Results for 'Abordagem semântica'

1000+ found
Order:
  1.  26
    Modalidade, abordagem semântica e mecânica quântica.Otávio Bueno - 2004 - Scientiae Studia 2 (1):85-97.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  54
    Estruturas, Modelos e os Fundamentos da Abordagem Semântica.Jonas R. Becker Arenhart & Fernando T. F. Moraes - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (1):15-30.
    Neste artigo, a partir de tópicos presentes na obra de Newton C. A. da Costa, propomos uma fundamentação rigorosa para de uma possível formulação de teorias científicas através da abordagem semântica. Seguindo da Costa, primeiramente desenvolveremos uma teoria geral das estruturas; no contexto desta teoria de estruturas mostraremos como caracterizar linguagens formais como um tipo particular de estrutura, mais especificamente, como uma álgebra livre. Em seguida, discutiremos como associar uma linguagem a uma estrutura, com a qual poderemos formular (...)
    No categories
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  3
    Algumas reflexões sobre a verdade tarskiana, a quase-verdade e a abordagem semântica.Rodolfo Cunha Carnier - 2022 - Cognitio 23 (1):e56870.
    Mediante uma análise da utilização da noção de verdade tarskiana no contexto da abordagem semântica, argumentaremos que ela é desnecessária assim como insuficiente. Ela se mostra desnecessária porque no interior desta abordagem seu papel é meramente operacional, de tal modo que pode ser cumprido por noções de verdade alternativas também de teor operacional. Por outro lado, sua insuficiência se deve ao fato de que outras concepções de verdade de um tipo mais apropriado devem ser articuladas, para satisfazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  49
    A loucura como questão semântica: uma interpretação kantiana.Daniel Omar Perez - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1):95-117.
    : Apesar das mudanças do projeto kantiano, é possível identificar o problema da loucura como sendo abordado em duas perspectivas: uma fisiológica, outra semântica. A abordagem fisiológica corresponde ao modelo das ciências dos objetos dos sentidos externos. Já a abordagem semântica da loucura se desenvolve dentro da tarefa crítica da filosofia, isto é, como parte de uma investigação acerca do alcance e dos limites da razão humana. Nesse sentido, a loucura se insere em duas séries diferentes. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  5.  7
    Abordagem formal e multimodal da notícia como gênero, estrutura e metalinguagem em contextos de mídia social e digital. O exemplo do Twitter.Jan Alyne Barbosa Prado - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):163-193.
    ABSTRACT The goal of this paper is to improve heuristics for hard news discourse by proposing a cognitive model of abstraction, regarding social media contexts. To this end, hard news is discussed as a genre, structure and metalanguage, under the formal definition of a semiotic mode. Annotation is a successful technology to control the effects of genre operations, reveal relations, and to inquire about data and documents. It proceeds to characterize Twitter’s interface, in terms of formal and material regularities, employed (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Considerações críticas sobre a abordagem quantificacional dos demonstrativos - acerca do livro de Jeffrey King.André Leclerc - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Os demonstrativos foram considerados tradicionalmente como expressões referenciais. É o que encontramos na história da filosofia desde o início da tradição gramatical ocidental que sempre tratou os demonstrativos como pronomes. A maior provocação no livro de King consiste precisamente em romper com essa tradição ao apresentar os demonstrativos complexos (“esta mesa”, “aquele homem” etc.) como termos quantificados (e, portanto, termos não-referenciais). King apóia seu tratamento sobre exemplos escolhidos que parecem favorecer sua tese, como “aquele arquiteto que construiu essas pirâmides era (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  72
    Wittgenstein e as teorias semânticas do a priori visual: Observações Filosóficas , cap. XVI & XX.Ludovic Soutif - 2009 - Doispontos 6 (1):13-34.
    Neste artigo, tentamos mostrar que um problema comum aos capítulos XVI e XX das Observações filosóficas é o da aplicabilidade dos conceitos e «proposições» da geometria à realidade física e perceptiva (visual, em particular), e que o modo pelo qual Wittgenstein aborda esse problema nessa obra difere radicalmente, a despeito de aparentes similitudes, daquele que caracteriza as teorias semânticas do a priori visual em termos de estipulações (notadamente, o de Carnap em 1922). O esclarecimento do estatuto dos enunciados sobre os (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Wittgenstein e as teorias semânticas do a priori visual: Observações Filosóficas, cap. XVI & XX.Ludovic Soutif - 2009 - Dois Pontos 6 (1).
