Results for 'Teoria do conhecimento'

1000+ found
Order:
  1.  2
    A teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer à luz do idealismo transcendental kantiano.Isabella Nobrega Gomes Stencel - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (1).
    Neste artigo, pretende-se descrever os pontos de maior relevância à teoria do conhecimento de Arthur Schopenhauer, levando em consideração a farta influência do idealismo transcendental kantiano em sua produção filosófica. No que diz respeito à formulação do conhecimento empírico, bem como às faculdades e princípios envolvidos no processo, busca-se promover a comparação entre os elementos pertinentes aos sistemas elaborados pelos respectivos filósofos, a fim de tornar explícitos os momentos em que Schopenhauer alinha-se ao idealismo transcendental kantiano e, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física.Gabriel Pereira Paes Neto, Ney Ferreira França & Renan Santos Furtado - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):13.
    Trata-se de estudo bibliográfico pelo qual analisamos a pesquisa na educação física em torno da perspectiva de reaproximação da epistemologia com a teoria do conhecimento. Analisamos que as pesquisas devem pressupor a práxis e a dialética, sendo que à luz destas devem abordar os problemas do conhecimento, da história e da realidade, também pressupondo o materialismo histórico dialético enquanto epistemologia e o socialismo enquanto projeto histórico. A pesquisa em educação física deve reverter o seu circuito de (...), superando os modelos hegemônicos, assim como o avançar na passagem das questões instrumentais, técnicas e metodológicas para as teóricas e epistemológicas. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Da Teoria do Conhecimento à metodologia: análise do projeto epistemológico de Popper.Wilson Mendonça - forthcoming - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  8
    Teoria do conhecimento científico.Armando Castro - 1975 - Porto [Portugal]: Limiar.
    Ao trazer a público o 8.o volume da obra 'Teoria do Conhecimento Científico', o Instituto Piaget presta homenagem a um investigador de prestígio reconhecido e a um colaborador de vários dos seus colóquios culturais e científicos. Armando Castro continua aqui o ambicioso projecto, iniciado em 1975, de elaboração de uma 'ciência do conhecimento científico', com o qual procurava - numa intenção que permanece oportuna - clarificar a especificidade das abordagens científicas face a outras modalidades cognitivas e não (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Teoria do Conhecimento e Educação no Pensamento de Jean-Jacques Rousseau.Manoel Carvalho - 2017 - Dissertation, Universidade Federal Do Ceará
    The initial problem which motivated the writing of this thesis arose from reading of Emile by Rousseau. In this work, it was possible to detect the influence of different theoretical approaches, such as rationalism and empiricism, inspiring the development of the educational plan designed by Rousseau for his imaginary student (Emile). The very core question of the present thesis regards to whether there was a theory of knowledge pertaining to Rousseau’s philosophical thinking and, if so, how it was related to (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   7 citations  
  6.  6
    O Irracionalismo e sua Teoria do Conhecimento: Reação Agnóstico-relativista de Guerreiro Ramos ao Marxismo (1939-1955).Leandro Theodoro Guedes, Elcemir Paço Cunha & Wescley Silva Xavier - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):232-258.
    O objetivo do artigo é determinar as evidências do irracionalismo nos textos iniciais de Alberto Guerreiro Ramos com respeito à teoria do conhecimento, considerando o período de preparação do autor para seu posicionamento posterior na fenomenologia. Para tanto, foi realizada análise imanente dos textos selecionados (1939-1955). Os resultados sugerem que as evidências do irracionalismo compareceram pela adesão do autor ao agnosticismo relativista presente nas posições do existencialismo e da fenomenologia, preenchendo assim uma lacuna na pesquisa a respeito do (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    A teoria do conhecimento de Pontes de Miranda.Argentino Cescon - 2003 - Manaus: Faculdade Salesiana Dom Bosco.
  8.  8
    A dupla tarefa da Teoria do Conhecimento no itinerário das “Cinco Lições” de Husserl.Carlos Cortes Tourinho - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 7 (13):144.
