7 found
Order:
Disambiguations
Juliana Missaggia [8]Juliana Oliveira Missaggia [2]
See also
  1.  11
    A interpretação “neo-fenomenalista” do noema husserliano e o afastamento de Gurwistch da fenomenologia transcendental.Juliana Missaggia - 2022 - Dissertatio 53:47-61.
    Neste artigo analiso a interpretação de Aron Gurwitsch sobre a noção de noema, a qual se mostra como um dos mais complexos e controversos conceitos na teoria husserliana da intencionalidade. Tal leitura, que ficou conhecida como interpretação neo-fenomenalista, apresenta uma tentativa de afastar a fenomenologia dos modos tradicionais de idealismo. Demonstro, no entanto, que apesar da originalidade e dos diversos aspectos interessantes da análise de Gurwitsch – tal como a inserção de elementos da Gestalt –, sua interpretação falha em compreender (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  14
    Apresentação - Dossiê Filosofias do corpo.Juliana Oliveira Missaggia - 2019 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (1):3.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  4
    A hermenêutica em Heidegger e Gadamer: algumas confluências e divergências.Juliana Missaggia - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):1-13.
    Esse artigo procura analisar algumas semelhanças e diferenças entre Heidegger e Gadamer, assim como determinados aspectos da influência que o primeiro exerceu sobre o segundo. Para tanto, nos concentramos em certos conceitos centrais que estão presentes em ambos os autores, tais como hermenêutica, historicidade e facticidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  9
    A intersubjetividade no pensamento husserliano tardio: A experiência de empatia E a comunidade de mônadas.Juliana Missaggia - 2019 - Philósophos - Revista de Filosofia 24 (1).
    Nesse artigo analiso aspectos fundamentais da noção de intersubjetividade, desenvolvida no pensamento tardio de Edmund Husserl. Primeiramente, apresento o conceito de empatia, demonstrando sua relação com o estabelecimento da esfera intersubjetiva. A seguir, investigo o papel desempenhado pela “comunidade de mônadas” e como ela remete à ideia de mundo objetivo. Tais noções são cruciais, conforme pretendo indicar, para afastar leituras bastante comuns, porém equivocadas, sobre o suposto caráter solipsista da fenomenologia husserliana.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    corpo fenomenológico em Edith Stein e Simone Weil.Juliana Missaggia & Paola Ramos Ávila - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39847.
    O objetivo deste artigo é realizar uma análise comparativa da forma como Edith Stein e Simone Weil desenvolvem o conceito de “corpo”, sobretudo em escritos de juventude. Para isso, partimos de uma análise de como cada uma das filósofas entende a corporeidade, indicando, a seguir, as semelhanças e diferenças. Embora encontremos diversos estudos apontando a afinidade entre as autoras, tais trabalhos costumam investigar as semelhanças biográficas, ou o envolvimento de ambas com a vivência mística. Seguindo, no entanto, um caminho pouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  7
    O problema do sujeito político do feminismo: reflexões a partir de um viés descolonial.Juliana Oliveira Missaggia - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):293-310.
    Resumo: Este artigo analisa o problema de determinar o sujeito político do feminismo, uma vez que a categoria “mulher” passa a ser questionada e interpretada de diferentes formas, na teoria feminista contemporânea. Após apresentar brevemente as críticas ao essencialismo, por parte de autoras bastante influentes do Norte global, investigam-se os argumentos de pensadoras que defendem um viés descolonial. Sustenta-se que a perspectiva descolonial precisa ser levada em consideração, no momento de buscar categorias de análise adequadas ao movimento feminista, no contexto (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  8
    Sobre a originalidade de Edith Stein: o papel da distinção entre Körper e Leib para a empatia e a constituição do eu.Juliana Missaggia - 2017 - Revista de Filosofia Aurora 29 (48).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark