Results for 'Kant, antropologia, representação, imaginação'

1000+ found
Order:
  1.  14
    “Einbildungsfähigkeit”, “Einbildungskraft” e “Imagination” na antropologia kantiana. Notas para uma dissociação terminológica.Fernando M. F. Silva - 2022 - Con-Textos Kantianos 15:24-38.
    Emergentes não raras vezes nas Lições de Antropologia de Kant, os termos “Einbildungskraft”, “Einbildungsfähigkeit” e “Imagination” são comummente tomados – e, prova maior disto mesmo, traduzidos – como um só. O presente artigo propõe-se pôr em causa e demonstrar a incorrecção desta abordagem. Bem pelo contrário, estamos em crer que, no âmbito da antropologia kantiana, em primeiro lugar, “faculdade de imaginação” e “capacidade de imaginação” não são uma e a mesma coisa, antes significam diferentes estratos, diferentes dimensões conceptuais (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Kant e o Poder da Imaginacao.Jane Kneller - 2010 - Sao Paolo: Madras Editora.
    Neste livro, Jane Kneller foca o papel da imaginação como uma força criativa na estética de Kant e em toda sua filosofia. Ela analisa a explicação de Kant para a liberdade imaginativa e a relação entre a representação imaginativa livre, o social humano e o desenvolvimento moral, mostrando várias formas nas quais sua estética da reflexão desinteressada explica o interesse moral. Ela localiza esses aspectos da teoria estética de Kant dentro do contexto estético alemão do século XVIII, argumentando que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    A exegese de Heidegger na Crítica da razão pura: finitude como pressuposto de uma antropologia filosófica.Márcio Luiz da Silva - 2021 - Con-Textos Kantianos 14:310-326.
    O objetivo do artigo consiste em analisar, a partir dos parágrafos 34 a 38 da obra Kant e o problema da metafísica e segundo a exegese heideggeriana, o sentido e pertinência da inserção da problemática antropológica anteposta às três questões fundamentais expostas na Crítica da razão pura. Heidegger converte um rol exaustivo, delimitado pelas três perguntas, em um rol exemplificado, ao colocar a indagação da antropologia filosófica como pressuposto e consequência necessária das três interrogações kantianas. Heidegger recorre ao conceito de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  15
    O conceito de memória na reflexão antropológica de Kant.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (140):449-474.
    RESUMO A história do estatuto, bem como da posição da memória entre semelhantes forças, desde a formação do conceito moderno da antropologia, durante toda a tradição leibniz-wolffinana, e até Kant, é uma história de mudança ascendente, de cristalização de ambos os predicados desta faculdade, e também uma de grande influência sobre a história do próprio pensamento antropológico. O presente ensaio propõe-se analisar como Kant receberia essa evolução, e como ele sobre ela actuaria. Isto é, centrando-nos nas “Lições de Antropologia”, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  88
    A antropologia kantiana e a Antropologia de um ponto de vista pragmático.Clélia Aparecida Martins - 2004 - Discurso 34:125-144.
    O livro de Kant Antropologia de um ponto de vista pragmático, até nossos dias, ainda tem indefinido seu papel diante da filosofia transcedental. Por não haver, na obra de Kant, uma delimitação clara entre as várias antropologias, a saber, a empírica e a prática, e a devido a algumas afirmações não claras do próprio autor, percebe-se que aquele livro ainda é motivo de interpretações controvertidas por parte daqueles que o analisaram. Este texto representa um esforço no sentido de apreende o (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Kant, Antropologia pragmatica, ed. A. Guerra. [REVIEW]K. Oedingen - 1974 - Société Française de Philosophie, Bulletin 65 (3):318.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  19
    Immanuel Kant: Antropologia din perspectivă pragmatică / Immanuel Kant: Visurile unui vizionar interpretate prin visurile metafizicii / Immanuel Kant: Întemeierea metafizicii moravurilo / Immanuel Kant: Metafizica moravurilor. [REVIEW]Evanghelos Moutsopoulos - 2016 - Kant Studien 107 (4):766-771.
