamento recente do escrito até então inédito intitulado Binswanger et l’Analyse Existentielle. Para isso, num primeiro momento o texto contextualiza essa publicação à luz do depósito, em 2013, de novos materiais de Michel Foucault na Biblioteca Nacional da França. Depois, ele passa à análise dos textos dos anos 1950 e insere o novo texto nos demais debates. Finalmente, o artigo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    A comunidade cientifica como sujeito epistêmico coletivo.Delvair Custódio Moreira - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e32106.
    Em epistemologia coletiva argumenta-se que grupos podem ser sujeitos epistêmicos. Ou seja, que grupos podem instanciar atitudes doxásticas, como crenças, passíveis de serem avaliadas como racionais, justificadas ou mesmo serem consideradas casos de conhecimento. Epistemólogos coletivos têm sustentado que grupos amplos como a comunidade científica como um todo também podem ser sujeitos epistêmicos. Mas não é óbvio que a comunidade científica seja capaz de atitudes doxásticas mesmo que o argumento que sustente a tese de que grupos têm tais (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Sujeitos sem história, prática calada e marcas apagadas: a sodomia imperfeita ante o Santo Ofício do México.Gregório Saldarriaga - forthcoming - Topoi: Revista de História.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    A Origem Dos Conhecimentos Humanos No Contexto Dos Estudos Informacionais.Luciana Gracioso - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):55-71.
    Historicamente os estudos da informação se relacionam diretamente com os estudos da linguagem. Recentemente, entra nesse cruzamento, a tecnologia. Procurando identificar caminhos que possam servir aos estudos informacionais para refletir e construir suas estruturas de linguagem para mediação do conhecimento, é desenvolvido um ensaio sobre qual seria o lugar da linguagem na obra “Ensaio sobre a origem dos conhecimentos humanos” (1746), de Étienne Bonnot de Condillac (1715 – 1780). Procura-se, ao final, defender as perspectivas do filósofo como um dos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Metamorfoses simbiopoiéticas em Paul B. Preciado. De sujeitos a simbiontes políticos.Bryan Axt - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (7):e230108.
    Este artigo investiga as diferentes concepções de “Sujeito” de acordo com o corpus teórico do filósofo Paul B. Preciado. As categorias analisadas são: os processos subjetivos e técnicos de sujeição social e servidão maquínica na era farmacopornográfica; o sujeito Playboy e petrosexorracial; a Multidão, seus múltiplos devires e as micropolíticas de resistência à opressão; a metamorfose dos sujeitos em agentes revolucionários e os simbiontes políticos, postulados por Preciado em seu mais recente livro publicado, Dysphoria mundi. Como Preciado articula todas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  6
    O sujeito volitivo de Schopenhauer como limite do mundo no Tractatus de Wittgenstein.Maygon André Molinari - 2011 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 2 (2):128.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  23
    Virtude E sujeito moral na filosofia moral de Alasdair Macintyre.Isabel Cristina Rocha Hipólito Gonçalves - 2012 - Cadernos Do Pet Filosofia 3 (5):82-90.
    Este trabalho apresenta como os conceitos de virtude e sujeito moral se encontram caracterizados na ética das virtudes de Alasdair MacIntyre. Alasdair MacIntyre propõe a ética das virtudes como forma de devolver a inteligibilidade à pratica e teoria moral contemporânea, por meio da reapropriação de conceitos como virtude, tradição, telos e comunidade. Apresentamos, especificamente, como o autor elabora o conceito geral de virtude e como apresenta o sujeito moral tendo em vista a ética das virtudes.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Sujeito em causa, Causa do homem in Homenagem Ao Prof. Diamantino Martins (1910-1979).João Vila-Chã - 1988 - Revista Portuguesa de Filosofia 44 (2):297-352.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. O Sujeito Do Conhecimento – O Objeto Da Ação: A “passagem”, Identidade E Diferença Na Filosofia De Arthur Schopenhauer.Margit Ruffing - 2009 - Cadernos de Filosofia Alemã 13:11-28.
