Results for 'Percepção espiritual'

1000+ found
Order:
  1.  5
    La perception spirituelle. Perspectives de recherche pour l’histoire des parva naturalia dans la tradition arabo-latine.Carla Di Martino - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    A grande obra de Aristóteles sobre psicologia foi o De anima. Entretanto, nem por isso a obra Parva naturalia, também conhecida como De sensu et sensato, deixou de exercer um papel importante, entre os árabes e os pensadores ocidentais. No presente ensaio, procura-se mostrar como a tradução árabe desta última obra foi utilizada por Avicena, Ibn Bâjjia e, sob a influência deste último, por Averróis. No Epítome De sensu de Averróis, percebe-se, por exemplo, que os princípios teóricos são aristotélicos, mas (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. O sujeito anímico e o sujeito espiritual em Ideias II.Nathalie de la Cadena - 2021 - Revista de Abordagem Gestáltica 27 (3):339-347.
    Neste artigo pretendo evidenciar como a relação entre sujeito anímico e sujeito espiritual é fundamental para a compreensão da intersubjetividade e do mundo da vida (Lebenswelt). Em Ideias II, Husserl explica como, a partir do eu, sujeito e objeto são constituídos no mundo: natureza, alma e espírito. Estes três estratos do sendo são conhecidos a partir da atitude teorética e da atitude espiritual e, no processo, se dá a explicitação do eu. Numa atitude teorética, temos constituição da natureza, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    La perception spirituelle. Perspectives de recherche pour l’histoire des parva naturalia dans la tradition arabo-latine.Carla Di Martino - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    Aristotle’s major work on psychology was De anima. Nevertheless, Parva naturalia, also known as De sensu et sensato, played a prominent role among Arabs and Western thinkers. In the present essay, we aim to show how the Arabic translation of this last work was used by Avicenna, Ibn Bâjjia and, under his influence, by Averroes. In Averroes’s Epitome De Sensu one can notice, for example, that the theoretical principles are Aristotelian, but they are contaminated by the term “spiritual”, which is (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    Neopentecostalismo na mentalidade do povo brasileiro: um deslocamento da fé para o mercado.Paulo Passos - 2009 - Horizonte 7 (15):167-177.
    A ascensão das denominações pentecostais no mercado formal da religiosidade brasileira simboliza uma verdadeira quebra de paradigmas. Da marginalidade, do estigma de “seita” que caracteriza este segmento, passaram a ocupar um plano privilegiado no campo econômico e espiritual. Essa exponencial visibilidade social em detrimento de outras denominações religiosas, sobretudo da católica, baliza o marco contextual dessa pesquisa. Entremeio a uma inusitada percepção espiritual da pós-modernidade, ou simplesmente um mega projeto de marketing, o fato é que os neopentecostais (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  97
    Registro sintético de uma vida: entrevista com Fábio Alves dos Santos (Synthetic record of a life - Interview with Fabio Alves dos Santos).Fábio Alves dos Santos - 2013 - Horizonte 11 (32):1637-1649.
    Fábio Alves dos Santos (1954-2013) cursou Pedagogia, Ciências Sociais e Teologia, era Especialista em Filosofia da Religião (PUC Minas), Advogado (PUC Minas) e Mestre em Direito Constitucional (UFMG). Lecionou na PUC Minas como professor de Cultura Religiosa e depois como professor no Curso de Direito, atuando principalmente no Serviço de Assistência Judiciária – SAJ, especialmente cuidado de causas populares como as da ASMARE (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Belo Horizonte), da Pastoral de Rua, da Pastoral (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    A Dor Do Ponto de Vista Clínico.Noéli Boscato & Gabriela Garcia Torino - forthcoming - Dissertatio:16-32.
    A dor do ponto de vista clínico é definida como estímulo e resposta a partir de fenômeno biológicos complexos e subjetivos nas dimensões sensorial-discriminativa, afetivo-motivacional e cognitivo-avaliativo. Sua definição tem sido um desafio ao longo da história, desde a sua percepção como uma experiência espiritual e mística nos primórdios tempos, até o seu entendimento em termos biológicos como uma sensação física e mecânica que passa pelas fibras e alcança o cérebro. A dor é um efeito extremamente necessário uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Filosofia Africana: Um Contexto Descontextualizado Pelo Ocidente.Regina Coeli Araújo Trindade Negreiros - 2021 - REVISTA LIBERTAÇÃO - A FILOSOFIA A EDUCAÇÃO E SUAS INTERFACES 2 (1).