    Name der Zeitschrift: Kant-Studien Jahrgang: 107 Heft: 4 Seiten: 766-771.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  24
    Etica e antropologia in Kant.Silvestro Marcucci - 1999 - Idee 42:9-23.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  9.  16
    A imaginação em Descartes e Kant.Luiz Hebeche - 2005 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 50 (2):98-110.
    Esse artigo procura mostrar a diferença entre duas concepções mentalistas do conceito de imaginação. Tanto para Descartes como para Kant a imaginação é concebida desde o monocentrismo do sujeito, mas para cada um desses filósofos a sua função está radicalmente distinta; para Descartes a imaginação é aquilo de que o pensamento tem de afastar-se, para Kant ao contrário seu papel é decisivo para a execução da reflexão transcendental.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  22
    Imagens em movimento e representações: desembrulhando imaginários coloniais.Ema Pires & Eduardo Esperança - 2016 - Filosofia E Educação 8 (1):112.
    Este texto explora a relação entre imagens em movimento e suas formas de representação. Partindo do diálogo entre os campos da antropologia e da sociologia, contribuímos para a discussão acerca da conexão entre imagens, suas formas de representar e educação, através de um exercício de desconstrução crítica de imaginários coloniais. Propomos em seguida uma reflexão localizada em Heidegger, no modo como este observa o trabalho de Kant na Crítica da Razão Pura, particularmente no que ao representar da imagem diz respeito.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    A antropologia fisiológica E a antropologia pragmática: A ideia de Uma natureza hUmana em Kant.Jorge Conceição - 2016 - Synesis 8 (2):118-148.
    Este artigo problematiza a possibilidade de uma definição de natureza humana em Kant a partir da sua teoria dos juízos. Cohen defende que a antropologia fisiológica é a base da antropologia pragmática, porque o ajuizamento do ser humano como um ser organizado, nos permite ajuizá-lo em conformidade a fins [ Zweckmässigkeit ]. Neste sentido, ainda de acordo com o pesquisador, a antropologia pragmática compartilha certas características metodológicas com os princípios de uma filosofia da biologia em Kant, pois a causalidade mecânica (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  8
    A antropologia pragmática como uma doutrina da prudência nas versões dos cursos de antropologia de Kant.Jorge Vanderlei Costa da Conceição - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (2):77-98.
    Resumo O objetivo deste artigo é evidenciar que a ideia de antropologia pragmática desenvolvida nas versões dos cursos de antropologia, que são Collegentwürfe, Menschenkunde e Anthropologie Dohna-Wundlackende, se ocupa de uma definição moral, porque ela está subordinada à doutrina da prudência. Essa é compreendida como a capacidade de os seres humanos influenciarem uns aos outros, segundo certos fins, os quais deverão ser úteis na vida em sociedade. Além disso, delimita-se que o sentido do adjetivo “pragmático”, presente nessas versões dos cursos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    Schopenhauer, Reinhold e Kant na relação da teoria da representação e da liberdade da vontade.Ivanilde Aparecida Vieira Cardoso Fracalossi - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:02-02.
    Reinhold, em sua Filosofia elementar, e Schopenhauer, com sua obra principal O mundo como vontade e representação, se consideram herdeiros de Kant e ambos falam em fatos muito semelhantes sobre os méritos inegáveis e as deficiências da Crítica da razão. No entanto, esforçam-se para apresentar uma filosofia kantiana revisada por meio de uma construção de conceitos de nível superior, mas mantendo a convicção de que as coisas em si mesmas formam um dos pilares fundamentais do sistema. Assim, o intuito deste (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Wolff, Kant e le origini dell’antropologia filosofica.R. Martinelli - 2007 - .
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Kant e Rousseau: na encruzilhada da antropologia filosófica de Cassirer.Leonardo Rennó Ribeiro Santos - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):85-115.
