Results for 'identidade brasileira'

991 found
Order:
  1. Brasilidade e publicidade. Como a publicidade ressalta a identidade brasileira em sua comunicação.Rubens Siveira Damasceno - 2012 - Logos: Comuniação e Univerisdade 19 (1).
    A publicidade tem um papel fundamental na divulgação e legitimação da identidade brasileira. Ela se encarrega de mostrar e reforçar atributos que são facilmente identificáveis pela população e que essa se veja como possuidora de uma identidade única por causa da imensidão do país, das riquezas naturais e das várias culturas que aqui se hibridizam formando uma colcha de retalhos rica em costumes e tradições próprios de um país miscigenado. Neste trabalho, pretendemos analisar como a imagem da (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  28
    Migração, identidade e políticas de desenvolvimento: configurações da formação social em uma cidade da Amazônia Legal Brasileira.Natália Araújo de Oliveira - 2018 - Ágora – Revista de História e Geografia 20 (1):80.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Identidades Religiosas Brasileiras e seus Exclusivismos (Brazilian Religious Identities and their exclusiveness) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p782. [REVIEW]Wilhelm Wachholz - 2011 - Horizonte 9 (23):782-798.
    O cristianismo introduzido no Brasil no século XVI, afirmando-se em oposição a religiões anteriores, evidenciou marcas de exclusivismo, intolerância, estigmatização. Com estas marcas o cristianismo buscou reduzir a si indígenas, cristãos novos e negros, negando-lhes em sua alteridade. No século XIX, com a introdução do protestantismo, e no século XX, com o aparecimento do pentecostalismo e neopentecostalismo podem-se verificar marcas semelhantes de exclusivismo e negação mútua no âmbito intra-cristão Uma análise da história das religiões no Brasil evidencia que as identidades (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  27
    Cultura e identidade. Interação e conflito na construção de uma cultura comum brasileira.José Martins dos Santos Neto - 2015 - Horizonte 13 (38):1162-1166.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O espírito da Expedição Langsdorff, diplomacia científica e a identidade cultural brasileira.R. P. Macedo-Soares Alencar - 2019 - Cultura:125-155.
    Este artigo recorda os principais aspectos e motivações da Expedição Langsdorff, missão de reconhecimento do interior do Brasil iniciada em 1821, composta pelo cônsul russo barão Langsdorff, o pintor alemão Moritz Rugendas, Aimé-Adrien Taunay, Nicolas-Antoine Taunay, o polígrafo Hercules Florence e o especialista em mapas Néster G. Rubtsov. Busca diferenças entre esta expedição e iniciativas outras, a título de exemplo, as dos bandeirantes e jesuítas, bem como a expedição indigenista de Rondon, e propõe o aprofundamento das investiga­ções. Apresenta atributos resgatados (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  20
    A construção e percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e a formação da identidade étnico-racial no contexto escolar.Raimunda Ribeiro & Marina Ferreira Gomes - 2021 - Odeere 6 (2):255-279.
    O artigo apresenta uma discussão acerca da percepção do imaginário da cultura africana e afro-brasileira e da construção da identidade étnico-racial no enredo escolar. A investigação foi realizada a fim de: 1- analisar os tipos de suportes e referenciais culturais que a escola fornece para a construção da identidade étnico-racial; 2- identificar as consequências do tipo de representação do negro construída e percebida na escola para o desenvolvimento da identidade étnico-racial dos alunos do Ensino Fundamental I. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  14
    Identidades étnicas e Etnociências nas práticas de Rezadeiras.Graciela Souza Almeida & Natalino Perovano Filho - 2021 - Odeere 6 (2):79-95.
