Results for 'Pedro de João Olivi. Relação entre Filosofia e Teologia. Recepção da Filosofia não-cristã. Filosofia medieval'

991 found
Order:
  1.  24
    Pedro de João Olivi e os filósofos.Luís Alberto De Boni - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):507-527.
    No presente artigo examina-se aposição do franciscano Pedro de João Olivi ante a Filosofia. Seu texto De perlegendisphilosophorum libris' serve de guia. Constata-seque a critica de Olivi não se volta para o uso emsi dos textos filosóficos pagãos, mas para o modocom que eles podem ser lidos e comentados nomundo cristão, ignorando a subordinação dosaber mundano à sabedoria da revelação.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  11
    Trabalho como unidade estruturante de educação matemática de alunos do campo.Simone Ferreira da Silva & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:689-698.
    Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa desenvolvida por uma aluna de graduação durante a realização de seu estágio docência. O objetivo da pesquisa foi investigar a relação entre trabalho e ensino de matemática em uma escola do campo na região sudeste do estado do Pará, na região norte do Brasil. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica e os dados foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. Também constitui material de análise as produções dos alunos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  30
    Para uma Dialéctica Constelar: Theodor W. Adorno à entrada do Século XXI1.João Pedro Cachopo - 2016 - Trans/Form/Ação 39 (1):213-232.
    RESUMO: Interrogando-se sobre o lugar da filosofia de Theodor W. Adorno no âmbito do pensamento crítico contemporâneo, o presente artigo procura dar conta dos revezes da recepção político-filosófica da dialéctica negativa e discutir a sua relevância actual. Defender-se-á que a politização do pensamento adorniano é possível, muito embora as suas valências críticas não se restrinjam a essa possibilidade. Hoje, a dialéctica negativa funcionaria também como antídoto contra os atalhos tomados pelas correntes "voluntarista", "messiânica" e "ontológica" da filosofia, (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Memórias de diretores: Entre práticas E histórias do cotidiano escolar.João Pedro Pezzato, Joyce Mary Adam De Paula E. Silva, Magali de Fátima Dias Borges & Maria Isabel Nogueira Tuppy - 2008 - Educação E Filosofia 21 (41):135-154.
    O presente artigo consiste no registro de memórias de um diretor e de uma diretora que atuaram em escolas públicas de M inas Gerais, e na análise de suas narrativas. O objetivo foi captar suas representações sobre as práticas administrativas e pedagógicas rememoradas dos anos de exercício profissional. Com a metodologia da história oral, nossa investigação buscou construir uma interpretação a respeito de atitudes, posturas e práticas enraizadas nos rituais da escola contemporânea. Pudemos observar que no período estudado havia uma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Relação Mundo-Linguagem Estabelecida Por Vico e Wittgenstein: Sobre a Diferença Do Status de Possibilidade de Sentenças Éticas Dotadas de Sentido.Antônio Pedro de Souza Dias & Antônio Sergio da Costa Nunes - 2023 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (1).
    Vico e Wittgenstein apresentam concepções diferentes a respeito da relação entre linguagem e mundo. Essa diferença resulta no modo como julgam a possibilidade da ética ser tratada dentro da linguagem, portanto, de possuir sentido. Enquanto Wittgenstein, no Tractatus Logico-Philosophicus, apresenta uma concepção da relação linguagem-mundo pautada no isomorfismo da forma lógica das sentenças com a forma lógica dos fatos, Vico, na Ciência Nova, a concebe por meio das experiências e condições de existência humanas, na qual a linguagem (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    Aspectos da cultura Kyikatêjê em uma experiência de ensino de Matemática.Jefferson Tassio Fonseca Santos & João Pedro Antunes de Paulo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:658-667.
    Neste trabalho apresentamos uma experiência de estágio realizada em uma escola indígena Kyikatêjê, na região norte do Brasil e analisamos aspectos dessa experiência a partir dos conceitos de autoridade e espaço comunicativo transcultural. Para tanto, descrevemos de modo breve o contexto no qual a pesquisa de estágio ocorreu, destacando os objetivos do estágio, o período de realização e os professores envolvidos. Nesse relato, situamos o ponto de interesse que motivou a escrita do presente trabalho. Indicado nosso objeto de estudos, apresentamos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    Com toda a certeza, se não for mentira.João Pedro Rosa Ferreira - 2017 - Cultura:247-265.