    A interpretação de Cassirer da dívida intelectual de Kant para com Rousseau é conhecida e estabeleceu um marco real na crítica especializada de ambos os filósofos. No entanto, o exame desta dívida no interior do projeto cassireriano de constituição de uma Antropologia filosófica não foi ainda realizado, devido à rejeição de Cassirer das notáveis antropologias de Kant e Rousseau, que resultou na omissão deste tópico em An Essay on Man. Os manuscritos de Cassirer que testemunham a preparação dessa obra nos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Kant, Foucault e a antropologia pragmática: Série 2 / Kant, Foucault and Pragmatic Anthropology.Diogo Sardinha - 2011 - Kant E-Prints 6:43-58.
    In this article we address Foucault’s interpretation of Kant’s anthropology as a whole, i.e. beyond Anthropology from a Pragmatic Point of View . I expose Foucault’s three most important thesis, which concern firstly the faithfulness of this book to the critical work that preceded it; secondly, the need of reading the Introduction to the Logic and the Opus postumum in order to draw crucial aspects of Kant’s anthropology; and thirdly, the importance of reviving a critical gesture , so as to (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Escrita da história e representação: sobre o papel da imaginação do sujeito na operação historiográfica1.Danrlei de Freitas Azevedo & Felipe Charbel Teixeira - 2008 - Topoi. Revista de História 9 (16):68-90.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Kant y la expulsión del demiurgo. Estatuto y alcance de la Antropología desde un punto de vista fisiológico.Nuria Madrid - 2007 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 42:157-174.
    El planteamiento kantiano de una historia natural aplicada al hombre, concerniente a la antropología fisiológica, está estrechamente unido al diálogo, con frecuencia polémico, que Kant mantiene con Herder, Forster y Blumenbach. El artículo pretende contribuir a la exposición del largo alcance que las corrientes del preformacionismo y de la epigénesis en la teoría de la generación tienen para la filosofía crítica. Se propone, en primer lugar, definir los aspectos de la embriología del siglo XVIII que Kant considera valiosos para la (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  19
    Kant leitor de Hume, ou o "bastardo da imaginação".João Paulo Monteiro - 1983 - Discurso 14:145-158.
  20.  4
    Kant, I.: "Lecciones de Antropología. Fragmentos de estética y antropología".Luciana Martínez - 2016 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 33 (1):334-337.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. La antropología ética de Kant: Camino hacia una interpretación sustancial de la Filosofía de Historia.Angel Poncela González - 2004 - El Basilisco 34:49-58.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Antropologia trascendentale e spontaneità in Kant.Marco Sgarbi - 2011 - Agora 30 (1):49-61.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Representações obscuras na antropologia de Kant: cultivo de si e civilização.Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2023 - Kant E-Prints 17 (2):36-53.
    Este artigo pretende apresentar as “representações obscuras” como parte da via disponível para se conceber um cultivo de si e da civilização, de acordo com a perspectiva de uma antropologia pragmática tal como concebida por Kant. As representações obscuras marcam a existência de um campo de representações intelectuais, estéticas e morais ocultas à consciência. Estas representações possuem, de um lado, a finalidade de fornecer um _cultivo de si_, espécie de conhecimento da natureza humana, por meio de sua funcionalidade empírica na (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. Psicologia empírica, antropologia e metafísica dos costumes em Kant.Maria de Lourdes Borges - 2003 - Kant E-Prints 2 (1):1-10.
    Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre psicologia empírica,antropologia e metafísica moral em Kant. Há lugar para a psicologia empírica e para aantropologia na filosofia moral kantiana? Se esta é fundamentada em princípios a priori, qual avalidade, para além da mera curiosidade do erudito, do conhecimento das peculiaridadesempíricas do ser humano? A segunda questão refere-se à relação que Kant estabelece entrepsicologia empírica e antropologia e como ambas se relacionam com a filosofia moral. Voutentar mostrar que esta relação passa (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Kant e la destinazione del genere umano: tra Antropologia e Filosofia della Storia.Paola Fedato - 2002 - Verifiche: Rivista Trimestrale di Scienze Umane 31 (4):219-272.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  26
    Antropologia de um ponto de vista pragmático, de Immanuel Kant.Pedro Paulo Garrido Pimenta - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9.