    O presente estudo acerca das atividades praticadas por rezadeiras no Brasil teve o intuito de identificar as identidades étnicas e as etnociências que compõem a pluralidade dos grupos sociais nos quais elas atuam e qual a sua importância para os meios. O objetivo, portanto foi identificar as diferentes identidades étnicas que influenciam as práticas das rezadeiras. Para isso, foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica de cunho exploratório descritivo e qualitativa a fim de obter uma visão sistemática do assunto. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  8.  12
    Turismo religioso e identidade nacional.Edin Sued Abumanssur - 2018 - Horizonte 16 (49):88-106.
    Neste artigo queremos por sob escrutínio o papel dos santuários de devoção popular e sua cria dileta, o turismo religioso, em face da formação da identidade nacional. Afirmamos aqui que o lugar da religião como força de criação identitária é visível e quase que auto evidente no fenômeno moderno das migrações. No entanto, a mesma evidência não se impõe quando focamos os olhos no fenômeno turístico e em especial no turismo religioso que acontece em torno dos santuários nacionais.. Discute (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  18
    A identidade em parâmetros curriculares: em questão a subjetividade do professor de Português.Alex Pereira De Araújo & Élida Paulina Ferreira - 2011 - Revista Eletrônica de Educação 5 (2):96-123.
    Utilizando a abordagem discursivo-desconstrutiva, este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117) para impor uma nova identidade ao professor. Através dessa abordagem, pretende-se apresentar e discutir os resultados analisados, cujo foco recai sobre as representações da (s) identidade (s) e competências construídas para os professores neste (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  10
    Imprensa católica e identidade ultramontana no Brasil do século XIX: uma análise a partir do jornal O Apóstolo.Ana Rosa Cloclet da Silva - 2020 - Horizonte 18 (56):542-542.
    O presente artigo analisa a experiência brasileira da secularização, observando o modo como, nas páginas da imprensa católica publicada na segunda metade do século XIX, o religioso e o secular se articularam de diferentes maneiras e se modelaram reciprocamente. Como argumento central, sustenta que a difusão das formas impressas, considerada uma das principais condições históricas associadas ao advento da modernidade ocidental, foi também responsável, no contexto analisado, pela veiculação dos referenciais associados ao catolicismo romanizado e a uma Igreja independente (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Africanidades brasileiras em Uma escola pública de Salvador - ba: Vamos dialogar com as nossas crianças?Eduardo Oliveira Miranda & Quecia Silva Damascena - 2019 - Odeere 4 (7):180.
    Abordar a lei 10.639/03 no espaço escolar se configura como questão central nesta produção textual. Para tal, apresentamos ao leitor um relato de experiência que ocorreu em uma escola pública, com uma turma de 4° ano do Ensino Fundamental I, precisamente no bairro do Pau Miúdo, Salvador, Bahia. Realizamos uma série de atividades pedagógicas com intencionalidades bem demarcadas em relação aspectos étnicos raciais e, sobretudo, saber o que pensam as crianças acerca destas questões. Para compreender os dados produzidos, recorremos aos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    Identidade corporal na prostituição.Dariene Castellucci Martins & Selma Aparecida Geraldo Benzoni - 2024 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 29:320-334.
    A identidade corporal e a expressão da sexualidade na cultura ocidental são marcadas por tabus, devendo ser restritas à intimidade das “quatro paredes”. Entretanto, a experiência da intimidade é construída socialmente e carrega consigo todas as marcas de um tempo histórico, no qual os corpos estão inscritos. As mulheres prostitutas que desafiam os prescritivos morais da sexualidade atrelados à reprodução e ao matrimônio e que monetizam a experiência sexual, sofrem penalidades sociais, como a exclusão. O objetivo deste trabalho é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13. Discursos de identidades em tiras de humor: análise em duas vertentes críticas.Sérgio Arruda de Moura & Eliana Maria Borges - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 16 (2):95-105.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Este trabalho objetiva assinalar as pressões sociais e os valores culturais que participam do processo de construção das identidades brasileiras na sociedade hipermoderna das grandes cidades por meio da análise de um representante dela, que é o universo publicitário. Irei descrever alguns dos resultados encontrados em minha tese de doutorado (2007) em que, ao analisar as estratégias emocionais de persuasão publicitá­rias mais utilizadas nas revistas de maior circulação do país, levantei os conteúdos ideológicos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  5
    A Identidade da Disciplina Filosofia e Do Docente No Currículo Do Ensino Médio.Geraldo Adriano Emery Pereira, Isabel Thereza de Holanda Freitas, João Vitor Freitas Moreira & Partrícia Pontes Lopes - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:3-16.
