11 found
Order:
Disambiguations
Marcelo de Araújo [8]Marcelo Araujo [2]Marcelo Brandão Araujo [1]
  1.  23
    David Hume and “Dunbar’s number”: an evolutionary approach to the foundations of morality.Marcelo de Araujo - 2016 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 61 (1):89-106.
    The aim of this article is to characterize the concept of justice as an indispensable social convention for the emergence of moral duties in the context of groups that surpass the so-called “Dunbar’s number”. The article resumes, on the one hand, David Hume’s theory of justice, as it is discussed in the third section of An Enquiry Concerning the Principles of Morals, and on the other hand it resumes Robin Dunbar’s hypothesis relative to the maximum number of individuals with whom (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  13
    Próteses Na Cultura Do Período Entreguerras: Uma Investigação Sobre as Origens Do Debate Filosófico Sobre "Aprimoramento Humano".Marcelo de Araujo - 2017 - Prometeus: Filosofia em Revista 10 (23).
    No debate filosófico contemporâneo denomina-se “aprimoramento humano” a tentativa de se elevar nosso rendimento, no exercício de certas capacidades físicas ou cognitivas, a um patamar superior àquele considerado normal. O “aprimoramento humano” suscita uma série de questões éticas acerca das implicações sociais decorrentes do uso de tecnologias, não para se tratar uma doença ou restabelecer capacidades físicas perdidas em acidentes, mas para ampliar as capacidades físicas ou cognitivas de uma pessoa saudável. O objetivo deste artigo é mostrar que esse debate (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  20
    Contratualismo e disposições morais: uma crítica à tese da inseparabilidade do direito e da moral e à tese sobre a existência de leis naturais.Marcelo de Araújo - 2009 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 54 (1).
    Discuto aqui duas diferentes interpretações acerca do que seria uma teoria do direito natural. A primeira interpretação se caracteriza pela tese da “inseparabilidade” do direito e da moral, ao passo que a segunda se caracteriza pela tese segundo a qual existiriam “leis naturais”, i.e. leis cuja existência independeria da existência de instituições humanas. Tento mostrar que as duas teses são falsas. Procuro mostrar inicialmente que a confusão entre as duas teses se deve a uma má compreensão da distinção entre frases (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  4.  17
    Hugo Grotius, ceticismo moral e o uso de argumentos in utramque partem.Marcelo de Araujo - 2011 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 56 (3).
    O uso de argumentos igualmente convincentes tanto em prol quanto contra a veracidade de uma proposição era conhecido na Renascença como in utramque partem. Céticos do início da Modernidade utilizaram argumentos in utramque partem visando demonstrar que não se pode fundamentar a moralidade em um terreno sólido, já que os argumentos apresentados em favor da ideia de Justiça poderiam ser neutralizados por argumentos igualmente convincentes contra a ideia de Justiça. Nesse artigo, eu argumento que Hugo Grotius tentou refutar esse tipo (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Justiça internacional e direitos humanos: uma abordagem contratualista.Marcelo de Araújo - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1).
    Minha intenção é mostrar, contra o realismo em relações internacionais, que, ao abordarmos os conceitos de justiça internacional e de direitos humanos, a partir de uma perspectiva contratualista, o denominado conflito entre o interesse nacional e as exigências da moralidade se mostra bem menos problemático. Apresento os principais argumentos em favor do contratualismo através de uma reconstrução da teoria moral de David Gauthier. Em seguida, procuro mostrar que o tipo de contratualismo defendido por Rawls e seus seguidores não é capaz (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    John Searle e a ontologia do mundo social: subsídios para uma teoria acerca do objeto do conhecimento jurídico.Marcelo Araujo - 2010 - Filosofia Unisinos 11 (2):163-175.
  7.  8
    O Uso de Inteligência Artificial Para a Geração Automatizada de Textos Acadêmicos: Plágio Ou Meta-Autoria?Marcelo Araujo - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 3 (1):89-107.
    Programas de computador vêm sendo usados para a geração de textos jornalísticos, publicados diariamente na imprensa de língua inglesa. Existem milhares de livros vendidos na livraria da Amazon que não foram escritos por pessoas, mas por algoritmos sofisticados que compilam textos sobre temas específicos a partir de dados disponíveis online. Recentemente, pelo menos dois grupos de pesquisadores, trabalhando de modo independente um do outro, publicaram suas pesquisas sobre o uso de algoritmos capazes de gerar hipóteses científicas para serem testadas empiricamente. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  19
    Racismo reverso e o Programa Trainee Magazine Luiza 2021.Marcelo Brandão Araujo - 2021 - Odeere 6 (2):438-457.
    A precariedade ou até mesmo a ausência de políticas públicas que concorram efetivamente a favor da diminuição da desigualdade racial dificulta que negros ocupem cargos considerados de maior destaque, prestígio na iniciativa privada e no serviço público. Além disso, apesar do senso comum de que não existe racismo no Brasil, quaisquer inciativas de inclusão racial são amplamente criticadas, principalmente no âmbito das redes sociais, por indivíduos contrários ao protagonismo negro no mundo do trabalho. Inclusive, nessa perspectiva, no ambiente interacional tecnológico (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Três imagens do contrato social: Estado, moralidade e direitos humanos.Marcelo De Araujo - 2014 - Filosofia Unisinos 15 (2).
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. ‘Nobody Makes it Alone’: Towards a Relational View of Resilience.Evandro Barbosa, Lisa Bortolotti, Flavio Williges, Martina Orlandi, Matheus Mesquita, Denis Coitinho, Jana Rosker, Simone Gubler, Mauro Rossi, Leonardo Ribeiro, Peter Anstey, Ryan Doody, Thaís Cristina Alves Costa, Joshua Preiss & Marcelo de Araújo (eds.) - 2023 - New York: Routledge.
    This chapter argues that the Covid-19 pandemic has exposed the limits of the mainstream individualistic notion of resilience and, in light of these limits, it advances a new, relational notion of the concept of resilience that contributes to the individuals’ well-being and takes into consideration the role of systemic inequality. The first half of the paper argues that the individualistic notion is flawed in two ways: i) it can foster ill-being because it is cognitively taxing, and ii) it discounts systemic (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Bioética em tempos de pandemia: Testes clínicos com Cloroquina para tratamento de COVID-19.Alcino Eduardo Bonella, Marcelo de Araujo & Darlei Dall’Agnoll - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37991.
    Defendemos a necessidade de que se atue com rigor ético durante a pandemia do novo coronavírus e que não se afrouxem os padrões científicos e normativos nas pesquisas sobre possíveis medicamentos, em especial a Cloroquina, para a COVID-19. Argumentamos que, excepcionalmente, seria justificado pular algumas etapas na realização de testes clínicos ou tratamentos experimentais, mas que é inadequado fazer um uso indiscriminado de medicamentos off label para tratar pacientes enquanto os resultados das pesquisas não forem publicados em veículos de comprovada (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark