Aptidão sem'ntica e a abordagem de C. S. Peirce aos termos de tipos naturais

Cognitio 22 (1):e53430 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo defendo uma interpretação pluralista para a teoria do significado de Peirce quando aplicada a termos gerais que fazem referência a tipos naturais ou, como recentemente estabelecido no debate contemporâneo, termos de tipos naturais. Conduzido por uma análise dos escritos de Peirce, podemos encontrar uma teoria confiável e promissora para esta ampla categoria de termos. Orientando-se por leitores privilegiados da filosofia de Peirce, duas posições principais são identificadas e comparadas por via do método pragmático. A partir das conclusões desta comparação, encontramos fortes razões para selecionar a posição pluralista moderada, enfatizando a teleologia dos agentes cognitivos em detrimento de causas finais. Esta leitura de Peirce não é apenas fortemente naturalizada, mas também se apresenta como uma abordagem instrumentalista à filosofia da linguagem. A leitura pretende lançar luz sobre algumas das principais reivindicações deste que é um autor estratégico, em especial, quando confrontado com a discussão contemporânea em torno dos TTNs. O tratamento de Peirce aos termos gerais é enriquecido por novas pesquisas empíricas em ciências cognitivas e biossemiótica. Todo o trabalho tem uma dívida especial com estudos recentes em computação cognitiva que introduziram o conceito de aptidão semântica para modelar um nível ótimo de abstração para produzir representações mais significativas em um determinado domínio ontológico, classificando objetos particulares de forma dinâmica e progressiva. Esta noção é introduzida para uma interpretação efetivamente evolucionária da teoria dos termos genéricos de Peirce e na exposição das vantagens desta estrutura conceitual.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,829

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

As Definições de Existência em Leibniz.Ulysses Pinheiro - 2008 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 18 (1).
Termos Singulares Indefinidos: Frege, Russell e a tradição matemática.Daniel Durante Pereira Alves - 2016 - Saberes: Filosofia E Educação (Filosofia Lógica e Metafísica An):33-53.
Compatibilizando Autopoiese e Atribuições Funcionais.João Willian Stakonski - 2022 - Principia: An International Journal of Epistemology 26 (1):95-111.
Wittgenstein: uma abordagem expressivista sobre as emoções.Juliano Santos do Carmo - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (3):550-566.
A Questão do Poder.Alfredo Ferreira Meireles - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (2):291 - 322.
Visualizando Signos.Priscila Farias & Joao Queiroz - 2017 - Sao Paulo: Blucher.

Analytics

Added to PP
2022-06-26

Downloads
5 (#1,539,211)

6 months
2 (#1,196,523)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Daniel C. Baiardi
Universidade Federal da Bahia

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

A tradition of natural kinds.Ian Hacking - 1991 - Philosophical Studies 61 (1-2):109-26.
The pragmatism of Peirce.John Dewey - 1916 - Journal of Philosophy, Psychology and Scientific Methods 13 (26):709-715.

Add more references