    O trabalho é um exercício de pensamento referente ao lugar da filosofia no currículo do ensino médio. A investigação considera a recente presença da filosofia como disciplina obrigatória em todas as séries da escola média brasileira. Assim, a condição curricular, e o próprio lugar do docente são ainda uma lacuna a ser preenchida. Para essa “atividade” as provocações de Hannah Arendt e de Gilles Deleuze figuram como o solo conceitual da reflexão.O exercício intelectual de Arendt sobre o “vazio de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    Entre Identidade e Subjetividade: Uma Reflexão a Partir Dos Relatos de Sujeitos Com Autismo.Attila Ruschi Secchin & Ricardo Nery Falbo - 2020 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 5 (2):21.
    Universal por estar no direito e particular por estar fora do direito, o “sujeito” de referência deste trabalho é o “autista”. Esta escolha garantiu a definição do sistema social, que foi concebido segundo o modo como os autistas se viam ou eram vistos. O sistema teórico foi delimitado segundo tradições intelectuais que problematizam o “sujeito” de acordo com questões formuladas pelos campos empíricos. O esquema metodológico visa a conhecer o “sujeito” por dentro dos sistemas e entre eles. O objetivo teórico (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  28
    A identidade do Ensino Religioso no contexto da laicidade (The identity of Religious Education in the context of secularism) - DOI: 10.5752/ P.2175-5841.2010v8n19p101. [REVIEW]Sergio Rogerio Junqueira & Edile Fracaro Rodrigues - 2010 - Horizonte 8 (19):101-113.
    A discussão sobre o Ensino Religioso na escola pública das diferentes unidades da Federação é uma polêmica constante ao longo da história da República brasileira. A imposição legal do Ensino Religioso no âmbito escolar pode remeter à ideia de um Estado não laico e acarretar mais preocupações e discussões do que propriamente promover uma formação integral que favoreça os estudantes. No Estado laico, as religiões são livres contanto que respeitem a neutralidade confessional da esfera pública e a garantia de (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Um olhar sobre nós: uma análise sobre a filosofia brasileira.Lúcio Álvaro Marques & Giulia Barbosa Metzker - 2024 - Perspectivas 8 (3):157-174.
    O artigo busca discutir a filosofia do Brasil, seus desafios e possíveis soluções, a partir de uma abordagem interdisciplinar e histórica. O texto apresenta a análise da filosofia universitária brasileira, sua origem e atuação no século XXI, ressaltando que grande parte da produção acadêmica é pouco autêntica por ser uma exegese estrangeira. Além disso, é discutida a condição dos povos originários e dos negros escravizados, expondo como foram desumanizados pela colonização e suas condições de vida precárias e sua relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    A adocicação do saci na cultura brasileira ou O saci: oralidade, escrita, cultura de massa.José Carlos Sebe Bom Meihy - 2017 - Odeere 1 (2):90-100.
    Pensando a figura “folclórica” do Saci, a proposta deste texto visou dar forma a tantas ideias soltas, hipóteses formuladas ao longo de anos de suposições sobre a dinâmica de nossa identidade, brasileira, filtrada pelo saber popular, expressa pela indústria cultural. Também buscou-se explicar as transformações do personagem, visto como produto manipulado assumido pelo exercício de transposição de tradições transmitidas oralmente, mas que foram apropriadas como oficiais por meio de longo processo de filtragem de narrativas escritas e ilustradas, e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Brava gente brasileira Pequeno ensaio sobre sociedade E estado Por ocasião do V centenário.José Henrique Santos - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (4):977-994.
