Results for 'Davidson, Quine, teoria proximal, teoria distal, ceticismo, condições de verdade.'

1000+ found
Order:
  1.  32
    Davidson's Criticism of the Proximal Theory of Meaning.Dirk Greimann - 2005 - Principia: An International Journal of Epistemology 9 (1-2):73–86.
    According to the proximal theory of meaning, which is to be found in Quine’s early writings, meaning is determined completely by the correla-tion of sentences with sensory stimulations. Davidson tried to show that this theory is untenable because it leads to a radical form of skepticism. The present paper aims to show, first, that Davidson’s criticism is not sound, and, second, that nonetheless the proximal theory is untenable because it has a very similar and equally unacceptable consequence: it implies that (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  2.  16
    Quine E Davidson: Estimulação distal ou proximal?Araceli Velloso - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
    Nesse artigo pretendo desenvolver um ponto bastante central de uma famosa discordância entre Quine e Davidson, uma disputa conheci-da na literatura como “a questão proximal x distal”. Em poucas palavras, enquanto Quine adota uma posição proximal, segundo a qual devemos localizar o conteúdo empírico das sentenças de observação já nas termina-ções neuronais dos falantes, Davidson prefere uma localização distal para esse conteúdo, pressupondo assim a existência de objetos no mundo. Essa discussão é de suma relevância para a compreensão do debate (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O problema da objetividade.Donald Davidson - 2013 - Skepsis: A Journal for Philosophy and Interdisciplinary Research 6 (9):141-159.
    Desde Descartes a epistemologia tem se baseado no conhecimento de primeira pessoa. Devemos começar, de acordo com a história usual, com o que é mais certo: o conhecimento de nossas próprias sensações e pensamentos. De uma maneira ou outra, progredimos então, se pudermos, para o conhecimento de um mundo externo objetivo. Há por fim uma passagem tênue ao conhecimento das outras mentes. Defendo uma total revisão desse quadro. Todo pensamento proposicional, quer positivo ou cético, sobre o interior ou sobre o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  19
    Sobre o ceticismo acadêmico de Huet, Foucher e Hume.Flávio Miguel De Oliveira Zimmermann - 2008 - Cadernos Espinosanos 18:71.
    Richard Popkin, no capítulo VII de sua “História do ceticismo de Erasmo a Spinoza”, apresenta uma tendência predominante na filosofia moderna de rejeitar o ceticismo pirrônico, por ser demasiado destrutivo, e o dogmatismo extremo, por ser questionável. A solução para esses partidários foi a de adotar um ceticismo que Popkin denomina mitigado ou construtivo, isto é, uma teoria que reconheça a impossibilidade de alcançarmos as verdades absolutas acerca da natureza e realidade, mas que admita a possibilidade de um certo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  35
    Quine E a teoria deflacionária da verdade.Daniel Ramos dos Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):1-9.
    Resumo : O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame às sentenças e proposições, e uma vez identificado o (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    As Conexões Entre o Ceticismo Acadêmico e o Naturalismo Filosófico No Empirismo Radical de David Hume.Leonardo Delatorre Leite, Gerson Leite de Moraes & Carlos Roberto de Melo Almeida - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 7 (2).
    O presente artigo apresenta como intuito primordial a promoção de uma análise acerca das relações entre o naturalismo filosófico de Hume e a sua oposição ao ceticismo radical, estabelecendo, nesse sentido, uma vinculação entre as teses naturalistas do autor em questão e a sua argumentação em prol do ceticismo moderado. A dissertação, num primeiro momento, abordará sobre os elementos centrais da chamada “geografia mental”, proposta por David Hume na primeira seção de seu livro Investigação sobre o entendimento Humano. Além disso, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    Quine E a teoria da verdade deflacionária.Daniel Ramos do Santos - 2013 - Cadernos Do Pet Filosofia 4 (7):01-09.