  27. La prudenza del carattere. Kant e i due volti dell'antropologia pragmatica.R. Martinelli - 2013 - In S. Guidi & A. Lucci (eds.), The Domain of the Human. Anthropological Frontiers in Modern and Contemporary Thought. pp. 93-104.
    The essay investigates the question of the transition from a physiological view of anthropology to one ‘from a pragmatic point of view’ in the work of Immanuel Kant. The concepts this thinking hinges on are those of ‘prudence’ and ‘character’, which are crucial for the break that Kant’s anthropological thought represents with that of earlier and later philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    L'antropologia di Kant: un convegno.Giuseppe Micheli - 1999 - Rivista di Storia Della Filosofia 54:167-172.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  3
    Kant e as Variantes da Menoridade na Antropologia de um Ponto de Vista Pragmático.Diogo Sardinha - 2020 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 28 (55-56):89-105.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  34
    Kant, Immanuel: Lecciones de Antropología. Fragmentos de estética y antropología. Hrsg., eingel. und übers. von Manuel Sánchez Rodríguez. Granada: Editorial Comares, 2015. 272 Seiten. ISBN 978-84-9045-261-5. [REVIEW]Dr Robinson dos Santos - 2018 - Kant Studien 109 (4):635-637.
    Name der Zeitschrift: Kant-Studien Jahrgang: 109 Heft: 4 Seiten: 635-637.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  10
    "Un trje que viste ventajosamente a la virtud" Elementos para una lectura meterialista de la Antropología en sentido pragmático de Kant.Andrés Eduardo Saldarriaga Madrigal - 2017 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 55:162-186.
    El artículo presenta la Antropología en sentido pragmático como una obra en la que se manifiesta de manera clara el contenido “material” de la filosofía práctica de Kant. Dicho contenido tiene la peculiaridad de no ser algo arbitrario sino parte fundamental de la filosofía práctica considerada como totalidad, como reunión de crítica y sistema. En este sentido se propone una lectura materialista del texto.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32. Antropologia.R. Martinelli - 2010 - In C. La Rocca, S. Besoli & R. Martinelli (eds.), L'universo kantiano. Filosofia, scienze, sapere. Quodlibet. pp. 13-52.
    Il saggio analizza l’Antropologia pragmatica di Kant alla luce degli altri scritti critici e precritici, delle Lezioni, delle fonti e del dibattito critico internazionale più recente. Viene chiarito anzitutto il rapporto tra antropologia e critica della ragione: gli esiti della Dialettica trascendentale impongono a Kant di individuare un nuovo assetto per la scienza empirica dell’uomo superando la prospettiva scolastica. Ciò si manifesta nell’adozione del termine «antropologia», che tuttavia Kant distingue dalle antropologie mediche del tempo, per lo più deterministiche, grazie all’impostazione (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  33.  14
    Immanuel Kant, Lecciones de antropología: fragmentos de estética y antropología, ed. crítica y trad. de Manuel Sánchez Rodríguez, Comares , Granada, 2015, 272 pp. [REVIEW]Julia Muñoz Velasco - 2017 - Dianoia 62 (78):236-239.
    Resumen: En este artículo reviso la interpretación de Eduardo Nicol de la teoría de la propiedad de Francisco Suárez. Para ello, presento la posición de Suárez acerca de la propiedad y la propiedad privada atendiendo dos cuestiones fundamentales. La primera es si la propiedad y la propiedad privada son derechos; la segunda es si ambos pertenecen a la naturaleza humana o no. Al final, argumento que la lectura de Nicol es insostenible, pues difícilmente puede admitirse que Suárez defendió algún tipo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Psicologia Racional e Antropologia Empírica em Kant.Alexandre Hahn - 2019 - Natureza Humana 21 (2):53-76.
    o presente artigo busca destacar a importância dos “Paralogismos da razão pura” para o projeto kantiano de uma antropologia empírica sistematicamente constituída, isto é, uma ciência do homem. Mais precisamente, defenderá que o principal resultado da crítica à psicologia racional (enquanto doutrina da alma) foigarantir a possibilidade lógica do “eu numênico”. Isso permitiu que o homem fosse pensado como agente livre, capaz de fazer algo de si mesmo, superando sua condição demero produto da natureza. Essa ideia de homem é fundamental (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    A Humanidade na Animalidade: Kant e a Antropologia do Bem e do Mal.Diogo Sardinha - 2008 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 16 (31):51-64.