    Este ensaio discorre sobre o processode formação histórica da identidade do povobrasileiro, considerando as diferenças étnicas,culturais e econômicas, conciliadas no imag:inártosocial como resposta à pergunta: quem somosnoo? O texto apresenta uma critica contundenteàs mazelas socioeconõmicas existentes no Brasil,que se configuram como a principal dificuldadepara a implantação de um Estado ético.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  49
    A desconstrução da política linguística educacional: em foco a identidade do professor de português.Alex Pereira De Araújo - 2016 - Revista Ibero-Americana de Estudos Em Educação, 11 (3):1259–1280.
    Este trabalho busca refletir sobre a política linguística nacional veiculada nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Português (ensino fundamental) cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança (LAWN, 2001, p. 117). Nesse sentido, pode-se dizer que “todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo”(FOUCAULT, 2008, p. 45). A partir da abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  7
    O DISCURSO OFICIAL E A QUESTÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do Spel Seminário de Pesquisa Em Estudos Linguísticos da Uesb 4 (1):213-217.
    As reflexões realizadas aqui, tomam como foco o discurso oficial a partir da Lei Darcy Ribeiro sancionada em 20 de dezembro de 1996, particularmente, dos discursos veiculados como Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática aos professores. Trata-se, nesse trabalho, de traduzir a política oficial de formação de professor e/ou desconstruí-la (Derrida, 1998), identificando a (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  23
    A desconstrução da ordem do discurso e a violência simbólica nas Orientações Curriculares Nacionais: em questão a identidade do sujeito-professor.Alex Pereira De Araújo - 2013 - Horizontes de Linguística Aplicada 11 (2):127-158.
    Sobre a política linguística nacional veiculada nas Orientações Curriculares Nacionais de Português no ensino médio, cujo discurso se traduz em um método sofisticado de controle e em uma forma eficaz de gerir a mudança, é o que buscamos refletir neste trabalho. Nesse sentido, podemos dizer que" todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo"(FOUCAULT, 1996, p. 45). Com base na abordagem discursivo-desconstrutiva (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  46
    Dom Francisco de Aquino Corrêa e a construção da identidade mato-grossense.Jérri Roberto Marin - 2018 - Horizonte 16 (50):780-811.
    Apresenta-se neste artigo o papel desempenhado pelo bispo e arcebispo de Cuiabá Dom Francisco de Aquino Corrêa na construção da identidade mato-grossense, entre as décadas de 1910 a 1930. Como governador de Mato Grosso, interveio na esfera cultural a fim de fortalecer as elites cuiabanas e superar as crises política, econômica e social. Para tal, arregimentou um grupo de intelectuais que se empenharam na construção da identidade regional assentada na idealização das terras e do homem mato-grossense, superando os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  17
    Discussões sobre o genocídio da juventude negra brasileira à luz de Frantz Fanton.Cristiane Silveira Santos & Alexandre Anselmo Guilherme - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:222-239.
    O presente trabalho reflete sobre a significativa e desigual morte de jovens negros no País. Para tanto, a produção traz uma discussão sobre o teórico martinicano Frantz Fanon que, com suas ideias sobre racismo e colonialismo, nos ajuda a reconhecer o racismo brasileiro e a condição em que vivem os jovens negros do Brasil. Apesar de Fanon afirmar que suas considerações se referem apenas ao momento histórico em que escreve e aos estudos de colonialismo, acreditamos ser fácil fazer um paralelo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. A Escola Menonita de Curitiba: manutenção da identidade étnica e religião // Mennonite school of Curitiba: maintenance of ethnic identity and religion.Valquiria Elita Renk & Oliveira da Cruz - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (2):178-197.