    O objetivo deste artigo será o de tentar verificar qual a relação de Willard Van Orman Quine com a teoria deflacionária da verdade. Para tanto, começaremos com o exame dos portadores de verdade, com a intenção de saber a opinião de Quine sobre qual, dentre outros, seria o verdadeiro portador ou veículo da verdade, ou seja, saber, segundo Quine, de que dizemos ser verdadeiro ou falso. Reduziremos nosso exame a sentenças e proposições, e uma vez identificado o portador de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. A Fundamental Ambiguity In The Cartesian Theory Of Ideas: Descartes And Leibniz On Intellectual Apprehension/ Uma Ambiguidade Fundamental Na Teoria Cartesiana Das Idéias: Descartes E Leibniz Sobre A Apreensão Intelectual.Graciela De Pierris - 2007 - Manuscrito 30 (2):383-422.
    Traditionally the modern theory of ideas has been discussed primarily in reference to its alleged introduction of a veil of mental items between the mind and the world, which leads, through the empiricists, to radical skepticism about the existence of an external world. Here I propose to emphasize an entirely different aspect of the Cartesian theory of ideas which, in my view, is more fundamental in opening the empiricist path that leads to Hume’s radical skepticism. I argue that what I (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  40
    Intencionalidade e Ceticismo.Roberto Horácio de Sá Pereira - 1996 - Discurso 27 (1):139-180.
    O objetivo do artigo presente é uma reflexão acerca a possibilidade de atribução de intencionalidade à luz das chamadas hipóteses céticas, enquanto hipóteses no sentido em que nossas crenças e percepções poderiam ter uma origem causal totalmente distinta daquela que lhe atribuímos. Contra a posição cética, pretendo defender a seguinte tese naturalista: a nossa inserção causal e epistêmica no mundo enquanto pessoas em meio a coisas materiais desempenha um papel essencial na atribuição e identificação de estados intencionais. Para isso, abordarei (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  44
    Teoría crítica y teoría de sistemas. Observaciones sobre la polémica Habermas-Luhmann.Salvador Mas Torres - 1996 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 30:107-118.
    Este artículo pretende estudiar el sentido, propósito y función de la teoría del significado de Davidson. Para ello, aclara en primer lugar, el concepto de teoría del significado y examina las características que tiene la propuesta de Davidson. Finalmente, estudia la cuestión de si el concepto de significado que Davidson nos ofrece corresponde o no a la noción intuitiva de significado.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Aristóteles, inesse, Leibniz.Vivianne de Castilho Moreira - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Em diversas ocasiões, Leibniz recorre à autoridade de Aristóteles a fim de roborar sua tese da verdade como inerência do predicado ao sujeito da proposição. Não é, contudo, evidente em que medida a filosofia aristotélica poderia oferecer amparo a essa reivindica- ção. Afinal, a Aristóteles tradicionalmente se atribui uma concepção de verdade diferente, consistente em uma relação de correspondência entre a proposição e a realidade que ela se destina a descrever. Sem discutir a conhecida tese da verdade como correspondência, este (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A herança Greco-árabe na filosofia de maimônides: Profecia E imaginação.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):107-128.
    Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação significa, portanto, compreendê-la a partir do homem, uma vez que o profeta, apesar de se tratar de alguém que se destaca do conjunto da humanidade, é sempre um ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  69
    Observaciones sobre "El significado del teorema de Bernoulli para la teoría de la inferencia estadística".Andrés Rivadulla Rodríguez - 1998 - Revista de Filosofía (Madrid) 19 (2):267.
    Este artículo pretende estudiar el sentido, propósito y función de la teoría del significado de Davidson. Para ello, aclara en primer lugar, el concepto de teoría del significado y examina las características que tiene la propuesta de Davidson. Finalmente, estudia la cuestión de si el concepto de significado que Davidson nos ofrece corresponde o no a la noción intuitiva de significado.
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  36
    Verdad y justificación en la filosofía de Donald Davidson.Carlos Caorsi - 2011 - Areté. Revista de Filosofía 23 (2):263-276.
    En este artículo me propongo tratar la tensión existente en la obra deDavidson entre su concepción de las creencias como verídicas por naturaleza ysu radical oposición a las teorías epistémicas de la verdad. Para ello introduzcodos modalidades de elucidación filosófica, elucidación analítica no reductiva yelucidación conectiva y sostengo que caracterizan dos periodos en el tratamientode Davidson del concepto de verdad. Me propongo mostrar que la consideraciónde estos dos tipos de elucidación permite echar luz sobre el tratamientodel problema de la verdad (...)
