Results for 'a marca da cognição'

1000+ found
Order:
  1.  4
    Por Uma Abordagem Experiencialista Do Direito: A Metaforicidade da Cognição e as Realidades Jurídicas.Rodrigo Dutra da Silva & Monica Fontenelle Carneiro - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):1.
    O presente estudo objetiva apresentar o direito e a prática jurídica como categorias cognitivas e linguísticas expressas metaforicamente, bem como a importância da metáfora para a capacidade humana de pensar e construir sentidos. Para tanto, utiliza-se de metodologia qualitativa mediante a abordagem da Teoria da Metáfora Conceptual de George Lakoff e Mark Johnson, apresentada na obra “Metáforas da Vida Cotidiana” (1980[2002]), tudo com amparo em instrumentais bibliográficos, notadamente literatura nacional e estrangeira. Os resultados alcançados indicam que a retórica jurídica é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A tese da mente estendida à luz do externismo ativo: Como tornar Otto responsivo a razões?Eros Moreira de Carvalho - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (3):143-166.
    The extended mind thesis claims that some mental states and cognitive processes extend onto the environment. Items external to the organism or exploratory actions may constitute in part mental states and cognitive processes. In Clark and Chalmers’ original paper, ‘The Extended Mind’, this thesis receives support from the parity principle and from the active externalism. In their paper, more emphasis is given to the parity principle, which is presented as neutral regarding the nature of cognition. It would be advantageous to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  27
    A questão sul-africana: literatura, colonialismo e masculinidades em Marie, de H. Rider Haggard.Evander Ruthieri da Silva Ruthieri da Silva - 2018 - Dialogos 22 (1):229-246.
    O escopo central do artigo converge na análise e problematização das relações entre colonialismo e masculinidade na produção literário-intelectual do romancista H. Rider Haggard, com destaque para seu romance Marie. A narrativa literária cinge elementos da ficção e realidade ao narrar eventos do passado sul-africano, em especial o Great Trek, período de migrações e deslocamentos de colonos bôeres na década de 1830. No cerne de um contexto imaginado com as marcas da violência e do martírio, Haggard retrata a formação de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  10
    A Carta de Utopia: uma análise bioconservadora a partir do pensamento de Norberto Keppe.Leandro Alves Da Silva - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 23 (1).
    Resumo: Este artigo tem como objetivo efetuar uma análise bioconservadora da Carta de Utopia (2008), de autoria de Nick Bostrom, tendo como fundamento teórico o pensamento de Norberto Keppe. O transumanismo é um movimento que defende a utilização das novas tecnologias (nanotecnologia, biotecnologia, ciência da informação e ciências cognitivas), para uma transformação da natureza humana. Dessa intervenção tecnológica surgiria uma nova espécie transumana (ou pós-humana), dotada de inteligência, empatia, saúde e longevidade superlativas. O filósofo da ciência Nick Bostrom redigiu uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Arte cristã, paradoxo e Pós-modernidade.Ronel Alberti Da Rosa - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e39063.
    A história da arte no Ocidente é a história da arte cristã. Imagens, motivos, símbolos, técnicas, personagens: o Cristianismo deu a marca distintiva da arte europeia e ocidental por dois mil anos; o Cristianismo balizou a arte do Ocidente. As raízes mais profundas da arte cristã, contudo, não estão expostas: sua natureza e suas mais legítimas pulsões são ignoradas, mesmo pelo público confessional. O resultado inevitável é a eclosão periódica de polêmicas e mal-entendidos. O objetivo deste artigo é demostrar (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Notas sobre a masculinidade no pensamento pedagógico de Johann Friedrich Herbart.Alexandre Rodrigo Nishiwaki da Silva & Celso Conti - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022014.
    O presente artigo tem como objetivo, a partir de pesquisa bibliográfica desenvolvida no âmbito do doutorado em Educação, analisar as ideias pedagógicas de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) e as possíveis contribuições do mesmo para a construção da masculinidade moderna. Herbart é um dos precursores da Pedagogia enquanto ciência organizada, associando diretamente os conhecimentos da filosofia, da educação e da psicologia para formular um aparato teórico que respondesse às transformações dos séculos XVII e XVIII, notadamente o Iluminismo Francês e a ascensão (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Comunidade Quilombola de Velame/BA: história, lutas, superações e adiamentos.Silvano Da Conceição - 2020 - Odeere 5 (9):132.