    Neste artigo pretende-se analisar a Escola do Boqueirão, da Comunidade Menonita de Curitiba. Os menonitas são um grupo étnico alemão, anabatistas, que vieram ao Brasil nos anos de 1930, oriundos da Rússia. O objetivo é compreender a experiência de escolarização numa comunidade étnica e a importância da escola na manutenção da identidade cultural. As questões de pesquisa são: como se caracterizava esta escola? Como a escola era um espaço que contribuiu na manutenção da identidade étnica? Como a nacionalização (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    O Brasil nas ruas e longe do mundo: como a crise político-econômica levou ao colapso da política externa brasileira.Guilherme Casarões - 2021 - Aisthesis 70:439-473.
    After a decade of increasing international projection and engagement, which led Brazil to be considered an emerging power, since 2013 the country goes through a prolonged period of international retraction. In this chapter, we argue that Brazil’s foreign policy has no longer been guided by the country’s long-term objectives and interests, in view of the global possibilities, but by the immediate domestic circumstances. We identify three major stages in this process, coinciding with the strategies of the specific administrations: retraction, in (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  5
    Cartas.Nísia Floresta Brasileira Augusta - 2002 - Sta [i.e. Santa] Cruz do Sul, RS: EDUNISC. Edited by Constância Lima Duarte, Miguel Lemos, Paula Berinson & Auguste Comte.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. La identidad cultural como patrimonio inmaterial: Relaciones dialécticas con el desarrollo theoria, año/vol. 15, número 001 universidad Del bío-bío chillán, chile. [REVIEW]Cultural Como Patrimonio Inmaterial la Identidad & E. Ster M. Assó G. Uijarro - 2006 - Theoria 15 (1):89-99.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    Ainda somos o país do futebol? Uma análise discursiva do The New York Times na cobertura da Copa do Mundo da FIFA 2014.Gabriel De Lima Alves Cortez & José Carlos Marques - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    Este artigo abordará as relações entre o esporte, a comunicação e a cultura por ocasião da Copa do Mundo da FIFA 2014, realizada no Brasil entre junho e julho daquele ano. Analisaremos o discurso do jornal norte-americano The New York Times, a fim de identificar a maneira com que o periódico retratou esse evento em suas páginas. Nossa abordagem procurará verificar se um dos mais prestigiados jornais estrangeiros reproduz determinadas formas recorrentes de construção da identidade brasileira, as quais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  14
    Anísio Teixeira e Richard Morse.José Geraldo Pedrosa & Maria Isabel Rios de Carvalho Viana - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):405-444.
    Resumo: O tema do artigo é referente à presença de iberismo e anglo-americanismo no Brasil e às expressões dessas heteronomias como obstáculos a uma identidade brasileira. A abordagem se alimenta das polêmicas desencadeadas por Richard Morse e sua tese sobre a Ibéria perdida, o Brasil à deriva e sua universidade descompromissada. A tese de Morse afirma a vitalidade da tradição ibérica original e sua capacidade de inspirar futuros para o Brasil, em inversão à referência anglo-americana, inconsistente e sem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  56
    A ordem do discurso e a violência simbólica nos pcn e nas ocn: em questão a (id) entidade do professor de português construída sob a força de lei.Alex Pereira De Araújo - 2011 - Dissertation, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Entendendo a identidade como construção ideológica, esta pesquisa busca refletir sobre a identidade dos professores de língua portuguesa construída nos Parâmetros Curriculares Nacionais e nas Orientações Curriculares Nacionais para o ensino de língua portuguesa, os quais impõem uma nova postura teórica e prática a estes profissionais. Dito de outra forma, pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma análise discursiva das representações da (s) identidade (s) e competências atribuídas aos professores, enfatizando as representações sociais da profissão do (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  32.  60
    Macunaíma ou o Mito da Nacionalidade.Urias Arantes - 1993 - Discurso 20:157-174.
    este ensaio propõe-se a questionar o mito do processo de formação de uma identidade nacional na literatura brasileira, a partir de uma análise de certos aspectos da composição estética do romence modernista de Mário de Andrade, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. O autor interroga-se em que medida estes aspectos, relativos à sua forma e conteúdo, não revelam uma cisão originária que impossibilita a constituição de uma identidade nacional.