    O presente artigo se propõe a questionar o estatuto da filosofia ocidental a partir da percepção de que a filosofia africana foi vilipendiada pelo eurocentrismo e ressaltar nessa relação filosófica, o conceito do Ubuntu, considerado um dos termos fundadores da ética africana, representando uma práxis sócio-cultural, espiritual e política, sendo, portanto, um termo utilizado para conceituar a filosofia que permeia a convivência social coletiva. Enquanto uma ética comunitária, o Ubuntu assinala para o caráter complexo de uma filosofia relacionada (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  17
    Diálogo com Bradley em a refutação do idealismo de Moore.Marcos Amatucci - 2015 - Synesis 7 (2):97-109.
    No seu texto A Refutação do Idealismo, faz, primeiro, uma análise lógica da proposição esse é percipi pois considera-a o fundamento da crença idealista de que o universo é espiritual. Após demonstrar a inconsistência lógica da proposição, Moore, ao invés de dar o artigo por encerrado, dá uma guinada fenomenológica e passa a discutir a fenomenologia da percepção idealista que identifica o perceber com o percebido. Por que Moore julga necessário complementar sua análise lógica com uma análise fenomenológica? (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  4
    Os cursos de estética de Hegel e suas implicações sobre o cinema.Rodrygo Rocha Macedo - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):348-355.
    O artigo ora apresentado trata da possibilidade de os conceitos trabalhados por Hegel em seus Cursos de Estética serem aplicados à compreensão da arte cinematográfica. Para tal, há a indagação se a cinematografia seria uma percepção contemporânea para o Belo ou se o cinema é arte porque se serve de outras formas artísticas para compor-se. Tendo como base o método bibliográfico, o trabalho em questão se debruça sobre os trechos dos Cursos de Estética, bem como outros autores que comentam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  29
    A integração entre Filosofia e Ciência segundo M. Merleau-Ponty.Marcus Sacrini A. Ferraz - 2007 - Revista Portuguesa de Filosofia 63 (1/3):461 - 487.
    O presente artigo constitui, antes de mais, uma exposição da tentativa feita por Maurice Merleau-Ponty de sistematização de um método psicológico convergente com algumas das principais metas estabelecidas pela Fenomenologia de inspiração husserliana. Constatando de que modo o autor da Fenomenologia da Percepção considera os diversos âmbitos da cultura, a começar pela arte e pela psicanálise, como indicadores da decadência do cartesianismo, o artigo analisa o estatuto da ciência justamente como uma das esferas culturais das quais é possível extrair (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  5
    Energías limpias, negocios sucios.Manuel Michael Beraún-Espíritu, Ketty Marilú Moscoso-Paucarchuco, Edgar Gutiérrez-Gómez, Mary Amelia Cárdenas-Bustamante & Rosa Cecilia González-Ríos - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:172-184.
    El consumo de energía y el crecimiento económico han llevado a la degradación del medio ambiente. Las centrales eléctricas son una de las principales fuentes de contaminación. Existe una necesidad de utilizar energías renovables para reducir el impacto ambiental. Sin embargo, en los países en desarrollo, la falta de recursos económicos limita la adopción de energías limpias. Las energías limpias, como la solar, eólica, hidroeléctrica y geotérmica, son fuentes sostenibles de energía. La energía hidroeléctrica puede ser controvertida debido a sus (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    40 Arguments to Avoid: Short Logic Lessons for Servant-Leaders.Daniel L. Espiritu - 2017 - Quezon City: New Day Publishers.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    E-teaching skills.Lloyd Espiritu - 2007 - Communication and Cognition: An Interdisciplinary Quarterly Journal 40 (1):119-126.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Cuando el silencio se hace elocuente.Hna Maria Alegria Del Espiritu Santo - 2003 - Verdad y Vida 61 (238):671-684.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. La disolución de las identidades en la cultura contemporánea.Fenomenología del Espíritu - forthcoming - Sapientia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  6
    Book Review: Racing Romance: Love, Power, and Desire among Asian American/white Couples. [REVIEW]Yen Le Espiritu - 2011 - Gender and Society 25 (4):534-536.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Tumatanda na Ako: The Quarter-Life Crisis Phenomenon Among Emerging Adults.Lhyza Perante, Jhoana Paola Lunesto, Justine Coritana, Chloie Nicole Cruz, John Mark Espiritu, Amor Artiola, Wenifreda Templonuevo & Jhoselle Tus - 2023 - Psychology and Education: Multidisciplinary Journal 7 (1):1-19.
