Results for 'espaço-tempo'

1000+ found
Order:
  1.  2
    Espaço/tempo vivido: patrimônio ambiental da cidade Parnaíba/PI - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.998.Gercinair Silvério Gandara - 2014 - Diálogos (Maringa) 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  2
    Espaço/tempo vivido: patrimônio ambiental da cidade Parnaíba/PI - doi: 10.4025/dialogos.v18i3.998.Gercinair Silvério Gandara - 2015 - Dialogos 18 (3).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    Espaço, tempo e éter na teoria da relatividade.Roberto de Andrade Martins - 2010 - In Marcelo Knobel & Peter A. Schultz (eds.), Einstein: Muito Além da Relatividade. Instituto Sangari. pp. 31-60.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    A experiência da unidade espaço-tempo na literatura e na psicologia.Gabriel Fortes Cavalcanti de Macêdo & Nadja Maria Vieira - 2015 - Bakhtiniana 10 (1):119-136.
    RESUMONeste ensaio defende-se o argumento de que a configuração cronotópica potencializa a obra literária como forma metafórica para experimentar a vida cotidiana. Esse argumento apoia-se nas declarações em que Bakhtin destacou que a organização de processos psicológicos de personagens no enredo está relacionada com a experiência da unidade tempo-espaço, conceitualmente denominada de cronotopo. Para exemplificar essas questões desenvolveu-se aqui uma análise da configuração cronotópica do autor-personagem no Livro do desassossego de Fernando Pessoa. A dificuldade do autor-personagem para negociar (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. A escola, um espaço/tempo de diferentes identidades: Identidades legitimadas, contestadas, marcadas E subvertidas..Carlos Igor de O. Jitsumori & José Licínio Backes - 2010 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 12 (2).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  6
    O Brincar Como Mecanismo de Controle Do Espaço, Tempo e Do Corpo Em Friedrich Fröebel.Adilson Cristiano Habowski & Cleber Gibbon Ratto - 2023 - Conjectura: Filosofia E Educação 28:023011.
    O ensaio se ocupa em mostrar como se manifestaram os ideais educacionais em relação às brincadeiras na modernidade, identificando Fröebel como o principal referente teórico nesse âmbito. Veremos em Fröebel como as ideias do brincar são importantes para a sociedade e para as escolas modernas, e como podem funcionar nos modos se subjetivação infantil. Fröebel enfatiza a necessidade de organizar o cotidiano de forma estruturada, partindo do cotidiano, que envolve todas as atividades das crianças na instituição, o que revela uma (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Produção discursiva de espaços-tempos em relatos de professores: sentidos reorientadores de formação.Nilsa Brito Ribeiro - 2018 - Bakhtiniana 13 (1):94-112.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    Exposição metafísica do espaço­‑tempo imaginários em Pedro da Fonseca e Manuel de Góis.Mário Santiago De Carvalho - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (57):131-146.
    Sem querer ser uma aproximação histórica e cultural ao tema indicado no título, este artigo visa discutir o seu quadro metafísico a fim de, em diálogo com uma interpretação de Miguel B. Pereira, fazer repercutir tal quadro mais na linhagem futura da análise leibniziana e menos na do apriori kantiano.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  1
    A gravidade e a curvatura do espaço-tempo.Lawrence Sklar - 2006 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  19
    Do espaço e do tempo ao espaço-tempo.Lawrence Sklar - 2006 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  1
    Que tipo de ser tem o espaço-tempo?Lawrence Sklar - 2007 - Critica.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    Oficina de criação do e no pensamento: o acontecimento como abertura da filosofia às artes.Juliana Soares Bom-Tempo & Humberto Guido - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63):1527-1537.
    * Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia.** Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do curso de Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O ano de 2015 marcou os vinte anos da morte de Gilles Deleuze, a data foi celebrada com a realização de eventos promovidos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  5
    Espaço e Tempo na Física Qu'ntica.José Nunes Ramalho Croca - 2023 - Perspectivas 7 (2):156-173.
    Os conceitos de espaço e tempo absolutos, independentes entre si, foram propostos por Newton como os mais básicos fundamentos da mecânica clássica. Alguns estudiosos, como Leibniz, admitiram haver alguma interconexão entre o espaço e o tempo. No século passado, devido ao incrível aprimoramento dos instrumentos físicos de observação em diferentes escalas, mudanças aconteceram. Com a relatividade, foi proposto o conceito de espaço-tempo, uma relação linear entre o espaço e o tempo. Com a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  1
    O espaço do tempo, segundo o judaísmo.José Augusto Martins Ramos - 2006 - Cultura:233-252.