    No presente artigo a proposta foi discutir alguns processos que tem marcado a história da Comunidade Quilombola de Velame, localizada a 54 km do município de Vitória da Conquista/Bahia. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com a utilização da técnica de entrevistas e pesquisa de campo. Cotejamos essas informações com as encontradas no Relatório Antropológico da Comunidade Quilombola de Velame. O processo de expulsão de suas terras e o posterior regresso, deixaram profundas marcas na comunidade, uma vez que isso interferiu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Desmaterialização documental e vácuo informacional.Alexandre Valdevino da Silva, Májory Karoline Fernandes de Oliveira Miranda & Murilo Artur Araújo da Silveira - 2020 - Logeion Filosofia da Informação 7 (1):87-106.
    Este artigo reflete sobre a desmaterialização de um tipo documental e seus arranjos no contexto digital, observando que a desmaterialização do álbum sonoro é marcada por um fenômeno nomeado de vácuo informacional no contexto do serviço de música digital Spotify. A desmaterialização de tipos documentais mostra-se uma realidade consolidada em tempos de informação digital. Com as inovações tecnológicas, mudanças culturais, comportamentais e todo um arcabouço conceitual e epistémico atrelado a essas inovações floresce e se desenvolve num curto espaço de tempo. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  11
    Vozes Femininas No Sistema Socioeducativo: Lugar de Fala.Marlene Barros Sandes, Valéria da Silva Medeiros & Karylleila dos Santos A. Klinger - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:57-74.
    Este artigo aborda noções de gênero no âmbito do sistema socioeducativo e reflete sobre a condição da adolescente restrita e privada de liberdade. A situação dessas jovens atravessa questões históricas e socioculturais e marca a mulher que se encontra nessa condição. Partimos da noção de gênero para figuratizar “o lugar de fala” em que essas adolescentes e jovens institucionalizadas estão inscritas, o tempo-espaço de onde compartilham vivências e experiências possibilitadas pela MSE. A necessidade dessa discussão se justifica em decorrência (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  13
    Candiotto, Cesar. Foucault E a crítica da verdade. 2a ed. belo horizonte: Autêntica, 2010. 174 P. isbn: 9788575264973.Francisco Antonio da Silva Filho - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):109-110.
    Cesar Candiotto, é licenciado em Filosofia pela PUCPR, bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, mestre em Educação pela PUCPR e doutor em Filosofia pela PUC-SP, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Além da obra analisada, o autor tem outras obras publicadas, como Mente, cognição, linguagem e Ética: abordagens e perspectivas, e capítulos de livros sobre o pensamento francês contemporâneo, principalmente sobre Michel Foucault. É professor do curso de Filosofia e do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. A Marca do Cognitivo e Cognição 4E.Bernardo Gonçalves Alonso & Ronaldo de Oliveira Ramos - 2022 - Princípios: Revista de Filosofia (Ufrn) 29 (58):24-48.
    In this article it is defended that the notion known as “The mark of the cognitive” is better characterized as a process that performs the function of generating intelligent behavior, in a flexible and adaptive way, capable of adapting to circumstances, given it is a context sensitive process. For that, some relevant definitions of cognition are examined. In the end, it is pointed out that the definition of the mark of cognition as a context-sensitive process takes into account several factors (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  5
    Vida a crédito e consumismo: a procrastinação de cabeça para baixo.Cícero Josinaldo da Silva Oliveira - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):145-163.
    Apesar das notáveis mudanças operadas sobre o mundo do trabalho, a mais radical das transformações já registradas no capitalismo passa antes de tudo pela ênfase inusitada sobre a capacidade que os rendimentos desta atividade asseguram: a capacidade de consumo. Seguindo as reflexões de Richard Sennett e Zygmund Bauman, registramos nos termos de uma “revolução copernicana do capitalismo” a virada extraordinária que, no interior deste sistema econômico moderno, substitui o imperativo da satisfação adiada e as realizações a longo prazo, pelo princípio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  18
    Gênese do racismo no processo migratório brasileiro.Claudia de Faria Barbosa & Clodoaldo Silva Da Anunciação - 2020 - Odeere 5 (10):101-128.