    A pergunta «o que é o homem?» deve começar por responder-se que ele é apenas o nome de um espaço. A configuração deste espaço, isto é os limites que o definem e as linhas que desenham territórios no seu interior, muda com o tempo. De tal modo que a história do homem, filosoficamente compreendido, pode ser contada a partir do estudo de diferentes configurações problemáticas. Impossível é responder definitivamente à pergunta pela essência do homem. O nominalismo espácio-antropológico é aqui desenvolvido (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  12
    Las nociones de claridad y oscuridad en los Apuntes de Lecciones de Antropología de la “década silenciosa” de Kant.Luciana María Martínez - 2014 - Studia Kantiana 17:27-50.
    El objetivo de este artículo es caracterizar el tratamiento de los conceptos de claridad y oscuridad en los Apuntes de Lecciones de Antropología de la “década silenciosa” de Kant. El estudio tiene tres momentos. En primer lugar, se describen las condiciones de la claridad y la oscuridad de nuestras representaciones. En segundo término, se reconstruye la argumentación por medio de la que Kant cuestionaba el modo como Baumgarten presentaba esas nociones en la parte de la psicología empírica de su Metaphysica. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Le lezioni di Kant sull'antropologia.C. La Rocca - 2000 - Studi Kantiani 13.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  12
    A humanidade na animalidade: Kant e a antropologia do bem e do mal.Diogo Sardinha - 2008 - Philosophica 31:51-64.
  39.  2
    Definizione e rappresentazione: antropologia e metafisica nell'interpretazione heideggeriana di Kant.Flavio Cassinari - 1994 - Milano: Guerini.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  22
    Notas sobre o déficit teórico da imaginação sociológica na filosofia da história de Kant.Daniel Tourinho Peres - 2011 - Dois Pontos 8 (1).
    O artigo procura argumentar contra a ideia de que a filosofia da história de Kant contaria com dois modelos de fundamentação: um modelo oficial, de natureza hipotético-teleológica, e outro hermenêutico-explicativo, que, porém, acabaria por implodir o sistema. Trata-se de mostrar que há um único modelo, de natureza hermenêutica-explicativa, que não obstante faz uso de princípios hipotético-teleológicos. Mais ainda, que tal modelo está presente ao longo de diversos momentos do sistema, como na Doutrina do Direito, ou na Religião nos limites da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  14
    O conceito de génio nas lições de antropologia de Kant.Fernando M. F. Silva - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):677-702.
    RESUMO Seguindo a elevação de outros dons naturais do espírito humano a categorias ou princípios estéticos, o que ocorreria gradualmente durante o século XVIII, o génio e as suas várias problemáticas tornam-se uma das mais prementes questões na agenda filosófica da época. Entre outros, a questão assume particular relevância na filosofia de Immanuel Kant, e isso não apenas na sua obra publicada, mas também na sua actividade como Professor. O presente texto propõe-se abordar a questão do génio nas lições de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  42
    Las pasiones y sus destinos. El examen de las emociones en las Lecciones de antropología de Kant.Nuria Sánchez Madrid - 2013 - Ideas Y Valores 62 (S1):109-132.
    Este trabajo analiza, por un lado, el examen de las pasiones que Kant realiza en la Antropología de 1798 y en los cursos sobre esta materia, en los que la pasión y el cultivo de la razón práctica mantienen una ambigua relación, hasta el punto de pensar que quizás ninguna cultura moral pueda suprimir enteramente la perversión que consiste en proyectar los enunciados del egoísmo como punto de vista universal. Por otro lado, examina la asociación que la antropología kantiana establece (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  44
    La antropología filosófica en la actualidad.Javier San Martín - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 50:137-156.