    Direct download (10 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. Estructura y contenido de la verdad.Donald Davidson - 1990 - Journal of Philosophy 87 (6):279-328.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  16. Verdad por convención.Willard Van Orman Quine - 1969 - Cuadernos de Filosofía 9 (12):289.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  4
    Critérios epistemológicos da teoria da verdade de Descartes.Luis Milman - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):97-109.
    A teoria cartesiana da verdade é essencialmenteepistemológica. Por essa razão, seuempreendimento racionalista é filosoficamente revolucionário.Neste trabalho procuro analisar algumasdas mais importantes características desteempreendimento. Proponho uma abordagem que,de certo modo, separa as questões epistêmicocognitivasdesta teoria, dos compromissos ontológicosa partir dos quais Descartes julgava imprescindíveldesenvolvê-la. Com Descartes, o problemada verdade aparece pela primeira vez comosendo um problema sobre as condições de obtençãode juízos indubitáveis acerca do que somos edo que são as coisas externas que podemos conhecer.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  11
    Levi Beppo. La noción de “dominio deductivo” como elemento de orientación en las cuestiones de fundamentos de las teorias matemálicas. Publicaciones del Instituto de Matemática , vol. 2 , no. 9, pp. 177–208. [REVIEW]W. V. Quine - 1942 - Journal of Symbolic Logic 7 (1):44-45.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  19.  15
    Review: Beppo Levi, La Nocion de "Dominio Deductivo" Como Elemento de Orientacion en Las Cuestiones de Fundamentos de Las Teorias Matematicas. [REVIEW]W. V. Quine - 1942 - Journal of Symbolic Logic 7 (1):44-45.
  20.  13
    La epistemología de Quine: un análisis de la reificación.María de la Esperanza Aguilar de la Morena - 2019 - Claridades. Revista de Filosofía 11 (1):213-233.
    El objetivo de esta investigación es el de realizar un análisis de la epistemología de Quine. Para ello, comenzaré planteando la problemática filosófica del empirismo que nuestro autor critica en su obra. Continuaré realizando un análisis de la teoría del conocimiento de Quine desde su tesis pragmatista, con la que explicaré cómo se da el conocimiento según sus conceptos fundamentales: la reificación y el holismo. La tesis que defenderé es que los problemas que han caracterizado a la metafísica y, en (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. CARVALHO, Manoel Jarbas Vasconcelos. Teoria do conhecimento e educação em Jean-Jacques Rousseau.Arlei de Espíndola - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):184-186.
    Tocado pela empolgação, pelo entusiasmo, até justificado, não propriamente pelo brilho do texto, mas pelo modo do tratamento do tema, fiz o prefácio do livro, publicado em 2021. Este trabalho, na verdade, uma tese de doutoramento em educação, defendido pelo autor em 2017, e convertida em livro. Essa eu pude acompanhar, passo a passo, participando, antes da banca de defesa, que conserva, inclusive, na publicação acadêmica, agora realizada, o mesmo título, permitindo-me notar que há uma pequena diferença, todavia, entre o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    De la armonía socrática a la homofonía diogénica. Sobre el surgimiento del cinismo en El coraje de la verdad de Michel Foucault.Juan Horacio de Freitas - 2022 - Tópicos: Revista de Filosofía 64:191-223.
    In the second section of Foucault’s last course at the Collège de France, taught around four months before his death, emerges, apparently in an abrupt manner, an analysis exclusively devoted to Cynicism. Because of the time proximity between such analysis and his death, Foucault’s late interest in Cynic philosophy has been interpreted as a kind of philosophical well. Rather than drawing attention to biographical aspects, the present article will intend both to explain the theoretical framework in which the Foucauldian concern (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  8
    Ceticismo Acadêmico Nas "Règles Pour la Direction de l'Esprit (I, II, III, IV) de Descartes.Marcelo de Oliveira - 2023 - Cadernos Espinosanos 48:157-179.