    No presente texto, buscarei levar a sério as tensões ou mesmo contradições da filosofia de Schopenhauer e tentarei compreendê-las ao invés de censurar o filósofo por irracionalidade ou inconsequência. A primeira parte do texto analisa a teoria do conhecimento de Schopenhauer sob os aspectos da diferença e da passagem, e a segunda investiga o liame entre a ética e a estética buscando uma resposta para a questão da identidade presente na determinação da compaixão como expressão do conhecimento da unidade da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Sobre a questão do Sujeito em Michel Foucault.Marcio Miotto & Giovana Temple - 2017 - In Giovana Temple (ed.), Subjetividade no Pensamento Contemporâneo - Uma Introdução. Appris. pp. 227-266.
    O presente capítulo compõe a obra organizada por Giovana Temple, "Subjetividade no Pensamento do Século XX - uma introdução". Como tal, o capítulo sobre Foucault se reúne com outros de demais autores importantes sobre a questão da "subjetividade" no século XX. No capítulo em questão, aborda-se a questão do "sujeito", sob panorama geral, desde os escritos dos anos 50 até o fim da obra. A respeito dos textos dos anos 50, busca-se uma breve dedução de como os textos de 1954 (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  3
    Sujeito e Passividade.Adelino Cardoso (ed.) - 2003 - Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Questões filosóficas em torno dos estudos informacionais.Carlos Robson Souza da Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):35-46.
    Trata das questões filosóficas relacionadas ao estudo da informação. Tem como problema: que questões filosóficas podem ser consideradas necessárias para a reflexão e a fundamentação em torno dos estudos informacionais? É objetivo geral do trabalho: identificar as questões filosóficas que cercam os estudos de informação. Possui como objetivos específicos: a) interseccionar Filosofia e Ciência da Informação; e b) discutir possibilidades filosóficas para o estudo da informação baseado em autores da área. Trata-se de uma pesquisa básica, de caráter qualitativo, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  8
    Estamos todos malucos… O sujeito moderno e a falha geológica.Eduardo Gruner - 2007 - Cadernos Espinosanos 17:43.
    O artigo visa questionar as posições opostas do Sujeito Pleno cartesiano e do não-sujeito pós-moderno, que pretende criticar as razões do primeiro. O que se omite nessa contraposição é uma corrente de auto-crítica interna à própria modernidade e que permite pensar um Terceiro Sujeito, trágico, falho, produto da violenta história que o faz nascer.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    O problema do sujeito político do feminismo: reflexões a partir de um viés descolonial.Juliana Oliveira Missaggia - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):293-310.
    Resumo: Este artigo analisa o problema de determinar o sujeito político do feminismo, uma vez que a categoria “mulher” passa a ser questionada e interpretada de diferentes formas, na teoria feminista contemporânea. Após apresentar brevemente as críticas ao essencialismo, por parte de autoras bastante influentes do Norte global, investigam-se os argumentos de pensadoras que defendem um viés descolonial. Sustenta-se que a perspectiva descolonial precisa ser levada em consideração, no momento de buscar categorias de análise adequadas ao movimento feminista, no contexto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  10
    Jacques Rancière e o sujeito dos direitos do homem.Luiz Felipe Sahd - 2023 - ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 29:197-209.
    Neste artigo discuto a proposta de definição do sujeito dos direitos do homem no pensamento de Jacques Rancière. Inicialmente, examino a crítica de Rancière de que Arendt despolitiza os direitos humanos em função de seus pressupostos aristotélicos. Depois, explico como Rancière reconceitualiza a relação entre o humano e o político para entender a política de direitos humanos em termos estratégicos e não existenciais. Argumento que fornece uma base mais adequada para a compreensão da política de direitos humanos do que a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Filosofias do tempo: circularidade, sujeito e objetivação.Victor Leandro Silva & Daniel Richardson de Carvalho Sena - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):103-117.
    O presente artigo visa discutir a problemática filosófica do tempo a partir das perspectivas dos filósofos Empédocles e Kant, enfatizando o caráter cíclico do primeiro e as condições subjetivas de realização da temporalidade do segundo. Com isso, pretende-se não somente enfatizar a acuidade organizativa de seu conceito, como também verificar de que modo esses aspectos dialogam com expressões significativas temporais da contemporaneidade, em que se destaca o pensamento do filósofo francês Bernard Stiegler, para quem as mudanças socioeconômicas são de relevância (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Parrêsia E constituição do sujeito: Democracia E educação.Aimberê Quintiliano - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):379-404.
