Kant e Rousseau: na encruzilhada da antropologia filosófica de Cassirer

Kant E-Prints 16 (2):85-115 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A interpretação de Cassirer da dívida intelectual de Kant para com Rousseau é conhecida e estabeleceu um marco real na crítica especializada de ambos os filósofos. No entanto, o exame desta dívida no interior do projeto cassireriano de constituição de uma Antropologia filosófica não foi ainda realizado, devido à rejeição de Cassirer das notáveis antropologias de Kant e Rousseau, que resultou na omissão deste tópico em An Essay on Man. Os manuscritos de Cassirer que testemunham a preparação dessa obra nos ajudam a formar uma outra imagem, que posiciona Rousseau e Kant no centro do álbum de família da Antropologia filosófica. A compreensão da negligência de Cassirer a respeito dos projetos antropológicos de Kant e de Rousseau, bem como das causas possíveis da ausência deles na foto oficial constituem o objetivo do presente artigo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 76,419

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La antropología filosófica en la actualidad.Javier San Martín - 2010 - Daimon: Revista Internacional de Filosofía 50:137-156.
Rousseau-Kant-Goethe.Ernst Cassirer (ed.) - 2008 - Felix Meiner Verlag.
Cassirer’s Revision of Cohen. Ira - 2019 - Proceedings of the 4th International Conference on Contemporary Education, Social Sciences and Humanities (ICCESSH 2019).

Analytics

Added to PP
2021-10-14

Downloads
3 (#1,315,623)

6 months
2 (#300,644)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?