    Situações históricas produzem marcas físicas e/ou emocionais significativas na vida das pessoas que vivem no Brasil, causando desequilíbrios em toda a sociedade, com problemas sérios de convivência, sobretudo no que tange ao racismo estrutural. Com base nisso, esse estudo parte da seguinte questão geradora: considerando o Brasil um país composto por migrantes de diversas raças/etnias, por que prevalece o racismo? Para tanto possui como objetivo geral analisar a gênese do racismo a partir dos processos migratórios, especificamente, discutir legislações, mitos e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  23
    Acesso e utilização dos serviços de saúde da população negra quilombola: uma análise bibliográfica.Rosilene das Neves Pereira & Ricardo Frankllin de Freitas Mussi - 2020 - Odeere 5 (10):280-303.
    O período escravocrata brasileiro deixou marcas profundas nas populações negras e quilombolas. Este sistema contribui para um cenário racista que fomenta injustiças sociais e em saúde. Nesse sentido, o presente texto objetiva investigar na literatura científica o acesso e a utilização dos serviços de saúde pela população negra e quilombola. A partir de uma revisão de literatura do tipo descritiva narrativa. A busca das publicações ocorreu na Biblioteca Virtual de Saúde e no Google Acadêmico. Foram selecionadas 39 publicações entre os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Cognição Humana Versus Inteligência Artificial: Uma Abordagem Heideggeriana Sobre o Projeto Do Primeiro Juiz Robô Na Estônia.Paulo Roberto Fontenele Maia, Stefani Clara da Silva Bezerra & Helio Rios Ferreira - 2022 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (2):54.
    O uso da inteligência artificial no Poder Judiciário ainda encontra fortes limitações à luz da compreensão representacional-computacional da mente. A exemplo do projeto pioneiro do juiz robô na Estônia, a dificuldade reside na incapacidade de apreensão da narrativa subjetiva da máquina. Logo, através da experiência do ser-aí-no- mundo de Heidegger, define-se um contraste entre cognição humana e funcionamento computacional. Partindo de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico, busca-se demonstrar a complexidade de conceber dispositivos puramente físicos com inteligências aptas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  12
    As marcas entram em campo nas mídias sociais: O embate entre Nike e Adidas na Copa do Mundo de 2014.Karla Caldas Ehrenberg & Wilson Da Costa Bueno - 2016 - Logos: Comuniação e Univerisdade 23 (1).
    O marketing esportivo, que movimenta bilhões de dólares em todo o mundo, assumiu um novo perfil com a entrada em campo das mídias sociais. A gestão das marcas nestes espaços virtuais exige agilidade, pró-atividade e sobretudo disposição para interagir com os consumidores. Este estudo analisa as estratégias da Nike e da Adidas no Facebook e no Twitter durante a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e conclui que, apesar da tradicional agressividade das marcas no mercado, a apropriação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  18
    A Contribuição Nefasta da Revista Nature Para o Negacionismo.Thiago Lustosa Jucá, Rérisson Máximo & Muciana Aracely da Silva Cunha - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):61-75.
    Parte das concepções pseudocientíficas propagadas pela comunidade científica em seus principais periódicos, especialmente no início do século XX, tomaram alcance com os conceitos de Eugenia e Darwinismo Social, em que o cerne das discussões considerava as distinções de raça enquanto fenômeno biológico. O presente ensaio expõe a contribuição nefasta promovida pela renomada revista Nature, que, há até pouco tempo, indiretamente acabou por reforçar crenças e culturas racistas, como o apartheid, a colonização, o trabalho forçado e a escravidão, deixando uma (...) indelével em sua trajetória histórica. As discussões sobre a inferioridade de raças, povos e indivíduos não somente fomentaram o negacionismo, uma vez que careciam de evidências, de consenso e de ceticismo científico adequados, como foram utilizadas como uma camada de verniz científico para legitimar projetos colonialistas e expandir os interesses do grande capital à época. Esse texto assinala ainda que as estratégias adotadas pelo capitalismo para alcançar seu patamar atual de forma hegemônica de sociabilidade somente tiveram êxito devido à apropriação do conhecimento científico que forneceu os aperfeiçoamentos tecnológicos para a conquista de novas terras e povos e, por fim, o acúmulo de capitais. Em conclusão, destacam-se autores que defendem uma perspectiva do negacionismo atual enquanto fenômeno social, o qual mais se liga às consequências da negação do fato do que propriamente ao fato em si. Essa perspectiva amplia o debate em torno do negacionismo para além das ideias difundidas nas mídias sociais, situando-o numa dimensão em que é necessário discutir o impacto das mudanças propostas pela ciência na hegemonia de determinados setores e de países dominantes da economia global. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  21
    Concepção e percepção de tempo e de temporalidade no Egipto Antigo.José das Candeias Sales - 2006 - Cultura:19-37.