    A ambiguidade do humor torna-o capaz de desvendar a verdade para lá da peta, do ópio, do fingimento, da falsidade – cada um destes sinónimos de mentira está presente, com subtis gradações, nos periódicos de José Daniel Rodrigues da Costa. O próprio conceito de mentira suscita reflexão e é questionado na sua relação com a verdade: “Com toda a certeza, se não for mentira.” O exagero das petas com que “tempera” as verdades chama a atenção dos leitores para a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  15
    Espiritualidade e saúde: o modus operandi de Jesus em Mc 1,32-39.João Luiz Correia Júnior - forthcoming - Horizonte:1149.
    O tema deste artigo é sobre o modus operandi de Jesus, a maneira como ele proclama a chegada o Reino de Deus, que consiste na restauração da saúde das pessoas em suas diversas enfermidades. Qual a sua fonte de energia para a missão? Onde ele foi buscar o poder para curar e até salvar pessoas da morte, restaurando-lhes a saúde? Em suma, onde ele encontrou forças para essa missão salvífica? O objetivo desta breve pesquisa consiste em demonstrar a íntima (...) entre espiritualidade e saúde na prática messiânica de Jesus. A metodologia utilizada é a da exegese bíblica, a partir de Mc 1,32-39, na perspectiva de uma hermenêutica teológica atualizada, que leve a conclusões sobre a ação missionária salvífica de Jesus, pertinentes para a ação evangelizadora no tempo presente. Os resultados apontam para o fato de que a atividade messiânica de Jesus contém uma soteriologia que leva em conta a restauração da saúde física e mental. Não se trata de uma espiritualidade desencarnada das reais necessidades humanas, em suas fragilidades físicas e mentais. É, sem dúvida, uma prática comprometida com a instauração do Reino de Deus, que deve ser continuada pelos atuais discípulos e discípulas de Jesus. (shrink)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  22
    Atenção e Cognição em Pedro de João Olivi.Marcio Paulo Cenci - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (3):933-955.
    Pedro de João Olivi sustenta que a atenção intencional tem de ser posta como a condição para o desempenho ativo do ato cognitivo perceptual. A intencionalidade é um componente natural da apreensão sensorial. Em Olivi, ela requer que a alma tenha uma natureza ativa, pois o desempenho intencional é precípuo à alma e é independente de elementos representacionais intermediários, como as species. Olivi não reduz o ato cognitivo ao modo de ação ativo ou passivo, mas adiciona a causa (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  42
    Reflexão e finalidade: a finitude da razão na Crítica do Juízo.Pedro Paulo Pimenta - 2001 - Discurso 32:193-234.
    Desde Schopenhauer e Nietzsche até os nossos dias, através de interpretações de cunho ontoteológico, a análise transcendental do uso prático da razão é vista como momento em que a radicalidade da Crítica kantiana cederia espaço a uma introdução arbitrária da religião, revelando assim o motivo mais fundamental da filosofia de Kant. Uma análise apurada do “Apêndice à Crítica do Juízo teleológico” pode revelar, ao contrário, que o uso prático da razão não é entendido por Kant senão como momento em (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    O lugar da intersubjetividade no Sistema do idealismo transcendental de Schelling.João Geraldo Martins da Cunha - 2021 - Discurso 51 (2):163-183.
    Neste trabalho, pretendo oferecer uma interpretação da “Segunda proposição” da filosofia prática — Capítulo IV do Sistema do idealismo transcendental. A partir dessa delimitação textual, minha hipótese não vai além de uma sugestão segundo a qual a relação de interação recíproca e indireta entre as autoconsciências ocupa um “lugar” estratégico no argumento de Schelling, uma vez que, através dela, pelo menos em princípio, dois problemas seriam resolvidos: aquele acerca da contradição enraizada no limite originário dos atos transcendentais (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  22
    A relação entre experiência E dogma Mariano – sensus fidelium E psicologia da profundidade.Dr Pedro Iwashita Cssp - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):04-16.