    Mais do que tratar o conceito genérico de tempo, o objectivo deste texto foi o de articular em sistema algumas das coordenadas principais que integram e compõem o conceito de tempo na lexicografia e no pensamento do judaísmo. Acaba por se verificar que com estas coordenadas se representa uma intensa concepção da História enquanto vivência sobretudo dramática de acontecimentos e que este núcleo essencial do tempo-acontecimento avoca para dentro de si o próprio conceito de espaço e (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Tempo, espaço e causalidade na primeira e segunda fases do pensamento de Nietzsche a partir de um estudo comparativo com a epistemologia de Schopenhauer.Márcio Luiz Silva & Ricardo de Oliveira Toledo - 2024 - Aufklärung 11 (1):99-118.
    This article has two tasks: to investigate the notions of space, time and causality in Schopenhauer’s theory of knowledge and, subsequently, to carry out a comparative study of the results obtained with the epistemological considerations between the first and second phase of Nietzsche’s thought. It is understood that conclusions concerning the world as representation had an echo in the first digressions of the author of The Birth of Tragedy on the conceptions of space, time and causality. However, the departures begin (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  3
    Sobre a exposição metafísica dos conceitos de espaço e tempo.Edgard José Jorge Filho - 2015 - Studia Kantiana 18:59-68.
    Na Estética Transcendental, Kant conclui que o espaço e o tempo são formas da sensibilidade e intuições puras. Neste trabalho examina-se a exposição metafísica dos conceitos de espaço e tempo, relacionando-a com a concepção de grandezas extensivas, da Analítica Transcendental. Em seguida examina-se o procedimento adotado na Estética Transcendental para a obtenção daqueles resultados. Não se pretende considerar toda a argumentação kantiana, mas apenas alguns de seus pontos, levantando questões sobre estes. Parece que a afirmação de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  10
    Kant e Schopenhauer: uma análise das noções de Espaço e Tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana.Alexander Almeida Morais & Luizir de Oliveira - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (1):1-21.
    Este texto procura analisar as noções de espaço e tempo kantianos na epistemologia schopenhaueriana com o objetivo de compreender o conceito de representação em Schopenhauer a partir da noção de fenômeno em Kant.
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Espaço e Tempo na Educação Infantil-Re-Significando o Trabalho Pedagógico.Cristina Nogueira de Mendonça & Maria Aparecida Trevisan Zamberlam - 2006 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 8 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  1
    O Problema Ontológico Do Espaço Nos Parágrafos 22 a 24 de Ser e Tempo.Acylene Ferreira - 2022 - Síntese Revista de Filosofia 49 (154):387.
    Por que o problema ontológico do espaço ainda está em aberto na filosofia heideggeriana, assumimos a questão do ser do espaço como nosso próprio problema. Para tratarmos dessa problemática, recorremos aos parágrafos 22 a 24 de Ser e tempo, onde Heidegger nos apresenta uma analítica do espaço. Partimos do pressuposto que a espacialidade é um a priori, que libera o espaço como um caráter de ser do Dasein e do ente intramundano. Nosso objetivo é investigar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  5
    Dilatar o tempo, criar espaços: alianças afetivas para adiar o fim do mundo.Letícia Mendes Soares - 2021 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1).
    Adiar o fim do mundo é parte das preocupações e reflexões com que Ailton Krenak nos provoca frente aos imaginários e temores que surgem na era das mudanças ambientais. O pensador e autor dos livros A vida não é útil (2020) e Ideias para adiar o fim do mundo (2019) critica de forma profunda a “humanidade que pensamos ser” como um ideal longamente perseguido de configuração de mundo que se sustenta na desfiguração de tantos outros mundos. Adiar o fim do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Espaço, Extensão e Número; Suas Relações e seu Significado na Filosofia Bergsoniana.Debora M. Pinto - 1998 - Discurso 29:133-174.
    Este Artigo pretende acompanhar a análise bergsoniana da multiplicidade numérica e do tempo homogêneo, conceituação do tempo operada principalmente pela ciência; o objetivo desta análise é esclarecer o papel do espaço na formação do número e na apreensão conceitual da duração, explicitando o procedimento geral da inteligência humana.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  3
    Kant e a não conceitualidade do espaço e do tempo.Maria Carolina M. de Resende - 2021 - Kant E-Prints 16 (2):281-308.