    O presente artigo aborda a dupla tarefa da teoria do conhecimento nas “Cinco Lições” de Edmund Husserl: a tarefa crítica denuncia o contrasenso inerente aos tipos de ceticismo em relação ao conhecimento; a tarefa positiva promove a pergunta pela essência do conhecimento. O artigo destaca que a dupla tarefa da teoria do conhecimento é o que determina o itinerário das “Cinco Lições”. O artigo revela, por fim, que a teoria do conhecimento equipara-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  24
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do (...) e do mundo, tal como ela é em si mesma, no qual a filosofia criou uma teoria do conhecimento como essência especular. Desse modo, o trabalho direciona-se para a seguinte questão: de que forma, a teoria do conhecimento como essência especular ocasionou peseudosproblemas para a filosofia antirrepresentacionista de Richard Rorty? Sendo assim, este trabalho tentará encontrar uma resposta ou um direcionamento para a resolução desse problema. (shrink)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Sobre a teoria do conhecimento nas Passagens de Walter Benjamin - sujeito em desagregação.Manuela Sampaio De Mattos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34639.
    O presente artigo apresenta a distinta teoria do conhecimento proposta por Walter Benjamin em seu projeto das Passagens. Tal proposta já encontra suas origens em seus textos de juventude, principalmente em seu Sobre o programa de uma filosofia vindoura. Levando isso em conta, articulamos os dois momentos da obra de Benjamin para demonstrar que esta nova teoria materialista, dialética e imagética do conhecimento pressupõe um conceito mais alto de experiência, assim como uma crítica contundente ao sujeito (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. Teoria do conhecimento e experiência dialéctica na Introdução à Fenomenologia do Espírito de Hegel.Diogo Ferrer - 2021 - Studia Hegeliana 4:153-166.
    Partiendo del estudio de Mariano Álvarez-Gómez, Experiencia y sistema. Introducción al pensamiento de Hegel, este artículo estudia el concepto de experiencia en la Introdución a la Fenomenología del espíritu, de Hegel. Se exponen siete contrasentidos que Hegel atribuye a la gnoseología tradicional, que conducen a su sustitución por otro paradigma de conocimiento, denominado el de las “figuras de la conciencia”. Se estudia entonces el conocimiento desde la perspectiva fenomenológica en que la conciencia realiza la experiencia de su objeto y de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  8
    Nietzsche e a Teoria Do Conhecimento.Francisco de Paula Santana de Jesus - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 2 (4):228.
    O presente trabalho tem como objetivo descrever e investigar a crítica nietzschiana a Teoria do Conhecimento e em que consiste o conhecimento para o filósofo. Com isso, evidenciamos que o método genealógico desenvolvido por Nietzsche viabiliza não somente solapar as posturas dogmáticas em relação ao conhecimento, mas também lançar bases para uma outra concepção de conhecimento onde o caráter perspectivístico da efetividade seja posto em destaque, possibilitando um permanente trabalho de investigação das condições de possibilidade (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  17
    Aspectos do instrumentalismo pragmatista na teoria do conhecimento de John Dewey.Marcos Antônio Lorieri - 2000 - Cognitio 1:46-57.
