Results for 'Corpo'

999 found
Order:
  1.  23
    O corpo como base da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise.Fabio Zoboli, Renato Izidoro da Silva & Adolfo Ramos Lamar - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 135.
    A teoria da Motricidade Humana criada na década de 1980 pelo português Manuel Sérgio é uma presunção que tenta dar bases epistemológicas para criar um novo paradigma a fim de pautar as práxis da Educação Física. As bases da teoria se assentam numa perspectiva de corpo centrada na filosofia e ciências humanas para contrapor e somar as bases históricas das práxis da Educação Física historicamente fundadas no corpo anatomo-biológico. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo discutir a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  30
    Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
    Diversos argumentos de Bergson. Frege, Sellars. Quinc e outros filósofos podem servir como quadro de referência para uma concepção parcimoniosa da consciência, como disposição de nosso organismo para apreender seus próprios estados. O conhecimento do ambiente em nosso redor e da maior parte dos aspectos do próprio corpo é adquirido indiretamente por essas apreensões, cujo exemplo paradigmático poderia ser a idéia bergsoniana da captação direta da realidade de nosso corpo. Desta perspectiva, o espírito ou mente pode ser concebido (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Corpo, de Leandro Neves Cardim.Sandra S. F. Erickson - 2009 - Princípios 16 (26):307-312.
    Resenha do livro de: CARDIM, Leandro Neves Corpo . Col. Filosofia Frente & Verso. Sáo Paulo: Globo, 2009. 177 p.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  25
    O corpo doente: covid-19 e a crise do contrato social.Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e9.
    Na introdução de seu livro Leviathan, Thomas Hobbes elabora uma precisa analogia entre corpos, sendo o Estado um corpo político semelhante ao corpo natural. Para isso, o Estado possuiria uma vida artificial análoga à vida natural que permitiria o seu próprio movimento artificial. Com o surgimento do neoliberalismo no século XX, temos uma intensificação das regras do mercado sobre o poder político, o que levou inevitavelmente a ruptura com o contrato social que garantia direitos para toda população. Aproveitando (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  24
    O corpo E as três dimensões da sexualidade na fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-ponty.Diego Luiz Warmling - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):53-73.
    Dos estudos que Maurice Merleau-Ponty dedica à noção de corpo, este artigo versa sobre os modos como a questão da sexualidade pode ser compreendida. Com efeito, dentro desta perspectiva, o corpo não se confunde com aquilo que se pode pensar dela a partir de uma perspectiva tanto objetivista quanto subjetivista, mas diz respeito à nossa forma ampla de inserção no mundo da vida. Na junção entre natureza e liberdade, o corpo não é da ordem do “eu penso”, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Corpo e corporeidade no pensamento de J. G. Fichte. Estudos e perspectivas.Benedetta Bisol - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (2):20-33.
    O artigo tem por objetivo central apresentar a leitura da pesquisadora Benedetta Bisol sobre a noção de corpo em Fichte, no sentido de mostra-lhe a pertinência e mesmo a atualidade, frente às pesquisas contemporâneas da neurociência.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  7
    Corpo, cotidiano e reprodução: considerações sobre o neoliberalismo a partir de Silvia Federici.Nathan Menezes Amarante Teixeira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (3):218-235.
    This paper seeks to present in detail Silvia Federici's considerations about neoliberalism, having as a center of discussion the way in which the body, reproduction and daily life are mobilized by the author. In this perspective, a materialistic condition of the way of becoming possible of individuals will be presented to the extent that we are fundamentally bodies whose connection to social totality is mediated by rooting in the situated particularity of daily life. Therefore, also dialoguing with other authors such (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Dal corpo oggetto alla mente incarnata - From the object body to the embodied mind.Francesca Brencio - 2021 - InCircolo – Rivista di Filosofia E Culture 11.