    A quarter-life crisis (QLC) is a phenomenon that has gained widespread attention in the media and popular literature as a result of the difficulties associated with early adulthood. This study, "Tumatanda na Ako: The Quarter-life Crisis Phenomenon Among Emerging Adults," explored the emerging adults’ experiences of quarter-life crisis and the meaning they make out of their experiences of this phenomenon. The study utilized the interpretative phenomenological analysis of the qualitative data gathered from twenty (20) respondents from a higher educational institution (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  16
    La lectio divina, praxis histórica y pastoral.Daniel de Pablo Maroto, Lectio Divina, Historia de la Iglesia, Vida Espiritual & Espiritualidad - 2002 - Salmanticensis 49 (3):433-462.
    La lectio divina es un ejercicio ascético y espiritual usado por la comunicad cristiana en las asambleas litúrgicas. Desde los Padres del Desierto su práctica nunca se ha extinguido como ejercicio espiritual. Ahora parece haber vuelto con fuerza como ejercicio de lectura de la Palabra de Dios. La primera parte del artículo recrea los datos históricos fundamentales, la segunda explica su validez para los cristianos y las comunidades de nuestro tiempo.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  43
    Expressive Japanese: A Reference Guide for Sharing Emotion and Empathy.Senko K. Maynard, S. Nancy, Paul R. Goldin, Eun-Joo Lee, Duk-Soo Park, Jaehoon Yeon, J. Marshall Unger, Ho-min Sohn, Heisoon Yang & Precy Espiritu - 2013 - Philosophy East and West 63 (2).
  20.  11
    Percepção e imaginação na estética sartriana.Deise Quintiliano Pereira - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-14.
    A percepção é a maneira como interagimos com o mundo exterior. É a nossa capacidade de receber informações sensoriais do ambiente, como ver, ouvir, tocar e cheirar. Através da percepção, experimentamos o mundo e seus objetos como eles são em sua materialidade. A imaginação, por outro lado, é a capacidade de criar representações mentais e de ir além das informações sensoriais diretas, nos permitindo conceber o que não está presente, recriar o passado, ou até mesmo antecipar o futuro. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  4
    vida espiritual en san Isidoro de Sevilla.Juan Antonio Teston Turiel - 2024 - Isidorianum 33 (1):239-278.
    La vida espiritual ocupa un lugar muy importante en el pensamiento de Isidoro de Sevilla y ha quedado plasmada en sus principales obras, así lo podemos descubrir en la lectura de las Etimologías, de las Sentencias, de los Sinónimos, de los Oficios Eclesiásticos y de su Regla monástica. El objetivo de este trabajo es desarrollar los principales temas de la vida espiritual expuestos en sus obras. Así describiremos el modelo de santidad que el propone y el camino para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  33
    Percepção de alunos de graduação em psicologia sobre a conduta ética dos psicólogos.João Fernando Rech Wachelke, Alexsandro Luiz de Andrade & Jean Carlos Natividade - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 20:37-44.
    Com base no entendimento de que as experiências nos cursos de graduação em psicologia constituem uma influência relevante na formação das representações dos alunos, que por sua vez guiarão seus comportamentos futuros, o presente estudo centrou- se nas percepções de futuros profissionais de psicologi..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23. Percepção e Cor: Nota sobre o Octaedro da Cores em Wittgenstein.João Carlos Salles - 2012 - Dois Pontos 9 (2).