    A pesquisa sobre o dogma mariano mostra que, no seu desenvolvimento, a experiência, mas, sobretudo, a fé vivida, precedeu as proclamações dogmáticas oficiais, de modo que é importante que o dogma mantenha contato com a fé viva da Igreja, pois é nesse contato, que aquilo que está ainda implícito se torne sempre mais explícito sem que haja mudança no seu conteúdo formal, porque não se trata de adição de verdades, e sim de clarificação da verdade. Esse estudo mostra também a (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  20
    Teoria, Crítica e Prática Educacional.Pedro Savi Neto & Mónica De la Fare - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):833-859.
    O presente artigo trata da relação entre teoria e prática no pensamento de Theodor W. Adorno com o objetivo de analisar as possibilidades de emancipação do sujeito no âmbito da sociedade capitalista contemporânea, questionando sobre um suposto pessimismo do autor. Para tanto, serão contextualizadas as relações entre sujeito e objeto, natureza e razão, teoria e prática e formação e semiformação, com a finalidade de pensar a importância fundamental da teoria para a transformação do mundo a partir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Fronteiras: leituras filosófico-teológicas.João Manuel Duque - 2011 - Porto: Universidade Católica Editora.
    A relação entre filosofia e teologia sempre foi das mais complexas que conheceu a história do ocidente Em realidade, trata-se de uma relação fronteiriça, em que os habitantes dos dois lados se encontram tão próximos que, por vezes, se confundem ou se glad.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  24
    Necessidade e liberdade na Ciência da Lógica.João Alberto Wohlfart - 2015 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 60 (2):55-80.
    O artigo tenta reconstruir alguns elementos acerca da passagem da Lógica da essência para a Lógica do conceito, da necessidade para a liberdade, na Ciência da Lógica hegeliana. No contexto da publicação dos duzentos anos dessa obra filosófica, a explicitação dessa passagem é referencial para a compreensão da Ciência da Lógica e de todo o pensamento hegeliano. O artigo procura sustentar que o binômio necessidade/contingência, um dos pares categoriais da Lógica da essência, não é adequado para a articulação da (...) hegeliana. Como Hegel afirma reiteradas vezes, é preciso superar a dura necessidade para dar lugar à lógica da liberdade. Para a discussão da problemática, a confrontação entre algumas categorias da essência, tais como substancialidade, necessidade, contingência e causalidade, e algumas categorias do conceito, tais como universalidade, particularidade e singularidade é o foco da exposição. Dessa discussão brota a noção hegeliana de liberdade e a sua relação com o sistema. (shrink)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  16.  5
    Entre Simone de Beauvoir e Ana Cristina Cesar: um estudo sobre a literatura da mulher.João Pedro Cerdeira - 2020 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 2 (2):302-320.
    O presente artigo tem como objetivo discutir o conceito de “literatura da mulher” a partir da leitura de duas importantes autoras do século XX: a filósofa francesa Simone de Beauvoir e a poeta, tradutora e crítica literária brasileira Ana Cristina Cesar. Ainda que distantes entre si, encontramos na produção intelectual de ambas as autoras diversas aproximações possíveis que nos permitem refletir a respeito das relações entre gênero e literatura a partir de noções como alteridade e representação, contribuindo para (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    João Escoto Erígena, Periphyseon ou A divisão da natureza; tradução inédita e notas P. Calixto, a partir dos excertos da edição latina de Edouard Jeauneau, Turnholt, Brepols, 1996.Pedro Calixto Ferreira Filho & Uellinton Valentim Corsi - 2022 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 3 (1):175-192.