    F. Brencio (2021) [in Italian and English] (ed.), Dal corpo oggetto alla mente incarnata - From the object body to the embodied mind, in “InCircolo – Rivista di Filosofia e Culture”, 11, ISSN 2531-4092.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Corpos em Bakhtin.Dick McCaw - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):35-56.
    RESUMO O pensamento de Bakhtin, dos primeiros e dos últimos textos, se concentrou nas imagens do corpo humano. Entende-se o corpo ao contemplá-lo: ver é saber. Esse “contemplar” não tem nenhuma das qualidades objetivantes do que hoje é conhecido como “olhar”. A filosofia inicial de Bakhtin é baseada em um compromisso compassivo pelo qual uma pessoa ajuda a outra a ver e a se conhecer como um todo e, além disso, como um todo amado. Por mais limitante que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  10.  5
    Anima e corpo: viaggio nel cuore della vita.Marcello Veneziani - 2014 - Milano: Mondadori.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Corpo e Escola.Gregory de Jesus Gonçalves Cinto, Romualdo Dias & Sueli Aparecida Itman Monteiro - 2013 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 19 (19):4-24.
    Apresentamos os resultados dos nossos estudos entre os processos educacionais e processos de subjetivação. Associamos este fato com a dificuldade dos educadores deslocarem o corpo do lugar de quem ensina para o lugar de quem aprende. Estudamos as implicações do corpo nos processos educacionais e sugerimos uma “atitude moderna” a partir do “cuidado de si”, apoiados em Foucault, como a ação do educador que “toma partido” do educando.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Corpo funzionale e corpo senziente. La tesi forte del carattere incarnato della mente in fenomenologia.Andrea Pace Giannotta - 2022 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 13 (1):41-56.
    In questo lavoro distinguo tra due versioni della tesi del carattere incarnato della mente: “debole” e “forte”. Secondo la versione debole, il possesso di stati mentali presuppone l’esistenza di un corpo che si muove ed agisce nell’ambiente, ossia un corpo funzionale. Secondo la versione forte, invece, il possesso di stati mentali presuppone l’esistenza di un corpo non solo funzionale ma anche senziente, ossia: il corpo come sede della sensibilità o coscienza fenomenica. Sostengo che alcuni approcci all’interno (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  89
    O corpo como fio condutor: Notas a propósito de uma expressão.Rogerio Lopes - 2014 - In Scarlett Z. Marton, Mayer Branco Maria João & João Constâncio (eds.), Nietzsche e a Modernidade: Sujeito, Décadence e Arte. Tinta da China. pp. 99-142.
    A hipótese que procuro defender neste ensaio é a seguinte: a famosa expressão " Am Leitfaden des Leibes", que surge nos póstumos de 1884 e desaparece um ano depois, contabilizando pouco mais de dez ocorrências no conjunto dos fragmentos póstumos e nenhuma na obra publicada, é uma expressão cujo sentido e intenção devem ser desvendados tendo como pano de fundo o crescente interesse de Nietzsche, na virada da primeira para a segunda metade dos anos oitenta, na reabilitação da atividade especulativa. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  12
    Meu Corpo, Meu Território.Marta Judith Zapata Chavarría - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):119-130.
    Num espaço acadêmico dominado por formalismos textuales, a arte constitui se numa revolução, assim a presente expressão artística se ergue como uma forma de diálogo entre o que pode ser entendido como fazer ciência e o lugar que as artes cênicas e performáticas podem gerar quando são colocadas em jogo no corpo de uma mulher que faz perguntas incômodas, que faz uso de um discurso que poderia parecer ininteligível e que qual borboleta, faz uma metamorfose que até chega a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  14
    O Corpo e sua relação com o Sagrado.Luiz Gustavo Santos Teixeira - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):213-221.