    Resumo: O alvo da teoria do conhecimento de dewey é a ação humana "guiada" pela inteligência, a "conduta inteligente". Mas, a inteligência não é uma estrutura que se sobrepõe aos seres humanos: ela é uma função vital natural que tem como papel específico produzir, na ação, indicações de suas conseqüências possíveis.: Dewey's epistemology target is the human behavior "guided" by intelligence: an intelligence conduct. But, not intelligence as structure which rises upon human beings: it is a natural vital (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  16
    O irracionalismo na teoria do conhecimento de Schopenhauer e na epistemologia de Paul Feyerabend.Antunes Ferreira da Silva & Thalyta De Paula Pereira Lima - 2016 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 7 (1):207.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. A intuição na teoria do conhecimento de William Whewell.Rita Foelker & Sonia Maria Dion - 2011 - Princípios 18 (29):245-258.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 Para o filósofo inglês William Whewell, a multiplicidade de observações e o refinamento dos resultados alcançados no decorrer dos séculos, através de uma forma elaborada de indutivismo, nos permitem compreender a ciência progredindo rumo às verdades necessárias e universais, além dos limites do psicologismo e do ponto de vista particular. A intuiçáo ocupa nesse processo um papel crucial, o qual vem recebendo dos comentadores diferentes interpretações. O estatuto epistemológico da intuiçáo e em que (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Ensaios sôbre a teoria do conhecimento.Carlos Campos - 1959 - Belo Horizonte,: Editora Cardal.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  15
    A Dívida de Popper Para Com Kant: Os Dois Problemas Fundamentais da Teoria Do Conhecimento.Paulo Uiris da Silva Gomes - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):117.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os dois problemas fundamentais da teoria do conhecimento: o problema da demarcação científica, ou problema de Kant; e o problema da indução, ou problema de Hume. O primeiro refere-se a questão acerca do critério da demarcação, isto é, que critério devemos usar para distinguir enunciados das ciências empíricas de afirmações metafísicas e pseudocientíficas. Popper afirma que Kant foi o primeiro a formular tal problema, e com ele, a demarcação científica tornou-se o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  64
    A função elusiva da memória mecânica na teoria do conhecimento de Hegel.Hector Ferreiro - 2024 - Guairacá: Revista de Filosofia 40 (1):50-64.
    Ao analisar a teoria da memória mecânica de Hegel, a maioria dos intérpretes considerou apenas dois aspectos da memorização mecânica: o desaparecimento do significado nas palavras mecânicamente memorizadas ou a internalização totalmente abstrata da mente que as memoriza. No primeiro caso, a interpretação concentrou-se na relação entre o significante e o significado das palavras; no segundo caso, concentrou-se na relação entre o signo linguístico como um todo e a mente. Entretanto, a posição específica da memória mecânica na sistematização das (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  2
    Criteriologia; uma teoria do conhecimento.Pacífico de Bellevaux - 1973 - Porto Alegre,: Sulina. Edited by Rovílio Costa.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    O Papel da Teoria Do Conhecimento de Locke Para Seus Escritos Políticos.Vinicius De Souza Faggion - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (30).
    Resumo: A obra política de John Locke foi um estudo de como se justifica a existência de um governo baseado na vontade geral, aspirando proteger os direitos naturais de liberdade, igualdade e propriedade. Acredita-se que todo esse pensamento se iniciou não apenas nos seus escritos políticos, mas em O Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Tal obra retrata o modo pelo qual se adquire conhecimento, um aspecto fundamente que baseará as premissas da vontade geral e dos direitos naturais do homem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  1
    CARVALHO, Manoel Jarbas Vasconcelos. Teoria do conhecimento e educação em Jean-Jacques Rousseau.Arlei de Espíndola - 2024 - Revista Dialectus 32 (32):184-186.
    Tocado pela empolgação, pelo entusiasmo, até justificado, não propriamente pelo brilho do texto, mas pelo modo do tratamento do tema, fiz o prefácio do livro, publicado em 2021. Este trabalho, na verdade, uma tese de doutoramento em educação, defendido pelo autor em 2017, e convertida em livro. Essa eu pude acompanhar, passo a passo, participando, antes da banca de defesa, que conserva, inclusive, na publicação acadêmica, agora realizada, o mesmo título, permitindo-me notar que há uma pequena diferença, todavia, entre o (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  40
    A educação física e as teorias do conhecimento.Ana Cláudia Saladini, Orlando Mendes Fogaça Júnior & Adrian Oscar Dongo Montoya - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 156.
    Historicamente a disciplina de Educação Física esteve fundamentada nos conhecimentos das ciências biológicas, revelando uma concepção positivista do movimento humano. Pensamos que a Educação Física deve compreender melhor este ser humano que se movimenta e se reconstrói enquanto sujeito. Não basta apenas que faça as atividades práticas das aulas. É preciso que compreenda esta ação. A problemática que surge é: como o sujeito constrói conhecimento? Para responder, destacamos as teorias do apriorismo, empirismo e construtivismo, pois entendemos que explicam como (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo.Silvio Ancizar Sánchez Gamboa - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 74.