    O objetivo que o autor persegue nesta obra é a apreensão e a explicação das diferentes modalidades da natureza, bem como as suas interdependências respectivas. Para isso, ele desenvolve um sistema filosófico original, fundamentado sobre a tríade neoplatônica: imanência, processão e retorno. A natureza, enquanto conceito universal englobando Deus e a criatura, é concebida a partir de um duplo movimento: de saída, o mundo é auto-manifestação de Deus; de retorno, o processo criacional tende a reunificação de todas as coisas em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  37
    Feuerbach e a fundação sensível da filosofia: imediatidade e mediação na relação Eu-Tu.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2014 - Kriterion: Journal of Philosophy 55 (129):247-263.
    Este artigo se propõe a apresentar a formulação feuerbachiana do fundamento sensível do pensamento, buscando mostrar que nesse empreendimento Feuerbach: [1] toma como base uma teoria da objetivação, inseparável de uma teoria do homem como essência-gênero (Gattungswesen); [2] formula uma interpretação do desenvolvimento moderno da filosofia ao qual sua proposta filosófica seria imanente e do qual seria o resultado necessário; e [3] chega a formular as bases de uma nova posição ética, no plexo Eu-Tu. Desse modo, sua posição ontológica, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19. As formas da História das Ideias.João Luís Bernardo Lisboa - 2017 - Cultura:11-13.
    Falar de formas da História das Ideias significa assumir que não nos referimos a uma área monolítica. É verdade que a designação foi, tendencialmente, associada a uma só experiência específica e que serviu de identificação a escolas e correntes, em diferentes contextos: na relação entre a História da Literatura e a História da Filosofia, em França; na História Conceptual, na Alemanha; na História das Ideias Políticas, na Grã-Bretanha; na História de ideias singulares, próxima dos Estudos Filo...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Cognition and Content.João Branquinho - 2005 - Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    Os tópicos e problemas filosóficos discutidos no volume são de natureza bastante variada: a natureza da complexidade computacional no processamento de uma língua natural; a relação entre o significado linguístico e o sentido Fregeano; as conexões entre a a agência e o poder; o conteúdo semântico da ficção; a explicação dos impasses éticos; a natureza dos argumentos cépticos; as conexões entre as dissociações cognitivas e o carácter modular da mente; a relação entre a referência (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  20
    Pedro de joão olivi – tratado sobre as compras E vendas.Luís Alberto De Boni - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):573-789.
    Acerca dos contratos de compras e vendas.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  54
    Filosofia.Humanismo.Utopia.Joao Pedro Mendes - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (2):33-44.
    Até o início da idade moderna,Deus ocupava o centro do universo.Os humanistas da renascença elaboraram uma nova imagem do mundo,cujo senhor era o homem.A natureza foi devassada e 'desencantada':uma nova aliança substituiu a antiga.Parece que se materializaram os 'não-lugares' de todas as utopias.Contudo,todas elas padeciam de grave doença:não conseguiam discernir possibilidades reais de impossibilidades.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  29
    Ética, Política e Razão de Estado em António Vieira.Pedro Calafate - 1997 - Revista Portuguesa de Filosofia 53 (3):375 - 392.
    Estuda-se. neste artigo. a tensão existente entre o mundo estável dos princípios éticos. a que a política. para o cristianismo. se deve subordinar. e o complexo e labiríntico mundo da experiência. que converterá a política. na expressão de António Vieira. na "arte das artes". Sem negar nunca a subordinação da política à ética. sem infirmar a origem divina do poder, o seu fundamento ético e a sua finalidade espiritual, Vieira. no quadro da mundividência barroca. acentua a complexidade da política (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Aproximações Filosóficas e Históricas Entre a Teologia da Educação e a Pedagogia Social.Klyvia Larissa de Andrade Silva Vieira & Sueli Ribeiro Mota Souza - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:136-152.
    O presente artigo apresenta um recorte histórico da Teologia da Educação em seus fundamentos filosóficos e pedagógicos. Nesse sentido apresentamos os fundamentos que aproximam a Filosofia e a Teologia, na compreensão da realidade. As práticas educativas estão presentes na história da humanidade e na sua relação existencial e transcendental. Assim, a Teologia da Educação presente na religiosidade da igreja cristã elabora um fundamento educativo, com vistas a propagação e manutenção de sua profissão. A Pedagogia Social compreende que práticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  42
    O Projeto estético-filosófico em Adorno: articulações entre os conceitos de concreto, aproximação e construção.Mauricio João Farinon - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):8-31.