    In this article, we will study the constitution of the subject as described by Foucault in L’Herméneutique du Sujet and we will try to establish the relation between this constitution and the political gesture that irrupts in the every day life, which sets the subjectivity in opposition with the actual culture or society — called Parrêsia in Le courage de la Vérité. The parrêsiastic act, which disrupts the social order by its subjectivity affirmation, is a risky act, which puts the (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Da metafísica do sujeito a ontología Concreta: una leitura gramsciana.José Mario Angeli, Julio Cesar Campano Floriano & Juliana de Barros Cerezuela - 2006 - Philosophica 29:45-60.
    Trata-se, no presente artigo, de analisar as mudanças que historicamente tem ocorrido no EU e as rupturas na apreensâo da realidade. As atuais transformaçoes da realidade teriam levado a um asvaziamento do ser? Ou ainda, a realidade nâo teria mais nada a ver com o sujeito? Como apreender essas transformaçoes? Esta investigaçâo faz-se valer da leitura de Gramsci, por meio da qual a unidade entre se e o pensar aparece como uma possibilidade de superaçao da metafísica do sujeito à elaboraçâo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A ordem do discurso de Michel Foucault: 50 anos de uma obra que revelou o jogo da rarefação dos sujeitos e a microfísica dos discursos (19th edition).Alex Pereira de Araújo - 2020 - Unidad Sociológica 5:14-23.
    Este ensaio celebra as cinco décadas da publicação do livro A ordem do discurso de Michel Foucault, realizando uma reflexão acerca de sua repercussão entre as ciências sociais e sobre seus usos, principalmente, no campo da linguagem na parte relacionada à análise do discurso de linha francesa. Portanto, trata-se de uma retrospectiva crítica cuja análise começa com a entrevista que Foucault concedeu algumas semanas antes de proferir esta aula aos brasileiros Sergio Paulo Rouanet e José Guilherme Merquior. Em seguida, o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  46.  13
    Tempo e sujeito - O transcendental e o empírico na fenomenologia de Merleau-Ponty.Luiz Damon Santos Moutinho - 2005 - Dois Pontos 1 (1).
    Esse artigo investiga a fenomenologia do tempo de Merleau-Ponty e centra seu foco na crítica merleau-pontiana às "Lições sobre a consciência íntima do tempo" de Husserl. A partir dessa crítica e da diferença entre os dois autores, o artigo mostra como Merleau-Ponty se afasta do modelo husserliano de uma fenomenologia da Razão.Merleau-Ponty. Husserl. Tempo. Sujeito. Transcendental. Empírico. Time and Subject The transcendental and the empirical in Merleau-Ponty´s PhenomenologyAbstractThis article investigates Merleau-Ponty´s phenomenology of time and focuses on Merleau-Pontys critique of Husserls (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  47. A formação do sujeito de direitos humanos pela educação: bases ético-filosóficas da educação em direitos humanos // Education to formation of the human rights subject: ethical and philosophical bases of human rights education.Paulo César Carbonari - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):14-38.
    O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas podem experienciar o (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  22
    Economia, sujeito E instituição segundo Foucault.Romildo Gomes Pinheiro - 2015 - Philósophos - Revista de Filosofia 20 (2):135-170.
    The article seeks to understand the status of Foucault’s critiques of neoliberalism from the concept of biopolitics developed before his course La naissance de la biopolitique. Two theoretical presuppositions are mobilized to understand the passage from the issue of biopower to that of neoliberalism: Marx and the concept of relative surplus population, because Foucault’s questions on the concept of biopolitics centers around the concept of population. On the other hand, with Polanyi, we can understand how Foucault imagines the novelty of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  31
    Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  8
    Informação e Ambientes Organizacionais: Ensaio Sobre a Din'mica Dos Ambientes Informacionais Nas Organizações.Antonio Rodrigues de Andrade, Catarina Roseira & Aldo de Albuquerque Barreto - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):104-119.
    O termo informação ganhou relevância preponderante nas décadas finais do século passado, quando, a explosão informacional, potencializada pelas tecnologias emergentes, fez com que o seu tratamento ganhasse nova dimensão, devido ao seu ritmo cada vez mais crescente. A informação é um elemento fundamental das empresas que procuram a conquista da vantagem competitiva. Para utilizá-la de forma estratégica é importante saber que informações são adequadas, deixar as informações disponíveis e acessíveis, saber as informações relevantes, sua origem e a quem endereça-las e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999