    En el presente trabajo se trata, por un lado, de presentar la posición de Antropología filosófica en España, empezando, en el primer apartado, por una breve historia de su posición en el siglo pasado hasta 1980. En segundo lugar se explora el carácter de esta materia, primero desde la legitimidad de su diseño por Rousseau y Kant —segundo apartado—, y luego desde una orientación en torno a su contenido —apartado tercero—. En el apartado cuarto se examina la posición de la (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  25
    Introdução à Antropologia (semestre de inverno 1781/82).Márcio Suzuki - 2008 - Discurso 38:247-261.
    O texto traduzido nas páginas que seguem figura como introdução ao curso de Antropologia que Kant ministrou em Königsberg no semestre de inverno de 1781-1782. Esse curso é o primeiro da chamada fase “crítica”, e o mais longo dos publicados por Reinhardt Brandt e Werner Stark nos dois enormes tomos que constituem o volume XXV da edição da Academia (Berlim: de Gruyter, 1997). À diferença dos demais, catalogados pelo nome do aluno, do detentor do manuscrito ou do local em que (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  15
    A import'ncia e o significado do princípio da publicidade para a representação político-democrática: reflexões a partir de Kant e Condorcet.Cristina Foroni Consani & Joel Thiago Klein - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (3).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    O jogo livre da imaginação é compatível com a dedução kantiana das categorias?Hélio Lopes da Silva - 2015 - Studia Kantiana 18:182-205.
    Pretendemos neste artigo examinar a aparente incompatibilidade entre a concepção, exposta na terceira Crítica kantiana, do jogo livre ou harmonia entre as faculdades da Imaginação e do Entendimento e a Dedução Transcendental das Categorias da primeira das Críticas kantianas, na medida em que a primeira parece afirmar que a Imaginação pode apreender “sem conceitos” um objeto intuído, ao passo que a última parece submeter todas estas apreensões à posse a priori de um conceito. De modo a realizar este (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Kant e Schopenhauer: uma análise das noções de Espaço e Tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana.Alexander Almeida Morais & Luizir de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):1-21.
    Este texto procura analisar as noções de espaço e tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana com o objetivo de compreender o conceito de representação em Schopenhauer a partir da noção de fenômeno em Kant.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. Elogio de la razón mundana. Antropología y política en Kant, por Nuria Sánchez Madrid. [REVIEW]Marina García-Granero - 2021 - Quaderns de Filosofia 7 (2):183.
    RESEÑA / RESSENYA / REVIEW Elogio de la razón mundana. Antropología y política en Kant, por Nuria Sánchez Madrid.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Kant among French, English and Germans.Gabriel Martins Ferreira - 2022 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 10 (1):459-486.
    This paper aims to establish theoretical guidelines for understanding the relationship between ethics and anthropology in Kant's thought. Contrary to a particular line of interpretation dominant in specialized research on Kant, this article seeks to promote a historical-philosophical investigation, which contextualizes in Kant's thought the moment when three philosophical currents intersected, causing the guidelines of his debate about the concept of autonomy and perfectibility, namely: the philosophies of Hutcheson, Wolff and Rousseau. In this first part, Kant's discussion with Hutcheson and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  30
    As lendas e a imaginação simbólica: uma metodologia para a sala de aula (The legends and symbolic imagination: a methodology for the classroom). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2012v10n26p538. [REVIEW]Eunice Simões Lins Gomes, Pierre Normando Gomes-da-Silva & Claudiana Soares da Costa - 2012 - Horizonte 10 (26):538-551.
    Entendemos que nenhuma sociedade constrói o presente e alicerça o futuro sem compreender sua cultura e sem conhecer o significado de sua história. O objetivo deste artigo consiste em apresentar uma metodologia aplicada na sala de aula das primeiras séries do ensino fundamental, cujo propósito foi despertar a imaginação simbólica dos alunos através do uso das lendas presentes nos livros didáticos do ensino religioso ministradas pelos docentes. Os temas estudados têm como base teórica a fenomenologia da religião, a antropologia (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000