    A Teoria Crítica propõe, com Theodor Adorno, uma íntima relação entre filosofia e desenvolvimento de experiências formativas, constituindo um referencial teórico indispensável para o entendimento acerca do que é pensar filosoficamente em uma perspectiva denominada negativa. Nessa relação, a experiência e racionalidade estética demarcam uma nova forma de conceber a razão e seu momento na relação com a objetividade. Esse momento da razão não indica apropriação, mas remete para uma aproximação e, a partir dessa, a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    Analítica e Dialética na primeira Filosofia de Fichte.João Geraldo Martins Da Cunha - 2015 - Revista de Filosofia Aurora 27 (42):759.
    A primeira parte deste artigo mostra que tanto A. Philonenko quanto T. Rockomore, cada um a seu modo e por vias bastante distintas, parecem relativizar a importância dos ‘princípios’ da Doutrina da ciência. Num caso como no outro, em termos muito gerais, talvez pudéssemos dizer que a relação Kant-Fichte seria avaliada em função da dialética da primeira Crítica, tanto porque o uso da lógica geral como órganon só pode ser dialético, quanto porque a natureza hipotética da argumentação de Fichte (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  21
    A relação entre experiência E dogma Mariano–sensus fidelium E psicologia da profundidade.Pedro Iwashita Cssp - 2011 - Revista de Teologia 5 (8):p - 04.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  4
    [Resenha] Sobre a (Bio)semiotic theory of translation.Joao Queiroz - 2021 - Cognitio 22 (1):e55177.
    A Semiotic Theory of Translation, de Kobus Marais, 2019, é o mais importante livro publicado sobre a relação entre os Estudos da Tradução e a Semiótica pragmatista de C.S.Peirce, desde Semio-translation, de Dinda Gorlée, de 2004. Pode-se afirmar que a obra de Gorlée representou uma etapa inicial de ajustes na agenda dos Estudos de Tradução, inspirada na filosofia de Peirce. É um trabalho preliminar, cujo maior mérito foi estabelecer uma vinculação mais sistêmica entre as “áreas”. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  8
    A Crítica de Dworkin ao Positivismo Jurídico e a Construção do Conceito de Discricionariedade.Pedro D'Angelo da Costa - 2015 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 1 (1).
    Conhecido como Debate Hart-Dworkin, o entrechoque de opiniões entre esses dois autores gerou intensa discussão acerca do positivismo jurídico e das teorias que buscam refutar suas teses fundamentais. Neste contexto, Ronald Dworkin se empenha em repreender a doutrina positivista demonstrando que as noções elementares dessa teoria não são capazes de produzir uma doutrina eficaz sobre a natureza do direito. No presente artigo, pretendo analisar as críticas lançadas por Dworkin ao positivismo jurídico e às conceituações de Herbert Hart, com específica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30. Medicina como Crença: reflexões sobre a Relação entre Ciência e Fé em Tempos de Pandemia.Luana Rayara Vieira de Sousa, Carliane Maria da Silva Batista & Rodrigo Barros Gewehr - 2024 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 14 (2).
    A pandemia da COVID-19 causou uma completa modificação nas formas de interação e comportamento social, visto que a contenção do vírus tornou-se prioridade mundial. O Estado, junto à medicina, passou a determinar os protocolos sanitários seguidos pela comunidade. A partir da indagação do filósofo Giorgio Agamben acerca da facilidade na qual uma sociedade permitiu considerar-se contagiada e entendendo como um período de calamidade deflagra a fragilidade da racionalidade científica diante da demanda por cura, neste artigo objetivou-se analisar se a medicina (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  10
    Os Sentidos da Dimensão Técnica: Abordagem Sobre a Competência Em Informação No Âmbito da Filosofia e da Ciência da Informação.Alexandre Pedro de Oliveira & Elizete Vieira Vitorino - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):40-65.