    In the current secularization of religion nowadays, particularly of Christianity, we see that in the celebrations of the sacraments, specially Baptism and Eucharist, people are looking for something to give their lives sense, that they even don’t know for sure what is, but through the liturgical rites, expressed by the body language, try to make life in accordance with faith, even though still in a superficial way. Through the theology of the sacraments, theology of revelation and anthropology we realize that (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Il corpo nell'incontro didattico con l'arte contemporanea: Processi di formazione estetica come atti performativi.Helene Illeris - 2010 - Humana. Mente 14:105-122.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Corpo como potência e experiência na perspectiva de crianças pequenas: diálogos possíveis entre Filosofia e Educação Infantil.Márcia Buss-Simão - 2012 - Childhood and Philosophy 8 (16):327-353.
    O presente texto procura colocar em diálogo reflexões do campo da Filosofia da Infância com os da Educação Infantil. Além das contribuições teóricas pretende fazer conexões com situações observadas em uma pesquisa de doutorado na qual as relações com o espaço e o tempo são entrelaçadas com as do corpo como experiência que surgem nas relações que as crianças estabelecem com seus machucados, ou como elas definem, seus ‘dodóis’. Nessas relações duas particularidades podem ser observadas: uma primeira é que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  31
    Corpo e spazio. A partire da Francesca Woodman.Francesca Brencio (ed.) - 2014
  19.  9
    Corpos dançantes na escola: diálogos entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana.Michelle Bocchi Gonçalves, Thais Castilho & Jair Mario Gabardo Junior - 2019 - Bakhtiniana 14 (3):136-155.
    RESUMO O presente artigo propõe um diálogo entre a educação performativa e a perspectiva bakhtiniana, a partir de reflexões sobre o corpo dançante como potência transformadora na/da/sobre a escola. Ao se compreender a comunicação do corpo como materialidade da consciência individual que, ao dançar enuncia por cadeias dialógicas infinitas, é imprescindível conceber o movimento como texto sígnico, carregado de vozes passíveis de leitura e interpretação. Ao investigar pressupostos de base da educação performativa em relação com uma abordagem dialógica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Corpo de delito”: As subversões do gestual pornográfico em duas manifestaçoes artísticas em ambientes digitais.Carlos Magno Camargos Mendonça & Carla Soares Faria - 2010 - Logos: Comuniação e Univerisdade 17 (1):118-127.
    In this article we debate how the meanings of gesture language eroticize bodies in two online artistic references: the amateur videos of people masturbating themselves from the website “Beautiful Agony” ( www.beautifulagony.com ), which show faces only; and the “My Luxuria” series, by the artist Alex Kliszynski ( www.ask-art.net ), where in the pictures, models who are naked and in erotic positions have their bodies replaced by bodies which resemble a “Barbie” doll. Once we are facing the images of fractioned (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. Corpo, possibilità, alterità, cura: semantiche fenomenologiche e soggettività educative.V. Iori - 1998 - Encyclopaideia 1:93-101.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    O Corpo: A Concepção Dos Grupos Etnolinguísticos Yorùbá e Algumas Contribuições Dos Diálogos Epistemológicos Em François Dagognet.Ronnei Prado Lima - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):143.
    No presente artigo nos propomos a analisar a concepção de corpo para os Yorùbá a partir das contribuições de Fábio Leite, Muniz Sodré, Amadou Hampâté Bâ entre outros pensadores e, não menos importante, as algumas contribuições do filósofo francês de François Dagognet. Não estamos propondo uma análise comparativa, que cairia nos binarismos existentes, mas a compreensão do corpo para a cultura ocidental e entre os povos yorubanos. Compreendemos o corpo em seus multicorpos, inserido em sua espacialidade e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  12
    O “corpo” e a crítica à modernidade no pensamento de Friedrich Nietzsche.Márcio José S. Lima - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 5 (1):110-119.
    O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem daquilo que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche entende por “Corpo”. A partir de uma crítica endereçada ao pensamento moderno, sobretudo pelas noções de sujeito e objeto formuladas por Descartes, Nietzsche elabora sua crítica levando em consideração o conceito do corpo, não como algo puramente sensível e fisiológico, mas, como um acontecimento originário da vida, uma afecção, um modo particular de percepção, capaz de perceber vida em seu próprio processo de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  12
    O corpo desfeito por Francis Bacon.Rogério Luz - 2000 - Natureza Humana 2 (2):301-328.
