A educação do educador na sociedade maquínica: a Ética e a Estética da docência e do desejo de docender

Filosofia E Educação 10 (1):58-89 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Debate a formação de educadores e de professores na sociedade contemporânea, com destaque para as políticas de formação de professores presentes na estrutura institucional do Estado e da sociedade brasileira. Analisa as condições históricas da produção das políticas de educação e, dentro delas, os aspectos de formação e de preparação de professores para as diversas etapas, graus e níveis da Educação Básica. Estuda as causas históricas e políticas do atraso cultural, institucional e político da organização da escola no Brasil e debate as ressonâncias dessas contradições na vida cotidiana, na identidade subjetiva dos professores e em sua autoestima. Apresenta fundamentos filosóficos de uma formação docente para as relações humanas de igualdade e de alteridade, de dialeticidade e de elevação ética e estética. Apresenta a educação escolar como processo de formação humana e destaca a tarefa de educar como processo de desenvolvimento ou de formação humana. Apresenta as esperadas características de uma docência humanizadora e emancipatória. Enuncia processos humanistas e atitudes éticas de acolhimento voltados para as práticas de formação de professores, com destaque para os estágios e os percursos formativos. Destaca com esperanças as novas propostas de novas docências diante de novos sujeitos sociais e de novos desafios para a educação e a escola na sociedade tecnológica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,349

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Desejo Como Essência Da Educação.Juliana Merçon - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):25-51.
A Estética Narcísica Da Sociedade De Consumo.Verlaine Freitas - 2003 - Educação E Filosofia 17 (34):51-64.
Ética e alteridade: a educação como sabedoria da paz.Nilo Ribeiro Júnior - 2009 - Conjectura: Filosofia E Educação 14 (3):53-83.
Hugo Grotius E As Relações Internacionais: Entre O Direito E A Guerra.Gabriel Barnabe - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 15:27-47.

Analytics

Added to PP
2018-05-17

Downloads
21 (#718,251)

6 months
12 (#200,125)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references