    Investiga a temática competência em informação sob a ótica da Filosofia e da Ciência da Informação. Tem como diretriz a seguinte indagação: como é possível abordar a competência em informação no âmbito da dimensão técnica por meio de um diálogo integrado entre a Filosofia e a Ciência da Informação? As respostas a esta pergunta norteadora, bem como as reflexões resultantes destas, baseiam-se numa investigação de natureza exploratória e bibliográfica, conduzida em artigos e livros nestas áreas do conhecimento. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    The discourse of justice in Jeremiah 1-25: prophecy, kingship and social criticism. [REVIEW]João Pedro Vieira - 2012 - Cultura:77-88.
    O presente artigo explora as manifestações básicas do conceito de justiça em Jr. 1-25, atendendo à interacção entre justiça social, realeza e profetismo no contexto do Próximo Oriente antigo. É contextualmente analisado o principal léxico pertencente aos campos semânticos da justiça e da injustiça, em sentido estrito, incluindo as categorias sociais directamente envolvidas (estrangeiro, viúva, órfão, pobre, oprimido, necessitado, etc.). Nos termos do iaveísmo hierosolimita e da ideologia régia davídica, Jeremias desenvolve um discurso de denúncia social relativamente genérico sobretudo (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  35
    Exteriorização, alienação e formação cultural no capítulo vi da Fenomenologia do espírito.João Emiliano Fortaleza de Aquino - 2014 - Trans/Form/Ação 37 (1):129-150.
    Nossa proposta é pensar a relação entre a função sistemática da Fenomenologia do Espírito, no pensamento de Hegel, e as categorias de exteriorização e alienação, conforme o objeto e o método expositivo próprios dessa ciência filosófica (e da obra que a expõe). Dessa forma, apresentamos a hipótese de uma fundamental relação entre alienação e formação cultural no capítulo VI da Fenomenologia do Espírito. A demonstração de que a exposição dessa obra não trata diretamente de objetos, mas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34. Resenha: Image, mythe, logos et raison.Pedro Paulo A. Funari - 2009 - Trans/Form/Ação 32 (1).
    Michel Fattal, da Sociedade Platônica Internacional, é professor na Universidade de Grenoble, França, autor de uma dezena de livros sobre o tema do logos, tanto na Filosofia grega, como na sua recepção medieval. Neste novo livro, propõe-se a refletir sobre as diferentes formas de racionalidade, entre a Antiguidade e a Idade Média, com estudos sobre Luciano de Samósata, Parmênides, Platão, Plotino e Santo Anselmo.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  5
    A efetividade do modelo de formação profissional baseado em competências (MFPBC) no desenvolvimento setorial.Pedro José Miguel & Micaela da Conceição Domingos Alfredo - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 28:185-200.
    A formação técnico-profissional é parte integrante do ODS da educação (ODS 4) e o seu papel transversal para uma transformação global é amplamente reconhecido. O presente estudo avalia a efetividade do modelo de formação técnico profissional baseado em competências (MFPBC) e sua influência setorial. O estudo emprega dados de questionário de satisfação aplicado a quinhentos (500) intervenientes (gestores das Instituições do Ensino Profissional (IEPs), formadores, formandos, pais/encarregados de educação e alguns empregadores) no sistema de educação profissional (EP) em Moçambique, referentes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  11
    Notas sobre o estatuto da morte na concepção freudiana de vida.Pedro Fernandez de Souza - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (2):152-174.
    Este artigo tenta compreender o estatuto da morte dentro da concepção de vida que se pode depreender das teorizações freudianas. Para isso recorremos a uma leitura comparativa entre dois momentos fundamentais da obra de Freud: o empreendimento metapsicológico (com destaque ao artigo sobre as pulsões, de 1915) e a publicação, em 1920, do Além do princípio de prazer. Verificamos que, em linhas gerais, as características mais essenciais com que a vida é descrita mantêm-se as mesmas em ambos esses momentos; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  8
    "A Idade Hermenêutica da Razão" de Jean Greisch.Pedro Calixto Ferreira Filho & Thiago Luiz de Sousa - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 14 (37):207-220.