    Duas hipóteses guiaram o desenvolvimento deste trabalho. A primeira afirma o _status_ necessariamente epistêmico e, portanto, não ontológico, do espaço e do tempo na filosofia transcendental. A segunda é a de que o espaço e o tempo como formas _a priori_ da intuição sensível apresentam uma dimensão essencialmente não conceitual da experiência perceptiva. Em vista disso, neste artigo, nossa intenção é trilhar o caminho argumentativo da constituição da idealidade transcendental do espaço e do tempo (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  5
    Entre tempos e espaços: poliglotismo e policronismo em Iúri Lotman.Anna Maria Lorusso - 2019 - Bakhtiniana 14 (4):85-102.
    ABSTRACT Even if Lotman’s theory has often been presented as a semiotic theory based on categories of space, temporal categories are crucial as well. And as we can speak of polyglotism as one of the main features of culture, we should speak of polychronism as well. In each state of culture, in fact, we find many temporal codes, and the internal dialogue is not only based on codes coming from different spaces (in the normal sense of polyglotism), but also as (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A natureza do espaçõ: técnica e tempo, razão e emoção.Jordana Bogo - 2008 - Conjectura: Filosofia E Educação 13 (1):201-206.
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  65
    O leitmotiv Fortuny e Odette: Espaço e tempo na tessitura de Proust.Bernardete Marantes - 2015 - Revista Criação and Crítica 15 (n. 15 (2015)): 102-125.
    O LEITMOTIV FORTUNY E ODETTE: ESPAÇO E TEMPO NA TESSITURA DE PROUST Resumo A moda das roupas está plenamente integrada ao todo da obra de Proust, e é por essa razão que nos debruçamos sobre dois temas concernentes às roupas: o leitmotiv Fortuny, e a personagem Odette. O motivo Fortuny mereceu de Proust uma atenção delicada, pois emaranhado ao seu tecido literário, o desenvolvimento do tema manifesta uma minuciosa construção estética tramada por diferentes fios, que encontrarão em seu (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O teletrabalho eo repensar Das categorias tempo E espaço.Ivan Alemão–Ppgsd-Uff & Márcia Regina C. Barroso–Ppgsd-Uff - 2012 - Enfoques: Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro 11 (1):1.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  6
    A intuição bergsoniana da duração: o tempo da ciência é espaço.Magda Costa Carvalho - 2012 - Kairos 4:87-104.
    info:eu-repo/semantics/publishedVersion.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  22
    Problemas filosóficos tradicionais sobre o espaço e o tempo.Lawrence Sklar - 2006 - Critica.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. O tempo do doutorado e o papel das TICs: questões para pesquisa e análise.Luiza Turnes, Lucídio Bianchetti & Rafael Cunha - 2016 - Conjectura: Filosofia E Educação 21 (3):628-644.
    A implementação e o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na vida em geral, e aqui com destaque nas esferas do mundo do trabalho e da educação, têm acarretado mudanças significativas na vida das pessoas e nos cenários e estruturas sociais contemporâneos. Na pós-graduação essas mudanças vêm atingindo todos os envolvidos no que diz respeito à produção e veiculação do conhecimento e à necessidade de defrontar-se qualificadamente com o redimensionamento espácio-temporal proporcionado pela inserção das TIC nos processos de (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  2
    Tempos de crise e locais de catástrofe.Marcos Alexandre Gomes Nalli - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2):e85592.
    O presente artigo tem por finalidade ensaiar uma reflexão sobre a aporia imposta pela catástrofe. Para isso, inicialmente, apresenta-se alguns dados de catástrofes a serem tomadas como exemplares: a cheia no Vale do Taquari (RS) e a seca nos rios da bacia amazônica (AM). A seguir, busca-se pensar a questão da catástrofe desde seu índice temporal, e para isso, se recorrerá a duas propostas: de Jean-Pierre Dupuy e de Alain Brossat. Intentou-se outra alternativa, ainda que não exclusiva: a de enfatizar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    A compreensão heideggeriana de espaço como elemento constitutivo da estrutura ser-no-mundo.Rafael Da Silva Paes Henriques - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (19):62.