    Neste artigo, tentamos mostrar que um problema comum aos capítulos XVI e XXdas Observações filosóficas é o da aplicabilidade dos conceitos e «proposições» da geometriaà realidade física e perceptiva (visual, em particular), e que o modo pelo qual Wittgensteinaborda esse problema nessa obra difere radicalmente, a despeito de aparentes similitudes,daquele que caracteriza as teorias semânticas do a priori visual em termos deestipulações (notadamente, o de Carnap em 1922). O esclarecimento do estatuto dos enunciadossobre os objetos do espaço visual como regras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  5
    Aptidão sem'ntica e a abordagem de C. S. Peirce aos termos de tipos naturais.Daniel Cerqueira Baiardi - 2021 - Cognitio 22 (1):e53430.
    Neste artigo defendo uma interpretação pluralista para a teoria do significado de Peirce quando aplicada a termos gerais que fazem referência a tipos naturais ou, como recentemente estabelecido no debate contemporâneo, termos de tipos naturais. Conduzido por uma análise dos escritos de Peirce, podemos encontrar uma teoria confiável e promissora para esta ampla categoria de termos. Orientando-se por leitores privilegiados da filosofia de Peirce, duas posições principais são identificadas e comparadas por via do método pragmático. A partir das conclusões desta (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Scientific Theories, Models and the Semantic Approach.Otávio Bueno & Décio Krause - 2007 - Principia: An International Journal of Epistemology 11 (2):187-201.
    According to the semantic view, a theory is characterized by a class of models. In this paper, we examine critically some of the assumptions that underlie this approach. First, we recall that models are models of something. Thus we cannot leave completely aside the axiomatization of the theories under consideration, nor can we ignore the metamathematics used to elaborate these models, for changes in the metamathematics often impose restrictions on the resulting models. Second, based on a parallel between van Fraassen’s (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   10 citations  
  11. Termos Singulares Indefinidos: Frege, Russell e a tradição matemática.Daniel Durante Pereira Alves - 2016 - Saberes: Filosofia E Educação (Filosofia Lógica e Metafísica An):33-53.
    É bem conhecida a divergência entre as posições de Gottlob Frege e Bertrand Russell com relação ao tratamento semântico dado a sentenças contendo termos singulares indefinidos, ou seja, termos singulares sem referência ou com referência ambígua, tais como ‘Papai Noel’ ou ‘o atual rei da França’ ou ‘1/0 ’ ou ‘√4’ ou ‘o autor de Principia Mathematica’. Para Frege, as sentenças da linguagem natural que contêm termos indefinidos não formam declarações e portanto não são nem verdadeiras nem falsas. Já para (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  39
    Tecendo uma teia: aquisição de conceitos e papel inferencial.John Sarnecki - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):138-162.
    Teorias dos conceitos e da aquisição de conceitos são mutua-mente vinculados. O modo como encaramos a aquisição de conceitos depende tanto do que tomamos por conceitos e das habilidades que em-pregamos para adquiri-los. Eu argumento que a abordagem cognitivista da aquisição de novos conceitos proposta por Ned Block não é compatível com a sua concepção semântica de papel conceitual. Se os conceitos são definidos pelos seus papéis conceituais, então a aquisição de novos conceitos mudará os papéis conceituais de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Extração de infons em lógicas sentenciais polivalentes finitas.Frank Thomas Sautter & Amanda Lazzarotto Piccoli - 2022 - Cognitio 23 (1):e58525.
    Autor (2020) desenvolveu duas semânticas informacionais para a Lógica Sentencial Clássica, decorrentes da utilização de formais normais. A abordagem informacional em questão utiliza unidades mínimas de informação (infons) para realizar o trabalho lógico. Neste artigo, expandiremos a aplicação da abordagem informacional às lógicas sentenciais polivalentes finitas mediante um procedimento dedicado à extração de unidades mínimas de informação (infons). Tal procedimento decorre do trabalho com tablôs semânticos para Lógicas Sentenciais Polivalentes Finitas desenvolvido por Carnielli (1982).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  26
    Paul Ricoeur leitor e herdeiro de Kant.Fernanda Henriques - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (2):593 - 607.