    Jean Greisch3 (1942-), ainda pouco conhecido no Brasil, é um filósofo e professor luxemburguês. Realizou seus estudos em filosofia e teologia em seu próprio país, completando-os com um doutorado em filosofia, no Instituto Católico de Paris, onde defendeu sua tese sobre Martin Heidegger. Suas principais pesquisas estão relacionadas com as problemáticas contemporâneas da ontologia, da hermenêutica e da religião. Em A idade hermenêutica da razão, instigado em como a hermenêutica se inseriu no coração da filosofia ao ponto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. JOÃO PAISANA, Fenomenologia e Hermenêutica, A Relação entre as filosofias de Husserl e de Heidegger. [REVIEW]Pedro M. S. Alves - 1993 - Philosophica 2:144-152.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  28
    A lógica da ficção no "tratado" de Hume.Pedro Jonas de Almeida - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (134):455-469.
    RESUMO No Livro I, parte IV, do "Tratado da natureza humana", Hume desenvolve aquilo que vamos chamar de lógica da ficção. Não se trata de um simples erro da imaginação enquanto fantasia, mas de uma propensão a criar ideias, entidades e objetos a partir das percepções presentes na mente. O que resulta daí é um sentido rico e novo de ficção que permite a Hume desenvolver uma história natural da filosofia, descrevendo a gênese inevitável de conceitos metafísicos. Partindo de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  5
    A supremacia da razão tecnocientífica e a "inutilidade" como condição para o filosofar.João Cardoso De Castro & Murilo Cardoso De Castro - 2019 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (20):18.
    Resumo: Nosso trabalho aborda um pensamento não raro, especialmente entre aqueles mais engajados na “vida ativa”, seja nos laboratórios da academia ou nos quefazeres mundanos, a “inutilidade da abordagem filosófica”, onde se considera imperativo e imediato “fazer” ou “agir”. Por se tratar o tema proposto filosoficamente, corre-se o risco de “inutilidade” de nossa abordagem do próprio tema. Todavia, diante do progresso irrefreável da técnica, e sua dominação por sobre todas as expressões da vida humana, aí incluída a própria (...), entendemos - com Martin Heidegger - que é precisamente nesta condição que a filosofia encontra o seu "fim", não no sentido de um esgotamento de suas possibilidades, mas como "lugar", "finalidade", "abertura" para a busca-de-si. Para levar a cabo esta empreitada, discutimos uma interpretação muito própria da abordagem filosófica e sua qualificação tendo como contraponto o pensar científico. Na parte final, refletimos sobre os conceitos de inutilidade e circularidade enquanto condição para a abertura do pensar filosófico e, por conseguinte, para uma retomada autêntica da busca-de-si. (shrink)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  5
    O profundo e sua expressão: a relação entre filosofia e mística em Bergson/La profondeur et son expression: les relations entre philosophie et mystique chez Bergson.Rildo Da Luz Ferreira - 2016 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (12):243.
    Nosso estudo não consistirá unicamente no exame do pensamento religioso de Bergson. E também não será uma reflexão específica sobre sua filosofia da natureza ou ainda sobre sua filosofia da ciência. Nosso objetivo se situa na junção das ideias bergsonianas sobre o natural e o sobrenatural, sobre o filosófico e o religioso, sobre a ciência e a metafísica. Mas tal empreitada corre um grande risco: o de justapor, em um primeiro momento, estes diferentes campos de reflexão para, em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    João Paisana, Fenomenologia e Hermenêutica, A Relação entre as filosofias de Husserl e de Heidegger. [REVIEW]Pedro M. S. Alves - 1993 - Philosophica: International Journal for the History of Philosophy 1 (2):144-152.
  43.  18
    A difícil relação entre realismo E racionalidade na filosofia de Karl Popper / the difficult relationship between realism and rationality in the philosophy of Karl Popper.Adan John Gomes da Silva - 2013 - Synesis 5 (2):1-11.
