Ordem Como Vontade e as Possibilidades Do Caos

Logeion Filosofia da Informação 9:427-439 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este trabalho pretende confrontar as concepções teóricas das análises sociológicas tradicionais sobre a “ordem social”, as quais chamaremos de “sensualistas” - por pressuporem uma ordem social naturalizada, com as teorias cognitivistas que veem a “ordem social” como construção teórico-intelectiva dos indivíduos. Nossa expectativa é que essa discussão nos auxilie a entender o contexto atual da emergência de movimentos políticos radicalizados, não importa por qual matiz ideológico, e o risco real e a ameaça potencial que eles representam para a estabilidade dos consensos tácitos assumidos pelos agentes na ordem social, tais como as noções de justo e injusto, certo e errado, bem e mal. Esperamos que a discussão sobre os fundamentos da ordem social, na forma colocada pelos cientistas sociais, se apodícticos e factuais ou cognitivos e racionais, ajude-nos a esclarecer até que ponto o radicalismo político, e os radicalismos de maneira geral, seja religioso, moral, bem como as ameaças de diáspora que os acompanham, têm o potencial de impor revezes ao que alguns analistas costumam chamar de “marcos civilizatórios”. Até que ponto, o extremismo político tem condições de impor perturbações de natureza moral aos pactos sociais ameaçando-os real e massivamente.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O “caso De Necessidade” Na Ordem Política.Diogo Aurélio - 2002 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 12 (1/2).
O Supervalorativismo e a Vagueza de Ordem Superior.Ricardo Santos - 2010 - In Humberto Brito (ed.), Filosofia e Literatura 1. Instituto de Filosofia da Linguagem. pp. 197-217.
Rousseau and the order of the public celebration.Luc Vincenti - 2015 - Trans/Form/Ação 38 (s1):15-26.
Ordem e história. Platão e Aristóteles. [REVIEW]Anderson Felix - 2010 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 25:252-253.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
7 (#1,382,898)

6 months
4 (#778,909)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcelo Mello
Universidade Federal Fluminense

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references