    Resumo: A percepção envolve muitos enigmas, nem sempre parecendo estar assegurada a unidade entre seu conteúdo e sua forma. Exemplificam tais enigmas as ilusões óticas, o célebre problema de Molyneux e também, como aqui nos interessa, o problema da expressão das cores em modelos cromáticos, que expressam incompatibilidades lógicas, mas se referem ao próprio território da experiência com cores e pigmentos. Neste nosso texto, distinguiremos dois usos do Farbenoktaeder por Wittgenstein, registrando a diferença, que julgamos relevante, entre a incompatibilidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  25
    A temporalidade da percepção em Leibniz.Sacha Zilber Kontic - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:191-212.
    Ao afirmar que o tempo é um continuum, Leibniz não pode considerar a percepção como uma simples sucessão de estados perceptivos. Pelo contrário, é necessário que haja uma continuidade de natureza entre esses diversos estados que se deva unicamente a espontaneidade da Mônada. A diferença entre as percepções da Mônada não pode se dar, entretanto, no conteúdo que ela representa, pois ela representa sempre uma mesma multiplicidade, ou seja, o universo tal como ele existe na mente divina, a partir (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    El Espíritu Santo en la Iglesia y en la historia.Xabier Pikaza Ibarrondo - 2023 - Isidorianum 8 (16):403-455.
    El presente documento aborda el tema enunciado en el título de manera general; ofrece los principios de un tratado más externo, que habrá de hacerse estudiando mejor las aportaciones de las Escrituras y de la tradición cristiana. Sin embargo, más que un estudio abstracto, lo importante es el estudio de la vida, del compromiso de amor y gracia, en el Espíritu de Cristo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  22
    Gödel, percepção racional e compreensão de conceitos.Sérgio Schultz - 2014 - Revista Latinoamericana de Filosofia 40 (1):47-65.
    Nosso objetivo neste artigo é o de lançar luz sobre alguns aspectos das concepções de Gödel acerca da percepção de conceitos. Começamos investigando a natureza e o papel da analogia entre percepção sensível e percepção de conceitos. A seguir, examinamos as conexões entre percepção de conceitos, razão e compreensão, tentando mostrar que a percepção de conceitos é compreensão de conceitos. Por fim, examinamos aqueles aspectos da concepção de Gödel em que a percepção de conceitos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    A percepção das mulheres sobre a maternidade na contemporaneidade.Selma Aparecida Geraldo Benzoni, Noemi Garcia Baptista, Rafael Tadeu Tomaz Musacci & Jenifer Mayne Pereira da Silva - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:232-243.
    Este artigo teve por objetivo identificar e compreender como as mulheres representam a maternidade. Para isso, foram realizadas, através de ligação telefônica, 15 entrevistas com mulheres entre 31 e 40 anos, que têm pelo menos um filho e inseridas no mercado de trabalho, utilizando para isto, um roteiro semiestruturado criado pelos pesquisadores. Através dos dados coletados, foi realizada uma análise qualitativa estruturada em duas categorias, a saber: o sentimento das participantes em relação à maternidade e a percepção da maternidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    El ensueño del espíritu. Subjetividad e imaginación en la «Anthropologie» de Hegel.Germán Osvaldo Prósperi - 2024 - Pensamiento 79 (304):627-649.
    En este artículo nos proponemos realizar una lectura de la sección «Anthropologie» de la Enzyklopädie hegeliana con el objetivo de mostrar la particular concepción de lo humano que, incluso a pesar de su autor, se desprende de ella. Para esto analizaremos algunos fenómenos (el niño en el vientre materno, el sonambulismo magnético, etc.) abordados por Hegel en dicha sección. Concluiremos que el «alma» (Seele), objeto específico de la «Anthropologie», cumple la misma función limítrofe (entre naturaleza y espíritu, sensibilidad y entendimiento, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  21
    A percepção sensorial do espectador na teatralidade contempor'nea: diálogos com Bakhtin.Robson Rosseto & Patricia Pluschkat - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):57-73.
    RESUMO O presente texto tem como objeto a organização da sociedade atual, afetada e impactada pela tecnologia, cenário no qual o aparato sensorial é profundamente afetado por diversas modalidades de comunicação interativa. Nesse contexto, apresenta-se uma reflexão sobre as formas pelas quais o espectador interatua com as proposições cênicas e uma análise sobre a experiência enquanto espectadores de um determinado espetáculo do encenador Robert Wilson. A reflexão desenvolvida evidenciou os níveis diferenciados de percepção alcançados por estes pesquisadores/espectadores no momento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  29
    Capital espiritual: novedad y tradición.Magdalena Bosch - 2015 - Ideas Y Valores 64 (157):37-52.