    O presente artigo pretende dar sentido à afirmação feita, mais do que uma vez, por Paul Ricoeur, de que a sua filosofia poderia ser vista como um kantismo pós-hege-liano. Nesse contexto, o artigo procura abordar o pensar ricoeuriano mostrando de que modo ele se instaura e se desenvolve no horizonte kantiano de uma filosofia dos limites do saber. Essa abordagem é desenvolvida em dois momentos. O primeiro dirige-se à leitura que Paul Ricoeur faz da Crítica da Razão Pura de (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  6
    Sobre não se negar um grão de sal.Camila Jourdan - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (1):45-63.
    O objetivo deste artigo é retomar e requalificar a distinção entre conceitos e objetos, tal como proposta por Frege, no célebre Sobre o Conceito e o Objeto (1892), reforçando sua importância para a compreensão da distinção entre dizer e mostrar, proposta pelo Wittgenstein do Tractatus. O texto também estabelece a influência da mencionada distinção para o tratamento pelo primeiro Wittgenstein dos paradoxos por impredicatividade. Retomamos então as análises de Charles Travis sobre o assunto, em: Where Words Fail (2020), levando-se em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Gênese textual de um título: estudo sobre as redes associativas e ativação de memórias em alunos recém-alfabetizados.Eduardo Calil - 2021 - Bakhtiniana 16 (1):184-210.
    RESUMO Este estudo tem por objetivo compreender o processo criativo durante a gênese textual de títulos em histórias inventadas por alunos recém-alfabetizados. A partir da perspectiva teórico-metodológica oferecida pela Genética Textual, dentro de uma abordagem linguístico-enunciativa, analisamos as relações associativas constituídas na recuperação de informações advindas das memórias semântica e episódica desses alunos. Tomamos como unidade de análise o diálogo face a face, estabelecido durante um processo de produção textual colaborativa, no contexto ecológico da sala de aula. Nossa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Os paradoxos da identidade e seu papel como limitadores de uma teoria funcional da linguagem.Araceli Velloso - 2009 - Princípios 16 (26):05-34.
    O paradoxo da análise e a antinomia da relaçáo de nomeaçáo sáo dois argumentos que servem para explicitar um aspecto paradoxal das interpretações filosóficas da identidade. Meu objetivo nesse artigo será o de investigar esses paradoxos e seus papeis como limitadores de uma teoria semântica. Usarei como guia dessa investigaçáo a hipótese de que as dificuldades nas quais todas as teorias semânticas investigadas incorrem náo se devem a tese da relaçáo de nomeaçáo, como diria Carnap, mas ao caráter composicional (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    Impactos das tecnologias informacionais de comunicação na conduta: contribuições da teoria peirciana de informação.Max Rogério Vicentini, Valdirene A. Pascoal & Maria Eunice Q. Gonzalez - 2020 - Cognitio 20 (2):429-445.
    O objetivo do presente artigo é desenvolver uma reflexão acerca de relações existentes entre informação e ação, no contexto das tecnologias informacionais de comunicação. O problema central que guiará o artigo pode ser assim formulado: Qual é a influência da informação disponível nas TICs na ação autônoma? O direcionamento de pesquisas em relação ao conceito de informação possui geralmente uma orientação técnica, não focalizando questões éticas, ontológicas e epistemológicas, que são igualmente relevantes ao se tratar desse conceito. Em contraste com (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  36
    Logic, planning agency and branching time.Ricardo Souza Silvestre - 2010 - Principia: An International Journal of Epistemology 14 (3):421-438.
    O propósito desse artigo é fornecer um tratamento formal para um tipo de ação até o momento negligenciada nas lógicas modais filosóficas da ação: ação em plano. Ao fazer isso nós seguimos a abordagem padrão nas lógicas modais da ação exemplificados pelos trabalhos de Belnap, Chellas and Pörn. Como nós acreditamos que existe uma relação forte entre plano, tempo e indeterminismo, nós usamos a teoria do tempo ramificado para investigar as características básicas da ação em plano. Além de introduzir (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  34
    Há Uma teoria física em Descartes? O estudo do arco-íris.Samuel Simon, Almir Serra & Ruslane Bião - 2004 - Philósophos - Revista de Filosofia 9 (2).