    Este artigo tem o objetivo de desconstruir o modo como cotidianamente compreendemos a natureza do espaço como extensão. Além disso, pretendemos apresentar como contraponto a esse entendimento, a compreensão heideggeriana de espaço. Em Heidegger, ao invés de algo fora, separado e apartado do sujeito, o espaço é uma dimensão constitutiva daquilo que é a experiência que nós somos. Para cumprir com esses objetivos, vamos seguir de perto, principalmente, a obra Ser e tempo.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. O Candomblé e a desconstrução da noção de sincretismo religioso Entre utopias do corpo e heterotopias dos espaços na Diáspora Negra.Alex Pereira De Araújo - 2021 - Abatirá - Revista de Ciências Humanas e Linguagens 2 (4):357–388.
    Este trabalho reflete sobre o modo como nossos ancestrais negros resistiram à necropolítica colonial mobilizando saberes para recriar no Brasil outros espaços religiosos sob o nome de terreiros de candomblé. Mas o objetivo principal da discussão é tratar sobre as noções de sincretismo religioso, desconstruindo-a teoricamente conforme a decolonialidade aplica tal conceito derridiano. O termo necropolítica é usado aqui conforme Achille Mbembe o emprega. Como uma forma de contribuir com o debate em voga e, ao mesmo tempo, fazer o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  33.  9
    O tempo E a física.Solon Pereira da Cruz Filho - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):323-331.
    A principal proposta desse trabalho é mostrar a relatividade do tempo. Inicialmente, o ponto de vista clássico é explorado: a) a entropia do universo crescendo como uma medida de tempo; b) o tempo como algo independente do observador. Depois de um experimento muito especial, a velocidade da luz - ideia introduzida por Einstein - como uma simples matemática, a relatividade do tempo é mostrada. Finalmente, o conceito de "continuo" tempo-espaço é apresentado.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  11
    Hannah Arendt e o espaço público como possibilidade de se pensar a emancipação política das mulheres a partir da figura de Rosa Luxemburgo.Jessica Thainá Ribeiro Viana - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):57.
    Este trabalho tem por objetivo analisar a figura de Rosa Luxemburgo como exemplo de ascensão das mulheres ao espaço público tal qual descrito por Hannah Arendt, e refletir sobre os motivos que permitiram seu negligenciamento histórico. Tendo em vista que apesar de ter tido grandes contribuições teóricas e práticas e ter ascendido ao espaço público, ainda assim Rosa Luxemburgo fora negligenciada, estereotipada por meio da figura ora sanguinária, ora romantizada, e por esses motivos Arendt acredita que a política (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    O espaço da escrita epistolar com um novo significado.José Augusto dos Santos Alves - 2017 - Cultura:229-246.
    O Correio Interceptado, que se compõe de 63 Cartas, fornece ao longo dos seus textos exemplos vários sobre o modo de estar em política. Aí são examinados com crítica espirituosa e intransigente diversos actos do poder político em exercício e tratam-se muitos assuntos de interesse para a história contemporânea. O modelo do periodismo da emigração londrina abriu a via, o arquétipo está agora instalado e projecta-se na produção dos periódicos deste período. Da autoria de José Ferreira Borges, emigrado em Londres, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Cinema do tempo, profundidade de campo e a metafísica da memória em Deleuze.Ana Carolina Gomes Araújo - 2020 - Philósophos - Revista de Filosofia 25 (1).
    Em Imagem-tempo Deleuze quando do quarto comentário a Bergson fala em cinema do tempo remetendo a Orson Welles e ao filme Cidadão Kane. O cinema do tempo é apresentado a partir de três caracteres de um tempo não cronológico. Deleuze aponta para uma condição do cinema do tempo ao propor a substituição de uma vista pragmática longitudinal por uma visão ótica, vertical, em profundidade. A profundidade de campo é trabalhada enquanto um elemento conceitual no trato (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  2
    História das mulheres em tempos de pandemia.Wilma de Lara Bueno - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3):1544-1564.
    Este artigo pretende refletir sobre a condição feminina em tempos da pandemia provocada pela Covid-19. A historiografia evidencia o papel das mulheres como sujeitos da história, o qual durante muito tempo foi relevado ao esquecimento por concepções que as condicionavam à reclusão e às tarefas do lar. No entanto, nas entrelinhas dos discursos masculinos, os historiadores têm encontrado indícios de que, no lar ou no espaço público, elas buscaram sua realização pessoal e profissional. Em tempos de pandemia, o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    A (não) questão do tempo na tradição chinesa.Maria Trigoso - 2006 - Cultura:209-219.
