Vida a crédito e consumismo: a procrastinação de cabeça para baixo

Griot : Revista de Filosofia 13 (1):145-163 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Apesar das notáveis mudanças operadas sobre o mundo do trabalho, a mais radical das transformações já registradas no capitalismo passa antes de tudo pela ênfase inusitada sobre a capacidade que os rendimentos desta atividade asseguram: a capacidade de consumo. Seguindo as reflexões de Richard Sennett e Zygmund Bauman, registramos nos termos de uma “revolução copernicana do capitalismo” a virada extraordinária que, no interior deste sistema econômico moderno, substitui o imperativo da satisfação adiada e as realizações a longo prazo, pelo princípio consumista da satisfação imediata e renovada, assim como a frugalidade pela prodigalidade, o ascetismo pelo gasto dispendioso, as práticas compulsórias de poupança e postergação pelo desejo incontido de felicidade aqui e agora perseguido via consumo. Com o presente texto propomos portanto uma análise da inflexão de valores que marca o recente capitalismo de economia flexível e de práticas consumistas, no confronto com a antiga “ética da procrastinação” de que fala Weber.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Consumismo como fuga simbólica do real.Renato Nunes Bittencourt - 2011 - Cadernos Zygmunt Bauman - Issn 2236-4099 1 (1):34 - 67.
Testemunhas do futuro: sobre filosofia, teologia e messianismo em Walter Benjamin.Pedro Lucas Dulci - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (1):116-142.
Book Review. [REVIEW]Adriano Correla - 2005 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 7:165-173.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
5 (#1,476,866)

6 months
4 (#724,033)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references