    O presente trabalho utiliza a chamada “concepção semântica” das teorias físicas para examinar o estudo realizado por Descartes sobre o fenômeno do arco-íris. Essa concepção parece ser a mais adequada para esse caso, tendo em vista o privilégio dos modelos na abordagem cartesiana. Nesse sentido, não parece ser possível concluir que esse estudo se configure como uma teoria física, como estimam alguns autores, embora Descartes tenha obtido valores corretos para o raio do arco-íris,ao fazer uso da lei de (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  6
    Uma reflexão filosófica-interdisciplinar sobre ética da informação.Gabriel Fefin Machado & Juliana Moroni - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6850.
    O objetivo deste trabalho é investigar a natureza ontológica e epistemológica do conceito de informação, focalizando inicialmente a Filosofia e Ética da Informação (EI), propostas por Floridi (1999; 2002; 2004; 2011; 2016), cujo fundamento teórico servirá de suporte para reflexões acerca da inteligência artificial generativa (IAGen), mais especificamente, o ChatGPT. O conceito de informação será abordado a partir de três vertentes na perspectiva filosófico-interdisciplinar: (1) realismo informacional, (2) ecologia informacional e (3) semântica informacional, segundo Gonzalez, Nascimento & Haselager (2004). (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  10
    Buridan e as proposições de futuro contingente.Roberta Magalhães Miquelanti - 2021 - Dois Pontos 18 (1).
    O filósofo medieval João Buridan (século XIV) desenvolve uma semântica complexa, baseada na distinção entre contexto de enunciação e contexto de avaliação, para determinar as condições de verdade de uma proposição. O objetivo do presente artigo é analisar essa semântica e, mais precisamente, compreender suas implicações relativas às proposições de futuro contingente. Propõe-se aqui que a distinção entre contexto de enunciação e contexto de avaliação permite uma abordagem satisfatória das condições de verdade de proposições de futuro contingente. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  38
    “Tout autre est tout autre”: Direitos humanos e perspectivismo sem'ntico-transcendental.Nythamar de Oliveira - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):97-108.
    A impossibilidade de se fundamentar os direitos humanos hoje de maneira satisfatória, sem recorrer a modelos essencialistas ou metafísicos, parece correlata à universalidade de sua defesa e promoção. Uma abordagem fenomenológica favorece uma leitura perspectivista da alteridade, tornando altamente defensável e razoável que se aplique uma semântica transcendental ao problema da fundamentação dos direitos humanos. PALAVRAS-CHAVE – Alteridade. Direitos humanos. Fenomenologia. Perspectivismo. Semântica transcendental. Universalidade. ABSTRACT The impossibility of satisfactorily grounding human rights today, without resort to essentialist (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  14
    “Tout autre est tout autre”: Direitos humanos e perspectivismo sem'ntico-transcendental.Nythamar de Oliveira - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2).
    A impossibilidade de se fundamentar os direitos humanos hoje de maneira satisfatória, sem recorrer a modelos essencialistas ou metafísicos, parece correlata à universalidade de sua defesa e promoção. Uma abordagem fenomenológica favorece uma leitura perspectivista da alteridade, tornando altamente defensável e razoável que se aplique uma semântica transcendental ao problema da fundamentação dos direitos humanos. PALAVRAS-CHAVE – Alteridade. Direitos humanos. Fenomenologia. Perspectivismo. Semântica transcendental. Universalidade. ABSTRACT The impossibility of satisfactorily grounding human rights today, without resort to essentialist (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Composicionalismo semântico, predicação E o automorfismo de Quine.André Porto - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
    Este artigo oferece uma nova reconstrução para os argumentos do famoso segundo capítulo de Word and Object de Quine e sua idéia da Tradução Radical . De acordo com essa abordagem, o maior alvo de Quine é a noção de composicionalidade como sendo o elemento fundamental para qualquer teoria do significado. Em poucas palavras, não poderia haver nenhuma “teoria do significado”, para Quine, simplesmente porque a noção de composicionalidade deveria ser rejeitada como a concepção central da semântica. Além (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencial / Michel Foucault’s archaeological thinking on materiality and referential.Evelyn Fernandes Azevedo Faheina - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020001.