    A obra do pintor inglês Francis Bacon conduz, no presente artigo, a um exame da temática do corpo, na arte e na sociedade atuais, sob a ótica de dois dos processos, descritos por Winnicott, que relacionam a psique e o soma: integração e personalização, e seus opostos.The work of the British painter Francis Bacon leads, in the present article, to the examination of the theme of the body, in present art and society, under the view of two processes, described (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  9
    O corpo vivido e o movimento da vida em M. Merleau-Ponty e R. Barbaras.Esteban A. García - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:131.
    As análises aqui propostas enfocam, em primeira instância, a leitura do corpus merleau-pontiano, proposta por R. Barbaras em seu Introduction à une phénoménologie de la vie, segundo a qual os vaivens e ambivalências da reflexão de Merleau-Ponty acerca do corpo se explicam pela desconsideração de seu caráter primordialmente vivente. Em segundo lugar, abordamos a filosofia de Merleau-Ponty a partir do propósito de encontrar no corpo uma modalidade originária e absoluta de movimento como abertura de possibilidades, fundante em relação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Corpo em Nietzsche: uma leitura da II dissertação da genealogia da moral.Julie Christie Damasceno Leal - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 11 (1):197-209.
    O presente artigo tem por objetivo investigar a noção de corpo no pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, mais especificamente a partir de uma leitura de alguns temas presentes na II Dissertação da Genealogia da Moral, basilares para se mobilizar tal noção. Dentre as questões elencadas encontram-se o papel da consciência, a memória, o esquecimento, o sentimento de culpa e a figura do criminoso que, partindo-se da leitura a que nos propomos, podem ser de fundamental importância para se pensar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Corpo violenza istituzione in Franco Basaglia [Body, Violence and Institution in Franco Basaglia’s Writings].Federico Leoni - 2007 - la Società Degli Individui 29:101-110.
    Il saggio intende sviluppare una fenomenologia della violenza, a partire dagli Scritti di Franco Basaglia, che ha studiato il problema della violenza nell’istituzione psichiatrica e ha riflettuto sulla questione in una prospettiva fenomenologica. La sua tesi fondamentale è stata che la violenza dell’istituzione consista in una sostituzione e in un’alienazione. Il corpo vissuto, l’identità originaria di una persona, le sue esperienze e i suoi pensieri sarebbero rimpiazzati da quelli dell’istituzione, che diverrebbe così il ‘corpo’ di quella persona. La (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  3
    O corpo é a camuflagem: construções ficcionais de si na produção artística de mulheres nos anos 1970.Isadora Buzo Mattiolli - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):216-243.
    A crítica feminista elaborou a questão da representação na arte de diferentes maneiras. Nessa perspectiva crítica, um dos problemas são as imagens das mulheres feitas por um olhar masculino ao longo das narrativas tradicionais da história da arte. Respondendo a esse problema, algumas artistas realizaram ações para as câmeras de vídeo e fotografia. Nestas imagens, elas utilizaram o próprio corpo para demonstrar as construções ficcionais dos gêneros. Nesse artigo, analiso esses trabalhos pelas seguintes leituras: a crítica aos rituais de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  10
    Escravagina: Corpo Transexual Como Corpo Parresiástico.Neumar Michaliszyn - 2023 - Prometeus: Filosofia em Revista 41.
    O presente artigo trata da história da transição de gênero da atriz Maite Schneider, contada na peça Escravagina, de Cesar Almeida. O texto conta o desenvolvimento psicossocial do menino Alexandre até o momento em que este se torna Maite Schneider, a atriz consagrada da companhia teatral A Rainha de 2 Cabeças, grupo independente de Cesar Almeida. O texto é analisado a partir das transições presentes na Performance de Gênero, propostas por BENTO (2017), para a seguir propor uma análise da transexualidade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    O corpo deslizando sentidos: o en(tre)lace discursivo do político nas fronteiras com o social.Emanuel Angelo Nascimento - 2020 - Bakhtiniana 15 (3):181-203.