    O trabalho tem como objetivo mostrar a existência de uma tensão entre duas das principais ideias do filósofo da ciência Karl Popper, sob a luz das críticas feitas por W. H. Newton-Smith, para quem aquele filósofo não conseguiu conciliar suas ideias sobre o método científico com o ideal realista de que a ciência almeja uma descrição cada vez mais verdadeira do mundo, e que por isso ele não foi capaz de sustentar um modelo racional de ciência.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    A virtude da “mulher adúltera”: Ibn Gabirol e a dignidade da matéria.Cecilia Cintra Cavaleiro de Macedo - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):9-25.
    Podemos dizer que a predominância da forma sobre a matéria - ontologicamente, em hierarquia e em dignidade - no pensamento medieval é quase unânime. Na maior parte das propostas medievais de compatibilização entre filosofia e religião, a matéria sensível foi vista como bastarda, como fonte da imperfeição, da carência e da falha, e, por vezes, associada diretamente ao mal e ao pecado. A imagem da matéria como mulher pecadora de origem duvidosa está já presente em Ibn Sina (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  11
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático.Aldemir Barbosa da Silva & Celso João Carminati - 2020 - Educação E Filosofia 33 (68):885-924.
    Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  31
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach).Renato Alves de Oliveira - 2013 - Horizonte 11 (31):1081-1105.
    A relação entre o corpo e a alma do ser humano na teologia cristã: uma aproximação histórica e contemporânea. (The relation between body and soul of human being in Christian Theology: A historical and contemporary approach) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1081 O objetivo deste artigo é apresentar como se deu, no plano histórico, e se dá, atualmente, na contemporaneidade, as relações entre o corpo e a alma, no âmbito da antropologia cristã. Historicamente, primeiro se constatou a existência do corpo (...)
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  6
    Hannah Arendt e a educação dos recém-chegados.João Pedro Andrade de Campos - 2023 - Griot 23 (3):11-19.
    Neste artigo, buscaremos refletir sobre como Hannah Arendt concebe um certo tipo de educação ao mesmo tempo _conservadora_ e _revolucionária_. Este será, assim como a indicação de que pensar sobre a questão educacional das crianças e jovens diz respeito a uma crise mais geral na modernidade, um ponto de tensionamento rumo à hipótese segundo a qual é possível refletir sobre como inserir os imigrantes, refugiados ou apátridas em um local ao qual se dirigiram e que lhes é estranho. Para tanto, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  17
    Leibniz E o paradigma da perspectiva.João F. N. Cortese - 2016 - Cadernos Espinosanos 34:137-162.
    No século XVII, vemos a emergência de uma nova abordagem geométrica às seções cônicas. Desenvolvida inicialmente por Girard Desargues e por Blaise Pascal, tal geometria é herdeira do método de representação pela perspectiva linear a aponta na direção da geometria projetiva do século XIX. Estudos recentes de J. Echeverría e de V. Debuiche iniciaram a discussão da recepção de tais trabalhos por Leibniz, assim como a relação deles com os trabalhos do próprio Leibniz em perspectiva e com a (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  49.  34
    Verdade e Decisão: sobre a relação entre verdade objetiva e decisão subjetiva (a partir de Kierkegaard).Gabriel Ferreira da Silva - 2012 - Guairacá 28 (1):09-25.
    O problema da relação entre sujeito e objeto em suas diversas instanciações – epistemologia, ética e metafísica – constitui um dos panos de fundo mais amplos da história da filosofia e deve ser visto como um dos problemas centrais que atravessa sua história. De Kant a Husserl e Heidegger, mas também Frege, Wittgenstein, Armstrong e Plantinga, as conexões entre os conceitos de sujeito e objeto nas diversas áreas de problemas apontados encontram muitas soluções e explicitações. Podemos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates.Vinicius B. Vicenzi - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:93-108.
    Este artigo apresenta o diálogo Górgias de Platão como um cenário interessante por onde pensar a relação do ensino de filosofia com interlocutores não-filósofos, buscando pontos de encontro entre a cena antiga e a cena de hoje. Os três personagens do diálogo platônico são pensados a partir de afetos que os caracterizam na relação com o ensino socrático e a intenção é ver em que medida o ensino de filosofia se modifica de acordo com esses (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 991