    Nesta reflexão sobre a concepção e a percepção de tempo e de temporalidade no antigo Egipto enfatizam-se as várias formas de encarar o tempo existentes entre os antigos Egípcios, as suas diferentes e operantes marcas, regulares e cadenciadas, aplicáveis ao Cosmos e ao indivíduo e o modo como afectavam, directa ou indirectamente, os comportamentos das diferentes camadas da sociedade egípcia.Além de, obviamente, conhecer os efeitos e a influência da passagem do(s) tempo(s), a sociedade egípcia destacou-se pela sua particular ânsia de (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  11
    Pessoas constituindo-se como sujeitos sociais na apropriação de práticas de numeramento.Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca & Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi - forthcoming - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias.
    Neste texto, discutimos disposições teórico-metodológicas do Grupo de Estudos sobre Numeramento (GEN), na busca de compreender os modos como pessoas, em suas singularidades, mas como sujeitos sociais, se apropriam de práticas matemáticas, tomadas como práticas discursivas. A pesquisa, a formação docente e a atuação do GEN em contextos educativos diversos inserem-se nos campos da Educação Matemática e do Letramento, pois buscam conhecer sujeitos da Educação (crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas), que, vivendo em sociedades ‘grafocêntricas’ e ‘quanticratas’, movidos por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Subjetividade, alteridade e educação: aproximações entre Adorno e Levinas // Subjectivity, otherness and education: approaches between Adorno and Levinas.Alex Sander da Silva - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):123-138.
    800x600 Proponho neste trabalho fazer algumas anotações sobre as questões relacionadas à subjetividade, a alteridade e a educação contemporânea, sobretudo, considerar que os desajustes de uma persistente razão instrumental, que interferem no âmbito educacional. A necessidade de uma reflexão crítica para tais temas tornou-se a marca central de nosso tempo. Desse modo, cabem-nos algumas questões importantes: Como situar a educação no horizonte dos nossos problemas contemporâneos? Como pensá-la nesse tempo em que floresce cada vez mais aspectos de barbárie civilizatória (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. O "Frame Problem": a sensibilidade ao contexto como um desafio para teorias representacionais da mente.Carlos Barth - 2019 - Dissertation, Federal University of Minas Gerais
    Context sensitivity is one of the distinctive marks of human intelligence. Understanding the flexible way in which humans think and act in a potentially infinite number of circumstances, even though they’re only finite and limited beings, is a central challenge for the philosophy of mind and cognitive science, particularly in the case of those using representational theories. In this work, the frame problem, that is, the challenge of explaining how human cognition efficiently acknowledges what is relevant from what is not (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  59
    Traços da religiosidade africana no carnaval carioca (Traces of African religiosity in carioca carnival) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n29p53. [REVIEW]José Geraldo Rocha & Cristina da Conceição Silva - 2013 - Horizonte 11 (29):53-69.
    As discussões a respeito do sagrado na contemporaneidade têm ganhado relevância ao considerarmos as novas perspectivas que se abrem com a inclusão de alguns temas relativos à diversidade cultural e religiosa na sociedade brasileira. Cada dia é perceptível o crescente espaço que o sagrado ocupa na vida cotidiana das pessoas comuns. A presença do sagrado no cotidiano da cultura brasileira é uma marca que realça um relevante aspecto da identidade nacional. A cultura brasileira é uma cultura plural. Para além (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  16
    Sobre la modernidad y el otro en la obra Islands of decolonial love de Leanne Simpson.Maria de Fátima Lopes Vieira Falcão, Naiana Siqueira Galvão, Gislãne Gonçalves Silva & Cícero da Silva - 2021 - Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura 31 (2):394-407.