    Se analizan las versiones más relevantes de capital espiritual y los aspectos que tienen en común, y cómo algunas lo vinculan con la religión y otras no; se describe el carácter multidimensional de esta noción, lo que converge en una teoría de la motivación profunda y de fuerte arraigo interno en las personas. Esta dimensión intrínseca de la motivación se muestra decisiva en las teorías éticas de la virtud de inspiración aristotélica, que ponen énfasis en el aspecto interno del (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  24
    Teorias atemporais da percepção.Diogo Mesti - 2012 - Doispontos 9 (2).
    Resenha do livro: PEIXOTO, M.; MARQUES, M.; PUENTE, F. Visível e inteligível : Estudos sobre a percepção e o pensamento na filosofia grega antiga. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012, (p. 151).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  76
    Percepção Emocional e Processamento de Informações Emocionais no Reconhecimento de Expressões Faciais: origens psicológicas do julgamento social.Leonardo Ferreira Almada - 2012 - Dois Pontos 9 (2).
    Neste artigo, pretendemos defender a tese segundo a qual julgamentos sociais se iniciam com a percepção emocional e com o processamento de informações emocionais no reconhecimento de expressões faciais. Para tanto, revisaremos modelos que discutem (i) os mecanismos pelos quais as expressões faciais são codificadas para transmitir informações e ser percebidas pelos outros, (ii) os mecanismos perceptivos de decodificação e categorização de expressões faciais e, por fim, (iii) os mecanismos pelos quais o reconhecimento de expressões faciais geram respostas emocionais (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  10
    Imagem e percepção no pensamento de Hans Jonas | Image and perception in Hans Jonas’ thought.Michelle Bobsin Duarte - 2023 - Revista de Filosofia Aurora 35.
    O presente artigo tem o objetivo de tratar a questão da imagem na filosofia de Hans Jonas com a finalidade de compreender a função que a capacidade imaginativa exerce na experiência fenomenológica de apreensão da realidade. A investigação da relação entre imagem e percepção humana no pensamento de Jonas se mostra profícua na medida em que o tema da imagem possui um papel muito significativo em sua filosofia, pois, é justamente na capacidade de criar imagens e reconhecê-las como representações (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  17
    El Espíritu Santo y la teología de la vida.Jürgen Moltmann - 2023 - Isidorianum 7 (14):351-366.
    El don y el presente del Espíritu de Dios son Dios mismo, que llama a nuestra vida a la plenitud desde su raíz. Desde una perspectiva bíblica, el Espíritu Santo es la donación que Dios nos hace. El origen de esta donación está en el rostro resplandeciente de Dios. Su finalidad en el Nuevo Testamento es culminar el único acontecimiento salvífico de Cristo. Cristo nos envía su Espíritu en virtud de su Cruz, criterio del discernimiento de los espíritus. La misión (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Inteligencia espiritual y educación religiosa escolar en contextos de libertad religiosa y de cultos.Estiven Valencia Marin - 2022 - Santiago de Chile, Chile: Instituto Escuela de la Fe de la Universidad Finis Terrae. Edited by María Ceneida Alfonso Fernández, Daniel Turriago Rojas, Patricio Carreño Rojas, Elkin Alonso Gómez Salazar & Yulman Fernando Arias Betancur.
    Con el presente libro se da razón del resultado investigativo y colaborativo que se realizó entre dos universidades chilenas, la Universidad Finis Terrae y la Universidad Alberto Hurtado, con cuatro universidades colombianas: la Universidad de La Salle (sede Bogotá), la Universidad Católica de Oriente, la Universidad Mariana de Pasto y la Universidad Católica de Pereira, en torno a la reflexión pedagógica y disciplinar que atañe a la educación religiosa escolar en ambos países. Esas disertaciones posibilitaron avanzar en la investigación y (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  17
    A percepção em Edmund Husserl E em Maurice Merleau-ponty.Maria Aparecida Viggiani Bicudo - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (1):79-90.