    O texto apresenta o debate sobre as correntes pós-modernas que repercutemna pesquisa em educação. Essas correntes tem seu fundamento no “giro linguístico”. Essas abordagens que criticam o racionalismo moderno, paradoxalmente, tem como base uma teoria do conhecimento. A polêmica entre as tendências da pesquisa torna-se mais radical e esclarecedora quando são recuperadas as teorias do conhecimento que as sustentam. Os pesquisadores perante esse quadro de correntes diversas não podem ignorar o jogo de concepções e pressupostos, que revelam (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  24.  20
    Um estudo do conhecimento não proposicional no contexto da teoria da cognição incorporada e situada.Mariana Broens & Maria Gonzales - 2006 - Manuscrito 29 (2):729-751.
    Este trabalho tem por objetivo investigar a concepção de fer-ramenta cognitiva no contexto da teoria da cognição incorporada e si-tuada . Para isso, partimos das noções de ferramenta e de tecnologia cognitivas propostas, respectivamente, por Dennett e Dascal , através das quais situam a linguagem no contexto evolu-cionário, ressaltando o seu caráter pragmático. Argumentamos que a concepção de ferramenta cognitiva, que para esses autores está inserida num contexto teórico que privilegia o conhecimento proposicional, pode ser ampliada de modo (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25. Teoria do direito e sociologia do conhecimento.Machado Neto & Antonio Luiz - 1965 - [Rio de Janeiro]: T[empo] B[rasileiro].
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. O tema do “pecado original” na teoria do conhecimento de Nicolau de Cusa.Íris Fátima da Silva, Edrisi Fernandes & Gianluca Cuozzo - 2008 - Princípios 15 (24):267-296.
    Traduçáo do artigo Il tema del “ pecato originale ” nella teoria della conoscenza di Cusano.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Idealismo ou Realismo - Notas sobre a teoria do conhecimento em Kant, Herbart e Hegel.Bertrando Spaventa - 2010 - Revista Opinião Filosófica 1 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Discurso da ruptura da noite: prolegómenos a uma teoria do conhecimento fenomenológico-dialéctica.António Vieira - 1976 - [s.l.: [S.N.].
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  5
    A conexão entre pensamento E realidade: Sobre a teoria do conhecimento no tractatus lógico-philosophicus de Ludwig Wittgenstein.Bortolo Valle - 2004 - Revista de Filosofia Aurora 16 (18):139.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. O tema do 'pecado original' na teoria do conhecimento de Nicolau de Cusa.Íris Fátima da Silva, Edrisi Fernandes & Gianluca Cuozzo - 2008 - Princípios 15 (24):267-296.
    Traduçáo do artigo Il tema del “ pecato originale ” nella teoria della conoscenza di Cusano.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. Memória e Conhecimento: análise do papel da memória na teoria do conhecimento de David Hume.Jorgeval Andrade Borges - 2009 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 11 (1).
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32. Teoria da decisão filosófica: bases psicológicas da matemática, da lingüística e da teoria do conhecimento.Euryalo Cannabrava - 1977 - Rio de Janeiro: Forense-Universitária.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Max Weber: religião, valores e teoria do conhecimento.Marcos Seneda & Henrique F. F. Custódio (eds.) - 2016 - Uberlândia: EDUFU.
    A comemoração dos 150 anos de nascimento de Max Weber foi considerada uma data promissora para novos debates sobre o pensamento deste intelectual, cuja obra representa um dos fundamentos do pensamento social contemporâneo. Com a realização do Colóquio Max Weber: 150 anos, foi possível reunir diferentes pesquisadores que têm estudado o seu pensamento ou investigado temas weberianos no Brasil. Uma das características marcantes do evento é que ele foi multidisciplinar e teria de sê-lo, uma vez que a obra de Max (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. O problema da autenticidade do conhecimento: uma breve apresentação.César Schirmer dos Santos - 2016 - Sképsis 9 (13):85-103.