    A filosofia chinesa, tal como de resto a língua (em que ela é elaborada), sugerem que o Tempo, desde sempre no centro do debate filosófico ocidental, não é uma questão colocada na e pela tradição chinesa. Livre da categoria linguística da flexão verbal, que obriga a opor/separar os tempos (presente, passado e futuro) entre si e a escolher, necessária e exclusivamente, uma modalidade temporal, a língua chinesa presta-se melhor a dar conta do processo contínuo das coisas. Não será, portanto, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    O Transcorrer do Tempo em Schopenhauer: Recorrência, Lembrança, Memória e História.Eduardo Ribeiro da Fonseca - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12:e24.
    Este artigo é uma reflexão acerca dos sentidos da transitoriedade em Schopenhauer, na medida em que conhecemos as conclusões da metafísica imanente sobre o Nunc Stans ao fundo do transcorrer do tempo, a roda da Vontade Cósmica girando fora do tempo, do espaço e da causalidade. O diálogo que aparece ao fundo do texto será estabelecido a partir do contraste das concepções de eterno retorno em Schopenhauer e Nietzsche, mas abrange noções da Psicanálise de Freud e os (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  6
    A espuma do tempo.Adriano Moreira - 2006 - Cultura:9-14.
    A complexidade crescente da rede mundial de dependências, e o tempo acelerado da mudança, ultrapassaram as capacidades, as rotinas, e a criatividade dessas estruturas, que se tinham arquitectado em tempo demorado, os Estados perderam de regra a eficácia do modelo da centralidade da direcção, e, sem grande diferença qualitativa entre poderosos e pequenos, multiplicam, por todas as áreas das competências que guardam, os centros de intervenção que se articulam em redes internacionais, sem que isso tenha necessária réplica em (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    Enlaçamentos e Propostas Para Pensar a Educação Em Espaços de Restrição e Privação de Liberdade.Elenice Onofre & Edla Caldas - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:11-22.
    O artigo apresenta concepções de educação, educação escolar e não escolar, educação na e da prisão e socioeducação, correlacionadas ao fenômeno da restrição e privação de liberdade (RPL) de jovens e adultos, na perspectiva libertadora. Ancora-se na perspectiva freiriana de sociedade e de educação, na qual ambas se opõem à opressão das classes populares ocasionada pelas desigualdades sociais. Nessa perspectiva, traz-se a socioeducação como criadora de espaços e de acontecimentos situados organicamente no mundo, com atividades concretas de formação do ser (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. A escola E os professores na contempor'neidade: Novos tempos, novos desafios.Débora Carvalho Monteiro Nunes Almeida & Ennia Débora Passos Braga Pires - 2012 - Saberes Em Perspectiva 2 (4):29-40.
    Esta pesquisa fundamenta-se nos debates sobre o papel da escola na atualidade e dos professores em temos de formação, atuação e práticas pedagógicas, dando prioridade nesta abordagem aos novos tempos vivenciados por essa classe de profissionais, pondo em questão as instituições escolares enquanto ambientes formadores e os professores como atores que, muitas vezes, tem papel decisivo para o processo ensino-aprendizagem, papel esse que tem estado em maior evidência por conta das diversas mutações ocorridas na sociedade, caracterizadas pelo mundo contemporâneo. Este (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  7
    Inf'ncias, Juventudes e Sexualidades Na Escola Em Tempos de Neoconservadorismo e Pós-Fascismo.Tassio Acosta & Silvio Gallo - 2024 - Childhood and Philosophy 20:01-22.
    Este trabalho busca analisar os desdobramentos da relação entre infâncias, juventudes e sexualidades que se apresentam nas escolas em tempos de cerceamentos e perseguições presentes na última década à escola. Falar de infância é discorrer sobre corpos e, justamente por isso, é indissociável da sexualidade. As relações interpessoais que ocorrem nos espaços escolares são imprescindíveis para socializações com vidas outras. No entanto, após a censura da temática de gênero e sexualidades nos planos educacionais recentes, bem como na Base Nacional Comum (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  1
    O “olho do tempo”.Paulo Barcelos - 2006 - Cultura:311-329.
    O presente artigo, tendo por referência principal o Teses Sobre a Filosofia da História, procura abordar o método benjaminiano de restauração anamnésica do passado. Benjamin parte de uma recusa do historicismo positivista, pautado por uma desqualificação do passado e por um emudecimento do que nele permanece irresoluto.Pretere-o em favor de um modelo de resgate das ruínas da história e de invocação dos esquecidos para o campo do presente, recuperados através de uma dialéctica rememorativa entre o agora e o que o (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  13
    Espiritualidade Umbandista: recriando espaços de inclusão (Umbanda Spirituality: recreating spaces of inclusion) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p29. [REVIEW]Irene Dias Oliveira & Érica Ferreira da Cunha Jorge - 2013 - Horizonte 11 (29):29-52.