    Neste artigo apresentamos nossa interpretação de obras de Edmund Husserl e de Maurice Merleau-Ponty lidas sob o enfoque da pergunta "qual o significado que esses autores atribuem à percepção?". Abordamos temas concernentes à constituição do sentido e da realidade mundana; ao desenvolvimento do simbólico; ao estabelecimento da intersubjetividade; à constituição da subjetividade e à unidade corps-propre. Trabalhamos o significado de verdade oferecida como presença e dada por perfis.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  16
    Amor divino, espiritual, natural y elemental en Ibn ʿArabī.David Fernández Navas - 2024 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 41 (1):27-37.
    El presente artículo es un estudio sobre las diferenciaciones (aqsām) del amor, uno de los puntos más importantes del principal escrito que Ibn ʿArabī dedicó a la cuestión amorosa, el capítulo 178 de Las Iluminaciones de La Meca (al-Futūḥāt al-Makkiyya). A través de un juego de oscilación y equilibrio entre perspectivas ontológicas y epistemológicas aparentemente enfrentadas –incomparabilidad/similaridad, oculto/manifiesto, unidad/multiplicidad, espíritu/cuerpo– y un recurrente manejo del lenguaje de las alusiones (išāra), el maestro andalusí distingue entre amor divino (ilāhī), espiritual (rūḥānī), (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  38. Matéria e percepção em Metaph. Z e H.Cláudio William Veloso - 2001 - Discurso 32:141-160.
    O presente trabalho trata da definição de fenômenos naturais. tais como o trovão que é usada como paradigma na definição das substâncias perceptíveis em Metafísica, Z17. Procura-se mostrar como a definição do trovão implica necessariamente uma referência à substância, assim como a definição das substâncias perceptíveis parte necessariamente de um acidente, que justamente funciona como matéria. Entende-se assim trazer à tona algumas questões embaraçosas para Aristóteles, que dizem respeito ao “hiato” existente entre percepção e intelecção e ao caráter não (...)
    No categories
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  65
    Percepção da interação familiar e auto-estima de adolescentes.Lidia Natalia Dobrianskyj Weber, Gisele Regina Stasiak & Olivia Justen Brandenburg - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:95-105.
    A influência da família no desenvolvimento da criança e do adolescente é um foco importante de pesquisa atualmente. Para estudar a relação entre a interação familiar e a auto-estima de adolescentes, 111 alunos (13 e 14 anos), de três escolas particulares de Porto União (SC) responderam a Escala de A..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. El espíritu existe de manera plural.Jean Luc Nancy & Juan Carlos Moreno Romo - 2013 - Escritos 21 (47):395-418.
    Los autores conversan sobre la distinta relación que tienen con la filosofía las lenguas española y francesa, encontrando la explicación de esa diferencia principalmente en los “espíritus” que nos separan, no obstante nuestra considerable cercanía lingüística. Mientras que la Reforma y la Contrarreforma exigieron de Francia un “humanismo del saber objetivo, del individuo y del progreso”, la cultura española dio de sí “un paradójico humanismo de la fe, de la expansión y de los juegos de la apariencia”. El “espíritu de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro.Telma Sueli Pinto Johnson - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):46-65.
    Este artigo apresenta um mapeamento sobre estágios e variações em formatos e conteúdos de websites jornalísticos em interfaces móveis. Examinou-se estruturas e modelos de navegação, bem como design, linguagem e relação espacial, do ponto de vista da experiência do usuário, em 10 home pages de jornais impressos brasileiros publicados em versões para smartphones, entre novembro de 2014 e março de 2015. A partir de noções de experiência, percepção e affordances em tempos de convergência midiática, combinou-se recursos metodológicos qualiquantitativos, envolvendo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  4
    Espíritu vs. alma espiritual.Jordi Castellet I. Sala - 2024 - Revista Internacional de Filosofía Teórica y Práctica 1 (2):27-60.