    Este trabajo tiene como objetivo discutir la modernidad y el otro en la obra Islands of Decolonial Love, de Leanne Simpson. El autor presenta una voz indígena persuasiva que ha atraído la atención de muchos lectores más allá de las fronteras del Canadá sobre cuestiones relacionadas con la tierra y los indígenas, el extractivismo y el medio ambiente. En la obra enfocada, el autor acerca al lector no indígena a la construcción del conocimiento indígena presentando un material que va más (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24. A ética do Cuidado à Luz da Fábula/MIto de higino e da Tragédia Filoctetes de Sófocles.J. A. Zagallo Cardoso & António Sá da Silva - 2010 - Revista Portuguesa de Filosofia 66 (1):81-88.
  25. Proceedings of the Third Brazilian Conference on Mathematical Logic.A. I. Arruda, N. C. A. Da Costa & A. M. Sette - 1983 - Studia Logica 42 (4):483-484.
  26.  6
    Gilles Deleuze, postcolonial theory, and the philosophy of limit.Réda Bensmaïa - 2017 - New York: Bloomsbury Academic, an Imprint of Bloomsbury Publishing Plc..
    Does a philosopher have an 'identity'? What kind of 'identity' is mobilized when the work of a philosopher becomes a major reference for certain schools of thought, as in the case of Gilles Deleuze and postcolonial theory? Have the promoters of a generalized Deleuzeanism taken care their usage of his specialized work does him justice? Few exponents of postcolonial and subaltern theories now dispute the influence that Deleuze's work exerted on the intellectuals and theorists who developed those theories. However, this (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  43
    Definability and Invariance.A. A. M. Rodrigues & N. C. A. da Costa - 2007 - Studia Logica 86 (1):1-30.
    In his thesis 'Para uma Teoria Geral dos Homomorfismos' (1944) the Portuguese mathematician José Sebastião e Silva constructed an abstract or generalized Galois theory, that is intimately linked to F. Klein’s Erlangen Program and that foreshadows some notions and results of today’s model theory; an analogous theory was independently worked out by M. Krasner in 1938. In this paper, we present a version of the theory making use of tools which were not at Silva’s disposal. At the same time, we (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   8 citations  
  28.  10
    A condição polissêmica da cognição judicial.Júlio César D’Oliveira - 2021 - Cognitio 21 (2):260-272.
    O ‘rito de ofício’ a ser aplicado pelos julgadores possui propriedades eficazes para prevenir soluções alheias à realidade dos casos apresentados nos tribunais, afastando eventuais derrames imaginativos aos quais todos estamos sujeitos. Some-se a isso que a virtude da temperança é vertiginosamente deixada de lado e sem ela a Justiça não se realizará jamais. Estes alertas apontam para o cuidado que se deve ter durante a análise dos casos, banindo as vertentes de significações alienadas que corrompem a convicção do interpretante. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  53
    Who Rules the Ruler? On the Misconduct of Journal Editors.Aurora A. C. Teixeira & Mariana Fontes da Costa - 2010 - Journal of Academic Ethics 8 (2):111-128.
    There are very few (published) accounts of editorial misconduct, and those that do exist are almost exclusively focused on medicine-related areas. In the present article we detail a case of editorial misconduct in a rather underexplored domain, the social sciences. This case demonstrates that although legal systems provide different instruments of protection to avoid, compensate for, and punish misconduct on the part of journal editors, the social and economic power unbalance between authors and publishers suggests the importance of alternative solutions (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  30.  4
    A literatura como marca da expressão filosófica brasileira.Daniel Benevides Soares - 2021 - Perspectivas 6 (2):443-457.
    Nosso propósito é utilizar a figura do literato-filósofo cunhada por Margutti para a compreensão do específico da filosofia brasileira, cujo caso-exemplo tomado por nós no presente artigo é Machado de Assis. Para tanto, o trabalho será dividido em três momentos. No primeiro faremos a apresentação de outras formas de expressão filosófica que não a forma tradicional de sistema, estabelecendo assim uma primeira relação entre filosofia e literatura. O segundo consiste na caracterização geral da filosofia brasileira tendo por premissa a apresentação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  15
    Combat Time in International Male Judo Competitions: A Systematic Review and Meta-Analysis.Lindsei Brabec Mota Barreto, Marco A. Santos, Lucas O. Fernandes Da Costa, Diego Valenzuela, Felipe J. Martins, Maamer Slimani, Nicola L. Bragazzi, Bianca Miarka & Ciro José Brito - 2022 - Frontiers in Psychology 13:817210.