    Minha proposta, nesta introdução a “Autoconhecimento e os limites da autenticidade”, texto de Sven Bernecker traduzido e publicado neste número de Sképsis, é dar razões para que defensores do anti-individualismo que sejam partidários da estratégia do autoconhecimento básico, no que diz respeito ao debate sobre a compatibilidade entre anti-individualismo e conhecimento de si, mudem de posição, e passem a defender anti-individualismo com teoria da autenticidade.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  14
    teoria do agir comunicativo de Habermas na administração de organizações.Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, José Rodolfo Tenório Lima, Lidiane dos Santos Carvalho, Asy Pepe Sanches Neto & Anderson Titonelli - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:440-462.
    Neste artigo mostra-se os resultados de uma busca em bases de dados internacionais sobre a teoria do agir comunicativo de Habermas na área da Administração de Organizações. A teoria de Habermas foi desenvolvida após a sua guinada linguística, de ruptura com a filosofia da consciência e a metafísica em 1981. Nela os usos da linguagem são modos de expressão e representação, mas também modo de construção de vínculos sociais. A partir desta teoria, Habermas desenvolve a ideia de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  10
    Análise epistemológica da produção do conhecimento em Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira/PA.Laine Rocha Moreira, Luiz Felipe dos Santos & Peterson de Castro Pereira - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem quanti-qualitativa, de caráter descritivo-exploratório que objetiva analisar a produção do conhecimento do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará em Altamira, no período de 2011-2018. Os achados apontam uma evolução do modo de produzir conhecimento, pois constatou-se uma redução dos vazios analíticos presentes nas pesquisas analisadas. Conclui que há um aumento no rigor cientifico presente nas produções devido uma maior utilização de técnicas, metodologias e teorias consistentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  17
    Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista.Caio Prado Junior - 1973 - Discurso 4 (4):41-78.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  11
    O caráter histórico-social do conhecimento no pensamento de marx.Reginaldo Aliçandro Bordin - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (3):157-174.
    Resumo: Este texto tem por objetivo discutir a teoria do conhecimento em Marx e em Engels, além de pontuar os estudos que realizaram sobre a ciência. Esses pensadores do século XIX não se destacaram por elaborar reflexões filosóficas sobre o tema, tal como os modernos fizeram; para compreender o momento histórico deles, caracterizado pela produção capitalista, as preocupações orientavam-se para revisar as filosofias idealistas, considerando-as ideológicas e insuficientes para pensar o que entendiam por realidade material, social. Em contraposição, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  35
    Nietzsche e os rumos para uma teoria trágica do conhecimento científico / Nietzsche and the directions for a tragic theory of scientific knowledge.Bruno Camilo de Oliveira - 2024 - Aufklärung: Journal of Philosophy 11 (1):119-136.
    O objetivo deste artigo é apontar cinco aspectos do pensamento nietzschiano que podem ser relevantes para os debates da filosofia da ciência em torno da natureza e representação do conhecimento científico. Para tanto, é realizada uma revisão de literatura com o objetivo de selecionar trechos de obras nietzschianas como O nascimento da tragédia, Genealogia da moral, A gaia ciência e outras que permitam interpretar Nietzsche como um filósofo da ciência preocupado com a construção do conhecimento cientifico sobre a (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  52
    A política na sociedade do conhecimento.Odílio Alves Aguiar - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):11-24.
    O artigo enseja discutir os dilemas e as possibilidades da política na atual configuração societária. Partiremos da definição de sociedade do conhecimento como sociedade em rede apresentada pelo sociólogo Manuel Castells e, em seguida, exporemos os conceitos arendtianos de totalitarismo e ação, importantes para uma reflexão sobre a política nos dias atuais. Abordaremos as implicações da questão judaica na teoria política arendtiana, na qual sobressai uma perspectiva agônica do poder, isto é, o poder não como lugar das forças (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. A necessidade do conhecimento científico : Um estudo sobre os segundos analíticos de Aristóteles.Breno Zuppolini - 2011 - Dissertation, University of Campinas (Unicamp)
    No tratado intitulado Segundos Analíticos, Aristóteles desenvolve uma teoria da demonstração científica e da ciência demonstrativa. Ali, o conhecimento científico é descrito pelo filósofo como envolvendo uma certa "necessidade". Alguns intérpretes associam esta noção de necessidade à necessidade modal, pertinente à silogística modal de Aristóteles. Esta interpretação, todavia, tornaria o modelo de ciência proposto nos Analíticos incompatível com os explananda das ciências da natureza, cuja cientificidade o próprio Aristóteles reiteradamente defendeu. A fim de evitar este inconveniente, abordamos e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  5
    A Dicotomia Mente e Mundo Na Questão Do Conhecimento.Cezar Seibt - 2022 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 1 (1).