    El debate en torno a la antropología aborda aquí una cuestión de categorías fundamentales en torno a la estructura básica del ser humano: hombre y mujer, niño y anciano. La terminología articulada por la categoría «espíritu - pneuma» abre las posibilidades de una nueva comprensión ante los retos planteados por las ciencias experimentales, la ética, la moral, incluso la religión. El esquema diádico «cuerpo y alma» se muestra agotado ante los callejones sin salida con los que se ha encontrado al (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Mundo, Percepção e Coexistência. Reflex˜oes Sobre Ética a partir de M.·Merleau-Ponty.Vânia Santos - 2010 - Phainomenon 20-21 (1):143-159.
    This article analyses the relation between ethics and lived body based on Maurice Merleau-Ponty’s works. It is true that the philosopher did not elaborate an ethic. Neither does the present text propose to do so. However, it intends to demonstrate that the Merleau-Ponty contraposition of his existential ontology to the metaphysical anthropological perspectives provides the indications and paths necessary for a possible ethics that takes the radically integral phenomenon of human existence as an inexóráble source.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Percepção e Imagem: o exemplo do Cinema no Contexto da Meditação Fenomenológica de Merleau-Ponty sobre a Experiência Perceptiva.Luís António Umbelino - 2005 - Phainomenon 10 (1):47-61.
    This paper aims to meditate the importance of cinematographic image in the development of Merleau-Ponty’s phenomenology of perception. It will also try to underline such a subject in the later works of the French philosopher. Therefore, we will try to base our considerations upon the ideas of body, space, Visible and flesh.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Apercepção versus percepção: os espí­ritos na cosmologia leibniziana.Celi Hirata - 2008 - Princípios 15 (24):135-166.
    Leibniz afirma que toda mônada expressa o universo inteiro de uma determinada perspectiva. A partir daí, todas os seres criados harmonizam-se entre si, já que todos representam o mesmo mundo, ao mesmo tempo em que cada um se individualiza por meio de seu ponto de vista próprio que • afirma o autor em alguns textos-chave • é determinado pelo lugar que o seu corpo correspondente ocupa. Entretanto, se a limitaçáo dos graus de distinçáo das representações se dá meramente por uma (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Olhar e memória na percepção cinematográfica.Susana Isabel Rainho Viegas - 2008 - Princípios 15 (24):31-44.
    O presente artigo tem dois objectivos: por um lado, o de analisar os conceitos de percepçáo e memória no cinema segundo a fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty em “Le Cinéma et la Nouvelle Psychologie” e, por outro lado, o de analisar estes mesmos conceitos no filme de Christopher Nolan, Memento . A nossa principal referência será a fenomenologia da percepçáo em Merleau-Ponty de modo a melhor compreendermos o interesse fenomenológico do cinema e deste filme em particular.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  35
    A percepção do paciente quanto ao processo de mudança psicoterápica.Anelise Hauschild Mondardo, Laís Piovesan & Paulina Cecilia Mantovani - 2009 - Revista Aletheia 30:158-171.
  48.  11
    Percepção e Ação após a Descoberta dos Neurônios-espelho.Stefano Moriggi - 2006 - Cognitio 7 (1):165-167.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    El Espíritu Santo en la teología y en la espiritualidad ortodoxa.Angelo Amato - 2023 - Isidorianum 7 (14):325-350.
    Después de presentar la ortodoxia como "la religión del Espíritu Santo" y de considerar la misma teología ortodoxa como "experiencia en el Espíritu Santo", se introduce el pensamiento pneumatológico de tres autores: Pavel N. Evdokimov, Nikos A. Nissiotis y Dumitru Staniloae, finalizando la investigación con la introducción de la rica y expresiva experiencia pneumatológica de un místico y carismático ruso: San Serafín de Sarov. En una breve conclusión, se presenta a María como la "Panaghia", en estrecha relación con el Espíritu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  7
    A percepção segundo Barbaras.Leandro Neves Cardim - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:105.
    Este artigo pretende apresentar o conceito de percepção assim como o interpreta o filósofo francês Renaud Barbaras. Ele parte da recolocação do problema da percepção entre imanência e transcendência para indicar os traços fundamentais que caracterizam este fenômeno segundo seu próprio ponto de vista: o sujeito da percepção como sujeito vivo e a essência da vida como desejo. Não se trata, para ele, de aproximar-se da percepção através daquilo que ela não é. Para compreender verdadeiramente a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000