    No categories
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS DISCURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL.Alex Pereira De Araújo - 2009 - Anais Do I Colóquio Discurso e Práticas Culturais (Dipracs) 1 (1):1-9.
    Nossa pesquisa vai refletir sobre o discurso da política educacional brasileira implementada a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, particularmente, aquele que trata da formação docente. Ele tem imposto uma reconfiguração da identidade dos professores, concedendo-lhes uma autonomia de autoconhecimento e resolução dos problemas cotidianos, que, no nosso entendimento, não corresponde ao que acontece na escola (VILLA, 1998; LAWN, 2001; VEIGA, 2002; VASCONCELLOS, 2003). Assim, pretendemos apresentar e discutir sobre as representações da identidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  12
    “Uma nova e grande Lusit'nia”“A new and great Lusit'nia”.Zília Osório de Castro - 2009 - Cultura:71-85.
    Pela pena de homens de letras de Portugal e do Brasil, a aproximação cultural entre os dois países tornou-se um ideal pelo qual valia a pena lutar e que encontrou espaço adequado nas recentes sociedades republicanas de aquém e além-Atlântico. João de Barros e Olavo Bilac foram os arautos deste projecto que, exaltando os laços de uma comum identidade – história, tradição, cultura, raça – e neles se fundamentando, salvaguardadas as respectivas independências, pretendia criar, em conjunto com Angola, uma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  18
    Gênese do racismo no processo migratório brasileiro.Claudia de Faria Barbosa & Clodoaldo Silva Da Anunciação - 2020 - Odeere 5 (10):101-128.
    Situações históricas produzem marcas físicas e/ou emocionais significativas na vida das pessoas que vivem no Brasil, causando desequilíbrios em toda a sociedade, com problemas sérios de convivência, sobretudo no que tange ao racismo estrutural. Com base nisso, esse estudo parte da seguinte questão geradora: considerando o Brasil um país composto por migrantes de diversas raças/etnias, por que prevalece o racismo? Para tanto possui como objetivo geral analisar a gênese do racismo a partir dos processos migratórios, especificamente, discutir legislações, mitos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  15
    Interculturalidade e educação infantil: reflexões sobre a prática pedagógica.Alessandro de Melo & Débora Ribeiro - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019039.
    Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de outros estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau, Sarmento, Walsh, Tomazzeti, Santiago, Akkeri e Marques, entre outros. Situamos a Educação Infantil enquanto etapa fundamental na formação ética e intercultural das crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  13
    Relações étnico-raciais e de gênero em debate nos Ateliês de Pesquisa: (re)invenções nas Práticas Pedagógicas.Marleide Alves de Oliveira Medeiros, Vaneza Oliveira De Souza & Ana Lúcia Gomes Da Silva - 2021 - Odeere 6 (1):311-341.
    Este artigo tem como objetivo discutir os principais resultados apresentados pelas pesquisas “Relações étnico-raciais e de gênero no contexto das práticas pedagógicas: escrevivências e invenções na educação básica” e a pesquisa “Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Identidade: desafios e implicações nas Práticas pedagógicas”[1]. Dialogamos com os métodos adotados nas pesquisas, a etnoescrevivência e a pesquisa ação colaborativa, tomando os Ateliês de Pesquisa como dispositivo de construção de dados e intervenção, que possibilitou a construção de um (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Os desafios para pedagogias antirracistas numa perspectiva geo-biopolítica.Lourdes de Fátima Bezerra Carril - 2023 - Odeere 8 (3):9-28.