    RESUMO Este artigo tem como objetivo discutir a questão da materialidade significante do corpo no enlace discursivo do político imbricado nas fronteiras com o social, a partir das obras de Dan Halter. Para tanto, proponho um diálogo teórico-analítico entre a perspectiva dialógica desenvolvida pelo russo Mikhail Bakhtin e a perspectiva do materialismo-histórico, tendo como base o dispositivo teórico da Análise do Discurso francesa, a fim de analisar o objeto de estudo em questão na relação corpo, memória e discurso. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  9
    Corpo e individuação: percursos espinosistas pela dança.Cintia Vieira - 2018 - Doispontos 15 (2).
    O texto investiga a dança como modalidade de produção de subjetividades privilegiada para dar a ver a potência do corpo. Procura equacionar o problema da sobrevivência de um vocabulário mental para tratar daquilo que exprime com a máxima intensidade aquilo de que os corpos são capazes, a saber, os corpos dançantes. Esta pesquisa segue uma trilha espinosista, para encontrar um vocabulário inteiramente corporal para descrever a potência dos corpos na dança em termos inteiramente corporais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  8
    corpo fenomenológico em Edith Stein e Simone Weil.Juliana Missaggia & Paola Ramos Ávila - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39847.
    O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa da forma como Edith Stein e Simone Weil desenvolvem o conceito de “corpo”, sobretudo em escritos de juventude. Para isso, partimos de uma análise de como cada uma das filósofas entende a corporeidade, indicando, a seguir, as semelhanças e diferenças. Embora encontremos diversos estudos apontando a afinidade entre as autoras, tais trabalhos costumam investigar as semelhanças biográficas, ou o envolvimento de ambas com a vivência mística. Seguindo, no entanto, um caminho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  20
    O corpo como evidência da alma no Górgias de Platão.Maria Aparecida De Paiva Montenegro & Pedro Henrique Araújo Santiago - 2020 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 30:e03010.
    Pretendemos mostrar que, no Górgias, diálogo dedicado à crítica da retórica, as frequentes alusões de Sócrates à compleição do corpo, bem como o uso recorrente de metáforas corpóreas para referir-se ao que, por analogia, passa-se com a alma servem de ferramenta retórica para fazer frente à retórica de Górgias. Desse modo, ao mesmo tempo em que chamamos atenção para a maneira como Platão se vale das armas do adversário justamente para atacá-lo, ressaltamos o papel imprescindível do corpo como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  5
    Um corpo constituinte no pensamento sartriano?Thana Mara de Souza - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e42116.
    Pretende-se, neste artigo, compreender o que é uma conduta emotiva para Jean-Paul Sartre, a partir de Esboço de uma Teoria das Emoções. Para tanto, será necessário descrever as diferenças entre os modos pragmático e mágico de ser-no-mundo, dado que a emoção se constitui como crença no aspecto mágico. Esta noção de crença, na medida em que se localiza no corpo, exige, por sua vez, uma discussão sobre o papel do corpo e sua relação com a consciência. Veremos que, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  6
    O Corpo Social do Sujeito.Xavier Guchet - 2014 - Filosofia E Educação 6 (3):157-186.
    Simondon situou o conjunto de seus trabalhos sob o signo de uma confrontação entre a filosofia e as ciências humanas. Partindo da constatação de que as ciências humanas de sua época são insuficientemente unificadas e que elas perdem a realidade do homem concreto e completo, ele quer propor uma filosofia da individuação humana que possa renovar os saberes sobre o homem. Esta filosofia da individuação se apresenta como um esforço para casar estreitamente duas dimensões da realidade humana que são habitualmente (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  38
    Corpo e memoria. Il significato dell'agire rituale per la costruzione e l'interpretazione degli ordini simbolici.Dietrich Harth - 2003 - Iride: Filosofia e Discussione Pubblica 16 (2):243-256.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  26
    Riassunto: Corpo e simbolizzazione.Stefan Kristensen - 2009 - Chiasmi International 11:337-338.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  40
    Um corpo que experimenta E avalia: A ética em Deleuze à Luz da “grande identidade” Spinoza-Nietzsche.Mariana de Toledo Barbosa - 2018 - Kriterion: Journal of Philosophy 59 (141):867-890.