    O artigo se propõe apresentar alguns elementos da cosmovisão umbandista para que possamos entender de que maneira esta legitima e ressignifica os espaços de inclusão social de parte da população brasileira. Esta cosmovisão recria e dá sentido às vidas e identidades das pessoas e, ao mesmo tempo, evidencia as exclusões sofridas ao longo das décadas. O texto busca uma compreensão dessas dinâmicas antropológicas e sociológicas baseado em algumas teorias que se debruçaram sobre a umbanda. Desde cedo afrodescendentes transitam entre (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  4
    O Problema Da Dependência Em Ser E Tempo.Jeff Malpas - 2008 - Natureza Humana 10 (2):183-216.
    Para qualquer um interessado no lugar da espacialidade no pensamento de Heidegger, um dos principais problemas apresentados por Ser e tempo é a tentativa, feita no § 70, "de derivar o existencial espacialidade a partir da temporalidade". Esta tentativa, que foi considerada "insustentável" pelo próprio Heidegger, mostra-se não ser meramente periférica na análise global. Pelo contrário, ela se liga a certos aspectos centrais e problemáticos no argumento de Ser e tempo, no qual está incluído o tratamento de conceitos (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  13
    Redes sociais como ferramentas de transparência em tempos de covid-19.Paulo Ricardo Silva Lima, Francisca Rosaline Leite Mota, Ana Paula Orico Marques Cassé & Tarlane Gomes Tenório Sales - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):88-107.
    No período pandêmico ocasionado pelo Novo Coronavírus, surgiram muitas Fake News nas redes sociais digitais, gerando desinformação e prejudicando a Administração Pública na contenção de novos casos. Demonstra-se por meio da análise da publicização dos boletins epidemiológicos da Covid-19, disseminados nas redes sociais do Governo do Estado de Alagoas, a importância da transparência nas informações de interesse público. Essas redes, principais meios de comunicação e informação da sociedade, têm alto poder de disseminação informacional, cujo potencial “viral”, proporcionado pela instantaneidade e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  5
    O político e sua tópica: divisão e unidade – identidade e representação. Ou sobre a dupla forma de polarização do espaço público.João Carlos Brum Torres - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (1):69-91.
    O propósito do artigo é apresentar o conceito de ‘tópica política’ como o recurso teórico necessário para elucidação das determinações formais que estruturam as relações políticas em seu nível mais geral. A primeira seção do texto evoca os contextos doutrinários em que o conceito de tópica foi introduzido com intenções em alguma medida análogas às que animam o artigo, sendo brevemente considerados os usos do termo nas obras de Aristóteles, Kant e Freud. A segunda seção examina os conceitos de divisão (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Entre o niilismo e a legitimidade do espaço simbólico: diálogo com Schmitt, Heidegger e Blumenberg (Between nihilism and the legitimacy of symbolic space: dialogue with Schmitt, Heidegger and Blumenberg). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p183. [REVIEW]Victor de Oliveira Pinto Coelho - 2014 - Horizonte 12 (33):183-210.
    O artigo pretende expor uma visão crítica sobre a teoria da secularização defendida por Carl Schmitt e sobre a reflexão de Martin Heidegger a respeito da metafísica do sujeito. Mais precisamente, nosso foco recai criticamente sobre a equivalência entre niilismo e autolegislação humana presente na obra de ambos os autores. Nosso objetivo é apreender tais formulações em duas dimensões imbricadas: uma delas, teórico-filosófica, e a outra, histórica. Em seguida, buscamos colocá-las em perspectiva crítica tendo em vista especialmente a reflexão desenvolvida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Multinaturalismo e equivocidade de mundos em tempos de crise ambiental.Letícia Mendes Soares - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Enquanto o relativismo cultural predominante na antropologia moderna compreendia a diversidade das culturas do mundo pela sua relação com uma única natureza de fundo, apresentando assim sua face etnocêntrica ao arrogar-se o acesso privilegiado à Natureza universal, o "relativismo natural" (Latour, 1994) considera a existência de naturezas tão diversas quanto as culturas que as constroem. Porém, a exemplo do que sabemos pela voz de Davi Kopenawa (Kopenawa & Albert, 2015), a catástrofe ambiental antropogênica eminente atinge não apenas a Natureza enquanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000