    Este texto reflete sobre o modo como Foucault aborda as noções de materialidade e referencial em seu livro A arqueologia do Saber. De modo mais específico, procura-se identificar séries de signos, isto é, frases ou palavras escritas e registradas na referida obra sobre materialidade e referencial, a fim de conhecer o entendimento de Foucault sobre elas. Do ponto de vista teórico-metodológico, opera-se em uma perspectiva analítico-argumentativa que objetiva percorrer, no terreno da linguagem, o conjunto de coisas ditas por Michel Foucault (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Formal and Multimodal Approach to Hard News as Genre, Structure and Metalanguage in Social and Digital Media Contexts. The Example of Twitter.Jan Alyne Barbosa Prado - 2022 - Bakhtiniana 17 (4):163-193.
    RESUMO O objetivo do artigo é aperfeiçoar heurísticas para o discurso das notícias por meio do desenvolvimento de um modelo cognitivo de abstração, em contextos de mídia social. Para tal, discute-se a notícia como gênero, estrutura e metalinguagem, partindo da noção formal de modo semiótico. A anotação sob essa visada é uma tecnologia bem-sucedida para controlar os efeitos das restrições de gênero, revelar relações e inquirir sobre dados e documentos. Procede-se à anotação da notícia na interface do Twitter, caracterizada em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  21
    A epistemologia e o método da Teologia da Libertação no pensamento de Clodovis Boff (The epismetology and method of liberation theology according to Clodovis Boff) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1403. [REVIEW]Agenor Brighenti - 2013 - Horizonte 11 (32):1403-1435.
    Este artigo pretende oferecer uma síntese dos principais elementos que caracterizam a epistemologia e o método da Teologia da Libertação, no pensamento de Clodovis Boff, autor que deu à Teologia da Libertação sistematização de sua semântica e de sua sintática. Em seus escritos em relação à questão, cronologicamente, identificam-se três fases distintas: a Teologia da Libertação como Teologia do Político (1), a libertação como perspectiva de uma teologia global, (2) e a Teologia da Libertação como libertação na Teologia (3). (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  75
    “Tout autre est tout autre”: Direitos humanos e perspectivismo sem'ntico-transcendental.Nythamar de Oliveira - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (2):97-108.
    A impossibilidade de se fundamentar os direitos humanos hoje de maneira satisfatória, sem recorrer a modelos essencialistas ou metafísicos, parece correlata à universalidade de sua defesa e promoção. Uma abordagem fenomenológica favorece uma leitura perspectivista da alteridade, tornando altamente defensável e razoável que se aplique uma semântica transcendental ao problema da fundamentação dos direitos humanos. The impossibility of satisfactorily grounding human rights today, without resorting to essentialist or metaphysical models, seems correlated to the universality of their defense and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  12
    Aritmética Semántica: un prefacio.John Corcoran & Gabriel Garduño-Soto - 2020 - Agora 39 (1).
    La teoría de números, o la aritmética pura, concierne a los números naturales mismos, no a la notación usada, y en particular no a los numerales. La teoría de ristras, o la sintaxis pura, concierne a los numerales como ristras de caracteres «no-interpretados», al margen de los números que puedan denotar cuando son usados. La teoría de los números es puramente aritmética, la teoría de ristras es puramente sintáctica… en tanto se considere el universo del discurso solo. La aritmética semántica (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Abordagem antirrepresentacionista da ciência cognitiva incorporada.Kleber Bez Birolo Candiotto - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):515-532.