    RESUMO A ética é um tema constante na obra de Gilles Deleuze, ainda que aparentemente não figure como assunto principal de nenhum de seus livros. Isso se explica, pois, para ele, a filosofia prática, formada pela ética e pela política, é coextensiva a toda a filosofia. Por um lado, não há um aspecto puramente teórico ou especulativo da filosofia; por outro lado, a ética não é uma dentre outras disciplinas filosóficas, mas a sua dimensão prática e sempre presente, não havendo (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Il corpo e il vissuto affettivo: verso un approccio «enattivo» allo studio delle emozioni.Giovanna Colombetti & Evan Thompson - 2008 - Rivista di Estetica 37:77-96.
    Introduzione Lo studio delle emozioni è stato caratterizzato per molti anni da una netta separazione fra mente e corpo. Negli anni Sessanta e Settanta – l’epoca aurea del cognitivismo – le teorie delle emozioni si occupavano soprattutto degli antecedenti cognitivi dell’emozione, le cosiddette “valutazioni”. I processi corporei erano visti essenzialmente come sottoprodotti della cognizione, e come troppo poco specifici per poter contribuire alla varietà dell’esperienza emotiva. La cognizione e...
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  9
    Corpos insubmissos e identidades decompostas no cinema de David Cronenberg.Vladimir Safatle - 2021 - Discurso 51 (2):39-55.
    Trata-se de discutir a maneira com que as representações do corpo no cinema de David Cronenberg indicam uma dissociação importante entre gozo e prazer. Tal dissociação deve ser avaliada em sua dimensão propriamente política, abrindo com isso outra dimensão para aquilo que normalmente entendemos por “crítica do fetichismo”.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  21
    Corpos alterados, corpos ingovernáveis: cartografias ético-estéticas para segurar o céu pelas diferenças.Alexandre Simão de Freitas - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):617-642.
    Resumo: O artigo desdobra algumas implicações decorrentes de uma análise ficcional em torno das artes neoliberais de governo. Nessa direção, articula os pressupostos das teorias biopolíticas da formação humana agenciadas pela entrada no Antropoceno, a fim de pensar a desabilitação do que Elizabeth Povinelli chama de imaginário do carbono e seus processos de marcação, distinção e desqualificação ontológica. Trata-se, portanto, de um ensaio especulativo produzido em torno do diagnóstico de um desmoronamento catastrófico da distinção fundamental da episteme moderna, a distinção (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42. Il corpo affettivo. L’esperienza sonora nella costituzione della persona.Elia Gonnella - 2022 - InCircolo - Rivista di Filosofia E Culture 14:175-197.
    Listening is not an incorporeal experience; we do not listen with our non-extended minds. We listen with all our body, and music can change completely our personal structure. It is through sound experience that we change and asset ourselves. Studies in the doctrine of affects often use sonorous metaphors and concepts such as Stimmung, resonance, consonance, that refer to sound experience. In this paper, I try first of all to show how listening is rooted in body experience. Then, I argue (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  47
    O corpo como princípio.Mário Fernando Bolognesi - 2001 - Trans/Form/Ação 24 (1):101-112.
    A matéria-prima do espetáculo de circo é o corpo do artista, ora sublime, ora grotesco. O corpo sublime, no chão ou nas alturas, desafia, em forma de espetáculo, as leis naturais. No momento seguinte, o espetáculo é “interrompido” e o público é acometido pela descontração e pelo grotesco dos palhaços. O espetáculo circense, assim, se desloca, com facilidade e maestria, entre o riso e a morte.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Dal corpo allo spirito. L’estetica empatica di Edith Stein.Floriana Ferro - 2021 - Mistica e Filosofia (II):23-42.