    O ceticismo acadêmico se encontra utilizado na formulação dos preceitos epistêmicos para a reformulação da ciência, nas _Règles Pour La Direction De L’Esprit _ ( 1701, Amsterdam, texto póstumo e inacabado). O probabilismo de Carnéades, compreendido como o principal vetor do ceticismo acadêmico na modernidade, fundamenta a certeza. Outras teses para a correção epistêmica do espírito parecem advir da tradição acadêmica, como a de fi nição de _science _ como _sagesse_, por exemplo ( _Règle _ _I_ ). Desse modo, a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  6
    Quine and Davidson.Hans-Johann Glock - 2013 - In Ernie Lepore & Kurt Ludwig (eds.), Blackwell Companion to Donald Davidson. Blackwell. pp. 565–587.
    My contribution charts the interaction between these two giants of postpositivist analytic philosophy in a historical and exegetical vein. But it also assesses the emerging common ground and the differences from a substantive point of view. Following a brief biographical account of their relation, the first section contends that at the grand‐strategic level Quine and Davidson are united by a “logical pragmatism.” The next section considers their contrasting relations to naturalism. I then turn to more detailed comparisons concerning the philosophy (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  17
    Triangulation, Objectivity and the Ambiguity Problem.Martin Montminy - 2003 - Critica 35 (105):25-48.
    Davidson claims that a creature that has spent its entire life in isolation cannot have thoughts. His two reasons for this claim are that interaction with another creature is required to locate the cause of the creature's responses, and that linguistic communication is necessary to acquire the concept of objective truth, which is itself required in order to have thoughts. I argue that, at best, these two reasons imply that in order to have thoughts a creature must be capable of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  26.  10
    Desinformação, verdade e pós-verdade.Mariana Rodrigues Gomes de Mello & Daniel Martínez-Ávila - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):108-127.
    A partir do conceito de verdade no decurso da Teoria do Conhecimento, do contexto da pós-verdade e das reflexões de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, objetiva-se criar um espaço pra reflexão de como os criterios sobre verdade foram construídos históricamente, e inter-relacioná-los com elementos da pós-verdade e da desinformação. Metodologicamente, trata-se uma pesquisa bibliográfica. O caráter exploratório se dá justamente com o paralelo entre a temática e as fases do desenvolvimento cognitivo em Piaget. Por meio de uma reflexão histórico- (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  11
    Frege y sus circunstancias: Una interpretación de la teoría fregeana del significado.María de Ponte & Kepa Korta - 2023 - Análisis Filosófico 43 (1):5-40.
    Proponemos una interpretación novedosa de la(s) teoría(s) de Frege en Begriffsschrift (1879/2016) y “Über Sinn und Bedeutung” (1892a/2016). Prestamos especial atención al papel de las circunstancias como contenido conceptual de las oraciones en Begriffsschrift y argumentamos que ninguna razón de las que ofrece Frege en “Über Sinn und Bedeutung” para establecer los valores de verdad como referencia de las oraciones justifica su eliminación. Este artículo no es tanto de carácter histórico como de reconstrucción conceptual. Buscamos en Frege las raíces de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  7
    Nietzsche e a Teoria Do Conhecimento.Francisco de Paula Santana de Jesus - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):228.
    O presente trabalho tem como objetivo descrever e investigar a crítica nietzschiana a Teoria do Conhecimento e em que consiste o conhecimento para o filósofo. Com isso, evidenciamos que o método genealógico desenvolvido por Nietzsche viabiliza não somente solapar as posturas dogmáticas em relação ao conhecimento, mas também lançar bases para uma outra concepção de conhecimento onde o caráter perspectivístico da efetividade seja posto em destaque, possibilitando um permanente trabalho de investigação das condições de possibilidade de constituição das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Teoría de la verdad: sobre ciencia y verdad.Alfonso Pérez de Laborda - 1997 - Diálogo Filosófico 38:203-214.
    La verdad en cuanto ligada al lenguaje ha de ser concebida simultáneamente como coherencia y como correspondencia. Pero la palabra es siempre, a la vez, impotencia y fuerza creadora. Ahí es donde se sitúa realmente el tema de la verdad. La razón nos sitúa ante la responsabilidad de un proyecto y unos fines. La ciencia nos acerca a la verdad de lo que es la realidad en cuanto "acción racional de la razón practica". Se trata de un proceso de "empastamiento" (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  17
    O conceito de verdade pragmática em uma perspectiva lógico-formal.Edélcio Gonçalves de Souza - 2000 - Cognitio 1:138-144.