    O objetivo deste artigo é analisar a postura antirrepresentacionista da abordagem incorporada da cognição em sua tentativa de fazer frente às possíveis limitações da ciência cognitiva clássica. Tal abordagem, propagada a partir da década de 1980, teve suas raízes na perspectiva ecológica de Gibson, com a noção de affordances, podendo uma versão mais acentuada ser identificada no texto Radical embodied cognitive science, de Chemero, em que o autor procura apontar a desnecessidade das representações mentais para a compreensão da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  18
    Implicaciones semánticas y metafísicas de la atingencia del Principio de no contradicción en "Metafísica" Γ 4.Fabián Mié - 2013 - Anuario Filosófico 46 (1):143-165.
    M. Wedin, R. M. Dancy y C. Kirwan sostuvieron que Aristóteles no restringe el dominio del principio de no contradicción a enunciados esenciales sobre sustancias, ya que el principio descansaría en la característica universal del ser por sí o en la esencia que pertenece a cualquier clase de entidad. En contra de esta lectura, trataré de mostrar que el PNC se vincula con la semántica de los términos sustanciales; analizaré dos argumentos principales de Metaphysics Γ 4, y extraeré algunas implicaciones (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  21
    Semánticas Causales e Informacionales de la Representación.Guido Vallejos - 1999 - Cinta de Moebio 5.
    Este artículo reflexiona sobre la distinción entre niveles de teorización complementarios acerca de la semántica de las representaciones mentales. Puede decirse que dichos niveles están implícitamente distinguidos en las concepciones de los dos autores que se analizan: Stampe y Dretske. La propu..
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  32
    Descrição semântica E postulação de entidades.Celso R. Braida - 2003 - Philósophos - Revista de Filosofia 8 (1).
    Nesse artigo eu proponho, partindo da distinção entre conceitos semânticos e conceitos ontológicos, a separação entre descrição semântica e postulação de entidades. A postulação de uma entidade implica o fornecimento de um critério de identificação, isto é, a verdade de uma asserção de identidade entre dois dispositivos de designação. Isso parece indicar que a existência da entidade seria garantida pela simples existência de um critério de identificação. Porém, esta é uma condição de significatividade para um termo referencial: que ele (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  7
    Abordagem cognitivo-comportamental na escola: possibilidades de intervenção.Márcia Elisa Jager, Isadora Esteve Torres, Laís Ismael Freitas & Samara Silva dos Santos - 2021 - Aletheia 54 (1).
    O objetivo deste artigo é descrever técnicas grupais desenvolvidas nas turmas do 3º e 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. As técnicas tiveram o intuito de intervir em demandas escolares associadas a relações interpessoais e comportamentos desafiadores e opositores tendo como base os pressupostos teóricos e práticos da abordagem cognitivo-comportamental. Os grupos foram homogêneos, com média de 10 estudantes, com objetivo de psicoeducação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Conjeturas semánticas: justificar sin confrontar.Eduardo A. Barrio - 1999 - Análisis Filosófico 18 (2):151-157.
    In this paper I criticize Comesaña's point of view on Putnam's model-theoretic argument. I claim that there is an interesting point made by the argument that Comesaña has not taken into account: if we want our semantic assertions to be at ali justified, the externalist claim according to which justification requires the God 's Eye View has to be given up.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  86
    Abordagem bioecológica e narrativas orais: um estudo com crianças vitimizadas.Heliana Castro Alves & Maria Luisa Guillaumon Emmel - 2008 - Paideia 18 (39):85-100.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    A semântica de Eros no tempo patrístico.Ulysses Roberto Lio Tropia - 2006 - Horizonte 5 (9):106-128.
    O objetivo deste artigo é mostrar a semântica da palavra Eros dentro da tradição cristã. Limita-se a algumas dessas significações. A reflexão mostra a limitação dessa expressão na língua portuguesa. Seu significado é muito mais rico na língua grega. Se a tradição cristã carregou esta palavra de forma negativa, outros Padres leram-na em sintonia com Ágape e com outros significados. A relação mística a interpreta como uma relação “erótica” entre homem e Deus. Esta intimidade procura explicar o aspecto do (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Tablas semánticas para fórmulas satisfacibles en dominios finitos.Á Nepomuceno Fernández - 2007 - Teorema: International Journal of Philosophy 26 (1):5-19.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  94
    Uma Abordagem Bayesiana ao Paradoxo do Prefácio.Samuel Cibils - 2018 - Intuitio 11 (1):p.65-76.