    Il presente studio si pone l’obiettivo di analizzare l’antropologia trinitaria di Edith Stein, caratterizzata dall’interazione tra corpo, anima e spirito. A questo scopo, viene effettuata una lettura estetica di tale antropologia, a partire dalla dimensione sensibile ed espressiva. Ciò è possibile grazie a un’apertura originaria dell’individuo all’alterità, apertura che si verifica attraverso modalità empatiche. La prima parte dell’articolo è dedicata a Il problema dell’empatia, in cui viene esplicitato come avviene la costituzione dell’io tramite l’incontro con l’altro. L’aisthesis del Leib (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo enquanto sujeitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  94
    Memória: corpo e poder na arqueogenealogia do sujeito no discurso fílmico de horror.Alex Pereira De Araújo - 2016 - Dissertation, Universidade Estadual Do Sudoeste da Bahia
    Tout le film est toujours une microphysique du pouvoir, en potence, d’être étudier. Aujourd’hui l'augmentation des productions d'horreur et son public ont fait le film d'horreur une «contreculture» dominante, mais toujours sous l'effet négatif du pouvoir et du savoir qui disqualifient les discours, matérialisée dans ces films, ce qui les rend illégitime et exiler en soi espace filmique, transformée en un lieu adapté pour interdite et marquée par certaines pratiques discursives avec certains dispositifs d'exclusion. Paradoxalement, les types marginaux qui apparaissent (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  47.  4
    Il corpo disperso dell'arte.Carla Subrizi - 2000 - Roma: Lithos.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  6
    Corpo vissuto ed esperienza virtuale. Una prospettiva fenomenologica.Martina Properzi - 2019 - Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia 10 (3):250-264.
    Riassunto: Può la corporalità dirsi ancora una condizione costitutiva dell’esperienza nella presente era digitale? Esistono due fondamentali modi di affrontare la questione, la cui rilevanza è stata di recente sottolineata da ricercatori attivi nei campi dell’ Intelligenza Artificiale Incorporata. Il primo interpreta la questione come incentrata su un’indagine della relazione fra corporalità e digitalizzazione, il processo cioè di digitalizzare dati il quale rende possibile simulare, aumentare e perfino costruire la realtà all’interno di uno spazio di esperienza virtuale, assumendo l’idea tradizionale (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  12
    Corpos utópicos e heterotópicos.José Luís Schifino Ferraro - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este ensaio aborda a problemática do corpo na educação em ciências. Para tanto, toma como exemplo o corpo utópico utilizado na ciência, colocando-o em uma perspectiva crítica a partir do seu não reconhecimento como modelo corporal. Como contraponto, trabalha com a ideia de corpo heterotópico, como corpo real, singular, que se produz e se traduz como prática de resistência. A partir deste conceito evidencia-se o potencial da educação em ciências para a estetização da ciência, recolocando a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50.  22
    Que corpo é esse? Literatura negra surda, interseccionalidades e violências.Ires dos Anjos Brito, Jonatas Rodrigues Medeiros, Nanci Araújo Bento & Nayara Rodrigues - 2021 - Odeere 6 (1):209-232.
    Os últimos anos foram marcados pelo crescimento notável da produção artística/poética em língua de sinais, com a presença cada vez mais efetiva de poetas slamers na cena nacional. O efeito mais direto disso é a vitrinização das interseccionalidade que atravessam as múltiplas identidades surdas, expostas tanto nas performances síncronas das apresentações nos slams, de forma presencial ou virtual, quanto na poesia.doc. A poesia Boneca Invisível utiliza elementos cinematográficos para potencializar sua narrativa e discutir os efeitos mais diretos da violência sofrida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 999