    Resumo: Examinar-se á o conceito de verdade pragmática em uma perspectiva que poderia ser denominada de pragmática. Assim, pretende-se apresentar, de um ponto de vista lógico-formal, a idéia de verdade pragmática num sentido de que uma proposição é pragmaticamente verdadeira se e somente se, em determinado contexto, tudo se passa como se ela fosse verdadeira do ponto de vista correspondencial. Ora, A. Tarski, em 1933, ao examinar o conceito de verdade nas linguagens formalizadas forneceu uma definição precisa de verdade inaugurando (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  9
    Quine y Davidson: sobre la evidencia.William Duica - 2004 - Ideas Y Valores 53 (125):113-133.
    This article is an attempt to analyse the discussion held by Quine andDavidson on the theory of evidence. Based on Koppelberg’s analysis of thediscussion, I try to show how the critics addressed by Davidson againstQuine are not made from an unsound coherentism. Then I’ll show how thecelebrated David..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  84
    O conceito hegeliano de “Fenomenologia” e o problema do ceticismo.Juan Adolfo Bonaccini - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (1):56-68.
    A relação de Hegel com o ceticismo está longe de ser clara. A par de existirem alguns poucos trabalhos sobre o assunto, e de Hegel abordar o tema em várias obras, não está bem determinado se Hegel possui uma teoria global sobre o ceticismo ou se apenas é um mero crítico de posturas céticas clássicas na antiguidade e na modernidade. Em que pese Hegel ser um crítico ferrenho do ceticismo moderno (por ex., em textos como Sobre a relação do (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  40
    Realismo y Equivalencia Empírica: Davidson y Quine.Iván Camilo Verano - 2011 - Saga - Revista de Estudiantes de Filosofía 12 (22):55-66.
    En una de sus formulaciones más simples, la tesis quineana de la equivalencia empírica entre teorías sostiene que dada una teoría T que dé cuenta del conjunto de observaciones O, es posible que haya otra teoría T* lógicamente incompatible con T, pero empíricamente equivalente, i. e. da cuenta del mismo conjunto O de observaciones. El propósito de este ensayo será el de examinar el impacto de esta tesis frente a la del realismo científico ingenuo, reformulándola en términos más precisos y (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Ni convencionalismo ni naturalismo. La justificación epistemológica de la verdad en Donald Davidson.Jaime de Rosas - 2020 - Discusiones Filosóficas 37 (21):37-55.
    In this paper I argue for the following hypotheses: The Davidsonian language thesis, which presupposes a set of beliefs and shared desires, is a quasi-rational phenomenon that weights the truths, and from them, is able to derive other objective thoughts in the domain of values. This view of Davidson conceives that thinking and language are prior to convention, and that necessarily implies the acknowledgement of humans as thinking beings; capable of understanding even when deprived of content, this is to say, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  8
    Os três movimentos da luz na elevação intelectual pelo sensível em Nicolau de Cusa.Marcus Vinicius Carnivali de Araujo - 2022 - Revista Ética E Filosofia Política 2 (24):328-347.
    O presente artigo busca analisar, a partir da leitura da obra De Quaerendo Deum, como a questão da luz se faz central no processo de elevação intelectual a partir do sensível na obra cusana. Nele iremos mostrar como a luz é o elo que guia o objeto sensível até o intelecto e o intelecto até Deus. Tomado esse objetivo, o artigo será dividido em duas partes, na primeira iremos abordar a questão central da obra De Docta Ignorantia, que é os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  9
    Rainer Forst leitor de John Rawls.Matheus Garcia de Moura - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e8.
    O artigo visa discutir o papel que a obra de John Rawls possui para o projeto teórico de Rainer Forst. Trata-se de acompanharas principaisleituras que Forst realiza sobre esse autor e discutir algumas consequências que podem ser delas depreendidas para seu modelo crítico. Assim, em primeiro lugar, discute-se a tentativa de Forst em aproximar os critérios de reciprocidade e universalidade, de seu princípio de justificação, à teoria de Rawls, ao mesmo tempo em que acusa Rawls de que sua configuração (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  9
    La lupa roja: ensayos sobre hermenéutica y marxismo.Blanca Fernández García & Antonio Gómez L.-Quiñones (eds.) - 2019 - Buenos Aires, Argentina: Teseo.