    This study aimed to synthesize literature data on male judo combat time in international competitions between 2010 and 2019. The search was carried out from May 8th to June 11th, 2021, in electronic databases using the following keywords: AND. After the selection process, 8 articles were included in the systematic review and 7 in the meta-analysis. These studies analyzed 2,562 international male judo combats over the years 2010 to 2019. We observed that the average male judo combat time changed after (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  31
    Crítica de libros.José A. Zamora, Antonio Casado da Rocha, Jorge Riechmann, Adrián Almazán, Carmen Madorrán Ayerra, Javier Romero Muñoz, Fernando Arribas Herguedas, Javier Cigüela Sola, Alfredo Saldaña Sagredo, Clara Navarro Ruiz, Cristopher Morales, Manuel Toscano, Roberto Navarrete Alonso & Ignacio Castro - 2016 - Isegoría 55:707.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  7
    O caráter antirrepresentacionalista da cognição no pensamento de Merleau-Ponty.Gilbert Cardoso Bouyer - 2020 - Trans/Form/Ação 43 (spe):145-166.
    Resumo Este artigo defende o ponto de vista de que as bases da ciência cognitiva contemporânea estão em sintonia com o pensamento de Merleau-Ponty, em seus aspectos antiobjetivista e antirrepresentacionalista. A ideia de representação mental é contestada, tanto na CC quanto no pensamento de Merleau-Ponty. A cognição não espelha um mundo exterior independente dos sujeitos incorporados. O mundo é um existencial, como afirmam Merleau-Ponty e a CC. A hipótese da representação mental supõe que o mundo pode ser percebido de (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  4
    Bhāratīya tathā pāścāttya darśana meṃ ātmā evaṃ paramātmā.Dineśa Prasāda Tivārī - 2014 - Kānapura: Sarasvatī Prakāśana.
    Comparative study of philosophy of soul and God in Indic and Western philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Cārvāka kā naitika darśana.Nareśa Prasāda Tivārī - 1986 - Paṭanā: Bihārī Hindī Grantha Akādamī.
    Study of the ethical thoughts of Cārvāka, Hindu philosopher and atheist.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Sacitra r̥shi aṇuvādaḥ.Rāma Nareśa Prasāda Pāṇḍeya - 1971
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    Reflections on higher education in India in the light of the Robbins Report.A. K. Das Gupta - 1964 - Minerva 2 (2):160-168.
  38.  11
    Hombre Y naturaleza en Tomas de aquino.Julio A. Castello Dubra - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):621-632.
    La doctrtna de Tomás de Aquinorespecto de la delimitación ·entre e! ámbito de lo"natural" - entendiendo por tal la naturaleza"Inferior", esta.. es, e! · ámbito de lo. máterial,corporal y sensible - y el ámbito de lo humanopuede ser reconstruida entres momentos: a) unaintegración inicial dei hombre ai ámbito de lonatural - en particular por la doctrina de launidad esencial de alma y cuerpo; b) una relativaemergencia o trascendencia dei hombre respectodei lo material - en especial por · 1a subsistenciadei alma (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39. Processamento Preditivo: uma introdução à proposta de unificação da cognição humana.Maria Luiza Iennaco, Thales Maia & Paulo Sayeg - 2023 - Principia: An International Journal of Epistemology 27 (3):425-452.
    O presente artigo objetiva fornecer uma apresentação crítica, compreensiva e inédita na língua portuguesa do Processamento Preditivo (PP) – um esquema teórico para a compreensão da cognição que propõe uma inversão de nosso entendimento padrão da ação, percepção, sensação e sua relação. Aqui, nosso objetivo primário será introduzir os principais conceitos e ideias do PP, tratando-o como um modelo moderadamente corporificado de cognição e analisando suas credenciais como uma proposta teórica unificadora. Para tanto, partiremos de uma contextualização histórica (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Bhāratīya darśanaparamparāyāṃ Jainadarśanābhimataṃ devatattvam =.Dāmodara Śāstrī - 1985 - Dillī: Bhāratīya Vidyā Prakāśana.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  13
    Lugar da Desinformação Na Cognição Social Ou Como Lidar Com Propriedades da Cognição Que Abrem Espaço Para a Falseabilidade.Suely Mara Ribeiro Figueiredo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:377-394.