    Este trabalho pretende analisar a implementação do Art. 26-A (Lei 9394/96), na escola pública brasileira, buscando contribuir com os debates sobre os desafios que impedem a presença ou não da cultura africana, afro-brasileira e indígena, nos currículos escolares. Analisamos que os pensamentos se transformam em práticas de governamentalidade, para a qual a geopolítica associa-se ao biopoder, catalisando estratégias de controle social. Nesta questão, valemo-nos do conceito da colonialidade do poder para discutir as identidades demandadas e articuladas, e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    Estudando Tom Zé: Tropicália e o Lixo Lógico.Antonio José Romera Valverde - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):867.
    O presente ensaio apresenta, inicialmente, uma sondagem acerca da compreensão do Brasil contemporâneo pelo pensamento de seus intérpretes mais expressivos. Em seguida, analisa o último balanço da cultura brasileira operado pela Tropicália, um movimento que revolveu os traumas residuais da cultura brasileira ao inventar um padrão de compreensão sob novas chaves estéticas e políticas — em particular, a produção musical do movimento. Por fim, o ensaio analisa o disco Tropicália lixo lógico de Tom Zé, lançado em 2012, perseguindo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  13
    Lgbtfobia na tradição religiosa Iorubá do Ifá: especulações e práticas da heteronormatividade.Miguel Angelo Silva de Melo - 2017 - Odeere 2 (3).
    Este artigo está inserido na área de concentração de educação intercultural, etnofilosofia e estudos de gênero, com ênfase nas pressuposições teóricas pós-identitárias advindas com os estudos queer. Assim, o presente artigo tem como objetivo geral promover um estudo histórico-descritivo sobre a efabulação e o enclausuramento do espírito “queer” na comunidade religiosa yorùbá em territorialidades nigerianas, bem como, se propõem a revistar as representações sociais dos modelos heteronormativos de depredação, de submissão e de abjeção de indivíduos de orientação sexual ou de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. O que é a Educação Infantil?Khyara Fantollini dos Santos - manuscript
    Entendemos a Educação Infantil em amplo sentido, isto é, há um leque de conceitos em que pode-se gozar dentro da Pedagogia e as Ciências da Educação, é nessa modalidade de ensino que podem-se englobar todas as esferas educativas vivenciadas pelas crianças de, conforme Lei, 0 à 5 anos de idade, pela família e, também, pelo próprio corpo social, antes mesmo de atingir a idade educativa obrigatória que é, vide Lei, aproximadamente a partir dos 7 anos de idade. A EI também (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  17
    Europeus e norte-americanos no litoral Sul da Bahia: branquitude e novas colonizações no paraíso tropical?Jaqueline Souza De Jesus & Regina Marques de Souza Oliveira - 2020 - Odeere 5 (10):257-279.
    Este texto aborda a migração para a Vila de Serra Grande, distrito do munícipio de Uruçuca, no litoral sul da Bahia, considerando a projeção do Brasil paraíso tropical, assim como a suposta cordialidade inerente ao contato com o povo brasileiro. O território da vila é também abordado a fim de enfatizarmos as relações históricas, políticas, econômicas, culturais e raciais, enfim, as relações de identificações e diferenças, que fazem do Litoral Sul da Bahia um eminente território de riquezas, poderes e conflitos. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Cosmovisão africana no Brasil: elementos para uma filosofia afrodescendente.Eduardo Oliveira - 2003 - Rio de Janeiro, RJ: Ape'Ku Editora e Produtora Ltda.
    Cosmovisão africana : a África antes da invasão européia -- Cosmovisão africana : a forma cultural africana no Brasil -- Cultura brasileira e afrodescendência : sobre o jogo das identidades e a política da africanidade no Brasil.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  57
    Racismo na Família e a Construção da Negritude: Embates e Limites entre a Degradação e a Positivação na Constituição do Sujeito.Lia Vainer Schucman & Mônica Mendes Gonçalves - 2017 - Odeere 4:61.