    El cruce entre dos tradiciones intelectuales sin una clara trayectoria común es el punto de partida de los artículos que componen el presente volumen. Este aborda el complejo diálogo del marxismo -en su doble faz de teoría crítica y práctica- y la hermenéutica, la disciplina centrada en la interpretación. El libro está articulado en dos partes. En la primera, titulada "Tradiciones marxistas ante la hermenéutica," se aborda un conjunto de importantes autores y discusiones que, desde dentro del marxismo, lo problematizan (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Filosofia, verdade e política em Alain Badiou.Francisco Jozivan Guedes de Lima - 2013 - Griot : Revista de Filosofia 8 (2):1-13.
    O artigo objetiva investigar as ideias fundamentais de Badiou acerca dos conceitos de filosofia, verdade e política. Apresenta como Badiou esboça os quatro componentes da filosofia e seus obstáculos na contemporaneidade; sua concepção de verdade enquanto produção genérica que cria subjetividade; o seu conceito de acontecimento enquanto ruptura com o estado da situação; e sua tese de uma política sem partidos. Para isso, toma como base precípua as conferências brasileiras Para uma nova teoria do sujeito.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  54
    Miguel García-Baró: Teoría fenomenológica de la verdad. Comentario continuo a la primera edición de Investigaciones lógicas, de Edmund Husserl: Universidad Pontificia de Comillas, Madrid, 2008, ISBN: 8484682455, 156 pp, £17.22. [REVIEW]Agustín Serrano de Haro - 2012 - Continental Philosophy Review 45 (4):609-612.
  40.  9
    A origem da antropologia kantiana.José Henrique Alexandre de Azevedo - 2022 - Griot 22 (3):230-243.
    A origem da Antropologia de Kantiana aponta para a coerência do projeto de filosofia deste autor: a proposição de padrões para a resolução de problemas humanos segundo uma finalidade prática da experiência social. Assim, este artigo tem como pano de fundo a ideia que apesar de Kant iniciar a sua filosofia crítica buscando as condições de possibilidade de cientificidade da metafísica, ele flexionou seu projeto, após 1793, em vista do principal objeto de qualquer teoria filosófica moderna, o homem, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  43
    Hannah Arendt - Filosofia e Política.Eduardo Jardim De Moraes - 1999 - Philósophos - Revista de Filosofia 4 (2):49-66.
    O artigo apresenta a visão de Hannah Arendt de três momentos em que se configura, na história da filosofia política, a relação entre filosofia e política.O primeiro é o contexto antigo, representado na obra de Platão, quando a filosofia é entendida como metafísica e o conceito central da política é o de autoridade.O segundo remete à moderna crise do conceito metafísico de verdade e do conceito político de autoridade.O terceiro refere-se à leitura de Arendt da obra de Kant e aponta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  7
    Ordem Como Vontade e as Possibilidades Do Caos.Marcelo Pereira de Mello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:427-439.
    Este trabalho pretende confrontar as concepções teóricas das análises sociológicas tradicionais sobre a “ordem social”, as quais chamaremos de “sensualistas” - por pressuporem uma ordem social naturalizada, com as teorias cognitivistas que veem a “ordem social” como construção teórico-intelectiva dos indivíduos. Nossa expectativa é que essa discussão nos auxilie a entender o contexto atual da emergência de movimentos políticos radicalizados, não importa por qual matiz ideológico, e o risco real e a ameaça potencial que eles representam para a estabilidade dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  4
    Significado E skepsis nas investigações de Wittgenstein.Nythamar Fernandes De Oliveira - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (161):65-74.
    Este artigo apresenta algumas reflexõesacerca da teoria do significado no primeiro eno segundo Wittgenstein, mostrando como o conceitode jogos de linguagem no segundo implicauma forma de ceticismo quanto ao ato de seguiruma regra.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  6
    ¿Qué significa razón situada?Marcos García de la Huerta - 2023 - Revista de filosofía (Chile) 80:77-88.