    O artigo acompanha a reflexão de alguns autores do século XX no que se refere à questão do conhecimento, sobretudo nas discussões em torno da dicotomia mente e mundo. Esses autores são McDowell, Putnam e Rorty. A ênfase é colocada na importância e na necessidade de que aquele que contemporaneamente investiga algum aspecto da realidade, se ocupe também em refletir sobre os pressupostos e fundamentos que operam na sua teoria e na sua prática. Os autores em questão indicam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  16
    O problema da extensão do conhecimento na hipótese regulacionista da iluminação em agostinho de hipona.Daniel Rodrigues da Costa - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):363-380.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar o problema da extensão e do conteúdo da iluminação uma vez que se adote a interpretação regulacionista para a teoria do conhecimento de Agostinho. O regulacionismo, tese defendida por Etienne Gilson, afirma que a iluminação divina do intelecto humano diz respeito ao caráter necessário dos conhecimentos alcançados pela inteligência, e não sobre o conteúdo do conhecimento; assim, a iluminação não teria por função auxiliar na formação de conceitos, mas teria a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. O Sujeito Do Conhecimento – O Objeto Da Ação: A “passagem”, Identidade E Diferença Na Filosofia De Arthur Schopenhauer.Margit Ruffing - 2009 - Cadernos de Filosofia Alemã 13:11-28.
    No presente texto, buscarei levar a sério as tensões ou mesmo contradições da filosofia de Schopenhauer e tentarei compreendê-las ao invés de censurar o filósofo por irracionalidade ou inconsequência. A primeira parte do texto analisa a teoria do conhecimento de Schopenhauer sob os aspectos da diferença e da passagem, e a segunda investiga o liame entre a ética e a estética buscando uma resposta para a questão da identidade presente na determinação da compaixão como expressão do conhecimento (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. A Apresentação Genética Das Imagens Como Possibilidade Do Conhecimento – Uma Introdução À Teoria Das Imagens Na Obra Tardia De Fichte: A genetic presentation of images as possibility of knowledge – an introduction to Images Theory on Fichte’s late work.Alessandro Bertinetto - 2009 - Controvérsia 5 (3).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  13
    John Searle e a ontologia do mundo social: subsídios para uma teoria acerca do objeto do conhecimento jurídico.Marcelo Araujo - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (2):163-175.
  47.  9
    Nietzsche e os rumos para uma teoria trágica do conhecimento científico.Bruno Camilo - 2024 - Aufklärung 11 (1):119-136.
    The purpose of this article is to point out five aspects of Nietzschean thought that may be relevant to debates in the philosophy of science around the nature and representation of scientific knowledge. To this end, a literature review is carried out with the aim of selecting excerpts from Nietzschean works such as The Birth of Tragedy, Genealogy of Morals, The Gay Science and others that allow us to interpret Nietzsche as a philosopher of science concerned with the construction of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  8
    Sobre uma Teoria Pragmática da Significação e do Conhecimento.Risto Hilpinen - 2004 - Cognitio 5 (2):28-45.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  6
    Informação no ‘mundo 3’ de popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação.José Claudio Matos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:463-481.
    Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  6
    Pascal e a questão dos limites do conhecimento.Rodrigo Hayasi Pinto - 2010 - Cadernos Espinosanos 24:67.
    O presente artigo tem como objetivo principal operar uma discussão em torno da teoria do conhecimento do filósofo francês Blaise Pascal. A partir do opúsculo intitulado “Do Espírito Geométrico e da Arte de Persuadir”, tentaremos mostrar as preocupações epistemológicas de Pascal relativas à idéia de uma fundamentação da ciência. Destacaremos uma noção que parece permear grande parte da sua obra, enquanto físico experimental e filósofo: a constatação dos limites do conhecimento. Segundo pensamos, a compreensão de tais limites (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000