    Segundo o neurocientista Miguel Nicolelis (2020), responsável por exoesqueletos movidos a partir de comandos mentais, os processos de desinformação fazem parte da cognição social. A delegação do processamento de conteúdos mentais a outras cognições ou redes cognitivas consideradas mecanismos confiáveis de produção de crença e a atração da espécie humana por informações simbólicas, que só existem entre cérebros com linguagem, são compulsões intrínsecas ao sistema informacional complexo que nos origina e, por suas teleodinâmicas, sempre oferecem brechas para articulações informacionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    medo como marca da tirania no "De Clementia" de Sêneca.Taynam Santos Luz Bueno - 2024 - Perspectivas 8 (3):196-206.
    Procura-se apontar, neste texto, o papel do medo enquanto marcador da legitimidade do princeps. Isto é, a partir da leitura do De Clementia, pretende-se demonstrar que, para Sêneca, tão distinta quanto a virtude da clemência é para o bom governante, o medo é para o tirano. Se a clemência revela a natureza racional e pacífica do governante, de modo inverso, o aparecimento do medo no corpo político revela a natureza destemperada e violenta dos tiranos. Assim, alinhado com os ensinamentos estoicos, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  5
    A marca do Leviatã: linguagem e poder em Hobbes.Renato Janine Ribeiro - 1978 - São Paulo: Editora Ática.
    Este volume apresenta uma leitura arrojada das ideias de um dos mais importantes filósofos do século XVII. Ribeiro discorre, principalmente, sobre dois desdobramentos fundamentais do pensamento hobbesiano. O primeiro é o pacto entre os homens para a formação do Estado, por meio do qual transferem todos os direitos ao soberano. Segundo, uma consequência direta dessa concentração de poder: o controle do conhecimento pela autoridade política.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    Uma leitura bergsoniana da Biologia da Cognição: implicações para a educação.Nize Pellanda - 2009 - Filosofia Unisinos 10 (2):188-202.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  4
    Mahāyānabauddhādarśa: Mahāyāna Buddhadharmako saṅkshipta paricayātmaka grantha.Nārāyaṇa Prasāda Rijāla - 2016 - Kāṭhamāḍauṃ: Vyoma Kusumā Buddha Dharma Saṅgha.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  38
    Jusnaturalismo,Hobbes e dialética.José Nicolau Heck - Sidney A. da Silva - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):81-110.
    Thomas Hobbes é um dos fundadores da moderna concepção de poder político.A instituição do Estado tem no pensador inglês,uma de suas vertentes racionais.O trabalho examina as raízes jusnaturalistas do teórico político ingles e assume a posição de que o legado hobbesiano não é dialetizável. .
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. al-Waḍʻīyah al-manṭiqīyah fī fikr Zakī Najīb Maḥmūd: dirāsah naqdīyah fī ḍawʼ al-Islām.ʻAbd Allāh ibn Nāfiʻ ibn ʻĀyid Daʻjānī - 2011 - Jiddah: Markaz al-Taʼṣīl lil-Dirāsāt wa-al-Buḥūth.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  7
    Mānavīya cetanā ke āyāma.Jagadīśa Prasāda Śukla, S. P. Dubey & Bharatakumāra Tivārī (eds.) - 2014 - Dillī: Pratibhā Prakāśana.
    1. Ācārya Jagadīśa Prasāda Śukla "Smr̥ti grantha" -- 2. Pro. Śrīprakāśa Dube smr̥ti-grantha.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Differential vulnerability of substantia nigra and corpus striatum to oxidative insult induced by reduced dietary levels of essential fatty acids.Henriqueta D. Cardoso, Priscila P. Passos, Claudia J. Lagranha, Anete C. Ferraz, Eraldo F. Santos Júnior, Rafael S. Oliveira, Pablo E. L. Oliveira, Rita de C. F. Santos, David F. Santana, Juliana M. C. Borba, Ana P. Rocha-de-Melo, Rubem C. A. Guedes, Daniela M. A. F. Navarro, Geanne K. N. Santos, Roseane Borner, Cristovam W. Picanço-Diniz, Eduardo I. Beltrão, Janilson F. Silva, Marcelo C. A. Rodrigues & Belmira L. S. Andrade da Costa - 2012 - Frontiers in Human Neuroscience 6.
  50. Pratyabhijñā darśana aura māyā: Kāśmīra Śaiva darśana ke paripreksha meṃ viśva-racanā-prakriyā kī samīkshā.Viśālaprasāda Tripāṭhī - 1990 - Dillī: Penamaina Pabliśarsa.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000