    Este artigo pretende abordar os impactos que a vivência do racismo dentro do ambiente familiar tem na subjetividade dos indivíduos. Interpela, portanto, os modos como essa experiência interfere na formação da identidade do sujeito, na sua autoimagem e na construção da estima por si mesmo. Esses processos, múltiplos e complexos, serão observados a partir da análise do relato das histórias e experiências de vida de uma pessoa, Mariana. Embora trate de Mariana, através de sua voz, muitos outros falam. Muitas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Educação do campo e direitos humanos: uma conquista, muitos desafios // Field of education and human rights: a conquest, many challenges.Geraldo Augusto Locks & Graupe - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):131-154.
    Neste texto, refletimos acerca da educação escolar no meio rural brasileiro estabelecendo interface com os direitos humanos. Para alcançar este objetivo, fazemos uma retrospectiva histórica da educação oferecida pelo Estado à população rural, demonstrando que sistematicamente tem sido direito negado do ponto de vista do acesso, da continuidade e da qualidade social do ensino. Contudo, com o processo de democratização da sociedade na década de 1980 e da emergência de movimentos sociais, é reivindicado o direito universal à educação consignado na (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  21
    A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender.Eliana Romão - 2018 - Filosofia E Educação 10 (1):58-89.
    Debate a formação de educadores e de professores na sociedade contemporânea, com destaque para as políticas de formação de professores presentes na estrutura institucional do Estado e da sociedade brasileira. Analisa as condições históricas da produção das políticas de educação e, dentro delas, os aspectos de formação e de preparação de professores para as diversas etapas, graus e níveis da Educação Básica. Estuda as causas históricas e políticas do atraso cultural, institucional e político da organização da escola no Brasil (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  30
    O ensino religioso escolar: modelos teóricos e sua contribuição à formação ética e cidadã.Douglas Cabral Dantas - 2004 - Horizonte 2 (4):112-124.
    O percurso histórico do Ensino Religioso na escola pública brasileira deixou-nos como herança uma compreensão pouco unânime acerca da identidade e objetivos desta disciplina, o que implicou também o surgimento de princípios e concepções diferentes em torno de projetos político-pedagógicos, metodologias e formação de seus professores. Este artigo tem como objetivo favorecer a revisão de pressupostos que estão na base de diferentes modelos teóricos do Ensino Religioso Escolar, como também de suas respectivas opções pedagógicas, e apontar algumas reflexões (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. A linguagem literária e a pluralidade cultural: contribuições para uma reflexão étnico-racial na escola.Eliane Santana Dias Debus & Margarida Cristina Vasques - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (2):133-144.
    Este texto, bem como as pesquisas que realizamos, tem como meta dar visibilidade às leituras literárias destinadas ao público infantil e juvenil, que enfatizem o tema étnico-racial, ou ainda, títulos que incluam a real participação de personagens negras, costumes afro-brasileiros e informações culturais produtoras de identificação entre o leitor e a narrativa, contribuindo, assim, com as mudanças atuais na história da educação brasileira. Neste texto, apresentamos seis títulos da Editora SM, que, em seu catálogo editorial para 2008/2009, dos 173 (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Ensino médio integrado? A questão da dualidade histórica no ensino secundário.Ana Carolina Martins - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (9):85-92.
    Documento recente do Ministério da Educação aponta para a construção da identidade desse curso como sendo etapa final que compõe a educação básica e sinalizando a busca constante pela superação da dualidade considerada histórica entre formação geral e profissionalização. Entretanto, o mesmo documento reconhece que essa contradição ainda se faz presente na realidade educacional brasileira e, em alguns momentos, afirma a necessidade de uma educação integrada e em outros reforça a profissionalização aos mais pobres que não podem esperar (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  14
    O Ensino Médio e a Filosofia.Geraldo Adriano Emery Pereira - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:61-70.
    O texto apresenta um série de provocações diante da situação de obrigatoriedade do ensino de filosofia no nível médio da educação brasileira. A grande questão levantada é sobre a própria identidade da filosofia e do filosofar no ensino médio. A tensão entre a reflexão viva da filosofia e a tradição fica expressa na conturbada construção do lugar da filosofia no ensino médio brasileiro.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991