    Se distinguen distintas formas o niveles de la “razón situada” (RS): Lo situado de la razón significa que el logos es temporal y mundano: inscrito en un espacio histórico y cultural determinado. El método respectivo es interpretativo y analíticodescriptivo; corresponde a la comprensión de singularidades. Es en el espacio del lenguaje y la comunicación, donde cabe hablar de razón, de logos, que significa también palabra. La RS se asocia a la pluralidad y la secularización; es una racionalidad posmetafísica, distinta y (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  16
    On the “Intimate Connivance” of Love and Thought.Jeremy De Chavez - 2017 - Eidos: Revista de Filosofía de la Universidad Del Norte 26:105-120.
    Resumen El concepto de amor historicamente ha ruborizado a la filosofia, pues se mantiene totalmente ajeno a las exigencias de dar una explication critica de si mismo. El amor ha respondido con resistencia muda a los interrogatorios del pensamiento critico. De hecho, parece existir un consenso respecto de que el amor se situa en un territorio mas alla de lo pensable y en la doxa romantica se ha establecido que el amor es un tipo de intensidad que no puede reducirse (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Recusando o momento cartesiano.Rosimeri de Oliveira Dias & Heliana de Barros Conde Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1683-1713.
    Resumo: O artigo parte do problema apontado por Michel Foucault na primeira aula do curso A Hermenêutica do sujeito, datada de 6/01/1982, a saber: o que se passa com o ser do sujeito em sua relação com a verdade? Para desenvolver tal indagação, o filósofo analisa, entre outros aspectos, saberes e práticas característicos da espiritualidade no período de ouro do cuidado de si (séculos I e II). Além de acompanhá-lo em parte desse percurso, pretendemos, com nosso texto, pôr em cena (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  10
    O Problema Estrutural Com o Dilema Metaético de Street: Uma Proposta a Partir de Alvin Plantinga.Frederico Soares de Almeida & Matheus Dabnei Ferreira Peixoto - 2023 - Síntese Revista de Filosofia 50 (158):551.
    Argumentos evolutivos debunking (AEDs), de maneira geral, têm o objetivo de danificar o status epistêmico de um domínio de crenças ao se apelar para suas origens evolutivas. No horizonte da metaética, AEDs normalmente são direcionados a teses realistas da moralidade e consistem essencialmente em afirmar que se nossas crenças morais sofreram influência significativa de pressões seletivas durante nossa história evolutiva, então se segue algum tipo de ceticismo moral. Um dos argumentos paradigmáticos articulados nessa direção é o Dilema Darwiniano de Sharon (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  20
    Alquimia constitucional.Francisco Alejandro Olmos de la Torre - 2022 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 57:129-146.
    Socratitos es un pensador irreverente cuyas preocupaciones en pocas pero abigarradas materias, entre ellas, la insospechable lógica del derecho, simulan todo el tiempo inclinarse más al humor que a la razón. En este diálogo falso, Arturo Zaldívar, Presidente de la Suprema Corte de Justicia de la Nación, discute con aquel poco original personaje sobre cuál es la verdad acerca del número de votos emitidos por la invalidez de los artículos 4, fracción VI, y 26 de la Ley de la Industria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  26
    A teoria do significado de Jakob Von uexküll como um Caso de tradução radical.Arthur Araújo & Elaine Cristina Borges de Souza - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):671-686.
    RESUMO No segundo capítulo de "Word and Object", Quine procura mostrar o quanto da linguagem pode ser esclarecida em termos estimulantes, bem como a limitação da tradução a partir de diferentes esquemas conceituais. O autor apresenta a tese de indeterminação da tradução por meio de uma situação de tradução radical. O objetivo deste artigo é apresentar de que modo Quine desenvolve a tradução radical e destacar os conceitos de informações colaterais, significado estimulativo e esquema conceitual. Em seguida, procuraremos mostrar que (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  5
    Os influxos hegelianos em Charles Taylor - Identidade moderna, políticas de reconhecimento e eticidade.Fabio Caprio Leite de Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 9 (18):3.
    No debate cada vez mais urgente acerca das condições da democracia, sobressai-se o tema do reconhecimento de demandas individuais e coletivas. Na busca de uma avaliação consistente desse tema a obra de Charles Taylor apresenta-se como um importante balizador. Uma das preocupações centrais no pensamento do filósofo canadense é construir uma metodologia capaz de colocar em relevo a formação e a evolução do problema da identidade, eixo sem o qual o próprio discurso sobre a democracia e a participação política (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000