    Is logic a normative science for reasoning? Do its principles play any role in the rationality of our beliefs? Being logically consistent is supposed to be a principle for the theoretical reasoning. Furthermore, it seems that logical consistency imposes a constraint on rational belief. However, the preface paradox puts this principle to the test, since the ‘state of preface’ would be a rational state. We will present an analysis according to a Bayesian model of degrees of belief in order to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Semantica e pragmatica linguistica. Tracce di normalità nelle implicature scalari.Salvatore Pistoia-Reda - 2014 - Carocci.
    In this book an introduction to the grammatical view of the scalar implicature phenomenon is presented. A detailed overview is offered concerning the embeddability of the exhaustivity operator, and the contextual dependance of the alternatives generation process. The theoretical implications of the grammatical view with respect to the abductive character of the scalar implicature are also discussed. A pragmatic account of the assertive content is proposed in correlation with a blindness-based account of the semantic content carried by scalar sentences, in (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  42.  7
    La semantica di οὐᾶ nella „Vita Aesopi“: nuovi elementi per la datazione.Mario Andreassi - 2018 - Hermes 146 (2):166-186.
    The exclamatory particle οὐᾶ, although attested only nine times between the first and the third century AD (and never before), also occurs twelve times in the „Vita Aesopi“, the archetype of which is dated between the first century BC and the first century AD. Almost all the occurrences of οὐᾶ are in recensio G, usually dated between the first and the second century AD; the other recensio, W (probably going back to the fourth century AD), on the other hand deliberately (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. Semántica de las oraciones no declarativas.José Hierro - 1972 - Teorema: International Journal of Philosophy 8 (4):55-70.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Connotaciones semánticas de la alteridad en" La rebelión de las masas".Francisco Javier Higuero - 2001 - El Basilisco 31:43-48.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  42
    La Semántica de Davidson.Iranzo Rafael Guardiola - 1992 - Theoria 7 (1/2/3):1263-1267.
  46.  4
    Uma abordagem marxista de Educação Financeira em uma escola do campo.Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti & Línlya Sachs - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:274-284.
    A partir da instituição da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2010, no Brasil e da recomendação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a incorporação de temas como educação para o consumo, educação financeira e educação fiscal, não de forma transversal e inclusiva, o estado do Paraná incorporou o componente curricular de Educação Financeira, em 2021, para cada série do Ensino Médio de todas as escolas da rede pública de ensino estadual, incluindo escolas localizadas em áreas de Reforma (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  31
    A abordagem contratualista de "a theory of justice" entre método E objetivos. Algumas observações a partir Das últimas críticas de Onora O'Neill.Emanuele Tredanaro - 2017 - Kriterion: Journal of Philosophy 58 (136):65-86.
    RESUMO O objetivo do presente trabalho é propor, mediante o papel que a relação entre método e objetivos desempenha em "A theory of justice", uma possível leitura da abordagem contratualista sui generis adotada por Rawls em sua obra-prima. De modo particular, aproveitaremos, como ponto de partida, duas críticas que Onora O'Neill apresenta em uma de suas últimas intervenções sobre o pensamento de Rawls. Tentaremos mostrar, então, como tais críticas padecem de certa inconsistência, na medida em que for enfatizada a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    Abordagem da imagem em um livro didático voltado para a alfabetização: perspectivas de letramento visual.Trícia Tamara Boeira D. Amaral & Adriana Fischer - 2013 - Bakhtiniana 8 (2):5-23.
    Em vista da grande multiplicidade de linguagens e considerando que a alfabetização é uma importante prática de letramento na constituição da criança, este artigo tem o objetivo de identificar o tipo de abordagem dado à imagem em um livro didático do 1º ano, aprovado pelo PNLD. O intuito é discutir em que medida a amostra analisada favorece uma leitura compreensiva e crítica do texto imagético. Para tanto, as ponderações foram realizadas por meio de uma epistemologia interpretativa, à luz da (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Semantica del griego antiguo. M Martinez Hernandez.S. Colvin - 1999 - The Classical Review 49 (1):139-140.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Concepción semántica, adecuación empírica y aplicación.Mauricio Suárez - 2005 - Critica 37 (109):29-63.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000